Embora venha perdendo força com a popularização de outras
modalidades de crédito, especialmente nos grandes centros urbanos, o
crediário ou o cartão de loja continua presente na vida do brasileiro.
De acordo com levantamento realizado nas 27 capitais pela
Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de
Proteção ao Crédito (SPC Brasil), três em cada dez brasileiros (30%) fizeram uso de crediário (carnê,
boleto a prazo ou cartão para compras exclusivas em uma loja) nos
últimos 12 meses – sendo que 26% recorreram a essa modalidade todos os
meses. Outros 31% a cada dois ou três meses e 31%, três vezes ou menos
no ano.
A falta de condições para realizar o pagamento à vista em dinheiro
foi o principal motivo que levou os entrevistados a recorrer ao
crediário nesse período (35%), principalmente entre as pessoas de renda
mais baixa (40%). Outros 25% viram vantagem na pouca burocracia exigida
pelos estabelecimentos comerciais – número que aumentou em 12 pontos
percentuais em relação ao ano anterior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário