No Brasil, metade dos professores não recomendaria a um jovem se
tornar educador, por considerar a profissão desvalorizada, revela a
pesquisa Profissão Docente, iniciativa da organização
Todos Pela Educação e do Itaú Social.
De acordo com o levantamento feito pelo Ibope Inteligência em
parceria com a rede Conhecimento Social, a maioria (78%) dos professores
disse que escolheu
a carreira principalmente por aspectos ligados à afinidade com a
profissão. Entretanto, 33% dizem estar totalmente insatisfeitos com a
atividade docente e apenas 21% estão totalmente satisfeitos.
Durante a pesquisa, foram entrevistados 2.160 profissionais da
educação básica em redes públicas municipais e estaduais e da rede
privada de todo o país, sobre temas como formação, trabalho e
valorização da carreira. A amostra respeitou a proporção de docentes em
cada rede, etapa de ensino e região do país, segundo dados do Censo
Escolar da Educação Básica (MEC/Inep).
Para o diretor de políticas educacionais da organização Todos pela
Educação Olavo Nogueira Filho, os dados são preocupantes. Ele reforçou a
necessidade de repensar a valorização da carreira dos professores
brasileiros. “Há bastante tempo conhecemos o desafio da desvalorização
docente, da falta de prestígio em relação à carreira, mas acho que os
novos dados chegam para reforçar e, mais uma vez, mostrar que temos um
longo caminho a ser trilhado na educação, no que diz respeito à
valorização da carreira”, afirmou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário