quinta-feira, janeiro 26, 2023

Caern promete entregar laudo sobre água do “Lago Azul” de Parnamirim até o fim da próxima semana.

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) afirmou nesta quinta-feira (26) que entregará até o fim da próxima semana um laudo sobre a composição da água azul-turquesa que surgiu durante uma obra de esgotamento sanitário em Parnamirim, na Grande Natal. Com base na análise, será decidido o que será feito com o lago que se formou.

Em nota, a Caern enfatiza que a obra é de responsabilidade da Prefeitura de Parnamirim, realizada pela empresa AGaspar, contando com apoio técnico da Caern. Após ser notificada do incidente, a Caern disse que realizou coletas para análise, com o resultado previsto para o fim da próxima semana, quando será possível informar detalhes sobre a água.

Enquanto o laudo não fica pronto, a Companhia orienta os moradores que não se aproximem da água. “O perímetro da obra está isolado e a recomendação é que a população respeite o isolamento por questões de segurança”, diz a Caern.

Um lago de água cristalina de coloração azul-turquesa foi descoberto por operários que trabalhavam na construção de uma estação elevatória de esgotos em Parnamirim na manhã desta quarta-feira (25). Os trabalhadores perfuravam o solo do bairro de Nova Esperança quando a água começou a subir e a formar o lago. A obra fica na rua João Paulo Segundo.

A obra foi interrompida imediatamente. A gestão municipal informa que houve um “aumento do nível do lençol freático” e que pediu à Caern um “laudo emergencial” sobre o incidente.

Vereador Professor Silvano Carlos EMITE NOTA DE PESAR pelo falecimento da senhora Francisca Fernandes.

Lamentamos e queremos nos somar a família Fernandes e aos amigos nesse momento de dor e de muita tristeza.

Dona Francisca, matriarca de uma grande e importante família, deixa um legado neste município, mulher honrada que vai morar no plano celestial de nosso Deus.

Descanse em Paz Dona Francisca Fernandes!

Vereador Professor Silvano Carlos

WhatsApp libera no Brasil recurso que permite megagrupos.

O WhatsApp lançou no Brasil nesta 5ª feira (26.jan.2023) o “Comunidades”, recurso que permite criar grupos maiores e enviar mensagens para até 5.000 pessoas. A funcionalidade estava prevista para ser liberada em 2022, mas o lançamento foi adiado por causa do período eleitoral.

Segundo a Meta, a ideia do novo recurso é juntar grupos em tópicos de discussões semelhantes para facilitar a comunicação com um número maior de pessoas.

“Por exemplo, acreditamos que as Comunidades tornarão mais fácil para um diretor de escola reunir todos os pais e responsáveis para compartilhar avisos importantes e criar grupos para turmas específicas e atividades extracurriculares ou voluntárias”, disse a empresa.

O “Comunidades” começa a ser liberado para os usuários na 5ª feira (26.jan), mas de maneira gradual.

O lançamento do recurso estava previsto para ser liberado em abril de 2022, mas foi adiado depois de o presidente-executivo do app, Will Catchart, e informar ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que não faria mudanças na plataforma durante o período eleitoral. 

À época, o Ministério Público federal recomendou à empresa que não liberasse o recurso durante o período das eleições para impedir a propagação de fake news.