domingo, agosto 07, 2016

Com 21 chefes de facção a bordo, avião da Polícia Federal deixa o RN.

Os 21 detentos apontados como chefes de uma facção criminosa que reivindica os ataques ocorridos nos últimos dias no Rio Grande do Norte deixaram o estado na manhã de ontem sábado (6) em um avião da Polícia Federal. Algemados, eles embarcaram com destino aos presídios federais de Catanduvas (PR), Campo Grande (MS) e Porto Velho (RO). A aeronave decolou do Aeroporto Internacional Aluízio Alves às 10h.

A transferência dos presos deveria ter sido feita ainda na tarde desta sexta-feira (5), mas o voo foi cancelado porque se verificou que 7 detentos que seriam levados para o Paraná ainda não tinham recebido autorização da Justiça para ingresso no presídio de Catanduvas. O impasse só foi resolvido às 17h30, quando a Secretaria de Justiça e da Cidadania do RN foi comunicada que a autorização para a transferência dos presos estava liberada. Em razão do horário, e de um novo plano de voo que precisaria ser feito, o secretário Wallber Virgolino informou que os presos voltariam para a Penitenciária Estadual de Parnamirim, na Grande Natal. E foi o que aconteceu. Via G1/RN.

PM retira 12 torcedores de jogo no Mineirão após protesto contra Temer.

No final do primeiro tempo da partida entre Estados Unidos e França, pelo grupo G, do torneio feminino de futebol dos Jogos Olímpicos, no Mineirão, a Polícia Militar de Minas Gerais retirou 12 torcedores das cadeiras do estádio. Eles não puderam acompanhar o restante do jogo que terminou com vitória norte-americana e muito menos o jogo da sequência, entre Colômbia x Nova Zelândia. O motivo não foi briga ou ameaças, mas por fazerem protesto político contra o presidente interino Michel Temer.

Munidos de cartazes com os dizeres "back democracy", esses torcedores formaram a fase "Fora Temer". Cada camisa continha uma letra, como explica o economista Eduardo Ferreira, um dos torcedores retirados do Mineirão.

"Nós já temos feito outras ações, em jogos do Atlético também. Dessa vez fomos com as camisas, cada uma com uma letra e que formava 'Fora Temer'. Até uma senhora de 82 anos estava conosco. Nos posicionamos na ordem correta das letras e logo fomos muito bem recebidos. O mais legal é que muita gente com cartazes avulsos e conseguimos gritar "Fora Temer" até ficarmos roucos", disse Ferreira, que ainda explicou como tudo ocorreu.

"Os seguranças vieram e falaram que não poderíamos ficar. E não queríamos brigar, estávamos acompanhados de muitas senhoras e tinha até uma criança de oito anos. Entregamos os cartazes primeiro e depois a polícia veio nos retirar. Embaralhamos as letras, para continuar dentro do Mineirão, mas não aceitaram. Nos retiraram mesmo assim. Foram dois polícias que vieram conversar, mas no túnel, sem as imagens das câmeras, estava cheio de policiais. Até tentaram nos qualificar, mas não teve como. Tirei a camisa com a letra e coloquei a do Galo, então não tinha motivo para me qualificar. Como não tinha mesmo, fomos embora", completou o economista.

Embora não exista uma confirmação oficial e documentada do que ocorreu, testemunhas relataram toda a ação. Caso do metalúrgico Jan Rujner, que embora estivesse com cartaz e camisa com os dizeres "Temer jamais", não fazia parte do grupo retirado do Mineirão.

"Eles levantaram com as camisas e receberam o apoio de muita gente. Muitos vieram tirar fotos. Como a torcida ficou muito inflamada com a situação, tiraram o pessoal do local. Mesmo com muita gente filmando e questionando que aquilo não poderia ocorrer, a polícia retirou o pessoal. Não teve violência, era um pessoal mais velho e que não resistiu". Via Bol.

Programa do Leite do RN passa por fiscalização do IDIARN.

O Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (IDIARN) está intensificando a fiscalização do Programa do Leite em todo o estado. A operação visa garantir a qualidade e sanidade do leite fornecido pelos produtores aos laticínios.

A fiscalização está sendo feita duas vezes por mês por uma equipe do Idiarn. De acordo com o diretor de Defesa de Sanidade Animal, veterinário Renato Dias Maia, o objetivo é cruzar informações dos fornecedores de leite com o banco de dados do Idiarn para verificar se estão cadastrados e em dia com a vacinação contra a febre aftosa.

“Estão sendo fiscalizados os fornecedores de laticínios e dos postos de entrega de leite. Com isso, garantimos a qualidade do leite desde a sua produção, manipulação e na entrega dos beneficiários”, atesta Renato Maia.

Análises: As amostras do leite coletado são enviadas para análises no Laboratório Central do Rio Grande do Norte (LACEM). Em breve o material também será analisado no Laboratório da Ufersa, numa parceria do projeto RN Sustentável, SAPE e Idiarn.

Nos testes de laboratório são feitas a contagem das células somáticas, coliformes, acidez, densidade e outros materiais, para verificar a qualidade e sanidade do leite.

No embalo de Marta, Brasil goleia Suécia e garante vaga; Cristiane sai lesionada.

Goleada, classificação, show da capitã, recorde e preocupação. Teve de tudo no passeio da seleção brasileira diante da Suécia no torneio de futebol feminino da Olimpíada. De pé, o Engenhão reverenciou Marta e companhia, que proporcionaram um verdadeiro espetáculo para o bom público presente. A capitã marcou duas vezes, assim como Bia, no 5 a 1 contra as europeias, que garante a vaga antecipada na próxima fase. Cristiane completou a goleada, se isolou como a maior artilheira da história dos Jogos Olímpicos, com 14 gols marcados, mas deixou o campo apoiada no fisioterapeuta, com dores musculares.

Jovem tenta se esconder em baixo de carro após ser baleado e acaba morto em Natal/RN.

Roberth Luan Leonardo do Nascimento, de 23 anos, foi assassinado na tarde deste sábado (6), no loteamento Novo Horizonte, na zona Norte de Natal.

Segundo informações da Polícia Militar, a vítima caminhava em via pública, quando homens em um veículo ainda não identificado desferiram vários disparos contra ele que ainda tentou fugir, mas acabou morrendo escondido embaixo de um veículo.

Os atiradores acabaram fugindo do local sem serem identificados e os peritos do Instituto Técnico e Científico de Polícia (ITEP) e os Policiais da Divisão de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) realizaram os procedimentos de praxe no local. Via 190rn

Invicto em casa, ABC recebe Botafogo sonhando com liderança na Série C.

O ABC ainda não perdeu em casa nesta Série C do Campeonato Brasileiro. Na tarde deste domingo (7), o Alvinegro encara o Botafogo-PB, às 16 horas, sonhando em manter a escrita e chegar à primeira colocação do grupo A da competição.

Após 11 rodadas, o time potiguar ocupa a 4ª colocação, com 17 pontos, três a menos do que o líder Remo-PA, que venceu o River-PI por 1 a 0, neste sábado (6).

Para o duelo deste domingo, o técnico Geninho não poderá contar com o atacante Jones, artilheiro abecedista na competição, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Em seu lugar, o comandante alvinegro deve optar por Echeverria. Ainda no ataque, Nando volta na vaga de Caio Mancha.

Outro que desfalca o ABC por suspensão é o lateral direito Filipi Souza. Marrone assume a vaga.

Saiba quando estreia “Corre e Costura” o novo reality do SBT.

O SBT seguirá apostando nos realitys shows, tanto que no último sábado (06/08) a emissora bateu o martelo, e definiu a data de estreia de uma nova atração do gênero. Se trata do “Corre e Costura” que já é exibida na TV paga través do Fox Life.

A nova atração do SBT será exibida por ninguém menos que o famoso estilista Alexandre Herchcovitch, sobre a data de estreia ficou marcado para o próximo sábado (27/08) às 19h15. Com a nova estreia o seriado “Chaves”, acabará perdendo meia hora de sua duração.

Diferente de outros realitys nesse os participantes produz peças de roupas exclusivas e sob medidas para uma pessoa em seu domicílio. No SBT a expectativa é grande para ver os resultados da atração, que tem como meta registrar no mínimo 6 pontos de média.

sábado, agosto 06, 2016

Carreata de apoio às forças de Segurança do RN toma conta das ruas de Natal neste sábado.

Em apoio à Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros, agentes penitenciários e demais forças de Segurança do Rio Grande do Norte, um grupo de potiguares realizou, nesta manhã de sábado (6), uma carreata que saiu do Centro de Convenções e terminou no quartel da PM.

De acordo com Gustavo Negreiros, um dos participantes, o ato contou com cerca de 200 carros. Ao final do percurso, o grupo prestou homenagem aos policiais no quartel.

“Foi uma manifestação apartidária, de apoio aos agentes de Segurança, que estão empenhados em proteger a população desta onda de violência”, declarou Negreiros.

Durante a carreata, os manifestantes exibiram faixas e buzinaram para chamar atenção da população para a causa.

Em João Câmara/RN deputados Ricardo Motta e José Dias prestigiam convenção de Lana e Mestre Raimundo.

Os deputados estaduais Ricardo Motta e José Dias marcaram presença na Convenção do PSD que homologou as candidaturas de Lana Leite para prefeita e M

Foi uma convecção sem luxuria, de pessoas simples, porém com muita vibração. Para os observadores políticos de plantão, a jornalista Lana Leite passou no teste de aprovação junto ao público presente.

Em João Câmara/RN candidaturas de Lana Leite e Mestre Raimundo são homologadas em convenção.










Ficou para o último dia de prazo para realização das convenções, o anúncio oficial da pré-candidatura de Lana Leite para prefeita de João Câmara/RN substituindo sua genitora, a ex-prefeita Gorete Leite.  As candidaturas de Lana Leite e Mestre Raimundo como vice-prefeito foram homologadas em convenção realizada na quadra de esportes da Escola Estadual Antônio Gomes na noite de ontem sexta-feira(5).

A grande protagonista da convenção foi, sem sombra de dúvida, a mãe da candidata a prefeita, ex-prefeita de João Câmara/RN, Gorete Leite, pessoa de conduta ilibada em toda região do Mato Grande,  que quando chegou ao local da convenção e discursava foi aplaudida, foi ovacionada, demonstrando ser realmente uma lenda viva na política camarense. Sem sombras de dúvidas,  a ex-prefeita ainda continua  muito querida pelo povo.  

Na ocasião foram homologados também as candidaturas dos postulantes a Câmara Municipal. O evento reuniu um grande número de convencionais e populares.

Fábio Faria apresenta projeto para instalar bloqueadores em todos os presídios do Brasil.

Em meio às medidas que vem sendo adotadas pelo governo do Rio Grande do Norte, o deputado federal Fábio Faria (PSD-RN) decidiu reforçar a ideia levando-a para todo o Brasil. O parlamentar apresentou um projeto de lei na Câmara Federal para que seja feito o bloqueio de sinal de celular em todos os presídios do país. 

“São nas prisões onde funcionam os escritórios do crime, onde está o comando. Com esta lei em vigor, vamos acabar com essa articulação e, consequentemente, diminuir os índices de criminalidade”, afirma o deputado. Para ele, a atitude do governo no Rio Grande do Norte serviu de exemplo para outros estados do Brasil. “O governador Robinson Faria e sua equipe estão enfrentando a criminalidade com decisões firmes, corajosas, e a população só tem aprovado. Está mais do que na hora de estender essa ação”, acrescenta.

O projeto de lei determina a instalação de bloqueadores de celular e aparelhos de radiocomunicações em todas as unidades prisionais do Brasil que tenham mais de 50 detentos.

23 anos depois, Candelária troca chacina por pira. E acesa por jovem negro.

Cerca de meia hora depois de Vanderlei Cordeiro acender a pira olímpica no Maracanã, uma outra, denominada "pira do povo", se iluminava no centro do Rio de Janeiro. Jorge Gomes, de 14 anos, foi o responsável por atear fogo ao objeto que representará os Jogos Olímpicos enquanto eles estiverem na Cidade Maravilhosa. Jovem, negro e nascido no morro da Mangueira, ele apareceu sorridente para o mundo todo com a Igreja da Candelária ao fundo. É o mesmo local que, 23 anos atrás, foi palco de uma chacina que matou oito e feriu outras dezenas de pessoas que dormiam na rua. As vítimas eram, em sua maioria, jovens e negros.

O ato é simbólico. Em 1993, o Rio de Janeiro foi notícia no mundo todo porque um grupo de policiais, irritado com meninos de rua que haviam quebrado o vidro de uma viatura na tarde anterior, atiraram contra cerca de 70 jovens que dormiam nas cercanias da igreja, no centro do Rio.

A chacina da Candelária, como o episódio ficou conhecido, levou pessoas às ruas, mobilizou movimentos sociais e transformou o Rio de Janeiro em um exemplo de cidade violenta. Em 2013, quando o massacre completou 20 anos, o papa Francisco esteve na cidade para a Jornada Mundial de Juventude. Em seu discurso a um grupo de jovens detentos, repetiu as palavras de ordem que marcaram o episódio: "Candelária nunca mais!".

Os policiais responsáveis pela chacina só foram identificados porque Wagner dos Santos, à época com 21 anos, sobreviveu a quatro tiros e conseguiu fazer um retrato falado dos autores. Três policiais militares foram condenados a, somados, mais de 200 anos de prisão – cumpriram menos de 20. Wagner sofreria um atentado um ano depois e teve de se mudar para a Europa, inserido em um programa de proteção a testemunhas. Segundo sua irmã, é atormentado até hoje por pesadelos com a noite fatídica e sofre com uma série de sequelas dos ferimentos.  

Hoje, o palco do horror que atormenta Wagner tem outra cara. A região faz parte da revitalização do centro que foi promovida por conta da Rio-2016. Com a "pira do povo" acesa durante todos os dias dos Jogos no chamado "boulevard olímpico", a cidade convida seus turistas a conheceram uma outra Candelária, que se pretende bem diferente daquela que foi palco do horror há duas décadas.

A escolha de Jorge não foi aleatória. A organização da Rio-2016 chegou ao seu nome por conta da Vila Olímpica da Mangueira, projeto social da escola de samba homônima que oferece aulas de vários esportes, entre eles o atletismo praticado pelo eleito. "Ligaram para o Chiquinho [da Mangueira, presidente da escola] e pediram um atleta mulatinho e que tivesse 14 anos", explicou Edileuza Medeiros, técnica do jovem e responsável pela indicação.

Nascido no morro da Mangueira, Jorge viveu em abrigos até os oito anos, quando foi adotado pela mãe Ana Oliveira. A notícia da participação no acendimento da pira veio a dois dias do evento, e nenhum deles parecia acreditar muito no que havia acontecido quando o fogo já iluminava a praça XI. "Nunca imaginava que isso poderia acontecer", disse o garoto. "Eu estou em êxtase, babando demais. A emoção dele é contagiante", disse Ana. Via Bol.

Em atitude inédita Wesley Safadão decide não ir mais em programas de TV.

Wesley Safadão é um dos maiores nomes da música na atualidade, o cantor é considerado um fenômeno e arrasta uma legião de fãs por onde passa. O recém casado também segue com o maior cachê do país e é bastante disputado em programas na televisão.

Porém Safadão está de olho na sua imagem, e junto com o escritório que cuida da sua carreira decidiu dar um tempo na exposição. A ideia é preservar ao máximo a imagem de Wesley para que público não se canse de vê-lo , segundo informa o colunista Leo Dias, o cantor só deverá aparecer em algum programa de TV em 2017.

A unica exceção que Safadão abrirá vai ser no show de Roberto Carlos no fim de ano, em breve Wesley vai lançar um novo DVD que não terá tanta divulgação como os outros, a estratégia é que ele fique um tempo sumido para voltar com tudo no próximo ano.

Assaltante morre após atirar na perna de refém na frente da Polícia Militar.

Um assalto na noite de ontem sexta-feira (5), em uma Farmácia na Avenida Abel Cabral, em Nova Parnamirim, resultou em um assaltante morto e um funcionário baleado. Edfwardo Chystian de Azevedo Moura, de 38 anos estava realizando uma série de assaltos naquele bairro, quando a Polícia Militar em uma ação rápida conseguiu localizar o assaltante, no momento em que ele realizava um assalto a rede de farmácia Drogazil.

Ao perceber a chegada da PM, o infrator fez um funcionário de refém e acabou atirando na perna da vítima, o que obrigou aos policiais que revidassem, em legítima defesa do cidadão. O infrator, acabou sendo atingido no peito e não resistiu ao ferimento e morreu ainda no local do crime.

A vítima foi socorrida ao Hospital Walfredo Gurgel, para receber atendimento médico e passa bem. Já o criminoso, foi encaminhado ao Instituto Técnico e Científico de Polícia (ITEP), para os procedimentos de necropsia e deve ser liberado para sepultamento nas próximas horas. Todo material roubado foi apreendido e devolvido a população, que aplaudiu a ação dos policiais. Via 190rn.

Imprensa internacional elogia cerimônia de abertura da Rio 2016.




A imprensa internacional acompanhou com atenção a cerimônia de abertura da Rio 2016, que foi comentada em tempo real nos principais sites de notícias do mundo. Na maior parte deles, a festa rendeu elogios.

O argentino El Clarín disse que o Rio vibrou com uma festa cheia de música, cores e esporte. "A cerimônia de abertura foi uma exibição à altura da Cidade Maravilhosa. Havia ritmo e beleza em cada passo no estádio do lendário Maracanã", avalia a publicação.

O norte-americano The New York Time disse que a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro chegou "como um salve" após todas as crises, políticas e econômicas, que o país enfrentou durante a organização dos jogos. Segundo a publicação, a festa disfarçou "as feridas por algumas horas e deixou os brasileiros celebrarem tudo".

O jornal francês Le Monde chamou a cerimônia de inovadora e destacou que a abertura foi marcada por uma celebração da música brasileira. O jornal citou que o presidente interino do Brasil Michel Temer, ao falar no evento, foi recebido por vaias de uma parte "importante" do estádio do Maracanã.

Na página de cobertura ao vivo da BBC inglesa, o veículo se referiu à cerimônia como um "show espetacular".

O inglês The Guardian destacou que há um contraste interessante entre a abertura da Rio 2016 e dos jogos de Beijing em 2008 e em Londres, em 2012. As duas cerimônias anteriores abordaram a história dos países-sede, enquanto no Rio a mensagem passada é de que "é preciso fazer algo sobre o meio ambiente ou podemos não ter muitos Jogos Olímpicos para celebrar no futuro". 

A partir deste sábado (6) começam vedações de propaganda eleitoral no rádio e na TV.

A partir deste sábado (6), de acordo com a legislação eleitoral, as emissoras de rádio e televisão não poderão transmitir em programação normal ou noticiário, ainda que sob a forma de entrevista jornalística, imagens de realização de pesquisa ou de qualquer outro tipo de consulta popular de natureza eleitoral em que seja possível identificar o entrevistado ou que haja manipulação de dados.

A Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97) e a Resolução nº 23.457/2015 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também vedam às emissoras veicular propaganda política ou difundir opinião favorável ou contrária a candidato, partido, coligação, seus órgãos ou representantes, além de tratamento privilegiado a candidato, partido ou coligação.

Outra proibição é veicular ou divulgar, mesmo que dissimuladamente, filmes, novelas, minisséries ou qualquer outro programa com alusão ou crítica a candidato ou partido político, exceto programas jornalísticos ou debates políticos. A legislação também proíbe a divulgação de nome de programa que se refira a candidato escolhido em convenção, ainda quando preexistente, inclusive se coincidente com o nome do candidato ou com a variação nominal por ele adotada. Sendo o nome do programa o mesmo que o do candidato, fica proibida a sua divulgação, sob pena de cancelamento do respectivo registro.

Os crimes na área eleitoral também são de ação penal pública. Desta forma, apenas o Ministério Público está autorizado a oferecer denúncia ao Judiciário por crime eleitoral. Os crimes eleitorais e as respectivas penas estão previstos nos artigos 289 a 364 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965). Os artigos 355 a 364 do Código Eleitoral definem como é o processo das infrações.

O especialismo de Gisele Bündchen está em ser extraordinariamente comum.

Apesar de ser casada com Tom Brady, um dos maiores jogadores de futebol americano, o mundo do esporte parece não estar acostumado com Gisele Bündchen e a sensação de especialismo que esse furacão deixa por onde passa. 
 
As peculiaridades envolvendo a comitiva da brasileira, o profissionalismo extremo da übermodel, além de sorrisos arrancados por seu carisma são alguns aspectos que são comuns para quem trabalha com moda, mas podem surpreender os quem atuam em outras áreas e até fãs.
 
Nesta sexta-feira (5), vestida em um belo e prateado longo com superfenda central assinado pelo estilista brasileiro Alexandre Herchcovitch, Gisele desfilou ao som de "Garota de Ipanema" na cerimônia de abertura da 31ª edição dos Jogos Olímpicos, no Maracanã, Rio de Janeiro. 
 
O famoso caminhar na "mais longa passarela em que já esteve" -como ela mesma definiu horas antes do evento- começou com as primeiras notas no piano de Daniel Jobim, neto de Tom e autor do clássico da MPB ao lado de Vinícius de Moraes, e terminou com a aprovação da garota de Ipanema original Helô Pinheiro.
 
Mas as curiosidades envolvendo o dia de Gisele na capital carioca não foram mostradas pelas inúmeras emissoras de TV que transmitiram a festa em todo mundo.

Show de luzes e mistura de ritmos dão o tom da abertura da Rio 2016.

Como haviam adiantado os diretores criativos da cerimônia de abertura, projeções e luzes foram os principais recursos tecnológicos utilizados na abertura dos Jogos Olímpicos. As projeções no chão do Maracanã criaram efeitos muito aplaudidos pelo público, como o voo do 14 Bis sobre o Rio de Janeiro, a transformação da floresta em um país tomado por plantações e grandes cidades e os traços arquitetônicos de Oscar Niemeyer no caminho da “Garota de Ipanema” Gisele Bündchen.

Os diretores criativos do espetáculo Daniela Thomas, Andrucha Waddington e Fernando Meirelles  haviam anunciado que o recurso seria a grande aposta da cerimônia, devido a limitações impostas pelo estádio do Maracanã.

Ao contrário das aberturas anteriores, o Maracanã não é um estádio olímpico (não tem pista de atletismo), o que reduz o espaço disponível. O estádio também tem muitos lugares no nível do campo, o que impede que palcos elevados sejam montados para que equipamentos e acessórios possam ser retirados dos subsolos e escondidos depois. Para completar, o Maracanã tem portas de menos dois metros de altura, o que inviabiliza a entrada de grandes alegorias ou estruturas.

Todas essas dificuldades se somam ao orçamento reduzido da cerimônia do Rio. O valor não foi divulgado, mas, segundo os seus organizadores, é bem menor que das edições anteriores. O produtor executivo da cerimônia, Marco Balich, disse que Atenas foi marcante por ter sido clássica, Pequim teve uma abertura grandiosa, Londres fez uma festa inteligente e o Rio seria lembrado por uma cerimônia descolada. “É a festa mais legal em que eu trabalhei”, disse ele, que também produziu a abertura dos Jogos de Inverno de Socchi, na Rússia.

Temer é vaiado durante abertura da Olimpíada no Rio.

O presidente em exercício, Michel Temer, foi vaiado durante a cerimônia de abertura da Olimpíada, na noite de ontem sexta-feira (5), no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. (veja acima no vídeo da transmissão da abertura)

Na parte final da cerimônia, sob muitas vaias e alguns aplausos, Temer assumiu o microfone e falou a frase que abre oficialmente os jogos. 

No início do evento, ele não havia sido anunciado. Pelo protocolo, o nome do presidente do país-sede é anunciado junto com o do presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), mas apenas Thomas Bach foi anunciado antes do hino nacional.

A assessoria de Temer afirmou que o presidente em exercício não pediu à organização para não ser anunciado, e que todo o formato da cerimônia foi definido pelo COI. Inicialmente, havia a informação de que Temer tinha pedido para não ter o nome anunciado.

Segundo o "O Globo", no guia de mídia entregue aos jornalistas antes do evento, estava prevista a "apresentação dos presidentes" do COI e do Brasil, mas Temer ficou de fora do anúncio. Na semana passada, ele disse estar "preparadíssimo" para receber vaias na cerimônia de abertura.

Durante o dia, ocorreu em Copacabana um protesto que pedia a saída de Temer e a volta da presidente afastada Dilma Rousseff. Por causa da manifestação, o trajeto da tocha olímpica precisou ser alterado.

Juiz debate cidadania e educação na Comissão de Responsabilidade Social da FIERN.

A Comissão Temática de Responsabilidade Social (CORES/FIERN), presidida pela Diretora da Federação das Indústrias, Conceição Tavares, realizou na tarde de quinta-feira (4), na Casa da Indústria, mais uma reunião ordinária. A discussão girou em torno da questão da cidadania, onde o Juiz da Comarca de Natal, Jarbas Bezerra, fez palestra sobre “Educação Cidadã”.

Ele tratou sobre diversos assuntos relacionados à cidadania, da vida das pessoas em sociedade. Contou casos e exemplos de sucesso, e também abordou limites na educação e trabalhos que precisam ser realizados em prol do social.

“Fizemos uma pesquisa recentemente. E nesse estudo, os dados indicaram que todos os países; e eu digo em todos os países mesmo, ao contrário do Brasil, têm a cultura do unir os poderes para trabalhar em conjunto para resolver os problemas sociais”, disse.

Jarbas falou ainda da desagregação do ensino público, disse que sempre estudou em escola pública e que hoje a realidade é outra. “O nosso país nunca foi tão deseducado na área social como é nos dias de hoje”, enfatizou.

VIRA-VIDA – Na abertura do evento, que contou também com a participação da vereadora de Natal, Eleika Bezerra, o Superintendente do SESI, Juliano Martins, falou sobre o Projeto Vira Vida, e da luta para torna-lo uma política pública. “Pedimos seu apoio para que possamos alcançar esse objetivo, tendo em vista a importância do projeto e das vidas que já foram transformadas por ele”, afirmou.

Ele informou que no Rio Grande do Norte um total de 529 jovens foram atendidos pelo Projeto, sendo que desse total 65% foram inseridos no mercado de trabalho.

O evento contou com a participação de empresários, coordenadores e alunos do Projeto Vira Vida.

sexta-feira, agosto 05, 2016

Homem se queixa de dor de estômago e descobre que tem 88 pedras nos rins.

Um homem teve 88 pedras nos rins removidas depois de chegar ao hosptal com dores no estômago.Haydar Eskicioglu, 65, a partir Cerkezkoy na Turquia, foi para o hospital reclamando de uma “dorzinha”, mas logo foi levado às pressas para a cirurgia depois que os médicos perceberam que era muito mais grave.

Cirurgião e urologia especialista Huseyin Korucu, disse: “Nosso paciente tinha visitado um hospital havia 15 anos”. O paciente não visitou um médico de novo até agora, porque ele tinha não tinha queixas “.Mas depois de um ultrassom e uma tomografia computadorizada, cgeram a localizar uma pedra de 15 centimetros.
 
O cirurgião acrescentou: "Nós removemos todas as pedras nos rins do nosso paciente ."Durante a análise que fizemos após a cirurgia foi detectado que o rim produziu muita urina e nosso paciente é saudável novamente.”

Sr. Eskicioglu, que agora está com a saúde em dia, disse: “Foi um choque, mas estou feliz agora estou saudável novamente.”

RN Vida inscreve para novas turmas de esporte, música, dança e artes plásticas.

O Centro Integrado de Esporte e Cultura RN Vida, coordenado pelo Gabinete Civil do Governo do Estado, está com vagas abertas para novas turmas de natação, judô, futsal, vôlei, jiu-jitsu, karatê, ginástica rítmica, ginástica aeróbica, capoeira, dança, música e artes plásticas. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira no Caic, em Lagoa Nova, e são destinadas a crianças e adolescentes da rede pública de ensino, que tenham faixa etária entre 7 e 16 anos.

O projeto conta com professores de educação física cedidos pela Secretaria de Educação do Estado; além de um convênio com o Sistema Fecomércio RN, por meio do SESC/RN, que disponibiliza professores de música, esporte, instrumentos musicais e o fardamento das crianças. O Centro conta, ainda, com professores de arte e uma psicóloga, além de estagiários voluntários de educação física.

Para fazer a matrícula, os interessados devem se dirigir ao RN Vida, das 8h às 17h, portando os seguintes documentos: declaração de matrícula da escola, originais e cópias da identidade do responsável e do aluno, original e cópia do comprovante de residência. As vagas são limitadas e mais informações podem ser obtidas através do (84) 3232-4002.

Atualmente, cerca de 600 crianças participam do projeto que é voltado para atividades complementares da formação educacional, alicerçado pela consolidação de valores éticos, morais e de solidariedade humana. Via PnoAR.

UFRN nomeia 18 novos servidores técnico-administrativos.

O Diário Oficial da União publicou, na última quinta-feira, 4, a nomeação de 18 novos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Os novos funcionários foram nomeados para diversos cargos do quadro da UFRN, como administrador, enfermeiro, engenheiro civil, farmacêutico, assistente e auxiliar em administração.

Os nomeados têm prazo de 30 dias, contados a partir da data de nomeação, para apresentar a documentação necessária e realizar os procedimentos de empossamento. Dentro do prazo máximo de 15 dias os profissionais devem entrar em efetivo exercício. A lista completa dos servidores nomeados está disponível aqui.

Servidores públicos têm reajuste
Ainda no dia 4 de agosto, o Diário Oficial da União também sancionou as leis aprovadas pelo Senado Federal no último dia 12 de julho. Os trâmites tratam de reajustes salariais de variadas categorias que envolvem servidores públicos federais.

Estão disponíveis, neste link, as tabelas com os reajustes direcionados aos docentes, técnico-administrativos e auxílios saúde, pré-escolar e alimentação com variações de 5,5% em agosto de 2016 e 5% no início de 2017. Os índices já são aplicados na folha de pagamento do mês de agosto com efeito financeiro no início de setembro.

Bebê morre após mãe dar colher de sal a ela no intuito de voltar com o ex-namorado.

Uma menina de somente 1 ano e cinco meses faleceu, nesta quarta-feira (3), após ingerir uma colher de sal dada pela mãe e desenvolver hipernatremia (quando há excesso de sódio no sangue). A  mulher foi presa na Carolina do Norte, Estados Unidos.

De acordo com a emissora “WYFF”, a pequena foi encaminhada a um hospital após desenvolver um quadro de convulsões e febre alta, no último domingo (31). Após testes, ela foi diagnosticada com um caso grave de intoxicação por sal.

Kimberly, a mãe, admitiu que deu uma colher de sal à pequena Peyton Martines, que tem uma irmão gêmea e um irmão mais velho – ambos sob custódia do governo norte-americano. O advogado da assassina disse, segundo a “NBC News”, que ela sabia que o sal faria mal à pequena e tomou essa atitude para chamar atenção do pai da criança, de quem estava separada.

A moça foi acusada de abuso infantil, mas poderá responder também por homicídio e pegar até 20 anos de prisão.

Professor da Escola de Música da UFRN lança o livro A Cidade e o Artista.

O compositor e professor da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN) Danilo Guanais lança, nesta sexta-feira, 5, a obra A Cidade e o Artista. O evento será realizado no hall da EMUFRN, às 18h.

O livro apresenta um estudo do professor acerca de um acervo de partituras e outros documentos, encontrados na cidade de Assu, do músico Samuel Sandoval, que durante sua trajetória deixou mais de 2.000 manuscritos musicais. Entre as obras estão dezenas de valsas, polcas, dobrados, fox-trot, sambas, modinhas, quadrilhas, tangos, marchas e hinos.

O estudo do professor Danilo Guanais expõe e comenta detalhadamente as obras, incluindo referências à história do compositor, seu estilo e sua cidade, enriquecidas pelas entrevistas com familiares do compositor. A obra A Cidade e o Artista conta com o apoio da Escola de Música da UFRN.

Convenção homologa candidaturas de Aldo e Aldeci para prefeito e vice de João Câmara/RN.

Em convenção realizada ontem quinta-feira (04) na Câmara Municipal de João Câmara/RN, o PCdoB homologou as candidaturas de Aldo Torquato para prefeito e Aldeci Inácio para vice-prefeito de João Câmara/RN no pleito de 2 de outubro.  A coligação conta com quatro partidos: o PCdoB, PR, PT e PV. Na ocasião também foram homologadas as candidaturas a vereador.

Participaram da convenção, o vereador de Natal George Câmara, representando a direção estadual do PCdoB, o ex-deputado Júnior Souto, representando a senadora Fátima Bezerra.

Professores da UFRN publicam artigo em revista internacional.

O Jourrnal of Applied Physics, revista eletrônica do American Institute of Physics, publicou o artigo Controlling resonant tunneling in graphene via Fermi velocity engineering, realizado pelos professores Luiz Felipe Pereira e Claudionor Gomes Bezerra, do Departamento de Física Teórica e Experimental (DFTE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em coautoria com Jonas Lima.

O artigo foi capa da edição de junho e é resultado do projeto de pós-doutorado de Jonas, que é docente na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e teve auxílio dos professores da UFRN. O trabalho aborda a condução de eletricidade no grafeno, uma das formas cristalinas do carbono, assim como o diamante e o grafite, mas com a espessura de apenas um átomo. Acredita-se que o grafeno possa substituir o silício na fabricação de dispositivos eletrônicos nos próximos anos.

Na publicação, os pesquisadores da UFRN mostram como é possível controlar a condução de eletricidade no grafeno por meio de modificações na estrutura eletrônica do material. Este resultado é importante para a construção de dispositivos eletrônicos como diodos e transistores.

Journal of Applied Physics
A revista eletrônica é publicada pelo American Institute of Physics desde 1931 e atualmente é considerada por pesquisadores como o segundo maior fator de impacto na área de física aplicada, ficando atrás apenas do Applied Physics Letters, publicada pelo mesmo Instituto.

Essa é a primeira vez que uma pesquisa da UFRN é escolhida para a capa da publicação.

Ônibus operam normalmente nesta sexta-feira.

O sistema de transporte público funciona com 100% da frota desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira (05) e seguirá assim até o fim do dia. A informação é da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU). Com o retorno da normalidade, as linhas começaram a circular dentro do previsto, às 4 horas – a exceção das linhas da Conceição, que começaram às 5 horas –, e devem realizar as últimas viagens por volta das 23 horas.

De acordo com Clodoaldo Cabral, que é secretário adjunto de Transportes da pasta, o funcionamento a partir de agora ocorrerá normalmente, caso não aconteçam novos ataques. “A operação do transporte foi acertada com o SINTRO [Sindicado dos Trabalhadores no Transporte Rodoviário], o SETURN [Sindicado das Empresas] e a Guarda Municipal, em comum acordo, para evitar mais prejuízos para população”, afirmou.

Escolta dos Corujões
Na madrugada desta quinta-feira (04) para esta sexta-feira (05), as cinco linhas corujão operaram com escolta da Guarda Municipal de Natal (GMN), nas duas viagens realizadas. “Nosso objetivo é que o cidadão natalense tenha uma volta tranquila e segura para casa”, ressaltou Michel Dantas, comandante da GMN.

Após a operação de escolta, a Guarda Municipal deu apoio – junto com os agentes de mobilidade da STTU – a saída dos ônibus das garagens, garantido a segurança do transporte. Via PnoAR.

Prazo para realização de convenções partidárias termina nesta sexta-feira (5).

Termina nesta sexta-feira (5) o prazo para os partidos políticos realizarem convenções para a escolha de candidatos a prefeito, vice-prefeito ou vereador e definição de coligações para as eleições de outubro. O período de realização das convenções começou em 20 de julho. A regra está prevista na Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições), no Calendário Eleitoral de 2016 e na Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.455/2015.

A Reforma Eleitoral 2015 (Lei n° 13.165) mudou a data para a escolha dos candidatos pelos partidos e para deliberação sobre coligações. O prazo antigo determinava que as convenções partidárias deveriam ocorrer de 10 a 30 de junho do ano da eleição. Além disso, a reforma alterou o prazo (que passou de 60 para 30 dias) para o preenchimento das vagas remanescentes no caso de as convenções partidárias não conseguirem indicar o número máximo de candidatos.

Cotado para acender a pira olímpica, Pelé diz que está fora da Abertura.

Por comunicado oficial, Pelé afirmou que está fora da Cerimônia de Abertura da Olimpíada do Rio de Janeiro. O Rei do Futebol disse que não está em condições físicas de participar do evento nesta sexta-feira à noite, no Maracanã. Apesar de não confirmado oficialmente, ele era o mais cotado para acender a pira olímpica, numa das partes mais esperadas do evento.

Confira a nota oficial:
"Queridos amigos, Só Deus é mais importante do que minha saúde!
Em minha vida tive fraturas, cirurgias, dores, internações em hospitais, vitórias e derrotas, e sempre respeitando aqueles que me admiram. A responsabilidade das decisões é minha onde sempre procurei não decepcionar a minha família e o povo brasileiro.

Neste momento, eu não estou em condições físicas de participar da abertura da Olimpíada.
 
E como brasileiro, peço a Deus que abençoe a todos".

Pelé tem sentindo fortes dores no quadril - região pela qual passou por duas cirurgias nos últimos anos. Na quinta-feira passada, foi a uma consulta com um de seus médicos para exames de rotina, em São Paulo.

Prefeitura de Guamaré/RN abre Processo Seletivo Simplificado para preenchimento de vagas para o quadro dos serviços básicos.

A Prefeitura de Guamaré, abriu novo Processo Seletivo Simplificado Nº 002/2016, com o objetivo de selecionar é contratar profissionais para o quadro geral funcional da Prefeitura Municipal de Guamaré, que será coordenado pela Secretaria Municipal de Administração. O Processo Seletivo Simplificado para os cargos constantes no Anexo I, que visa à contratação temporária por prazo determinado, para atender as necessidades dos serviços básicos e essenciais desenvolvidos no âmbito do Município de Guamaré.

Serão ofertadas no Processo Seletivo Simplificado vagas para profissionais de nível fundamental, médio/técnico e nível superior, obedecendo aos requisitos exigidos no Edital, descritos no Anexo I. Os candidatos que aptos a participar do Processo Seletivo, deverão se dirigir ao Polo UAB – Polo presencial da Universidade Aberto do Brasil, que esta com endereço à Rua Manoel Lucas de Miranda, nº 23 no centro de Guamaré, o atendimento é realizado das 08 às 13 horas e das 14 às 17 horas, onde deverá preencher o formulário fornecido pela órgão.

Para classificar os candidatos haverá Avaliação de Títulos, de Aperfeiçoamento, Qualificação e Experiência Profissional. Este edital tem validade ate 31.12.2016, a conta da data de publicação da Homologação, podendo ser prorrogado por igual período. Confira o Edital AQUI. Via Guamaré news

RN envia para presídios federais 21 acusados de liderar ataques no Estado.

Vinte e um presos do Rio Grande do Norte acusados de liderar a série de ataques criminosos que atingiu Natal e 37 cidades do interior do Estado, desde o último dia 29, estão sendo transferidos, nesta sexta-feira (5), para presídios federais no Mato Grosso do Sul, em Rondônia e no Paraná.

Os escolhidos foram lideranças da facção criminosa Sindicato do Crime do RN, apontada como autora dos atentados, ocorridos um dia depois que bloqueadores de sinal de celular foram instalados no PEP (Presídio Estadual de Parnamirim), localizado na região metropolitana de Natal. O governo do Estado afirmou que em até 90 dias bloqueadores também serão instalados nas outras unidades prisionais potiguares.

A transferência foi autorizada pelo Departamento Penitenciário Nacional. Os presos estão sendo submetidos a exames de corpo de delito no Instituto Técnico Científico de Polícia, em Natal, para seguirem para o aeroporto de Natal, localizado em São Gonçalo do Amarante, região metropolitana. O horário do voo não foi informado ainda, mas eles já foram retirados do presídio de Parnamirim.

Entre os transferidos está João Maria dos Santos Oliveira, um dos líderes da facção. Ele estava foragido da Justiça desde dezembro do ano passado, quando saiu do PEP com um alvará de soltura falso. Oliveira foi preso no último domingo (31), em Parnamirim.

Cesta básica em Natal é a mais barata entre as capitais brasileiras, diz Dieese.

Natal tem a cesta básica mais barata entre as capitais brasileiras. É o que aponta o levantamento realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) divulgado nesta quinta-feira (4). De acordo com o Dieese, a cesta básica custa R$ 362,63 na capital potiguar. O estudo leva em consideração preços analisados durante o mês de julho.

De acordo com o levantamento, o custo do conjunto de alimentos básicos aumentou em 22 das 27 capitais do Brasil em julho. Na capital potiguar foi registrado um aumento de 2,98% na média dos preços em comparação ao mês anterior. No ano, o aumento foi de 16,06%.

Em Natal, o feijão foi o principal responsável pelo aumento dos preços. O produto aumentou o valor de venda em 14,96%. O leite (9,46%) e o arroz (6,18%) também contribuiram para o aumento.

O trabalhador natalense, cuja remuneração equivale ao salário mínimo, necessitou cumprir jornada de trabalho, em julho, de 90 horas e 40 minutos, maior que o tempo necessário em junho, de 88 horas e 02 minutos. Via g1/RN.

Atenção funcionários em educação do município de João Câmara/RN.

Hoje pela manhã em sua conta pessoal em uma rede social, a sindicalista e professora Egivânia Santos, fez um convite a categoria.

“Bom dia! Companheiros e companheiras trabalhadores em educação. Hoje 05 de agosto e não temos nenhuma previsão de pagamento referente ao mês de julho, dos trabalhadores do município de João Câmara/RN. Precisamos da união dessa categoria, para derrotar o mal. Vamos para luta, um bom lutador nunca é derrotado”. Falou Egivânia Santos.

Em João Câmara/RN pré-candidatos deixam convenções para o último dia.


O quadro político na cidade de João Câmara/RN, começa a se definir.  Situação e oposição marcaram suas convenções para esta sexta-feira, último dia de prazo para escolha de candidatos para o pleito de 2 de outubro. Segundo informações a disputa será entre Dr: Aldo Torquarto, Maurício Caetano e Gorete Leite.

As duas principais convenções ocorrem hoje, conforme convites publicados. Caso ás candidaturas venham a se confirmar a disputa deverá ser mesmo entre Maurício Caetano (situação) e a ex-prefeita Gorete Leite (oposição).

Papa canonizará madre Teresa de Calcutá em setembro.

A beata madre Teresa de Calcutá será canonizada no próximo dia 4 de setembro em cerimônia presidida pelo papa Francisco e que será realizada na Praça de São Pedro, confirmou nesta sexta-feira o Vaticano. 

A Santa Sé detalhou que o rito de canonização, decretada pelo pontífice no dia 15 de março, fará parte dos atos previstos nesse dia, além da realização da missa que começará às 10h30 locais.
Publicidade

Madre Teresa de Calcutá, fundadora da Ordem das Missionárias da Caridade, será canonizada um dia antes de se cumprirem os 19 anos de sua morte nessa cidade indiana e durante o Ano Santo Extraordinário da Misericórdia.

O anúncio da canonização de madre Teresa de Calcutá aconteceu em março passado depois que a Igreja Católica aprovou por unanimidade a "cura extraordinária" de um brasileiro em 2008 que estava em fase terminal por causa de graves problemas cerebrais, após a intercessão da futura santa.

Com a aprovação por parte do papa desse segundo milagre, requisito fundamental para a canonização, pôs fim a um processo pelo qual já foi beatificada em 2003, durante o pontificado de João Paulo II, que a definiu como "infatigável benfeitora da Humanidade".

Madre Teresa, que se chamava Gonxha Bojaxhiu, nasceu em Skopje (então território albanês) no dia 26 de agosto de 1910 e morreu em Calcutá (Índia) em 5 de setembro de 1997, e foi proclamada beata em 19 de outubro de 2003 em cerimônia na Praça de São Pedro do Vaticano.

Após uma semana, RN tem noite sem registro de ataques criminosos.

A onda de ataques criminosos no Rio Grande do Norte deu uma trégua. A Secretaria Estadual de Segurança Pública não registrou nenhum atentado - na capital e no interior - desde a madrugada de quinta-feira (4). De acordo com a Sesed, desde que começaram os atentados, no dia 29 de julho, foram registradas 107 ocorrências em 37 cidades do Rio Grande do Norte. Pelo menos 100 pessoas foram presas.

A última ocorrência oficialmente registrada pela Secretaria Estadual de Segurança Pública que tem relação com os ataques aconteceu na madrugada de quinta-feira (4) no município de Lagoa Salgada, onde dois quiosques foram incendiados.

Ônibus circulando
Nesta sexta-feira (5), os ônibus urbanos de Natal começaram a sair das garagens às 4h. De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município (Seturn), 100% da frota irá para as ruas. A previsão, segundo o sindicato, é de que a situação seja normalizada.

Os recentes ataques criminosos causaram prejuízos de R$ 2 milhões às empresas de transporte, segundo o Seturn. A frota de ônibus na capital potiguar é composta por 712 veículos, que são utilizados diariamente por mais de 700 mil pessoas. Via g1/RN.

A foto foi na Convenção do PT de Natal/RN.

O abraço apertado consola o futuro dando por um ex-presidente, poucas coisas na vida são tão fáceis de dar e receber, e têm tanto tanto poder para acalmar e confortar, como um abraço. Nele se calam desentendimentos, se confortam desesperos, e se reafirmam sentimentos de amor e amizade, nunca que um ex-presidente aqui no Brasil teria essa sensibilidade.

Jogos de futebol e futsal movimentam final de semana no Campus da UFRN,

Os jogos de futebol e futsal do Centro de Tecnologia (CT), do Centro de Ciência Sociais Aplicadas (CCSA) e da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) continuam neste final de semana. As modalidades acontecem no sábado e domingo, dias 6 e 7, nas unidades esportivas do Campus Central da UFRN.
 

Jogos do CT
As quartas de final da modalidade futebol masculino acontecem a partir do dia 6, no minicampo da UFRN, com as partidas Arquitetura x Engenharia Ambiental, às 9h40, e Engenharia Civil x Engenharia Elétrica, às 14h. No dia 07, domingo, ocorrem as partidas Engenharia Mecânica x Engenharia Têxtil, às 10h30, e Engenharia da Produção x Engenharia do Petróleo, às 14h.

 

Jogos do CCSA
A partida de futebol masculino entre Ciências Econômicas x Turismo ocorre no dia 7, a partir das 15h15, também no minicampo da universidade.

 

Jogos do ECT
Os jogos de futsal masculino ocorrem no Ginásio I da UFRN, a partir do dia 6, com as partidas A barca x Okisobrou, às 17h50; e Schalke x Vila CeT, às 18h40. E no dia 07 as disputas ocorrem entre Kceiteiros x Calangos Cet, às 8h; Cat’s x PFZ, às 8h50; Estudiantes x Diazepam, às 9h40; Juniors x River CeT, às 10h30; Laureados x Os panelas, às 11h20; e Fundação x Jubilados, às 17h50.

Abençoada no Cristo, tocha começa último dia de revezamento com Isabel.


A poucas horas da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, a chama e a tocha olímpica estão abençoadas. Debaixo dos braços abertos do Cristo Redentor, com a presença do cardeal-arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, e do padre Omar Raposo, reitor do Santuário do Cristo Redentor, acompanhados pelo prefeito Eduardo Paes, a tocha foi acesa nesta sexta-feira e começou seu último dia de revezamento nas mãos da ex-jogadora de vôlei Isabel, que participou dos Jogos de Moscou 1980 e Los Angeles 1984. Muito emocionada, Isabel chegou a chorar ao receber a chama olímpica.

Depois de Isabel, outros 189 condutores percorrerão cerca de 30 quilômetros. O revezamento que durou 95 dias contará com um total de 12.494 condutores, que terão percorrido 26 mil quilômetros por terra e visitado 325 cidades dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Ao longo desta sexta-feira, nomes do esporte como Dante (vôlei), Fernanda Keller (triatleta), Jacqueline Silva (vôlei de praia), Jairzinho (futebol), Sandra Pires (vôlei de praia) e Túlio Maravilha (futebol) irão conduzir a tocha, além de artistas como a cantora Simone, a carnavalesca Rosa Magalhães, o escritor Nelson Motta, os cantores Martinho da Vila e Jorge Ben Jor, e os apresentadores Márcio Garcia e Luciano Huck, entre muitos outros.

Antes de chegar ao Maracanã para a cerimônia de abertura e depois de passar pelo Cristo Redentor, a tocha olímpica visita o Palácio da Cidade, o bondinho do Pão de Açúcar, passa pela orla da Zona Sul e fechará o trajeto no Monumento aos Pracinhas, no Aterro do Flamengo, às 13h30, nas mãos do cavaleiro Rodrigo Pessoa. Via g1.

Ex-governadora Wilma de Faria homologa candidatura a vereadora de Natal/RN.

Wilma de Faria agora é oficialmente candidata a vereadora de Natal. A homologação aconteceu na tarde desta quinta-feira, 04, durante convenção conjunta do seu Partido Trabalhista do Brasil com o PSDB, PEN e PMB, no Cemure, na Cidade da Esperança, quando também foi apresentada a candidatura da deputada estadual Marcia Maia (PSDB) a prefeita e Luiz Gomes (PEN) a vice-prefeito, além de outros candidatos à Câmara Municipal.

“Estou aqui, porque estou vendo a necessidade da minha presença nesta eleição. Vamos ajudar todos os partidos que estão nesta aliança e vamos ajudar Marcia, porque a gente precisa fazer bons vereadores. Não é só o executivo que é importante não. O legislativo também é. E eu vou ter, como sempre tive, e as pessoas sempre falam, muita humildade. Eu vou ser, com todo gosto e com todo prazer, e com o apoio de vocês vereadora de Natal”, discursou Wilma.

A ex-governadora destacou também sua coragem e experiência pra ajudar a deputada. “Fui prefeita de Natal, eleita três vezes. Depois eu fui candidata a governadora e fui eleita duas vezes pelo povo do Rio Grande do Norte. Não foram fáceis as nossas campanhas. Já Marcia começou a trabalhar desde jovem em Mãe Luiza, com crianças e adolescentes, e depois deu show como secretária municipal de Assistência Social de Natal. Então, meus amigos, Marcia tem experiência e coragem”.

Festival de Gêmeos acontece sábado e reúne alunos da UFRN, IFRN e UNI-RN.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) sedia neste sábado, 6 de agosto, o I Festival de Gêmeos do Rio Grande do Norte. O evento é organizado pela Professora Fívia Lopes, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia do Centro de Biociências e pelo Professor Paulo Moreira, do Departamento de Educação Física da UFRN. O evento conta também com o apoio de alunos de doutorado, mestrado e graduação da UFRN, UNI-RN e IFRN.

De acordo com a professora Fívia Lopes, os estudos com gêmeos datam da década de 1960 e desde então abordam temas recorrentes nas mais diferentes áreas da ciência como psicologia, genética, epigenética, educação física, nutrição, fisioterapia e outras.

“O I Festival de Gêmeos do RN visa reunir o maior número de gêmeos e famílias com filhos gemelares moradores na região da grande Natal para realizar um momento de interação entre esse público, oferecer avaliação física e orientação nutricional. Além disso, pretendemos divulgar os projetos de pesquisa com gêmeos que acontecem na UFRN e em outras universidades do país e do exterior” destaca a professora.

Segundo o Professor Paulo Moreira, durante o evento também serão ofertadas para o público gemelar uma avaliação antropométrica (avaliação da composição corporal, com resultado imediato de risco para obesidade e morbidades), avaliação de capacidades motoras, como capacidade cardiorrespiratória e força muscular, orientação nutricional para adultos e crianças e avaliação do comportamento alimentar.

Além da parte científica, com a divulgação de trabalhos científicos com gêmeos, o encontro terá uma parte recreativa, com aulas de dança, recreação para crianças e competição entre gêmeos de todas as idades.

Michelle Vasconcelos, do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da UFRN, destaca entre os trabalhos a serem apresentados um projeto de pesquisa com gêmeos. Ela acrescentou que “alguns gêmeos já estão cadastrados e já passaram por algumas avaliações físicas realizadas por professores de educação física da Universidade. Hoje o projeto ganha uma nova vertente, temos equipamentos de ponta para avaliação e uma equipe multidisciplinar envolvida. Nossa intenção é reunir muitos gêmeos para essas pesquisas”.

O I Festival de Gêmeos do RN será no ginásio de esportes da UFRN, às 15h, com entrada gratuita.