quarta-feira, setembro 07, 2016

Pós em Geografia seleciona para vagas de mestrado e doutorado.

O Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGe), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), está com inscrições abertas, até o dia 24 de outubro, para seleção do cursos de mestrado e doutorado na área de concentração Dinâmica Socioambiental e Reestruturação do Território, com início previsto para o ano letivo 2017.

São ofertadas 22 vagas para o mestrado e 12 para o doutorado, sendo 2 de cada curso destinadas aos servidores da UFRN. Os trabalhos devem abordar uma das três linhas de pesquisa: Linha I – Território, Estado e Planejamento; Linha II – Dinâmica Urbana e Regional ; Linha III – Dinâmica Geoambiental, Riscos e Ordenamento do Território.

As inscrições são realizadas via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Nas páginas dos processos seletivos é possível abrir os editais dos respectivos processos com a lista de documentos que precisam ser anexados à inscrição.

O resultado final da análise dos projetos será divulgado no dia 14 de novembro. Já a prova escrita, leitura pública, defesa do projeto de pesquisa e análise dos currículos ocorre de 28 de outubro a dois de novembro. A publicação do resultado final ocorrerá  no dia dois de dezembro de 2016.

Mais informações podem ser obtidas no site do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), ou pelo telefone: 3342-2222, ramal 3, ou ainda pelo e-mail: ppge.ufrn@gmail.com.

ACEP promove Desfile Cívico de 7 de Setembro em João Câmara/RN.

A Associação das Escolas Particulares de João Câmara – ACEP promove nesta quarta-feira, 07 de setembro o Desfile Cívico alusivo a Independência do Brasil. A concentração inicial será às 15h30 na Rua Antonio Proênça (em frente ao antigo posto de Marreca). O enceramento será na Braça Baixa Verde.

Papa desiste da viagem ao Brasil após golpe de Estado.

O papa Francisco disse não saber mais “se será possível visitar o Brasil em 2017”, já que o país “passa por um momento triste”. A mensagem foi dada durante evento de inauguração de uma estátua de bronze da Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, nos jardins do Vaticano, na manhã de sábado.

O papa esteve no país em 2013, presenciando a Jornada Mundial da Juventude, quando cogitou a possibilidade de retornar no ano que vem.

– Estou contente de que a imagem de Nossa Senhora Aparecida esteja aqui nos jardins. Em 2013, havia prometido retornar ao Brasil. Não sei se será possível, mas, pelo menos, agora estou mais perto dela (da santa) aqui – afirmou.

Ainda pediu que as pessoas rezem “para que Nossa Senhora Aparecida continue protegendo todo o Brasil, todo o povo brasileiro, neste momento triste”.

No mês passado o papa Francisco escreveu uma carta de apoio à ex-presidente Dilma Rousseff, ainda que não fosse divulgado o conteúdo da comunicação.

16ª DIRED visita a Escola Estadual Fabrício Pedrosa em Jandaíra/RN.

Claudio Bandeira representando a 16ª DIRED.

Cumprindo o cronograma de visitas às escolas do município de João Câmara/RN  e da circunscrição, a 16ª DIRED, através de sua EQUIPE, de técnicos pedagógicos, na pessoa de Claudio Bandeira estiveram visitando a Escola Estadual Fabrício Pedrosa na cidade de Jandaíra/RN, para fazer o acompanhamento das atividades desenvolvidas no 1º semestre, bem como encaminhamentos para as atividades do 2º semestre.

Além do caráter técnico/administrativo, os técnicos procuraram, por meio dos sistemas Sigeduc e Sagep, solucionar os problemas técnicos/pedagógicos das escolas visitadas, especificamente, aqueles relacionados à carga horária e relocação de professores.

Após incertezas, Jogos Paralímpicos do Rio-2016 começam nesta quarta-feira.

Depois de um período de incertezas, os Jogos Paralímpicos do Rio-2016 começam oficialmente nesta quarta-feira tentando reprisar a Olimpíada, que ficou marcada por disputas memoráveis e quebras de recordes dentro das pistas, quadras e piscinas e por alguns improvisos fora dela. No fim, o público ficou com uma boa impressão da Olimpíada e isso acabou nutrindo grandes expectativas para a competição que se estende até o próximo dia 18.

Os Jogos Paralímpicos têm números consideravelmente menores que o da Olimpíada, mas mesmo assim eles não deixam de ser grandiosos. Em 11 dias serão disputadas 23 modalidades e um total de 528 provas distribuirão medalhas. Destas, 225 são femininas, 265 masculinas e 38 mistas.

Ao todo, serão cerca de 4.300 atletas de 159 países em ação. O Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) também terá uma delegação, formada por atletas independentes e refugiados. Todas as delegações estarão representadas nesta quarta-feira à noite na abertura, no estádio do Maracanã, e nesta terça elas já ocupavam seus lugares na Vila Paralímpica.

O público parece animado. Nas últimas duas semanas, a venda de ingressos cresceu e a tendência é de casa cheia em todas as finais. Até o fim da tarde desta terça-feira, 1,6 milhão de ingressos já haviam sido vendidos, de um total de 2,4 milhões que foram colocados à venda. Há 10 dias, menos de 300 mil haviam sido comercializados.

O Brasil é uma das potências paralímpicas – o País ficou na sétima posição no quadro de medalhas de Londres-2012, mas quem for ao Parque Olímpico da Barra, ao estádio Olímpico (Engenhão), à Lagoa Rodrigo de Freitas ou às arenas de Deodoro poderá acompanhar alguns dos maiores paratletas da atualidade.

Programa de bolsas Santander seleciona estudantes da UFRN.

A 7ª Edição do Programa Fórmula de Bolsas de Mobilidade Internacional, do Banco Santander, continua com inscrições abertas até o dia 20 de setembro, para estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) interessados em ser bolsistas no primeiro período letivo de 2017 em um dos 21 países conveniados com os programa.

A seleção é destinada aos alunos com vínculo ativo na UFRN com no mínimo 20% e no máximo 90% do curso integralizados, que não tenham trancado o programa ou todos os componentes curriculares no segundo semestre letivo de 2016, e que não tenham participado de nenhum programa internacional promovido pelo Santander ou pelo Ciência Sem Fronteiras.

Outra exigência é que o candidato apresente comprovante de proficiência em idioma da Universidade de  destino, a partir do nível B1 para língua espanhola e B2 para língua inglesa, e uma avaliação de situação socioeconômica submetida à Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proae).

Cada bolsa de estudo tem o valor de R$ 20.176, que será convertido em aproximadamente €5.000 para cobrir custos com hospedagem, transporte e alimentação. As pré-inscrições são feitas pelo site. Toda a documentação exigida pode ser vista no edital da Secretaria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (SRI).

Sexo frequente é arriscado para homens idosos mas não para mulheres.

Relações sexuais frequentes e satisfatórias aumentam o risco de ataque cardíaco entre os homens idosos, mas, inversamente, o orgasmo é benéfico para as mulheres de idade avançada, revela um estudo publicado nesta terça-feira.

"Estes resultados questionam a muito disseminada ideia de que as relações sexuais melhoram a saúde de todos sem distinção de sexo", afirma Hui Liu, professor-adjunto de sociologia da Universidade de Michigan, principal autor da pesquisa, a mais ampla já realizada até agora sobre o tema.

Os pesquisadores analisaram os dados de um estudo nacional realizado entre 2.204 pessoas de ambos os sexos de mais de 57 anos. Os trabalhos, financiados pelo governo federal, estão publicados na edição do Journal of Health and Social Behavior (Revista de Saúde e Comportamento Social).

Entre as mulheres idosas, as relações sexuais satisfatórias podem inclusive reduzir o risco de hipertensão, afirmam os pesquisadores.
Os participantes do estudo tinham entre 57 e 85 anos no momento dos primeiros resultados do estudo, em 2005-2006. Os dados suplementares foram obtidos cinco anos mais tarde.

O risco cardiovascular foi medido em termos de hipertensão, ritmo cardíaco acelerado e da taxa de uma proteína no sangue, a chamada C-reativa, que mede o nível de inflamação no organismo.

Os autores também levaram em conta o número de ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais e insuficiências cardíacas nos diferentes grupos.

Os homens idosos que tinham relações sexuais uma ou mais vezes por semana, conclui o estudo, tiveram nos cinco anos o dobro de acidentes cardiovasculares em relação aos que estavam sexualmente inativos. Esta diferença de risco não foi constatada entre as mulheres.

Segundo Hui Liu, estes resultados sugerem que o estresse e os esforços de uma relação sexual são mais exigentes com a idade para os homens, já que eles têm cada vez menos energia e mais dificuldade para ter uma ereção e atingir o orgasmo.

A diminuição das taxas de testosterona e o uso de medicamentos para paliar as disfunções sexuais também podem contribuir para os problemas cardiovasculares masculinos, afirmam os pesquisadores.
Eles consideram "provável que tais medicamentos para aumentar a libido tenham efeitos adversos sobre a saúde cardiovascular dos homens mais velhos".

Pelo contrário, as mulheres da mesma faixa etária que têm orgasmos intensos - ou simplesmente satisfatórios - reduziram claramente seu risco de hipertensão cinco anos depois do estudo em relação às que não experimentavam prazer.

Os pesquisadores explicam que o hormônio sexual liberado quando uma mulher tem um orgasmo poderia ter efeitos benéficos para a saúde. Via Yahoo.

Consumidor poderá ter conta de luz com cobrança flexível a partir de 2018.

A partir de janeiro de 2018, o consumidor de energia poderá optar por uma conta de luz com preço flexível. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definiu nesta terça-feira, 6, o prazo para início de operação da chamada “tarifa branca”. Trata-se de um novo regime de cobrança, que vai permitir que o consumidor deixe de pagar um preço único pela energia que consome diariamente. Em vez disso, haverá uma tabela de preços que vão oscilar conforme o horário desse consumo.

Em horários de pico, normalmente no início da noite, o consumidor que aderir ao novo modelo pagará um preço maior pela energia que aquele cobrado por uma conta convencional. Nos demais horários, porém, o preço de sua energia ficará mais barata que o modelo tradicional, com descontos médios de 10% a 20% sobre a tarifa.

Esse tipo de recurso já é oferecido hoje para grandes consumidores. Com a proposta, a Aneel espera desafogar horários de pico causados pelo consumo doméstico, ao diluir a demanda diária por energia.

O Inmetro já aprovou um novo medidor que poderá ser adotado pelas distribuidoras de energia. Segundo o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, a expectativa é de que sete medidores sejam aprovados nos próximos 12 meses.

Não haverá custo ao consumidor que quiser aderir à proposta, e a distribuidora terá prazo de até 30 dias para atender à sua solicitação. O usuário também poderá retornar ao modelo tradicional de cobrança e consumo, quando desejar.

Nem todos terão acesso a partir de janeiro de 2018 ao novo modelo. A adesão à “tarifa branca” será inicialmente oferecida para unidades de consumo com média mensal de 500 kilowatt/hora (kWh) ou novas ligações solicitadas às distribuidoras. Quem tiver consumo entre 250 kWh e 500 kWh poderá aderir a partir de janeiro de 2019. Em janeiro de 2020, a alternativa passa a ser oferecida para consumidores com média até 250 kWh, faixa na qual está a maioria da população. Em média, uma família brasileira tem consumo de 150 MWh. Via Estadão Conteúdo.

Michel Temer abrirá mão de Rolls Royce no desfile de 7 de Setembro.

O presidente da República Michel Temer abrirá mão nesta quarta-feira (7) da tradição de usar o Rolls Royce da Presidência da República durante o desfile militar de 7 de Setembro, que celebra a Independência do Brasil, em Brasília.

Com uma capota conversível, o automóvel geralmente é utilizado nas posses presidenciais e também em datas comemorativas. O Palácio do Planalto não explicou o que motivou a decisão de Temer.

Em vez do Rolls Royce, ele usará um carro fechado para fazer a revista às tropas e se dirigir até a tribuna de autoridades, de onde acompanhará o desfile com a primeira-dama, Marcela, e o filho Michelzinho.

Onofre Lopes realiza exame inédito no Rio Grande do Norte.

No último mês, a equipe liderada pelo cirurgião geral, dr. Flaubert Sena, e composta pelos enfermeiros Thiago Camarotti e Mignum Andrade, apresentou imagens de uma ecoendoscopia, exame inédito no Rio Grande do Norte, realizado no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O primeiro equipamento de ultrassonografia endoscópica do Estado foi uma aquisição do Ministério da Educação (MEC) e vai beneficiar, inicialmente, os pacientes assistidos pela Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do próprio Onofre Lopes.

“O exame associa a endoscopia digestiva convencional com a ultrassonografia em um único equipamento e possibilita avaliar as camadas mais profundas do tubo digestivo, além de estruturas e órgãos adjacentes, como fígado, pâncreas e vesícula biliar. Além disso, é possível obter material através de punções dirigidas”, explicou dr. Flaubert.

“A tecnologia, que neste primeiro momento atenderá demandas internas do HUOL, já notabiliza-se, em outros estados, pela precisão nos diagnósticos, impactando em tratamentos mais eficazes para os pacientes”, destacou o cirurgião, que passou por treinamento no Hospital da Restauração, em Recife.

Lula parte para o ataque contra governo Temer.

Em discurso na noite de ontem (6) no estádio Mineirinho, em Belo Horizonte, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva criticou cortes no Bolsa Família e desafiou os opositores do programa a viver um “dia de pobre”. A fala ocorreu durante o 3° Acampamento Nacional do Levante Popular da Juventude, organização que é crítica ao impeachment que afastou Dilma Rousseff da presidência da República e classificam o processo de golpe. Seus integrantes defendem a saída de Michel Temer. Eles querem ainda a convocação de eleições diretas e de uma assembléia constituinte.

Segundo Lula, o governo de Michel Temer desligou do Bolsa Família mais de 900 mil beneficiados. “Eles acham que é esmola. Disseram que eu estava criando vagabundos no país. (…) Eles deviam viver um dia de pobre, para ver como o nosso povo é extraordinário. Não há povo mais tolerante que o brasileiro. Porque aguentar o que aguentamos todo santo dia, era para sermos muito mais rebeldes”, disse.

O ex-presidente reiterou que a distribuição de renda é fundamental para o crescimento do país. “Eles pensavam que pobre era o problema desse país e nós provamos que pobre é a solução. Dê R$ 1 bilhão a um rico e ele vai transformar o dinheiro em uma conta bancária. Dê R$ 50 a um pobre e ele vai comprar o que comer, o comércio vai produzir, a indústria vai se desenvolver e os empregos vão surgir”.

Para Lula, a participação política é outro fator fundamental para superar a atual crise brasileira. “Toda vez que se nega a política nasce um Hitler, nasce um Bolsonaro. Quando as pessoas começam a rejeitar a política não é a esquerda que cresce, é a direita. E não é a direita civilizada. É a direita raivosa”, disse.

O ex-presidente defendeu mais tolerância na política. “O Rui Falcão já foi agredido em aeroporto. O João Pedro Stédile já foi agredido em aeroporto. Lá em São Paulo, muita gente foi agredida. Nós não podemos ser tão rasteiras como eles porque nós temos uma divergência. Nós queremos mais gente participando da política e não queremos as pessoas se afastando da política por esses episódios. Vamos mostrar que, na nossa democracia, nós sabemos conviver com a diversidade”.

Com Neymar caçado e decisivo, Brasil bate a Colômbia e fica na vice-liderança.

Faltas e mais faltas, provocações, bate-boca. Desde o jogo da lesão que tirou Neymar da Copa do Mundo, a rivalidade entre Brasil e Colômbia subiu de patamar. E quando o ator principal dessa disputa entre em cena, o roteiro já é conhecido. O camisa 10 é caçado e provocado a todo instante. Quando cai na pilha, como aconteceu na Copa América do Chile, acaba expulso. Quando responde na bola, decide. Foi assim na Olimpíada, foi assim na noite desta terça-feira, na Arena da Amazônia, em Manaus. Com direito a baterias de escolas de samba da região na arquibancada, o craque do Barcelona deu assistência e fez seu gol na vitória por 2 a 1 sobre os colombianos, a segunda seguida da Seleção nas eliminatórias. Miranda abriu o placar e Marquinhos, contra, marcou para a Colômbia. Assim, o time, que antes da chegada de Tite estava em sexto lugar, pulou para a vice-liderança das eliminatórias da Copa de 2018.

CLASSIFICAÇÃO E PRÓXIMOS JOGOS
Pela primeira vez, a Seleção conseguiu duas vitórias seguidas nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018. O resultado levou o Brasil aos 15 pontos, um a menos que o Uruguai. Com 7 gols de saldo, o time de Tite supera a Argentina, que tem três. As duas próximas rodadas serão no início de outubro. No dia 7, a Seleção recebe a Bolívia, na Arena das Dunas, em Natal. No dia 11, o adversário será a Venezuela, em Mérida.

terça-feira, setembro 06, 2016

Dilma deixa o Palácio da Alvorada para morar em Porto Alegre.

A ex-presidente Dilma Rousseff deixou, por volta das 15h30, desta terça-feira (5) o Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, onde mora desde janeiro de 2011, quando assumiu o primeiro mandato. Ela seguirá para Porto Alegre, onde parte de sua família mora.

Após deixar o Palácio, Dilma desceu do carro e cumprimentou os manifestantes que a aguardavam do lado de fora do local. Ela recebeu várias rosas de presente e não parou para falar coma imprensa.

Na última quarta (31), o Senado aprovou, por 61 votos a 20, o impeachment de Dilma.

Ela foi condenada sob a acusação de ter cometido crimes de responsabilidade fiscal – as chamadas "pedaladas fiscais" no Plano Safra e os decretos que geraram gastos sem autorização do Congresso Nacional.

Apesar disso, os senadores decidiram, em uma segunda votação, manter a petista habilitada para ocupar cargos públicos.

Nos últimos dias, Dilma permaneceu no Alvorada e recebeu a visita de ex-ministros de seu governo, como Aloizio Mercadante e Eleonora Menicucci.

Depois do evento promovido pelo Sebrae, a imprensa local destaca que Lana Leite ficou em primeiro lugar.

Candidata a prefeita Lana Leite.

Candidata a prefeita Lana Leite.

Candidata a prefeita Lana Leite e o candidato a vice prefeito Mestre Raimundo.
De acordo com a avaliação da imprensa local, depois que os três dos quatro candidatos a prefeito de João Câmara/RN estiveram reunidos no auditório do escritório Regional do Sebrae nesta terça-feira(6) e expor suas propostas para a área do empreendedorismo em pequenas e micro empresas do município caso seja eleito, a candidata a prefeita Lana Leite ficou em primeiro lugar.

Lana Leite primeiro lugar,

Maurício Caetano segundo lugar e

Aldo Torquato terceiro lugar.
 
A candidata a prefeita Lana Leite falou do seu plano de governo, da criação de uma Central do Empreendedor e assistir com técnicos os micro empresários e pequenos empresários. Disse ainda que vai implantar o Distrito Industrial.
 
O candidato a prefeito Maurício Caetano falou da central do empreendedor  e do parque industrial, porém, do meio para o fim do seu pronunciamento se perdeu na sua exposição e não falou mais de suas metas, apenas expressou palavras complementares ao que disse anteriormente.
 
O candidato a prefeito Aldo Torquato falou da história de João Câmara e de Câmara Cascudo e da água, mas não se deteve no tema do pequeno empreendedor.

Morre a primeira mulher a passar por um transplante de rosto.

A francesa Isabelle Dinoire, a primeira pessoa a passar por um transplante de rosto, em 2005, morreu aos 49 anos. Segundo o jornal francês “Le Figaro”, ela morreu com um câncer, no último dia 22 de abril, após um longo período internada, mas a família não quis divulgar a morte por privacidade. O caso dela chamou a atenção de todo o mundo.

Isabelle teve o rosto desfigurado após ser atacada pelo próprio cachorro em casa. Com depressão, ela tomou uma overdose de pílulas para dormir e, na ânsia por acordá-la, o cachorro acabou puxando e mastigando seu rosto. Ela recebeu nariz, boca e queixo de um doador que teve morte cerebral. O transplante foi realizado pelo professor Jean-Michel Dubernard do Hospital Universitário de Lyon, conhecido mundialmente por ter realizado o primeiro transplante de mão em 1998, e professor Bernard Devauchelle, especialista em cirurgia maxilo-facial.

Em um comunicado, o Hospital Universitário confirmou a morte e disse que não dará entrevistas sobre o caso. “Isabelle Dinoire morreu em 22 de abril, rodeada por sua família. Em conformidade com a vontade de seus parentes, o obituário não foi publicado na imprensa para preservar a privacidade neste momento doloroso”, disse a instituição onde ela foi operada. Segundo o “Le Figaro”, ela sofreu rejeição do enxerto e perdeu parte do movimento de um de seus lábios. Os medicamentos para combater a rejeição contribuíram para o desenvolvimento do câncer.

PREFEITURA DE JUCURUTU/RN ABRE INSCRIÇÕES DE CONCURSO COM 94 VAGAS.

No Rio Grande do Norte, a Prefeitura de Jucurutu, publicou edital de concurso público nº 001/2016, para provimento de 94 vagas, sendo 88 imediatas e 6 para pessoas com deficiência, em cargos de níveis fundamental e superior. Os ganhos variam de R$ 880,00 a R$ 2.500,00 em jornadas semanais de 20 a 40 horas semanais.

O concurso será executado pelo Núcleo Permanente de Concursos (Comperve) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). As oportunidades são para os cargos de auxiliar de serviços gerais, gari, vigilante, contador, enfermeiro, jornalista, médico da estratégia de saúde da família e procurador. 

A inscrição será feita, exclusivamente, via internet, a partir de 12 de setembro até 10 de outubro de 2016, no site da Comperve (www.comperve.ufrn.br) observando o horário oficial local. As taxas variam de R$ 60,00 e R$ 120,00. As provas serão aplicadas provavelmente no dia 20 de novembro de 2016, no município de Jucurutu, em local a ser divulgado. Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados uma hora após o término da aplicação das provas. O concurso será válido por dois anos, podendo ser prorrogável ou não uma única vez por igual período a critério da Administração Municipal.

Candidatos a prefeito de João Câmara/RN expõem suas propostas para o empreendedorismo no Sebrae.


Três dos quatro candidatos a prefeito de João Câmara estiveram reunidos no auditório do escritório Regional do Sebrae nesta terça-feira(6) onde puderam expor suas propostas para a área do empreendedorismo em pequenas e micro empresas  do município caso seja eleito. O Encontrou durou pouco mais de uma horas. Apenas o candidato Rodrigo Vieira(PSDB), não compareceu.

Depois de uma explanação sobre o papel do Sebrae no contexto econômico do município, Estado e País, por uma funcionária da instituição, foi a vez dos candidatos e cada um teve 10 minutos para apresentar suas propostas, para um pequeno público representado por empresários, CDL, representantes de movimentos sindicais e da sociedade civil organizada.

A ordem da fala foi feita por sorteio. Primeiro falou Aldo Torquato(PCdoB), depois Lana Leite(PSD) e por último Mauricio Caetano(DEM).
 
As falas transcorreram dentro de um clima de tranquilidade, sem interrupção. Todos os candidatos estavam acompanhados de suas assessorias.

UFRN lança chamada pública para artistas e grupos culturais externos.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) e da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), realiza uma chamada pública para artistas e grupos culturais externos à UFRN. O objetivo, é criar um cadastro de reserva para participação no Plano de Cultura da UFRN, do programa Mais Cultura nas Universidades do Ministério da Cultura (MinC) e Ministério da Educação (MEC).

O Plano de Cultura da UFRN, aprovado em 2015 no Programa Mais Cultura nas Universidades, visa ao fortalecimento, à criação e à implementação de diretrizes, metas e ações acadêmico-populares no campo das artes.  Além disso, o plano tem a intenção de estimular a produção, a discussão e a difusão das artes do Rio Grande do Norte e da região Nordeste, de modo conjunto com o ensino, a pesquisa e extensão, bem como ampliar o acesso da comunidade acadêmica e do público externo a ações culturais, contribuindo assim para o fortalecimento da relação entre universidade e sociedade.

As inscrições são gratuitas e seguem abertas até 26 de setembro. Os participantes devem enviar o formulário de inscrição anexado ao edital do processo de seleção e disponível aqui, devidamente preenchido, juntamente com as demais documentações exigidas para o email chamadapublica.nac@gmail.com.

De novo sem Guilherme, Timão usa a semana para aprimorar fundamentos.

Com mais de uma semana livre após a partida contra o Fluminense, pela abertura das oitavas de final da Copa do Brasil, o Corinthians tem aproveitado o período para aprimorar fundamentos e trabalhar de olho na retomada do Campeonato Brasileiro e também da competição de mata-mata. Nesta terça-feira, por exemplo, o técnico Cristóvão Borges separou o grupo em dois e treinou individualmente ataque e defesa com suporte dos auxiliares Cassiano de Jesus, Fernando Lázaro e Fábio Carille.
 

Os defensores trabalharam posicionamento, jogadas aéreas e saída de bola em linha de quatro, com Léo Príncipe, Vilson, Yago e Uendel definidos como titulares para a partida de quinta-feira, às 19h30, contra o Sport, pela 23ª rodada do Brasileirão. Vilson foi escolhido como substituto de Balbuena, que está suspenso pela expulsão contra a Ponte Preta, e a única mudança possível no setor é a entrada de Fagner na direita - jogador está a serviço da Seleção Brasileira para as Eliminatórias da Copa do Mundo em Manaus, mas deve retornar a tempo da concentração para o próximo desafio do Timão. 

No ataque não foi possível definir uma formação provável para o próximo desafio, mas o trabalho também foi exigente: trocas de passes seguidas de finalização, chegadas à linha de fundo, cruzamentos e conclusão. Depois deste trabalho, os titulares foram dispensados e os reservas atuaram em um treinamento coletivo em campo reduzido, de cinco contra cinco. O meia-atacante Guilherme foi desfalque nos dois trabalhos, já que se recupera de dores musculares na coxa direita e realiza tratamento no CT Joaquim Grava.

Sem Guilherme, e também sem Danilo (lesão), Romero (seleção do Paraguai), Guilherme Arana (Seleção sub-20), Léo Santos (sparring da Seleção principal) e Fagner (Seleção principal), Cristóvão definiu a seguinte escalação durante os trabalhos da semana: Cássio; Léo Príncipe (Fagner), Vilson, Yago e Uendel; Cristian; Marquinhos Gabriel, Camacho, Rodriguinho e Marlone; Lucca. Os três últimos desta escalação treinaram cobranças de falta depois da atividade, aperfeiçoando mais fundamentos antes da retomada do Brasileirão. 

SIN da UFRN abre processo seletivo para bolsista de Arquitetura e Urbanismo.

No período de 8 a 14 de setembro, a Superintendência de Infraestrutura (SIN), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte abre inscrições para a seleção de estudantes do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo para atuarem como bolsistas no Projeto de Desenvolvimento Institucional da SIN.

Entre os requisitos específicos para participar estão: cursar a partir do 6º período, disponibilidade de executar as atividades do projeto pela manhã ou tarde (turno completo) e ter domínio dos programas AutoCAD, Sketchup, Word, Excel e Revit.

As inscrições devem ser realizadas presencialmente, na Coordenação de Projetos de Arquitetura da SIN, pela manhã, das 8h30 às 11h30, e no período da tarde, das 14h30 às 17h30.

Mais informações podem ser acessadas no edital do processo.

Ainda dá para ganhar R$ 85 mi na Lotofácil de Independência.

Ainda dá tempo de apostar na Lotofácil de Independência e concorrer ao prêmio de 85 milhões de reais. O sorteio será realizado nesta noite, às 20h (de Brasília). O prêmio não acumula e as apostas podem ser feitas até as 19h.

De acordo com a Caixa, se o apostador ganhar o prêmio sozinho e aplicar todo o valor na poupança, por exemplo, terá um rendimento mensal de 642,4 mil reais. Vale lembrar que há outras opções de investimento que rendem muito mais do que a caderneta.

Na Lotofácil, o apostador marca entre 15 a 18 números, dentre os 25 disponíveis no volante, e fatura o prêmio se acertar 11, 12, 13, 14 ou 15 números. A aposta mínima, de 15 números, custa 2 reais.

Mais chances.
Quem quiser ampliar as chances de ganhar na loteria pode concorrer ao prêmio em grupo no Bolão da Caixa. Para isso, é necessário preencher no volante o campo específico do bolão.

Também é possível comprar cotas de bolões organizados pelas lotéricas. Nesse caso, poderá ser cobrada uma tarifa de serviço adicional de até 35% do valor da cota.

Depois de fazer a aposta, cada participante do bolão ganha um recibo, que é necessário para resgatar a sua parte do prêmio.

Aliados fazem de tudo para livrar Cunha de cassação.

Aliados do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) tentarão abrandar a pena de cassação do mandato dele na votação que está marcada para o próximo dia 12, caso haja quorum para votar. A estratégia é partir para uma guerra regimental, questionar procedimentos e tentar adiar a votação. Os aliados querem apresentar emenda para trocar a pena de perda do mandato pela de suspensão temporária, 90 dias ou de até seis meses.

Em outra frente, muitos ainda apostam no esvaziamento da sessão. Parte dos peemedebistas analisa a alternativa de sequer comparecer à Câmara no próximo dia 12 — para Cunha ser cassado, é necessária maioria simples do plenário da Casa, ou seja, 257 votos dentre 513 deputados. Outros defendem que basta se abster, sob o argumento de que estariam impedidos de julgar o aliado. Poucos são aqueles que garantem que estarão presentes à sessão e que se dizem decididos a condenar o deputado afastado à perda do mandato.

Setembro Amarelo discute o tabu do suicídio.

O Brasil é o oitavo país do mundo no número de suicídios. Somente no ano de 2012, foram 11.821 casos. Em nível local, os números não são menos alarmantes. No ano de 2015 a região metropolitana de Natal registou 294 casos. Este ano foram 196 até o dia 31 de julho, segundo a Polícia Militar.
 
Ainda segundo dados internacionais, o Brasil é o 4º país com maior taxa de aumento de casos da América Latina. Esta silenciosa epidemia fez com que a comunidade médica brasileira voltasse sua atenção para este que já um problema de saúde pública. Para os psiquiatras, o comportamento suicida é sintoma de uma doença mental em 98% dos casos, e essas mortes poderiam ser evitadas caso os sinais fossem detectados há tempo pela família. Importante também saber que  o comportamento suicida tem razões multifatoriais,com raízes psicológicas, biológicas, culturais e sócioambientais, não podendo ser ligado a um fato específico e pontual da vida da pessoa, ou como um ato de fraqueza.
 
Por este motivo a Associação Brasileira de Psiquiatria com o apoio de suas federadas lançou a campanha Setembro Amarelo: mês de prevenção ao suicídio. No nosso estado, a Associação Norteriograndense de Psiquiatria apoia a iniciativa. “Existe um forte tabu, porem, mais do que isso: existe um desconhecimento por parte da população. Muitos acreditam que tocar nesse assunto pode estimular uma pessoa a pensar no assunto e cometer suicídio, quando na verdade uma simples pergunta para quem esta triste ou com outros sinais de depressão. Um simples “tudo bem com você”? Pode gerar um desabafo e expor seus medos e planos (inclusive de morte). Quando se fala em suicídio, não estamos falando em fim. Não estamos falando de morte. Estamos falando em prevenção. Estamos falando em vida”, explica o psiquiatra Leonardo Barbosa, presidente da ANP.
 
Durante todo este mês os médicos da ANP participarão de atividades e estarão à disposição da imprensa para ajudar nesta importante conscientização.”Queremos contar com a ajuda da imprensa e das redes sociais para desmistificar o tema”, enfatizou o dr. Leonardo. Via Portal no Ar.

Após polêmicas, Biel planeja retorno para 2017.

Após assediar sexualmente Giulia Pereira, ex-jornalista do portal IG, e ter seus tuítes preconceituosos resgatados e divulgados por toda web, Mc Biel havia percebido que dar uma pausa em sua carreira seria um bom negócio.

No entanto, de acordo com o portal R7, o funkeiro está planejando um retorno triunfal em 2017. A notícia afirma que, para tal feito, Biel já está até compondo uma canção em homenagem às mulheres.

Para reestrear em âmbito nacional, além de apostar no perdão do público, o cantor está negociando com uma grande emissora de televisão.

Caminhões chegam ao Alvorada para mudança de Dilma.

Dois caminhões baú chegaram ao Palácio da Alvorada na manhã desta terça-feira, 6, para fazer a mudança da ex-presidente Dilma Roussef para Porto Alegre. Dilma deixa Brasília em definitivo e embarca para a capital gaúcha, onde será recebida com um “carinhaço” de militantes petistas.

Detalhista, Dilma está encaixotando livros e alguns pertences mais delicados com muito cuidado e não quer que ninguém a ajude nessa tarefa. A ex-presidente vai morar em Porto Alegre em seu antigo apartamento do Bairro Tristeza, de classe média.

Dilma planeja, porém, passar temporadas no Rio de Janeiro. Sua mãe, Dilma Jane, que tem 93 anos e vivia com ela no Alvorada, tem um apartamento no Leblon, bairro da zona sul do Rio. Na capital gaúcha, moram a filha de Dilma – a procuradora do Trabalho Paula -, os netos Gabriel e Guilherme e seu ex-marido Carlos Araújo.

Papi reabre as portas nesta quinta sem todos os serviços que existiam antes da suspensão.

A reabertura do Hospital Papi está programada para esta quinta-feira (8). Fechado desde o mês de maio por causa de uma crise financeira considerada como a maior da história da instituição, a unidade retorna à ativa sem contar com todos os serviços que existiam antes da suspensão de suas atividades, sem atendimento pelo SUS e com um quadro de funcionários menor.

O Papi volta a prestar atendimento, inicialmente, de urgência pediátrica e procedimentos cirúrgicos eletivos e clínicos de adultos, incluindo terapia intensiva. As outras especialidades do hospital devem retornar aos poucos – depende do acompanhamento feito pela equipe da entidade. É o caso da UTI pediátrica que deve reaparecer até o fim de setembro.

Para que o hospital voltasse a funcionar, a equipe administrativa elaborou uma espécie de Plano Diretor e, de acordo com a gerente clínica Rosângela Morais, este vem sendo seguido. Ela conta que o projeto impõe metas e prazos, e que a busca é pela “sustentabilidade das atividades, através da captação de mais recursos”, diz.

A sustentabilidade das atividades também passa quantidade de trabalhadores do Papi. De acordo com o advogado do hospital Adilson Júnior, antes da suspensão, em maio, “havia 750 funcionários e neste retorno serão 500, todos remanescentes”.

As demissões de funcionários causaram um protesto no fim de agosto. Na ocasião, os demitidos disseram que não haviam recebido seus direitos trabalhistas.

PF flagra homem no aeroporto com 149 cápsulas de cocaína no estômago em PE.

A Polícia Federal em Pernambuco prendeu em flagrante, no Aeroporto Internacional do Recife/Gilberto Freyre, um homem que transportava de 149 cápsulas contendo 1,8 quilo de cocaína. O suspeito, de 32 anos, pretendia embarcar com a droga para Cabo Verde, na África. A captura ocorreu na noite de  sábado (3), mas só teve os detalhes divulgados no fim da noite de segunda-feira (5).

De acordo com a PF, os agentes desconfiaram das atitudes do suspeito, um maranhense. Ele estava muito nervoso e passava a mão na barriga, de forma insistente. Diante da suspeita, os agentes federais levaram o rapaz para uma sala e detectaram várias falhas nas informações  apresentadas por ele para justificar a viagem para o Recife.

Ele não soube informar quanto havia custado a  passagem aérea nem o hotel em que deveria se hospedar na capital pernambucana. O jovem, então, passou mal, com fortes dores na barriga, e foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Imbiribeira, na Zona Sul. Lá, os médicos detectaram que ele levava as cápsulas da droga no estômago.

Transferido para o Hospital da Restauração (HR), na área central do Recife, o rapaz ficou sob custódia da PF até conseguir expelir o entorpecente. Ele recebeu alta médica na tarde de domingo (4). Em seguida, acabou sendo autuado por tráfico internacional de drogas. Caso seja condenado, poderá pegar penas que variam de 5 a 20 anos de reclusão.

Após a autuação, o preso passou por exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal (IML), na área central do Recife, e seguiu para audiência de custódia.  Provisoriamente, foi levado ao Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, na Região Metropolitana,  onde ficará à disposição da Justiça Federal.

Além da droga, de origem boliviana, também foram apreendidas passagens aéreas, um telefone celular e o passaporte. O rapaz também portava € 200 euros, o equivalente a R$ 732. Ele disse aos investigadores que já havia feito outros transportes de cocaína para Cabo Verde.

Revelou, ainda, que receberia € 6.000 euros, equivalente, a cerca de R$ 22 mil, quando entregasse a droga no aeroporto daquele país a uma pessoa. Ele seria identificado pela cor da roupa.

ABONO SALARIAL DO PIS/PASEP DE SETEMBRO COMEÇA A SER PAGO DIA 15.

O abono salarial do PIS/Pasep do calendário 2016/2017, para os nascidos no mês de setembro, começa a ser pago a partir de 15 de setembro. Os saques poderão ser feitos nas agências da Caixa, do Banco do Brasil, de casas lotéricas ou, se estiverem com o cadastro em dia, os trabalhadores poderão receber em conta-corrente a partir de 16 de setembro, informou o Ministério do Trabalho. O PIS é o Programa de Integração Social e o Pasep é o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público.

No total, R$ 14,8 bilhões estão disponíveis dentro do novo calendário, ano-base 2015 e, segundo o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, o governo manterá o esforço para que todos os trabalhadores efetuem o saque, preferencialmente dentro do respectivo mês de pagamento. De acordo com o ministro, o abono é um direito do trabalhador e 22,3 milhões de pessoas deverão receber dentro do novo calendário. Neste ano, recebem o benefício os nascidos entre julho e dezembro. Já os trabalhadores nascidos entre janeiro e junho, receberão no primeiro trimestre de 2017. Em qualquer situação, o recurso ficará à disposição do trabalhador até 30 de junho de 2017, prazo final para o recebimento.

Consulta do Senado sobre novas eleições tem 92% de aprovação.

Uma enquete com base no projeto de realização de novas eleições presidenciais junto com as municipais em outubro deste ano conta com 92,19% de votos a favor. Os números da pesquisa ganharam destaque nesta segunda-feira, um dia após as manifestações contra o governo de Michel Temer e favoráveis a um novo pleito.

Até as 21h03 desta segunda-feira, 195.055 pessoas responderam a enquete. Somente 7,81% são contra à PEC de autoria do senador Walter Pinheiro (sem partido-BA). A consulta popular realizada no site do Senado Federal foi lançada no dia 19 de maio. A proposta ainda vai para a Comissão de Constituição e Justiça, onde o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) é o relator.

De acordo com o projeto, as eleições presidenciais seriam realizadas no dia 2 de outubro, 'simultaneamente ao pleito municipal", e com segundo turno previsto para o dia 30 do mesmo mês.

O texto determina que "os mandatos dos atuais ocupantes dos cargos de Presidente e Vice-Presidente da República encerrar-se-ão em 1º de janeiro de 2017, com a posse dos eleitos, cujos mandatos se encerrarão em 1º de
janeiro de 2019".

A enquete está disponível neste link 

Ouro no dardo em 2012, Shirlene Coelho será porta-bandeira do Brasil no Rio.

O Comitê Paralímpico Brasileiro anunciou nesta segunda-feira (5) que Shirlene Coelho será a porta-bandeira da equipe do País na cerimônia de abertura dos Jogos do Rio, marcada para ocorrer na próxima quarta-feira, no estádio do Maracanã.

A escolha é histórica, pois nunca uma mulher havia recebido a honra de conduzir a bandeira brasileira na abertura de uma edição da Paralimpíada. Agora, porém, Shirlene Coelho foi selecionada em uma votação que envolvia todos os paratletas da delegação brasileira.

A disputa era restrita aos competidores que já conquistaram uma medalha de ouro paralímpica e não possuem eventos agendados para o dia seguinte ao da cerimônia de abertura dos Jogos do Rio.

Shirlene Coelho possui duas medalhas paralímpicas. Ela foi ouro nos Jogos de Londres, em 2012, e prata em Pequim, em 2008, no lançamento de dardo, na categoria F37 (atletas com paralisia cerebral). Ela também possui os recordes mundiais e paralímpicos da prova.

Nos Jogos do Rio, Shirlene Coelho que tem paralisia cerebral desde a gestação, disputará mais duas provas, além da defender o seu título do lançamento de dardo. Ela competirá no arremesso de peso e no lançamento de disco. Via Estadão Conteúdo.

Professora do DLLEM lança livro sobre poesia de João Cabral.

A Cooperativa Cultural e a Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza o lançamento do livro Travessia poética: Temáticas do tempo na poesia de João Cabral, da professora Rosanne Bezerra de Araújo, do Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas (DLLEM). O evento acontece nesta sexta-feira, 9, às 17h.

Em seu livro, a autora realiza uma travessia pela obra de João Cabral de Melo Neto (1920-1999), buscando apreender o ser do tempo e seus desdobramentos no espaço do poema.

Para o leitor que já conhece a obra do poeta, este estudo possivelmente oferecerá um novo olhar focado no seu processo criativo ao percorrer o trajeto de sua poesia através da temática do tempo.

Sobre a autora
Rosanne Bezerra de Araújo possui doutorado em Letras (Área de Concentração em Literatura e Cultura) pela Universidade Federal da Paraíba, com estágio de doutorado no exterior na Universidade de Nottingham, Inglaterra. É graduada e mestre em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e possui experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada e Teoria da Literatura.

Atualmente é professora adjunta do Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas da UFRN, atuando no curso de graduação em Letras e no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem.

Morre em Nova Parnamirim aos 84 anos o ex-vereador do município de João Câmara/RN Sales da Cunha.

Faleceu por volta das 23h30 desta segunda-feira, 05 de setembro, Francisco Sales da Cunha, mais conhecido carinhosamente em João Câmara/RN por Sales da Cunha, onde foi vereador e presidente da Câmara Municipal. Foi também proprietário da fazenda Canaã no distrito de Assunção, zona rural do município de João Câmara/RN.

Sales da Cunha nasceu em 1932, em Picuí, no interior da Paraíba; deixou 06 filhos adotivos. Foi líder estudantil em Natal. Seu corpo será velado no Cemitério Morada da Paz e será cremado no final da tarde.

Sales da Cunha sofria do mal de Alzheimer. Foi grande seguidor do ex-deputado Federal Vingt Rosado, de Mossoró. Via Gilvan Leite.

2016 já é o ano mais violento do RN.

Embora ainda sequer tenha acabado, o ano de 2016 é o mais violento já registrado no Rio Grande do Norte.

De janeiro a agosto, já foram 1.307 homicídios. No mesmo período do ano passado, foram 1.068, o que significar um aumento de 22%.

Até agora, 2014 havia sido o ano mais violento já registrado no Estado, quando mais de 1.200 mortes haviam sido registradas entre janeiro e agosto.

Para Ivênio Hermes, do Observatório da Violência Letal Intencional do RN, no centro da razão para a escalada da criminalidade está a crise no sistema prisional. Via Portal no Ar.

Participe do Terço dos Homens todas as terças na Matriz de N. Sra. Mãe dos Homens em João Câmara/RN.


97 municípios de 13 estados tem apenas um candidato a prefeito; Um deles é no RN.

Eleitores de 97 municípios de 13 estados brasileiros terão apenas um candidato ao cargo de prefeito para votar no dia 2 de outubro. Os números estão disponíveis no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e podem ser acessados no sistema DivulgaCandContas 2016 ou no Repositório de Dados Eleitorais.

De acordo com o levantamento, o Rio Grande do Sul é o estado com mais cidades com apenas um candidato à Prefeitura: 32. Em seguida, estão os estados de São Paulo (17), Minas Gerais (16), Paraná (14), Santa Catarina (5), Goiás (4), Mato Grosso (2), Paraíba (2), Ceará (1), Mato Grosso do Sul (1), Piauí (1), Rio Grande do Norte (1) e Tocantins (1).

Os estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Roraima e Sergipe não registraram nenhum município com apenas um candidato a prefeito.

Em 2016, não há eleição no Distrito Federal e em Fernando de Noronha.

Veja a seguir a lista dos municípios, por unidade da Federação, com apenas um candidato a prefeito:
CE: Jati
GO: Moiporá, Mutunópolis, São João da Paraúna e Vianópolis
MG: Bom Jesus da Penha, Carmésia, Carrancas, Comendador Gomes, Divisa Nova, Doresópolis, Espírito Santo do Dourado, Gameleiras, Guarda-Mor, Inimutaba, Jequitibá, Machacalis, Maripá de Minas, Ninheira, Porto Firme e Vargem Bonita
MS: Douradina
MT: Nova Mutum e Nova Xavantina
PB: Bernardino Batista e São Mamede
PI: Olho D’água do Piauí
PR: Altamira do Paraná, Araruna, Assis Chateaubriand, Bom Jesus do Sul, Brasilândia do Sul, Cidade Gaúcha, Itaguajé, Janiópolis, Miraselva, Santa Izabel do Oeste, Santa Mariana, São Jorge do Ivaí, São José da Boa Vista e Terra boa
RN: Lucrécia
RS: Almirante Tamandaré do Sul, Anta Gorda, Barra do Rio Azul, Barra Funda, Canudos do Vale, Carlos Gomes, Condor, Cotiporã, Crissiumal, Doutor Maurício Cardoso, Engenho Velho, Erval Grande, Estrela Velha, Ivorá, Lagoa dos Três Cantos, Mato Queimado, Nova Pádua, Novo Barreiro, Pejuçara, Pinhal, Porto Mauá, Protásio Alves, Putinga, Rodeio Bonito, Santo Antônio do Planalto, São José das Missões, São José do Herval, São José do Ouro, São Pedro das Missões, Tio Hugo, Vista Gaúcha, Westfália
SC: Caibi, Cordilheira Alta, Planalto Alegre, Salto Veloso e Tigrinhos
SP: Alto Alegre, Balbinos, Bocaina, Brejo Alegre, Itaju, Itaoca, Jales, Lucianópolis, Mira Estrela, Nova Granada, Ocauçú, Orindiúva, Pedreira, Santópolis do Aguapeí, Tupi Paulista, Valentim Gentil e Viradouro
TO: Itapiratins

Em busca de identidade, Brasil repete time pela primeira vez contra Colômbia.

Fique atento para algo inédito na partida desta terça-feira entre Brasil x Colômbia, às 21h45 (horário de Brasília), na Arena da Amazônia, em Manaus, com transmissão ao vivo da TV Globo, do SporTV e, a partir das 20h, do GloboEsporte.com

Pela primeira vez nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, a seleção brasileira terá a mesma escalação em duas partidas consecutivas. Não por acaso, as duas primeiras de Tite no comando, o que simboliza a busca pela criação de uma identidade nessa nova etapa.

A manutenção da formação se respalda pela estreia da semana passada, a vitória por 3 a 0 sobre o Equador, em Quito. O desempenho foi muito melhor do que jogadores e comissão técnica esperavam, e Tite quer aproveitar o momento de sintonia. Enquanto os atletas atribuem ao treinador e seus auxiliares a imposição de um estilo de jogo, eles, por sua vez, elogiam a rapidez com que o grupo assimilou as ideias.

Esses conceitos independem de escalação. O “jogo apoiado” que Tite tanto pede, baseado em triangulações, posse de bola, na compactação e participação de todos tanto na armação ofensiva quanto no sistema defensivo, serão foco com quaisquer jogadores em campo.

Mas na situação delicada que a equipe ainda vive na tabela, onde, apesar de estar a dois pontos da Argentina, que lidera a corrida pelo Mundial-2018, se encontra apenas na quinta colocação, manter os jogadores que obtiveram um êxito tão precoce ajuda a fortalecer a criação da identidade dessa nova seleção brasileira.

segunda-feira, setembro 05, 2016

Docente da ESUFRN publica pesquisa sobre violência doméstica.

A revista Open Journal of Nursing publicou na edição de setembro de 2016 (volume 6, número 9) o artigo Situations of Domestic Violence against Children and Adolescents in a Northeastern Brazilian Capital, de autoria da professora da Escola de Saúde da UFRN Eliane Santos Cavalcante, que trata sobre a violência doméstica contra crianças e adolescentes na cidade de Natal.

De acordo com a doutora, a motivação para realizar a pesquisa surgiu quando ainda atuava como enfermeira no Pronto Socorro Municipal Sandra Celeste e atendia um elevado número de crianças e adolescentes vítimas de violência. “Essa situação me inquietava muito, e precisava ser divulgada como forma de conhecimento, e de traçar estratégias para diminuir ou erradicar essa situação”, explica a pesquisadora.

Em seguida, Eliane Santos propôs a realização do estudo à coordenação do SOS Criança, programa extinto em 2014, ao qual as crianças e adolescentes eram encaminhados e prestava assistência social às vítimas e seus famílias em situação de vulnerabilidade social. “Depois de aprovado no comitê de ética, passei a coletar os dados, entre os meses de setembro e dezembro de 2013, nos boletins do próprio SOS Criança, totalizando 69 casos analisados”, esclarece.

O artigo está disponível na íntegra no endereço http://www.scirp.org/journal/ojn/ e foi escrito com a colaboração de outros pesquisadores, entre eles mais três professoras da ESUFRN, Lannuzya Oliveira, Cleonice Cavalcante e Izaura Freire.

Adolescente coloca o braço para fora do ônibus e tem o membro amputado.

Um adolescente de 14 anos colocou o braço direito para fora do ônibus em que viajava e teve o membro amputado quando o veículo passou junto a um poste de iluminação pública. O acidente foi por volta das 11h30 da manhã deste domingo, no Bairro Bom Pastor, em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas. 

O garoto é morador de Juatuba, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e estava com outros moradores da sua cidade e de Mateus Leme em excursão. Eles tinham acabado de participar de uma missa, parte da programação de um encontro da juventude, e voltavam para casa quando aconteceu o acidente.

O braço do garoto caiu na Avenida JK e ele e os demais passageiros entraram em pânico. O Corpo de Bombeiros de Divinópolis foi acionado e o garoto foi levado para uma Unidade de Pronto-atendimento (UPA) para receber os primeiros socorros. O braço, mantido no gelo, foi levado junto na expectativa de que pudesse ser reimplatado.

Como o ferimento era grave, um helicóptero dos Bombeiros de Belo Horizonte transferiu a vítima para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII (HPS), na capital, onde permanecia no bloco cirúrgico até o início da noite. O HPS não informou se seria possível reimplantar o braço.

Ministro da Educação libera recursos para Maternidade.

O ministro da Educação, Mendonça Filho, assinou da tarde desta segunda-feira, em Natal, a liberação de R$ 3,5 milhões para melhorias na Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC). Acompanhado do presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Kleber Morais, e da presidente da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Ângela Maria Paiva Cruz, o ministro participou da abertura do FNDE Soluções Locais, evento realizado pela Secretaria de Educação do RN (SEC), na Escola de Governo do Rio Grande do Norte, no Centro Administrativo.

Dos recursos liberados pelo MEC, R$1,192 milhão será investido na aquisição de mobiliário, reforma e ampliação da Unidade de Parto Humanizado da MEJC. Os outros R$2,334 serão para custeio da instituição. A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTINEO) e o Centro de Reprodução Assistida da MEJC são os únicos no norte e nordeste com 100% do atendimento financiado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Melhorias na MEJC
Com o investimento do MEC, a MEJC vai aumentar a oferta para 25 leitos, humanizar o serviço da UTINEO e melhorar a qualidade e os serviços prestados. Atualmente, a UTINEO dispõe de uma equipe multiprofissional constituída por pediatras, neonatolgistas, oftalmologista, neuropediatras e cardiologistas com especialidade em pediatria, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais, além de enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Pertencente à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Maternidade Escola funciona desde fevereiro de 1950 para formação de recursos humanos. Desenvolve, também, pesquisa e extensão, e está inserida no SUS como referência em gestação de alto risco, cirurgia e endoscopia ginecológica, reprodução assistida e ambulatórios especializados de ginecologia, prestando serviço à mulher do Rio Grande do Norte. Desde 2013 é administrada pela EBSERH e certificada pelos Ministérios da Saúde e da Educação.