sábado, fevereiro 24, 2018

Nordeste já conta com monitoramento piloto para as secas

A Região Nordeste conta com o Monitor de Secas para acompanhar o ciclo de estiagem e melhorar a política e a gestão dos problemas decorrentes da escassez de chuva. O objetivo do Monitor é integrar o conhecimento técnico e científico já existente em diferentes instituições estaduais e federais e estabelecer diferentes graus de severidades da estiagem, permitindo acompanhar a evolução temporal e espacial. As informações são atualizadas mensalmente. O modelo foi baseado no Monitor de Secas dos Estados Unidos, desenvolvido pelo Centro Nacional de Mitigação de Secas dos EUA (NDMC).

O modelo de acompanhamento facilita a tradução das informações em ferramentas e produtos para serem utilizados por instituições tomadoras de decisão e indivíduos, de modo a fortalecer os mecanismos de monitoramento, previsão e alerta precoce. Além disso, é uma maneira de consolidar em um mesmo lugar e com uma mesma linguagem as diferentes informações sobre seca na região, que sempre tiveram espalhadas em órgãos diferentes, usando indicadores diversos. “Não havia muita possibilidade de integração das informações e compartilhamento dos dados”, recorda Ana Paula Fiorezi, superintendente adjunta de Operações e Eventos Críticos da Agência Nacional de Águas (ANA).

Na verdade, o que o equipamento faz é sistematizar o processo com uma metodologia bastante simples: usar indicadores de secas que são consagradas em nível mundial e classificar a seca em classes de severidade. “Vai de situação sem seca ou de seca moderada até seca excepcional. Uma vez por mês são elaborados mapas que permitem uma comparação da evolução da seca na região”, explica a representante da agência.

Com o Monitor, é possível saber quais regiões estão sendo mais afetadas e conseguir traçar uma tendência de evolução dessa seca. “A resposta à seca não depende só da severidade do evento naquele determinado momento, mas de um acumulado de históricos porque uma coisa é você ter uma seca severa que persistia dois meses e outra que persistia há alguns anos”, complementa Ana Paula Fioreze.

Ela explica ainda que quando o cidadão entra nesse mapa consegue visualizar as informações não somente por estados. “Não é uma instituição só que faz isso e privilegia a participação de todas as instituições estaduais. São três estados que fazem o revezamento na autoria: Bahia, com o Inema – Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia; Pernambuco com a Apac – Agência Pernambucana de Águas e Clima e o Ceará com a Funceme – Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos”, ressalta. Eles usam dados que estão disponíveis em diferentes locais e consolidam as informações. Todos os estados participam de um processo de validação pegando os mapas e verificando com as pessoas que atuam no campo se aquilo corresponde a realidade ou não.

As informações sobre seca dificilmente são conseguidas em tempo real. A periodicidade que se consegue por enquanto é mensal. “Na verdade é um instrumento utilizado mais pelos órgãos gestores de recursos hídricos. Mas vários estados e o Ministério da Integração, também em algumas ações, usam para confirmar situação de emergência ou de calamidade e para se planejar para resposta, como por exemplo a carros-pipas ou outros socorros”, reforça a superintendente da ANA.

O sistema é um instrumento de monitoramento e não de prognóstico. Por enquanto, está centralizado no Nordeste. Desde janeiro de 2017, o equipamento passou a ser coordenado pela Agência Nacional de Águas e um dos objetivos é expandir esse monitoramento para todo o país em cinco anos.

Ana Paula Fioreze lembra que população pode acessar todos os mapas e os indicadores do Monitor, além dos resultados finais, que são sempre disponibilizados no 15º dia do mês subsequente. Há também o aplicativo, disponível para IOS e Android, onde podem ser baixados os indicadores que vêm sempre com uma narrativa do mês anterior. O endereço é: monitordesecas.ana.gov.br

Seul apoia novas sanções dos Estados Unidos contra Coreia do Norte

A Coreia do Sul manifestou apoio às novas sanções unilaterais adotadas pelos Estados Unidos (EUA) contra Pyongyang e afirmou que essas medidas contribuirão para o objetivo comum de conseguir a desnuclearização do Norte de forma pacífica.

Seul avaliou as medidas punitivas adicionais anunciadas ontem pela Casa Branca contra a Coreia do Norte, qualificadas como o "maior conjunto" de sanções econômicas contra o regime e focadas em 27 empresas de navegação e 28 navios que negociam com o país asiático.

As novas sanções são "uma reafirmação da vontade dos Estados Unidos de avançar para uma resolução pacífica e diplomática na questão nuclear", afirmou um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Seul, em entrevista à agência local de notícias Yonhap.

Seul acredita que as medidas "fazem parte dos esforços para levar o Norte ao caminho da desnuclearização" e confia em "continuar a sua cooperação e consultas em todos os níveis" com a Casa Branca "para conseguir o objetivo comum de resolver o problema norte-coreano de forma pacífica".

Em entrevista coletiva ao lado do primeiro-ministro australiano, Malcolm Turnbull, após encontro na Casa Branc, o presidente Donald Trump afirmou ontem que se as novas sanções sobre a Coreia do Norte "não funcionarem", ele irá "até a fase 2", o que "pode ser muito duro".

As novas sanções unilaterais de Washington chegam em um momento de aproximação entre as duas Coreias por causa dos Jogos Olímpicos de inverno, que se realizam no condado sul-coreano de PyeongChang.

Pessoa com deficiência pode pedir pela internet gratuidade em viagen

O Ministério dos Transportes, Portos e Aviação lançou um portal exclusivo na internet para usuários do programa Passe Livre, que assegura a pessoas com deficiência e de baixa renda o direito de gratuidade no transporte rodoviário interestadual. O cartão que dá acesso ao benefício, em vigor há cinco anos, só podia ser solicitado mediante o envio de formulário e documentação pelos Correios.

Com a nova funcionalidade, que está adaptada aos principais padrões de acessibilidade na rede, atuais beneficiários e pessoas que têm direito à inclusão no programa também terão a possibilidade de fazer a adesão e a renovação online. O andamento dos pedidos poderá ser acompanhado no site. O serviço de inscrição com o envio de formulário pelos Correios será mantido.

O atleta Francisco Fábio, morador de Ceilândia, no Distrito Federal, é usuário do programa há três anos. Cadeirante, ele recebe pensão de um salário mínimo do INSS e costuma viajar três vezes por ano utilizando o Passe Livre. "Na questão financeira, [o benefício] ajuda muito, porque não é toda hora que a gente tem dinheiro suficiente pra comprar passagem. É uma forma de inclusão", afirma.

Em pouco mais de três meses, Francisco vai precisar renovar a validade do cartão no programa, e a possibilidade de fazer tudo pelo computador agradou. "É bem melhor, não precisa ficar saindo de casa pra resolver esse tipo de burocracia. Para quem é cadeirante como eu, facilita muito a vida".

Atualmente, o Passe Livre beneficia 200 mil brasileiros, mas o potencial é de atender a pelo menos 2,5 milhões de pessoas, segundo estimativas do cadastro de Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Ministério da Previdência Social. Têm direito a solicitar a gratuidade portadores de deficiência física, mental, auditiva, visual, múltipla, com ostomia ou doença renal crônica, e cuja renda média da família seja de no máximo um salário mínimo por pessoa. O Ministério dos Transportes diz que emite cerca de 8 mil cartões do programa por mês.

Integrante do Coletivo de Mulheres com Deficiência no Distrito Federal, Agna Cruz, que também é cadeirante, elogiou o portal do programa Passe Livre na internet. "De fato, a navegação é muito fácil e intuitiva". O site traz soluções como leitor de tela para cegos e pessoas com deficiência visual parcial, além de tradutor de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) para deficientes auditivos. O layout também tem linguagem simples, em tópicos e cores para identificar os menus de informação. Usuária do Passe Livre há sete anos, Agna conta que o benefício foi importante para custear seu tratamento médico no Hospital Sarah Kubitschek, em Brasília, quando ela ainda morava em sua cidade natal, Porto Seguro (BA). "Durante muitos anos, vinha de ônibus fazer o tratamento para mobilidade na Rede Sarah, em Brasília", explica.

Lei de Natal/RN permite que motorista avance sinal vermelho a partir das 23h

Os motoristas de Natal poderão avançar o sinal vermelho sem sofrer qualquer multa, entre as 23h e 5h, conforme a lei nº 0523/2018 promulgada pela Câmara Municipal de Natal nesta sexta-feira (23). Para atravessar o sinal vermelho, porém, os motoristas não poderão ultrapassar a velocidade máxima de 30 quilômetros por hora.

De acordo com a nova lei, as multas não serão consideradas nem aplicadas ao veículo que ultrapassar o sinal vermelho, seja monitorado ou não. Os motoristas também serão isentados de qualquer outro tipo de penalidade, geralmente atribuída a quem comete esse tipo de infração de trânsito.

Apesar de a lei valer para todo o município, não abrange vias estaduais e federais. É o caso de avenidas como a Roberto Freire, na Zona Sul, além da João Medeiros Filho e Moema Tinôco, na Zona Norte, que são estaduais.

O Poder Executivo municipal deverá regulamentar esta Lei em um prazo de 90 ainda de acordo com o texto publicado.

Concurso Marinha CPAEAM 2018: Inscrições para 1.000 vagas de nível médio até 02 de março

Últimos dias! A Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM) recebe até a próxima sexta-feira, 02 de março de 2018, as inscrições do concurso público para Admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros. O certame conta com nada menos que 1.000 vagas. A organização será da própria DEnsM. O curso terá início em 21 de janeiro de 2019.
 
As oportunidades do concurso Marinha CPAEAM 2018 são destinadas as cidades do Rio de Janeiro / RJ; São Pedro da Aldeia / RJ; Angra dos Reis / RJ; Nova Friburgo / RJ; Vila Velha / ES; Salvador / BA; Natal / RN; Olinda / PE; Fortaleza / CE; Belém / PA; São Luis / MA; Rio Grande / RS; Porto Alegre / RS; Florianópolis / SC; Ladário / MS; Brasília / DF; São Paulo / SP; Manaus / AM; Santos / SP.

Número de mortos em atentado no palácio presidencial da Somália sobe para 35

O número de mortos em um duplo atentado com bomba feito ontem (23) pelo grupo Al Shabab às portas do palácio presidencial em Mogadíscio e nos arredores da sede dos serviços de inteligência subiu para 35, informaram neste sábado (24) fontes médicas.

Mais 23 pessoas permanecem feridas, confirmaram os serviços de emergência que trabalharam na área.

"Atendemos a 21 mortos e 28 feridos no local do ataque. Alguns dos feridos morreram depois nos hospitais, o que aumentou para 35 o número de mortos. É uma tragédia que não esqueceremos", afirmou Mohammed Abshir, membro do serviço de ambulâncias local em Aamin.

O ministro de Segurança da Somália, Mohammed Islow, confirmou que foi possível evitar uma tentativa de infiltração dos jihadistas no palácio presidencial.

"Nossos agentes de segurança sacrificaram suas almas para prevenir a infiltração de integrantes do Al Shabab nos edifícios do governo. Dobraremos nossos esforços para reduzir a presença do Al Shabab no país", disse Islow à imprensa local.

Um carro-bomba explodiu nessa sexta-feira na porta principal do palácio presidencial em Mogadíscio, enquanto outro com membros do grupo jihadista foi detido quando tentava invadir o edifício.
 
Ao mesmo tempo, outra explosão ocorreu no acesso à sede da Agência de Inteligência e Segurança da Somália (Nisa) - situada nos arredores - com a intenção de impedir que as forças governamentais chegassem ao palácio.

Governo do RN anuncia calendário de pagamento do décimo terceiro até o dia 28 deste mês

O Governo do RN fará o pagamento do décimo-terceiro salário dos servidores estaduais de forma escalonada. O calendário de pagamento será confirmado até o dia 28 deste mês.

Considerando as dificuldades enfrentadas nas tratativas com os bancos para o financiamento direto, o projeto que estabelecia o abono será vetado e uma nova proposta que atenda os servidores e seja viável para o governo já está sendo trabalhada pela equipe econômica.

Ufersa abre concurso para professor com salários de até R$ 9,6 mil

A Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), do Rio Grande do Norte, divulgou, por meio do Diário Oficial da União, o edital com abertura de concurso público para o cargo de Professor Adjunto para o campus de Caraúbas. Confira o Edital. São duas vagas no total, para as disciplinas de Ensino de Língua Inglesa. Prática Pedagógica em Língua Inglesa (1) e Construção Civil (1).

Para as duas funções é necessário graduação na área de atuação além de título de doutorado. O salário do Professor Adjunto é de R$ 9.689,67, mais auxílio-alimentação de R$ 458,00. O prazo de inscrição iniciou no dia 9 de fevereiro e vão até 8 de março de 2018, exclusivamente por meio do site: clique aqui. O valor da taxa de inscrição é de R$ 100,00.

O concurso será composto de prova escrita e de aptidão didática, as duas de caráter eliminatório, além de exame de títulos de caráter classificatório. As provas serão realizadas no campus central da Ufersa, em local a ser determinado pela CPPS, no período de 8 a 14 de abril de 2018.

Novos ataques deixam pelo menos 21 mortos em Ghouta Oriental

Pelo menos 21 pessoas morreram neste sábado (24) em novos ataques aéreos e com mísseis tipo terra-terra contra o reduto opositor de Ghouta Oriental, nos arredores de Damasco, palco de uma escalada da violência desde o último domingo (18), informou a organização não governamental (ONG) Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Das vítimas registradas nas últimas horas, 12 morreram na cidade de Duma, a principal de Ghouta Oriental, e quatro na cidade da Al Shifunia.

Também foram alvo de bombardeios de aviões de guerra - que não foram identificados pela ONG - as localidades de Harasta, Zamalka e Beit Saua, e anteriormente as de Otaya, Al Mashabiya, Hush al Dauahra e Kafr Batna.

Desde a primeira hora do dia, Ghouta Oriental foi alvo de ataques aéreos e de helicópteros militares que lançaram explosivos, além dos disparos de artilharia e de mísseis de tipo terra-terra, por isso foram causados grandes danos materiais na área, afirmou o Observatório.

Os intensos ataques que prosseguiram durante a noite dessa sexta-feira até a manhã deste sábado sobre Saqba e Hamuriya provocaram incêndios devido ao uso de projéteis com material inflamável, acrescentou a ONG.

Com as últimas vítimas, sobe para 492 o número de civis mortos, entre eles 116 menores de idade e 64 mulheres desde o último domingo em Ghouta Oriental, de acordo com a apuração do Observatório.

Além disso, há 2.406 feridos, centenas deles em estado grave, e dezenas de desaparecidos sob os escombros.

O Observatório informou que hoje voltaram a ocorrer ataques com foguetes no centro e na periferia de Damasco, onde ontem morreram duas pessoas.

A região de Ghouta Oriental foi alvo, na última semana, de uma escalada da violência por parte das forças governamentais, apoiadas pela aviação russa, aliada de Damasco.

O Conselho de Segurança da ONU deve votar neste sábado uma resolução para solicitar uma trégua na Síria, após as diferenças entre a Rússia, aliada de Damasco, e os demais membros impedirem um acordo, apesar da crescente pressão internacional para agir diante da situação em Ghouta Oriental e outras regiões do território sírio.

Mega-Sena pode pagar R$ 6,2 milhões neste sábado

O concurso 2.017 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 6,2 milhões hoje (24). O sorteio será realizado às 20 horas (horário de Brasília), em Campo Belo (MG).

Segundo a Caixa, se aplicado na poupança, o prêmio de R$ 6,2 milhões vai render mensalmente mais de R$ 24 mil. As apostas podem ser feitas até uma hora antes do sorteio.

Além das mais de 13 mil lotéricas, clientes da Caixa pode fazer a aposta pelo internet banking. O serviço funciona das 8h às 22h (horário de Brasília), exceto em dias de sorteios (quartas e sábados), quando as apostas se encerram às 19h, retornando às 21h para o concurso seguinte.

Uvas no semiárido: uma cultura promissora para o RN

Que o Rio Grande do Norte é conhecido pela produção de frutas tropicais irrigadas já não é novidade, mas o que pouca gente ainda sabe é que o estado agora está começando a ser um produtor de frutas não tão comuns para a região. A uva, por exemplo, já é uma realidade em algumas áreas potiguares e é uma cultura promissora. A introdução da viticultura no semiárido ganhou força com a pesquisa de Django Jesus Dantas, aluno do pós-doutorado do Programa de Fitotecnica da Ufersa.

Django iniciou os experimentos com uva no semiárido em 2010 na Fazenda Experimental da Ufersa. Nesses 8 anos, já foram realizadas inúmeras análises com ótimos resultados. O pesquisador iniciou os testes com as variedades de uva Itália, Izabel e Niagara e de uns tempos pra cá começou a experimentar também variedades de uvas sem sementes do tipo Ísis e Vitória lançadas pela Embrapa em 2013 e atualmente bem produzidas no Vale do São Francisco, entre Pernambuco e Bahia.
 
No Rio Grande do Norte, a variedade Ísis começou a ser plantada graças a um Acordo de Cooperação Técnica entre a Ufersa, o IFRN e o SEBRAE. O plantio foi realizado numa área do Instituto Federal, em Apodi, com o acompanhamento do pesquisador Django e também dos professores Glauber Henrique Nunes, da Ufersa, e Renato Alencar, do IFRN. Pelo que foi firmado, as pesquisas com as variedades da uva ficaram sob a responsabilidade da Ufersa e do IFRN e a extensão, a iniciativa de levar o projeto para produtores, ficou a cargo do SEBRAE.

Autoridades colombianas extraditam aos EUA "Pablo Escobar" do Equador

A Colômbia extraditou na madrugada deste sábado (24) aos Estados Unidos (EUA) o traficante Washington Prado Alava, conhecido como o "Pablo Escobar" do Equador e requerido pelas autoridades americanas por "transportar mais de 250 toneladas de cocaína" a esse país, informou a Procuradoria colombiana.

"Dada a administração do Ministério Público (MP), foi extraditado para os EUA Washington Prado Alava, que usa o pseudônimo 'Gerard', conhecido como 'Pablo Escobar' do Equador. O homem tentou se vincular às listas das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) para acessar a Jurisdição Especial para a Paz (JEP)", detalhou o MP  em comunicado.

Alava foi detido em 11 de abril do ano passado junto com os seus três principais comparsas: o também equatoriano Leonardo Adrián Vera, conhecido como "Thiago", e os colombianos Robinson Alberto Castro, conhecido como "Rocho", e Diego Fernando Arizala, conhecido como "Zorro".

"Gerard", que tem "poder e capacidade de suborno muito altos", também era procurado no Equador pelos homicídios de vários promotores, juízes e policiais.

De acordo com a Procuradoria colombiana, Alava "é considerado uns dos maiores chefes do tráfico dos últimos tempos, que se transformou em alvo importante para os EUA".

Para evitar sua extradição, o equatoriano tentou se vincular às listas de guerrilheiros apresentados pelas Farc para se submeter à JEP, encarregada de qualificar juridicamente as condutas graves cometidas pelos atores do conflito armado sob as normas do Código Penal Colombiano, o Direito Internacional em matéria de Direitos Humanos (DIDH), o Direito Internacional Humanitário (DIH) e o Direito Penal Internacional (DPI).

"Alava, que permanecia detido na penitenciária Picota, de Bogotá, desde 12 de abril de 2017, foi escoltado por um dispositivo de segurança de 50 comandos e agentes" da Direção de Investigação Criminal e Interpol (Dijin) da Polícia, o Instituto Nacional Penitenciário e Carcerário (Inpec) e a DEA, acrescentou a nota.

Atendimento no Hospital Regional de João Câmara/RN volta à normalidade

A direção geral do Hospital Regional Josefa Alves Godeiro em João Câmara, informa que o atendimento naquela unidade de saúde, que estava com problema devido a falta de água, devido a problema com uma bomba parte da CAERN, já foi superado e voltou a normalidade.

Com o abastecimento restabelecido, o problema da falta d’água foi equacionado.

sexta-feira, fevereiro 23, 2018

Criança de 1 ano e 11 meses morre após ser estuprada e espancada pelo padrasto, diz polícia

Uma menina de um ano e onze meses morreu após ser estuprada e espancada pelo padrasto, segundo a polícia. O caso foi registrado na tarde de quinta-feira (22), em Ramilândia, no oeste do Paraná.

De acordo com o delegado Edgar Santana, responsável pelas investigações, o suspeito, de 28 anos, confessou o crime e foi preso. 

O homem contou à polícia que estava morando com a mãe da criança havia cerca de seis meses. Disse ainda que bateu na menina porque ela não parava de chorar.

As agressões foram cometidas à tarde, mas descobertas apenas à noite, quando o padrasto levou a criança a um hospital em Matelândia.

A menina já chegou morta ao local, onde os profissionais de saúde constataram que ela estava machucada e com sangramento e chamaram a polícia.

O delegado disse também que a mãe foi ouvida e contou que a relação da criança com o padrasto era saudável e que ficou surpresa com o que aconteceu. Ela não estava na casa no momento das agressões, havia viajado na noite anterior para resolver problemas pessoais.

O corpo da criança passou por exames na manhã desta sexta (23) no Instituto Médico-Legal (IML) de Cascavel.

Aneel mantém bandeira tarifária verde para as contas de luz em março

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou hoje (23) que a bandeira tarifária de março continuará na cor verde, o que significa que não haverá cobrança extra nas contas de luz. Com isso, nos três primeiros meses do ano, não terá havido cobrança adicional nas contas de energia.

Em janeiro, a bandeira já havia ficado na cor verde. Em fevereiro a Aneel decidiu manter a tarifa no mesmo patamar. A manutenção dela em março significa que a situação nos reservatórios das hidrelétricas continua a melhorar, devido à volta das chuvas.

Nos últimos meses de 2017, por causa do baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas, houve cobrança extra nas contas de luz via bandeira tarifária. Isso ocorre para arrecadar recursos necessários para cobrir custos extras com a produção de energia mais cara, gerada por termelétricas.

Em outubro e novembro vigorou a bandeira vermelha no patamar 2, a mais alta prevista pela agência. Em outubro, o acréscimo foi de R$ 3,50 a cada 100 kWh consumidos no mês. Em novembro, como a Aneel antecipou a revisão dos valores que seriam aplicados a partir de janeiro de 2018, o valor adicional passou para R$ 5,00 a cada 100 kWh.

Já em dezembro, em razão do início do período chuvoso, a agência reguladora determinou a cobrança da bandeira vermelha, mas no patamar 1, com cobrança extra de R$ 3,00 a cada 100 kWh.

Prefeitura Municipal de João Câmara/RN, lança a campanha "Fora da escola não pode".


A Prefeitura Municipal de João Câmara/RN, CMDCA, Secretária Municipal de Educação e o Articulador do SELO UNICEF edição 2017-2020 de João Câmara/RN, convoca toda população para essa Campanha "Fora da escola não pode", se alguém tiver conhecimento de uma criança, adolescentes que ainda não se matriculou ou está fora da escola, procure os órgãos públicos e faça sua parte comunicando, para juntos buscarmos uma ação estratégicas para trazer essa criança e adolescente para escola. 

Sugestões para vc comunicar:
Secretaria municipal de educação
Secretaria municipal de assistência social
Secretaria municipal de Saúde
CRAS
CREAS
Acapoord
Conselho tutelar
Agentes de saúde
Agentes de Endemia


Nosso município crescendo juntos!

Cientistas alemães conseguem avanços na luta contra a malária

Um grupo de pesquisadores da Alemanha encontrou uma maneira mais rápida, eficiente e ecológica de produzir o principal ingrediente ativo em medicamentos anti-malária. "Esta descoberta tem o potencial de salvar milhões de vidas", disse Peter Seeberger, diretor do Instituto Max Planck de Colóides e Interfaces, em Potsdam, na Alemanha. A informação é da agência alemã DPA.

O grupo de cientistas encontrou uma maneira de copiar e acelerar o processo pelo qual a planta Artemisia annua produz artemisinina, o ingrediente principal nestes medicamentos. De acordo com a fonte, o processo leva menos de 15 minutos.

A descoberta, contudo, ainda está sendo vista com cautela pela comunidade científica. "As revoluções são vistas anos mais tarde, em retrospectiva", disse o cientista Juergen May, do Instituto Bernhard Nocht de Medicina Tropical, em Hamburgo.

Nesse sentido, ele considerou que uma verdadeira revolução teria sido a descoberta do método para alcançar uma substância sintética que preencheria a função da artemisinina. Além disso, ele advertiu que o parasita da malária está desenvolvendo resistência à artemisinina, como já foi observado nos países do Sudeste Asiático.

A organização Médicos Sem Fronteiras juntou-se à cautela. "Novas formas de combater a malária devem ser desenvolvidas e a pesquisa deve se concentrar em novas drogas", disse Marco Alves, o coordenador de campanha do grupo na Alemanha.

Caminhão com 10 mil litros de sangue bovino tomba e forma mancha no Rio Vermelho, na cidade de Goiás

Um caminhão carregado com cerca de 10 mil litros de sangue bovino tombou nesta sexta-feira (23) e derrubou a carga no Rio Vermelho, que corta a cidade de Goiás, município histórico e um dos principais pontos turísticos do estado. A água ficou com a coloração avermelhada e tomada por espuma.

O acidente aconteceu por volta das 4h, na GO-070, a cinco quilômetros da antiga capital de Goiás. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o caminhão saiu da pista e acabou tombando. O motorista, que ficou gravemente ferido, foi socorrido e levado a uma hospital do município.

O tenente-coronel Jailton Pinto de Figueiredo explicou à TV Anhanguera que o motorista não teve como evitar que a carga caísse no rio. “O sangue foi arremessado no leito do rio, foi muito rápido. [A carreta] já se rompeu e já foi derramada a carga no Rio Vermelho”, afirmou.

Decreto anula nomeação de Cristiane Brasil para o Ministério do Trabalho

O governo publicou na edição de hoje (23) do Diário Oficial da União decreto que torna sem efeito a nomeação da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) para o cargo de ministra do Trabalho. A nomeação da deputada havia sido publicada no Diário Oficial do dia 3 de janeiro, mas decisões judiciais a impediram de tomar posse.

O nome de Cristiane Brasil foi escolhido para a pasta em reunião do presidente do PTB, Roberto Jefferson, pai da deputada, com o presidente Michel Temer. Após uma disputa judicial em torno da posse de Cristiane, a deputada e líderes do PTB foram recebidos por Temer na última quarta-feira (21) e combinaram com o presidente que o partido vai indicar outro nome para a pasta.

Após a nomeação, no início de janeiro, Cristiane Brasil foi impedida de tomar posse por força de uma decisão liminar do juiz Leonardo da Costa Couceiro, da 4ª Vara Federal de Niterói (RJ).

Couceiro acolheu os argumentos de três advogados que, em ação popular, questionaram se a deputada estaria moralmente apta a assumir o cargo por ter sido revelado pela imprensa que ela foi condenada pela Justiça do Trabalho a pagar mais de R$ 60 mil a um ex-motorista, em decorrência de irregularidades trabalhistas.

Em seguida, a suspensão da posse foi confirmada por decisões da segunda instância da Justiça Federal no Rio de Janeiro e pela presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia. Na semana passada, Cármem Lúcia definiu que caberia à Corte decidir sobre a posse de Cristiane Brasil no Ministério do Trabalho.

Corinthians treina para 12 mil, e Carille escala time sem camisa 9

Para repetir o que foi tradição no último clássico com o Palmeiras e surtiu efeito positivo, o Corinthians trabalhou diante dos torcedores, nesta sexta-feira (23), na véspera do duelo contra o principal rival.

A atividade foi aberta aos corintianos, que responderam positivamente: 12 mil foi o público registrado no treino. Na sequência, Fábio Carille confirmou mudanças importantes na equipe.

Na lateral esquerda, Juninho Capixaba foi retirado para a entrada de Maycon, volante de origem, mas habituado a jogar na lateral. A segunda mudança importante é a presença de Jadson pela ponta e, por consequência, Romero como centroavante.

Desta forma, o Corinthians entrará em campo com Cássio; Fagner, Balbuena, Henrique e Maycon; Gabriel e Renê Júnior; Jadson, Rodriguinho e Clayson; Romero.

"Busquei alternativas, discutimos muito e fiz tudo o que queria fazer no treino de ontem [quinta-feira] com esses 11 que vão iniciar amanhã [sábado]", disse Carille, que disse que o objetivo é ter mais posse de bola com essa formação.

"Deixei claro que tentaria o 4-1-4-1. Me deu uma boa perspectiva lá na Flórida. No Campeonato Paulista, as coisas não aconteceram como eu queria. Então o Jadson volta trabalhando ali para a gente ficar mais com a bola. Renê que tem uma qualidade técnica muito grande, Rodriguinho. A intenção é ficar mais com a bola", ressaltou o treinador.

O treinador também falou sobre a disputa com o Palmeiras e, como já havia ressaltado antes dos três clássicos da temporada passada, frisou que o confronto não tem favorito.

"Enfrentamento grande, todo clássico é assim. Um time às vezes está melhor e muitas vezes não é isso que faz o resultado. No ano passado, muito se falou do Palmeiras, perdemos o Gabriel, mudou a chavinha, imprensa e torcedor olharam diferente. Jogo que pode mudar mesmo. Não tem jeito, clássico sempre coloco 50% para cadas lado", afirmou Carille.

O Corinthians vem de três jogos sem vencer no Campeonato Paulista. Antes de empatar por 1 a 1 com o Red Bull, a equipe perdeu para Santo André e São Bento. (Folhapress)

EUA impõem sanções a 27 empresas e 28 navios por ajuda à Coreia do Norte

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos impôs nesta sexta-feira (23) sanções econômicas contra 27 empresas e 28 navios registrados em vários países para "aumentar a pressão e isolar ainda mais" o regime da Coreia do Norte. A informação é da EFE.

"Estamos atacando de maneira agressiva todas as vias ilícitas usadas pela Coreia do Norte para evitar sanções, entre elas medidas decisivas para impedir que navios, companhias de navegação e outras entidades do mundo trabalhem para o regime norte-coreano", indicou o secretário do Tesouro americano, Steven Mnuchin, em comunicado.

Os países onde estão registradas as embarcações e empresas atingidas são: Coreia do Norte, China, Cingapura, Taiwan, Hong Kong, Ilhas Marshall, Panamá, Tanzânia e Ilhas Comores.

"Isto dificultará significativamente a capacidade do regime de Kim Jong-un de realizar atividades marítimas evasivas, que facilitam o transporte ilegal de carvão e combustível, e erodir suas capacidades para comercializar bens através de águas internacionais", comentou Mnuchin.

O anúncio do Tesouro acontece pouco depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, qualificar a medida como o "maior conjunto" de sanções aplicadas contra Pyongyang.

Mnuchin acrescentou que "o presidente deixou claro para as companhias de todo o mundo que, caso decidam ajudar a financiar as ambições nucleares da Coreia do Norte, não vão fazer negócios com os EUA".

Como consequência da deliberação do Tesouro, ficam congelados os ativos que essas entidades e empresas possam ter sob jurisdição americana e as 27 empresas e 28 navios também ficam proibidas de fazer transações financeiras com cidadãos americanos.

Iogurte pode prevenir infarto e AVC mesmo em quem tem hipertensão

Uma nova pesquisa publicada no American Journal of Hypertension traz um belo motivo para colocarmos o iogurte no carrinho na próxima visita ao supermercado. De acordo com ela, o alimento é aliado na prevenção de problemas cardiovasculares entre indivíduos com pressão alta.

Para traçar essa relação, pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, analisaram os hábitos de 55 898 mulheres e 18 232 homens. Todos foram seguidos por aproximadamente 30 anos.

Ao avaliar os dados, os estudiosos notaram que a ingestão de iogurte foi inversamente associada ao risco de doenças cardiovasculares, como infarto e derrame. Para sermos mais exatos, consumir o alimento duas ou mais vezes na semana diminuiu em 17% a probabilidade de males cardíacos nelas e 21% neles – isso em comparação com quem degustava uma porção do produto menos de uma vez ao mês.

Em comunicado à imprensa, um dos autores da investigação comentou que estudos menores já haviam sugerido que o iogurte faz bem ao coração por se tratar de um produto fermentado por bactérias. Independentemente dos benefícios ligados a esse derivado lácteo – que incluem ajuda na perda de peso e manutenção da saúde óssea, por exemplo –, é bom lembrar que um alimento não faz milagre sozinho.

OEA condena convocação de eleições na Venezuela

O Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA) condenou hoje (23) a convocação de eleições presidenciais na Venezuela pelo governo de Nicolás Maduro. Dezenove países votaram a favor da resolução, cinco foram contrários e houve oito abstenções. A reunião foi convocada por Argentina, Brasil, Estados Unidos, México, Panamá e Santa Lúcia.

O texto aprovado afirma que a convocação de eleições presidenciais pelo governo da Venezuela para o dia 22 de abril deste ano “impede a realização de eleições democráticas, transparentes e confiáveis de acordo com os padrões internacionais e contradiz os princípios democráticos e a boa fé”. A resolução diz que um processo eleitoral “livre e justo” é essencial para resolver a atual crise pela qual o país passa “de maneira democrática e pacífica”.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou que iria adiantar a realização de eleições presidenciais que deveriam ocorrer no final do ano para o dia 22 de abril. A antecipação favoreceria o atual governo, por reduzir o tempo da oposição para se organizar e fazer campanha. A oposição declarou que vai boicotar as eleições o pleito. Maduro também anunciou nesta quarta (21) que vai adiantar as eleições legislativas que deveriam acontecer em 2020 para a mesma data de 22 de abril.

A OEA também pede para que o governo da Venezuela reconsidere as “prematuras convocações de eleições presidenciais” e apresente um novo calendário eleitoral que permita que as eleições sejam realizadas com as garantias necessárias para um “processo livre, justo, transparente, legítimo e confiável”. Segundo a resolução, esse processo deve incluir a participação de todos os partidos políticos e atores venezuelanos sem qualquer tipo de exclusão, além de observadores internacionais independentes e liberdade de imprensa.

O texto da resolução também pede que o governo da Venezuela implemente medidas para impedir o agravamento da situação humanitária no país, incluindo aceitar a assistência oferecida pela comunidade internacional.

Jogos Olímpicos de Inverno: Brasil estreia em disputa do 4-man no bobsled

A equipe de bobsled 4-man do Brasil faz sua estreia hoje (23) na pista do Olympic Sliding dos Jogos Olímpicos de Inverno PyeongChang 2018, na Coreia do Sul. O time terminou todos os quatro treinos realizados até ontem (22) entre os 20 primeiros – posição de corte que define a classificação para a quarta e última bateria da competição.

A partir das 21h30 de hoje (horário de Brasília), serão realizadas as duas primeiras de um total de quatro baterias. Amanhã (24), no mesmo horário, começam as duas baterias finais. Porém, dos 30 trenós que começam a disputa, apenas 20 participam da quarta e última descida. A soma dos tempos define os vencedores.

O time brasileiro é formado por Edson Bindilatti (piloto), Edson Martins, Odirlei Pessoni e Rafael Souza. Nas quatro descidas realizadas durante o treinamento oficial, o Brasil marcou presença entre as 20 primeiras equipes. Nas duas descidas de ontem, o quarteto chegou à frente do alemão, pilotado por Johanns Lochner, atual campeão mundial. Ainda serão realizadas mais duas descidas em um treino oficial antes da competição.

Fitch rebaixa nota de crédito do Brasil

A agência de classificação de risco Fitch Ratings rebaixou nesta sexta-feira a nota de crédito do Brasil de "BB" para "BB-" e alterou a perspectiva de negativa para estável. Em relatório, a agência citou a desistência de votação da reforma da Previdência como um dos principais fatores para a medida. O rebaixamento pela Fitch ocorre pouco mais de um mês de movimento semelhante pela Standard&Poor's.

O Ministério da Fazenda divulgou uma nota em resposta à reavaliação, em que destaca que a dívida pública do país possui hoje uma composição saudável e ressalta que o governo ainda está “comprometido em progredir com a agenda de reformas macro e microeconômicas destinadas a garantir o equilíbrio das contas públicas.

A Fitch afima que pesou sobre a decisão o fato de a reforma ter sido adiada para depois das eleições e a incerteza em relação ao próximo governo, que pode não dar continuidade ao projeto reformista.

"O rebaixamento do Brasil reflete seus grande e persistente e déficit fiscal, o crescente peso da dívida pública e a falta de reformas que melhorem o desempenho estrutural das finanças públicas", escreveu a agência.

Após desistir da reforma da Previdência, com a intervenção federal no Rio de Janeiro, o governo anunciou em 19 de fevereiro nova pauta de prioridades com 15 itens, como a privatização da Eletrobras e autonomia do BC.

EUA planejam abrir sua embaixada em Jerusalém em maio

O Departamento de Estado dos Estados Unidos confirmou nesta sexta-feira (23) que planeja inaugurar sua nova embaixada em Jerusalém em maio, coincidindo com a comemoração do 70º aniversário da declaração de independência do Estado de Israel. A informação é da EFE.

Em princípio, a missão diplomática será composta pelo embaixador americano em Israel, David Friedman, e uma pequena equipe", segundo as fontes.

Temer anunciará criação do Ministério de Segurança Pública na segunda-feira

O presidente Michel Temer disse hoje (23), em Brasília, que vai anunciar a criação do Ministério Extraordinário de Segurança Pública na próxima segunda-feira (26). Ele evitou citar os nomes em estudo para assumir a pasta, mas disse que pelo menos dez já foram cogitados.

O presidente da República explicou que o ministério vai coordenar as ações de segurança pública em todo o país, o que, segundo ele, nenhum governo federal quis fazer até agora.

“Esse ministério vai fazer reuniões permanentes com governadores e secretários de segurança”, disse em entrevista ao vivo à Rádio Bandeirantes. E completou: “Esse ministério vai coordenar a área de inteligência, porque também não basta colocar policial na rua com fuzil, precisa desbaratar o crime organizado”, afirmou.

Ao falar sobre a questão financeira, Temer disse que a nova pasta pode implicar em mais gastos para administração pública, mas isso se justifica pela importância do trabalho a ser feito na área da segurança.

Perguntado se o ministério vai ser criado por medida provisória ou decreto, o presidente respondeu que ainda está examinando as hipóteses.

Detran descentraliza serviço e Carteira de Habilitação já pode ser feita diretamente nas autoescolas

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) deu mais um importante passo no sentido de descentralizar os serviços oferecidos pelo Órgão e promover maior comodidade aos usuários. Dessa vez, a ação resulta no credenciamento dos Centro de Formação de Condutores (CFCs) do Estado, as conhecidas autoescolas, para que o cidadão possa abrir processos referentes a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) diretamente nessas unidades.

O diretor-geral do Detran, Eduardo Machado, explicou que as 94 autoescolas habilitadas pelo Detran em todo Rio Grande do Norte já se encontram aptas a realizar os procedimentos de abertura de processos de primeira habilitação e renovação de CNH, como também os de adicionar e mudar a categoria da CNH. “Uma das principais metas do Governo do Estado é proporcionar um serviço público de qualidade gerando comodidade ao cidadão. E com essa medida, o Detran avança no sentido da descentralização dando ao usuário mais opções para atender a sua demanda”, comentou.

O procedimento para abertura dos processos citados é simples. Basta o cidadão se dirigir a um das autoescolas espalhadas pelo Estado, apresentar um documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência e informar o tipo de serviço que deseja realizar. Em seguida, as informações são inseridas no banco de dados e impresso uma guia de identificação gerada pelo sistema de Registro Nacional de Carteira da Habilitação (Renach).

Se intervenção no Rio não der certo, governo não deu certo, afirma Temer

O presidente Michel Temer disse hoje (23) que se a intervenção federal na segurança pública no Rio de Janeiro não der certo, o governo não deu certo.

“Se não der certo, não deu certo o governo, porque o comandante supremo das Forças Armadas é o presidente da República. De modo que as Forças Armadas nada mais fizeram do que obedecer o comando do seu comandante supremo. Se não der certo, foi o governo que errou, não foram as Forças Armadas”, disse em entrevista à Rádio Bandeirantes.

RN teve 8.326 veículos roubados no ano de 2017, quase um roubo por hora

O Rio Grande do Norte teve 8.326 veículos roubados durante o ano de 2017, quase um veículo roubado por hora, segundo estatística divulgada na edição desta sexta-feira(23) do jornal Tribuna do Norte.

Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Norte – Sesed e apresenta quase mil ocorrências em relação ao ano de 2016 que teve 7.346 crimes deste tipo – um aumento de 13,3% de um ano para o outro.

Rússia pede garantias para apoiar trégua humanitária em Ghouta Oriental

A Rússia disse que está disposta a aprovar uma resolução no Conselho de Segurança da ONU para estabelecer uma trégua humanitária em Ghouta Oriental, região controlada por rebeldes na periferia de Damasco, capital da Síria, se existirem garantias de seu cumprimento, declarou nesta sexta-feira (23) o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov. A informação é da EFE.

"Onde estão as garantias que os grupos armados vão respeitar esta trégua humanitária? E onde estão as garantias de que eles não vão continuar bombardeando os bairros residenciais de Damasco? Essas garantias não foram dadas", afirmou Lavrov durante uma entrevista coletiva em Moscou ao lado do chanceler do Uzbequistão.

Desde ontem  (22) o Conselho de Segurança da ONU examina emendas propostas pela Rússia a um projeto de resolução, apresentado pela Suécia e pelo Kuwait, visando o estabelecimento de uma trégua e um cessar-fogo de um mês em toda a Síria.

"Para que a resolução seja efetiva, estamos dispostos a pactuar o texto, que será assim: nós propomos uma fórmula que garanta que a trégua seja real e baseada nas garantias para todos os que estão dentro e fora de Ghouta Oriental", afirmou Lavrov.

Príncipe herdeiro do Japão anuncia vinda ao Brasil para o Fórum Mundial da Água

O príncipe herdeiro do Japão, Naruhito, fará visita de três dias ao Brasil, no próximo mês, para participar do Fórum Mundial da Água, anunciou nesta sexta-feira (23) a Agência da Casa Imperial, coincidindo com o 58º aniversário do sucessor ao trono japonês.

Naruhito deixará Tóquio no dia 16 de março e chegará a Brasília dois dias depois. Ele vai participar das atividades programadas para o dia 19, na oitava edição do fórum, principal evento mundial de água e saneamento, onde serão abordados temas relacionados ao uso racional e sustentável desse recurso.

Um dia depois da participação no evento, o primogênito do imperador Akihito do Japão retornará para Tóquio, no dia 22, acrescentou a Casa Imperial.

O Fórum Mundial da Água começará no dia 18 de março e seguirá até o dia 23, com o tema "Compartilhando água".

O anúncio da visita de Naruhito ao Brasil coincide com a celebração hoje do 58º aniversário do príncipe japonês, que sucederá seu pai, quando o imperador abdicar em abril de 2019.

Em entrevista coletiva divulgada pela Agência imperial, Naruhito propôs "buscar o auto-aperfeiçoamento" nos meses que antecederem a sua ascensão ao trono, previsto para 1º de maio do próximo ano, e expressou o desejo de desempenhar seus deveres de acordo com as mudanças sociais e as demandas do povo japonês.

O herdeiro japonês disse que considera essencial "apoiar as pessoas, escutar suas vozes e estar perto delas em seus pensamentos", as mesmas palavras que seu pai usou em mensagem transmitida pela televisão, quando, em agosto de 2016, anunciou o desejo de abdicar do trono devido à idade avançada e à saúde frágil.
 
A abdicação do imperador Akihito, de 84 anos, será a primeira a ocorrer no Japão em mais de 200 anos, desde a do imperador Kokaku em 1817.

Carnaúba dos Dantas/RN com ótimos índices pluviométricos

As chuvas banharam várias comunidades na região Seridó potiguar, nesta quinta-feira (22). O blogueiro Toscano Neto informa que Carnaúba dos Dantas/RN voltou a registrar ótimos índices pluviométricos.

Na sede do município até às 18h30 havia chovido 45 milímetros e no Sítio Garrotes, 65 milímetros.

Ainda de acordo com informações, o açude de João Justino já estava recebendo um bom volume d’água.

No acumulado do ano, a Terra da Música, registra 115 milímetros.

Confira os registros pluviométricos:
Carnaúba dos Dantas – 49 mm
Monte do Galo – 42 mm
Rajada – 48 mm
Povoado Ermo – 42 mm
Lagedo – 60 mm
Garrotes – 65 mm
Boa Sorte – 70 mm
Boqueirão – 50 mm
Carnaúba de Baixo – 38 mm
Curujinha – 110 mm
Povoado Barra (município de Parelhas) – 180 milímetros

Brasileira cai e fica em último na final da patinação dos Jogos de Inverno

Tendo entrado para a história por colocar o Brasil pela primeira vez na final da patinação artística individual dos Jogos Olímpicos de Inverno, Isadora Williams não conseguiu, hoje (23), repetir a boa apresentação da última quarta-feira. Ela sofreu uma queda e terminou a decisão em último lugar. A competição foi vencida pela russa Alina Zagitova, de 15 anos, que ficou com o ouro em PyeongChang.

A brasileira caiu no início da sua apresentação, ficando com 88,44 pontos no programa longo (144,18) no total, terminando sua participação na Coreia do Sul na 24ª posição.

Isadora, de 22 anos, filha de mãe brasileira e pai americano, nasceu nos Estados Unidos, mas representa o Brasil em torneios internacionais desde 2010. Após a prova, ela foi comunicada que será a porta-bandeira do país na cerimônia de encerramento, repetindo Sochi-2014.

A campeã Alina Zagitova fez hoje 156,65 pontos, ficando no total com 239,57. A medalha de prata ficou com sua compatriota Evgenia Medvedeva e o bronze foi para Kaetlyn Osmond, do Canadá.

Convocado na 1ª chamada do ProUni tem até hoje para comprovar informações

Termina hoje (23) o prazo para os candidatos pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) comparecerem às instituições de ensino e entregar os documentos que comprovem as informações prestadas no momento da inscrição. Quem perder o prazo ou não comprovar as informações é desclassificado.

O candidato deve verificar na instituição os horários e o local onde deve comparecer. Na página do ProUni, na internet, estão relacionados os documentos a serem entregues, entre eles documentos pessoais e comprovantes de rendimento, de residência e de conclusão do ensino médio.

O resultado da segunda chamada será divulgado no dia 2 de março e a comprovação de informações deverá ser feita entre os dias 2 e 9 de março. O estudante que não for pré-selecionado em nenhuma das duas chamadas pode aderir à lista de espera no período de 16 a 19 de março.

O ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em cursos de graduação de instituições privadas de educação superior. Nesta edição, foram ofertadas aproximadamente 243 mil bolsas. Dessas, 113.863 são integrais e 129.124, parciais. As integrais se destinam aos estudantes com renda per capita de até 1,5 salários mínimos. Já as bolsas parciais contemplaram os candidatos que têm renda familiar per capita de até três salários mínimos.

TV Brasil bate recorde de audiência com transmissão do Desfile das Campeãs

Pelo segundo ano consecutivo, a TV Brasil alcançou recorde de audiência com a cobertura do carnaval. A transmissão do desfile das Campeãs do Rio de Janeiro, no sábado (17), colocou a emissora no 2º lugar isolado de audiência durante 160 minutos no Rio de Janeiro.

A cobertura da emissora envolveu mais de 230 funcionários da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e resultou na maior audiência registrada desde 2002. Durante o desfile das campeãs do Rio, a emissora obteve 16,74% de share (percentual da audiência obtida pelo desfile comparado ao total de TVs ligadas no momento) ao exibir o desfile da Tuiuti, o maior resultado desde 2010. E o pico de audiência chegou a 4,86% na transmissão do desfile da Portela.

Além dos índices históricos de audiência, a diretora de Produção e Conteúdo da EBC, Cida Fontes, destacou que a exibição diferenciada da TV Brasil significa mais uma conquista da emissora pública. “A maior festa popular do país chegou ao público com informação e belas imagens, e reafirmamos nosso compromisso com a qualidade, diversidade cultural e liberdade de expressão.”

“A resposta da audiência é a prova de que a TV Brasil pode e deve ser uma opção de qualidade neste mercado super competitivo da televisão e de outras plataformas de conteúdo audiovisual”, disse o superintendente da TV Brasil, Caique Novis.

Outro destaque foi a interação, pelas redes sociais, do público que acompanhava os desfiles pela TV Brasil. A hashtag #paísdocarnaval foi o assunto mais comentado do Twitter no mundo (trending topics) no dia 17 de fevereiro, permanecendo por cerca de 12 horas no topo dos assuntos mais falados da rede social.

Esse foi o terceiro ano consecutivo que a emissora pública transmitiu para todo o país os desfiles do Grupo de Acesso das escolas de samba de São Paulo, o desfile das Campeãs de São Paulo e o desfile das Campeãs do Rio de Janeiro. Entre os dias 10 e 13 de fevereiro, a TV Brasil levou ao ar uma programação especial com programas musicais e de entrevistas com personalidades da cultura popular, cobertura jornalística e transmissões do carnaval de rua.

A TV Brasil lançou, no último dia 19, a nova grade de programação da emissora para 2018, com a exibição de séries, desenhos, filmes e programas inéditos de entrevistas. “Nós trabalhamos duro para estrear a nova programação da TV Brasil imediatamente depois do carnaval, porque é uma oportunidade única para que tenhamos mais e mais brasileiros prestigiando a nossa programação”, afirmou Caique Novis.

Celular conectado a carregador explode e causa susto em Currais Novos/RN


Um aparelho celular simplesmente explodiu nesta quarta-feira (21) na cidade de Currais Novos, no seridó Potiguar, no momento do incidente o aparelho era carregado e por pouco não causou um incêndio na residência.

Segundo informações, o aparelho estava sendo carregado na cabeceira da cama quando começou a provocar chamas e explodiu. havia moradores na casa que conseguiram apagar o fogo que por pouco não atingiu a cama do casal.

Apesar de não ser muito comum, esse tipo de incidente acaba ocorrendo principalmente em dias de chuva e serve de alerta para que as pessoas evitem dormir com o celular ao lado da cama, conectado ao carregador, ou embaixo do travesseiro.

Turquia acusa EUA de darem milhões de dólares a "terroristas" na Síria

O presidente da Turquia, o islamita Recep Tayyip Erdogan, criticou hoje (23) os Estados Unidos por apoiar as milícias curdas na Síria, ao denunciar que Washington planeja dar centenas de milhões de dólares a grupos "terroristas".

"Se você der apoio de 500 ou 550 milhões de dólares do orçamento aos terroristas, temos que dizer que está correto, que está em um bom caminho?", acusou Erdogan, em referência ao que a Turquia considera planos dos EUA para financiar as YPG, uma milícia curda aliada de Washington contra o jihadista Estado Islâmico (EI).

A Turquia considera as YPG uma organização terrorista e lançou em janeiro passado uma ofensiva contra o grupo no cantão sírio de Afrin, que Erdogan afirmou hoje ficará em breve "limpo de terroristas".

"Este verão vai ser quente tanto para os terroristas como para quem os apoia", advertiu o presidente turco, reiterando que, uma vez concluída a operação em Afrin, as tropas turcas irão para Manbij, outra região síria em mãos das YPG e onde, ao contrário de Afrin, há presença de forças da coalizão internacional contra o Estado Islâmico liderada pelos Estados Unidos.

"Primeiro limparemos Manbij de terroristas e depois transformaremos o leste do (rio) Eufrates em uma região segura para nós e nossos irmãos e irmãs sírias", afirmou Erdogan.

O presidente turco disse que, após 35 dias de operação militar, a Turquia já controla 415 quilômetros quadrados em Afrin, aproximadamente 20% do território.

"Espero que em pouco tempo possamos limpar Afrin de terroristas e deixar que centenas de milhares de sírios que vivem no nosso país retornem aos seus lares", afirmou.

Prefeito Mauricio Caetano anuncia dezenas de obras para este ano, apesar da crise.


Prefeito Maurício pouco antes da coletiva com a imprensa

Apesar da crise, o prefeito Maurício Caetano anunciou para este ano, dezenas de obras a serem executadas por sua administração. Dentre as obras anunciadas, estão calçamento de várias ruas na cidade, especificamente no bairro da Cohab, conclusão do calçamento da antiga rua 29 de outubro e ainda o calçamento na comunidade do Corte por onde passa a procissão de São Sebastião.

O prefeito anunciou também a construção de várias praças na cidade e comunidades da zona rural. Confirmou a construção do Centro de Velório Municipal e a iluminação da BR 406, melhorando as entradas da cidade.

Disse que já mandou licitar a obra de cobertura do Mercado Público onde funciona a feira do peixe proporcionando maior comodidade para quem negocia e para os comparadores principalmente em épocas de chuvas.

Destacou que irá mandar fazer uma estátua (monumento) em homenagem ao saudoso Monsenhor Luiz Lucena Dias, que deverá ser inaugurado no dia do seu aniversário, 5 de junho. Na anunciou a implantação de um projeto que irá promover uma espécie de evento cultural numa sexta-feira de cada mês, com exposição e shows. Assegurou os eventos como São João, 7 de Setembro, aniversário da cidade e festa do réveillon, que este ano não ocorreu devido o falecimento do Monsenhor Lucena. Adiantou que no próximo ano haverá o resgate do carnaval.

MR. Jato Auto Center em João Câmara/RN.


FGV diz que confiança do consumidor cai 1,4 ponto em fevereiro

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Fundação Getulio Vargas caiu 1,4 ponto em fevereiro, ao passar de 88,8 pontos em janeiro para 87,4. Em relação a fevereiro de 2017, no entanto, o índice avançou 6,7 pontos.

Segundo a FGV, a confiança dos consumidores em fevereiro acomodou-se em nível próximo a novembro passado, influenciada por uma menor satisfação com relação à situação econômica e perspectivas menos otimistas para os próximos meses.

Em fevereiro, tanto as avaliações sobre a situação atual quanto as expectativas em relação aos próximos meses pioraram. O Índice de Situação Atual (ISA) caiu 1,4 ponto indo para 75,2 pontos, interrompendo a trajetória de seis altas consecutivas. O Índice de Expectativas (IE) teve queda pelo segundo mês consecutivo passando de 97,6 para 96,5 pontos.

Natal/RN recebe exposição ‘Rosas do Deserto’ em março

Com caule escultural e floração exuberante, a rosa-do-deserto conquista, a cada dia, mais admiradores e jardineiros por todo o mundo. Em Natal, os interessados já têm o lugar certo para encontra-las. Do dia 08 a 11 de março, a capital potiguar recebe mais uma edição do “Rosas do Deserto”, que acontece no Sam’s Club, localizado na BR 101.

Nativa de ambientes áridos do Norte da África e do Oriente Médio, a rosa-do-deserto ganhou espaço cativo nos jardins dos brasileiros. Na exposição, o público vai poder escolher entre mais de 300 tipos, nas mais variadas florações e tons. Também terão acesso às informações necessárias sobre o cultivo, além de adquirir no local, substratos, adubos e vasos.

Com valores a partir de R$10, a exposição oferece plantas para todos os gostos e tamanhos de jardins. O evento é realizado pelo “Rosa do Deserto de Pernambuco”.

Sobre a rosa-do-deserto
A rosa-do-deserto – nome popular da espécie denominada de Adenium obesum – tornou-se, assim como as orquídeas ou roseiras comuns, um vício para muitos amantes das plantas. O que é absolutamente compreensível: além da floração magnífica, em tons que variam do branco ao rosa e ao carmim metálico, a rosa-do-deserto é um vegetal muito singular.

O detalhe curioso é que as partes inchadas, que lembram o aspecto de uma pata de elefante, são compostas basicamente pelas raízes que se projetam para fora do chão. O culto à rosa-do-deserto fez surgir uma infinidade de técnicas que visam produzir combinações de cores inéditas, flores com design diferenciado e principalmente raízes nos formatos mais improváveis.

Serviço
Exposição “Rosas do Deserto”
Data:
08 a 10.03, das 8h às 21h e 11.03, das 9h às 15h
Local: Sam’s Club – BR 101