sexta-feira, setembro 01, 2017

Rock in Rio reunirá mais de 100 mil pessoas por dia.

A prefeitura do Rio divulgou hoje (1º) durante coletiva de imprensa que mais de 100 mil pessoas são esperadas diariamente para a edição do Rock in Rio deste ano. Desta forma, a principal recomendação para melhor locomoção dos frequentadores do evento é optar pelo sistema de transporte público.

De acordo com o secretário municipal de Transportes, Fernando Mac Dowell,  a grande novidade é o trabalho conjunto do BRT e Metrô Rio que vai funcionar 24 horas. O diretor do Centro de Operações, Joaquim Diniz, reforçou a importância dessa junção de serviços ao esclarecer que o estacionamento nas redondezas do local será proibido. 

"Para que a gente estimule e garanta o conforto de quem vai para o evento utilizando o Metrô mais BRT, todo o entorno da Cidade do Rock vai ter estacionamento inibido para impedir que as pessoas tentem ir de veículo próprio. Por que que a gente inibe o carro particular? Porque para acomodar mais de 100 mil pessoas de carro nessa região, os transtornos e congestionamentos seriam inevitáveis, por isso estimulamos à utilização do transporte público", explicou o diretor. 

Para garantir o controle urbano e do trânsito no local, o diretor de operações da Guarda Municipal, Ricardo Soares, disse que no primeiro dia de evento, 15 de setembro, a Guarda estará presente no local desde as 7h da manhã, contando com 280 guardas em apoio às ações da Cet-Rio nos bloqueios de rua e pontos de fiscalização de veículos, além de mais de 230 agentes em ações de ordenamento urbano espalhados pela Cidade do Rock, redondezas e pontos de transporte público.

"Nós vamos atuar com 56 veículos e 15 reboques da Secretaria Municipal de Ordem Pública para coibir qualquer tipo de estacionamento irregular, e também auxiliar os outros órgãos nas ações de fiscalização de taxis. Teremos também um carro que será colocado na comunidade da Vila Autódromo para facilitar as ações da Guarda", esclareceu o diretor.

A vice-presidente do Rock in Rio, Roberta Medina, recomenda aos frequentadores do evento que cheguem cedo para poder desfrutar de tudo que a nova Cidade do Rock terá para oferecer.

Cristo será iluminado de verde pelo Dia do Profissional de Educação Física.

Para lembrar a importância da prática regular de exercícios e em comemoração ao dia do profissional de educação física, o Cristo Redentor será iluminado de verde hoje (1º), das 18h30 às 19h30. A ação é resultado de uma parceria entre o Conselho Regional de Educação Física do Rio de Janeiro e Espírito Santo e a Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que o mundo terá cerca de 2,3 bilhões de adultos com sobrepeso e mais de 700 milhões de obesos em 2025. No Brasil, a obesidade vem crescendo cada vez mais. De acordo com a pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, mais da metade dos brasileiros está acima do peso. 

O conselho ressalta que a prática de exercícios físicos tem reflexos positivos no reforço da musculatura e do sistema cardiovascular, estimula o sistema imunológico, ajuda a prevenir doenças cardíacas, moderam o colesterol, melhoram a saúde mental e ajudam a prevenir a depressão.

A comemoração ocorre nessa data para lembrar a aprovação da Lei Federal nº 9696, ocorrida em 1º de setembro de 1998, que regulamentou a profissão de educação física e criou os Conselhos Federais e Regionais de Educação Física.

Venda de veículos novos registra melhor resultado do ano em agosto.

A venda de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus novos cresceu 17,75% em agosto, na comparação com o mesmo mês de 2016. Foram emplacados 216.534 veículos, contra 183.887 em agosto do ano passado.

O resultado é o melhor já registrado em 2017. Até então, o melhor mês para o comércio de veículos havia sido maio, quando foram emplacados 195.558 veículos. As 216.534 unidades de agosto representam alta de 10,72%. 

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (1) pela Fenabrave, a associação das concessionárias. No acumulado de 2017, as vendas apresentam alta de 5,33%, com 1,42 milhão de unidades, ante 1,34 milhão do período janeiro-agosto do ano passado. 

Prazo para escolha de livros didáticos termina segunda-feira.

Os professores, diretores e coordenadores das redes públicas de ensino têm até a próxima segunda-feira (4) para registrar a escolha dos livros didáticos que serão utilizados pelos alunos do ensino médio a partir do próximo ano letivo. Se a escola não registrar sua escolha, será encaminhada, compulsoriamente, uma das coleções aprovadas de cada componente curricular.

O registro da escolha deve ser feito pelo diretor da escola no sistema do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). As resenhas e informações das coleções aprovadas para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) podem ser acessadas no Guia de Livros Didáticos 2018, que está disponível no site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A partir de 2019, o PNLD terá ciclos de quatro anos, e não mais de três, como é atualmente. Outra mudança é que, a partir de 2019, os livros dos anos iniciais passarão a ser consumíveis, ou seja, todos os livros do 1º ao 5º ano passarão a ser do aluno e não precisarãp ser devolvidos ao final do ano letivo.

Governo inaugura Café Cidadão de Alto do Rodrigues/RN.

Mais uma unidade do Café Cidadão foi inaugurada nesta sexta-feira (1°), pelo Governo do RN, por meio da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas-RN). A unidade vai beneficiar por semana, mil pessoas por dia do município de Alto do Rodrigues, na região do Vale do Açu. Esse é o 10º Café inaugurado este ano, totalizando 16 unidades do programa em todo o estado. O novo Café funciona na Rua Ângelo Varela, 466, Centro, das 6h às 8h da manhã.

“O Café Cidadão é um equipamento que oferece um café da manhã saudável e nutritivo com pão, cuscuz, bolacha, café, suco, uma refeição completa para começar o dia”, enfatizou a secretária do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Julianne Faria, durante seu discurso.

O agricultor João Batista, de 50 anos, elogiou a alimentação oferecida pelo programa de segurança alimentar. “Uma refeição muito nutritiva com uma boa quantia que dá para passar a manhã de barriga cheia”.

O Café Cidadão oferece um café da manhã nutritivo e de qualidade pelo preço de 50 centavos. O programa conta com 16 unidades e está nos municípios de Baraúna, Monte Alegre, Natal (Felipe Camarão, Nossa Senhora da Apresentação e Cidade da Esperança), Alexandria, Goianinha, Touros, Tangará, João Câmara, Mossoró, Ceará-Mirim, Angicos, Assú, Tangará, Patu e Alto do Rodrigues. No total serão oferecidos 84 mil cafés da manhã por mês quando as 18 unidades estiverem funcionando.

Bebê morre após ser atingido por paulada durante briga entre irmãos.

O bebê Nícollas Rafael de Sousa Siqueira, 2 meses, morreu nesta quinta-feira (31), após ficar ferido durante uma briga que a mãe dele teve com o irmão, em Porto Nacional. O caso aconteceu na última terça-feira (29). A criança estava no colo da mãe e foi atingido pelo pau de uma vassoura. Ele foi levado para uma Unidade de Pronto Atendimento. Depois, foi encaminhado para o Hospital Geral de Palmas, mas não resistiu.

A Polícia Civil contou que o caso aconteceu por volta das 19h30 de terça-feira. A mãe de Nicollas e o irmão dela iniciaram uma discussão. A informação é que ele pegou uma vassoura para bater na irmã, mas acabou acertando o bebê.

Ao ser atingido, Nícolas desmaiou e foi levado para uma UPA. Por causa do estado de saúde, foi conduzido para o Hospital Geral de Palmas, mas não resistiu. O enterro do corpo ocorreu na manhã desta sexta-feira (1º). Parentes informaram que a mãe está apavorada e não conseguiu acompanhar o cortejo.

A Secretaria Estadual da Saúde disse que o bebê deu entrada no Hospital Geral de Palmas (HGP) na última terça-feria com traumatismo craniano.

O tio de Nícollas fugiu e ainda não foi encontrado, segundo a polícia.Via G1.

Paraguai acredita que candidatura à Copa do Mundo de 2030 atrairá investimentos.

O ministro de Obras Públicas e Comunicações do Paraguai, Ramón Jiménez Gaona, afirmou hoje (1º) que a participação do seu país na candidatura conjunta com Argentina e Uruguai para sediar a Copa do Mundo de 2030, oficializada ontem (31), deve ser um catalisador de investimentos. A informação é da EFE.

Gaona declarou que eventos internacionais se transformam em motivação para o país. "Sem dúvidas, uma Copa pode ser uma oportunidade brilhante de apresentar o nosso país ao mundo e, ao mesmo tempo, gerar a motivação suficiente para encarar um programa muito ambicioso que, ao final do evento, deixe ao país um legado de desenvolvimento e progresso para todos", falou.

Na opinião do ministro, sediar uma Copa do Mundo vai além de construir estádios de futebol e  “envolve um compromisso de desenvolvimento em todas as áreas", explicou Gaona.

Na quinta-feira, o presidente paraguaio, Horacio Cartes, confirmou através da rede social Twitter que Paraguai, Uruguai e Argentina formarão uma candidatura conjunta para sediar a Copa do Mundo de 2030, informação também confirmada pelo presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), Alejandro Domínguez.

De acordo com Domínguez, ainda é cedo para saber os detalhes da proposta, já que ainda é preciso ocorrer uma reunião entre os presidentes Cartes, do Paraguai,  Mauricio Macri, da Argentina e  Tabaré Vázquez, do Uruguai, para anunciar o projeto de forma oficial.

A ideia do trio e da Conmebol é conseguir apoio suficiente para trazer de volta à América do Sul a edição centenária da Copa do Mundo, já que a primeira foi disputada em 1930, no Uruguai, quando a seleção da casa venceu a Argentina por 4 a 2 na final.

Tite convoca Jemerson e Alex Sandro para os lugares de Miranda e Marcelo.

O zagueiro Jemerson, do Monaco, e o lateral-esquerdo Alex Sandro, da Juventus, foram convocados na manhã desta sexta-feira para integrarem o grupo da seleção brasileira que vai enfrentar a Colômbia, na próxima terça, em Barranquilla, pelas eliminatórias da Copa do Mundo.

Ambos vão se apresentar para os treinos na cidade de Manaus, sábado e domingo. Depois, viajarão junto com a delegação para a Colômbia. 

Eles substituem o cortado Miranda e o suspenso Marcelo. Na vitória por 2 a 0 sobre o Equador, em Porto Alegre, o zagueiro titular se chocou com o goleiro Alisson no fim do primeiro tempo e, no intervalo, demonstrou perda parcial de memória, o que levou a CBF a encaminhá-lo a um hospital.

Embora os exames tenham tido resultados normais, o diagnóstico de concussão recomendou o corte, já que ele não poderia fazer exercícios físicos pelos próximos dias.

Marcelo, por sua vez, estava pendurado e recebeu o cartão amarelo na etapa final da partida.

Contra a Colômbia, Thiago Silva e Filipe Luís serão os titulares nos lugares de Miranda e Marcelo.

PM registra ataques de criminosos em 10 cidades de Santa Catarina.

A Polícia Militar de Santa Catarina registrou ataques a bases da PM, prédios públicos, delegacia e residências de oficiais da corporação em 10 cidades do estado durante a madrugada desta sexta-feira. Há registro de ocorrências em Florianópolis, São José, Joinville, Criciúma, Camboriú, Palhoça, Navegantes, Balneário Rincão, Balneário Arroio do Silva e Balneário Gaivota.

A Polícia Militar afirmou que intensificou as operações, sobretudo relacionadas “aos acontecimentos recentes, envolvendo membros e instalações dos órgãos de segurança pública”, segundo o portal “G1”.
 
Nos últimos dois dias, dois policias militares foram mortos em Camboriú, no litoral norte de Santa Catarina. Um deles ao sair de uma padaria e outro, em um dia de folga, dentro de uma loja.
 
Ontem, o comandante geral da PM no estado, Paulo Henrique Hemm publicou um vídeo se pronunciando sobre a morte de dois policiais militares.

83% dos deputados não acreditam em reforma da Previdência em 2017.

Embora faça esforços intensos para votar a reforma da Previdência em outubro, o governo não deve conseguir a aprovação nem sequer em 2017. Pelo menos na opinião de 83% dos 199 deputados de 25 partidos ouvidos em pesquisa da consultoria Arko Advice, divulgada pelo blogueiro Lauro Jardim, do jornal O Globo.

De acordo com o estudo, 49% mencionaram a proximidade das eleições como principal empecilho para a votação – outros 35% usaram a falta de apoio da base como argumento. 

Para tentar viabilizar a votação, o governo trabalha com a proposta de alterar de 15 para 25 anos o tempo mínimo de contribuição para que o cidadão tenha direito ao benefício.

Passageiro se recusa a pagar corrida de R$ 33 e mata taxista em SP.

Após se recusar a pagar uma corrida de R$ 33, um passageiro disparou contra o taxista Gabriel Lima, 22 anos, que não resistiu aos ferimentos e morreu. O suspeito, depois de matar a vítima, na Rua da Águia, no bairro Alvarenga, no ABC Paulista, nesta quinta-fira (31), fugiu correndo por uma estrada de terra e está sendo procurado pela polícia.

Segundo informações de familiares, Gabriel já estava no fim do expediente e a corrida seria a última do dia. Ele foi encontrado preso ao cinto de segurança com um tiro no rosto. “Eu ouvi tudo. O suspeito gritava com o taxista e disse: ‘Só R$ 33?’. Depois ele abriu a porta e atirou no olho do rapaz”, relembrou uma mulher, que não quis se identificar. 

A polícia descartou latrocínio, roubou seguido de morte, já que não foi roubado nada da vítima. De acordo com informações do Balanço Geral, da Record, no bolso de Gabriel foram achados R$ 100. O taxista deixa um filho recém-nascido.

Casal vai a motel e bebê de 7 meses é estuprado, diz polícia.

Um casal foi preso, na tarde desta quinta-feira (31), suspeito de estupro a uma bebê de sete meses, em um motel na Zona Leste de Manaus. Segundo a polícia, uma funcionária acionou a polícia após ouvir a criança chorando dentro de um dos quartos.

O caso ocorreu por volta das 14h, em um motel no bairro Aleixo. O proprietário do estabelecimento, que não quis se identificar, afirmou que uma camareira ouviu o choro da criança e ligou para o quarto.

“Na hora, ela ligou e pediu para que eles saíssem porque era proibido entrar criança. Logo depois chamaram a polícia”, contou.

A 16ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) informou que após ser acionada se deslocou até o local e esperou o casal sair do motel.

O homem, de 45 anos, afirmou que era o pai do bebê e disse que não sabia que era proibido levar crianças para o local. A polícia informou que ele aparentava estar nervoso. A criança estava dentro do carro sem fralda e apenas com um vestido.

O casal foi preso, em flagrante, e encaminhado ao 16º Distrito Integrado de Polícia (DIP), e logo depois para a Delegacia Especializada em Proteção a Criança e ao Adolescente (Depca), onde prestaram depoimento na noite desta quinta.

Ainda de acordo com a polícia, a criança foi encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML). Os exames comprovaram o estupro.


EUA: Tempestade Harvey deixa 44 mortos e ao menos 19 desaparecidos.

Ao menos 44 pessoas morreram ao longo de uma semana de tempestades na região metropolitana de Houston, no Sul do estado do Texas, nos Estados Unidos (EUA), segundo o último balanço das vítimas do Harvey. Pelo menos 19 pessoas estão desaparecidas, de acordo com o governo local.

Mais de 770 mil moradores do estado receberam orientação para deixar as casas e quase 1 milhão (980 mil) deixaram suas residências por causa do risco de inundações, devido ao transbordamento de rios e reservatórios. Cerca de 40 mil estão em abrigos improvisados. A tempestade já não está sobre a cidade de Houston, mas as inundações continuam.

Segundo o Centro Nacional de Furacões, o furacão se move e está no norte do Mississipi, Tennesse e Lousiana. Nestas regiões já há registro de algumas enchentes. Alguns estados também estão em alerta como Arkansas e Ohio. Uma das preocupações é com a contaminação das águas. O governo procura formas de garantir água potável à população afetada.

O preço da gasolina disparou no país. O galão de gasolina (3,8 litros) subiu em média 60 centavos do começo da semana até agora em várias regiões. Em Atlanta, o preço no final de semana passado variava entre US$ 2,10 e US$ 2,20. Agora, é possível encontrar gasolina a US$ 3 dólares o galão.

Com as refinarias fechadas, não houve produção nem distribuição de gasolina aos estados vizinhos.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que vai doar US$ 1 milhão de seu patrimônio pessoal para socorrer as vítimas do furacão.

As estimativas de prejuízos apontam que o valor pode chegar a US$ 160 bilhões, o que faz do desastre, o mais caro da história dos Estados Unidos.

Zenaide Maia discute em Audiência na AL importância dos bancos postais nos Correios do RN.

Na tarde desta quinta-feira (31), a deputada federal Zenaide Maia participou da Audiência Pública sobre a importância dos bancos postais nas agências dos Correios no Estado, na Assembleia Legislativa, em Natal.

A discussão sobre a possibilidade de fechamento dos bancos postais que funcionam em 118 das 174 agências dos Correios no Rio Grande do Norte contou com a participação de parlamentares, representantes dos municípios, Correios e sindicatos.

Uma alternativa levantada pelo representante dos Correios foi que ocorresse parceria entre os municípios com a estatal para que houvesse uma contrapartida ou custeio desses gastos com vigilância. Caso não seja possível, a tendência é que os Correios não tenham mais condições de manter os serviços dos bancos postais. Os profissionais dos Correios estão temerosos com a situação e cobram a manutenção dos serviços.

Frente parlamentar defende mais diálogo sobre privatização da Chesf.

Representantes da Frente Parlamentar em Defesa da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf)  pediram hoje (1º) mais diálogo com a sociedade sobre a privatização da companhia. Foi o que afirmou presidente da Frente, deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE), depois de reunião com o diretor-presidente da empresa, Sinval Zaidan Gama.

Cabral afirmou que pretende protocolar na próxima segunda-feira (4) um pedido de suspensão da privatização da companhia por 120 dias para discussão com a sociedade, a exemplo do anunciado pelo Ministério de Minas e Energia para a Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca). 

"A própria presidência [da Chesf] colocou que tem muitas dúvidas ainda sobre o processo [de privatização]. Se a própria presidência ainda não tem informações necessárias, a sociedade precisa ter também essas informações, fazer um debate mais aprofundado. Se o governo suspendeu o decreto de abertura da revisão da Renca, que faça para a Chesf também", disse o deputado.

Em agosto, o Ministério de Minas e Energia anunciou a privatização da Eletrobras, controladora da Chesf. A empresa passaria à iniciativa privada, mas a União permaneceria como acionista, embora com participação menor. O governo federal justifica a mudança alegando que a Eletrobras acumula um impacto negativo de R$ 250 bilhões nos últimos 15 anos.

Para Danilo Cabral, a privatização da Chesf, responsável pela geração e transmissão de energia de todos os estados do Nordeste – à exceção do Maranhão –, é uma questão de soberania nacional. "A condução da política energética em qualquer nação soberana é da responsabilidade do próprio país. Nos Estados Unidos, Alemanha, França, é o governo que toma conta. Isso é uma questão de soberania e de segurança", defendeu.

Ele também argumenta que há interesse público nas atividades da Companhia, a exemplo do uso da água do Rio São Francisco, onde estão as hidrelétricas da Chesf. “No Nordeste, a privatização vai ter uma consequência muito danosa, à medida que a gente vai entregar a gestão da água do São Francisco, que é uma água de uso múltiplo. Ela serve não só para a geração de energia como para abastecimento humano”. O Velho Chico acumula 70% da disponibilidade hídrica do Nordeste do país e do norte de Minas Gerais, de acordo com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).

O presidente da Chesf, Sinval Zaidan Gama, não falou com a imprensa.

Marido flagra mulher na cama com amante e é morto a facadas em MT, diz polícia.

Um jovem de 20 anos foi morto a facadas após flagrar a mulher com um amante dela em casa, no município de Lucas do Rio Verde, a 360 km de Cuiabá, nesta quinta-feira (31). De acordo com a Polícia Civil, Weverton Silva Figueiredo tentou agredir a mulher e foi atingido pelo amante dela enquanto discutiam.

O crime, registrado no Bairro Rio Verde, ocorreu depois que a vítima chegou em casa e encontrou a mulher dele com o suspeito do assassinato na cama.

Segundo a polícia, Weverton tentou agredir a mulher, entretanto, foi impedido pelo amante, que desferiu dois golpes de faca contra ele.

Mesmo ferida, a vítima deixou o local do crime, mas não conseguiu pedir ajuda. Ele foi encontrado pelo pai caído em uma rua em frente à Escola Dom Bosco, em Lucas do Rio Verde. Foi socorrido e levado para um hospital e morreu na unidade.

De acordo com a Polícia Civil, a mulher e o amante fugiram e ainda não foram localizados. O caso está sob investigação.

Professores contratados em Macau/RN estão com quatro meses de salários atrasados.

Com quatro meses de salários atrasados, professores contratados do município de Macau publicaram uma  Nota da categoria questionando e identificando como ENROLAÇÃO as promessas do governo municipal de Macau, além de pedir providências a respeito do crônico atraso salarial sofrido pelos professores.

“Os professores contratados do município de Macau – RN continuam com seus salários atrasados. Boa parte deles ainda não receberam os meses de maio e junho. Os salários de julho ainda não foram depositados e continuam em atraso. Essa situação vem causando grande preocupação aos professores, pois ao final de casa mês a incerteza surge e até agora não se percebe nenhum sinal de que a situação será regularizada.Há semanas, diversos representantes e funcionários do município vem explicitando conversas desencontradas sobre a data do pagamento dos professores. Tudo não passa de mais uma triste enrolação!” diz\ um trecho da Nota publicada no blog Cidade do Sal.

'Eu quero ser o presidente do povo brasileiro', diz Geraldo Alckmin.

Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil
 
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), admitiu nesta quinta-feira (31) seu desejo de ser candidato à Presidência da República. Durante uma visita à nova sede da empresa de cosméticos Natura, o governador afirmou a jornalistas que quer "ser o presidente do povo brasileiro". A declaração foi dada em resposta a questionamento de um jornalista sobre comparação feita pela consultoria Eurasia, de que Alckmin se parece com a ex-candidata à presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton. Assim como ela, disse a consultoria, Alckmin representa a manutenção de valores da elite. "Da elite, não", retrucou Alckmin. "Eu quero ser o presidente do povo brasileiro, dos empresários que geram emprego, do trabalhador sacrificado do Brasil", afirmou o tucano. Questionado ainda sobre se ele seria o melhor nome para a Presidência, Alckmin disse: "A modéstia não me permite responder." O governador evitou ainda responder a questão que o comparava ao prefeito de São Paulo, o também tucano João Doria. Ele não quis se manifestar sobre se ele seria capaz de conduzir o governo do São Paulo e ao mesmo tempo viajar pelo País. Doria tem feito viagens para diversos Estados alegando que é capaz de usar a tecnologia para administrar a capital à distância.

Anatel estuda cassar autorizações do Grupo Oi.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que discutirá a abertura de processos de caducidade das concessões e de cassação das autorizações do Grupo Oi. A medida foi proposta pelo coordenador do Núcleo de Ações, conselheiro Igor de Freitas, e será analisada pelo conselho diretor da Anatel.

A concessionária de serviços de telecomunicações entrou em recuperação judicial em junho do ano passado e, na época, informou que tinha R$ 65,4 bilhões com credores. Caso a abertura dos processos seja aprovada pelo conselho, eles serão instaurados e a empresa poderá demonstrar a viabilidade de seu plano de recuperação e apresentar sua defesa em relação às demais questões tratadas.

“O cenário de um desfecho desfavorável para o processo de recuperação judicial passa a ser considerado com maior probabilidade e, portanto, isso requer providências imediatas, considerando-se as consequências negativas que disso pode advir para a sociedade e para a economia brasileiras”, informou a Anatel, em nota divulgada ontem (31).

Segundo a agência, após 14 meses do ajuizamento da recuperação judicial e com a assembleia de credores marcada para o próximo dia 9 de outubro, até agora não há perspectiva concreta de superação dos problemas da empresa, pois não há um plano que garanta a sustentabilidade das operações a médio e longo prazos.

A Anatel informou que a legislação prevê a possibilidade de extinção das outorgas de concessões e autorizações em condições específicas, como em caso de falência da concessionária ou perda de condições econômico-financeiras para a prestação dos serviços. O que a agência estuda agora é a conveniência de se antecipar essa extinção, mesmo antes que ocorra a falência de fato da empresa.

Isso “se dá a bem do interesse público, consubstanciado, dentre outros aspectos, na preservação dos bens reversíveis, vinculados à concessão, e na exploração do espectro de radiofrequências utilizado pela empresa”, diz a nota, ressaltando que os conjuntos de bens e direitos da Oi não poderão ser transferidos a outra empresa enquanto não se encerrar o processo administrativo de caducidade ou a cassação das outorgas venham a ser decretadas.

A Anatel reconhece a importância dos serviços prestados pela Oi em telefonia celular e acesso à internet e ressalta que a União tem obrigação legal de garantir a prestação do serviço de telefonia fixa.

“Todos os esforços devem ser envidados no sentido de se evitar sua interrupção ou sua perda de qualidade. Deve-se ressaltar que interrupções graves na rede da Oi podem afetar intensamente as demais empresas do setor. Além disso, é necessário observar que, em algumas centenas de municípios, a Oi é a única prestadora de serviços de telefonia fixa ou celular”, informou.

Pesquisa: para 66%, PSDB é igual ao PT.

Levantamento da Paraná Pesquisas em todo o País revelou que para 66,3% dos eleitores entrevistados, o PSDB se igualou ao PT, em razão das recentes acusações de corrupção investigadas na operação Lava Jato. Para 28,9%, o partido ainda não ficou mais parecido com o PT, com suas disputas internas, e apenas 4,8% não souberam ou não quiseram opinar.
 
Em meio à turbulência política envolvendo o PMDB e o PSDB, dois dos maiores partidos do País, a pesquisa indicou que 55,6% dos brasileiros acham que o PSDB deveria deixar a base de apoio do governo do presidente Michel Temer no Congresso. Para 32,2%, o partido do senador Aécio Neves (MG) deve se manter fiel e continuar ajudando o governo a aprovar projetos na Câmara e no Senado. Outros 12,2% não souberam ou não quiseram opinar a respeito.
 
Ex-presidente do partido e um dos principais nomes do partido, Aécio Neves chegou a ter o mandato suspenso pelo Supremo Tribunal Federal ao passo que Lula foi condenado pelo juiz federal Sérgio Moro a 9 anos e 6 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
 
A Paraná Pesquisas ouviu 2.902 brasileiros de todo País entre os dias 25 e 29 de agosto por meio de questionário online. O grau de confiança do levantamento é de 95% com margem de erro de 2% para mais ou menos.

Janot quer pegarTemer por corrupção no caso Rodrimar.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, reiterou nesta quinta-feira (31) pedido de abertura de inquérito para investigar o presidente Michel Temer por corrupção e lavagem de dinheiro na edição de um decreto no setor de portos que beneficiou a empresa Rodrimar, que atua em Santos (SP).
 
Rodrigo Janot pediu, ainda, que o caso, conduzido pelo ministro Edson Fachin, seja sorteado para um novo relator por não ter relação com os fatos apurados na Lava Jato.
 
Desde que surgiram as denúncias contra Temer, o próprio presidente tem convocado pronunciamentos no Palácio do Planalto e divulgado notas à imprensa para negar as acusações.

Correios defende parceria com municípios para garantir vigilância nas agências.

Uma alternativa levantada pelo representante dos Correios foi que ocorresse parceria entre os municípios com a estatal para que houvesse uma contrapartida ou custeio desses gastos com vigilância. Caso não seja possível, de acordo com ele, a tendência é que os Correios não tenham mais condições de manter os serviços dos bancos postais.

“Até o dia 11 de outubro vamos manter os vigilantes em parte dessas agências, que é o caixa que possuímos para o custeio. Os Correios discutirão com o Banco do Brasil, que é responsável pelo serviço de banco postal, se será mantido o contrato”, explicou Marconi Edson.

O secretário-geral do Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares, José Rivaldo da Silva, disse que os profissionais dos Correios estão temerosos com a situação e cobram a manutenção dos serviços. Para ele, não é possível se justificar a crise para o fechamento dos bancos postais, já que há o interesse social e é importante para a população. Por isso, ele cobra a pressão por parte da classe política.

“Para a gente conseguir manter a agência aberta, é interessante falar com os parlamentares para cobrar e pressionar o presidente dos Correios. Se não houver pressão popular para manter esse e outros serviços, estamos fadados a ver várias agências fechadas e acabar o comércio em várias cidades, que é um dos reflexos”, disse José Rivaldo.

Planejamento prevê salário mínimo de R$ 969 para 2018.

O ministério do Planejamento revelou nesta quinta-feira (31) a expectativa de salário mínimo no valor de R$ 969 para o ano de 2018. A informação consta no PLOA (Projeto de Lei Orçamentária Anual), enviado para aprovação do Congresso Nacional. A proposta segue para a aprovação do Congresso Nacional.
 
O valor inicial, de R$ 979, que estava apresentado na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) inicialmente sancionada pelo presidente Michel Temer, passou para R$ 969 durante a elaboração do Orçamento.

Novo técnico do ABC chega em Natal nesta sexta-feira.

O ABC anunciou, nesta quinta-feira (31), o terceiro técnico do time na disputa do Campeonato Brasileiro Série B. O novo treinador é o catarinense Itamar Schülle, de 50 anos, e vai desembarcar em Natal nesta sexta-feira, 1º de setembro.

Veja abaixo o currículo do técnico:
Clubes: Metropolitano/SC (2005), Figueirense/SC (2005), Juventus/SC (2005/2006), Joinville/SC (2007), Rio Branco/PR (2007), Brasil de Pelotas/RS (2008), São Luiz/RS (2008/2009), Criciúma/SC (2009/2010), Botafogo/PB (2010), Pelotas/RS (2010), São José/RS (2011), Brusque/SC (2011), Novo Hamburgo/RS (2012), Chapecoense/SC (2012), Santo André/SP (2012), Novo Hamburgo/RS (2013/2014), Caxias/RS (2014), Operário de Ponta Grossa/PR (2014/2015), Botafogo/PB (2015/2017).

Títulos: Campeão da Copa Federação Gaúcha de Futebol de 2013 pelo Novo Hamburgo/RS, Campeão Paranaense de 2015 pelo Operário de Ponta Grossa/PR, Campeão Paraibano de 2017 pelo Botafogo/PB.

Outras campanhas de destaque: Quartas de Final do Campeonato Gaúcho de 2014 pelo Novo Hamburgo/RS, Terceira Fase da Copa do Brasil de 2014 pelo Novo Hamburgo/RS, Quartas de Final da Série D de 2015 pelo Operário de Ponta Grossa/PR, Oitavas de Final da Copa Brasil de 2016 pelo Botafogo/PB, Quartas de Final da Série C de 2016 pelo Botafogo/PB.

70% das amputações no Brasil ocorrem por causa do diabetes, diz OMS.

Muitas pessoas podem ter se surpreendido com as consequências do diabetes para o ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz, que, na quarta-feira (31/8), teve a perna amputada na altura do joelho. A doença, no entanto, é mesmo muito mais perigosa do que diz o senso comum, chegando a matar uma pessoa a cada seis segundos no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ainda de acordo com o órgão da ONU, 70% das amputações realizadas no Brasil são decorrentes do diabetes, o que representa em torno de 55 mil procedimentos desse tipo por ano. Globalmente, o número é ainda mais assustador: a cada minuto, três pessoas têm alguma parte do corpo extirpada por complicações decorrentes da doença.
 
O médico endocrinologista e presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), Luiz Alberto Turatti, explica que a amputação é um recursos que precisa ser usado, geralmente, nos pacientes em que os níveis de glicemia ficam fora de controle. “As complicações mais frequentes relacionadas ao diabetes são as dos pequenos vasos, que, geralmente, estão relacionadas a problemas na visão e nos rins. Depois, existem as complicações macrovasculares, associadas ao infarto, ao derrame e às amputações dos membros inferiores”, diz.

EUA anunciam empresas que erguerão protótipos do muro na fronteira com o México.

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (31) o nome das quatro empresas que construirão os protótipos do muro com o México e que foram escolhidas pelas "robustas" infraestruturas que propõem para deter a entrada irregular de imigrantes. A informação é da EFE.

As empresas são Caddell Construction, de Montgomery (Alabama); Fisher Sand & Gravel, de Tempe (Arizona); Sterling Construction, de Houston (Texas); e Yates & Sons Construction, da Filadélfia (Mississipi), segundo revelaram hoje à imprensa funcionários da Patrulha Fronteiriça dos EUA.

Estas empresas se encarregarão de construir os protótipos do muro em uma área de San Diego (a Califórnia) e com um orçamento de US$ 20 milhões.

O subdiretor da Patrulha Fronteiriça, Ronald Vitiello, disse que os protótipos serão construídos um ao lado do outro em San Diego e haverá uma equipe que se dedicará a comprovar sua efetividade para deter a chegada de imigrantes, tanto por cima como baixo do muro.

Todos os protótipos medirão entre 5,5 e 9 metros de altura e os agentes estão atentos para decidir qual empresa é a melhor para construir o muro. Segundo Vitiello, no total, "entre quatro e oito protótipos" serão construídos em San Diego e o governo poderia anunciar outros nomes de empresas selecionadas durante a próxima semana.

Além disso, na próxima semana, o Executivo anunciará uma decisão sobre "outros recursos" dedicados à vigilância do muro por meio de tecnologia, por exemplo.

A construção começará no último trimestre deste ano, embora inicialmente o governo americano tenha anunciado que os primeiros protótipos começariam a ser construídos só no primeiro trimestre de 2018.

STF forma maioria por ensino religioso não confessional.

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou hoje (31) placar de 3 votos a 2 a favor do reconhecimento de que o ensino religioso nas escolas públicas deve ser de natureza não confessional, com a proibição de admissão de professores que atuem como representantes de confissões religiosas. Após os votos, a sessão foi suspensa e será retomada no dia 20 de setembro.

Até o momento, os ministros Luiz Fux e Rosa Weber acompanharam o relator, ministro Luís Roberto Barroso, para dar interpretação conforme a Constituição e declarar que o ensino religioso nas escolas públicas de todo o país deve ser de forma não confessional.

Alexandre de Moraes e Edson Fachin votaram a favor do ensino confessional nas escolas por entenderem que os estados podem estabelecer como será ministrado a matéria, mas de forma facultativa para os estudantes, conforme determina a lei de diretrizes da educação.

“Você não está ensinando religiosamente aquele que se inscreveu numa determinada fé se você descreve dessa, daquela ou da outra. Isso pode ser inclusive dado como história das religiões, mas não é ensino religioso”, argumentou Moraes.

A ação da PGR foi proposta em 2010 pela então vice-procuradora Débora Duprat. Segundo entendimento da procuradoria, o ensino religioso só pode ser oferecido se o conteúdo programático da disciplina consistir na exposição “das doutrinas, práticas, histórias e dimensão social das diferentes religiões”, sem que o professor privilegie nenhum credo.

Para a procuradora, o ensino religioso no país aponta para a adoção do “ensino da religião católica”, fato que afronta o princípio constitucional da laicidade. O ensino religioso está previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Decreto 7.107/2010, acordo assinado entre o Brasil e o Vaticano para o ensino do tema.

Outro lado.
Na sessão de quarta-feira (30), o advogado Fernando Neves, representante da Conferência  Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), defendeu a obrigatoriedade do ensino religioso por estar previsto na Constituição. Além disso, Neves argumentou que o poder público não pode impedir o cidadão de ter a opção de aprofundar os conceitos sobre sua fé.

“O ensino religioso não é catequese, não é proselitismo. É aprofundamento daquele que já escolheu aquela fé, por si ou por sua família. Os alunos são livres para frequentar”, argumentou.

A advogada-geral da União, Grace Mendonça, defendeu também o ensino religioso nas escolas públicas no formato atual. Para ela, ao prever expressamente a disciplina, a Constituição obriga o Estado a oferecê-la. Gracie argumentou que a oferta da disciplina nas escolas públicas fortalece a democracia, tornando-a mais inclusiva.

Pesquisa mostra que parasita que causa malária em macacos pode infectar humanos.

Um estudo liderado por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta que um parasita que causava malária apenas em macacos está relacionado a casos humanos ocorridos na região de Mata Atlântica do Rio de Janeiro. Publicado hoje (31) na revista científica The Lancet Global Health, o trabalho demonstra que o estado do Rio de Janeiro é o segundo foco encontrado no mundo com transmissão desse tipo de malária. O primeiro local em que o protozoário foi encontrado em humanos foi na Malásia, na Ásia.

Conhecido como Plasmodium simium, o parasita foi responsável pela infecção de 28 pessoas na região de Mata Atlântica fluminense em 2015 e 2016. Enquanto de 2006 a 2014, o Rio registrava média de quatro casos autóctones (locais) de malária por ano, em 2015 e 2016, esse índice subiu para 33 e 16, respectivamente. Com a descoberta, o protozoário torna-se causador do sexto tipo de malária humana. No Brasil, a doença era conhecidamente causada por três espécies do gênero Plasmodium: P. vivax, P. falciparum e P. malariae.

De acordo com o coordenador do estudo, Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro, chefe do Laboratório de Pesquisa em Malária do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) a descoberta tem impacto relevante para a saúde pública, por representar uma nova forma de infecção.
“A partir dos dados trazidos por esse estudo, é razoável supor que uma nova modalidade de transmissão, envolvendo macacos, mosquitos prevalentes na região e um parasita diferente do P. vivax encontrado na Amazônia está causando os casos nas regiões da Mata Atlântica do Rio de Janeiro e, possivelmente, em outros estados”, disse. “No entanto, do ponto de vista da vigilância epidemiológica, os casos de malária que detectamos representam uma parcela mínima dos registros da doença no país. Além disso, todos os pacientes diagnosticados com a infecção apresentaram apenas sintomas leves e se recuperaram rapidamente após o tratamento”, disse Daniel-Ribeiro, que também é coordenador do Centro de Pesquisa, Diagnóstico e Treinamento em Malária da Fiocruz.

O tratamento contra malária varia conforme o tipo do protozoário que causa a doença e é feito com medicamentos antimaláricos. O principal sintoma da doença é a febre e pode haver dores de cabeça, no corpo e nas articulalções. O parasita P. falciparum causa o tipo mais grave da malária, é encontrado na Região Amazônica e pode levar até a morte do doente. Segundo o estudo, a malária da Mata Atlântica costuma ter poucos sintomas e raramente é motivo de internação hospitalar.

Além da Fiocruz, colaboraram para o estudo, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Goiás (UFG), o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), o Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (Inea), o Programa Nacional de Controle e Prevenção da Malária do Ministério da Saúde, além da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, e a Universidade de Nagasaki, no Japão.

Liquida Natal 2017 disponibiliza app para consumidores concorrerem a prêmios.

O Aplicativo Liquida Natal vai facilitar o acesso dos consumidores aos cupons da campanha, que esse ano é eletrônico. Para ter acesso é simples. Basta baixar no seu smartphone o app Liquida Natal e fazer o cadastro.

Clica no ícone tirar foto do cupom, no terminei e em seguida, enviar. Pronto! O cupom é envido para o back office da coordenação da campanha, impresso e depositado na urna.

A Liquida Natal deste ano acontece de 01 à 10 de setembro e vai sortear 01 Jeep Renegade, 05 motos Honda 125 CC e , 10TV´s 49”. 
A cada R$ 40 em compras o consumidor tem direito a um cupom para concorrer aos prêmios.


Para Android: https://goo.gl/Ys8QEL

Menina de 12 anos mata o tio para defender irmã grávida no Paraná, diz polícia.

Uma menina de 12 anos matou o tio, de 50 anos, com uma facada para defender a irmã grávida de cinco meses na tarde desta quinta-feira (31), em Maringá, no norte do Paraná, conforme a Polícia Civil.

A adolescente contou em depoimento à polícia que o tio chegou embriagado em casa, por volta do meio-dia, e começou uma discussão. Em duas casas, no mesmo terreno no Conjunto Ney Braga, moram a menina, duas irmãs, a mãe e o tio.

Segundo a adolescente, o homem pegou um serrote e a agrediu antes de tentar atacar a irmã de 22 anos, que está grávida. Para defendê-la, a menina atacou o tio com uma faca. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas ele morreu ainda no local.

De acordo com a delegada Emilene Locateli, a adolescente será liberada ainda nesta sexta-feira porque agiu em legítima defesa. O caso será encaminhado ao Ministério Público do Paraná (MP-PR), segundo ela.

A delegada disse ainda que o homem, que trabalhava como pintor, tinha uma passagem por embriaguez ao voltante e outra por violência doméstica por ter agredido a mãe da adolescente, em 2015.

A 3ª Vara do Trabalho de Natal (RN) condenou a Paquetá Calçados Ltda. a pagar uma indenização de R$ 5 mil por danos morais a ex-empregado que era chamado de “burro de carga” pelo superior imediato.

O ex-empregado foi contratado, como auxiliar de loja, em outubro de 2013 e demitido em agosto de 2016.

No processo, ele alegou que constantemente recebia ameaças de demissão, sendo constrangido e destratado pelo chefe, que o chamava de “burro de carga” e “escravo”.

Embora a empresa tenha negado qualquer tipo de constrangimento ou ofensa, a juíza Derliane Rego Tapajós destacou que uma testemunha revelou que o chefe do auxiliar costumava chamá-lo de “burro de carga”, quando o mandava levar as caixas de mercadorias.

A testemunha afirmou, ainda, que, em três ocasiões, viu o chefe puxar a vassoura da mão do ex-empregado, dizendo que não era daquela forma que ele deveria fazer o serviço e que parecia que ele estava doente da coluna, “na frente de clientes que estavam na loja”.

Para a juíza, o depoimento da testemunha comprovou que o superior hierárquico submetia o auxiliar de loja “a tratamento injurioso e degradante”, xingando-o publicamente e menosprezando a forma como ele realizava o seu trabalho.

“O tratamento desrespeitoso do superior hierárquico para com o reclamante não pode ser chancelado por esta Justiça, pois se traduz em nítido abuso do poder diretivo ou disciplinar”, concluiu Darliane Tapajós.

Para ela, a atitude da empresa “fere diretamente o princípio da dignidade da pessoa humana e a proteção à honra, direitos fundamentais consagrados na Carta Magna”.

Com isso, a juíza condenou a empresa no pagamento de uma indenização de R$ 5 mil pelo assédio moral sofrido pelo auxiliar.

Teste da Carteira de Habilitação eletrônica sai do ar.

O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) retirou do ar a versão eletrônica demonstrativa da Carteira Nacional de Habilitação (CNH-e) que estava disponível em fase de testes. O modelo era acessado apenas por meio do site do órgão e deixou de existir após dúvidas geradas pelos usuários quanto à segurança do aplicativo.

De acordo com o Serpro, a versão completa do dispositivo estará disponível, em definitivo e para as principais plataformas virtuais de download de aplicativo a partir do dia 30 de setembro para os usuários de Goiás. A partir de então, os departamentos de trânsito de cada estado deverão aderir gradativamente à versão piloto do aplicativo até fevereiro de 2018. A decisão foi tomada conjuntamente entre o Serpro e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Disponível desde a última terça-feira, a versão de testes da carteira de habilitação digital disponibilizava apenas uma demonstração de como os motoristas acessariam, no futuro, os seus próprios documentos. Como o aplicativo somente estava disponível por meio de uma empresa pública e, por esse motivo, os aparelhos solicitavam certificação de segurança, parte dos usuários questionou a qualidade do serviço oferecido.

Além disso, de acordo com o Serpro, a versão não disponibilizava ainda o acesso à carteira de habilitação de cada um dos usuários. O órgão garantiu, porém, que o sistema não trazia nenhuma insegurança aos internautas.

“As telas demonstrativas da solução agora podem ser encontradas no site da CNH digital. A versão final da CNH-e será lançada até 30 de setembro e estará disponível para download tanto na loja Google Play Store quanto na App Store", informou a empresa do governo.

Tite exalta concentração dos jogadores em vitória sobre o Equador.

Praticamente sem voz, o técnico Tite disse após a vitória sobre o Equador na noite desta quinta-feira, em Porto Alegre, que o alto nível de concentração dos jogadores foi fundamental para fazer o Brasil sair de um primeiro tempo ruim – quando chegou a ser vaiado na saída para o vestiário – para o bom desempenho no segundo tempo. O treinador anunciou ainda que um novo lateral-esquerdo será convocado nesta sexta, já que Marcelo recebeu o segundo cartão e está suspenso.

A retranca e a marcação forte do Equador praticamente impediram o Brasil de chegar ao gol no primeiro tempo, que encerrou com placar em branco. Os gols do triunfo por 2 a 0 saíram somente depois do intervalo, com Paulinho, aos 23, e Philippe Coutinho, aos 30 minutos.

“São situações de jogos grandes que inevitavelmente vão acontecer. Você tem que ter um nível de concentração muito alto. Jogos com esse nível de enfrentamento, se você não tiver um nível de concentração alto, (não for) mentalmente muito forte, você facilmente deixa de produzir seu melhor”, comentou Tite, que disse ter sido justamente esse o tema da conversa no intervalo. “O segundo tempo foi muito melhor do que o primeiro “.

Mulher é morta enforcada quando dava aula de catequese em igreja.

Uma professora foi morta em uma paróquia, na noite de quinta-feira (31), localizada na cidade de Estância Velha. Ela dava aula de catequese no momento em que os suspeitos a abordaram. A Polícia Civil ainda não divulga maiores detalhes, mas afirma que o crime estaria relacionado com alguma vingança.

A vítima foi identificada como Elaine Maria Tretto, de 51 anos. Ela foi surpreendida por volta das 20h por dois homens usando capacetes durante a aula de catequese lecionada por ela.

Ela foi então agredida e morta por enforcamento. As primeiras testemunhas já foram ouvidas pela polícia ainda durante a noite, e novos depoimentos devem ser tomados nesta sexta-feira (1º) .

Elaine também era ex-professora da rede municipal de ensino de Estância Velha.

Orçamento de 2018 suspende concursos e contratação de aprovados.

A proposta orçamentária de 2018 enviada pelo Executivo ontem ao Congresso Nacional não prevê a realização de concursos, muito menos a contratação dos aprovados nos certames que estiverem autorizados. “Para o ano que vem, nesta realidade, não teria concurso nenhum, nem os previstos”, declarou o ministro substituto do Planejamento, Esteves Colnago, ontem, durante o detalhamento do Projeto de Lei Orçamentária (Ploa), protocolado ontem na Comissão Mista do Orçamento (CMO) sob o número 20/2017.
 
A equipe econômica mudou os parâmetros macroeconômicos do Ploa em relação à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2018, aprovada em julho pelo Congresso, mas considerou a meta fiscal antiga, que permite um rombo de até R$ 129 bilhões nas contas públicas — porque os parlamentares não aprovaram o projeto de lei que altera esse objetivo para R$ 159 bilhões de déficit neste ano e no próximo. A expectativa é que isso ocorra na votação marcada para a próxima terça-feira.

Sobe para 33 o número de mortos na queda de um edifício residencial na Índia.

O número de mortos no desabamento de um edifício residencial, ocorrido nessa quinta-feira (31) em Mumbai, no Oeste da Índia, subiu para 33 e o de feridos chegou a 16, enquanto a operação de busca de novas vítimas no local continua, informou hoje (1º) uma fonte policial.

"Até agora, há 33 mortos e 16 feridos", disse à Agência EFE uma fonte policial da delegacia de JJ Marg, responsável pelo caso.
As operações de resgate prosseguem na região do acidente e a investigação para esclarecer as causas está aberta.

O acidente ocorreu por volta das 8h30 locais (meia-noite de quarta-feira em Brasília) quando um edifício residencial de vários andares veio abaixo na área de Bhendi Bazaar, no centro da capital financeira indiana.

"A queda de um edifício em Mumbai é triste. As minhas condolências para as famílias e as minhas orações, para os feridos", escreveu, em mensagem no Twitter, o primeiro-ministro do país, Narendra Modi.

Embora as autoridades não tenham se pronunciado sobre as causas do desabamento, boa parte da capital financeira da Índia se encontra inundada pelas fortes chuvas dos últimos dias.

Esta é o segundo grande desabamento que ocorre na região em pouco mais de um mês.

Em julho, 17 pessoas morreram e 14 ficaram feridas com a queda de um edifício de quatro andares, também em Mumbai.

Oferta de esporte deveria ser obrigatória em universidades, defende confederação.

O curso pode ser matemática, direito ou filosofia, mas, para a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), todas as instituições de ensino superior deveriam ser obrigadas a oferecer atividades esportivas aos seus alunos. Na opinião do presidente da confederação, Luciano Cabral, o debate é necessário como parte da inclusão do esporte na educação brasileira.

"A CBDU acha um absurdo instituições de ensino serem autorizadas a atuar sem ter equipamento esportivo proporcional ao número de alunos. Isso não ser obrigatório é negar o esporte dentro do ambiente educacional", defendeu Cabral, que retorna hoje (1º) ao Brasil, depois de ter acompanhado a Universíade de Taipei. "Precisamos formar o atleta e corrigir o equívoco cultural que temos no país de que o esporte e a educação não estão associados".

Na visão do presidente da confederação, os alunos não devem ser obrigados a incluir o esporte em seu calendário acadêmico, mas as opções devem estar disponíveis, o que ajudaria no desenvolvimento do esporte universitário no país. As estruturas podem ser desde uma equipe de xadrez até um ginásio poliesportivo, já que a obrigatoriedade defendida pela CBDU deveria levar em conta o tamanho da instituição.

Uma das estratégias da CBDU para promover esse debate foi a candidatura de Brasília para sediar a Universíade de 2019. O Distrito Federal chegou a ser escolhido como sede em 2013, mas renunciou à candidatura no fim de 2014, o que transferiu o evento para Nápoles, na Itália. Segundo a Federação Internacional do Esporte Universitário, a decisão foi justificada por dificuldades financeiras.

"O brasileiro precisa descobrir a Universíade, saber que 70% das medalhas olímpicas passam por ela".

Estudante de 10 anos é suspeito de envenenar professora.

envenenamento de uma professora de uma escola particular de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, está sendo investigado pela Polícia Civil. Nessa quinta-feira (31), a corporação abriu um inquérito para apurar o caso. A vítima teria consumido água com uma substância apontada como chumbinho. O responsável seria um aluno de 10 anos.

Após passar mal, a vítima foi levada para o Hospital Ermírio Coutinho, no Centro do município. Na tarde de quinta, a professora, que não teve o nome revelado, recebeu alta. A água foi recolhida pela polícia para que uma perícia seja realizada. Os possíveis suspeitos serão intimados a depor na Delegacia de Nazaré da Mata. Via G1.

Após perder Miranda e Marcelo, Tite chamará dois jogadores para duelo com a Colômbia.

A seleção brasileira terá duas mudanças em seu elenco para a partida com a Colômbia, na próxima terça-feira, em Barranquilla, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2018. O lateral-esquerdo Marcelo está suspenso por ter levado o segundo cartão amarelo diante do Equador. Já o zagueiro Miranda sofreu uma concussão ao se chocar com o goleiro Alisson no fim do primeiro tempo e precisou ser cortado.

Apesar do susto, o defensor da Inter de Milão passa bem. Ele passou por exames de imagem e, ainda na madrugada, publicou em sua conta pessoal no Twitter uma mensagem tranquilizadora. “Graças a Deus só foi o susto, infelizmente não posso seguir com a seleção, mas estarei na torcida assim como os 207 milhões de brasileiros”, escreveu o jogador.

O técnico Tite deverá anunciar ainda nesta sexta-feira os dos substitutos da lista. Na entrevista coletiva pós-jogo, o auxiliar Cleber Xavier revelou que a seleção tinha 16 novos nomes no radar para esse confronto com os colombianos, já que havia oito jogadores pendurados contra o Equador.

Entre os nomes cotados para a lateral estão Alex Sandro, da Juventus, Jorge, ex-Flamengo e atualmente no Monaco, e Diogo Barbosa, do Cruzeiro. Na defesa, a escolha deve ficar entre Gil e Jemerson. Todos eles foram citados por Tite na entrevista após a partida. Filipe Luis e Thiago Silva serão os titulares diante da Colômbia.