sábado, abril 09, 2016

Rio Grande do Norte tem duas mortes confirmadas por H1N1.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica, divulgou nesta sexta-feira (08), os números da influenza no Rio Grande do Norte. Até a semana epidemiológica 13 (que se encerrou em 02/04/16), foram notificados 33 casos suspeitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que se refere à síndrome gripal que apresente dificuldade respiratória ou outros sinais de gravidade.

Dos 33 casos notificados, 8 vieram a óbito e 20 se concentram em Natal. As notificações englobam a influenza A (H1N1 e H3N2) e casos de SRAG não especificados e em investigação. Quanto a H1N1, foram notificados 3 casos, dos quais 2 vieram a óbito. Para H3N2, houve 1 caso notificado, 6 de SRAG não especificado, dos quais 2 vieram a óbito, e 23 casos suspeitos de SRAG em investigação, sendo 4 óbitos.

Ricardinho do vôlei será comentarista dos jogos olímpicos na Record.

A Rede Record terá o compromisso de fazer a cobertura dos Jogos Olímpicos deste ano. Para reforçar sua equipe de comentaristas, a emissora fechou contrato com o jogador de vôlei Ricardinho. As competições serão iniciadas no Rio de Janeiro, entre os dias 5 e 21 de agosto.

Além de Ricardinho, Fernando Scherer da natação e Luísa Parente da ginástica também fazem parte da nova equipe de comentaristas da Record. A emissora ainda procura outros nomes para fazer a melhor cobertura das Olimpíadas de 2016.

Ricardinho é presidente e jogador do Maringá. Nas quadras, apesar de vários conflitos com o técnico Bernardinho, possui uma carreira cheio de conquistas. Entre as mais importantes, o título olímpico de 2004 em Atenas, além de ter sido hepta campeão da Liga Mundial de Vôlei.

STF concede liminar favorável ao RN suspendendo devolução de repasses ao Fundeb.

Uma liminar deferida pelo Supremo Tribunal Federal na tarde de ontem sexta-feira (8) concedeu ao Rio Grande do Norte uma vitória na área de educação.  O despacho do ministro Marco Aurélio Mello impediu a compensação de R$ 192.404.582,50 referentes ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.

A ação recomendava que o RN teria de devolver os valores dos repasses do exercício 2015 oriundos do Fundeb, de acordo com cálculos realizados à época. Devido a um novo entendimento foi verificado que o estado não teria direito a complementação do Fundo e deveria ressarcir os quase R$ 200 milhões já neste mês.

40 novos juízes tomarão posse no RN na próxima sexta-feira.

Os 40 novos juízes substitutos do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte serão empossados na próxima sexta-feira (15) em sessão solene do Pleno do TJRN, às 17h, no auditório da Escola da Magistratura do RN (Esmarn), presidida pelo desembargador Claudio Santos.

Os novos magistrados foram aprovados em concurso público homologado no dia 3 de fevereiro e foram nomeados no dia 15 de março. O presidente da Corte de Justiça classificou a nomeação como o momento mais importante do Judiciário nos últimos anos.

“Estamos resolvendo hoje a questão administrativa mais importante para o Judiciário potiguar. Essa era uma necessidade que vinha se arrastando há anos. Teremos uma melhoria sensível no número de processos julgados. Ficamos extremamente felizes em efetivar esses juízes, num momento difícil para o erário público”, afirmou o presidente do TJRN por ocasião da nomeação. O concurso foi iniciado em 2012 e contou inicialmente com 4.462 candidatos inscritos.

Após tomarem posse, os 40 novos juízes da Justiça Estadual passarão pelo Curso de Formação Inicial de Magistrados, realizado pela Esmarn, com duração de quatro meses. O curso objetiva o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes minimamente suficientes ao pleno exercício da jurisdição, focando aspectos técnico-jurídicos, gerenciais ou deontológicos, com eixos teóricos e práticos.

Homem acusado de espancar sobrinha é apresentado pela CETO na delegacia de Alagoinhas.


Um homem acusado de espancar a sobrinha menor de idade a pauladas no Loteamento Santa Terezinha em Alagoinhas, foi apresentado pela guarnição da CETO na Delegacia Territorial na noite deste domingo (03). De acordo com informações, Alexandre de Jesus foi denunciado à polícia após um vídeo em que ele aparece espancando a vítima enquanto a mesma lavava louça ganhar repercussão nas redes sociais. O acusado foi conduzido pela PM até a delegacia e prestou depoimento durante a madrugada, mas como as vítimas não compareceram para prestar queixa, o acusado foi liberado. A jovem e sua mãe prestaram queixa na tarde desta segunda na DEAM. De acordo com a delegada, depois dos esclarecimentos, medidas poderão ser tomadas. “Depois de ouvir as testemunhas, vou entrar com os trâmites legais”, pontua Lélia Raimundi.

Um homem acusado de espancar a sobrinha menor de idade a pauladas no Loteamento Santa Terezinha em Alagoinhas, foi apresentado pela guarnição da CETO na Delegacia Territorial na noite deste domingo (03). De acordo com informações, Alexandre de Jesus foi denunciado à polícia após um vídeo em que ele aparece espancando a vítima enquanto a mesma lavava louça ganhar repercussão nas redes sociais. O acusado foi conduzido pela PM até a delegacia e prestou depoimento durante a madrugada, mas como as vítimas não compareceram para prestar queixa, o acusado foi liberado. A jovem e sua mãe prestaram queixa na tarde desta segunda na DEAM. De acordo com a delegada, depois dos esclarecimentos, medidas poderão ser tomadas. “Depois de ouvir as testemunhas, vou entrar com os trâmites legais”, pontua Lélia Raimundi.

Após 13 horas , termina sessão sobre parecer de impeachment de Dilma.

Após mais de 13 horas de sessão, a Comissão Especial do Impeachment na Câmara dos Deputados encerrou às 4h42 deste sábado a primeira fase da discussão do parecer favorável ao impedimento da presidente Dilma Rousseff. Ao todo, discursaram 61 dos 116 deputados que haviam se inscrito para falar discursaram. Entre eles, 39 se posicionaram a favor e 21 contra o impeachment. Houve ainda um indeciso: o deputado Bebeto (PSB-BA).

Entre as principais legendas que compõem a comissão, o Partido da República (PR) foi o único em que nenhum representante discursou. Assim como PP e PSD, o PR tem negociado com o Palácio do Planalto mais espaço no governo em troca de apoio da bancada contra o impeachment. Tanto no PP quanto no PSD, apenas dois deputados discursam na sessão, todos a favor do afastamento da presidente Dilma Rousseff.

A sessão começou por volta das 15h30 de sexta-feira, mas os discursos de fato só iniciaram cerca de uma hora depois. Governistas e oposicionistas se alternaram em suas falas contra e a favor do impeachment. Governo e oposição acabaram deixando em segundo plano o teor do parecer do relator, deputado Jovair Arantes (PTB-GO), favorável ao impeachment, e focaram seus discursos nas críticas um ao outro.

Governistas ressaltaram que partidos da oposição também são acusados de corrupção e acusaram opositores de não aceitar perder as últimas eleições e querem tirar Dilma por meio de um “golpe”. Focaram ainda na estratégia de lembrar que a linha de sucessão presidencial é integrada por membros investigados por corrupção, como o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), segundo na linha de sucessão.

NATAL: PREFEITURA DIVULGA RESULTADO PRELIMINAR DO CONCURSO DA SEMTAS, SEMDES E SME; VEJA LISTA.

Prefeitura-Natal
A Prefeitura Municipal de Natal publica em uma edição extra do Diário Oficial do Município (DOM) deste sábado (09) o resultado preliminar do Concurso Público realizado para os cargos de Nível Médio e de Nível Superior, destinados à Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), Secretaria Municipal de Segurança Pública de Defesa Social (Semdes) e Secretaria Municipal de Educação (SME).
 
Segundo a publicação, trata-se de recursos interpostos pelos candidatos concorrentes aos cargos disponibilizados, que insurgem contra a publicação do Gabarito Preliminar, conforme disposto no Edital de Concurso Público Nº 001 de 2016 da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS). 
 
Confira AQUI a lista completa.

RN é mais uma vez destaque em importante feira de turismo nacional.

O Rio Grande do Norte enviou uma das maiores comitivas para representar o turismo potiguar na feira promovida pela Associação das Agências de Viagem Independentes do Interior do Estado de São Paulo (Aviesp) e pelo segundo ano consecutivo é um dos destaques do evento, com maior número de representantes e estande mais visitado.

“O interior do Estado de São Paulo representa 25% da ocupação da nossa rede hoteleira e temos que ter um trabalho permanente não só para mantermos esse fluxo, mas para aumentarmos ainda mais essa quantidade de turistas, já que o Brasil todo disputa essa região”, salientou o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar.

Este ano, para manter a presença marcante do Estado potiguar na feira, a Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) organizou para os dois dias da Aviesp, que acontece hoje e amanhã na Expo Dom Pedro, em Campinas (SP), almoço para 1.200 agentes de viagem conhecer os destinos dos cinco pólos turísticos do Rio Grande do Norte.

“Temos o reconhecimento dos agentes de viagem do interior de São Paulo e não é à toa temos a preferência deles como destino. O maior emissivo de turistas para nosso Estado vem daqui e por isso apostamos nesse mercado para consolidar e potencializar ainda mais esse intercâmbio”, ressaltou a presidente da Emprotur, Aninha Costa.

Além da Emprotur, o Rio Grande do Norte está representado por mais de 25 participantes, entre hoteleiros e receptivos. No estande potiguar – um dos mais movimentados da feira – o visitante pode degustar castanha e cachaça Samanaú, fabricada em Caicó.

Bandidos fazem arrastão em residência na rua Ariamiro de Almeida em João Câmara/RN.

Uma família viveu momentos de terror no início da manhã deste sábado(9), quando quatro assaltantes fizeram um ‘arrastão’ na residência localizada na Rua Ariamiro de Almeida, conjunto Bela Vista em João Câmara.

Conforme informações colhidas pela reportagem, os assaltantes aproveitaram o momento em que uma das vítimas abriu o portão para ir comprar pão, eles renderam o rapaz, adentraram a residência, amarraram outros integrantes da família, e reviraram tudo a procura de dinheiro, levaram três televisores, celulares, carregadores de celular, ventilado, roupas e ainda um veículo tipo Pajero.

O proprietário do veículo ainda foi levado como refém pelos bandidos e deixado amarrado em uma estrada carroçável no município de Ceará-Mirim. Se arrastando o jovem que conseguiu chegar a uma residência e pedir ajuda as pessoas. Via Assis Silva.

Diretor de Alcaçuz sofre atentado na frente de sua casa.

pp
O diretor do Presídio de Alcaçuz, Ivo Freire, foi baleado por volta das 09hs, na frente de sua residência no Conjunto Nova Parnamirim em Natal. Ele foi atingido por disparo de arma de fogo em uma das pernas.

A informação repassada pela vítima dá conta de uma tentativa de homicídio. Eram vários homens em uma caminhonete Ranger de cor preta e placas MZL 1003, roubada ontem sexta-feira, (08).

O diretor Ivo Freire, gravou um áudio no Whatsapp e falando do atentado contra ele. “Pessoal prioridade, prioridade, tô indo pro Walfredo, levei uma butada aqui em casa. Ranger preta. Levei um disparo na perna”, alertou.

A Polícia foi acionada e está em diligência.

Papa Francisco fará duas viagens ao Cáucaso neste ano, diz Vaticano.

O papa Francisco fará duas viagens neste ano à instável região do Cáucaso, informou o Vaticano neste sábado. O pontífice deve visitar a Armênia entre os dias 24 e 26 de junho e, em seguida, a Geórgia e o Azerbaijão entre 30 de setembro e 2 de outubro de 2016, segundo autoridades da Igreja Católica.

Azerbaijão e Armênia se culpam pela violação do cessar-fogo na área separatista de Nagorno-Karabakh. O recente conflito marcou a pior onda de violência desde o término da guerra, em 1994.

No mês passado, o Vaticano informou que uma viagem à Armênia estava em fase de planejamento. Em 2015, o papa Francisco se referiu ao massacre de armênios durante o império Otomano como genocídio, gerando desconforto diplomático com a Turquia.

O governo turco nega qualquer genocídio de armênios e insiste que os que foram mortas foram vítimas de uma guerra civil. As viagens programadas pelo Vaticano resultam de convites feitos pelo líder da Igreja Ortodoxa. O papa Francisco vem se esforçado constantemente para melhorar as relações entre as igrejas Católica e Ortodoxa.

Ex-prefeita comemora aniversário com Missa e confraternização com correligionários e amigos.

A noite de ontem sexta-feira(8) foi de festa para a ex-prefeita e pré-candidata Gorete Leite que comemorou a sua data natalícia com a celebração de uma Missa em Ação de Graças e uma confraternização com os correligionários e amigos em sua residência.

Várias lideranças políticas e comunitárias, participaram da comemoração, além de uma legião de amigos fiéis. Emocionada pela manifestação carinhosa, a ex-prefeita agradeceu a todos pela presença e as mensagens e manifestações de congratulações.

EUA emite alerta contra ‘possíveis ameaças’ em áreas turísticas da Turquia.

Os Estados Unidos estão alertando seus cidadãos contra “possíveis ameaças” em áreas turísticas da Turquia, especialmente em torno de praças públicas e docas em Istambul e na cidade mediterrânea de Antália.

Em um comunicado de emergência publicado no site do Consulado dos EUA neste sábado, o governo recomenda aos cidadãos norte-americanos que adotem “extrema cautela” nas proximidades dessas áreas.

A mensagem não fornece detalhes adicionais sobre a natureza da ameaça. A Turquia foi atingida por seis bombardeios desde junho de 2015, que mataram mais de 200 pessoas.

Os atentados incluem um ataque suicida no mês passado em Istambul, depois atribuído ao Estado Islâmico, que tirou a vida de três turistas israelenses e um homem iraniano.

Militantes curdos também promoveram dois atentados com carros-bomba na capital turca.

Sinte Regional convoca professores e funcionários da educação do Município de João Câmara/RN para Assembleia.

O SINTE-RN, regional de João Câmara/RN, convida os Trabalhadores em Educação, professores(as), funcionários(as), da rede municipal de João Câmara, para se encontrarem segunda-feira, às 7h, na E.M. Alzira Matias de Melo, onde de lá, iram até a Caixa Econômica, e, caso o dinheiro não esteja na conta, seguiram para a prefeitura, onde vão procurar saber, os motivos pelos quais, mesmo com a verba do dia 10 de abril, não encaminharam o pagamento. Queremos saber por que tanta perversidade com a educação de João Câmara.

sexta-feira, abril 08, 2016

Brasil enfrenta Panamá antes de estreia na Copa América.

A Seleção Brasileira enfrentará o Panamá no dia 29 de maio no Estádio Dick’s Sporting Goods Park, em Denver, no Colorado, Estados Unidos. O amistoso será às 19h30 (22h30 de Brasília) e faz parte dos preparativos para a disputa da Copa América Centenário.

A competição será disputada de 3 a 26 de junho. O Brasil estreia no dia 4 de junho, às 23h (Brasília), contra o Equador, no Estádio Rose Bowl, em Pasadena, o cenário da conquista do tetracampeonato do Brasil em 1994.

Alunos de escolas estaduais de João Câmara/RN vão as ruas combater o Aedes aegypti.





Em mais uma etapa do projeto Agenda 16 “ Um pacto pela vida”, estudantes das escolas estaduais Francisco de Assis Bittencourt, Antonio Gomes e José da Penha do município de João Câmara/RN, foram as rua da cidade para fazer um trabalho de conscientização com a população no combate ao mosquito Aedes aegypti.

Escola de Música da UFRN inscreve para Encontro de Trombonistas do RN

A Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Emufrn) realiza, de 14 a 17 de abril, o IV Encontro de Trombonistas do Rio Grande do Norte. As inscrições estão abertas até o dia 14, no site do encontro. Quem optar por alojamento e alimentação, deve fazer a inscrição até o dia 10. O evento acontece em forma de mesa-redonda, workshop, masterclass e recitais.

A professora Nazaré Rocha, da Emufrn, vai ministrar palestra sobre consciência corporal para os instrumentistas em geral, e o professor Marlon Barros, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) apresentará recital comentado. Também serão apresentados trabalhos relacionados ao estudo do instrumento e sobre mercado de trabalho do trombonista.

Entre os convidados de outras instituições estão os professores Lélio Alves da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Adib Corrêa Vera, da Orquestra Sinfônica de Goiás. O trombonista Jorginho Neto, de São Paulo, fará o show de encerramento, dentro do Projeto Som da Mata.

O evento é uma realização da Associação de Trombonistas do Rio Grande do Norte (ATRN), com apoio da Escola de Música da UFRN, da Pró-reitoria de Extensão (Proex) e do Projeto Som da Mata.

Morre a segunda filha do Anão Marquinhos.

Após o passado o drama da perda do primeiro filho depois de vastas tentativas por se tratar de uma gravidez complicada, agora mais uma vez vem a tona e os coloca novamente na experiência. Felizes desde o nascimento de Anna Júlia, a nova filha do Anão Marquinhos com a Juliana, estes estavam com os esforços somados a se empenharem na fé para que a bebê também conseguisse sobreviver.

Inclusive noticiado aqui pelo Famosos na Web, a criança nasceu com complicações e esteve durante um vasto tempo na UTI sobrevivendo por meio de aparelhos pela dificuldade que tinha ao respirar por também sofrer com o nanismo, síndrome nos quais os pais têm.

No entanto, sem muitos detalhes, o apresentador Luiz Bacci noticiou por meio das redes sociais que Anna faleceu na madrugada de ontem quinta-feira (07) para a sexta-feira (08). Com isto, o assistente de Geraldo Luís soma a segunda morte de um filho e deixa aos fãs a missão de dar a ele esperanças para seguir em frente.

Irmão de Bolsonaro recebia R$ 17 mil na Assembleia Legislativa de SP sem trabalhar.

Renato Bolsonaro, irmão do deputado federal e pré-candidato à Presidência em 2018 Jair Bolsonaro (PSC-RJ) foi exonerado da Assembleia Legislativa de São Paulo ontem quinta-feira (7).

Renato recebia no contracheque mais de R$ 17 mil em salário, mas diariamente dava expediente em uma de suas lojas no interior de São Paulo.

Procurado sobre o caso, Jair Bolsonaro disse que não sabia e respondeu: “Pau nele”.

Usuários do Facebook trocam publicações pessoais por compartilhamento de notícias

Rede social, um ambiente em que as pessoas interagem online como querem. Seja para conversar, debater ou compartilhar uma ideia. Inicialmente, o Facebook, maior rede social com usuários brasileiros, era utilizado, na maioria das vezes, para postagens de cunho pessoal. No entanto, o ambiente está sendo mais voltado para a reprodução de notícias, vídeos, músicas, etc. O conteúdo íntimo, pessoal, tem sido deixado de lado.

As postagens gerais continuaram “fortes”, segundo o Facebook. Contudo, os usuários têm se mostrado menos dispostos a postar sobre suas vidas pessoais devido ao aumento de suas listas de amigos, disseram as pessoas. Em vez disso, a base de 1,6 bilhão de usuários do Facebook está postando mais notícias e informações de outros sites.

“À medida que o tempo vai passando, os usuários do Facebook podem, ao longo de uma década, ter adicionado muitos conhecidos como amigos. É possível que as pessoas nem sempre se sintam à vontade para compartilhar coisas sobre suas vidas sabendo que essas postagens podem não ser relevantes para todos os contatos”, diz reportagem do site UOL.

Segundo a reportagem, os funcionários do Facebook que trabalham no problema têm um termo para essa queda na intimidade: “colapso de contexto”. As postagens pessoais passaram para audiências menores do Snapchat, do Instagram, outra rede social da empresa dona do Facebook, e de outros serviços de mensagens.

Professora da UFRN lança livro sobre projeto Trilhas Potiguares.

A escritora e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Maria Tereza Barreto de Oliveira realiza uma sessão de autógrafos do seu livro Dom Quixote da Taboa. O livro é um ensaio sobre as experiências da autora no Projeto Trilhas Potiguares, da Pró-Reitoria de Extensão da UFRN (Proex), e busca criar uma relação entre o projeto e a literatura por meio da apresentação de um cordel clássico, que finaliza a obra. O evento acontece no dia 23 de abril, às 20h, no Ateliê Flávio Freitas.

Além da sessão de autógrafos, o evento conta com a apresentação de poemas do artista potiguar Rodrigo Bico e do som da rabeca de Fabrício Cardoso.

Projeto Trilhas Potiguares
O Projeto Trilhas Potiguares busca a efetiva interação da UFRN com a comunidade de pequenos municípios do Rio Grande do Norte, com a missão de propor novas formas de aplicação do conhecimento universitário e realizar ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população potiguar.

Hoje, Brasil tem clima de 'quanto pior, melhor', diz Dilma em evento no Rio.

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta sexta-feira (8) que acredita que o país está com um clima de "quanto pior, melhor". Ela participou da inauguração do Estádio Aquático do Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro, e da entrega de ambulâncias para uso durante os jogos. Também participaram do evento o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o governador em exercício, Francisco Dornelles.

"Hoje, no Brasil, tem um certo clima que não chamo de mau humor, chamo de 'quanto pior, melhor'. Acho que um clima de 'quanto pior, melhor', não interessa ao país, não interessa para a necessária estabilidade econômica e politica do país", disse a presidente. "Se nós somos capazes de fazer uma Olimpiadas, se nós somos capazes de fazer uma Paralimpíadas, nós somos capazes de fazer também o nosso país voltar a crescer."

Para isso, segundo Dilma, é necessário ter "o elemento da convergência, o elemento do diálogo, o elemento da parceria". "Daí porque eu digo que esse é um momento especial, um símbolo e um exemplo do Brasil, do que é possivel fazer quando pessoas de bem se unem em prol do bem do povo brasileiro", disse.

A presidente ainda falou da proximidade dos jogos olímpicos e afirmou que falta muito pouco para ser entregue. "Estamos com a segurança em dia. (...) A segurança estando em dia signfica que teremos essas Olimpíadas e Paralimpíadas da mesma forma que tivemos a Copa, com paz e tranquilidade", disse.

Garoto de escola do RN desenvolve produto contra o aedes e embarca para os EUA.

Buscando uma forma de combater o mosquito Aedes aegypti, Kevin Danuway Oliveira Alves, estudante da Escola Estadual 11 de Agosto, em Umarizal, desenvolveu um produto natural que conquistou importante premiação na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia da USP (Febrace), realizada no período de 15 a 17 deste mês, na USP (Universidade de São Paulo), em São Paulo.

Ganhador na categoria das ciências exatas, o estudante potiguar foi convidado a participar da The Intel International Science and Engineering Fair (Feira Internacional de Ciências e Engenharia Intel), que será realizada entre os dias 8 e 13 de maio na cidade de Phoenix, Arizona, nos Estados Unidos.

O trabalho “Avaliação do Uso do Extrato da Semente Folha e casca da Fruta do Conde (Annon Squamosa) no Combate ao Aedes aegypti e Cryptote brevis”, desenvolvido por Kevin Oliveira, surgiu para diminuir os impactos ambientais causados pelo uso indiscriminado dos inseticidas. “Acreditamos que a utilização de inseticidas naturais possa ser o método mais viável no controle alternativo das pragas”, disse o aluno em seu projeto científico.

Kevin Oliveira ganhou na Febrace o prêmio Intel ISEF , o prêmio da Abritec (empresa brasileira na área de informática), sendo o melhor projeto do Rio Grande do Norte e o segundo lugar em ciências exatas no Brasil.

Localizada em Umarizal, região Oeste do Rio Grande do Norte, a Escola Estadual 11 de Agosto é referência em projetos de inovação científica. Na execução do projeto vitorioso, o jovem estudante Kevin Oliveira contou com a ajuda do professor orientador Bruno Bezerra, e do coordenador José Everton Pinheiro Monteiro.

Cartilha do FUNDEB será entregue a gestores municipais durante evento da XIX MARCHA.

06042016_cartilha_fundeb
Uma cartilha com informações sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) será entregue aos gestores municipais durante a XIX Marcaha a Brasília em Defesa dos Municípios. Esta será a 4.ª edição da cartilha que tem objetivo de orientar os gestores, secretários de educação e, de forma geral, todos que integram a gestão municipal. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) explica que desde a promulgação da Emenda Constitucional 53/2006, que criou o Fundeb, em substituição ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (Fundef), várias mudanças foram implementadas no financiamento da educação básica brasileira.

Assim, a CNM vem divulgando nos últimos anos esta cartilha sobre o Fundeb, a qual contém as principais dúvidas apresentadas pelas administrações municipais estes últimos anos. Nesse cenário, a Confederação convida os Municípios para a discussão sobre o que é e como se operacionaliza o Fundeb, de onde vêm os recursos que o compõem, como são definidos os valores destinados aos Municípios e demais modificações decorrentes desse Fundo no financiamento e na gestão da educação básica, dentre outras orientações. A XIX Marcha acontece de 9 a 12 de maio no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasilia.

Inscrições aqui

Carteiras de estudante de Natal/RN deverão ter registro de grupo sanguíneo.

Um Projeto de Lei aprovado na quarta-feira (7) torna obrigatório, no Município de Natal/RN, que as carteiras de estudante passem a registrar o grupo sanguíneo (fator Rh) do aluno. A proposição, de autoria da vereadora Júlia Arruda (PDT), foi aprovada em segunda discussão no plenário da Câmara Municipal de Natal e segue agora para sanção ou veto do Executivo.

De acordo com a propositora do Projeto de Lei Nº 113/2013, a matéria visa dar seguridade na identificação do grupo sanguíneo do estudante, caso ele passe por alguma situação de emergência.

Bandidos se passam por Padre Nunes em Natal/RN.


Um criminoso vem usando as redes sociais, por meio de um WhatsApp falso com o nome do padre Antônio Nunes Araújo – um dos mais identificados com os católicos potiguares – para aplicar golpes. Os alvos são políticos e empresários. “Ele manda mensagens como se fosse eu. Diz que está ajudando crianças e jovens com leucemia e pede dinheiro”, afirmou o religioso.

Padre Nunes disse ao G1 que procurou a polícia na última sexta-feira (1º) e registrou queixa. “Não sei quantas pessoas já foram vítimas, mas muita gente tem me procurado a respeito.

Desde 1991, deputados federais só trabalharam em 4 finais de semana.

Deputados trabalhando em Brasília no fim de semana são visões raras. Desde 1991, os deputados só apareceram para trabalhar em quatro finais de semana. A maior parte das vezes foi para tomar posse. Em apenas uma ocasião, no governo Collor, foi feita uma sessão para votar uma série de medidas econômicas.

É possível que novamente o Brasil veja os deputados federais trabalharem aos finais de semana. Nesta sexta-feira (8), o presidente da comissão do impeachment, Rogério Rosso (PSD-RJ), marcou uma reunião que pode varar a madrugada de sábado. E, na próxima semana, está prevista a votação do encaminhamento do relatório do impeachment da presidente Dilma Rousseff para o Senado, que pode acontecer no final de semana.

Em 1991, os parlamentares se reuniram na Câmara no sábado, dia 2 de fevereiro, para a primeira sessão dos parlamentares vencedores das eleições gerais de 1990, que levaram o agora senador Fernando Collor de Mello à Presidência do Brasil. O então deputado Ibsen Pinheiro foi eleito presidente da Câmara. 

Naquele mesmo ano, também houve sessões deliberativas no segundo final de semana de dezembro, essas realmente fora do padrão da Câmara.

Nos dias 14 e 15 daquele mês, os deputados apreciaram projetos de medidas econômicas, entre elas a criação da Ufir (Unidade Fiscal de Referência), indexador usado como parâmetro de atualização do saldo devedor dos tributos e de valores relativos a multas e penalidades de qualquer natureza. Usada como medida de valor de 1992 até o ano 2000, a UFIR era reajustada para acompanhar a inflação e servia como unidade para corrigir diversas obrigações. Na época, a inflação girava em torno de 23%.

Em 1º e 2 de fevereiro de 2003, outro fim de semana, a Câmara se reuniu para uma nova posse. Dessa vez, os parlamentares chegavam ao Congresso Nacional junto com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, eleito pela primeira vez. E o ex-deputado João Paulo Cunha (PT-SP) assumiu o cargo de presidente da casa.

A última vez que os deputados frequentaram o plenário num domingo foi no dia 1º de fevereiro de 2015. A presidente Dilma Rousseff acabava de se reeleger presidente e numa disputa acirrada, que já começava a delinear a crise política atual, o deputado de oposição Eduardo Cunha (PMDB-RJ) venceu o governista Arlindo Chinaglia (PT-SP) por 267 votos a 136.

“Balanço Geral” desconhece o “Vídeo Show” e humilhou o programa ontem quinta (07/04).

A luz vermelha já está acesa há muito tempo para o “Vídeo Show”. É preocupante a situação do programa comandado por Otaviano Costa e Maíra Charke. Já é normal que o programa seja surrado pela TV Record. Praticamente todos os dias o programa perde folego. Se existe um programa que definitivamente está próximo de deixar a Globo é o “Vídeo Show”.

O número prévio de ontem quinta-feira, 07, ainda não foi divulgado, mas através de um número em tempo real, foi possível ver a humilhação que o programa passou. As 14h44 da tarde, a TV Record aparecia na liderança isolada com excelentes 11,9 pontos de audiência. Lá atrás na segunda posição aparecia a TV Globo com horrível média de 6,9 pontos.

O SBT aparecia em terceiro ridículos 4,4 pontos. A Band aparecia na quarta colocação com 2,5 pontos. Vale lembrar que fontes de alguns sites garantem que a Globo está tramando algo parecido com o “Balanço Geral” que poderá substituir o “Vídeo Show” que se tornou um programa onde duas pessoas passam um tempo falando de assuntos extremamente irrelevantes para a dona de casa que procura algo mais interessante.

Planalto estranha parecer de Janot sobre Lula.

O governo estranhou a mudança de posição do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que recomendou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a anulação da nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a Casa Civil. No Palácio do Planalto, auxiliares da presidente Dilma Rousseff disseram que, até esta quinta-feira, todos manifestavam confiança na entrada de Lula no governo, mas, agora, o ambiente é de incerteza.

Janot defendeu a nomeação de Lula em parecer do dia 28 de março, quando também se disse favorável à manutenção das investigações relacionadas a ele com o juiz Sérgio Moro. No novo parecer enviado ao Supremo, porém, o procurador-geral da República vê possível “desvio de finalidade” na nomeação, porque Dilma teria revelado uma “sofreguidão” para encaixar o ex-presidente na Casa Civil.

Quando o ministro do Supremo Gilmar Mendes suspendeu os efeitos da posse de Lula, em 18 de março, o argumento usado por ele foi o de que o petista — alvo da Operação Lava Jato — havia sido nomeado apenas para conseguir prerrogativa de foro privilegiado, escapando da alçada de Moro. A Advocacia-Geral da União (AGU) recorreu da decisão de Gilmar e o caso ainda aguarda julgamento.

8 de abril: Dia mundial de combate ao câncer reforça importância de exercícios físicos para prevenir a doença.

Nesta sexta-feira (8) é celebrado o dia mundial de combate ao câncer. A data não é lembrada por acaso. No Brasil, é o câncer a segunda causa de morte por doença, atrás apenas das doenças cardiovasculares. Na estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) para o biênio 2016/2017, o Brasil deve registrar 596 mil casos de câncer. Mundialmente, a incidência do câncer cresceu 20% na última década.
 
E uma das melhores maneiras para evitar a doença está ao alcance de qualquer pessoa. Fazer aquela caminhada no parque ou andar de bicicleta perto de casa não tem resultados apenas para eliminar a gordurinha localizada na barriga. A atividade física frequente pode evitar um tumor.

Segundo o INCA, obesidade e sedentarismo juntos são responsáveis por 20% dos casos de câncer de mama, 50% dos carcinomas de endométrio, 25% dos tumores malignos do cólon e 37% de esôfago. O Ministério da Saúde completa que os dois fatores combinados formam a segunda maior causa de câncer que poderia ser prevenida, atrás apenas do tabagismo.

Blogueiro Valdemar Tibá parabeniza Gorete Leite pela passagem do seu aniversário.

Gorete Leite sabe, este é um dia muito especial, muito especial para você, pois é seu aniversário e muito especial para todos nós que aprendemos a admirá-la. Talvez no dia-a-dia você não note o quanto a gente realmente te considera e até se espelha em sua atitudes. Você está fazendo escola para todos que a rodeiam e para nós que somos seus amigos, isso também é motivo de orgulho. 

Você tem se mostrado cada vez mais madura e determinada a realizar tudo o que a sua imaginação deseja e o melhor é que tem realmente conseguido. 

Neste seu aniversário nós rogamos a Deus que continue te iluminando cada vez mais para que o seu futuro seja exatamente o que você desejar pois a sua felicidade vai ser a sua felicidade, seu sorriso a nossa alegria e a certeza de muitos e muitos anos de sucesso e realizações.
 
Parabéns pelo seu aniversário Gorete Leite.

O que fazer quando se está desempregado e com o nome sujo.

Segundo pesquisa nacional Perfil do Consumidor Inadimplente, feita pelo  SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), referente ao primeiro trimestre de 2016, 41% dos entrevistados não conseguiram pagar as contas em dia porque perderam o emprego. A redução da renda foi o segundo principal motivo a levar à inadimplência, com 18% de menções. Ainda segundo o levantamento, o desemprego contribuiu para a inadimplência especialmente no caso de famílias que recebem até três salários mínimos e entre três e dez salários mínimos.

Quem tem o nome sujo tem dificuldades para tomar crédito, seja para algo corriqueiro como uma compra no supermercado, ou para situações mais complexas, como financiamento de um carro ou imóvel.

Por mais preocupante que seja uma situação de desemprego associada ao nome sujo, se descabelar não vai ajudar. Será necessário disciplina e determinação para resolver o problema.

A situação de quem fica desempregada pode variar muito. Algumas pessoas, quando perdem o emprego, podem contar com uma reserva financeira criada justamente para casos emergenciais como demissão. Já em outros casos, a pessoa perde o emprego e não tem recursos para arcar com as despesas.

Outra providência essencial é tentar renegociar as dívidas. A primeira coisa que o consumidor deve fazer é procurar o credor e tentar renegociar os pagamentos, tentar modificar prazos e juros, tentar diminuir o peso das dívidas. Geralmente, o próprio credor vai procurar algo melhor para facilitar o pagamento, pois ele também tem o interesse em receber.

Vale lembrar também que caso a negociação esteja complicada, é possível buscar o intermédio de um juizado especial. A intervenção judicial é indicada para os casos em que forem cobrados juros abusivos.

Se você perdeu o emprego e está inadimplente, informe-se sobre planejamento financeiro. Pesquise sobre o assunto na internet e em livros. “Aproveite” o tempo livre extra para se informar a respeito.
Depois que você tiver conseguido pagar as dívidas, o credor é obrigado a retirar seu nome do cadastro de pessoas inadimplentes em até cinco dias úteis. Via PnAR.

Papa pede que gays e lésbicas sejam acolhidos.

O Papa Francisco pediu mais compreensão com relação às famílias não tradicionais no documento “A Alegria do Amor”, que foi divulgado nesta sexta-feira (8). Ele pediu aos sacerdotes de todo o mundo aceitar gays e lésbicas, divorciados católicos e outras pessoas que vivem em o que a igreja consideradas situações "irregulares".

O texto, que tem 256 páginas, traz as conclusões de dois sínodos sobre a família e representa uma mudança na doutrina da igreja. O documento reconhece as numerosas razões pelas quais os casais, segundo o contexto social e cultural, decidem conviver.

O pontífice diz que a igreja não deve continuar a fazer julgamentos e “atirar pedras” contra aqueles que não conseguem viver de acordo com ideais de casamento e vida familiar do Evangelho, destacou a Associated Press.

No entanto, o documento rejeita "os projetos de equiparação das uniões entre pessoas homossexuais com o matrimônio", segundo a France Presse e a Reuters.

Julgamento sobre posse de Lula está previsto para 20 de abril no Supremo.

O julgamento sobre a validade da posse do ex-presidente Lula no cargo de ministro da Casa Civil deverá ser realizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 20 de abril. O ministro Gilmar Mendes, relator das ações em que a posse foi suspensa, liberou ontem quinta-feira (7) o processo para julgamento, depois do parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) contrário à posse.

No parecer, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot manifestou-se pela anulação da posse de Lula na Casa Civil. De acordo com o procurador, houve desvio de finalidade na nomeação para “tumultuar” as investigações da Operação Lava Jato e retirar a competência do juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal, em Curitiba, para julgar Lula.

No dia 18 de março, o ministro Gilmar Mendes suspendeu a posse de Lula na Casa Civil, por entender que a nomeação do ex-presidente teve mesmo o objetivo de livrá-lo de Moro e colocá-lo sob a jurisdição do STF, por meio do foro privilegiado garantido aos ministros de Estado pela Constituição.

A investigação na Operação Lava Jato apura possível favorecimento de Lula na compra de um apartamento no Guarujá (SP) da empreiteira OAS, e por benfeitorias em um sítio frequentado pelo ex-presidente em Atibaia, no interior de São Paulo.

A defesa de Lula argumenta que o juiz federal Sérgio Moro tenta intervir na organização política do país. A afirmação está no pedido dos advogados para que o Supremo revogue da decisão de Gilmar Mendes, que suspendeu monocraticamente a posse de Lula na Casa Civil.

quinta-feira, abril 07, 2016

Convite da programação de culminância do projeto: AGENDA16, "UM PACTO PELA VIDA".


Inscrições para tutor do PET Conexões de Saberes seguem até sexta-feira.

Terminam nesta sexta-feira, 8, as inscrições para uma vaga de tutor do PET Conexões de Saberes Comunidade Urbana – Direito à Cidade, Diversidade de Saberes e Lutas Populares. Os candidatos devem pertencer ao quadro permanente de docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) sob regime de dedicação exclusiva, entre outros requisitos estabelecidos em edital.

Os interessados devem enviar para o e-mail: programasufrn@hotmail.com o projeto com a proposta de ação e a cópia do Currículo Lattes, que serão analisados pela comissão seletiva e referendados pelo Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação. O resultado final será publicado até às 17h, do dia 13 de abril, no endereço da Pró-reitoria de Graduação (prograd.ufrn.br), em que também está disponível o edital da seleção.

Silvia Poppovic é demitida da Jovem Pan após discordar de críticas contra o PT.

Após um tempo apagada da mídia, Silvia Poppovic vinha sendo mais visível desde sua contratação para a Jovem Pan. Maior rádio do país, esta sempre foi famosa por colocar seus contratados a estarem contra as atitudes do governo e defendendo uma postura rígida diante de figuras políticas favoráveis ao PT. Porém, apesar de funcionária, isto de nada impedia que ela criticasse os comentários de seus colegas.

Estes que são geridos pela emissora fizeram com que a jornalista fosse demitida sem mais nem menos. Por lá apresentando o “Jornal da Manhã”, simplesmente de uma hora para a outra não apareceu mais no ar e de maneira desrespeitosa teve seu vínculo desfeito.

Em entrevista a coluna Vem, gente! do “iG”, Poppovic falou sobre a demissão e afirma estar aborrecida com a emissora. “Estou chateada pelo jeito como foi feito. Essas coisas são feitas de outra maneira. Não é assim, te chama e te manda embora […] Eu tenho um contraponto com opiniões mais radicais. Acho que essa é uma maneira de ensinar e ajudar o público a entender o assunto e não só colocar lenha na fogueira […] Fui pega de surpresa“, declarou.

Juiz manda intimar Dilma e novo ministro em ação sobre ‘vazamento’.

O juiz federal Augusto César Pansini Gonçalves mandou intimar a presidente Dilma Rousseff e o ministro da Justiça, Eugênio Aragão, em ação popular movida pelo deputado Fernando Francischini (SD-PR). O processo corre na Justiça Federal do Paraná e foi protocolada no fim de março. O magistrado mandou a ação seguir com urgência.

O processo ajuizado por Francischini é baseado nas afirmações de Eugênio Aragão dadas ao jornal Folha de S.Paulo, em 19 de março. O ministro disse na ocasião que não toleraria vazamentos de investigações e que, se ‘cheirar vazamento’ por um agente, a equipe inteira seria trocada, sem a necessidade de se obter prova.

O juiz Augusto César Pansini Gonçalves indeferiu o pedido liminar de Francischini que solicitava a ‘abstenção do Ministro da Justiça de promover a alteração da cadeia de comando na Polícia Federal que detém a incumbência de atuar em conjunto com a 13ª Vara Criminal Federal’, incluindo ‘todos os agentes, Delegados Federais e Superintendente Regional do Paraná’, a não ser nas hipóteses fixadas pela Lei nº 12.830/2013.

“Soa inadequado o pronunciamento de Eugênio Aragão, novo Ministro da Justiça. Sua fala sugere, prima facie, que a troca de comando na Polícia Federal não terá a finalidade de punir servidores faltosos, mas a de manietar a Operação Lava Jato”, afirmou o juiz. “De toda forma, e ainda que considere verossímeis as alegações do autor, este Juízo não pode conceder a liminar pleiteada.”

O magistrado anotou. “Próceres do Partido dos Trabalhadores, especialmente o ex-Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (investigado, ressalte-se, na Operação Lava Jato), vinham fazendo seguidas críticas à atuação do antigo Ministro da Justiça, e hoje Advogado Geral da União, José Eduardo Cardozo, alegando que ele não “controlava’ a atuação da Polícia Federal, intimidações que, aliás, precipitaram a sua saída do Ministério da Justiça.”

Sinte-RN convoca funcionários da educação do Estado e Município de João Câmara/RN para Assembleia dia 11.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte – Sinte –RN , regional de João Câmara, está convocando os funcionários da Educação do Estado e Município para Assembleias que serão realizada na próxima segunda-feira(11).

A primeira será com os funcionários da Educação da rede municipal, às 14h na Câmara de Vereadores antes da sessão ordinária da casa. Nessa haverá informes gerais com relação ao PCCR –Funcionários e piso 2016.

A segunda Assembleia será à noite, com início às 19h Na Escola Estadual Francisco de Assis Bittencourt. Na pauta: Plano de Carreira, posicionamento dos funcionários/as para pagamento do atrasado do Plano de Carreira e informes gerais.

Gargalheiras recebe boa recarga d’água e já pode voltar a abastecer Acari/RN.

As recentes chuvas que caíram no estado trouxeram um pouco mais de esperança ao povo potiguar. Alguns reservatórios que estavam completamente secos receberam alguma recarga e foi possível ter uma sobrevida para seus usos. Um deles foi a Barragem Eurico Gaspar Dutra, também conhecida como Gargalheiras, em Acari no Seridó. De acordo com o último levantamento realizado pelo Instituto de Gestão de Águas do Estado do Rio Grande do Norte (IGARN), no dia 7 de abril o reservatório recebeu 1.286.396 metros cúbicos.

Comparando com o levantamento do dia 21/03 o reservatório teve um aumento de 2,89% em sua capacidade, visto que ele tinha naquela data apenas 0,02%. Uma reserva de apenas 9.755 metros cúbicos hoje já tem o volume de 1.296.151 m³.

Devido à baixa quantidade a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) não usava a água do reservatório para abastecer a população de 11.012 habitantes da cidade de Acari desde setembro de 2015. Todavia, após análise do IGARN já existe a previsão de que em 15 dias a Caern já esteja liberada para usar o recurso hídrico do reservatório para o uso humano daquela cidade.

INFOSERV INFORMÁTICA a sua loja especializada em assistência técnica para computadores e notebooks de João Câmara/RN.

A Loja INFOSERV INFORMÁTICA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA, especializada em serviços de assistência técnica em computadores e notebooks como formatação, manutenção preventiva, configuração de redes com fio e sem fio, peças e acessórios de informática.  
 
A loja está localizada na cidade de João Câmara/RN, oferecer serviços rápidos e eficientes aos clientes: “O Computador tornou-se uma ferramenta de trabalho e de entretenimento essencial e geralmente apresenta problemas. Um conserto rápido é o que o cliente mais deseja de uma assistência técnica.

Conheça os preço e visite a INFOSERV INFORMÁTICA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA que está localizada na rua Da Esperança, no centro da cidade de João Câmara/RN. Telefones para contato:(84) 3262-2596 / 98808-1380 e 99442-0598.

SEEL abre inscrições para os Jogos da Juventude Escolar do RN.

A Secretaria de Estado do Esporte e Lazer do Rio Grande do Norte já abriu as inscrições para os V Jogos da Juventude Escolar do Rio Grande do Norte (JUVERNS 2016), nas categorias de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos (masculino e feminino). O termo de adesão e inscrição online para as modalidades coletivas podem ser realizadas até o dia 30 de abril no site da SEEL (www.seel.rn.gov.br).

As disputas regionais de futsal, basquetebol, voleibol e handebol começam no mês de maio, enquanto a fase final, que classificará as escolas para a etapa nacional, em João Pessoa-PB, será realizada entre os meses de junho e agosto.

Quanto às disputas das modalidades individuais, o coordenador dos JUVERNS, o professor da equipe técnica da SEEL, Fábio Bezerra Costa, informa que as inscrições serão realizadas no mês de maio. “O termo de adesão e inscrição online para os alunos que irão disputar badminton, judô, luta olímpica, atletismo, natação, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez, ginástica rítmica e ciclismo serão realizadas de 1º a 30 de maio no site da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer”, revelou.

Sepultamento do caminhoneiro Luiz Máximo será nesta sexta-feira (8).

Será nesta sexta-feira, 08 de abril em São Bento do Norte, o sepultamento do caminhoneiro Luiz Máximo Neto, que supostamente foi vítima de latrocínio, quando exercia seu trabalho dignamente para o sustento de sua família.

A família enlutada convida parentes e amigos para o velório que ocorrerá em sua residência na rua sulino silvestre, próximo aos correios em São Bento do Norte e em seguida o sepultamento que ocorrerá  às 15h30 também em São Bento do Norte.

Senado aprova MP destinada a pagamento de 'pedaladas fiscais'.

O Senado aprovou nesta quinta-feira (7) uma medida provisória que autoriza crédito extraordinário, no valor de R$ 37,6 bilhões, para pagamento de encargos financeiros da União e para três ministérios. A proposta já havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados e segue agora para a sanção presidencial.

Do total de crédito autorizado, R$ 15,1 bilhões são destinados para o pagamento de passivos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O Ministério do Trabalho e Emprego recebe R$ 10,9 bilhões que deverão ser destinados ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Já ao Ministério das Cidades foi destinado R$ 8,99 bilhões para quitar dívidas do programa Minha Casa, Minha Vida.

Na justificativa enviada ao Congresso, o governo federal explica que o repasse dos créditos atende à decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) em relação ao pagamento de passivos do governo federal a órgãos públicos.

Esses passivos, de acordo com o TCU, são as chamadas “pedaladas fiscais”, nome dado a práticas que o governo teria usado para cumprir as suas metas fiscais. O Tesouro Nacional atrasou repasses para instituições financeiras públicas e privadas que financiariam despesas do governo, entre eles benefícios sociais e previdenciários, como o Bolsa Família, o abono e seguro-desemprego, e os subsídios agrícolas.

Os beneficiários receberam tudo em dia, porque os bancos assumiram, com recursos próprios, os pagamentos dos programas sociais. Com isso, o governo registrou, mesmo que temporariamente, um alívio no orçamento. Mas a sua dívida com os bancos cresceu.

Trabalhadores da educação da rede municipal de João Câmara/RN fazem manifestação contra atraso no pagamento dos salários de março.

Depois de duas assembleias e até anuncio da suspensão das aulas temporariamente, os professores e demais trabalhadores em educação do município de João Câmara, foram as ruas e se concentraram em frente a sede da Prefeitura para reivindicar o pagamento do salário de março.

A mobilização ocorreu na manhã desta quinta-feira (7) liderada pelo Sindicato dos trabalhadores em educação do Rio Grande do Norte – Sinte – regional de João Câmara. Desde o final do ano passado, a prefeitura começou a atrasar o pagamento dos servidores municipais, o que tem provocado manifestações dos trabalhadores em educação.

Os trabalhadores em educação decidiram cumprir a ordem judicial que determinou a volta as salas de aula, mas se o pagamento não for efetuado nas próximas 48 horas, a categoria irá deliberar novas mobilizações.

Algumas imagens.



UFRN sedia II Encontro de Psicologia Fenomenológica do RN.

O Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promove, nesta sexta-feira, 8, o II Encontro de Psicologia Fenomenológica. O evento acontece a partir das 16h na sala 4 (1º andar) da Escola de Ciências e Tecnologia.

O projeto tem como objetivo divulgar e discutir a Psicologia Fenomenológica, principalmente no que tange ao campo clínico. Para isso contará com palestras de docentes de reconhecimento nacional nessa área e com atuação em intervenções em saúde mental e em clínica infantil.

Os palestrantes convidados são os professores Elza Dutra, da UFRN, Ana Maria Monte Coelho Frota, da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Ileno Izídio da Costa, da Universidade de Brasília (UnB). As inscrições para participar do evento podem ser feitas via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

Grupo é preso suspeito de fraude no ‘Minha Casa, Minha Vida’ na Paraíba.

Cerca de 50 pessoas eram usadas como laranjas em um esquema que acessava financiamentos para adquirir casas que não existiam em Santa Rita, na região metropolitana de João Pessoa, segundo a Polícia Federal.

O esquema foi desmantelado na manhã desta terça-feira (5) e o prejuízo à CEF gira em torno de R$ 5 milhões, segundo a PF. Segundo o delegado da PF Raone Aguiar, um dos presos é vinculado a uma construtora e os outros dois funcionavam como facilitadores do esquema.

“Eles conseguiam documentação falsa e com essa documentação, conseguiam que outras documentações perante a prefeitura e cartório também fossem obtidas, levando tanto prefeitura quanto cartório a erro. Com toda a documentação pronta, encaminhavam para a Caixa Econômica para obtenção do financiamento”, explicou do delegado. Segundo ele, os engenheiros da CEF eram levados a erro na hora das fiscalizações, sendo levados para casas que não eram alvo do financiamento.

PS.: “Juro que vou acreditar que engenheiros da CEF vão fiscalizar uma casa e não percebem que são levados para fiscalizar outra casa. Juro que vou acreditar. Eu acredito até que os recursos SAL GROSSO, que mantém condenados por prática de improbidade no exercício de cargo eletivo serão julgados antes do cometa Halley passar, porque não vou acreditar que engenheiro da CEF não sabe para onde está indo. E isto aconteceu somente uma vez? Foi só uma vez? Foi? Tem coisa que só acontece com engenheiro da CEF”.

Vovó Nenê é hoje a nossa aniversariante do dia.

Minha querida avó, você nasceu para viver o sonho de Deus com sua vida. Deus lhe deu capacidade para amar, cuidar, educar e ser o coração da nossa família.
 

Hoje posso ver que você é como uma flor apreciada por todos nós. Uma flor que todos querem tocar, e ao mesmo tempo proteger. Uma flor dada a cada um de nós por Deus. Por ser um sinal visível de seu amor por nós.
 

Eu peço ao Senhor que neste dia especial, a senhora receba Dele, o melhor em sua vida, o dom perfeito e toda boa dádiva. Nunca se esqueça que Deus fez da senhora uma grande mulher, e lhe deu capacidade e fé de cuidar de toda nossa família, sendo um exemplo de mãe, esposa, avó e mulher.
 

Eu amo a senhora, Deus lhe derrame muita alegria, saúde e paz.
 
Feliz Aniversário.