Os planos de saúde fazem parte do setor que mais recebeu reclamações
de consumidores direcionadas ao atendimento do Instituto Brasileiro de
Defesa do Consumidor (Idec). Segundo o levantamento divulgado hoje (12),
os contatos relacionados a operadoras de saúde somaram 23,4% do total
em 2017. O setor fica no topo do ranking pelo terceiro ano consecutivo, sendo responsável por 28,06% das queixas em 2016 e por 32,7% em 2015.
Segundo
o Idec, a maior parte das reclamações dos consumidores vem sobre o
reajuste abusivo dos planos, especialmente empresariais e coletivos.
Além disso, tem incomodado os usuários as negativas de cobertura e falta
de informações sobre os planos.
O Idec recebeu em 2017 um total de 3,8 mil chamados com reclamações e dúvidas.
Em segundo lugar no ranking
das reclamações ficaram as queixas relativas a compra de produtos, com
17,8%. O setor ultrapassou o ramo dos serviços financeiros, que ficou em
terceiro no levantamento deste ano, com 16,7%, mas vinha ocupando a
vice-liderança das queixas nos dois anos anteriores. A maior parte dos
problemas está relacionado a problemas com cartão de crédito, conta
corrente e crédito pessoal. Em relação à compra de produtos, a maior
parte das reclamações tinha a ver com defeitos e descumprimento nas
ofertas.
Os serviços de telecomunicações, incluindo telefonia
móvel e fixa e TV por assinatura, ficaram como o quarto mais questionado
nos contatos com o Idec. Do total, 15,8% das ligações foram motivadas
pela relação com essas empresas. A TV por assinatura é a maior fonte de
reclamações, seguida pelos problemas com telefonia e internet.
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