domingo, dezembro 09, 2018

Evento em SP apresenta potência artística de pessoas com deficiência.

Neste sábado (8) e domingo (9), artistas com deficiência que atuam em diferentes segmentos artísticos se apresentam na terceira edição do II Entre II Arte e Acesso, que ocorre no Itaú Cultural, na capital paulista. Com a participação de brasileiros e estrangeiros, a programação deste ano terá recital de poesia, um filme, dois debates, dois shows e quatro espetáculos de dança. A entrada é gratuita e contará com acessibilidade em libras, audiodescrição e estenotipia (legendas visíveis).

“Pensamos um programa onde a pessoa com deficiência seja de fato protagonista desse palco e não necessariamente estamos falando de deficiência, mas que ela traga a sua produção, sua arte, seu saber”, explicou Samara Ferreira, coordenadora do Núcleo de Educação Cultural do Itaú Cultural. Segundo ela, a proposta é explorar o lado criativo e artístico dessas pessoas.

A dança contemporânea é o carro-chefe da programação. Ao longo do fim de semana, apresentam-se artistas de diferentes segmentos, como o ator Giovanni Venturini, os grupos de dança brasileiros Movidos e ExperimentaNus Cia de Dança, o costa-riquenho Nube de Pájaros, o performer Marcos Abranches, o músico Luiz Otávio e o grupo Trem Tan Tan. Além da exibição de um curta-metragem, haverá debates sobre Mediação em espaços culturais para surdos e O erótico e a acessibilidade.

A coordenadora Samara Ferreira conta que ao longo das edições o trabalho de curadoria ficou mais difícil, pois o número de trabalhos indicados aumentou. “A gente ficou muito feliz de observar que na primeira edição foi mais difícil mapear, foi mais difícil chegar nessas produções. Agora, na verdade, foi difícil escolher. Foi uma curadoria bem cuidadosa, a gente recebeu muitas indicações, tivemos que sentar várias vezes e rever para fechar um evento de coerência e com muita tranquilidade para escolher, porque todos eram muito bons”, apontou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário