sábado, agosto 15, 2015

Polícia tenta identificar mulher que abandonou criança em BRT.

A polícia tenta identificar quem é a mulher que aparece em imagens das câmeras de segurança do BRT abandonando uma criança de 3 anos no terminal Alvorada, na quinta-feira (13).

O vídeo mostra mulher entrando na estação com a criança no colo, às 11h30. Em seguida, os dois pegam um ônibus. Uma hora depois, desembarcam na Alvorada e seguem até o quiosque de uma empresa telefônica. A mulher conversa com a vendedora, deixa a criança com ela e vai embora.

Segundo a investigação, ela disse que tinha acabado de encontrar o menino e que ele estava perdido no terminal. Também falou que chamava Patrícia e deixou o telefone, mas o número era falso.

Desesperada, a vendedora correu chamar o policial da plantão. O soldado Raphael Florêncio pegou o menino no colo e rodou o terminal atrás de algum parente. Depois, levou a criança, que tem dificuldade na fala e para andar, para o centro de assistência social do BRT. Registrou o abandono na delegacia e levou o menino para um abrigo.

“Não estava sujo, não tava maltrapilho. Não estava maltratado", disse Florêncio.

O PM conta que, no mesmo dia, um homem e uma mulher que se identificaram como tio e avó do menino foram ao terminal Alvorada atrás de informações sobre a criança.

Por ordem da Justiça, a criança está temporariamente na casa de uma família do programa família acolhedora.  O caso foi encaminhado para a Delegacia de Descoberta de Paradeiros para encontrar a mãe do menor. Via g1.

Frente Parlamentar realiza ação contra violência sexual infantojuvenil.

Os alunos da Escola Municipal Profª Josefa Botelho, em Ponta Negra, tiveram uma aula diferente nesta sexta-feira (14). Trata-se da terceira edição do Projeto “Escola na Frente”, de iniciativa da Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal de Natal. A vereadora Júlia Arruda (PSB), presidente da Frente Parlamentar, mediou o debate entre alunos e educadores sobre o enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Participaram do encontro, representantes do Conselho Especializado em Assistência Social (CREAS), do Conselho de Assistência Social (CRAS), da 2ª Vara da Infância e da Juventude e do Conselho Tutelar da Zona Sul, além do vereador Emanoel do Cação (PP).

As crianças na idade entre 8 e 11 anos se apresentam nas estatísticas das instituições de defesa de crianças e adolescentes no país como as mais vulneráveis às violências, com destaque a violência sexual. Nesse sentido, quanto mais a criança tiver conhecimento sobre seus direitos e as possíveis transgressões por parte dos adultos, mais ela poderá se proteger e “evitar” situações de violência.

Canoeiro é suspeito de jogar filho de 4 meses no Rio Negro, diz polícia do AM.

Um canoeiro tem sido procurado pela polícia desde a madrugada deste sábado (15) em Manaus. O homem é suspeito de ter jogado o próprio filho, de quatro meses de idade, no Rio Negro após uma discussão com a mãe da criança sobre o pagamento de uma pensão. Segundo a Polícia Civil, o homem também tentou matar a ex-companheira. A criança ainda não foi localizada.

A mulher, que mora em Manacapuru, a 68 km de Manaus, chegou à capital ainda na manhã da sexta-feira (14) para conversar com o homem sobre o valor da pensão do filho. Os dois se encontraram por volta das 18h30 da sexta, segundo o delegado plantonista do 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP), Carlos Rufino.

"Ele a chamou para o Porto de São Raimundo, onde trabalha fazendo travessias, dizendo que ia pegar o dinheiro da pensão na casa do patrão, que fica ali perto. Quando eles estavam no meio do rio, o suspeito tentou matar a mulher", contou.

O homem teria usado uma corda para tentar enforcar a ex-companheira, mas a mulher conseguiu se desvencilhar do suspeito. Em depoimento à polícia, a vítima contou que, com raiva, o homem puxou a criança e a atirou no rio. "Na tentativa de fugir, ela também se jogou na água", contou o delegado, ressaltando que o suspeito teria tentado matar a vítima já na água ao passar diversas vezes com o motor da embarcação perto da cabeça da mulher.

A vítima conseguiu nadar até o Porto, onde procurou ajuda e foi encaminhada ao 19º DIP para registrar o Boletim de Ocorrência.

A criança ainda não foi localizada. O delegado contou que equipes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros têm realizado buscas desde a madrugada deste sábado (15). Via bol.

PROCON/RN notificou bancos para disponibilizarem segurança 24hs.

O PROCON/RN notificou os bancos da capital para que seja cumprida a lei municipal 0351/2011 que dispõe sobre a obrigatoriedade de segurança nos caixas eletrônicos e postos de atendimento inclusive no período noturno, domingos e feriados.  As instituições financeiras que não cumprirem o estabelecido nesta lei ficarão sujeitas a sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor.

Segundo o coordenador geral do PROCON/RN, Ney Lopes Jr, esta medida será tomada para garantir a proteção e segurança do consumidor quando for realizar qualquer tipo de transação bancária nos caixas eletrônicos durante e fora do período do expediente. “Os bancos terão que disponibilizar seguranças 24 horas para proteger o cidadão. A lei precisa ser cumprida em benefício da sociedade”, finaliza Ney Lopes Jr. Veja em anexo a notificação.

Hospital do RN vai afastar motorista de ambulância preso por embriaguez.

A direção do Hospital Ruy Pereira abrirá um processo administrativo para apurar o caso do motorista que foi preso por dirigir uma ambulância sob efeito de álcool na madrugada deste sábado (15) no bairro Tirol, na Zona Leste de Natal. Em nota, o hospital informou que o funcionário será afastado do trabalho.

“Aqui no Ruy Pereira nós orientamos a todos os funcionários sobre a questão na conduta no trabalho e no zelo pelos equipamentos. No caso desse motorista foi uma total irresponsabilidade o que aconteceu. Ele será afastado do trabalho e vamos abrir um processo administrativo para apurar responsabilidades", disse o diretor.

O diretor-administrativo do Ruy Pereira, Graciliano Sena, esclareceu que o motorista é do hospital, mas estava a serviço do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, também em Natal. A ambulância estava com a documentação atrasada desde 2010 e foi recolhida para o pátio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O veículo também pertencia ao Hospital Ruy Pereira e estava cedida ao Hospital Walfredo Gurgel. Via g1/RN.

Caixa faz manutenção em caixas eletrônicos neste fim de semana.

Os clientes da Caixa Econômica Federal não poderão fazer operações nos caixas eletrônicos na madrugada de domingo (16). O banco fará manutenção nos ambientes de autoatendimento da 1h às 4h.

De acordo com o banco, a pausa deve-se a uma atualização tecnológica nos caixas eletrônicos. A mudança objetiva melhorar a qualidade e a disponibilidade dos serviços aos clientes. 

O banco esclarece que os demais serviços de atendimento eletrônico, como cartões de débito e crédito, Internet Banking, Banking Móvel, Caixa Celular e Banco 24 Horas não serão afetados.

Artistas da Globo são proibidos de falar sobre Xuxa.

Xuxa estreia seu novo programa na Record nesta segunda-feira (17). No entanto, nenhum artista global, mesmo que amigo pessoal da apresentadora, poderá desejar sorte neste seu novo desafio profissional.

De acordo com a colunista Keila Jimenez, a Globo proibiu seus contratados de ao menos tocar no nome da apresentadora publicamente. Artistas como Bruna Marquezine, Renato Aragão, Ana Maria Braga e Faustão, que mantêm um laço forte de amizade com Xuxa, terão que mandar recado para a apresentadora apenas pessoalmente ou de forma que não exponha publicamente. E nada de mensagem nas redes sociais.

Antes desta possível proibição, Ana Maria Braga chegou a comentar que gostaria de participar do programa da apresentadora na Record caso fosse liberada pela Globo.

Sem muitas papas na língua, Fausto Silva é quem costuma citar artistas de outras emissoras em seu programa. Como grande amigo da apresentadora, será que ele vai conseguir “ficar quieto” e não desejar sorte para ela no próximo domingo (16), um dia antes da estreia de Xuxa.

Portaria do MEC determina novas regras para repasses do Pronatec.

O Ministério da Educação (MEC) publicou ontem (14), no Diário Oficial da União, novas regras para a oferta de cursos pela Bolsa-Formação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e (Pronatec). A partir do primeiro semestre de 2016, apenas as unidades de ensino nas quais pelo menos 85% dos estudantes se formarem receberão o repasse integral da carga horária dos cursos e será permitida a oferta de cursos de formação inicial e continuada na modalidade de ensino a distância.

De acordo com a portaria, o chamado Índice Institucional de Conclusão (IC), que é a relação entre concluintes dos cursos e o total de matriculados nas turmas, começará a ser calculado considerando as turmas concluídas a partir do dia 1º de janeiro.

As instituições que não alcançarem o índice de pelo menos 85% terão que compensar a evasão nos cursos por meio de devolução de recursos, ou repondo o montante devido no processo seguinte em forma de vagas ou de horas-aula.
 
Também será implementada a dupla confirmação de assiduidade: tanto aluno quanto instituição, deverão confirmar a presença em cada aula. Segundo o MEC, as novas regras tornam mais rigorosos os critérios de repasses para o programa.
 
A portaria define ainda que a Bolsa-Formação poderá financiar cursos a distância. Uma nova portaria deverá trazer orientações complementares para esta modalidade.

A Bolsa-Formação do Pronatec é responsável pelo financiamento de cursos técnicos e de formação inicial e continuada nas redes públicas de educação profissional e tecnológica, serviços nacionais de aprendizagem (sistema S) e instituições particulares devidamente habilitadas pelo MEC. Segundo a pasta, para o ano de 2015 foram homologadas 288.237 vagas.

No total, em todas as modalidades do Pronatec, este ano, o MEC diz que serão ofertadas 1,3 milhão de matrículas. Entre os anos de 2011 e 2014, foram feitas mais de 8,1 milhões de matrículas em cursos de inicial e continuada e técnicos.

ABC perde para o Boa e encerra turno da Série B sem vencer em casa.

Dez. Esse foi o número de partidas em que o ABC jogou em casa no primeiro turno da Série B. Zero é o número de vitória jogando no Frasqueirão. Na tarde deste sábado (15), o Alvinegro recebeu o Boa Esporte-MG e foi derrotado mais uma vez. 1 a 0 a favor dos mineiros. O meio-campista Chapinha marcou o único gol do jogo aos 8 minutos do segundo tempo. A partida foi válida pela 19ª rodada da competição nacional.

Com mais um resultado negativo, o time potiguar termina a primeira fase da Segundona na 18ª posição, com 17 pontos. Até o desfecho da rodada, o Alvinegro pode ser ultrapassado e encerrar o turno na 19ª colocação, a frente apenas do Ceará-CE. O Boa é o 16º colocado, agora com 22 pontos e empurrou a Luverdense-MT, que tem 20, para o Z4.

Arrecadação do RN atinge meta pela primeira vez em 2015.

A Secretaria de Estado da Tributação (SET-RN) arrecadou em julho de 2015 R$ 415.219.000,00 em tributos. O Rio Grande do Norte voltou a apresentar crescimento real de arrecadação, o que não acontecia desde janeiro. Em relação ao mesmo período do ano passado a arrecadação do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), em particular, teve um incremento nominal de 12,86%.

Descontada a inflação do período (9,4%), o crescimento real deste imposto arrecadado em julho de 2015 foi de 3,16% maior do o arrecadado em julho do ano passado.   Mesmo sendo a terceira maior arrecadação já obtida pelo estado, ela ainda ficou R$ 8,707 milhões de reais aquém da meta estabelecida na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), apresentando uma frustação de receitas que tem acontecido por diversas vezes desde o segundo semestre do ano passado, aqui e, de forma mais severa, em todo o país.

De acordo com as informações da Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças (Seplan), de janeiro a julho de 2015, o RN teve suas receitas frustradas, em relação ao orçado da Lei Orçamentaria Estadual (LOA) na seguinte dimensão: no ICMS de 1,9%; no Fundo de Participação do Estado (FPE) na ordem de 103 milhões (5%) e nos royalties, o maior módulo, diferença negativa de 44,3%, superando a cifra de 86 milhões de reais.

Uendel e Renato Augusto desfalcam o Corinthians contra o Avaí.

O Corinthians não terá Uendel e o meio-campista Renato Augusto para o duelo contra o Avaí, domingo, às 16h, na Ressacada pelo Brasileirão. O lateral-esquerdo sofreu edema na coxa direita na partida contra o Sport, quarta, e não havia participado dos treinamentos dos últimos dias.

Um dos jogadores que mais defendeu o clube na temporada, Renato Augusto apresenta forte desgaste físico e acabou vetado pela comissão técnica para o jogo em Santa Catarina.  

Para as vagas, Tite escalará Guilherme Arana e Rodriguinho. Líder do Brasileirão, o Corinthians terá para domingo a seguinte formação: Cássio; Fágner, Gil, Felipe e Guilherme Arana; Bruno Henrique, Elias, Rodriguinho e Jadson; Malcom e Luciano.

Federação de Judô do RN promove seletivas para o Campeonato Brasileiro.

A Federação de Judô do Estado do Rio Grande do Norte (FJERN) vai realizar no dia 16 duas seletivas de Campeonato Brasileiro, uma para o Sub-13 e a outra para o Sênior.

As seletivas ocorrerão no próximo domingo, no ginásio do Colégio Maristella, a partir das 9h.

As lutas do Sub-13 serão nas categorias: masculino (-31kg, -34kg, -38kg, -42kg, -47kg, -52kg, +52kg) e feminino (-26kg, -31kg, -38kg, -42kg, -47kg, -52kg, +52kg). Os técnicos são Ivan Pacheco e Alexandre Magno.

As disputas da classe Sênior começam às 11h nas seguintes categorias: masculino (-55kg, -60kg, -66kg, -73kg, -81kg, -90kg, -100kg) e feminino (-48kg, -52kg, -57kg, -78kg, +78kg).

A competição nacional da classe Sub-13 vai ser realizada de 19 a 20 de setembro, no município de Lauro Freitas, na Bahia, enquanto o Campeonato Brasileiro Sênior será em Maceió-AL, no período de 10 a 11 de outubro.

Depois de sete semanas de alta, dólar cai e fecha abaixo de R$ 3,50.

Depois de uma semana de oscilações, a moeda norte-americana fechou a semana em queda. O dólar comercial caiu R$ 0,031 (-0,87%) e encerrou a sexta-feira (14) vendido a R$ 3,483. Após sete semanas seguidas de alta, a cotação caiu 0,71% nesta semana.

A moeda operou em queda durante toda a sessão. Na mínima do dia, por volta das 11h50, chegou a ser vendida a R$ 3,461. Nas horas seguintes, o ritmo de queda diminuiu. Na última hora da sessão, a cotação voltou a ficar acima de R$ 3,48. A divisa acumula alta de 1,71% em agosto e 31% em 2015.

Desde que a equipe econômica anunciou, há três semanas, a redução para 0,15% do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país) da meta de superávit primário (economia para pagar os juros da dívida pública), a alta do dólar acelerou-se. Segundo economistas ouvidos pela Agência Brasil, a possibilidade de o país perder o grau de investimento das agências de classificação de risco pressionou o câmbio, que deve se acomodar em um novo patamar.

Netinho cai no choro em sua volta aos palcos.

Após 2 anos longe dos palcos, o cantor Netinho voltou a se apresentar em um especial "Globo de Ouro" de Axé para o canal pago Viva.

Além de uma fila de famosos e amigos no camarim querendo abraçar Netinho, o cantor não conteve a emoção quando subiu ao palco.

Ainda debilitado por problemas de saúde, Netinho chorou várias vezes e pediu ao público que o ajudasse cantar sucessos como "Mila".

O cantor não segurou a emoção e foi às lágrimas durante a gravação do programa no Teatro Castro Alves, em Salvador, ontem, 14.

Foi a primeira apresentação pública do cantor após um longo período afastado. O cantor teve um AVC em 2013 e ficou muito tempo internado. "Aprendi a chorar pela felicidade, vou pedir a ajuda de vocês para cantar porque minha voz ainda está pequenininha", disse o cantor, chorando.

Mesmos se apresentando sentado, Netinho pretende voltar a fazer shows pelo país e quer gravar um novo CD.

O canal pago Viva, da Globosat, está preparando esse especial para comemorar os 30 anos da Axé Music no Brasil. Tratam-se de seis edições inéditas do "Globo de Ouro Palco Viva", totalmente dedicadas ao ritmo baiano.

Com estreia em 19 de outubro, o "Globo de Ouro" especial vai reunir artistas consagrados da música baiana, como Ivete Sangalo, Margareth Menezes e Gilberto Gil. A produção do programa fez de tudo para Netinho poder participar.

Dilma e Lula têm encontro reservado em Brasília neste sábado.

Em busca de alternativas para a crise que tem abalado o governo, a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva marcaram um café da manhã neste sábado, 15, no Palácio da Alvorada. O encontro não consta da agenda oficial de nenhum dos dois. A assessoria de imprensa do Planalto assim como a do ex-presidente Lula não repassaram informações sobre o encontro. O jornal O Estado de S. Paulo apurou que o café da manhã seria apenas entre os dois, sem a presença de nenhum ministro.

Durante a semana, Dilma participou de eventos em Brasília e em cidades nordestinas com plateias formadas majoritariamente por movimentos sociais favoráveis a ela. Lula cumpriu uma série de agendas na capital federal nesta semana. Na noite de sexta-feira 14, o ex-presidente participou, em Brasília, de um seminário sobre Educação. Em entrevista, ao deixar o evento, disse que protestos são uma manifestação da sociedade, da democracia.

“Eu sou o único cara do mundo que não pode reclamar de protesto. Eu fiz protesto a vida inteira. E protestar, fazer oposição, tudo faz parte do jogo político, cansei de fazer (protesto)”, disse ao ser indagado sobre as manifestações previstas para o domingo, 16. “Democracia não é um pacto de silêncio, é uma sociedade em movimento em busca de novas conquistas”, afirmou o ex-presidente ontem.

“Chiquititas” termina como a segunda novela mais longa da TV brasileira.

O SBT levou ao ar nesta sexta-feira o último capítulo do segundo remake da novela “”Chiquititas”, adaptado pela autora Íris Abravanel. A trama entrou para a história como a segunda novela mais longa da televisão brasileira, se considerarmos apenas as que foram ao ar sem interrupções entre temporadas.

“Chiquititas”, no Brasil, só perde para a novela “Redenção”, da extinta TV Excelcior, que ficou no ar por 596 capítulos. A trama do SBT somou 546 capítulos.

Se consideradas novelas que tiveram temporadas, “Chiquititas” ganha de todas. Mas calme, trata-se da primeira versão produzida pelo SBT entre 1997 e 2001, que totalizou incríveis 807 capítulos. Para se ter uma ideia, a segunda colocada, a saga “Os Mutantes”, somou 583 capítulos.

PF acha cocaína em batons e pinguins de geladeira em aeroporto.

A Polícia Federal prendeu em flagrante no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos/Cumbica, duas mulheres, uma filipina e outra venezuelana, que pretendiam embarcar para o exterior com um total de 7,5 quilos de cocaína na bagagem.

Uma delas, de 24 anos, filipina, ia para Manila e levava o pó branco (6 quilos) acondicionado em 252 frascos de batom. A outra venezuelana de 27 anos, ia para Abu-Dhabi (Emirados) e tentou estratégia diferente – ocultava um 1,5 quilo da droga em pinguins de geladeira em uma das malas.

As prisões ocorreram na noite desta quinta-feira (13). Elas foram autuadas na Delegacia Especial da PF no Aeroporto. As duas mulheres foram levadas ao presídio feminino da capital por tráfico internacional.

Natal sedia competição nacional de atletismo neste fim de semana.

A capital será sede, neste fim de semana (15 e 16), de mais uma edição do Troféu Norte-Nordeste Caixa de Atletismo de Menores. Essa é a segunda vez que Natal recebe a competição que é promovida pela Federação Norte-Rio-Grandense de Atletismo e tem o apoio da Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL).

As provas serão disputadas na pista do Centro de Treinamento de Alto Rendimento do campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). No sábado (15) a programação começa às 8h e segue até 18h30.

No domingo (16) o início também está previsto para 8h com término às 17h. São esperados mais de 200 atletas com até 17 anos de 14 estados do Norte e Nordeste do país. A entrada nos dois dias do evento é gratuita.

SINTE/RN convoca professores de Natal para assembleia que discutirá indicativo de greve.

A direção do SINTE/RN está convocando, mais uma vez, os professores da rede municipal de Natal para participar de uma assembleia geral, que será realizada no dia 19 de agosto, às 14h30, na ASSEN. 

Estará em pauta o indicativo de greve para a categoria.

Brasil, Coreia, Holanda e Rússia defendem prioridade do ensino técnico para competitividade.

Um documento com oito pontos relacionados ao desenvolvimento da educação profissional foi assinado ontem sexta-feira (14) por ministros de Brasil, Coreia, Holanda e Rússia, reunidos em São Paulo. O conteúdo da carta foi apresentado durante a Conferência Internacional de Ministros – Educação para o Mundo do Trabalho: Educação Profissional, dentro da programação da WorldSkills São Paulo, que segue até domingo (16).

O que uniu países de realidades tão diferentes em torno das mesmas propostas foi a necessidade de respostas mais eficazes para os elevados índices de desemprego entre a população jovem. O encontro também foi realizado com objetivo de apoiar o desenvolvimento econômico dos países, por meio do aumento da produtividade do trabalho.

Durante a conferência, os representantes dos governos dos países apresentaram as principais políticas já desenvolvidas nesse setor. Apesar das semelhanças nos desafios que ainda precisarão enfrentar, há diferenças relevantes em como a educação profissional tem sido tratada por esses países.

De acordo com o diretor geral do Emprego e Trabalho da Coreia do Sul, Jong Kil Park, a educação profissional foi um fator-chave para o rápido desenvolvimento econômico registrado no país desde os anos 1970. O país – cujo Produto Interno Bruto (PIB) per capita saltou dos US$ 90 para US$ 28,4 mil entre 1963 e 2015 – optou, quatro atrás, por ampliar a oferta desse tipo de educação. Em 1970, formavam-se 99 mil pessoas ao ano. Em 2012, esse índice foi 18,3 milhões de pessoas. “A cada ano, dois bilhões de dólares são utilizados para financiar a educação profissional”, revelou Park.

Os Países Baixos registram algumas das as menores taxas de desemprego entre jovens de toda a União Européia: 8% contra índices que chegam a 50% na Espanha e na Grécia. Segundo a ministra da Educação, Cultura e Ciência dos Países Baixos, Jet Bussemaker, é a formação para o trabalho, disseminada em todo o sistema educacional, que permite essa diferença. De acordo com ela, os jovens do ensino secundário têm aulas teóricas e práticas ao longo de sua formação básica. Já na educação profissional, além da formação básica, os estudantes são qualificados dentro das empresas em atividades realizadas dois dias na semana.

Jovem do interior de São Paulo busca ajuda na internet e perde 60 kg.

A dona de casa Tayna Cris César, de 20 anos, chegou a pesar 123 kg depois de ter sua primeira filha, hoje com três anos. Entre as histórias que coleciona das dificuldades que o excesso de peso trouxe para sua vida está a do dia em que ficou presa na catraca do ônibus e a da festa de casamento a que teve que ir de legging por falta de roupas que servissem.

Ela conta que nunca foi magrinha. Na adolescência, chegou a pesar 83 kg e, antes da gravidez, pesava 74 kg. Mas foi depois da gravidez que chegou ao peso máximo: 123 kg. “Acho que foi a ansiedade porque morava em uma cidade e, quando casei, tive que mudar para outra. Os meus parentes ficaram todos longe e eu passava o dia em casa comendo.” Ela vive hoje em São José do Rio Preto, interior de São Paulo.

Como almoçava sozinha, acabava recorrendo a pães, lanches, salgadinhos e outras besteiras em vez de preparar uma refeição mais equilibrada. Quando chegava a noite, estava morrendo de fome e exagerava no prato de arroz, feijão ou massa. “Comia muito errado. Nunca curto muito doce, o meu ponto fraco era mais a massa.”


Quando decidiu que precisava fazer alguma coisa a respeito do excesso de peso, começou a pesquisar páginas na internet que reuniam pessoas que estavam na mesma situação que ela ou que já tinham conseguido emagrecer com sucesso. Foi assim que ela se inspirou e aprendeu tudo o que sabe sobre alimentação saudável.

O primeiro passo foi passar a comer a cada 3 horas, cortar frituras, refrigerantes, embutidos e trocar pães e massas pelas versões integrais. Hoje, come pão integral, leite desnatado e requeijão light no café da manhã. Nos lanches da manhã e da tarde, ela escolhe entre fruta ou iogurte. No almoço e no jantar, limitou a quantidade de arroz e feijão para três colheres de cada, além de legumes, salada e uma carne magra.

“No começo, é muito difícil porque o corpo sente falta de alguns hábitos, mas depois de umas duas semanas, vai ficando mais fácil. Também fui aprendendo a deixar os pratos mais gostosos”, diz. Seu marido apoiou sua decisão de mudar sua alimentação, mas não a acompanhou na nova dieta. Por isso ela ainda tinha que lidar com a tentação de o ver comendo guloseimas proibidas para ela.

Mas o esforço valeu a pena. Depois de perder os primeiros 4 kg, ela se animou a ir à academia, onde faz musculação e exercícios aeróbicos. Ela chegou aos 63 kg e se sente satisfeita. “Só tenho vontade de definir mais o corpo. Sinto orgulho porque é muito difícil, chorei muito.” Se antes Tayna tinha que se contentar com os modelos de roupa que encontrava em seu número, que às vezes a deixavam parecendo mais velha, hoje pode escolher a roupa que quiser nas lojas. Via g1.

Baiana de 4 anos supera doença rara e pinta quadros com a boca.


Luísa tem apenas quatro anos e já é exemplo de força e superação.  Mesmo sem poder usar as mãos, ela faz trabalhos em pintura usando a boca. A menina já fez até exposição. Sempre alegre, Luísa é uma verdadeira pimentinha, a princesinha da casa

— (Sou) linda, maravilhosa, eu sou uma estrela, eu sou famosa.

A menina nasceu com uma síndrome rara chamada artrogripose, que entorta as articulações e prejudica os movimentos de braços e pernas. A avó de Luísa, dona Ivanete, conta que a família valoriza o que tem e não fica se lamentando pelo que não tem e é isso que passa para a neta.
 
— Eu costumo dizer: a gente tem que valorizar o que tem e não se apegar ao que não tem. Ao invés de ficar se lamentando porque não anda, porque isso, porque aquilo, vou valorizar o talento que ela tem. É isso que faço e passo para ela 

A avó lembrou que foi uma surpresa quando ela nasceu e a família descobriu a doença, mas Luísa mostrou, desde cedo, que é muito inteligente.

A menina vive com o pai e os avós na capital baiana. Dona Ivanete vende quentinha e é com essa renda que consegue dar conta das despesas da neta, mas sabe que precisa mais. Ela sonha em encontrar um tratamento adequado para Luísa e sabe que precisa de ajuda.

— Uma água tem que dar, uma comida, levar ao banheiro, precisa de uma pessoa sempre com ela.

Luísa está crescendo e, talvez, não tenha ideia dos desafios que vai enfrentar, mas para dona Ivanete não importa o que virá pela frente, o que a menina precisa mesmo já tem de sobra: amor. Via r7.

Vereadores faltosos devem ter desconto em salário.

Um projeto de Resolução apresentado esta semana prevê punições aos vereadores que não justificarem suas ausências na Câmara Municipal de Mossoró. A iniciativa é da vereadora Izabel Montenegro (PMDB). A justificativa é para coibir aqueles que vêm registrando a presença e saem das sessões. Determinamos ainda, que a presença seja registrada no inicio, meio e fim da Sessão. “A nossa intenção ao apresentar esse projeto de Resolução é regulamentar os descontos aos vereadores que não participarem das sessões e que, por ventura não venha a apresentar a justificativa para a ausência”, explicou.

Em resumo, para não ter descontos em seus salários, o projeto indica que os vereadores devem justificar, por exemplo, casos de doença com a devida comprovação; luto com a devida apresentação de documentos comprobatórios e ainda os casos de missões oficiais.

Izabel Montenegro destaca que o documento justificando as ausências no plenário do Palácio Rodolfo Fernandes deve ser encaminhado à secretaria legislativa em até dois dias, para posteriormente ser alvo de apreciação por parte do presidente do parlamento.

Servidores municipais suspendem greves em Natal/RN.

Os sindicatos dos servidores da Saúde e da Guarda Municipal suspenderam ontem sexta-feira (14) as greves em Natal. A decisão foi tomada em assembleia e as duas categorias voltam ao trabalho neste sábado (15). Os servidores da saúde estavam em greve há 38 dias, desde o dia 8 de julho e os guardas estavam parados há 96 dias, desde 11 de maio.

A suspensão da greve foi possível depois que a prefeitura se comprometeu a suspender a portaria que autorizava o desconto das faltas, a devolver as faltas de 2014 e a retomar a negociação com os sindicatos. As informações foram repassadas pelos sindicatos.

Os sindicatos agendaram assembleias para o final de setembro e início de outubro, prometendo retomar o movimento grevista, caso a prefeitura não cumpra o prometido.

Últimos dias de inscrições para a contratação temporária da Fundac.

Se encerram no domingo, 16 de agosto, as inscrições para o processo seletivo de contratação temporária da Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (Fundac/RN). A seleção vai preencher 386 vagas nas unidades socioeducativas de todo Rio Grande do Norte.

Os editais de contratação temporária publicados no Diário Oficial do Estado no dia 30 de julho de 2015, contemplam profissionais assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, educadores, auxiliares de serviços diversos e motoristas.

O processo seletivo simplificado será realizado pela Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN). As inscrições estão sendo feitas exclusivamente pela internet através do site www.funcern.br. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais e o candidato deve escolher o município onde pretende atuar ainda no ato da inscrição.

Ministério da Saúde considera inaceitável atitude contra a estudante caicoense Ana Luíza Lima.

As agressões nas redes sociais contra a estudante de Medicina Ana Luíza Lima, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), são um atentado contra a liberdade de expressão e aos princípios de nossa democracia. O Ministério da Saúde considera inaceitável a atitude daqueles que, por meio da violência, tentam calar opiniões e fatos.

O depoimento da estudante durante a cerimônia de dois anos do Programa Mais Médicos traz à tona a dificuldade vivenciada pelos estudantes interessados em estudar Medicina e a necessidade de formar médicos nas regiões que mais precisam. A sua fala é uma demonstração pessoal e deve ser respeitada. O Ministério da Saúde tem convicção que o diálogo é necessário para a  construção de um país melhor para todos. Esperamos que as milhares de Anas Luízas espalhadas por esse país não se calem frente a esse lamentável episódio e possam continuar a criticar e a contribuir nas políticas públicas e avanços sociais do Brasil.

Campanha de vacinação contra pólio começa neste sábado.

A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite começa neste sábado (15) e vai até 31 de agosto em todo o país. Segundo o Ministério da Saúde, mais de 100 mil postos de vacinação estão em funcionamento neste sábado, "Dia D" da campanha. A meta é imunizar 12 milhões de crianças.

Além da vacina contra pólio, a campanha também inclui as outras vacinas previstas para crianças de até 5 anos no calendário vacinal básico. Os profissionais serão orientados a avaliar a caderneta infantil e a alertar os pais para imunizações vencidas ou em atraso. As doses atrasadas poderão ser aplicadas no mesmo dia ou agendadas para uma data mais adequada, segundo o ministério.

Devem ser vacinadas contra pólio crianças com idade entre 6 meses e 5 anos incompletos. A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença provocada por vírus que afeta o sistema nervoso e pode levar à paralisia irreversível dos membros.

Atualmente, o Brasil está livre da doença, mas a vacinação é fundamental para manter o vírus fora do país, segundo o Ministério da Saúde. O último caso no país foi registrado há 26 anos.

Entre 2013 e 2014, nove países registraram casos da doença: Afeganistão, Nigéria, Paquistão, Somália, Guiné Equatorial, Iraque, Camarões, Síria e Etiópia.

Prefeitura de Timbaúba abre processo seletivo simplificado.

A prefeitura de Timbaúba dos Batistas publicou edital de processo seletivo simplificado destinado ao provimento dos cargos do Quadro de Pessoal Temporário da Administração do Poder Executivo Municipal.
 
Serão disponibilizadas vagas de motorista, educador físico, assistente social, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, auxiliar de consultório dentário e motorista de ambulância  (CLIQUE AQUI e confira o edital completo).

De portas fechadas, ABC recebe Boa Esporte para encerrar jejum na Série B.

Na tarde deste sábado (15), o ABC vai entrar em campo pela 19ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, a última do primeiro turno. Punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), devido ao lançamento de fogos de artifício dentro do campo, o Alvinegro não vai contar com o seu torcedor para enfrentar o Boa Esporte-MG. A partida está marcada para as 16h30, no estádio Frasqueirão.

Na zona do rebaixamento, ocupando a 17ª posição, com 17 pontos, o time potiguar precisa da vitória para encerrar o jejum de sete jogos sem vencer e para não ficar mais distante da saída incômoda “zona da degola”.

Água começa a correr na transposição do São Francisco após os primeiros testes realizados.

O Ministério da Integração Nacional iniciou a primeira fase de testes com bombas que vão captar água para transposição do rio São Francisco. Os testes foram com equipamentos hidromecânicos da primeira estação de bombeamento do Eixo Norte da obra. Segundo o ministério, o primeiro acionamento teve êxito e aconteceu no município de Cabrobó (PE) – um dos dois locais onde o rio será dividido, e a água será levada por canais. “Durante os testes, a água percorreu 9 km e chegou até o reservatório de Tucutú, o primeiro do eixo. Os conjuntos de motobombas serão acionados diversas vezes para garantir o funcionamento pleno dos equipamentos“, informou o ministério.

Além das bombas, o ministério informou também que estão sendo testados os sistemas elétricos e de telecomunicações, válvulas, instrumentos de supervisão, painéis, motores e a verificação do fornecimento de energia elétrica em alta tensão, composto pelas subestações de energia e linhas de transmissão. O projeto de transposição prevê 477 quilômetros de extensão, sendo 260 quilômetros no Eixo Norte e 217 quilômetros no Eixo Leste. A obra está com um total de 76,7% de execução, com previsão de chegar a 78% em agosto. A previsão de inauguração do primeiro trecho é 2016.

Professor da UFRN lança livro sobre laboratório de telecomunicações.

Antônio Luiz Pereira de Siqueira Campos, docente do Departamento de Engenharia de Comunicações do Centro de Tecnologia, publicou no ultimo dia 10 de agosto, o livro “Laboratório de Princípios de Telecomunicações”, pela Editora Livros Técnicos e Científicos (LTC), especializada em publicações das Ciências Exatas.

Segundo o professor Antônio Campos, o livro é fruto de sua experiência de cinco anos à frente da disciplina de Laboratório de Comunicações II, lecionada no curso de Engenharia Elétrica, e chega ao mercado editorial para preencher uma lacuna na bibliografia acerca do desenvolvimento de práticas laboratoriais em telecomunicações no Brasil.

A obra
De acordo com a sinopse do livro, publicada pela editora, a obra se encontra dividida em quatro partes, que abordam os temas centrais em Telecomunicações: Sinais, Filtros e Ruídos (Parte I), Moduladores de Onda Contínua (Parte II), Moduladores Pulsados (Parte III) e Introdução a Sistemas de Comunicações (Parte IV).

“O conteúdo desta obra é facilmente adaptável aos laboratórios equipados, ainda que de forma parcial, já existentes nas instituições de ensino do país, visto que contempla o uso de materiais e equipamentos simples, encontrados em qualquer contexto laboratorial. Esta constante consideração das possibilidades didáticas da abordagem prática do conhecimento torna incontestável a importância deste livro”, diz a sinopse da editora.

Para adquirir o livro, nas versões impressa ou digital (e-book), basta acessar o link: http://www.grupogen.com.br/laboratorio-de-principios-de-telecomunicacoes.html.

O autor
Além de professor da graduação, Antônio Campos é também docente do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica e Computação (PPgEEC) e coordenador do Grupo de Pesquisa em Estudo de Estruturas Periódicas e Quase-Periódicas e suas Aplicações em Telecomunicações, ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Fátima e Gilvaldo discutem com governo realização da 1º Conferência Nacional do Artesanato.

A senadora Fátima Bezerra, o deputado Gilvaldo Vieira e a presidenta da Confederação Nacional dos Artesãos do Brasil, Isabel Gonçalves, participaram, na quinta-feira (13), de uma audiência com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, para discutir a realização da 1º Conferência Nacional do Artesanato e a regulamentação da profissão de artesão, prevista no Projeto de Lei 7755/2010, cuja tramitação está parada na Câmara dos Deputados.

A ideia de realização da conferência nasceu durante audiência pública, realizada no mês de maio no Senado, por sugestão de Fátima Bezerra, para discutir questões ligadas ao artesanato no Brasil. Segundo a senadora, o ministro foi muito receptivo e marcou uma nova reunião, para a próxima semana. “Esta conferência será um marco no ponto de vista da valorização do artesão e do fortalecimento do artesanato brasileiro”, disse. A reunião contou também com a participação de Márcia Oliveira, representante da Federação dos Artesãos do Rio Grande do Norte.

Itália resgata 320 imigrantes no Mar Mediterrâneo, 40 foram encontrados mortos.

A Marinha italiana resgatou mais de 320 imigrantes no Mar Mediterrâneo neste sábado, em um navio superlotado que estava ao norte da Líbia. Pelo menos 40 imigrantes foram encontrados mortos no barco de contrabandistas. Segundo representantes da Marinha, o resgate ainda está em andamento, e por isso não era possível determinar exatamente o número de mortos.

“Ainda estão contando as vítimas”, afirmou o ministro do Interior, Angelino Alfano. De acordo com uma emissora de TV da Itália, os imigrantes mortos foram encontrados no porão de um navio de contrabandistas superlotado.

Cerca de 2.100 migrantes morreram no Mar Mediterrâneo neste ano, tentando chegar à Itália, vindos da Líbia. Os migrantes têm recorrido a contrabandistas para fugir da guerra, perseguição ou a pobreza na África, Oriente Médio e outros lugares. De acordo com a Organização Internacional para Migração, a Europa deve receber um número recorde de migrantes pelo Mar Mediterrâneo neste ano.

A Grécia reportou a chegada de 134.988 pessoas da Turquia neste ano, enquanto a Itália resgatou 93.540 migrantes até julho. Somando os que chegam à Espanha e Malta, o número de imigrantes que cruzaram o Mar Mediterrâneo neste ano já soma 237.000 até julho, ante 219.000 em todo o ano de 2014.

Voz do Papa Francisco cada vez mais ouvida na ONU.

Falta pouco mais de um mês para a visita do Papa Francisco à sede das Nações Unidas, em Nova Iorque. Um evento que se tornou ainda mais significativo com o grande impacto que a Encíclica “Laudato si” tem tido na comunidade internacional. Entrevistado pela Rádio Vaticano, o observador permanente da Santa Sé na Onu, Dom Bernardito Auza, parte justamente desse fato em sua reflexão:

Fiquei bastante contente com as reações muito positivas em relação à Encíclica: todos falavam sobre ela já antes de sua publicação e, sobretudo, depois. Como dizia o diplomata de um grande país durante as negociações sobre o desenvolvimento sustentável: ‘Estamos aqui negociando duramente e dedicamos tanto tempo sobre o documento quadro para o desenvolvimento sustentável e, no entanto, parece que somente poucos se interessam realmente, mas todos, ou quase todos, sabem alguma coisa sobre a Encíclica!’ Penso que isso resume um pouco o interesse que a Encíclica suscitou, inclusive no âmbito da Onu. Posso dizer que estou muito contente porque também durante essas recentes negociações intergovernamentais sobre a ‘Agenda pós-2015 sobre o desenvolvimento sustentável’ muitas delegações citaram a ‘Laudato si’. Portanto, posso dizer que, no âmbito da Onu, a Encíclica foi muito bem acolhida”, disse Dom Bernardito Auza.

sexta-feira, agosto 14, 2015

Servidores do Itep cruzam os braços por 24 horas.

Os serviços do Itep em Natal e Mossoró estão parados nesta sexta-feira (14). Os servidores do órgão realizam uma paralisação por 24 horas para pressionar o Governo do Estado a aprovar o estatuto do Itep, que prevê a regulamentação de atividades da entidade e benefícios aos profissionais que atuam no local.

Durante a paralisação, que teve início às 7h e vai até as 7h de amanhã (15), os servidores deram um abraço simbólico na sede do órgão. Enquanto durar a paralisação, somente uma equipe estará atuando na remoção de cadáveres em todo o estado. Serviços como emissão de documentos de identidade, necrópsia e perícia estão suspensos.

Vacinação contra a paralisia infantil.



OPERADORA OI É ACIONADA POR PRATICAR ABUSOS CONTRA CLIENTES.

MP diz que serviço de atendimento (SAC) é de
MP diz que serviço de atendimento (SAC) é de “péssima qualidade”

A operadora de telefonia Oi foi acionada pelo Ministério Público da Bahia nesta quinta-feira, 13. A ação civil pública ajuizada pela promotora de Justiça Joseane Suzart acusa a empresa de cometer irregularidades e abusos contra os consumidores.

De acordo com o órgão, a Oi cobra serviços e produtos não solicitados pelos clientes, além de dificultar o cancelamento desses produtos, aplicando multas com “valor extorsivos”, segundo o MP. A promotora também critica o serviço de atendimento (SAC) da empresa, que foi considerado pelo MP como de “péssima qualidade” por fazer o “consumidor esperar muitas horas até ser atendido e o obrigando a repetir exaustivamente dados antes já obtidos”.

A ação ainda fala em propaganda enganosa,principalmente do serviço de internet de banda larga, que, segundo nota do MP,  a velocidade ofertada “raramente (é) condizente àquela contratada”. A Oi também é acusada de fornecer indevidamente os dados pessoais dos clientes a outras empresas.

A promotora solicita que a Justiça proíba a operadora de cobrar valores por serviços não solicitados, além de não poder ofertar produtos que não tem capacidade de oferecer, como a “internet de banda larga”. O MP também quer que a Oi retire “peças publicitárias enganosas”.
A Oi informou, por meio da assessoria, que a empresa ainda foi notificada, por isso não se pronunciaria.

Poluição atmosférica mata diariamente cerca de 4 mil pessoas na China.

A poluição atmosférica mata cerca de 4 mil pessoas por dia na China, sendo responsável por uma em cada seis mortes prematuras registradas no país mais populoso do mundo, mostra estudo da Universidade da Califórnia, em Berkeley.

Especialistas estimam que 1,6 milhão de pessoas morrem anualmente na China devido a problemas no coração, nos pulmões e a acidente vascular cerebral (AVC), provocados pelo ar extremamente poluído.

Estudos anteriores estimavam o número anual de mortes devido à poluição atmosférica entre 1 milhão e 2 milhões, mas esse levantamento utiliza dados recentes de monitoramento do ar.

Publicado na revista científica Plos One, o estudo atribui o problema às emissões resultantes da combustão de carvão – tanto para a produção de energia elétrica quanto para o aquecimento das casas – pelos elevados níveis de partículas registrados.

Foram feitas medições do ar em tempo real e, posteriormente, aplicados cálculos para estimar as mortes por problemas do coração, dos pulmões e por AVC, causadas por diferentes tipos de poluentes.

O principal autor da investigação, Robert Rohde, afirmou que 38% da população chinesa viviam em uma área com média de qualidade do ar a longo prazo insalubre, classificada pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos.

Ao contrário do que ocorre nos Estados Unidos, a poluição atmosférica na China é mais grave no inverno, devido à combustão de carvão para aquecimento das moradias e às condições meteorológicas que mantêm o ar poluído mais próximo do chão, explicou Rohde.

A capital da China, Pequim, foi escolhida recentemente para organizar os Jogos Olímpicos de inverno de 2022.

RÉUS NO CASO BERNARDO SERÃO JULGADOS POR JÚRI POPULAR NO RS.

Leandro Boldrini menino Bernardo Evandro Wirganovicz Graciele Ugulini Edelvânia Wirganovicz (Foto: Montagem sobre fotos/Reprodução)
Leandro Boldrini, Graciele Ugulini, Edelvânia e Evandro Wirganovicz irão a júri popular 

Os quatro acusados de participar da morte do menino Bernardo Boldrini, em abril do ano passado, no Rio Grande do Sul, irão a júri popular. A decisão do juiz Marcos Luís Agostini, responsável pelo caso, foi divulgada ontem quinta-feira (13). Cabe recurso.

São réus no caso o pai do menino, o médico Leandro Boldrini, a madrasta Graciele Ugulini e os irmãos Edelvânia Wirganovicz e Evandro Wirganovicz. Eles estão presos e respondem por homicídio qualificado e ocultação de cadáver, entre outros crimes.

Na sentença de 137 páginas, o juiz considera que há prova da materialidade e indícios suficientes de autoria em relação aos quatro réus. Assim, eles serão julgados pelo Conselho de Sentença do Tribunal do Júri, onde os jurados decidirão se são culpados ou inocentes. Ainda não há data para o julgamento.

O corpo de Bernardo Boldrini, de 11 anos, foi encontrado no dia 14 de abril de 2014 enterrado em um matagal em Frederico Westphalen, a cerca de 80 quilômetros de Três Passos, onde ele morava com a família. Ele estava desaparecido há 10 dias.

Segundo as investigações, o menino morreu após uma supordosagem do sedativo Midazolam, aplicada pela madrasta.  Edelvânia admitiu o crime e apontou o local onde a criança foi enterrada. Evandro teria ajudado a esconder o corpo, enquanto Leandro Boldrini teria atuado como mentor do crime.

De acordo com a denúncia do Ministério Público (MP), Leandro e Graciele foram acusadas de homicídio quadruplamente qualificado, Edelvânia de homicídio triplamente qualificado e Evandro de homicídio duplamente qualificado. Todos respondem também por ocultação de cadáver e Leandro ainda por falsidade ideológica. Via g1.

Sesap repassa R$ 1,5 milhão à Prefeitura de Natal para cirurgias eletivas.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) repassou nesta quinta-feira (13), para a Prefeitura de Natal, mais R$ 1,5 milhão referente ao contrato de co-participação firmado entre Sesap e Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) para realização de cirurgias eletivas.

O  atraso no repasse referente ao termo de cooperação entre Governo do Estado e Prefeitura de Natal gerou uma dívida de cerca de R$ 3,4 milhões da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) junto a fornecedores e prestadores de serviço. A co-participação abrange também Hospital Memorial para a realização de cirurgias eletivas na especialidade de ortopedia..

Pelo acordo  firmado o Governo do Estado deve repassar cerca de R$ 38 milhões aos municípios até dezembro para pagamento de serviços de alta complexidade.

Faça o download do APP “Vacinação em Dia.

O objetivo do APP “Vacinação em Dia” é estar presente no dia-a-dia da população oferecendo, em um dispositivo móvel, todas as informações necessárias para garantir imunização do cidadão e sua família. Faça o download!

Ayrton cara nova no Fluminense.

As lesões de Giovanni, que rompeu o ligamento cruzado do joelho, e Breno Lopes, que fraturou o nariz, deixaram a lateral esquerda como o setor mais carente do Fluminense.

Na quinta-feira, o lateral-esquerdo Ayrton, de 19 anos, foi incorporado ao elenco profissional. Ele foi contratado no começo da temporada para reforçar a equipe sub-20 do Fluminense vindo do ABC-RN e se tornou um dos jogadores no qual o clube mais aposta a curto prazo. 

A principal característica de Ayrton que nasceu na cidade de Carnaúba dos Dantas/RN é a velocidade.

A expectativa é de que Ayrton já possa ser relacionado para o jogo contra o Figueirense, domingo, no Maracanã.

Ministros do STF propõem aumentar seus próprios salários para R$ 39 mil.

O STF (Supremo Tribunal Federal) definiu na quarta-feira (12) a proposta de reajuste para os ministros da Corte e para os servidores do Judiciário da União. O salário dos ministros do STF, teto do funcionalismo público, terá um aumento de 16,3% e passará de R$ 33,7 mil para R$ 39,2 mil, a partir de janeiro de 2016. O projeto de lei que será enviado ao Congresso também prevê aumento de 41,47% para os servidores.

Para evitar o eventual veto da Presidência da República, o reajuste foi acertado com o Ministério do Planejamento, mas ainda depende de aprovação do Congresso para ser efetivado. A recomposição é referente aos anos de 2009 a 2014, período em que os salários dos ministros e servidores não foram reajustados.

No mês passado, a presidente Dilma Rousseff vetou integralmente, “por inconstitucionalidade e contrariedade ao interesse público”, o projeto de lei que reajustaria os salários dos servidores em até 78,56%. A questão é tratada pelo STF porque cabe à Corte enviar ao Congresso o projeto de lei que trata do reajuste da categoria.

JOVEM TEM MÃOS DECEPADAS POR CIÚMES DO NAMORADO.

Gisele Santos, de 22 anos, deixou de frequentar a escola, foi obrigada a encerrar as contas em redes sociais e já quase não saía de casa quando resolveu encerrar o relacionamento marcado pelo ciúme doentio do namorado Élton Jones Luz de Freitas, de 25 anos. Estava cansada das brigas diárias, que com frequência terminavam em agressões físicas, especialmente quando o parceiro estava sob efeito de drogas. Há onze dias, Gisele chamou o namorado para a conversa derradeira após sete anos de conflito – e que ela adiava sucessivamente por medo das consequências. Naquele domingo, a primeira reação de Freitas a surpreendeu: ele ajoelhou-se e implorou perdão. Mas Gisele seguiu firme em sua decisão: “Eu disse acabou. Ou você sai por aquela porta ou eu saio”. Foi quando Freitas explodiu em um rompante de fúria e cometeu um crime bárbaro que chocou a cidade de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Gisele foi espancada e teve as mãos e os pés decepados por um facão.

Depois da atrocidade, Freitas saiu de casa anunciando que iria se despedir da mãe porque seria preso. Entregou-se à polícia nas horas seguintes e confessou o crime. Ele foi encaminhado ao Presídio Central de Porto Alegre.

Gisele lembra passo a passo as cenas do filme de terror. Exaltado, Freitas deu um soco contra o seu rosto, agarrou-lhe os braços e a arremessou. Ela tentou fugir, saiu do quarto em disparada em direção à porta da sala, mas o namorado chegou antes, travou a saída e tomou a chave. Gisele então sacou o celular e tentou fazer uma chamada para a mãe, o que ele também impediu. Em pânico, ela gritou por socorro, mas não deu tempo. Freitas avistou o facão que guardava em cima de um armário e disparou o primeiro golpe contra a cabeça dela. “Não acredito que você abriu minha cabeça”, gritou, aos prantos, com as mãos ensanguentadas.

Ao tentar se defender da sequência de golpes, as mãos foram dilaceradas. Freitas ainda perfurou outras partes do corpo da namorada e deixou a casa com a certeza de que ela estava morta. “Escutei ele dizer: ‘Vou dar um beijo na minha mãe porque vou ser preso e você está morta, desgraçada’”, lembra Gisele.

Gisele sobreviveu graças à ajuda de uma vizinha que ouviu seus gritos e a encontrou ensanguentada no quarto. Sua mãe foi acionada pelo telefone e chegou ao local antes mesmo do socorro médico. Gisele ficou quatro dias internada na UTI do Hospital Centenário, passou por cirurgias para reimplantar os pés, mas, as mãos não puderam ser reimplantadas. Seu estado de saúde ainda é delicado – a rejeição dos implantes não é descartada.

A família mudará de cidade por medo de que Freitas seja solto. Os amigos criaram um grupo no Facebook, batizado “Corrente do Bem”, no qual pedem doações de fraldas e lenços umedecidos, além de quantias em dinheiro para tentar comprar próteses. Via Veja.