segunda-feira, dezembro 29, 2025

Mercado reduz previsão de inflação para 4,32% em 2025.

O mercado financeiro prevê que o ano de 2025 fechará com uma inflação de 4,32%, resultado abaixo do teto da meta. Com relação ao crescimento do país, manteve a expectativa da semana com o Produto Interno Bruto (PIB) em 2,26%.

Por se tratar do último mês do ano, quando os números se apresentam praticamente consolidados, o Boletim Focus, produzido pelo Banco Central, após consultar o mercado financeiro, não apresentou, nesta segunda-feira (29), em Brasília, projeções para a taxa básica de juros - a Selic. Ela está em 15% ao ano.

A taxa básica de juros situa-se no maior nível desde julho de 2006, quando estava em 15,25% ao ano. Após chegar a 10,5% ao ano em maio do ano passado, a taxa começou a ser elevada em setembro de 2024. A Selic chegou a 15% ao ano na reunião de junho, sendo mantida nesse nível desde então.

Com show de Calcinha Preta, Natal em Natal leva multidão de 100 mil pessoas à orla de Ponta Negra.

A programação do Natal em Natal reuniu cerca de 100 mil pessoas na orla de Ponta Negra, na noite de ontem domingo (28), registrando o maior público até agora entre os primeiros dias do evento promovido pela Prefeitura do Natal. Os shows gratuitos seguem até o dia 31 de dezembro, sempre a partir das 19h.

A noite contou com quatro apresentações musicais. O cantor Hiago Medeiros, da Paraíba, abriu a programação, seguido por Priscila Freire, que animou o público com sucessos do axé. Um dos momentos mais aguardados foi o show de Léo Santana, enquanto a banda Calcinha Preta fechou a noite com clássicos do forró.

Presente no local, o prefeito Paulinho Freire avaliou o evento de forma positiva e destacou a organização, a logística e o impacto econômico gerado pela programação, com reflexos diretos na renda, no turismo e na geração de empregos temporários. Ele também reforçou o convite para os próximos dias, incluindo as atrações da virada do ano.

De acordo com a secretária municipal de Cultura, Iracy Azevedo, a estrutura deste ano foi ampliada em relação à edição anterior. O palco recebeu mais recursos de LED, teve o painel expandido de 100 para 250 metros e ganhou um backstage maior, preparado inclusive para apresentações com drones. Os shows continuam nesta segunda-feira (29), com Raynel Guedes, Nuzio Medeiros e Sorriso Maroto.

Com recorde de atletas, corrida de São Silvestre terá centésima edição.

Em uma viagem a Paris, o jornalista Cásper Líbero ficou maravilhado com uma corrida realizada à noite. Decidido a promover algo semelhante no Brasil, ele idealizou uma prova que deveria ocorrer sempre no último dia do ano. E foi assim que, em uma noite do dia 31 de dezembro de 1925, foi realizada a primeira Corrida de São Silvestre da história. Ela recebeu esse nome em homenagem ao santo do dia.

“A São Silvestre foi uma ideia do jornalista, empresário e advogado Cásper Líbero. Ele estava passeando por Paris em 1924 e assistiu uma prova em que os corredores empunhavam tochas, fazendo um efeito super lindo à noite, com aquela vibração toda. Ele gostou, se entusiasmou e trouxe a ideia para o Brasil, para São Paulo. E já em 1925 ele criou a primeira edição da corrida de São Silvestre. Na época, inclusive, São Silvestre era escrito com Y. Foi aí que nasceu a nossa prova, que hoje está completando a sua centésima edição”, diz Eric Castelheiro, diretor-executivo da Corrida Internacional de São Silvestre, em entrevista à reportagem do programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, emissora da Empresa Brasil de ComunicaçãoEBC.

Disputada inicialmente na virada do ano, a primeira edição contou com 60 inscritos, mas apenas 48 deles participaram da largada, que ocorreu no Parque Trianon, na Avenida Paulista, às 23h40. Eles percorreram 8,8 mil metros pelas ruas de São Paulo e a corrida acabou sendo vencida por Alfredo Gomes, que completou o percurso em 23m19s.

“O Alfredo Gomes era um atleta negro. Em 1924, um ano antes da primeira edição da São Silvestre, ele já fazia sucesso porque estava representando o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris. Ele foi o primeiro negro a representar o país”, explica Castelheiro.

Desde então, a São Silvestre se tornou a corrida mais tradicional e conhecida do país e só deixou de ser realizada em 2020, devido à pandemia da covid-19. No ano passado, a prova completou 100 anos de sua história, mas é somente neste ano de 2025 que ela chega à sua centésima edição, alcançando um recorde de participantes com mais de 50 mil corredores inscritos.

Motorista supostamente alcoolizado atropela mulher e é impedido de fugir na Rota do Sol.

Um motorista supostamente alcoolizado atropelou uma mulher na Rota do Sol, na manhã desta segunda-feira (29). Após o atropelamento, o condutor teria tentado fugir do local, mas foi impedido por outros motoristas que fecharam o veículo.

De acordo com relatos recebidos, a vítima seria uma mulher civil ligada à CB. Testemunhas informaram que o motorista, que dirigia uma caminhonete, vinha fechando com o veículo momentos antes do atropelamento. Ainda segundo os relatos, o impacto teria arremessado a mulher em direção a um ônibus.

“Os motoristas que vinham atrás perceberam a situação e começaram a trancar o carro dele até conseguir parar”. O homem teria se recusado a realizar o teste do bafômetro após ser contido.

Prazo para sacar abono salarial acaba nesta segunda-feira.

Economizar dinheiro será a principal meta dos brasileiros em 2026. É o que revela pesquisa do Datafolha, segundo a qual 44% dos entrevistados pretendem poupar no próximo ano, índice superior a qualquer outro objetivo pessoal ou profissional.

O levantamento mostra que, em um cenário de juros elevados e incertezas econômicas, a organização financeira ganha prioridade, superando metas ligadas a lazer, saúde e carreira.

Na sequência, aparecem objetivos relacionados à vida pessoal e bem-estar. Passar mais tempo com a família e amigos foi citado por 37% dos entrevistados. Já melhorar a alimentação e iniciar uma atividade física aparecem empatadas, com 25% cada.

Metas ligadas à renda e ao trabalho também têm peso relevante. Trabalhar por conta própria ou abrir um negócio foi mencionado por 23%, enquanto 22% pretendem fazer cursos para adquirir novas habilidades profissionais.

A pesquisa também indica maior atenção à saúde mental: 20% afirmam que pretendem buscar apoio emocional ou psicológico em 2026. O mesmo percentual planeja fazer uma viagem longa, para outro estado ou país.

Principais metas para 2026 (em %)

  • Economizar dinheiro – 44

  • Passar mais tempo com família e amigos – 37

  • Melhorar a alimentação – 25

  • Iniciar atividade física – 25

  • Trabalhar por conta própria/abrir negócio – 23

  • Fazer curso para nova habilidade profissional – 22

  • Cuidar da saúde mental/emocional – 20

  • Fazer viagem longa – 20

  • Passar menos tempo no celular – 17

  • Voltar a estudar/concluir curso – 14

  • Aprender nova língua – 12

  • Trocar de emprego – 11

  • Novo relacionamento amoroso – 5

  • Tratamento estético – 5

  • Nenhuma – 1

  • Não sabe – 1

O Datafolha ouviu 2.002 pessoas, com 16 anos ou mais, em 113 municípios do país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

João Câmara: Câmara Municipal convoca sessão extraordinária para votar Orçamento de 2026 do executivo.

A Câmara Municipal de João Câmara/RN publicou edital convocando uma sessão extraordinária para o próximo dia 31 de dezembro, às 9h, no Palácio Vereadora Irene Ginani.

A convocação foi feita pelo presidente do Poder Legislativo e tem como finalidade a apreciação e votação do Projeto de Lei nº 13/2025, que trata da estimativa da receita e da fixação da despesa do município para o exercício financeiro de 2026.

Trio é condenado por estelionato eletrônico e lavagem de dinheiro após golpe aplicado via WhatsApp contra idosa.

O Tribunal Pleno do TJRN manteve, de maneira parcial, a sentença proferida pela 11ª Vara Criminal da Comarca de Natal que condenou três pessoas pelos crimes de estelionato eletrônico e lavagem de dinheiro.

Após a realização de uma revisão criminal, a desembargadora Sandra Elali, relatora do acórdão, aceitou parcialmente a denúncia apresentada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN).

De acordo com os autos do processo, os criminosos aplicaram um golpe contra uma idosa de 71 anos de idade por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp.

O crime aconteceu no mês de em julho de 2021. Na ocasião, uma das criminosas se passou pelo filho da idosa para solicitar uma transferência bancária no valor de R$ 9.479,00. A quantia foi depositada na conta de uma das acusadas.

Consta nos autos do processo que logo após receber o valor, ela realizou saques e transferências para as contas dos outros integrantes do grupo, visando dissimular a origem ilícita dos valores e dificultar o rastreamento dos recursos pelas instituições financeiras.

Também consta que, na fase de investigações, o Ministério Público juntou comprovantes bancários, imagens de câmeras de segurança e relatórios de quebra de sigilo telemático e financeiro demonstrando a existência da triangulação entre as contas dos réus, bem como o recebimento de valores provenientes do golpe aplicado pelos criminosos.

Na sentença de primeira instância, consta que, ao serem interrogados, os réus alegaram que apenas emprestaram suas contas bancárias a terceiros, mas essas versões foram consideradas inverossímeis e contraditórias. Ao realizar a revisão, o Tribunal Pleno considerou que a sentença de primeiro grau expressou a pena-base de maneira genérica e sem realizar uma fundamentação individualizada, reconhecendo que os juízos de valor utilizados não se apoiaram em elementos concretos dos autos.

O colegiado entendeu que não foram apresentadas provas suficientes em relação ao crime de associação criminosa, destacando a falta de estabilidade e de permanência de vínculo associativo entre os réus. Tais requisitos são indispensáveis para a configuração do crime. Foi levado em consideração que não ficou comprovada a existência de um vínculo duradouro ou estruturado entre os criminosos para a prática reiterada de delitos.

Entretanto, o Tribunal manteve a incidência de causa de aumento de pena prevista no artigo 171 do Código Penal, levando em consideração que a vítima era uma pessoa idosa. Além disso, o crime foi cometido a partir de uma exploração de relação de confiança. Com isso, após a revisão feita pelo Tribunal Pleno do TJRN, a condenação dos criminosos foi mantida, com os réus sendo condenados a oito anos e quatro meses de reclusão, com a pena a ser cumprida em regime inicial fechado. Além da pena de reclusão, os acusados também terão que pagar 23 dias-multa.

Ao concluir o voto, a desembargadora Sandra Elali destaca que a decisão mantém a coerência normativa e corrige o excesso punitivo identificado. “A decisão preserva a causa de aumento do idoso no estelionato e exclui a reprimenda por associação criminosa, alinhando a resposta penal aos princípios da proporcionalidade, razoabilidade e individualização da pena”, destacou a desembargadora e relatora da decisão.

Veja as praias próprias para banho no último fim de semana de 2025 no RN.

Quem pretende aproveitar o último fim de semana de 2025 na praia já pode conferir como está a qualidade da água no Rio Grande do Norte.

Segundo o boletim de balneabilidade divulgado pelo Idema, a maioria dos pontos analisados estão próprios para banho.

Praias próprias

Em Natal, estão liberadas:

  • Ponta Negra (Morro do Careca, acesso principal, escadaria e Rua M. S. Medeiros)
  • Via Costeira (Cacimba do Boi e Barreira D’Água)
  • Mãe Luíza
  • Miami
  • Praia dos Artistas
  • Praia do Meio
  • Forte
  • Redinha (próximo ao Rio Potengi, Igreja e Barracas)

No litoral Sul, em Parnamirim e Nísia Floresta, também estão próprias:

  • Pirangi do Norte
  • Cotovelo
  • Tabatinga
  • Búzios
  • Pirambúzios
  • Pirangi do Sul
  • Foz do Rio Pirangi
  • Lagoa de Arituba

Já em Extremoz, os pontos liberados são:

  • Redinha Nova
  • Genipabu
  • Barra do Rio
  • Graçandu
  • Pitangui
  • Lagoa de Pitangui

Praias impróprias

O boletim aponta três áreas que devem ser evitadas:

  • Rio Pirangi – Ponte Nova (Parnamirim)
  • Rio Pirangi-Pium – Balneário Pium (Parnamirim)
  • Areia Preta – Escadaria de Mãe Luíza (Natal)

Nesses locais, a água apresentou níveis de contaminação que podem causar riscos à saúde.

O levantamento é atualizado semanalmente pelo Idema e ajuda banhistas a escolherem com mais segurança onde aproveitar o fim de semana.

Ao lado de Zelensky, Trump diz que conversas de paz entre Rússia e Ucrânia estão na fase final.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou ontem domingo (28) que Rússia e Ucrânia estão no estágio final das negociações para um plano de paz. A declaração foi feita ao lado do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, antes de uma reunião entre os dois na Flórida.

“Ou isso termina agora ou vai se prolongar por muito tempo, com milhões de mortes”, disse Trump, ao afirmar que acredita em um avanço rápido. Segundo ele, as conversas são difíceis, mas caminham para um acordo, com apoio de países europeus.

Trump afirmou que ainda não há prazo para o fim da guerra, iniciada em fevereiro de 2022, mas disse que um acordo de segurança “forte” está em discussão e que a Ucrânia será beneficiada economicamente.

Zelensky agradeceu a mediação americana e disse que trabalha em garantias de segurança para o país. Ele evitou comentar sobre possíveis concessões territoriais à Rússia, mas afirmou que pretende discutir com Trump o futuro da região de Donbas.

Antes do encontro, Trump revelou ter tido uma ligação “muito produtiva” com o presidente russo Vladimir Putin. O Kremlin informou que os dois líderes não apoiam um cessar-fogo temporário antes de um acordo definitivo e que a Ucrânia precisa tomar uma decisão sobre os territórios disputados.

Receita paga lote da malha fina de dezembro.

Cerca de 249 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências com o Fisco vão acertar as contas com o Leão. A Receita Federal paga nesta segunda-feira (29), o lote da malha fina de dezembro. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores.

Ao todo, 263.255 contribuintes receberão R$ 605,99 milhões. Desse total, R$ 309,6 milhões irão para contribuintes com prioridade legal no reembolso.

As restituições estão distribuídas da seguinte forma:

  • 178.030 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram simultaneamente por receber a restituição via Pix;
  • 34.796 contribuintes de 60 a 79 anos;
  • 29.688 contribuintes sem prioridade;
  • 11.344 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • 5.310 contribuintes acima de 80 anos;
  • 4.087 contribuintes com deficiência física ou mental ou doença grave.

Aberta desde o dia 22, a consulta pode ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

Pagamento

O pagamento será feito na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de 1 ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

Caixa começa a pagar saldo do FGTS retido pelo saque-aniversário.

A Caixa Econômica Federal inicia, nesta segunda-feira (29), o pagamento dos valores do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) que estavam retidos para trabalhadores que optaram pelo saque-aniversário e foram demitidos ou tiveram o contrato suspenso de 1º de janeiro de 2020 a 23 de dezembro de 2025.

A liberação dos recursos foi autorizada pela Medida Provisória (MP) 1.331/2025, publicada na terça-feira (23), pelo governo federal. Ao todo, serão liberados cerca de R$ 7,8 bilhões, beneficiando aproximadamente 14,1 milhões de trabalhadores em todo o país.

Como será o pagamento

O pagamento será feito em duas etapas:

  • Primeira etapa: a partir de 29 de dezembro, com liberação de até R$ 1,8 mil por conta vinculada, limitado ao saldo disponível. Nesta fase, a Caixa estima liberar cerca de R$ 3,9 bilhões.
  • Segunda etapa: pagamento do saldo restante, também estimado em R$ 3,9 bilhões, a partir de 2 de fevereiro de 2026, de forma escalonada até 12 de fevereiro de 2026.

Crédito automático na conta

Os valores serão liberados automaticamente, sem necessidade de solicitação por parte do trabalhador. O crédito será feito prioritariamente na conta bancária cadastrada no aplicativo FGTS.

Segundo a Caixa, cerca de 87% dos trabalhadores já possuem conta cadastrada no aplicativo (app) e receberão o dinheiro diretamente no banco. O crédito vale para contas cadastradas até 18 de dezembro.

Quem não tem conta cadastrada poderá sacar o valor nos canais físicos da Caixa, como:

  • casas lotéricas;
  • terminais de autoatendimento;
  • correspondentes Caixa Aqui;
  • agências da Caixa.

O saque pode ser feito com Cartão Cidadão e senha. Em terminais da Caixa, também é possível usar biometria ou apenas a senha. Os valores ficarão disponíveis enquanto a medida provisória estiver em vigor.

Tragédia: descarrilamento de trem interoceânico mata 13 e deixa quase 100 feridos no México.

Um descarrilamento de trem deixou ao menos 13 mortos e 98 feridos ontem domingo (28), no estado de Oaxaca, no sul do México. A composição interoceânica transportava cerca de 250 pessoas quando saiu dos trilhos nas proximidades da cidade de Nizanda, segundo informações confirmadas pelas autoridades locais e pela Marinha mexicana.

De acordo com o governo, havia nove tripulantes e 241 passageiros a bordo. Do total de feridos, 36 precisaram de atendimento médico, sendo que cinco estão em estado grave. As vítimas foram encaminhadas a hospitais do sistema público nas cidades de Matías Romero, Salina Cruz, Juchitán e Ixtepec.

A presidente Claudia Sheinbaum lamentou a tragédia e informou que determinou o envio imediato de autoridades federais ao local para prestar assistência às famílias das vítimas e acompanhar os trabalhos de socorro. A Procuradoria-Geral da República já abriu investigação para apurar as causas do acidente.

Inaugurado em 2023, durante o governo de Andrés Manuel López Obrador, o Trem Interoceânico integra o projeto do Corredor Interoceânico do Istmo de Tehuantepec, criado para modernizar a ligação ferroviária entre os oceanos Pacífico e Atlântico, conectando os portos de Salina Cruz e Coatzacoalcos.