segunda-feira, setembro 25, 2017

Campanha de vacinação antirrábica continua nesta segunda.

No último sábado (23), foi vivido, entre 8 e 16 horas, o “dia D” da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica 2017 dirigida a cães e gatos em Assú. Para este dia o Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde pôs em funcionamento 09 (nove) postos fixos de atendimento localizados de forma estratégica em diversos trechos da cidade. De acordo com a coordenadora do Setor, Karielly Medeiros, o balanço da imunização do “dia D” só será divulgado na semana que vem.

Entretanto, ela reforça que o calendário vacinal vai prosseguir até o dia 18 de outubro, dentro do cronograma traçado pelo Ministério da Saúde. “Portanto, quem porventura deixou de proteger seu bichinho de estimação até agora ainda tem uma oportunidade para vaciná-lo”, declarou. Karielly Medeiros disse que, a partir de segunda-feira, dia 25, o atendimento se dará no Centro Clínico Dr. Ezequiel Epaminondas da Fonseca Filho, entre 8 e 14 horas. As doses são gratuitas e protegem os animais contra a raiva, que é fatal.

A doença é causada por um vírus que acomete os mamíferos, como cães e gatos, dentre outros. Também pode ser transmitida ao homem por meio de mordidas, arranhões, unhadas ou lambidas de animais contaminados. Para a vacinação, recomenda-se levar os cães contidos por corrente ou guia e, de preferência, conduzidos por adultos. Os gatos devem ser levados em gaiolas, transportadores, enrolados em mantas ou em sacos. Depois de vacinados, os animais não devem ser submetidos a esforços físicos. As cadelas e gatas prenhas também devem tomar a vacina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário