segunda-feira, março 31, 2014

Escola Municipal Alzira Matias de Melo recebe vacinação contra o HPV.

Equipe da Secretaria de Saúde.
Com o objetivo de prevenir o câncer de colo de útero e outros tumores que podem ser causados pelo HPV, o Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de João Câmara, iniciou uma campanha de vacinação voltada para os alunas do município com idade de 11 a 13 anos.

A ação de imunização esteve presente na Escola Municipal Professora Alzira Matias de Melo, localizada na rua 7 de setembro, no centro da cidade. A campanha ocorreu sexta-feira 28/04 de 8h às 11h. À tarde, de 13h às 17h.

A secretaria alerta que a segunda dose da vacina deve ser aplicada 6 meses após a primeira, ou seja, no mês de setembro - quando ocorrerá o Dia D da campanha. A terceira dose do ciclo acontece em março de 2019. “Esse ciclo não pode ser quebrado, porque a vacina perde a eficácia. Isso evidencia a importância da participação e o compromisso dos pais e responsáveis, como também de um movimento educativo de sensibilização nas escolas para que a campanha atinja seu objetivo”, ressalta Acylino vice diretor da Escola Municipal Professora Alzira Matias de Melo.

O HPV.
O HPV é um vírus que possui cerca de 200 variações e é transmitido por meio de relação sexual, pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas. Segundo informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), 290 milhões de mulheres no mundo têm a doença. Ele é uma das principais causas do câncer de colo de útero. Os subtipos HPV 16 e 18 são os responsáveis por cerca de 70% dos casos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário