segunda-feira, março 07, 2016

A AMBEV está selecionando candidatos para a vaga de VENDEDOR RESIDENTE em João Câmara/RN.

OPORTUNIDADE DE TRABALHO!!

A AMBEV está selecionando candidatos para a vaga de VENDEDOR RESIDENTE em João Câmara.

8 horas/dia, 6 dias/semana
Salário à combinar
Todos os benefícios garantidos para quem é funcionário Ambev!

Plano de Saúde
Plano Odontológico
Vale-refeição
E muito mais!

Não é necessario ensino superior completo e é desejável que já tenha tido experiência com vendas, mas não obrigatório! Para se inscrever basta acessar o site www.queroserambev.com.br e escolher a opção "QUERO SER FUNCIONÁRIO", isso irá lhe redirecionar para o nosso Portal de Vagas onde você poderá se cadastrar tanto para a vaga de Vendedor como para futuras vagas que serão abertas e notificadas se de acordo com o seu perfil. Boa Sorte!!

8 horas/dia, 6 dias/semana
Salário à combinar
Todos os benefícios garantidos para quem é funcionário Ambev!

Plano de Saúde
Plano Odontológico
Vale-refeição
E muito mais!

Não é necessario ensino superior completo e é desejável que já tenha tido experiência com vendas, mas não obrigatório! Para se inscrever basta acessar o site www.queroserambev.com.br e escolher a opção "QUERO SER FUNCIONÁRIO", isso irá lhe redirecionar para o nosso Portal de Vagas onde você poderá se cadastrar tanto para a vaga de Vendedor como para futuras vagas que serão abertas e notificadas se de acordo com o seu perfil. Boa Sorte!!

Juiz eleitoral da 10ª Zona com sede em João Câmara/RN esclarece que revisão biométrica só depois da eleição.

O Juiz Eleitoral da 10ª Zona Eleitoral com sede em João Câmara/RN e abrangência nos municípios de Bento Fernandes/RN e Jardim de Angicos/RN, publicou comunicado a população em geral, informando que o Tribunal Regional Eleitoral – TRE/RN ainda não determinou Revisão Biométrica na 10ª Zona Eleitoral, devendo ocorrer só depois das eleições municipais deste ano.

Com isso todos os eleitores de João Câmara, Bento Fernandes e Jardim de Angicos que fizeram ou não a revisão biométrica e que estejam em dia com a Justiça Eleitoral, estão aptos a votar no pleito de outubro deste ano.

O Juiz Eleitoral, Dr. Gustavo Henrique informa ainda que a prioridade da Justiça Eleitoral até o dia 4 de maio é para o alistamento eleitoral(primeiro título de eleitor) e transferência de domicílio eleitoral. Portanto não há necessidade das pessoas se dirigirem agora para o cartório eleitoral para fazer revisão biométrica.

Estudante da UFRN desenvolve cordel sobre o mosquito Aedes aegypti.

O estudante Marcos Paulo Gomes Pinheiro, pertencente ao Doutorado do programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), produziu um cordel a ser utilizado como ferramenta lúdica na educação a respeito do combate ao mosquito Aedes aegypti.

O cordel conta a história de Zé e Zika, uma obra fruto da convivência de Marcos Pinheiro no laboratório de entomologia com colegas da pós-graduação. A história explica de maneira humorada que mesmo aqueles que estudam os insetos vetores dos vírus não escapam do risco de desenvolver as doenças.

A obra faz parte de uma série de produções efetuadas por Marcos Pinheiro e utilizadas em atividades educativas com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A ilustração do cordel foi elaborada por Cássio Lázaro, aluno do mestrado em Ciências Biológicas da UFRN, que defenderá sua dissertação neste mês, sobre os mosquitos encontrados em área degradada da caatinga.

O cordel está disponível para download gratuito aqui.

“Globo Esporte” ganha nova abertura e pacote gráfico.

No ar há quase 40 anos, o “Globo Esporte” é um dos principais produtos de toda a programação da emissora. Resumo esportivo diário, inclusive com edições locais espalhadas pelas mais diversas afiliadas, a Globo resolveu dar uma repaginada no visual de seu mais veterano produto. Desde 2008 com a mesma vinheta e pacote gráfico, em pleno ano no qual o Brasil sediará as Olimpíadas, o programa teve seu pacote gráfico reformulado.

Assim intitulado toda a arte que envolve algo da TV, mais moderno, todas as edições do “GE” incluindo a versão nacional recebeu a nova abertura. Nesta novidade, até mesmo o logotipo recebeu um novo desenho inspirado na atual tendência de grafismos televisivos. Deixando de lado as formas 3D, a trilha da vinheta também mudou e está com tons mais para o estilo rock.

Atualmente ancorado por Cristiane Dias, o “Globo Esporte” já teve diversos apresentadores passando pelo posto fixo. Nomes como Léo Batista, Mylena Ciribelli, Carol Barcellos, Carlos Gil, Eric Faria, Luís Ernesto Lacombe, Ivan Moré, Alex Escobar, Glenda Kozlowski, Fernanda Gentil e dentre outros já estiveram no comando da atração.

Associação de juízes critica operação contra Lula na Lava Jato.

A Associação Juízes para a Democracia (AJD) criticou nesta segunda-feira, 7, o mandado de condução coercitiva aplicado ao ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva na semana passada.

A nota, que não cita o nome de Lula, diz que “não se pode concordar com os shows midiáticos, promovidos em cumprimentos de ordens de prisão e de condução coercitiva” no âmbito da Operação Lava Jato.

O texto sustenta ainda que não se pode combater a corrupção desrespeitando o que determina a Constituição. “Vale, sempre, lembrar que ilegalidade não se combate com ilegalidade e, em consequência, a defesa do Estado Democrático de Direito não pode se dar às custas dos direitos e garantias fundamentais”, diz a AJD.

Na sexta-feira, 4, o juiz Sérgio Moro autorizou a 24.ª fase da operação, que teve o ex-presidente como alvo. O fato de Lula ter sido objeto de um mandado de condução coercitiva causou debate no meio jurídico. O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), criticou publicamente a decisão.

Outras duas entidades da classe já se manifestaram a favor da Lava Jato. De acordo com a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), que tem Moro com um dos filiados, não houve abuso ou excesso nas medidas tomadas pela Justiça Federal.

Já a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) divulgou documento em defesa do Poder Judiciário, sem fazer referência ao episódio envolvendo o ex-presidente.

Pós-graduação inscreve para seleção de doutorado em Administração.

O Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está com inscrições abertas, até o dia 11 de março, para o processo de seleção de candidatos ao curso de doutorado em Administração.

A inscrição é realizada por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), na opção Processos Seletivos clicar em stricto sensu e, em seguida, na opção Doutorado em Administração.

Serão considerados inscritos aqueles que apresentarem documentação completa, conforme procedimentos informados no formulário de inscrição. A ausência de qualquer documento resultará em indeferimento da inscrição do candidato.

O atendimento pessoal para a recepção de documentos comprobatórios é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 16h, no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFRN.

O início das aulas ocorre no dia 13 de abril. Mais informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas por meio do edital e pelos telefones: (84) 3215-3536 ou (84) 3215-3500.

Record aposta alto em novas novelas bíblicas para o próximo ano.

Recentemente a Record anunciou todas as suas novidades para esse ano de 2016, entre os destaques estavam a contratação de Fábio Porchat e do ator Dudu Azevedo, o diretor artístico da emissora da Barra Funda Marcelo Silva também aproveitou para dizer que o canal já se prepara para o próximo ano.

Esse ano a dramaturgia da Record ficará a cargo da nova temporada de “Os Dez Mandamentos” e “Escrava Mãe” que estreiam no próximo mês, para 2017 as tramas bíblicas continuaram sendo o principal produto da emissora que já começa a preparar as adaptações bíblicas.

As próximas novelas bíblicas serão “A Terra Prometida” que substituirá a saga de Moisés, “Lázaro” e “O Apocalipse” respectivamente. Os diretores e telespectadores estão animados com os novos trabalhos principalmente com “O Apocalipse” que terá o ‘juizo final’, onde todos os serem humanos serão julgados por Deus pelos seus atos, espera-se que essa cena seja um fenômeno e o trunfo da trama assim como foi a “abertura do Mar Vermelho”.

Governo do RN entrega 400 cheques do Microcrédito no Seridó.

O governador Robinson Faria entregou nesta segunda-feira (7) mais de 400 financiamentos do programa Microcrédito Empreendedor a produtores e comerciantes dos municípios de Parelhas, Timbaúba dos Batistas, Acari, Caicó e Serra Negra do Norte, no valor total de R$ 1,2 milhão.

O programa atende diversos profissionais como artesãos, comerciantes, mototaxistas, cabeleireiras, manicures e confeiteiros que poderão investir em equipamentos e insumos para os seus negócios.  O Microcrédito Empreendedor é executado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte por meio da Secretaria Estadual de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas) e em parceria com a Agência de Fomento do RN (AGN).

Robinson Faria destacou que o programa beneficia pequenos produtores e que os ajuda a enfrentar a crise que atinge todo o país. “Nosso governo atende aos menos favorecidos, todos sabem que vivemos uma forte crise, mas não nos intimidamos e enfrentamos as dificuldades com ações como essa de hoje. Estamos trabalhando e vamos superar as dificuldades”, afirmou.

Presente à ocasião, a secretária da Sethas, Julianne Faria, disse que em 2015 o Governo do Estado levou o Microcrédito Empreendedor a 20 municípios. “Este ano estamos ampliando o programa, fomentando a economia do Rio Grande do Norte, gerando trabalho, emprego e renda de forma sustentável”, disse, acrescentando que em 2016 o Microcrédito Empreendedor vai chegar a 36 novos municípios e até 2018 vai investir R$ 40 milhões em todo o Estado.

Representando a Assembleia Legislativa, o deputado Nélter Queiroz parabenizou a administração estadual pela iniciativa de “levar apoio e incentivo a quem mais precisa, principalmente neste momento quando o nosso Estado está no quarto ano de seca”, destacou.

Na Record, Fábio Porchat planeja entrevistar Edir Macedo.

O humorista Fábio Porchat é a nova aposta da Record, ele já avisa que não será censurado na emissora e que planeja entrevistar Edir Macedo em seu talk show, ainda indefinido. “O primeiro nome seria bom se fosse o (bispo) Edir Macedo, né? Para já quebrar com tudo logo, ia ser maravilhoso”, revelou Fábio ao jornal “Diário de S.Paulo”.

“As pessoas falam: “Ah, não vai ter liberdade”. Vou ter a liberdade que a TV aberta possibilita. E eu conversei sobre isso com a Record. Muita gente falou assim: “Ah, mas vai falar de religião?”. Mas qual talk show fala de religião? É raríssimo”, completou, o apresentador.

A atração do comediante, que se nada mudar entrará ao ar depois da meia-noite, será produzida em parceria com a Eyeworks e a Warner, com exibição de segunda a quinta-feira.

A estreia acontecerá após as Olimpíadas do Rio de Janeiro. “Vai ser à noite, provavelmente no último horário antes do “Fala que Eu Te Escuto”. Eu vou falar isso: “E agora, com vocês, ‘Fala Que Eu te Escuto'”, brincou, o novo contratado da Record.

Universidade Federal do Rio Grande do Norte recepciona calouros.

A recepção aos novos alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi marcada pelo estímulo à reflexão sobre o compromisso social que os alunos passam a ter. “Não abdiquem de uma postura de cidadania. Este momento que agora tem início vai além da sua formação e alcança aspectos que abarcam o encontro com a pluralidade, por exemplo”, ponderou o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Edmilson Lopes Júnior, durante pronunciamento.

O momento ocorreu no auditório da Reitoria na manhã desta segunda-feira, 7. “Abre-se agora um novo universo, com muitos desafios, muitos destes desconhecidos por vocês. Abre-se agora uma nova área de conhecimento para vocês, notadamente técnica, mas que se complementa com uma formação cidadã, em um conjunto que deve ajudar a sociedade a se mover economicamente dentro de uma perspectiva humana”, refletiu a reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz.

Este ano, a UFRN recebe 8.573 novos ingressantes, dos quais 5.486 iniciam os estudos já neste primeiro semestre. Os estudantes estarão distribuídos em 139 cursos de graduação, ofertados em cinco campi, nas cidades de Caicó, Currais Novos, Macaíba, Santa Cruz e Natal, em uma estrutura administrativa que comporta 5.474 servidores, entre professores e técnico-administrativos.

“A mensagem que trago neste momento é que vocês precisam estar atentos para o papel social de vocês, de não apenas adquirir conhecimento e sair, mas sabermos do “acordo” que temos com a sociedade, que nos impele a transformá-la, fazê-la avançar”, colocou o coordenador geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE), João Ricardo. Além dos já citados, participaram da composição da mesa na recepção aos novos alunos o vice-reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, e a pró-reitora de Graduação, Maria das Vitórias Vieira de Almeida.

A programação foi encerrada com a exibição do documentário “Da Serra ao Seridó: Vivências de um Brasil de contrastes”, de Fernando Leão. A inspiração para o longa nasceu a partir de um convite do professor Lourival Andrade Júnior, do Departamento de História da UFRN, para uma oficina na cidade de Caicó aos universitários. A partir desse contato, o cineasta teve a ideia de traçar um paralelo entre as tradições, a história, a religiosidade, o clima e as proximidades entre os povos do Seridó Potiguar, no Rio Grande do Norte e de Coxilha Rica, em Santa Catarina.

Audiência termina sem acordo e greve de professores continua em Natal/RN.

A audiência entre professores, em greve, e a secretária municipal de educação, Justina Iva, realizada na tarde desta segunda-feira (7) terminou sem acordo. Assim, a paralisação que já segue por duas semanas deverá continuar por enquanto.

Na manhã desta terça-feira (8), a categoria se reunirá em assembleia para avaliar a audiência e definir os rumos da paralisação.

Vera Messias, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte/RN), afirmou que não houve avanço com relação ao principal ponto da pauta de reivindicações que é o pagamento, atualmente em atraso, das duas últimas parcelas de um acordo feito em 2013.

Segundo ela, o único ponto em que houve avanço foi a autorização por parte da prefeitura para a progressão de nível de 63 professores do Ensino Fundamental e de 196 professores da educação infantil. Além disso, houve a autorização para a mudança de letra de outros 334 professores, também da educação infantil.

De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Educação (SME), a reunião serviu para reafirmar todos os pontos colocados anteriormente pela secretária Justina Iva. Ainda segundo a assessoria, a titular da pasta só irá se pronunciar novamente sobre o assunto após a assembleia da categoria prevista para essa terça-feira.

Secretaria de educação de João Câmara/RN avisa que terá pagamento na tarde desta segunda-feira (07).


Os representantes do SINTE Egivânia e Francisco de Assis, a secretária de educação Andréia Ribeiro, o secretário de finanças Gilvan Dantas estiveram reunidos nessa segunda-feira (07), com o prefeito Vavá.

Ficou decidido que o pagamento referente ao mês de fevereiro será liberado hoje à tarde e o retroativo será negociado para o mês de maio ou junho do corrente ano.

O pagamento será com  um ajuste salarial do piso de 11,6%.

América volta a ter força máxima para jogo da Copa do Nordeste.

O América conta com força máxima para enfrentar o Estanciano-SE nesta terça-feira (8), pela Copa do Nordeste. Os jogadores titulares, poupados pelo técnico Guilherme Macuglia na derrota para o Alecrim, em clássico pelo Campeonato Potiguar, no último sábado (5), foram convocados para a partida. O jogo contra os sergipanos vale pela quinta rodada do Grupo B da competição regional.

Macuglia relacionou 18 jogadores para a partida marcada para às 19 horas desta terça no estádio Francão, em Estancia, no interior de Sergipe. Se vencer o jogo, o América chegará a 10 pontos e ficará muito próximo de se classificar às quartas de final da Copa do Nordeste. O Estanciano tem três pontos e precisa da vitória para continuar sonhando em avançar na competição.

Confira os relacionados:
Goleiros: Camilo e Pantera;
Zagueiros: Flávio Boaventura, Gustavo e Zé Antônio;
Laterais: Gabriel, Bruno e Alex Cazumba;
Volantes: Pedro Ivo, Tiago Dutra, Felipe Macena e Júlio Terceiro;
Meias: Cascata e Mateusinho;
Atacantes: Brendo, Thiago Potiguar, Jefferson e Rômulo.

Não tem menor sentido conduzir Lula a depor 'sob vara', diz Dilma.

A presidente Dilma Rousseff criticou mais uma vez nesta segunda-feira (7), em um evento em Caxias do Sul (RS), a ação da Operação Lava Jato que levou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a depor coercitivamente na última sexta (4). Segundo a chefe do Executivo – afilhada política de Lula – não tem o menor sentido conduzi-lo "sob vara" para prestar depoimento.

Na última sexta (4), Lula foi o alvo principal da 24ª fase da Operação Lava Jato, que investiga se ele foi beneficiado pelo esquema de corrupção que atuava na Petrobras.

Na ocasião, a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão na casa do petista, na sede do Instituto Lula e em um sítio que o ex-presidente frequenta com a família em Atibaia (SP). Além disso, ele foi obrigado, por ordem do juiz federal Sérgio Moro, a ir depor sobre as suspeitas de ocultação de patrimônio.

No mesmo dia da operação, Dilma fez um pronunciamento à imprensa no Palácio do Planalto no qual ela se disse inconformada com o que chamou de "desnecessária condução coercitiva" do ex-presidente. No sábado (5), a presidente viajou a São Bernardo do Campo (SP) para prestar apoio pessoalmente ao padrinho político.

“O presidente Lula, justiça seja feita, nunca se julgou melhor do que ninguém, sempre aceitou, convidado para prestar depoimento sempre foi. Então, não tem o menor sentido conduzi-lo sob vara para prestar depoimento se ele jamais se recusou a ir”, reclamou Dilma nesta segunda-feira durante a cerimônia de entrega de 320 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida.

Em seu discurso nesta segunda, Dilma também criticou o fato de investigadores que integram a força-tarefa da Lava Jato terem justificado o pedido de condução coercitiva de Lula como uma maneira de evitar que, com depoimento marcado, houvesse confronto entre manifestantes favoráveis e contrários ao ex-presidente.

"Nem cabe alegar que estavam protegendo ele [Lula]. Como disse um juiz, era necessário saber se ele queria ser protegido, porque tem certo tipo de proteção que é muito estranha”, ironizou Dilma.

Natal recebe reunião do revezamento da Tocha Olímpica nesta segunda-feira.

O ministro do Esporte, George Hilton, participa da reunião preparatória para o revezamento da Tocha Olímpica nesta segunda-feira (7), em Natal, no Rio Grande do Norte. O encontro será a partir das 16 horas, no Centro Administrativo do Governo, e além do representante do esporte estão confirmadas as presenças de autoridades dos ministérios do Turismo, Cultura, Defesa, Justiça e Secretaria de Governo da Presidência da República, do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, além do governador Robinson Faria, e prefeitos municipais.

A reunião de revezamento já foi realizada em diversas capitais brasileiras e tem como objetivo alinhar questões referentes ao planejamento, segurança e divulgação da passagem da Tocha Olímpica, e que servirá como um “esquenta” para os Jogos Olímpicos Rio 2016, programados para o período de 5 a 21 de agosto.

No final do mês de fevereiro, o comitê Rio2016 divulgou o roteiro oficial do revezamento da Tocha no Brasil. Com início em 3 de maio, em Brasília, o percurso terá 95 dias de duração e passará por 329 cidades, incluindo todas as capitais brasileiras, num total de mais de 20 mil quilômetros (além de 10 mil milhas aéreas) e envolvendo cerca de 12 mil condutores.

No Rio Grande do Norte, a passagem da tocha começa no 4 de junho, com roteiro pelas cidades de São José de Mipibu, Parnamirim, Natal, Lajes, Angicos, Assu e Mossoró.

Fisiculturista tem mal súbito e morre após treino em Natal/RN.

Uma fisiculturista de 29 anos teve um mal súbito e morreu na noite de ontem domingo (6) após um treino em uma academia de Natal. Alicia Bibianni Costa estava treinando e sentiu dores abdominais. Ela foi socorrida, mas sofreu duas paradas cardíacas no hospital.

De acordo com a Polícia Militar, Alicia estava treinando em uma academia na capital potiguar quando começou a sentir dores abdominais.

Ainda segundo a polícia, ela foi socorrida ao Pronto-socorro Clóvis Sarinho e, em seguida, levada para o Natal Hospital Center. Lá, Alicia sofreu duas paradas cardíacas e não resistiu.

Ainda não se sabe o que teria provocado as paradas cardíacas. Além de fisiculturista, Alicia Bibianni era dentista. Ela deixou dois filhos.

Polícia acha corpo em porta-malas de carro incendiado no Rio.

A polícia encontrou na noite de ontem domingo (6) o corpo de um jovem dentro do porta malas de um carro incendiado, na Praça Seca, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. Existe a suspeita de que esse rapaz foi morto por traficantes do Morro do Chapadão. A Divisão de Homicídios (DH) investiga o caso.

O carro foi incendiado na Rua Pereira Frazão, policiais do 9º BPM (Rocha Miranda) informaram que o carro era roubado.

Há suspeitas de que o corpo carbonizado seja de Matheus Ferreira Mota, de 20 anos. Segundo a família, ele saiu de casa com um amigo, em Rocha Miranda, por volta das 18h. Eles estavam passando de moto perto do Morro do Chapadão, quando, segundo relatos de parentes, foram abordados por criminosos e levados para dentro da favela e torturados. Ainda de acordo com os parentes da vítima, Matheus estudava e trabalhava e não tinha antecedentes criminais.

Momentos depois a polícia foi chamada ver um carro que estava pegando fogo na Praça Seca. Quando bombeiros controlavam as chamas encontraram um corpo no porta-malas. Mas somente exames periciais poderão identificar a vítima.

Concurso de Minicontos premia autores a partir de 12 anos de idade.

Cidadãos fluminenses a partir de 12 anos de idade podem participar da segunda edição do Concurso de Minicontos, lançado esta semana pela Superintendência da Leitura e do Conhecimento da Secretaria Estadual de Cultura (SEC) do Rio de Janeiro, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento e Gestão.

Não há limite máximo de idade para concorrer, afirmou a superintendente da Leitura e do Conhecimento da SEC, Vera Schroeder. “Qualquer pessoa – jovem ou adulta – pode se inscrever”. As inscrições começam no próximo dia 10 e se estendem até 11 de abril. Elas podem ser feitas em qualquer unidade da rede de Bibliotecas-Parque ou no portal da secretaria. “As inscrições são abertas e gratuitas”, acrescentou a superintendente.

O concurso está aberto tanto para pessoas que já participam das atividades na rede de Bibliotecas-Parque, quanto para as que ainda não conhecem o trabalho ali desenvolvido. Para preparar os candidatos, a superintendência está oferecendo, até o início de abril, oficinas gratuitas de escrita com a mestra em literatura e mediadora de leitura Maria Antonieta Sampaio. As atividades acontecerão em todas as bibliotecas, com vagas limitadas a 20 alunos por turma, informou Vera Schroeder. Para se inscrever, os interessados devem procurar as unidades em que pretendem cursar as oficinas. A programação pode ser acessada no e-mail concursominicontos@cultura.rj.gov.br ou por telefone 2216-8500, ramais 244 e 245.

Segundo Vera Schroeder, as oficinas são preparatórias e “servem de estímulo para que as pessoas de fato se inscrevam e comecem a redigir histórias, contos, a partir de experiências próprias ou de leituras que já vêm sendo feitas com a literatura disponível no nosso acervo”. Ela lembrou que muitos jovens sentem um pouco de medo de se aproximar do livro e da leitura. Daí, as ferramentas que a superintendência vem criando de escrita criativa e o próprio concurso de minicontos servem para mostrar que “cada um de nós já é um autor, já escreve ou elabora pensamentos acerca de si e do mundo. Isso é algo extremamente importante na constituição do cidadão”.

Como o tema dessa segunda edição do concurso é “Minicontos de Verão – Escritos Mínimos, Quentes Histórias”, os concorrentes poderão desenvolver narrativas sob a forma de suspense ou romance, por exemplo. A ideia, disse Vera, é que eles possam criar os contos a partir do dia a dia do verão, do calor, da praia. Devido à proximidade da abertura da Olimpíada, programada para agosto, a expectativa é que haja destaque também para o desafio de romper limites.

O resultado do concurso será divulgado no dia 3 de maio, com a premiação ocorrendo no dia 7 desse mês, na Biblioteca-Parque de Niterói. As nove melhores histórias e seus criadores receberão kits com 20 livros cada, selecionados pela SEC, “para que possam formar suas próprias bibliotecas”.

Vera Schroeder afirmou ainda que são raras as pessoas que frequentam as Bibliotecas-Parque e têm livros ou podem comprar obras literárias para ter em casa. Por isso, ela vê o prêmio como um estímulo para que essas pessoas comecem a entender a importância de ter acesso à leitura e domínio de um código, para poder fazer uma leitura crítica de mundo. No final do ano, está prevista uma premiação para os melhores contos de 2016, cujos autores receberão bolsas de criação literária.

No ano passado, o concurso premiou 40 trabalhos de jovens escritores, que contaram casos de mistério elaborados a partir do tema Escritos Mínimos, Tensas Histórias. Nesta segunda edição do concurso, a novidade é que os candidatos serão divididos em três categorias, de acordo com a faixa etária: de 12 a 15 anos, de 16 a 25 anos e de 25 anos em diante. Cada categoria terá três vencedores, informou a assessoria de imprensa da SEC. Via Agência Brasil.

Justiça pode obrigar INSS a fazer perícia médica em até 15 dias.

A Justiça Federal do Rio de Janeiro pode obrigar o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a fazer perícias médicas no prazo de até 15 dias, a partir da data do agendamento. Essa e outras medidas para melhorar o atendimento das perícias foram determinadas em pedido liminar na ação civil pública que o Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro moveu contra o INSS no fim do ano passado em razão da greve dos peritos.

A subprocuradora da República, Darcy Vitobello, coordenadora do Grupo de Trabalho Previdência e Assistência Social da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, explicou que a greve só agravou um problema de falta de peritos e “filas de espera enormes” que chegam a 180 dias em alguns lugares do país. “O que nós concluímos é que o modelo que existe, onde tudo depende do perito, não funciona mais e não conseguimos resolver esse problema”, explicou.

Segundo Vitobello, o Ministério Público está trabalhando com várias hipóteses alternativas. Uma delas é que as licenças para períodos curtos sejam dadas com base na licença do médico assistente. “Afastamento de até 15 dias é de responsabilidade da empresa, um dia a mais o trabalhador já tem que fazer perícia. Isso não faz sentido, já que todo mundo passa por médico assistente, do SUS ou particular”, explicou.

Duas questões precisam ser definidas, para a subprocuradora: se pode haver dispensa de perícia em alguns casos e, no caso de haver perícia, se ela pode ser feita por outro médico que não o perito.

A prorrogação automática do benefício, caso o segurado não consiga fazer a perícia no prazo, também é uma alternativa para Vitobello. Ela conta sobre um projeto-piloto feito pelo INSS em Aracajú, onde a prorrogação da perícia é feita com base no atestado do médico do segurado.

Para a subprocuradora, entretanto, o trabalho do perito é indispensável, pois ele pode verificar diferenças entre doença e incapacidade, por exemplo. “O cidadão tende a achar que doença é incapacidade. Mas se a pessoa tem um problema na coluna e atua em um setor intelectual, às vezes não precisa deixar de trabalhar, diferente de determinadas atividades, como motorista de ônibus, por exemplo”, disse.

Geraldo Luís critica Luciano Huck por não ajudar piloto que o salvou em acidente.

Geraldo Luís fez duras críticas a Luciano Huck na tarde de ontem domingo (6) por não ajudar Osmar Frattini, piloto que salvou ele e a sua família em um acidente aéreo, ocorrido em maio do ano passado, no Mato Grosso do Sul. Após o acidente, o piloto foi suspenso pela empresa MS Táxi Aéreo e teve o salário reduzido em quase 80%.

"Desculpa, Luciano Huck, eu não te conheço, sei que você é um grande profissional e um grande pai de família. Posso te falar uma coisa? Cara,  era para os seus filhos estarem mortos, a sua esposa estar morta, todo o mundo. Um tapinha nas costas e um panetone no fim do ano é muito pouco", disse Geraldo Luís, em breves palavras, durante o "Domingo Show". "Essa empresa errou gravemente em afastar esse herói. Se eu tivesse um avião, você [Osmar] seria o meu piloto, mas não tenho", lamentou o apresentador.

Em entrevista à TV Record, Frattini explicou que, mesmo estando apto para voar, foi suspenso pela empresa até que as investigações sobre o acidente sejam concluídas. Ele revelou ainda que teve os ganhos reduzidos drasticamente e que vive em dificuldades financeiras. "Sabe como estou vivendo hoje? De empréstimos. Amigos meus me ajudaram no começou [nos três primeiros meses], hoje, eles nem me ligam mais", resumiu. "Passo por dificuldades, não consigo pagar duas contas de água ou de luz. Estou cortando [custos], tudo o que eu posso", contou, em seguida.

O piloto, que tem 30 anos de experiência, disse à reportagem que se sente "como um pássaro sem asa, preso no chão, habilitado, mas sem poder voar".

Profissional, Osmar Frattini evitou fazer críticas a Luciano Huck e à família. "Eu tive alguns contatos [com a família Huck], mas por mensagens e não por telefone. [Me mandaram] Um panetone no fim do ano", afirmou.

Consultada pela Record, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) confirmou que Osmar Frattini está apto para voar. A assessoria de Luciano Huck agradeceu o contato, disse que tem muita gratidão por todos os envolvidos, mas que prefere não falar sobre o assunto, já que o ocorrido mexeu muito com a sua família. Já a MS Táxi Aéreo informou que o piloto foi suspenso até que saia o laudo final sobre o acidente.

Quase um ano após o acidente, o SERIPA (Serviço Regional de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos) ainda não concluiu o laudo.

CDH discute privatização do sistema prisional brasileiro nesta segunda.

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do senado federal, realiza, nesta segunda-feira (7), audiência pública interativa sobre a privatização do sistema prisional.

Em audiência realizada pela comissão em 2015, a superlotação, as celas sem condições de higiene e os presídios dominados por facções criminosas foram alguns dos problemas do sistema penitenciário nacional apontados pelos debatedores presentes na ocasião.

Foram convidados para o debate desta segunda Luís Geraldo Sant’ana Lanfredi, juiz-auxiliar da presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); Paulo Cesar Malvezzi Filho, assessor jurídico da Pastoral Carcerária; Bruno Shimizu, coordenador auxiliar do Núcleo Especializado de Situação Carcerária da Defensoria Pública do Estado de São Paulo; Pétalla Brandão Timo, representante da Conectas Direitos Humanos; Cintia Rangel Assumpção, diretora da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil.

E ainda Carlos Alves Moura, representante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Renato Campos Pinto De Vitto, do Departamento Penitenciário Nacional (Depen); Eduardo Galduróz, da Associação de Juízes pela Democracia (AJD); Luciana Zaffalon, do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM); e um representante da Federação Nacional Sindical dos Servidores Penitenciários (Fenaspen).

A audiência será realizada em caráter interativo, com a possibilidade de participação popular. Os cidadãos que tenham interesse em participar com comentários ou perguntas podem fazê-lo por meio do  Alô Senado (0800 61 22 11).

Ativistas a favor de Lula protestam em frente da TV Globo.

Na manhã de ontem domingo, 06, dezenas de manifestantes de reuniram na porta da TV Globo que fica no Jardim Botânico, zona sul do Rio de Janeiro. O protesto foi promovido por ativistas que apoiam o ex-presidente Lula, contra aquilo que eles chamam de ‘golpe midiático’, no qual a Globo aparece, segundo eles, como protagonista de um golpe contra o ex-presidente.

Participaram do evento, pessoas ligadas a sindicatos e movimento estudantis. Ao longo do tempo em que manifestaram, não houve tumultos, houveram palavras de ordem contra a emissora. A Polícia Militar não conseguiu estimar um número de participantes. Eles acusam a Globo de ser um partido facista que usa de uma concessão pública para jogar contra o governo.

Vale lembrar que todo esse levante começou depois que o ex-presidente Lula foi forçado pela Polícia Federal a prestar um depoimento. Depois disso, ele recebeu o apoio dos movimentos ligados ao PT, que se mostraram mais preocupado em acusar, do que se defender. A TV Globo ainda não se manifestou oficialmente sobre o ocorrido.

ONU vai denunciar Brasil por não punir policiais que matam.

A Organização das Nações Unidas (ONU) denunciará nesta terça-feira, dia 8, a impunidade que predomina nos crimes cometidos pela polícia e por agentes de segurança no Brasil. Em informe que será apresentado ao Conselho de Direitos Humanos do órgão, o relator Juan Mendez alertará que os homicídios de autoria de forças de ordem são “ocorrências regulares”.

Procurado, o Ministério da Justiça não quis comentar a denúncia por considerar que os policiais respondem aos governos estaduais.
“Os casos de agentes de segurança que cometem abusos contra prisioneiros ou detidos não são investigados de maneira significativa e tais autores raramente são levados à Justiça”, diz Mendez. “Nenhum mecanismo independente de investigação existe para impedir que esses casos sejam arquivados.”

O relator afirma que a impunidade que vigora no Brasil “contribui para o aumento dos crimes violentos”. Ele relata que os suspeitos tentam resistir à prisão pois sabem que serão torturados. Em muitos casos, diz, esses mesmos prisioneiros tentam se vingar da tortura que sofreram ao deixar a cadeia. “O espiral da violência criminal é exacerbado pela impunidade que prevalece.”

Mendez deixa claro que os casos de crimes cometidos pela polícia não são pontuais, mas sim “regulares”. Usando dados nacionais, a ONU indica que, em média, seis pessoas morreram por dia no Brasil em 2013 em operações policiais. “Na vasta maioria dos casos de uso excessivo de força, a polícia indica resistência à prisão seguida por morte, o que evita levar os autores diante de uma corte”, diz.

De acordo com a ONU, em 220 investigações, somente uma delas resultou em condenação. Por isso, a organização pede o fim da classificação de “autos de resistência”.

Mendez destaca que a taxa de mortes nas prisões é “muita alta”. Com base em dados do Infopen, sistema de informações estatísticas das penitenciárias, o relator aponta que foram registradas, na primeira metade de 2014, 545 mortes – sendo cerca de metade intencional -, o que resulta em uma taxa de 167 5 para cada 100 mil pessoas por ano.

IPC-C1 (baixa renda) sobe 0,73% em fevereiro ante 1,91% em janeiro, revela FGV.

A inflação percebida pelas famílias de baixa renda registrou alta de 0,73% em janeiro, ante alta de 1,91% em janeiro, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor – Classe 1 (IPC-C1) divulgado na manhã desta segunda-feira, 7, pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

O indicador da FGV é usado para mensurar o impacto da movimentação de preços entre famílias com renda mensal entre um e 2,5 salários mínimos. Com o resultado, o índice acumulou alta de 2,65% no ano e avanço de 11,30% em 12 meses.

Pagamento do salário de fevereiro aos efetivos da Prefeitura de João Câmara/RN deve ocorrer de forma escalonada.

A Prefeitura Municipal de de João Câmara/RN vai pagar o salário de fevereiro aos servidores efetivos até sexta-feira próxima, conforme informações do líder do prefeito na Câmara, vereador Amistrong Bezerra, ancora do jornal da 89 FM.

O pagamento será feito de forma escalonada, ou seja por secretaria. Segundo ele, o prefeito Ariosvaldo Targino esteve reunido com o secretário de tributação Gilvan Dantas e pediu prioridade para o pagamento dos servidores.

O início do pagamento ainda não foi divulgado, já que depende do montante de dinheiro do FPM do dia 10, correspondente a primeira cota do mês de março.

domingo, março 06, 2016

Para 65% dos brasileiros ação da PF contra Lula foi um “exagero”.

Pesquisa realizada pelo Instituto Vox Populi ontem sábado releva o impacto da nova fase da Operação Lava Jato, deflagrada contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na sexta-feira (4).

O levantamento colheu a opinião de 15 mil pessoas, pela internet, e mostra que as ações do juiz Sérgio Moro não têm o apoio geral da população.
 
O resultado mostra que 56% dos brasileiros desaprovaram a inclusão de Lula na Lava Jato e 43% não concordam com a conduta de Moro à frente da operação.

Além disso, 65% viram exagero na condução coercitiva e 57% disseram acreditar na palavra de Lula. Para completar, nada menos que 63% dos entrevistados disseram ter visto a entrevista coletiva dele na sede do PT, transmitida ao vivo após o depoimento do ex-presidente.

Confira, abaixo, alguns resultados:

1) Qual o seu sentimento em relação ao fato de que o ex-presidente Lula foi incluído na investigação da Lava Jato?

Gostei, eu aprovo                41%

Não gostei, não aprovo       56%

Não sei responder                 3%

2) Qual a avaliação que você faz do trabalho do juiz Moro nesse processo da Lava Jato?

Aprovo, ele está fazendo um excelente trabalho              34%

Aprovo, mas ele tem exagerado em algumas medidas     22%

Desaprovo                                                                         43%

Não sei responder                                                                1%

3) Com qual das frases você se identifica mais?

Não vejo problema algum na forma como foi feita a condução do Lula para depor na Polícia Federal                                34%

ou

Achei um exagero a forma como o ex-presidente Lula foi levado a depor pelos agentes da Polícia Federal                             65%

Não sei responder                                                                  1%

4)Você acredita na inocência do ex-presidente Lula?

Sim, acredito nele                                                                 57%

Nao, ele é culpado                                                                34%

Não sei responder                                                                   8%

5) Depois que o ex-presidente depôs na Policia Federal ele concedeu uma entrevista coletiva na sede do PT em São Paulo que foi transmitida pela televisão. Você assistiu à entrevista dele?

Sim, assisti tudo                                                                      63%

Sim, assisti partes da entrevista                                              25%

Não, mas fiquei sabendo                                                        11%

Não, estou sabendo disso agora

Diferença entre dengue, Zika e chikungunya é sutil, diz especialista.

As três viroses que mais assustam o Brasil no momento – dengue, Zika e chikungunya – são doenças infecciosas agudas transmitidas pelo mesmo vetor, o mosquito Aedes aegypti. As semelhanças não param por aí: todas elas podem provocar febre, dor e manchas pelo corpo. “A diferença é sutil e o diagnóstico precisa ser clínico e epidemiológico, levando em conta a situação de infecções naquela localidade”, explicou a infectologista e epidemiologista Helena Brígida.

Em entrevista à Agência Brasil, a integrante do Comitê de Arboviroses da Sociedade Brasileira de Infectologia destacou que, no caso da dengue, o sintoma de maior destaque é a febre, sempre alta e de início súbito. Já a característica mais marcante na infecção por chikungunya são as dores nas articulações, bem mais intensas que nas outras duas doenças. Por fim, o Zika tem como principal manifestação manchas pelo corpo bastante avermelhadas e que coçam muito, além de joelhos e tornozelos inchados.

“A gente tem que perguntar ao paciente se coça muito, se ele teve febre, se a febre passa quando ele toma remédio, se há dor nas juntas, se o pé está inchado. Não dá pra dizer logo de cara o que é. O médico tem que ouvir todo o conjunto de sintomas para definir a melhor conduta”, destacou. A especialista contou ainda que, em seis horas de plantão em um único dia, se deparou com quatro casos de Zika em seu consultório. A colega que atendia na sala ao lado, segundo ela, registrou outros quatro casos da mesma doença.

A infectologista também ressaltou que o tratamento para as três doenças é sintomático, ou seja, estabelecido com base nos sintomas apresentados pelo paciente e não muda diante de um resultado laboratorial positivo ou negativo. A confirmação por teste, segundo ela, é importante sobretudo entre gestantes, diante da possível associação de microcefalia com o vírus Zika, e entre pacientes com quadro de complicações neurológicas também possivelmente associadas à infecção.

Caminhão-bomba explode e deixa ao menos 29 mortos em Hilla, no Iraque

Um caminhão-bomba explodiu hoje (6) em um movimentado posto de controle nos arredores de Hilla, 80 quilômetros a sul de Bagdad, provocando a morte de pelo menos 29 pessoas e ferindo outras 47, indicaram fontes médicas e policiais do Iraque.

Fotografias que circulam em edições online da imprensa mostram cenas de grande destruição ao redor do posto de controle, onde normalmente existem grandes filas.

Um médico de um hospital de Hilla disse que ao menos 11 dos feridos estão em estado grave.

O grupo Estado Islâmico, que tem reivindicado vários ataques similares, perdeu o controle de algumas cidades ao sul de Bagdad, depois que forças de segurança iraquianas, apoiadas por milícias locais, iniciaram a resposta aos ataques terroristas do EI no final de 2014.

Em março de 2014, um ataque suicida perpetrado pelo EI provocou a morte a 50 pessoas e ferimentos em mais de 150.


DANONINHO CASEIRO.

INGREDIENTES
1 lata de leite condensado
2 caixas de creme de leite 200 g
1 iogurte natural 200 g
1 pacote de suco sabor morango (ou outro sabor de sua preferência) sem açúcar

MODO DE FAZER:
Bater tudo no liquidificador e colocar em um recipiente
Levar a geladeira
Se quiser colocar no congelador fica muito bom.

Advogado de Lula fala em tentativa de intimidar defesa do ex-presidente.

Um dos advogado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Roberto Teixeira divulgou nota ontem (5) sobre a 24ª fase da Operação Lava Jato, na qual cita que houve “clara tentativa das autoridades de intimidar um dos advogados do ex-presidente, violando suas prerrogativas profissionais”, e diz que vai levar o caso ao conhecimento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Ele reclama, especificamente, que no comunicado de condução coercitiva do ex-presidente Lula, na véspera, o juiz Sérgio Moro se referiu a ele [Teixeira] como pessoa notoriamente próxima a Lula, e que representou os empresários Jonas Suassuna e Fernando Bittar na aquisição de um sítio em Atibaia (SP), minutando escrituras e recolhendo assinaturas em seu escritório de advocacia.

Ele questiona “o que esses fatos demonstram”, além do simples exercício da advocacia? Teixeira menciona que prestou assessoria a Fernando Bittar e Jonas Suassuna na aquisição do Sítio Santa Bárbara, município de Atibaia (SP), da mesma forma que já representou centenas de outros clientes em assuntos envolvendo direito imobiliário. No seu entender, “não há qualquer justificativa para que tal fato seja indicado no pedido do Ministério Público Federal (MPF) e na fundamentação da decisão judicial que autorizou, dentre outras coisas, medidas invasivas em relação ao ex-presidente Lula, de cuja defesa também participo”.

De acordo com Roberto Teixeira, “a leitura do pedido apresentado pela ‘Força Tarefa Lava Jato’ ao juiz Sérgio Moro indica a intenção do MPF de envolver a minha atuação profissional nas investigações”. Razão pela qual pretende interpelar a OAB e o CNJ.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva depôs ontem (4) por cerca de três horas no escritório da Polícia Federal, no Aeroporto de Congonhas, zona sul paulistana. Segundo o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP), as declarações foram prestadas para dois procuradores, na presença de três advogados. Dentre eles: Roberto Teixeira e Cristiano Zanin Martins.

Hoje na guerra dos ‘Shows Ao Vivo’ no “The Voice Kids” (06/03/2016).

Na tarde deste domingo (06), o reality musical da Rede Globo, “The Voice Kids”, dará largada em sua próxima fase a de ‘Shows Ao Vivo’. Agora, os candidatos dos times de Carlinhos Brown, Ivete Sangalo e Victor & Leo se apresentam ao vivo e você vai votar e escolher sua voz favorita!

Durante o programa, você vai poder votar por telefone, SMS, pelo Gshow e pelo aplicativo do “The Voice Kids”. Tudo ao vivo! Abaixo veja quem continua na atração!

No time de Carlinhos Brown, temos: Bela Maria, Felipe Adetokunbo, Iris Pereira, Júlia Gomes, Malu Cavalcanti, Mari Cardoso, Rafa Gomes e Ryandro Campos.

No time Ivete Sangalo: Robert Lucas, Pérola crepaldi, Nicole Luz, Luna Bandeira, Luiza Prochet, Julie de Assis, Daniel Henrique e Carol Passos.

Já no time Victor & Leo, tem: Ana Beatriz Torres, Ana Pieri, Ana Rosa, Enzo e Eder, Laura Schadeck, Leslie & Lourie, Mayara Cavalcante e Wagner Barreto.

Dudu Azevedo deixa a Globo e será vilão em novela bíblica da Record.

Dudu Azevedo é mais um dos atores que deixou a Globo e migrou para a Record. O ator, apresentado no lançamento da programação da emissora nesta semana como reforço da teledramaturgia, será vilão na segunda temporada de "Os Dez Mandamentos", que estreia em abril.

Dudu vai intepretar o príncipe Zurrar, que pertencerá a um dos reinos e que promete dar trabalho para Moisés [Guilherme Winter]. "Ele se infiltra lá no meio do Moisés para ter informações, para conspirar. Vai ser uma traição", adiantou.

O ator, que nunca havia feito uma novela bíblica, contou que está ansioso. "É um personagem diferente, outro tipo de trabalho. Meu objetivo é arrebentar em cena", afirmou.

É a primeira vez que Dudu Azevedo trabalha na Record. Na Globo o ator já atuou em várias novelas, entre elas "Duas Caras", "Fina Estampa", "Flor do Caribe" e "Babilônia", último trabalho dele na emissora.

"A gente precisa de mudança, é estimulante e foi uma transição maravilhosa. Isso torna o desafio muito mais saboroso. Mudanças são bem-vindas e necessárias. A concorrência é interessante para o mercado e para os profissionais. Queremos sempre elevar o nível. Estou muito feliz, até porque tenho muitos amigos na Record", afirmou o ator, que se casa neste sábado (5) com a ginecologista Fernanda Mader, sobrinha da atriz Malu Mader.

Além de Dudu, outros atores deixaram a Globo e foram para a Record recentemente, como Cristiana Oliveira, Paloma Bernardi, Kadu Moliterno, Brendha Haddad e Nivea Stelmann.

“Domingo Show” (06/03/2016) Drama do piloto que salvou a vida de Angélica e Luciano Huck.

No “Domingo Show” dessa semana, você irá vê o drama do piloto que salvou a vida do casal de apresentadores, Angélica e Luciano Huck, ano passado, após fazer um pouso de emergência. Agora ele está sem poder trabalhar e passando por dificuldades. Mais informações você terá no programa desse domingo (06).

Além disso, MC Gui está de casa nova e abriu as portas de seu novo “lar doce lar” para Geraldo Luís. Morte e Anão Marquinhos também participaram dessa visita e aprontaram muito.

Você vai conhecer todos os ambientes da casa e o quarto do cantor. Como será? O cantor ainda vai apresentar a sua primeira namorada. Quem é a moça que conquistou o seu coração dele?

Uma aposta de Curitiba leva o prêmio de R$ 23,8 milhões da Mega Sena.

Uma aposta feita em Curitiba acertou as seis dezenas do sorteio 1796 da Mega-Sena sorteadas neste sábado e vai levar um prêmio de R$ 23.818.040,93. As dezenas sorteadas foram: 22, 23, 34, 48, 53 e 54.

A quina vai pagar R$ 58.387,61 a 48 apostas, e 4.783 apostas acertaram a quadra, cabendo a cada uma R$ 837,07.

Nizo Neto, pai de Rian Brito, se despede do filho em rede social.

O ator Nizo Neto usou sua conta oficial no Facebook para se despedir de Rian Brito, seu filho, que morreu afogado recentemente em uma praia de Quissamã, no Rio de Janeiro. O texto foi acompanhado por um desenho de Isabela, irmã do jovem, que demonstrou no papel todo o seu sentimento.

Confira a íntegra do texto escrito por Nizo Neto:
“Este é aquele momento na vida que a gente acha que nunca vai acontecer com a gente. Isso acontece em filme ou na vida dos outros, nunca na nossa. Rian sempre foi meu grande amigo e companheiro, um filho maravilhoso com um sorriso que ilumina qualquer ambiente. Sempre fui seu grande fã, não só como o músico maravilhoso que é, mas principalmente como pessoa, com seu bom humor, seu jeito carinhoso e educado, sua inteligência e enorme sensibilidade. Uma pessoa de caráter irretocável e uma aura que você vê de longe. Me recuso a escrever no passado, porque ele nunca vai sair do meu coração. Vou tentar preencher esse buraco que ficou nele com todo esse amor que sinto por ele e tentar transformar isso em uma coisa positiva. Agora vai ser mais difícil ouvir Beatles ou passar pela capa de Débi & Loyd no Netflix, mas isso é muito pequeno comparando com a memória de tantos momentos incríveis – nossos momentos – onde pude ensinar alguma coisa e aprender muito também. 

Meu menino, é muito triste pensar que seus últimos momentos foram tão solitários, mas sei que é o que você estava querendo no momento. Vou ter que aprender a respeitar. Pena você não ter tido a informação do perigo daquele mar onde você foi se refrescar e tudo ter terminado dessa forma tão trágica. Seu avô Chico já dizia: “Se é de terra que fique na areia. O mar bravo só respeita rei.” Mas não te julgo, meu anjo. Só quero mesmo que agora você possa cumprir com muito amor sua missão no mundo espiritual, junto com uma turma muito boa que está aí em cima. Este desenho foi feito por sua irmã querida Isabela, que te ama mais do que tudo nesse mundo. Fica com Deus, meu querido. E vamos nos falando…”

Laos é o 42º país a registrar transmissão local do Zika este ano, diz OMS.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou ontem sábado (5) que o Laos, localizado no Sudeste Asiático, é o 42º país a registrar transmissão local do vírus Zika desde o início deste ano. Até então, a Ásia havia registrado casos do vírus, que pode estar associado à microcefalia em bebês. A malformação congênita provoca distúrbio de desenvolvimento fetal que resulta em um perímetro do crânio infantil menor que o normal, com consequências no desenvolvimento.

No dia 1º de fevereiro, a OMS declarou situação de emergência em saúde pública de interesse internacional em razão do aumento de casos de infecção pelo vírus Zika identificados em diversos países e de uma possível relação da doença com quadros registrados de malformação congênita e síndromes neurológicas.

No Brasil, os primeiros casos de Zika começaram a ser registrados em maio do ano passado, mas, antes disso, já havia relatos da infecção no Nordeste do país. Em agosto, neurologistas pernambucanas perceberam o aumento do número de casos de microcefalia no estado. Em novembro, o Ministério da Saúde confirmou que o aumento de casos de microcefalia estava relacionado ao vírus.

Na última terça-feira (1º), boletim do Ministério da Saúde confirmou 641 casos de microcefalia relacionados a infecções. Destes, 82 tiveram exames laboratoriais positivo para infecção por zika.

Bactéria pode conter surto de Aedes aegypti.

A estratégia parece contraditória e rendeu boatos na internet: espalhar mosquitos para combater a dengue. Mas pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostrou que a liberação de Aedes aegypti contaminados com a bactéria Wolbachia, que impede a multiplicação de vírus no inseto, pode ser uma alternativa às tentativas fracassadas de eliminar de vez o mosquito.

Seis meses depois dos primeiros lançamentos de mosquitos que não transmitem doenças, oito em cada dez insetos capturados nas áreas que participam da pesquisa têm a Wolbachia. Significa que a população de Aedes aegypti está sendo substituída por outra que não vai prejudicar a população.

"Ao analisarmos a saliva do mosquito com Wolbachia, é muito significativa a redução da carga viral. Em alguns casos, chega a bloquear 100%, 90% do vírus da dengue. Recentemente, fizemos testes com chikungunya e zika. Os resultados preliminares são bastante positivos. Mostram que a presença da Wolbachia tem grande capacidade de bloqueio do zika", afirmou o pesquisador Luciano Moreira, coordenador no Brasil da pesquisa Eliminar a Dengue: Desafio Brasil. O estudo, que não tem fins lucrativos, também é feito simultaneamente em Austrália, Indonésia, Colômbia e Vietnã.

Na natureza

A Wolbachia está presente em 70% dos insetos na natureza, como a mosca da fruta e o pernilongo. Sem manipulação genética, os pesquisadores infectam o ovo do Aedes aegypti com microinjeções. A liberação, no Brasil, foi feita de duas formas: em Tubiacanga, na zona norte do Rio, os pesquisadores soltaram mosquitos nascidos em laboratório; em Jurujuba, Niterói, no Grande Rio, foram colocados dispositivos com ovos do mosquito, que nasceram ali mesmo. Em ambos os casos, a população com Wolbachia cresceu.

Os moradores dos bairros são orientados a manter os hábitos de sempre: usar repelentes, inseticidas, matar os mosquitos com raquetes elétricas, abrir as janelas caso o fumacê passe na rua. Os técnicos da Fiocruz colocam armadilhas em algumas casas e semanalmente visitam os endereços, recolhem os mosquitos e fazem uma triagem - separam os Aedes de outros insetos. Os mosquitos da dengue e da zika são enviados para o Instituto René Rachou, ligado à Fiocruz, em Belo Horizonte, e cada um deles passa por análise de DNA para identificar se tem a bactéria. Nas primeiras semanas depois da soltura dos insetos, 10% dos analisados tinham a Wolbachia. Ao fim de 20 semanas, eram 65%. Agora, o índice alcançou 80%.

"Mostra que o mosquito se adaptou ao ambiente, se reproduziu ali e a fêmea está passando a bactéria para os seus filhotes. É uma estratégia autossustentável. Na Austrália, os primeiros insetos foram soltos em 2011 e os pesquisadores não voltaram para novas solturas. Mas o monitoramento mostra que 95% da população continua com Wolbachia. E é uma estratégia bastante compatível com outros métodos: mesmo se usarem inseticida, ou se aparecer vacina no mercado. Qualquer outro tipo de método de controle é bem compatível com o que a gente faz", afirmou Moreira. Via bol.

Abertura de returno do Estadual se encerra com Palmeira e ABC neste domingo.

A primeira rodada da Copa Rio Grande do Norte, segundo turno do Campeonato Potiguar, se encerra a 58 km de Natal. No estádio Nazarenão, em Goianinha, o Palmeira recebe o ABC na tentativa de vingar o revés sofrido para a equipe natalense na estreia do Estadual. A partida acontecerá neste domingo (6) a partir das 19 horas.

Na abertura da Copa Cidade do Natal, o primeiro turno do Estadual, o ABC levou a melhor contra a equipe de Goianinha. Vitória alvinegra pelo placar de 2 a 1. Em comum entre os dois times está a má fase na primeira fase do torneio. O escrete alvinegro foi apenas o sexto colocado com sete pontos e o Palmeira segurou a lanterna com três pontos ganhos na última rodada.

Técnico do ABC, Geninho conta com novidades para escalar a equipe que entrará em campo contra o Verdão. Retornam ao time, os laterais Filipi Souza, Max e Luiz Felipe, o zagueiro Gustavo Bastos e o meia Lúcio Flávio. Esses jogadores estavam todos sob os cuidados do departamento médico do clube.

O Palmeira do técnico Marcos Ferrari tenta espantar o fantasma do rebaixamento à Segunda Divisão Estadual. Pelo regulamento, o time que fizer menos pontos ao final dos dois turnos sofrerá o descenso. Hoje, a equipe alviverde se enquadra nesse quesito com apenas três pontos que foram conquistados sobre o Globo na última rodada da Copa Cidade do Natal.

A arbitragem para Palmeira e ABC, em Goianinha, estará sob a responsabilidade de Carlos José da Silva. O homem do apito será auxiliado por Alan Lopes de Oliveira e Anderson Fagner da Silva. O quarto árbitro será Josenildo Lopes da Silva.

Com mistão, Corinthians defende invencibilidade em clássico contra o Santos.

Caberá a um time mesclado entre reservas e titulares a tarefa de manter a invencibilidade de nove jogos oficiais do Corinthians na temporada, neste domingo, às 16 horas, contra o Santos, na Vila Belmiro, pela oitava rodada do Campeonato Paulista.

A tarefa deve ser o mais duro desafio que o time misto do Corinthians terá neste início de temporada porque o Santos vai jogar com o que tem de melhor, incluindo o meia Lucas Lima e o atacante Ricardo Oliveira, convocados na última quinta-feira para os jogos da seleção brasileira contra Uruguai e Paraguai, pelas Eliminatórias da Copa.

O Corinthians joga o clássico com a cabeça no jogo da próxima quarta-feira, contra o Cerro Porteño, pela Libertadores. Por isso, os atletas mais desgastados ganharão descanso. Não será a primeira vez que Tite poupará jogadores do Paulista e, até agora quem entrou deu conta do recado.

Foi assim nas vitórias contra Capivariano e São Paulo, no Itaquerão, e no empate diante do São Bento, em Sorocaba. O time se comportou bem, foi elogiado por Tite e alguns jogadores acabaram virando titulares. São os casos de Giovanni Augusto, Guilherme e André.

Danilo, que iniciou o ano como titular, agora é reserva. Neste domingo ele estará em campo e ainda ganhou a braçadeira de capitão de Tite. Experiente, terá o papel de segurar a bola no ataque. Com 1,86m, também é peça fundamental nas jogadas áreas.

A força desse Corinthians versão 2016 está no equilíbrio tático da equipe. Mesmo depois da saída de seis titulares (Gil, Ralf, Renato Augusto, Jadson, Malcom e Vagner Love), Tite manteve o esquema 4-1-4-1 e fez com que os jogadores contratados esse ano se encaixassem no estilo seu jogo. A equipe continua forte defensivamente. Nos nove jogos oficiais disputados até aqui, em apenas três a defesa foi vazada.

Neste domingo, a estratégia será a mesma das outras partidas do ano. O time fechará os espaços na defesa e buscará ser eficiente no ataque para não vacilar quando o adversário der alguma brecha. Mesmo se for apenas uma. Das sete vitórias do time na temporada, cinco foram por 1 a 0.