quarta-feira, dezembro 07, 2016

Alunos da UFRN se classificam para final de competição internacional.

A equipe Ginga com Tapioca da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) se classificou para a final do mundial de programação do International Collegiate Programming Contest que ocorrerá em Rapid City, Estados Unidos, em maio de 2017. A equipe conseguiu a vaga por meio da etapa nacional da Maratona de Programação (ICPC-ACM), realizada em Belo Horizonte.

Na primeira fase da maratona, dentre 777 inscritos, 60 equipes se classificaram para ir a Belo Horizonte. Com o feito, a equipe composta pelos alunos Hélio Bezerra Duarte Filho, Raílton Calheiros e Victor Agnez garantiu a primeira participação da UFRN na final internacional após 20 anos de participação brasileira.

Além da Ginga com Tapioca, também participou da competição nacional a equipe da UFRN Bota mais um aí formada pelos alunos André Winston, Hugo Cavalcanti e Lucas Torres. Mais informações sobre a etapa nacional do evento podem ser obtidas por meio da página do Facebook.

Nos meses de janeiro e fevereiro de 2017 haverá uma escola de verão em que os times classificados poderão se preparar para a final internacional. Outras equipes interessadas em participar da escola podem se inscrever por meio do link.

Menina de 12 anos desaparecida é encontrada em pousada com idoso.

Uma menina de 12 anos que desapareceu última segunda-feira (5) em Planaltina (DF) foi encontrada no início da tarde desta quarta-feira (7) em Palmas. A menina estava hospedada em uma pousada na região sul da capital, na companhia de um idoso de 60 anos que morava ao lado da casa dela.

De acordo com a Polícia Civil do Distrito Federal, a mãe da menor informou o desaparecimento nesta terça-feira (6) logo pela manhã, quando percebeu que a menina havia fugido de casa.

“Ela percebeu que a porta do quarto de sua filha estava aberta, ocasião em que encontrou uma carta, que estava em cima de uma mesa de estudo, na qual sua filha relata que foi em busca da felicidade com a pessoa que ela mais ama”, informou a polícia.

A mãe contou ainda que havia percebido diversas conversas reservadas entre a menina e o vizinho de 60 anos durante os últimos meses. Além disso, os parentes do homem também não souberam informar onde ele estava.

Após investigação da Polícia Civil do DF e Tocantins, e Polícia Federal, a menina foi localizada em Palmas. Os dois foram levados para a Delegacia da Infância e da Juventude. “As autoridades policiais ainda estão apurando se há algum crime a ser imputado ao homem”, disse a polícia.

A Secretaria de Segurança Pública do Tocantins informou que o idoso foi autuado em flagrante pelo crime de estupro de vulnerável e, em seguida, levado para Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP), onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário.

A adolescente será submetida a exames periciais e ficará em uma casa abrigo da capital, aos cuidados do Conselho Tutelar até a chegada dos parentes que a levarão de volta para Planaltina.

Escola de Música oferta vagas para bolsistas de iniciação à docência.

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) está com processo seletivo aberto para 10 alunos da Licenciatura em Música. A seleção é para compor o cadastro de reserva da equipe de bolsistas da Escola de Música (EMUFRN) em 2017. O valor da bolsa de iniciação a docência é de R$ 400, com duração de 12 meses.

O Pibid é um programa do Ministério da Educação com atribuições da Fundação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Ele inclui atividades nas dependências da UFRN e nas escolas públicas participantes do programa, designadas por convênios estabelecidos entre a Instituição, a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte (SEEC) e a Secretaria Municipal de Educação (SME).

As inscrições devem ser feitas presencialmente na secretaria de coordenação do curso de graduação em Música até o dia 13 de dezembro. O horário de funcionamento da secretaria é das 8h às 12h e das 13h às 17h30. Acesse o edital do processo seletivo aqui.

De acordo com o cronograma, a divulgação da lista de candidatos inscritos e os horários das entrevistas individuais serão anunciados no dia 14 de dezembro, e as entrevistas serão realizadas no dia 15. A divulgação do resultado final acontecerá no dia seguinte na secretaria de coordenação da graduação.

Europa precisa de um líder, diz papa Francisco.

O papa Francisco afirmou que a Europa “precisa de um líder” e acusou o continente de “não levar a sério” a promessa feita após a Primeira Guerra Mundial de evitar novos conflitos.

“Aquela frase, ‘guerra nunca mais’, acredito que foi dita com sinceridade após a Primeira Guerra Mundial por Schuman, De Gasperi, Adenauer [líderes políticos europeus do século 20]. Mas, nos dias de hoje, faltam líderes. A Europa precisa de um líder, um líder que siga adiante”, disse o pontífice. A declaração foi dada em entrevista à revista semanal católica belga Tertio, publicada por ocasião da conclusão do Jubileu e divulgada hoje (7) pela Santa Sé.

“A frase ‘guerra nunca mais’ nunca foi levada a sério, porque, depois da primeira, teve a segunda, e esta terceira que estamos vivendo, despedaçada. Estamos em guerra. O mundo está fazendo a terceira guerra mundial: Ucrânia, Oriente Médio, África, Iêmen… é muito grave”, afirmou Francisco.

“Existe uma teoria econômica que não tentei comprovar, mas li em vários livros: que, na história da humanidade, quando um Estado via que seu orçamento não andava bem, fazia uma guerra e reequilibrava as próprias contas. É um modo mais fácil de produzir riqueza, mas o preço é muito alto: o sangue, disse o papa, ao falar sobre o centenário da primeira guerra mundial.

Governo envia PEC que transforma planejamento em lei no RN.

O Governo do RN, por meio da secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças, enviou à Assembleia Legislativa um projeto de Emenda Constitucional que determina a execução do planejamento estratégico de longo prazo para o Estado. O Rio Grande do Norte será o terceiro estado do país a incluir o planejamento em sua própria legislação, a exemplo do que já preveem as constituições estaduais de Minas Gerais e Pernambuco.

O Plano Estadual Estratégico de Longo Prazo (PELP) aponta prioridades destinadas a subsidiar as decisões que assegurem um Rio Grande do Norte socialmente justo, democrático, próspero, ambientalmente sustentável e territorialmente equilibrado, a partir dos seguintes objetivos: desenvolvimento socioeconômico; racionalização e coordenação de ações do Governo; o incremento das atividades produtivas; expansão social do mercado consumidor; superação das desigualdades sociais e regionais; expansão do mercado de trabalho; desenvolvimento dos municípios em condições escassas e desenvolvimento tecnológico.

A PEC do Planejamento também prevê a criação de mecanismos de participação da sociedade, além de delegar ao chefe do poder Executivo, por meio de projeto de lei, a regulamentação dos eixos estratégicos, metas e projetos com o prazo de execução de até vinte anos, sua periodicidade, prazo de revisão, supervisão e execução.

Inscrições abertas para seminário sobre arboviroses e suas complicações.

Profissionais de saúde do estado do RN, dos municípios, das instituições de ensino e da sociedade civil organizada são convidados para participar do Seminário Norteriograndense sobre Arboviroses e suas Complicações. O evento acontece entre 12 e 14 de dezembro, no auditório da reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no campus central, em Natal. Realizado pela Secretaria de Saúde do RN (Sesap), o evento conta com apoio da Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e da Pró-Reitoria de Extensão da UFRN (Proex).

A programação inclui palestras, mesas-redondas, conferências e debates sobre temáticas referentes às arboviroses – doenças transmitidas por insetos, entre eles o Aedes aegypti –, como pesquisas, controle vetorial, diagnóstico laboratorial, investigação e encerramento de óbitos, síndromes neurológicas, microcefalia e os agravos da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Em paralelo, haverá o II Fórum Temático da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, o IV Encontro Intersetorial de Enfrentamento à Microcefalia no RN e a apresentação de trabalhos técnico-científicos.

As inscrições são realizadas neste link.

HUOL e Ministério da Saúde realizam jornada sobre segurança do paciente.

Nesta quinta e sexta-feira, 8 e 9 de dezembro, acontece no auditório da Universidade Potiguar (UnP), unidade da Av. Floriano Peixoto, a I Jornada de Qualidade e Segurança ao Paciente do RN, iniciativa do Hospital Universitário Onofre Lopes e do Ministério da Saúde, em parceria com as Secretarias de Saúde do Rio Grande do Norte e do Município de Natal, com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e UnP.

O evento é aberto para enfermeiros, farmacêuticos, médicos, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem e profissionais de saúde cujo exercício tenha manejo direto de pacientes internados em unidades de saúde, sejam públicas ou privadas.

A Portaria 529/2013, do Ministério da Saúde, instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) com o objetivo de contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional.

A Segurança do Paciente é um componente essencial da qualidade do cuidado, e tem adquirido, em todo o mundo, importância cada vez maior para os pacientes e suas famílias, para os gestores e profissionais de saúde no sentido de oferecer uma assistência segura.

Os incidentes associados ao cuidado de saúde e, em particular, os eventos adversos (incidentes com danos ao paciente) representam uma elevada morbidade e mortalidade em todos os sistemas de saúde.

Esta problemática levou a Organização Mundial de Saúde (OMS) a lançar um guia de segurança do paciente voltado para a equipe multiprofissional de saúde e baseado em seis medidas: a identificação do paciente; a prevenção de úlcera por pressão; a cirurgia segura; a higiene das mãos; a prevenção de quedas; e a segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos.

A Jornada, cuja abertura acontece nesta quinta-feira, às 8h, contará com palestras da Dr.ª Luciana Yume, representante do Ministério da Saúde, e da Dr.ª Vera Lúcia Neves Marra, consultora do Ministério da Saúde e professora da PUC-RJ que traduziu para o Brasil o Guia de Segurança do Paciente da OMS.

Os profissionais de saúde que quiserem participar terão a inscrição efetivada desde que doem 1 lata de leite em pó ou 1 pacote de fraldas geriátricas.

Informações e inscrições: (84) 3342-5208.

Novo golpe no WhatsApp já tem mais de 1 milhão de cliques.

Você acha que irá descobrir com quem seus contatos se comunicam no WhatsApp, mas não é bem isso. O aplicativo de conversa lançou há duas semanas uma campanha – já chegou a 1,2 milhão de cliques somente no Brasil -, que diz permitir ao usuário ver com quem seus contatos estariam se comunicando, mas o objetivo é inscrever o número de celular do usuário em um serviço de SMS Premium, nas quais as mensagens de texto são pagas. Nesta terça-feira (6), a empresa de segurança ESET alerta a falsa funcionalidade do visualizador de conversa, segundo o Uol.

Na ação, o usuário recebe um link no qual promete ativar a nova funcionalidade. “Descubra com quem seus contatos estão conversando agora”, diz a mensagem enganosa.

Ao entrar, a vítima é direcionada para uma página maliciosa, onde é induzida a compartilhar o falso link com seus contatos para ativar a funcionalidade. Em seguida, a pessoa é redirecionada para uma plataforma de publicidade contratada pelo cibercriminoso, onde é levada a se inscrever no serviço de SMS Premium para liberar o acesso ao visualizador de conversas.

Segundo o levantamento da ESET, o Brasil é o país mais atingido até o momento com 20 dias de campanha, chegando a bater 1,5 milhão de cliques no mundo todo.

Grande parte dos tipos de golpes, tendo o aplicativo como principal vetor de propagação, visa como intenção inscrever os usuários em serviços de mensagens pagas. Só neste ano, a ESET identificou nove tipos, o que mostra que tem crescido muito o número de fraudes nos últimos meses.

A principal recomendação é não clicar em links suspeitos e instalar aplicativos de antivírus em seus smartphones.
Burlando o “check azul”

Desde 2014 que o WhatsApp tem um sistema de verificação de leitura de mensagens. São as duas setas azuis que aparecem ao final de cada mensagem; se elas aparecem quer dizer que o remetente recebeu e quando ela deixa de ser cinza para ficar azul, a pessoa leu o conteúdo.

Quem não gosta desse recurso, pode desconfigurá-lo. No entanto, saiba que se você desativar as confirmações da sua leitura, você também deixará de visualizar as de outras pessoas. Em um celular com sistema Android, basta ir em Configurações > Informações da Conta > Privacidade e desmarcar a opção “Confirmação de leitura”.

Para iPhone, basta ir em Configurações > Conta > Privacidade > desmarcar a opção “Recibos de leitura”.

FÓRUM ESTADUAL DOS SERVIDORES COBRA PAGAMENTO DAS FOLHAS DE NOVEMBRO, DEZEMBRO E O 13° SALÁRIO.

Nesta terça-feira (06) o Fórum Estadual dos Servidores se reuniu com o Gabinete Civil em duas audiências, para cobrar o pagamento dos salários de novembro, dezembro e o décimo terceiro. O SINTE/RN participou das duas reuniões e ajudou a engrossar o coro das entidades.

*PAGAMENTO DE NOVEMBRO
De acordo com a coordenadora geral do SINTE/RN, professora Fátima Cardoso, durante as audiências o governo prometeu pagar os salários de novembro no dia 10/12 para quem recebe até R$ 4 mil, incluindo aposentados/as e pensionistas. Contudo, ainda não informou quando vai pagar aos servidores que ganham acima de R$ 4 mil.

*SINTE/RN EXIGIU QUE O GOVERNO PAGUE OS SALÁRIOS EM DIA
Fátima Cardoso conta que o SINTE reivindicou que o governo Robinson pague o quanto antes os salários de novembro, bem como garanta o pagamento do décimo terceiro até 20 de dezembro. A sindicalista também afirma que o Sindicato cobrou do governo o pagamento da folha do mês até o dia 31 dezembro. Porém, o Executivo não se pronunciou sobre as reivindicações do SINTE.

*NOVA AUDIÊNCIA NESTA QUARTA-FEIRA (07)
Uma nova audiência foi marcada para às 17h desta quarta-feira (07/12). O objetivo é dar continuidade a rodada de negociações sobre o pagamento das três folhas.

Mundial de Clubes terá replay em vídeo para ajudar os árbitros.

Pela primeira vez, a Fifa vai testar em uma competição oficial o uso do replay para ajudar árbitros. O teste vai ocorrer durante o Mundial de Clubes, no Japão, a partir desta quinta-feira, quando Kashima Antlers, do time da casa, enfrenta o Auckland City, da Nova Zelândia.

“Isso representa um grande passo no teste da tecnologia”, declarou o holandês Marco van Basten, diretor de desenvolvimento técnico da Fifa. “Sentimos que estamos preparados para testar a tecnologia”, explicou. “Vamos entrar em um território desconhecido pela primeira vez”, disse.

No teste, um assistente do árbitro ficará dentro de um centro de transmissão e terá acesso a todas as imagens. Ele poderá informar ao juiz da partida por meio de um circuito fechado sobre lances como pênaltis, cartões vermelhos e se a bola cruzou ou não a linha do gol. Caberá ao juiz tomar a decisão final. Mas, no caso do teste, ele será informado por seu assistente, na cabine de transmissão.

“O ritmo do jogo precisa ser mantido e a autoridade precisa ser mantida com o árbitro”, defendeu Massico Bussaca, chefe da Arbitragem da Fifa. Para que o sistema funcione, os juízes que estarão em Tóquio passaram por um “intenso treinamento” antes de começar a usar o novo sistema.

Numa segunda etapa, os árbitros usaram jogadores de fato em amistosos e treinamentos para avaliar a confiabilidade do sistema. As câmeras foram instaladas no estádio de Yokohama e, ali, novos testes também foram realizados.

Se aprovado, o sistema passará a ser testado em campeonatos nacionais pelo mundo já em 2017. O plano da Fifa é de que, caso a tecnologia se mostre confiável, o replay e a assistência de vídeo sejam usadas na Copa do Mundo de 2018.

Banco do Brasil passa a emitir pelo celular senhas de atendimento nas agências.

Os clientes do Banco do Brasil já podem emitir senhas pelo celular, no aplicativo do banco, para atendimento presencial. A novidade permite que as pessoas retirem a senha de casa ou de qualquer outro local e recebam a estimativa para o atendimento na agência que preferir. As senhas entram em uma fila virtual e o cliente efetua o check-in pelo App quando chegar à unidade do banco. Caso ele se esqueça de validar a senha ao chegar à agência, o sistema realiza o procedimento automaticamente no horário previsto.

A senha pode ser gerada para atendimento em sua agência de relacionamento, nas unidades mais próximas ou para qualquer outra agência de preferência do cliente. O aplicativo pesquisa as dependências por nome, número ou CEP e exibe os dados gerais, como: endereço, telefone e horário de atendimento. Após a emissão de senha, o cliente também visualiza o horário previsto para seu atendimento.

A implantação surgiu da ideia de dois funcionários da instituição e foi a grande vencedora da 1ª edição do Programa Pensa BB, que estimula os funcionários a criar soluções inovadoras para o banco. A sugestão concorreu com outras 3.265 propostas de todas as áreas da instituição.

GAROTA ESTUDANTE DE 14 ANOS COMETE SUICÍDIO COM DOIS TIROS NO SERTÃO DA PARAÍBA.

jovem
Uma estudante de 14 anos, identificada pelo nome de Anny Lettícia, tirou a própria vida no início da noite desta terça-feira (06), na cidade de Nova Olinda (PB).

Segundo as informações, a garota utilizou uma arma de fogo para cometer o suicídio, que aconteceu dentro de sua própria casa, que fica na Rua Jó de Sousa, no centro da cidade. Moradores da vizinhança disseram ter ouvido dois disparos de arma de fogo, e logo chamou a atenção de todos que estavam por perto. O motivo que teria levado à garota a situação extrema, não foi revelado. O Policiamento Local isolou a área onde o corpo ficou caído. Uma equipe da Polícia Civil também foi acionada para periciar o local e em seguida o Gemol fazer a remoção do corpo.

Uma testemunha que preferiu não ser revelada, disse que a garota era muito amorosa e não entendeu sua atitude. “Ela é muito educada, linda e muito doce”, disse. Em sua rede social, a jovem compartilhou um bilhete escrito a mão dizendo “Senhor Noel, eu nunca te pedi nada de natal, mas neste natal, por favor me mata, obrigado”. A família encontra-se em estado de choque.

Acidente com duas vítimas fatais na BR 226 em Macaíba/RN.

Um acidente grave tipo capotamento foi registrado na tarde desta quarta-feira(7) na BR 226, distrito de Cajazeiras, município de Macaíba na Grande Natal. Duas pessoas morreram no local.

O Corpo de bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e SAMU foram acionadas para prestar socorro as vítimas. A equipe do ITEP também foi acionada para fazer a remoção dos corpos para sede do órgão em Natal.

Maioria do Supremo mantém Renan Calheiros na presidência do Senado.

A maioria do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu na tarde de hoje (7) manter o presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL) no cargo. Até o momento, cinco ministros votaram para derrubar a decisão individual do ministro Marco Aurélio, que determinou o afastamento, na última segunda-feira.

Até o momento, votaram pelo afastamento de Renan os ministros Marco Aurélio, Edson Fachin e Rosa Weber. Celso de Mello, Dias Toffoli e Teori Zavascki, Luiz Fux e Ricardo Lewandowski foram contra. O julgamento continua para tomar o voto da presidente, Cármen Lúcia.

Dois ministros não participaram do julgamento. O ministro Gilmar Mendes está em viagem oficial à Suécia e Luís Roberto Barroso está impedido de julgar a questão porque trabalhou com os advogados da Rede antes de chegar ao Supremo.

MEC libera R$ 563,62 milhões para instituições federais de ensino.

O Ministério da Educação liberou R$ 563,62 milhões para as instituições federais de ensino, incluindo hospitais universitários, institutos federais e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão que coordena os programas de bolsas de estudo, beneficiando bolsistas de mestrado, doutorado, pós-doutorado, professor visitante e professor sênior.
Do total liberado, R$ 244,43 milhões foram destinados a instituições federais de ensino vinculadas ao MEC, incluindo aí universidades federais e repasses a hospitais universitários. A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica contará com R$ 73,7 milhões.

Já a Capes recebeu R$ 319,19 milhões, sendo que a maior parte desse valor– R$ 172 milhões – será destinada ao pagamento de mais de 90 mil bolsistas de mestrado, doutorado e pós-doutorado, professor visitante e professor sênior. Segundo o diretor de Programas e Bolsas da Capes, Geraldo Sobrinho, a Coordenação, com o apoio do MEC, “termina o ano honrando todos os compromissos previstos no seu orçamento”.

De acordo com o ministro da Educação, Mendonça Filho, o MEC tem promovido um grande esforço a fim de garantir a liberação de recursos de custeio, aquisição de equipamentos e manutenção de bolsa. “Com a liberação desses R$ 563,62 milhões, agora em dezembro, o MEC totaliza o repasse de mais de R$ 5 bilhões às instituições federais,” disse.

Machismo recua, mas 23% condenam roupa curta de mulher.

Recentemente, alguns pararam de se referir a mulheres por termos como “piranha” ou “vagabunda” (8%), outros deixaram de cantá-las na rua (18%). Alguns não mais as criticam por usarem roupas curtas ou decotadas (11%), e existem ainda aqueles que deixaram de tentar se aproveitar de uma mulher bêbada (2%).

Apesar disso, há igual número de homens que admitem ainda se referir a mulheres como “piranhas” ou “vagabundas” (8%), outros que declaram cantar mulher na rua (19%). Quase um quarto reconhece criticá-las por usarem roupas curtas ou decotadas (23%), e poucos que assumem se aproveitar quando elas beberam (1%).

O retrato pintado pela pesquisa “O papel do homem na desconstrução do machismo”, encomendada pelo Instituto Avon, aponta que, apesar de haver avanços, os entraves para a superação do machismo são muitos.

Os dados, do Instituto Locomotiva, sugerem, no entanto, que o engajamento dos homens é essencial neste processo e que conversar sobre o tema é o melhor remédio.

De um lado, 44% dos homens afirmaram que ser chamado de machista não o engajaria na luta pelos direitos da mulher. Para mais de metade daqueles que deixaram de lado comportamentos machistas nos últimos tempos, porém, a mudança foi motivada por uma conversa pessoal com alguém próximo (54%).

Dentre esses, 34% mudaram porque um amigo ou parente homem falou para que não fizesse aquilo.

A pesquisa, que entrevistou homens e mulheres, mostra que 87% consideram que parte da população é machista, mas apenas 24% se consideram machistas. Em outra resposta, fica flagrante a persistência da cultura machista: só metade (52%) dos homens avalia não haver problema em uma mulher trabalhar fora e o marido cuidar da casa.

Questionados sobre atitudes para evitar o preconceito e a violência contra a mulher, 37% avaliaram que ensinar os filhos a respeitar as mulheres é o mais importante.

Sine-RN oferta mais de 24 oportunidades de emprego nesta quarta-feira.

O Sine-RN oferece, nesta quarta-feira (07), mais de 24 oportunidades de emprego em Natal e Mossoró. Para concorrer às vagas, o candidato deve se cadastrar via Internet no Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego através do endereço maisemprego.mte.gov.br ou na unidade do Sine Matriz Cidade da Esperança, localizada na Rua Adolfo Gordo, s/n, Cidade da Esperança – Natal-RN no prédio da Central do Trabalhador no horário de 8h ás 16h ou em qualquer agência do Sine nas centrais do cidadão de Natal e no interior.

O interessado que não tem cadastro e acesso ao Portal Mais Emprego, pode comparecer as Agências do SINE, com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Número do PIS, cédula de identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência. O atendimento é de acordo com o horário de funcionamento das centrais do cidadão e do SINE Matriz Cidade da Esperança no prédio da Central do Trabalhador, das 8h às 16h.

Julgamento de Renan nesta quarta eleva tensão em Brasília.

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, pautou para a sessão de hoje (7), quarta-feira, o julgamento definitivo pelo plenário da liminar concedida pelo ministro Marco Aurélio, que afastou do cargo o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

A decisão que afastou Renan foi proferida no início da noite de ontem (5), mas o senador continua no cargo porque a Mesa da Casa se recusou a cumprir a decisão. Os senadores decidiram esperar decisão definitiva do plenário do Supremo.
 
Renan Calheiros ainda não chegou a ser notificado sobre a decisão de Marco Aurélio. Na noite de segunda (5), após a decisão, um oficial de Justiça foi até a residência oficial do Senado, mas não cumpriu o mandado de intimação porque não foi recebido pelo senador. Na manhã de ontem, outro oficial foi ao gabinete da presidência do Senado, mas o mandado não foi assinado novamente.

Após problema de saúde, Maurício Kubrusly volta ao trabalho na Globo.

O jornalista Maurício Kubrusly, de 71 anos, retomou no começo desta semana o seu expediente de trabalho na Globo e foi bastante saudado pelos colegas.

Como se recorda, ele sofreu um infarto no dia 12 de novembro e passou por uma cirurgia para colocar dois stents no coração.
 
Kubrusly é repórter do quadro "Me Leva, Brasil", exibido pelo "Fantástico" e a recepção dos amigos, no dia da sua volta, segunda-feira, foi de balançar o coração.

Governo do RN paga servidores que ganham até R$ 4 mil no dia 10 e não tem data para o Décimo.

O Governo do RN continua o pagamento do funcionalismo, a partir do próximo sábado (10), pelos 72 mil servidores que recebem até R$ 4 mil. Não haverá distinção entre ativos, inativos e pensionistas.

Os demais servidores que ganham acima de R$ 4 mil terão os vencimentos depositados no decorrer de dezembro, a partir da disponibilidade de caixa. Os funcionários ativos da Educação e dos órgãos da Administração Indireta que possuem recursos próprios já receberam os salários desde 30 de outubro.

Em relação ao 13º salário, o Governo e o Fórum Estadual dos Servidores vêm acompanhando juntos a movimentação das receitas e buscando as alternativas para quitar o benefício.

Agencias bancárias são alvo de ataques por criminosos durante a madrugada em Caraúbas.

As agências do Banco do Brasil e Bradesco,localizadas no centro da cidade de Caraúbas, as duas únicas instituições bancarias do município, foram atacadas e destruídas na madrugada desta quarta feira dia 07 de dezembro de 2016. 

A ação criminosa segundo registros da Polícia Militar,ocorreu por voltas das 02h30min da madrugada, onde moradores foram acordados com o barulho dos disparos efetuados pelos bandidos numa demonstração de poderio de fogo. 

Segundo testemunhas foram minutos de muito medo para quem estava acordando com o barulho das rajadas de balas. Uma dona de casa que não quis ser identificada mais que reside bem próximo as agencias destruídas, relatou que viveu momentos de muito medo. Ela disse que foram uns dez minutos de muito barulhos de disparos nas ruas. 

De acordo com informações colhidas no local pelas guarnições da policia militar foram utilizados dois veículos, possivelmente uma camionete tipo S-10 ou Hyllux e um carro de passeio menor. Muitas cápsulas de diversos calibres ficaram espalhadas pelas ruas do centro da cidade e foram recolhidas por populares. 

Os caixas do banco do Brasil e Bradesco não foram destruídos, não foi informado a principio se os assaltantes conseguiram levar o dinheiro dos cofres das agencias que ficaram bastante danificadas. 

Varias viaturas da policia militar foram acionadas, algumas demoraram a chegar em virtude de terem seus pneus danificados por grampos jogados nas RNS 117 e 233 que ligam Caraúbas a Mossoró e Caraúbas a Apodi respectivamente. 

Diligencias estão sendo feitas em toda a região e Caraúbas agora é mais uma cidade do interior do Rio Grande do Norte que fica sem agencias bancarias.

UFRN abre inscrição de municípios para Trilhas Potiguares 2017.

Estão abertas as inscrições para os municípios interessados em participar da edição 2017 do programa de extensão Trilhas Potiguares, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). As cidades devem ter população de até 15 mil habitantes e assumir os compromissos descritos no edital, que pode ser acessado no endereço www.trilhaspotiguares.ufrn.br. Maior programa de extensão da UFRN, o Trilhas Potiguares proporciona interação entre universidade e comunidade, buscando a construção solidária do saber voltado para o desenvolvimento sustentável.

A inscrição dos municípios é realizada até 24 de fevereiro de 2017 mediante preenchimento de ficha anexa ao edital, que pode ser encaminhada por e-mail, entregue na Coordenadoria de Programas e Projetos da Proex ou por via postal. Os municípios selecionados serão divulgados no site da Proex até 17 de março de 2017.

Terremoto deixa 97 mortos na Indonésia.

Ao menos 97 pessoas morreram no terremoto que abalou nesta quarta-feira a ilha indonésia de Sumatra, de acordo com um balanço divulgado pelo comandante do exército nesta região do oeste do arquipélago.

"Até o momento, 97 pessoas morreram e o número continua aumentando", afirmou Tantang Sulaiman. O balanço anterior citava 52 mortos.

O terremoto de 6,5 graus de magnitude aconteceu às 5h03 locais (20h03 de Brasília, terça-feira), de acordo com o Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS), 10 km ao norte de Reuleuet, na província de Aceh, norte de Sumatra.

O tremor atingiu com força o distrito de Pidie Jaya, no momento em que muitos moradores desta região de maioria muçulmana se preparavam para oração matinal. O minarete de uma mesquita desabou sobre o templo e destruiu parte da estrutura. Outros edifícios foram reduzidos a escombros, enquanto as equipes de emergência tentavam retirar as pessoas presas

O único hospital do distrito ficou lotado, afirmou Puteh Manaf, funcionário da Agência Nacional de Catástrofes.

Hasbi Jaya, que mora na região, contou que sua família estava dormindo na hora do terremoto. "Nós corremos para a rua e a casa desabou. Tudo, do teto ao solo, ficou destruído", afirmou à AFP. "Olhei ao redor e todas as casas dos meus vizinhos também estavam absolutamente destruídas."

Várias casas, mesquitas e lojas também desabaram na pequena cidade de Meureudu.

Sethas-RN vai assessorar novos gestores municipais da Assistência Social.

Os novos gestores municipais da Assistência Social serão atendidos por uma equipe intersetorial da Secretaria Estadual de Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas-RN) para análise de dados, diagnóstico e apresentação de soluções. O objetivo é passar as informações necessárias para que os prefeitos e secretários possam verificar possíveis pendências e dar andamento às ações da pasta.

Segundo a coordenadora da Assessoria Técnica da Sethas-RN, Nathalie Medeiros, a troca de prefeitos teve um índice muito alto nas últimas eleições, portanto, a grande parte dos municípios terão novos secretários de Assistência Social. “Recebemos muitas solicitações para mostrarmos o diagnóstico dos municípios, mostrar como está o andamento dos programas. Por isso, vamos fazer esse diagnóstico e passar todas as informações necessárias e também ajudar nas possíveis soluções”, explicou.

STF deve julgar hoje direito ao aborto em casos de infecção por Zika.

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve iniciar nesta quarta-feira o julgamento da ação direta de inconstitucionalidade (ADI 5581) que inclui o pedido de interrupção da gravidez como uma possibilidade excepcional para mulheres infectadas pelo vírus Zika. O diagnóstico, durante a gestação, está associado a casos de microcefalia e outras malformações fetais – sobretudo quando identificado no primeiro trimestre de gravidez.

O documento foi protocolado e levado à Corte pela Associação dos Defensores Públicos (Anadep), que questiona as atuais políticas públicas voltadas para gestantes e crianças vítimas da epidemia do vírus no Brasil. O principal argumento trata do sofrimento e do impacto emocional a que as grávidas infectadas pelo Zika são submetidas, além da defesa de que o aborto é uma questão de saúde pública e bem-estar.

Follmann terá amputação da perna aumentada; Ruschel pode deixar UTI em 48 horas.

O novo boletim médico sobre os sobreviventes da queda do avião da Chapecoense em Medellín deixou claro que Alan Ruschel e Rafael Henzel continuam evoluindo positivamente, enquanto Neto é quem mais preocupa. A principal novidade, no entanto, foi em relação ao goleiro Jackson Follmann, que terá a amputação em sua perna direita aumentada.

Ao lado do diretor do hospital colombiano, Ferney Rodríguez, o médico intensivista Edson Stakonski e o ortopedista Marcos André Sonagli concederam nova entrevista coletiva nesta terça-feira. Nela, explicaram que Follmann apresentou quadro infeccioso na perna amputada. Para evitar necrose do órgão, Sonagli esclareceu que será realizado um procedimento para a retirada de cerca de mais quatro centímetros de osso.

“É muito mais importante ele se manter vivo do que um pedaço a mais da perna. Queremos manter o que seja possível para ele poder usar prótese depois, mas não podemos correr o risco de uma necrose que coloque em risco a saúde do paciente”, explicou Sonagli. “Pelo menos três ou quatro centímetro da parte óssea vou ter que tirar amanhã.”

O ortopedista explicou que um procedimento para retirada de pele e músculos infectados já foi realizado nesta terça. Sonagli também garantiu que fará de tudo para que este seja o último procedimento deste tipo ao qual Follmann será submetido, mas não descartou a possibilidade de uma nova ampliação posterior da amputação.

“Caso a infecção persista, vou ter que tirar mais. Vou fazer a retirada de um pedacinho de ósseo que não está se mostrando viável para nós, pode ter infecção. Se tirar este pedaço for o suficiente, é o que a gente quer. Mas se virmos que tirando essa parte de necrose o osso não está bem, teremos que tirar mais. Queremos tirar o mínimo possível, claro, mas precisamos do máximo de segurança.”

Por conta deste procedimento, Follmann voltou a ser entubado pelos médicos. “Percebemos após esse procedimento (de limpeza) a infecção. Para não correr o risco de desentubá-lo e depois de 48 horas entubá-lo de novo, vamos manter ele entubado. Até por uma questão de segurança da coluna cervical dele, que tem uma lesão “
Mais grave do que a situação do goleiro é a do zagueiro Neto, que segue em estado grave, entubado por causa de um quadro de infecção pulmonar, além de diversas outras lesões. “O Neto está grave, com respiração mecânica complicada. Nas últimas 12 horas, está estável. Os padrões de saturação e pressão estão os mesmos. Está 100% dependente do ventilador. Já identificamos a bactéria de sua infecção. Também tem lesão na perna e fratura na quinta vértebra lombar, mas ainda não temos condição de levá-lo ao centro cirúrgico. Não podemos fazer a cirurgia agora, por conta da condição dele”, comentou Stakonski.

Por outro lado, Alan Ruschel segue evoluindo positivamente e é quem possui o quadro mais favorável. Primeiro jogador a ser resgatado após o acidente, ele já conseguiu sentar e até dar os primeiros passos. O otimismo sobre seu caso é tanto, que os médicos cogitam tirá-lo da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) nos próximos dias e até vislumbram a possibilidade de trazê-lo de volta ao Brasil.

“Ontem, o Alan sentou. Hoje deu alguns passos. Já ficou de pé três vezes hoje. É quem está em melhor estado, mas ainda na UTI. Estamos estudando a possibilidade de transferi-lo para o quarto em 48 horas. Tem uma evolução muito grande, favorável”, comentou Sonegli. “Vamos liberar o Alan para o quarto, esperar alguns dias para ver como se comporta e, se possível, liberar para o Brasil”, completou Stakonski.

Sobre o jornalista Rafael Henzel, quarto e último brasileiro sobrevivente – dois bolivianos também resistiram à queda -, as informações também são boas. Como Ruschel, ele apresentou evolução nos últimos dias, já foi colocado sentado e só não se levantou porque tem uma fratura no pé, que deve ser corrigida nos próximos dias.

Sonegli ainda fez um último resumo do quadro geral dos quatro sobreviventes da queda do avião que levava a Chapecoense para Medellín, no início da semana passada, e deixou 71 mortos. “O Alan e o Rafael estão na fase de controle de dano. O Follmann transita entre a fase de controle de dano e a de luta pela vida. Já o Neto está lutando pela vida.”

terça-feira, dezembro 06, 2016

Venda de veículos novos sobe 12% de outubro para novembro, diz Anfavea.

As vendas de veículos novos subiram 12% em comparação a outubro, informou há pouco a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). De acordo com o balanço da produção e vendas das montadoras, no comparativo com novembro de 2015, no entanto, houve queda de 8,7%. Em novembro do ano passado, foram vendidas 195,2 mil unidades, enquanto no mesmo período deste ano o total ficou em 178,2 mil.

No acumulado de janeiro a novembro, 1,846 milhão de unidades de veículos novos foram vendidas, uma retração de 21,2% em relação a igual período de 2015. O número chega próximo ao que foi vendido em 2006, quando foram comercializados 1,723 milhão de carros. Em dez anos, o pico de vendas ocorreu em 2012 (3,443 milhões de unidades).

Produção de veículos.
A produção em novembro registrou crescimento de 22,4% em relação a outubro. “Este foi o melhor mês de produção desde agosto de 2015”, destacou o presidente da Anfavea, Antonio Megale. “No acumulado chegamos ao nível de 2004, mas vem mostrando crescimento importante no último mês, em dezembro devemos ter produção também acima das 200 mil unidades”, afirmou.

Programa incentiva empresas de alimentos e bebidas do RN a exportar.

Cerca de 50 empresas do setor de alimentos e bebidas participam, nesta terça-feira (6), da primeira ação do Exporta RN, uma versão estadual do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), que busca diversificar as exportações brasileiras e ampliar a participação do país no comércio internacional. Trata-se do Workshop Exporta RN – Alimentos e Bebidas, que ocorre na sede do Sebrae no Rio Grande do Norte a partir das 18h30. Durante o evento, serão apresentados os principais gargalos enfrentados pelos empreendedores que desejam entrar no mercado internacional e também três casos de sucesso de empresas que alcançaram esse mercado. As inscrições podem ser feitas pelo 0800 570 0800.

A proposta do workshop é apresentar um perfil dos potenciais mercados importadores e as oportunidades que despontam no cenário internacional para as pequenas empresas que atuam no segmento de alimentos de bebidas no estado. Além disso, serão apontados os estudos de mercado, as principais barreiras de acesso à exportação e as políticas tarifárias. As instituições que integram o programa vão detalhar aos empresários potiguares como cada órgão pode auxiliar os empresários a entrar no comércio exterior.

De acordo com o gerente da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae-RN, David Xavier, o objetivo do Workshop Exporta RN – Alimentos e Bebidas é esclarecer sobre as vantagens, exigências e as etapas envolvidas na exportações dos produtos desse segmento. “A ideia desse trabalho, que está sendo implementado de forma segmentada, incentivar para que o empresário potiguar se veja no mercado internacional”.

Segundo o gerente, além do setor de alimentos e bebidas, o programa Exporta RN vai contemplar outras cadeias produtivas do estado com potencial para o comércio global a partir de 2017. Serão atendidos os setores  têxtil de confecções, mineração, carcinicultura e pescado, fruticultura, energias e pecuária.

A programação do workshop contempla a apresentação de três estudos de produtos locais e compradores internacionais. É o caso do açaí, que tem os Estados Unidos como principal comprador, e de produtos congelados, cujo destino seria o Chile. Também será apresentado outro estudo para o envio de polpas de frutas para a França.

O Exporta RN é resultado da parceria entre o Sebrae no Rio Grande do Norte com o governo do estado, através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Sistema Fiern, Receita Federal, Banco do Brasil, Inframérica, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Correios, Universidade Potiguar (UnP), ApexBrasil e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Essas instituições fomentam políticas alinhadas às estratégias da cultura exportadora, assim como unem esforços para o aumento da base exportadora e internacionalização das cadeias produtivas do Rio Grande do Norte, que atualmente responde por apenas 1,6% do total de exportações do Nordeste.

Procuradores veem crime de desobediência em ação de Renan.

A decisão da Mesa Diretora do Senado de apoiar a atitude de Renan Calheiros (PMDB-AL) de não acatar a determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, de afastá-lo da presidência da Casa é vista por procuradores da República como um crime de desobediência. Integrantes do Ministério Público Federal ouvidos reservadamente pela reportagem usam a expressão “golpe institucional” para classificar a resistência do Senado – capitaneada por Renan – em cumprir uma decisão da Suprema Corte.

Neste caso, o crime de desobediência não teria sido cometido só por Renan, mas por toda a Mesa Diretora que assinou nesta tarde o comunicado no qual se recusa a cumprir a decisão do STF.

A avaliação nos bastidores da Procuradoria-Geral da República é de qualquer decisão judicial precisa ser cumprida, independentemente de ser monocrática. A Mesa do Senado informou que iria aguardar o julgamento do caso pelo plenário do STF, previsto para ocorrer na quarta-feira, 7.

“O Supremo tem de fazer valer sua decisão”, avalia um procurador O crime de desobediência não gera, necessariamente, prisão. Isso porque aqueles que desobedeceram a ordem legal podem, oficiados sobre o suposto crime, se comprometer ao comparecimento em juizado criminal para prestar esclarecimentos

Desde a segunda-feira, 5, o oficial de justiça responsável por intimar Renan sobre a decisão de Marco Aurélio não conseguiu fazer com que o senador assinasse a notificação. Mesmo assim, o peemedebista pode ser considerado “cientificado” se o oficial considerar que a intenção do senador foi evitar o cumprimento da decisão do STF. O ministro Marco Aurélio Mello também pode fazer uma requisição de investigação por crime de obediência. Após a sessão da 1ª Turma do STF, o ministro permanece em seu gabinete
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, não participa, até o momento, de avaliações sobre o caso Renan. Desde o início da tarde, quando a Mesa Diretora anunciou a decisão apoiar a decisão de Renan, Janot cumpre agenda interna com autoridades internacionais.

Grávida é morta após recusar convite para dançar com desconhecido em casamento.

Uma dançarina de 22 anos foi morta a tiros por um homem depois que ela se recusou a dançar com ele em um casamento na Índia.

Segundo o site “Extra”, a jovem identificada como Kulwinder Kaur estava grávida e apresentava um número de dança em uma festa de casamento, quando um homem insistiu para subir no palco e dançar com ela, mas a dançarina se recusou. O homem atirou em sua cabeça e a vítima morreu na hora.

De acordo com a publicação, até o momento, quatro pessoas foram presas pelo crime, incluindo Sorte Goyal, o líder do partido político Sikh Shiromani Akali Dal, e seu amigo Sanjay Goyal. Os outros dois ainda não foram identificados.

Estudo mostra que obesidade atinge quase 9% dos adolescentes.

A obesidade atinge cerca de 8,6% dos jovens entre 12 e 17 anos, sendo maior entre os meninos (9,2%) do que entre as meninas (7,8%). A hipertensão atinge 9,6% dos jovens – a maior parte deles é menino. Já o excesso de peso (soma do sobrepeso com a obesidade) chega a 25,4% dos jovens, dos quais 25,2% são meninas e 25,8% são meninos. A conclusão é do Estudo de Risco Cardiovascular em Adolescentes (Erica) apresentado hoje no 2º Simpósio Internacional em Epidemiologia Cardiovascular, na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Segundo uma das coordenadoras do estudo, Katia Vergetti Bloch, o estudo foi feito com alunos da rede pública e privada em municípios com mais de 100 mil habitantes para traçar um perfil do risco cardiovascular desses adolescentes. Alguns dados do estudo que começou a ser feito em 2013 já foram publicados em revistas especializadas.

“A literatura mostra cada vez mais a necessidade de prevenir o desenvolvimento da doença cardiovascular em estágios bem precoces, que tem muito mais impacto do que prevenir mais tarde, porque todos sabemos que é difícil mudar os hábitos já estabelecidos na vida adulta, que perder peso é difícil, que parar de fumar é difícil. Então queremos mostrar que o adolescente não é esse ser saudável em fase de conturbações emocionais. Tem muita coisa que está se construindo e que precisa ser vista com atenção do ponto de vista de saúde pública”.

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DO RN VISITA FIERN.

Na tarde de segunda-feira (5), a secretária de Educação do Estado, Cláudia Santa Rosa, participou de reunião com o presidente do Sistema FIERN, empresário Amaro Sales, e os superintendentes do SESI, FIERN e IEL, além da diretora regional do SENAI. Durante a reunião, realizada na presidência da Casa da Indústria, a secretária apresentou o panorama do sistema educacional e algumas propostas, entre elas o “Pacto pela Alfabetização”, que visa atender as determinações do Plano Estadual de Educação. 

“Estamos buscando otimizar a nossa estrutura e também buscando possíveis parceiros para que possamos concretizar as nossas metas”, destacou a secretária Claudia Santa Rosa, que participou da reunião acompanhada pela subcoordenadora de Educação de Jovens e Adultos, Deyse Karla de O. Martins; e da coordenadora de desenvolvimento escolar, Lúcia Palhano Barbosa. Os superintendentes Helder Maranhão (FIERN), Juliano Martins (SESI) e Angélica Teixeira (IEL); e a diretora regional do SENAI, Roseanne Albuquerque, se comprometerem a ver como o Sistema Indústria poderá contribuir junto a Secretaria.

Álcool na adolescência afeta, sim, o desenvolvimento cerebral.

A ingestão de bebida alcoólica na adolescência pode prejudicar o desenvolvimento cerebral. De acordo com um estudo recém-publicado no periódico científico Addiction, adolescentes que bebem em excesso tendem a ter menos massa cinzenta no cérebro, estrutura responsável por funções como memoria, tomada de decisões e autocontrole.

No estudo, pesquisadores da Universidade da Finlândia Oriental, na Finlândia, acompanharam 62 jovens durante dois anos. Nesse período, eles responderam questionários que incluíam questões sobre o consumo de bebida alcoólica.

Todos os voluntários haviam participado de um estudo finlandês sobre o bem-estar do jovem e haviam relatado seu consumo alcoólico durante a adolescência – aos 13 e aos 18 anos.

Os resultados mostraram que 35 deles abusavam do álcool – bebiam pelo menos quatro vezes por semana ou bebiam muito, com menor frequência – na adolescência. Os demais foram considerados bebedores moderados.

Exames de escaneamento cerebral mostraram que os jovens que abusaram do álcool tinham menores volumes de massa cinzenta, em comparação com aqueles que bebiam moderadamente.

“O uso de substâncias está conectado com a exclusão social, problemas de saúde mental e baixa escolaridade. Mudanças na estrutura do cérebro pode ser um dos fatores que contribuem para os problemas sociais e mentais entre os indivíduos que usam substâncias”, disse Noora Heikkinen, líder do estudo.

De acordo com Samantha Brooks, professora da Universidade da Cidade do Cabo, na África do Sul, e que não esteve envolvida no estudo, a seção frontal do cérebro, que desempenha um importante papel na tomada de decisões, continua se desenvolvendo até os 20 e poucos anos.

Essa região foi bastante afetada pela perda de massa cinzenta no cérebro das pessoas que abusavam do álcool. Embora nenhum dos participantes tenha demonstrado sintomas de depressão e as taxas de problemas como ansiedade, desordens de personalidade e uso de drogas fossem similares entre os dois grupos, os bebedores compulsivos tinham mais tendência a fumar.

Samantha explica que, durante esse período, os adolescentes estão mais aptos a terem problemas com o abuso de substâncias, já que estão em uma “janela de vulnerabilidade”.

Felizmente, segundo Noora, parar a ingestão de álcool a tempo pode aumentar o volume de massa cinzenta. “Entretanto, quando o uso for continuado por um longo período, algumas mudanças estruturais se tornam irreversíveis.”, afirmou.

Apesar dos resultados, como esse foi apenas um estudo observacional, os pesquisadores não podem afirmar se é o excesso de bebida que danifica o desenvolvimento cerebral ou se pessoas com menos massa cinzenta – por fatores genéticos ou outras causas – têm maior probabilidade de abusar do álcool.

SERVIDORES DO DETRAN-RN ENTRAM EM GREVE A PARTIR DO DIA 12 .

Servidores do Detran-RN entram em greve a partir do dia 12 
Os servidores do Detran/RN vão entrar em greve por tempo indeterminado a partir desta segunda-feira (12/12). A deliberação ocorreu em assembleia da categoria realizada na manhã desta terça, 06. O motivo da paralisação é o não envio à Assembleia Legislativa do Plano de Carreira da categoria. Os servidores estão à espera há quase um ano.

De acordo com o coordenador geral do Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta – do SINAI-RN, Santino Arruda, os trabalhadores querem que o plano seja encaminhado e votado ainda este ano, uma vez que as atividades na AL devem se encerrar no início da segunda quinzena de dezembro. O governo não fez o que se comprometeu desde o início da campanha salarial deste ano. O projeto de lei do Plano dos trabalhadores do Detran-RN foi proposto pelo próprio governo Robinson e acatado pela categoria. “Este é o principal ponto da pauta de reivindicações da categoria este ano, mas até o momento vem sendo protelado”, declara Santino Arruda.

STF confirma para esta quarta julgamento sobre afastamento de Renan.

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, pautou para a sessão de amanhã (7), quarta-feira, o julgamento definitivo pelo plenário da liminar concedida pelo ministro Marco Aurélio, que afastou do cargo o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

A decisão que afastou Renan foi proferida no início da noite de ontem (5), mas o senador continua no cargo porque a Mesa da Casa se recusou a cumprir a decisão. Os senadores decidiram esperar decisão definitiva do plenário do Supremo.

Renan Calheiros ainda não chegou a ser notificado sobre a decisão de Marco Aurélio. Na noite de ontem (5), após a decisão, um oficial de Justiça foi até a residência oficial do Senado, mas não cumpriu o mandado de intimação porque não foi recebido pelo senador. Na manhã de hoje, outro oficial foi ao gabinete da presidência do Senado, mas o mandado não foi assinado novamente.

IFRN DISPONIBILIZA CARTÃO DE INSCRIÇÃO PARA PROVAS DESTE DOMINGO PARA 1.278 VAGAS EM CURSOS.

Resultado de imagem para IFRN disponibiliza cartão de inscrição para provas deste domingo para 1.278 vagas em cursos
Estão disponíveis os cartões de inscrição dos candidatos do processo seletivo para o Subsequente (Edital Nº 33/2016) e ProEJA (Edital Nº 34/2016)Para ter acesso ao cartão, que conta com informações como hora e local da prova, basta acessar o portal do candidato. O processo seletivo para os cursos técnicos subsequentes e  ProEJA é composto por uma prova objetiva de Português e Matemática e uma redação, que será aplicada no dia 11 de dezembro, das 8 h às 12 h (horário local).

 Na hora da prova o candidato deverá está portando sua carteira de identidade e uma caneta preta.  O acesso ao local de prova ocorrerá das 7h às 7h45, devendo o candidato comparecer ao local de realização da prova com, no mínimo, uma hora de antecedência ao fechamento dos portões. A seleção conta com 1278 vagas, sendo 1168 para cursos do Técnico Subsequente e 116 para o ProEJA.

Justiça manda prender Adriana Ancelmo 19 dias após o marido Cabral.

Acusada de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa pela força-tarefa da Lava-Jato no Rio, a ex-primeira-dama do Rio de Janeiro Adriana Ancelmo é alvo nesta terça-feira de um mandado de prisão expedido pela Justiça Federal.

A prisão de Adriana acontece 19 dias após a do marido Sérgio Cabral, apontado como líder do grupo que desviou ao menos R$ 224 milhões em obras com diversas empreiteiras como a reforma do Maracanã e o Arco Metropoliltano, em troca de aditivos em contratos públicos e incentivos fiscais.

A ex-primeira-dama do Rio de Janeiro Adriana Ancelmo é investigada pela Operação Lava-Jato por suspeita de usar seu escritório de advocacia para receber propina.

Somente sete dos dez maiores contratos do escritório de Adriana Ancelmo somam 27 milhões de reais.

O esquema com empreiteiras bancou uma vida de luxo para Cabral, Adriana e outros envolvidos.

O dinheiro de propina pagou viagens internacionais, idas a restaurantes sofisticados, uso de lanchas e helicópteros e compras de joias.

GOVERNADOR DA PARAÍBA VAI PAGAR O 13º SALÁRIO NO DIA 16 E A FOLHA DE DEZEMBRO NOS DIAS 29 E 30.

Resultado de imagem para GOVERNO DA PARAÍBAResultado de imagem para GOVERNADOR DA PARAÍBA VAI PAGAR O 13º SALÁRIO E A FOLHA DE DEZEMBRO
O governador Ricardo Coutinho (PSB), em entrevista ao Paraíba Já, nesta terça-feira (6), anunciou para o próximo dia 16 o pagamento da segunda parcela do 13° salário para os servidores públicos estaduais. Ricardo ainda confirmou para os dias 29 e 30 de dezembro o pagamento da folha de pessoal.

Somente com o pagamento da segunda parcela do 13°, serão injetados R$ 170 milhões. Já com o pagamento da folha de dezembro, mais R$ 330 milhões. Ou seja: são R$ 500 milhões injetados na economia paraibana neste final de ano.

Viana diz que manifestação da Mesa do Senado não se confronta com Supremo.

O vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT-AC), considerou no final da tarde desta terça-feira, 6, que o posicionamento de integrantes da Mesa Diretora da Casa em não acatar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de afastar o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência do Senado não é uma afronta à Corte.

O petista foi um dos que assinou o documento em que a cúpula do Senado mantém Calheiros no posto. O posicionamento da Mesa ocorreu após o ministro do STF, Marco Aurélio Mello, ter determinado ontem, por meio de liminar, a saída do peemedebista do comando da Casa.

“A manifestação de Mesa não se confronta com o Supremo. Ela é uma manifestação que inclusive pede prazo para o presidente Renan, para ele se manifestar. E a principal manifestação da Mesa, a que assinei, pede para aguardar a decisão do pleno do Supremo. Eu acho que isso é o que deve prevalecer”, afirmou Viana.

A expectativa é de que o plenário do STF se reúna amanhã para discutir a permanência de Renan na presidência do Senado. “Temos que aguardar decisão do pleno de amanhã. Fico torcendo para que depois da decisão não tenha mais uma crise, mas a decisão é do Supremo e não podemos discutir isso”, considerou.

O senador informou também que em meio às discussões sobre a elaboração do documento assinado pelos integrantes da Mesa esteve no STF.

“Estive no Supremo. Acho que na posição que estou tenho que estar sempre no diálogo. Numa hora dessas precisa se conversar. Conversei com os ministros”, afirmou.

Antes de revelar a ida ao STF, o petista ressaltou que conhecia o entendimento da presidente da Corte, Cármen Lúcia, a respeito de toda a crise institucional gerada a partir da liminar aceita por Marco Aurélio. “Acho que o País não suporta mais outra crise Sei da intenção da ministra Cármen Lúcia. Ela está muito sensível. O próprio ministro Marco Aurélio por ter colocado na pauta de amanhã já é um gesto importante para o País”, ressaltou o senador.

Questionado se irá manter a agenda de votações previstas para os próximos dias, Viana lembrou que as atividades na Casa também são conduzidas em acordo com líderes das bancadas.

“Sou de um partido que foi vítima de um processo político. Não estou considerando isso neste momento. Nós temos uma discordância enorme com essa agenda, com essa pauta que está colocada, mas ela é resultado de um acordo de líderes.”

Entre os temas que são motivos de divergência está a chamada PEC do Teto que estabelece limites de gastos públicos. A proposta é a principal aposta do governo Temer para tentar equilibrar as contas públicas e sofre forte oposição do PT. No calendário discutido com os líderes partidários, ela consta na pauta de votação do plenário da próxima terça-feira, 13.

Vice-Presidente do senado quer eleições imediatas para mandato tampão.

O senador Jorge Viana (PT) vice-presidente do Senado está disposto a convocar imediatamente uma nova eleição para a presidência do Senado, caso o STF confirme a decisão de Marco Aurélio Mello de afastar Renan Calheiros.

Viana já estuda o mecanismo pelo qual a nova eleição seria convocada. Pelo Regimento Interno do Senado, Viana, que é vice-presidente da Casa, poderia ficar no cargo até fevereiro. A Constituição também estabelece que Viana deveria terminar o mandato. E mais: diz que, caso haja uma nova eleição, seria para eleger um presidente para um mandato tampão.

A avaliação do petista é que, diante da instabilidade política por que passa o país, o Senado não pode prescindir de um presidente com total legitimidade.

Para sindicatos, reforma da Previdência é ‘exagerada’.

Com a ausência da Central única dos Trabalhadores (CUT), a maior do Brasil e ligada ao PT, o governo apresentou nessa segunda-feira, 5, os principais pontos da reforma da Previdência aos líderes dos trabalhadores. Ponto central da proposta do presidente Michel Temer, a fixação de uma idade mínima para aposentadoria em 65 anos já é alvo de resistência de parlamentares e sindicalistas.

O secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, o Juruna, disse que as medidas “são tão exageradas que vão ajudar a fortalecer mobilização dos trabalhadores contra a reforma”. Ele questionou a falta de detalhes sobre se haverá cobrança de setores que hoje são isentos, como o agronegócio e os exportadores. Juruna também se queixou de Temer não ter apresentado nenhum papel com a proposta.

A reunião com os sindicatos foi feita logo após o encontro com líderes da base aliada. Além da Força Sindical, compareceram representantes da UGT, Nova Central, CTB, CSB, Contag (que representa os trabalhadores rurais) e Dieese.

Em nota, o presidente da CUT, Vagner Freitas, diz que o sindicato “jamais irá aceitar que desiguais sejam tratados de forma igual” na reforma da Previdência. Segundo a entidade, a idade mínima de 65 anos é “injusta com a classe trabalhadora, em especial com os que começam a trabalhar mais cedo e as mulheres”

Convite de lançamento do Livro EcoAr Amor de Nildinha Freitas.

Tenho a honra de convidar você e toda a sua família, a participar do lançamento do meu primeiro livro "EcoAr Amor", que acontecerá no dia 07 de Dezembro de 2016, às 19 horas, na Rede de Ensino Eco, em João Câmara/RN.

Nildinha Freitas
Escritora

Trabalhador deverá contribuir por 49 anos para receber aposentadoria integral.

O governo federal detalhou nesta terça-feira (6), em uma entrevista coletiva no Palácio do Planalto, pontos da reforma da Previdência Social enviada ao Congresso Nacional, que prevê, entre outras propostas, estabelecimento de idade mínima de 65 anos para os contribuintes reivindicarem aposentadorias.

O texto elaborado por uma equipe multiministerial do governo Michel Temer foi encaminhado na noite desta segunda-feira (5) ao parlamento. Antes de enviar o texto ao Legislativo, o presidente da República apresentou a proposta a líderes partidários do Congresso. A Proposta de Emenda à Constituição sugerida pelo Executivo foi protocalada na Câmara como PEC 287.

Além de fixar uma idade mínima de 65 anos para a aposentadoria de homens e mulheres, as novas regras, se aprovadas, irão atingir trabalhadores dos setores público e privado. De acordo com o governo, a única categoria que não será afetada pelas novas normas previdenciárias é a dos militares.

Pelas regras propostas pela gestão Temer, o trabalhador que desejar se aposentar recebendo o teto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) – que atualmente é de R$ 5.189,82 –, deverá contribuir por 49 anos. Esse valor é reajustado anualmente com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

O governo federal estima que deixará de gastar cerca de R$ 740 bilhões em 10 anos, entre 2018 e 2027, com as mudanças propostas por meio da reforma da Previdência Social. Desse valor total, as mudanças no INSS e nos benefícios por prestação continuada (BPC) representariam uma economia de R$ 678 bilhões e, nos regimes próprios, de cerca de R$ 60 bilhões.

Obra da Arena das Dunas é citada como integrante de cartel de fraudes em licitações da Copa.

Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) instaurou nesta segunda-feira (5) um inquérito administrativo para investigar um suposto cartel na construção, modernização e reforma de pelo menos cinco estádios da Copa do Mundo.

O acordo é parte da Operação Lava Jato e foi subsidiado por informações fornecidas pela Andrade Gutierrez em acordo de leniência firmado com o Cade.

Entre as obras que estão sob investigação do conselho estão a Arena Pernambuco, em Recife (PE), o Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ) e o Mineirão em Belo Horizonte (MG). Outras duas arenas estão mantidas em sigilo pelo Cade em benefício das investigações do Ministério Público. Outros três estádios possivelmente foram objeto de conluio: Arena Castelão, em Fortaleza (CE), Arena das Dunas, em Natal (RN) e Fonte Nova, em Salvador (BA).