terça-feira, junho 05, 2012

Disque-denúncia apura 200 casos de maus tratos aos idosos em 2012.

Negligência, desvio de proventos, agressões verbais e psicológicas. Esses são alguns dos tipos de violência praticados contra idosos em Natal. Somente de janeiro a junho deste ano, o Disque-Denúncia do Programa SOS Idoso, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) recebeu 200 recebeu 200 denúncias de violações de direitos contra a pessoa idosa.

“Precisamos cada vez mais romper com o silêncio. Todos precisam colaborar e denunciar esse tipo de crime, que em sua maioria ocorre no âmbito familiar. Nosso dever, como cidadãos, é efetivar os direitos garantidos pela constituição a esse segmento tão especial da população, como também os direitos expressos pelo Estatuto do Idoso. O resultado da denúncia é o amparo e a segurança do bem-estar dos cidadãos da terceira idade”, afirma Jéssica Damasceno, coordenadora do Programa.

Para garantir a proteção e os direitos dos idosos, a Semtas disponibiliza para toda a população o número do Disque-Denúncia (0800-084 1021) para que todos sejam parte ativa na luta contra a violência e maus tratos. “O Disque-Denúncia é um canal de comunicação simples, gratuito, e eficiente. Queremos garantir que nossos cidadãos, a partir de 60 anos, tenham uma vida de alegria e amor, longe de sofrimento. Eles já criaram seus filhos, se dedicaram no trabalho, e agora é chegado o momento de seguir sem tantas complicações”, destaca o titular da Semtas, Alcedo Borges.

O secretário da Semtas destaca ainda, que o sistema de denúncia desenvolvido pelo SOS Idoso é seguro, e a pessoa que ligar não precisa nem se identificar. "Basta ligar gratuitamente, sem precisar se identificar que a denúncia será apurada pela nossa equipe de assistentes sociais. “O Disque-Denúncia é um facilitador para que a apuração e o acompanhamento possam ser realizados tanto pela equipe do Programa quanto pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS”, explica o titular da Semtas.

As denúncias também podem ser feitas pessoalmente na sede da Semtas, Avenida Bernardo Vieira, 2180, Dix-Sept Rosado, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário