sexta-feira, abril 08, 2016

O que fazer quando se está desempregado e com o nome sujo.

Segundo pesquisa nacional Perfil do Consumidor Inadimplente, feita pelo  SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), referente ao primeiro trimestre de 2016, 41% dos entrevistados não conseguiram pagar as contas em dia porque perderam o emprego. A redução da renda foi o segundo principal motivo a levar à inadimplência, com 18% de menções. Ainda segundo o levantamento, o desemprego contribuiu para a inadimplência especialmente no caso de famílias que recebem até três salários mínimos e entre três e dez salários mínimos.

Quem tem o nome sujo tem dificuldades para tomar crédito, seja para algo corriqueiro como uma compra no supermercado, ou para situações mais complexas, como financiamento de um carro ou imóvel.

Por mais preocupante que seja uma situação de desemprego associada ao nome sujo, se descabelar não vai ajudar. Será necessário disciplina e determinação para resolver o problema.

A situação de quem fica desempregada pode variar muito. Algumas pessoas, quando perdem o emprego, podem contar com uma reserva financeira criada justamente para casos emergenciais como demissão. Já em outros casos, a pessoa perde o emprego e não tem recursos para arcar com as despesas.

Outra providência essencial é tentar renegociar as dívidas. A primeira coisa que o consumidor deve fazer é procurar o credor e tentar renegociar os pagamentos, tentar modificar prazos e juros, tentar diminuir o peso das dívidas. Geralmente, o próprio credor vai procurar algo melhor para facilitar o pagamento, pois ele também tem o interesse em receber.

Vale lembrar também que caso a negociação esteja complicada, é possível buscar o intermédio de um juizado especial. A intervenção judicial é indicada para os casos em que forem cobrados juros abusivos.

Se você perdeu o emprego e está inadimplente, informe-se sobre planejamento financeiro. Pesquise sobre o assunto na internet e em livros. “Aproveite” o tempo livre extra para se informar a respeito.
Depois que você tiver conseguido pagar as dívidas, o credor é obrigado a retirar seu nome do cadastro de pessoas inadimplentes em até cinco dias úteis. Via PnAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário