quinta-feira, junho 01, 2017

Trump anuncia saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acaba de anunciar a sua decisão de retirar seu país do Acordo climático de Paris. O anúncio foi feito ao vivo nesta quinta-feira (1) pelo próprio presidente e transmitido maciçamente pela TV e demais meios de comunicação.

Os termos e condições da retirada deverão ser conhecidos progressivamente. Concretamente, a decisão do mandatário republicano vai de encontro a decisão de líderes mundiais expressas recentemente na reunião de cúpula do G7 (grupo dos sete países mais industrializados do mundo) no sentido de apoiar o acordo climático.

Três dias depois do término da Cúpula do G7, Donald Trump, e a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, trocaram críticas que refletiram a falta de entendimento na cúpula, sobre a manutenção do Acordo de Paris, que define os compromissos globais para lutar contra os efeitos das mudanças climáticas. A única voz dissonante quanto a necessidade de endossar os esforços ambientais foi justamente dos EUA, que hoje oficializou sua posição de se retirar formalmente do tratado global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário