segunda-feira, março 26, 2012

Pesquisa irá avaliar saúde de 10 mil alunos do RN.

No período de 09 de abril a 29 de junho cerca de 10 mil alunos de todo o Rio Grande do Norte participarão da segunda edição da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PENSE). O estudo nacional é uma realização do Ministério da Saúde e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com o apoio do Ministério da Educação.

A pesquisa pretende identificar as questões prioritárias para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a promoção da saúde em escolares - em especial o Programa Saúde na Escola (PSE) - e sua primeira edição foi realizada no ano de 2009. Participarão da pesquisa alunos do 9° ano (antiga 8ª série) de escolas públicas e privadas do município de Natal, selecionadas por meio de metodologia elaborada pelo IBGE. No Rio Grande do Norte serão 65 escolas pesquisadas.

A segunda edição da PENSE abordará questões sobre características sociodemográficas, alimentação, imagem corporal, atividade física, tabagismo, consumo de álcool e outras drogas, rede de proteção, saúde bucal, comportamento sexual, violência, acidentes, asma, procura de serviços de saúde, higiene pessoal, saúde mental, dentre outras.

A equipe de pesquisadores do IBGE será responsável pela coleta dos dados nas escolas e se apresentará devidamente identificada. A participação do aluno será voluntária e ele não será identificado. A escola selecionada também não será identificada. A expectativa é que no final do segundo semestre seja divulgado o resultado desta pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário