segunda-feira, junho 30, 2014

Bancada do RN na Câmara dos Deputados poderá ter renovação de mais de 50%.

O pleito de 2014 no Rio Grande do Norte terá como um dos destaques a renovação da bancada do estado na Câmara dos Deputados. Com a realização das convenções partidárias, três parlamentares já confirmaram que não vão disputar a reeleição, deixando espaços, antes vistos quase como cativos, abertos para a ascensão de novos parlamentares.

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB), abriu mão de concorrer à renovação do mandato para disputar o governo do estado. O deputado federal João Maia (PR) não será candidato ao cargo para ser vice de Henrique na sucessão estadual. Já a deputada Fátima Bezerra (PT), desistiu de ser candidata à reeleição para tentar chegar ao Senado.

Além dos três, o deputado federal Paulo Wagner (PV), que se elegeu em 2010 com uma votação pequena, por causa da coligação, dificilmente conseguirá renovar o mandato. Com bases eleitorais defasadas e numa coligação de competitiva, composta por 18 partidos, o parlamentar terá uma campanha difícil.

Os candidatos à reeleição que disputam a renovação do mandato com boas chances de vitória são os deputados federais Felipe Maia (DEM), Fábio Faria (PSD), Sandra Rosado (PSB) e Betinho Rosado (PP). No entanto, terão fortes adversários pela frente. As coligações serão essenciais para a definição do quadro final.

Felipe Maia conta com o apoio do DEM, que, apesar de fragilizado, possui bases suficientes para elegê-lo. Sandra Rosado tem bases sólidas em Mossoró e na região Oeste. No entanto, terá como concorrente direta a ex-prefeita da capital do Oeste Fafá Rosado (PMDB), candidata na mesma coligação. As duas travarão forte batalha pelos votos dos oestanos. Felipe, Sandra e Fafá apoiam a chapa Henrique governador e Wilma de Faria (PSB) senadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário