sexta-feira, fevereiro 11, 2022

Joaquim Barbosa diz não duvidar que Lula possa ser assassinado: “turma do outro lado é sanguinária”.

Em entrevista a Daniela Pinheiro, no Portal Uol, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, afirmou que não duvida que Lula (PT) possa ser assassinado durante a campanha às eleições presidenciais até outubro. “Não duvido. Essa turma do outro lado é sanguinária, não tem limites. Pode vir um doido e fazer isso mesmo“, disse, ao ser indagado se Lula deveria redobrar os cuidados com a segurança pessoal por correr risco de ser assassinado.

Barbosa, que pediu desfiliação do PSB há 10 dias – partido pelo qual quase foi candidato à Presidência -, classificou como “jogada de mestre” a eventual chapa entre Lula e Geraldo Alckmin (Sem partido). “Só um cara muito experiente politicamente para fazer um troço desses”, disse, referindo-se ao pré-candidato petista.

O ex-ministro, que foi o relator do processo sobre o chamado mensalão no STF, ressalta que uma eventual vitória de Lula ainda está distante. “Esse jogo está longe de estar definido, como os analistas estão dizendo. Tem que observar, ver o que vai acontecer ainda. É preciso esperar o começo da campanha de verdade”, ressaltando que aí “vai sair faísca no escuro”.

Vazamentos no PIX ocorrerão com alguma frequência, diz Campos Neto.

Os vazamentos de dados do Pix, sistema instantâneo de pagamentos do Banco Central (BC), ocorrerão com alguma frequência, afirmou hoje (11) o presidente do órgão, Roberto Campos Neto. Segundo ele, os casos registrados até agora são leves, e a autoridade monetária está atuando para que as ocorrências sejam as mínimas possíveis.

“Como nós entendemos que esse mundo de dados vai cada vez crescer mais exponencialmente, os vazamentos vão acontecer com alguma frequência. Não querendo banalizar os vazamentos, porque vamos atacar todos os vazamentos para que eles sejam o mínimo possível”, disse o presidente do BC em evento promovido pelo Esfera Brasil, grupo que promove reuniões entre empresários, empreendedores e líderes do setor público.

Campos Neto esclareceu que as informações expostas até agora não incluem dados como senhas e movimentações financeiras. Os vazamentos abrangem, na maior parte, dados que podem ser obtidos publicamente, acrescentou.

“A gente tem vazamento, às vezes, que é nome e CPF. Nome e CPF têm no talão de cheque da pessoa. Você tem, às vezes, o vazamento de telefone, que a chave é o telefone celular, mas grande parte das pessoas tem o telefone celular aberto, você entra em um sistema de consulta, bota o nome e acha o telefone”, detalhou Campos Neto.

Ele disse que o BC tem adotado postura mais transparente que a de outros países, ao comunicar todos os vazamentos em seu site <https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/lgpd?modalAberto=registro_de_incidentes_com_dados_pessoais>. Na semana passada, o BC informou que não divulgará mais os casos de exposição de dados de chaves Pix por meio de avisos, apenas listando os incidentes em sua página na internet.

Blogueiro do RN veio a óbito por Covid-19.

Veio a óbito nesta sexta feira (11) por causa da Covid-19, o blogueiro Juscelino França. Ele contraiu a doença e estava se recuperando bem. Mesmo assim, teve uma recaída e terminou vindo a óbito. Juscelino tinha algumas comorbidades. Entre elas, fazia hemodiálise. Sua atuação era na Região Vale do Assú (RN)

O blogue do Valdemar Tibá deseja que Deus na sua infinita misericórdias e bondade, conforte o coração de todos todos os amigos e familiares.

Fátima diz que só conversa quando polícia voltar a trabalhar.

O Governo de Fátima Bezerra afirmou nesta sexta-feira (11), em nota, que só vai voltar a negociar com os policiais civis depois que eles obedecerem à Justiça, encerrarem a greve e voltarem a trabalhar. 

Hoje o movimento paredista foi até a governadoria carregando cruzes e um caixão de defunto.

Mourão confirma que não será vice de Bolsonaro em 2022.

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB), confirmou o que já vinha sendo especulado nos bastidores de Brasília: ele não vai repetir a dobradinha na chapa de reeleição do presidente Jair Bolsonaro.

Em conversa com jornalistas na manhã desta sexta-feira (11), o general comentou que será candidato ao Senado pelo Rio Grande do Sul. Ele comentou sobre uma entrevista dada ao jornal O Globo pelo filho do presidente, o também senador Flávio Bolsonaro, de que Mourão não estaria na chapa de reeleição.

“Foi o que o senador Flávio andou falando. Será comunicada brevemente, mas já me decidi”, disse ele sobre a sua candidatura ao Legislativo federal. Segundo ele, agora falta a definição de um partido que possa recebê-lo e viabilizar uma chapa política.

COVID: RN possui 20 leitos críticos disponíveis e 18 de pacientes na lista de regulação; Leitos clínicos disponíveis são 73.

Conforme levantamento feito por volta das 13h15 desta sexta-feira (11), o RN possui mais leitos críticos disponíveis do que pacientes necessitando de leitos.

Neste período, havia 18 pacientes com perfil para leitos críticos na lista de regulação e 1 aguardava avaliação.

Foram registrados disponíveis 20 leitos críticos e outros 73, sendo clínicos. Em relação aos leitos clínicos, havia 7 pacientes na lista de regulação até o momento desta publicação.

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 74,4%.

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 74,4%, registrada no início da tarde desta sexta-feira (11). Pacientes com Covid-19 internados em leitos clínicos e críticos somam 277.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 71,4% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 77,8% e a Região Seridó tem 80%.

Até o momento desta publicação são 20 leitos críticos (UTI) disponíveis e 119 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 73 disponíveis e 158 ocupados.

Outros 21 leitos de UTI estão ocupados por pacientes ‘não Covid-19’ e também 31 leitos clínicos também estão ocupados por pacientes ‘não Covid-19’, com outras síndromes gripais.

Voos entre Rio e São Paulo terão embarque totalmente digital.

A ponte aérea entre Rio de Janeiro e São Paulo será a primeira do país com embarque 100% digital. Os passageiros terão acesso ao avião utilizando biometria, dispensando a apresentação de documentos de identificação. Ainda este ano, a tecnologia deverá estar em funcionamento nos aeroportos de Congonhas, na capital paulista, e Santos Dumont, na capital fluminense.

A novidade integra o projeto Embarque + Seguro Digital, idealizado pelo Ministério da Infraestrutura em parceria com a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia. Hoje (11), foi assinado o acordo de cooperação técnica entre a Infraero e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), estatais envolvidas na adoção da tecnologia. A expectativa do governo é de que a mudança facilite e agilize o trânsito de passageiros e tripulantes de aeronaves.

Oficial de Justiça entrega notificação para término da greve dos piliciais no RN.

Cerca de uma hora após os policiais civis ocuparem o salão principal da Governadoria para tentar um diálogo com o Governo sobre a paralisação, um oficial de Justiça compareceu ao local para entregar a notificação da decisão do desembargador Ibaneiz Monteiro, que pede o fim da greve.

Após cerca de 40 minutos aguardando contato com a presidente do Sinpol, Edilza Faustino, para entregar a notificação, o oficial conseguiu contato com ela, que fez a assinatura do documento. A presidente do Sinpol afirmou que vai consultar o jurídico sobre a notificação.

A reportagem da Tribuna do Norte apurou que os policias vão continuar na Governadoria até conversarem com a Governadora Fátima Bezerra.

RN registra 06 óbitos por covid nas últimas 24 horas; Número de casos são 1.448.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta sexta-feira (11). São 453.703 casos totalizados. Na quinta-feira (10), eram contabilizados 450.878 , ou seja, 2.825 novos casos em comparação, destes, 1.448 confirmados nas últimas 24 horas.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.873 no total. Seis (06) óbitos foram registrados nas últimas 24 horas no RN (Parnamirim, São rafael, Baraúna, Mossoró, Tibau do Sul e Severiano Melo).

Recuperados são 412.601. Casos suspeitos somam5.473 e descartados são 883.313. Estimativa de casos em acompanhamento: 33.229.

Maioria do STF vota por rejeitar denúncia contra presidente da Câmara.

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou por arquivar uma denúncia de corrupção passiva, evasão de divisas e lavagem de dinheiro contra o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), no âmbito da Lava Jato.

O relator da Lava Jato no Supremo, ministro Edson Fachin, foi o primeiro a votar pelo arquivamento da denúncia, por insuficiência de provas. Até o momento, ele foi seguido pelos ministros Gilmar Mendes, Rosa Weber, Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Dias Toffoli e Luís Roberto Barrosso.

O caso é julgado no Plenário Virtual, e os demais ministros tem até as 23h59 desta sexta-feira (11) para registrar seus votos no sistema do Supremo.

Previsão aponta para chances de pancadas de chuva durante o fim de semana no RN.

A previsão do tempo para este fim de semana no Rio Grande do Norte (RN) aponta para chances de pancadas de chuva em todas as regiões do território potiguar. A expectativa do volume a ser registrado, no entanto, é baixa, ficando abaixo dos 10 mm. As informações são do aplicativo Climatempo, que prevê o período entre a tarde e noite do sábado (12) e também do domingo (13) para ocorrência das precipitações.

A temperatura nesses dias vai variar de acordo com as regiões do Estado. Em Natal (RN), os termômetros devem indicar máxima de 32º e mínima de 25º C.

Atingindo temperaturas mais altas, Mossoró, no Oeste, e Assú, no Vale do Açu, podem ter registros de até 35º, na máxima. A mínima, porém, também poderá chegar a um nível menor do que a capital, com mínima de 23° na primeira e 22º C na segunda.

Pau dos Ferros, no Alto Oeste, é quem deve ter o tempo mais quente, com máxima prevista de 38º C no domingo e variação mínima de de 22º C. Caicó, no Seridó, deve chegar a 37º C, com a mínima esperada de 21° C.

Jovem caicoense se apresenta neste sábado em programa do SBT.

Wyllifi Tauan, natural de Caicó, região Seridó do Rio Grande do Norte, se apresentará neste sábado (12) no quadro Jovens Talentos do programa do Raúl Gil que vai ao ar a partir das 16h.

Wyllifi, conhecido como “Vaqueirinho Estourado”, começou a cantar desde cedo e ainda criança tinha um sonho de conhecer Mano Walter. Sua entrevista para o Caicó em Foco em 2020 viralizou nas redes sociais, com milhões de pessoas alcançadas. Via Grande Ponto.

Atividade econômica cresce 4,5% em 2021, diz BC.

O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) apresentou alta de 0,33% registrado em dezembro de 2021, de acordo com dados divulgados hoje (11) pelo Banco Central (BC). O BC informou que, na comparação com dezembro de 2020, o índice apresentou alta de 1,30%, considerando os dados dessazonalizados (ajustados para o período). Com isso, a taxa chegou a 139,73 pontos. No acumulado do ano, o IBC-Br ficou em 4,5%.

O índice, considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o BC a tomar decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic, definida atualmente em 10,75% ao ano.

O IBC-Br incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: a indústria, o comércio e os serviços e a agropecuária, além do volume de impostos. Segundo o BC, o IBC-Br terminou o quarto trimestre do ano com variação positiva de 0,01% na comparação com o período compreendido entre julho e setembro, também considerando os dados dessazonalizados.

O resultado de 4,5% para o ano está abaixo da expectativa do governo, que projetou um crescimento do PIB de 5,1% em 2021. O resultado, porém, está em linha com a revisão dos dados do PIB feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Ministério anuncia envio de 8 milhões de vacinas aos estados.

O Ministério da Saúde anunciou na quinta-feira (10) o envio de um lote de 8 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19. Com esta remessa, o Programa Nacional de Imunizações totaliza 440 milhões de doses enviadas desde janeiro do ano passado. O lote é composto por imunizantes da Astrazeneca/Oxford, Pfizer/BioNTech e Janssen.

Deste novo lote, 6,7 milhões são para aplicação de dose de reforço na população acima de 18 anos e 1,3 milhão para a segunda dose em adolescentes, público de 12 a 17 anos de idade. O quantitativo por estado está detalhado no 86º Informe Técnico.

Incêndio atinge prédio em Natal/RN e morador consegue controlar chamas.

Um incêndio foi registrado, na noite de ontem quinta-feira (10), no bairro Tirol, zona leste de Natal. As chamas atingiram um apartamento localizado no 17° andar de um prédio residencial. De acordo com a TV Tropical, o princípio de incêndio teria sido provocado por um curto circuito na rede elétrica do imóvel. O Corpo de Bombeiros Militar chegou a ser acionado e duas viaturas se dirigiram até o local.

Ao chegaram no apartamento, o cenário estava controlado. Isso porque um dos moradores do edifício conseguiu ‘arrombar’ a porta da residência e, com auxílio de um extintor de incêndio, apagou o fogo que já começava a se propagar.

“Quando nós chegamos aqui, rapidamente viemos em duas guarnições. E o que encontramos foi um princípio de incêndio que já tinha sido eliminado. Recomendamos que o morador permaneça com a energia elétrica desligada até que seja feita a correção. Além disso, o morador não deve permanecer no apartamento, para não correr riscos de inalar a fumaça”, esclareceu o tenente do CBM, Paulo Henrique.

Biden envia caças para a Polônia e diz para americanos saírem imediatamente da Ucrânia.

O presidente Joe Biden, dos Estados Unidos, alertou que os cidadãos norte-americanos devem evacuar o mais cedo possível da Ucrânia, devido à crescente tensão com a Rússia.

“Cidadãos norte-americanos devem sair já. Não é como se estivéssemos lidando com uma organização terrorista. Estamos lidando com um dos maiores exércitos do mundo. É uma situação diferente e as coisas podem enlouquecer rapidamente”, disse hoje em entrevista à NBC News.

Em antecipação a uma possível invasão, Moscou já enviou pelo menos 140 mil soldados para sua fronteira com a Ucrânia, o que piorou as relações tensas da Rússia com o Ocidente.

Nasa anuncia duas missões para conhecer melhor o Sol.

A Nasa, agência espacial norte-americana, selecionou duas missões científicas para estudar a dinâmica do Sol, a conexão da Terra com sua estrela e o ambiente espacial em constante mudança.

As missões Multi-slit Solar Explorer (Muse) e HelioSwarm vão fornecer visão mais profunda do universo e dar informações cruciais para ajudar a proteger astronautas, satélites e sinais de comunicação como o GPS.

Segundo Thomas Zurbuchen, da Nasa, as missões fornecerão “perspectiva única” sobre os “mistérios” do Sol.

O anúncio é feito um dia depois de a empresa SpaceX ter revelado que 40 satélites da sua rede Starlink, que iam se juntar a uma "constelação" de 2 mil satélites de internet de banda larga, sofreram impacto devido a tempestade geomagnética, que ocorre quando os ventos solares penetram no ambiente espacial ao redor da Terra.

A missão Muse ajudará os cientistas a entenderem as forças que impulsionam o aquecimento da superfície solar e as erupções que são a base do clima espacial, explicou a agência.

Graças a essa missão, será possível observar a radiação ultravioleta extrema do Sol e obter "imagens com a maior resolução já capturada na região de transição solar e da superfície”.

O objetivo principal do estudo é investigar causas do aquecimento, instabilidade da superfície e obter informações sobre propriedades básicas do plasma que cobre toda a superfície do Sol.

Ao mesmo tempo, a missão HelioSwarm registrará as primeiras medições multiescala no espaço, das flutuações no campo magnético e movimento do vento solar conhecido como turbulência. 

Estudar a turbulência do vento solar em grandes áreas requer medições feitas simultaneamente de diferentes pontos no espaço e, por isso, o HelioSwarm consistirá numa nave espacial central e oito pequenos satélites em órbita sincronizada.

"A inovação técnica dos pequenos satélites do HelioSwarm, que vão operar juntos como uma constelação, oferece oportunidade única para investigar a turbulência e a evolução do vento solar", realçou Peg Luce, vice-diretor da Divisão de Heliofísica da Nasa. Via A/B.

Campeonato Carioca: Flamengo supera Audax por 2 a 1.

O Flamengo derrotou o Audax por 2 a 1, ontem quinta-feira (10) no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, pela 5ª rodada da Taça Guanabara do Campeonato Carioca. Com este resultado o Rubro-Negro se recuperou da derrota de 1 a 0 para o Fluminense no último domingo.

Após o triunfo a equipe da Gávea ocupa a 3ª posição da classificação com 10 pontos (dependendo do resultado do clássico entre Fluminense e Botafogo). Já a equipe com sede em Angra dos Reis ficou em 9º com 4 pontos.

Diante de um adversário de menor qualidade técnica, o técnico português Paulo Sousa optou por rodar o elenco e escalar sua equipe com apenas um zagueiro de ofício, Léo Pereira, que foi acompanhado na defesa pelos laterais Isla e Filipe Luís.

O Rubro-Negro volta a entrar em campo pela competição no domingo (13), quando recebe o Nova Iguaçu. No mesmo dia o Audax mede forças com o Boavista.

Jogando com equipe principal, Athletico-PR derrota Rio Branco.

O Athletico-PR derrotou o Rio Branco por 2 a 0, ontem quinta-feira (10) na Arena da Baixada, em Curitiba. Para alcançar a vitória na 6ª rodada do Campeonato Paranaense, o Furacão optou por colocar em campo a sua equipe principal, pois até então estava jogando apenas com o time de aspirantes.

Com os 3 pontos somados em casa, o Athletico-PR ficou na 7ª posição da classificação com 10 pontos, três a menos do que o líder Operário.

O próximo desafio do Athletico-PR na competição será no domingo (13), contra o Azuriz.

Espanha retira restrições e estuda decretar o fim da pandemia.

A Espanha flexibilizou qs restrições impostas de enfrentamento à Covid-19 e agora quer tratar o vírus como uma endemia e não uma pandemia. O assunto já está sendo tratado no governo espanhol, como destacou a ministra da saúde Carolina Darias, ontem, em encontro da União Europeia. “A pandemia tem cada vez mais características de endemia e, portanto, temos de avançar para um novo modelo de vigilância”.

O assunto já havia também sido destacado pelo o premiê espanhol Pedro Sánchez que afirmou que a covid-19 deveria ser tratada como uma gripe e não como uma epidemia. “Estamos trabalhando nisso há semanas”, respondeu Sánchez em entrevista ao canal Cadena Ser, no mês passado, quando perguntado se o governo dele está buscando alterar o enfoque da pandemia. “A ciência conhece melhor o vírus. (…) Temos que avaliar a evolução da covid para uma doença endêmica”, disse o primeiro-ministro.

MPRN recomenda que Polícia Civil mantenha unidades de plantões em funcionamento.

Diante da paralisação de policiais deflagrada no Estado, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (RN) (MPRN) recomendou à Delegacia Geral de Polícia Civil que mantenha em funcionamento as delegacias de plantões em Natal, Mossoró e Caicó, a Central de Flagrantes da Capital e a 15ª Delegacia de Plantão de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP). A recomendação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) ontem quinta-feira (10).

As medidas indicadas na recomendação devem ser observadas com vistas a restabelecer o funcionamento das unidades. O documento é fruto de um inquérito civil que apura os prejuízos ao direito difuso à segurança pública e eventual dano moral coletivo decorrente da greve desencadeada por policiais civis no dia 7 de fevereiro de 2022, seguindo a linha de que a greve é expressamente proibida a todos os policiais no país, conforme jurisprudência consolidada do Supremo Tribunal Federal (STF).

Para emitir a recomendação, o MPRN ainda considerou os fatos ocorridos nas noites dos dias 7 e 8 de fevereiro de 2022, noticiados pela imprensa local: as delegacias de plantão de Natal foram impedidas de funcionar em razão da greve realizada por policiais civis, com a interrupção de serviço de interesse e utilidade pública, sendo necessário improvisar o serviço numa unidade da Polícia Militar.

Operação da PM e PRF deixa pelo menos oito mortos no Rio.

Uma operação da Polícia Militar (PM) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) deixou pelo menos oito mortos na Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro. Segundo a PRF, o objetivo da operação é cumprir mandados de prisão contra suspeitos de roubo de cargas.

De acordo com a PRF, logo no início da operação, os agentes encontraram criminosos “fortemente armados” e iniciou-se um confronto.

Até as 7h, haviam sido apreendidos seis fuzis, três pistolas e duas granadas. Segundo a PRF, a operação, que conta com a participação do Batalhão de Operações Especiais da PM (Bope), continua e a situação na região ainda é instável.

Brasil registra 943 óbitos e 164 mil casos de Covid nas últimas 24h.

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil ontem quinta-feira (10).

– O país 943 óbitos nas últimas 24h, totalizando 636.017 mortes;

– Foram 164.066 novos casos de coronavírus registrados, no total 27.119.500;

Dessa forma, a média móvel de óbitos dos últimos sete dias ficou em 859. A média de óbitos caiu em relação a ontem, após cinco dias de alta. A média móvel de casos em 146.854.

O ministério da Saúde calcula que mais de 23,3 milhões de pessoas já se recuperaram da Covid.

Brasil atinge marca de 370 milhões de vacinas contra a Covid aplicadas.

O Brasil atingiu, ontem quinta-feira (10/2), a marca de 370 milhões de vacinas contra a Covid-19 aplicadas na população. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde durante esta tarde.

De acordo com o órgão, com o novo marco, o país chega a aproximadamente 93% da população acima de 12 anos de idade vacinada com ao menos uma dose. Além disso, segundo a pasta, 86% do grupo apto já completou o esquema de imunização.

Caixa anuncia 2 linhas de crédito para o agronegócio.

Uma será para custeio antecipado, com taxas a partir de 3% destinadas aos produtores enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. Além disso, ela também beneficiária proprietários de médio porte com taxas que começam em 4,5% ao ano, e os demais com juros de 6,5% ano.

A outra linha de crédito para o agronegócio anunciada hoje vai emprestar dinheiro aos agricultores com recursos da poupança. A cobrança de juros ficará em 9,5% ao ano, sem a adição da taxa referencial.

“A Caixa é o primeiro banco a lançar o custeio antecipado”, disse Pedro Guimarães, presidente do banco durante o anúncio das novas linhas de empréstimo para o agronegócio.

A Caixa planeja fechar o ano com cerca de R$ 40 bilhões em concessões ao setor, se colocando no segundo lugar entre os bancos com mais crédito para o agronegócio no Brasil. Na semana passada, Guimarães afirmou que a intenção é elevar a carteira da instituição no agro para R$ 200 bilhões até 2024.

Fluminense vence clássico com Botafogo de virada no Nílton Santos.

O Fluminense mostrou força e venceu o clássico com o Botafogo por 2 a 1, de virada, ontem quinta-feira (10) no estádio Nílton Santos, pela 5ª rodada da Taça Guanabara do Campeonato Carioca.

Com a segunda vitória seguida em clássicos (após o triunfo de 1 a 0 sobre o Flamengo no último domingo) o Tricolor assumiu a vice-liderança da competição com 12 pontos, um a menos do que o líder Vasco. Já o Alvinegro ficou na 3ª posição com 10 pontos.

O Fluminense tenta somar sua quinta vitória seguida na competição no domingo (13), diante da Portuguesa. No mesmo dia o Botafogo disputa clássico com o Vasco.

54 milhões de brasileiros ainda não tomaram dose de reforço contra a Covid-19.

Mais de 54 milhões de brasileiros em condições de tomar a dose de reforço ainda não o fizeram, segundo levantamento do Ministério da Saúde. Até o momento, 45,8 milhões de pessoas receberam essa dose adicional.

As doses de reforço podem ser dadas quatro meses após a conclusão do ciclo vacinal. As pessoas devem consultar as secretarias municipais de saúde para se informarem sobre os locais onde essas doses estão sendo aplicadas.

Em entrevista concedida ontem quinta-feira (10), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, destacou a importância da dose de reforço. “É fundamental avançar na dose de reforço. É isso o que vai fazer a diferença. O Brasil tem uma cobertura em torno de 30% de dose de reforço, índice que precisamos ampliar”, declarou.

Ontem, o Ministério da Saúde anunciou a recomendação de uma quarta dose do imunizante para adolescentes com imunidade comprometida, situação chamada no jargão técnico de imunossupressão.

Hoje, o Brasil passou a marca de 370 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 aplicadas na população. Desse total, foram 168,8 milhões de primeira dose e 153,9 milhões da segunda dose ou dose única.

Liderado por Renato Augusto, Corinthians supera Mirassol no Paulista.

O Corinthians derrotou o Mirassol por 2 a 1 ontem quinta-feira (10), na Neo Química Arena, em São Paulo, no encerramento da quinta rodada do Campeonato Paulista. O meia Renato Augusto foi o protagonista da vitória alvinegra, participando diretamente dos gols que definiram o placar.

O resultado levou o Timão aos dez pontos, na ponta do Grupo A, cinco pontos à frente da vice-líder Inter de Limeira. O Leão permanece com oito pontos, na segunda posição do Grupo C, dois pontos atrás do Palmeiras, que tem um jogo a menos. Os dois primeiros colocados de cada uma das quatro chaves da primeira fase avançam às quartas de final.

O Leão volta a campo no domingo (13), às 11h (horário de Brasília), diante da Inter de Limeira, no estádio Major Levy Sobrinho, em Limeira (SP), pela sexta rodada do Paulistão. Com o clássico contra o Palmeiras adiado, em razão de o Verdão estar no Mundial de Clubes, o Corinthians joga somente na próxima quarta-feira (16), às 21h30, novamente em casa, com o São Bernardo, pela sétima rodada do Estadual.

Senado aprova relatório de Zenaide para criação da campanha de Conscientização sobre o Câncer de Cólon e Reto.

O Senado aprovou o relatório da senadora Zenaide Maia (Pros-RN) no PL 5.024/2019, que cria o Mês de Conscientização sobre o Câncer de Cólon e Reto. Pelo projeto, de autoria do deputado Gilberto Nascimento (PSC-SP), o mês de março seria dedicado à realização de campanhas informativas sobre a doença, com vistas à prevenção e ao diagnóstico e tratamento precoces.

“É importante o diagnóstico precoce e as condutas. O câncer colorretal tem grande chance de cura quando diagnosticado precocemente. Então, um mês para dar visibilidade a isso!”, defendeu a senadora durante a sessão de votação do projeto, nesta quinta-feira (10). O texto segue para votação final na Câmara dos Deputados.

O câncer colorretal é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres, atrás apenas do câncer de mama; e o terceiro mais comum entre os homens, atrás dos cânceres de próstata (29,2%) e pulmão (9,1 %). Em relação à mortalidade, o câncer colorretal é a terceira causa de morte por câncer para homens e mulheres, sendo responsável por 8% e 9,3%, respectivamente, dos óbitos por neoplasias de forma geral.

Senado aprova contabilizar tempo de serviço na pandemia.

O Senado aprovou, ontem quinta-feira (10.fev.2022) um projeto que permite a funcionários públicos civis e militares da saúde e da segurança pública a contabilização do período da pandemia, de maio de 2020 a dezembro de 2021, para aquisição de direitos relacionados ao tempo de serviço.

O PLP (Projeto de Lei Complementar) 150/2020 segue para a sanção do Presidente Jair Bolsonaro (PL). O texto modifica a Lei Complementar 173/2020, que congelou a contagem do tempo de serviço de funcionários públicos para fins de recebimento dos benefícios de maio até dezembro de 2021.

Entre esses benefícios ligados ao tempo de serviço estão anuênios, triênios, quinquênios e licenças-prêmio.

Agora, se o texto for sancionado, funcionários de saúde e segurança da União, dos estados e dos municípios poderão contabilizar todo o período trabalhado de 28 de maio de 2020 (quando a lei em vigor foi publicada) a 31 de dezembro de 2021.

O projeto deixa claro, entretanto, que a regra não valerá para o pagamento de atrasados devido à contagem do tempo nesse período de pandemia e prevê o retorno do pagamento em 1º de janeiro de 2022.

Acidentes em rodovias federais custaram R$ 249 milhões no RN.

Os números de acidentes e mortes nas rodovias federais do Rio Grande do Norte ficaram estáveis em 2021. As ocorrências foram de 1.333, em 2020, para 1.334 no ano passado, o que representa um aumento de 0,07%. A mesma lógica aconteceu para o número de óbitos, que cresceram 1%, passando de 100 vidas perdidas no RN em 2020 para 101 em 2021. As colisões geraram R$ 249 milhões em prejuízo para para o poder público no Estado. Os dados fazem parte da coletânea de números reunida no Painel CNT de Consultas Dinâmicas dos Acidentes Rodoviários, divulgado pela Confederação Nacional do Transporte.

O Painel reúne dados de acidentes de 2007 a 2021. A partir da sua base de dados é possível realizar pesquisas interativas e recortes, nacional e por estado, que permitem conhecer a realidade de acidentes nas rodovias federais brasileiras. A estratificação das informações é realizada pela CNT, a partir dos registros da Polícia Rodoviária Federal.

Desde 2015, pegando o recorte do Rio Grande do Norte, é observado nos gráficos da CNT um decréscimo no total de acidentes nas rodovias que cortam o RN. No ano de 2020, por exemplo, foi o menor número de ocorrências registradas no Estado, com 1.333 acidentes – lembrando que a base de dados começou a ser apresentada em 2007.

A explicação para essa série histórica, segundo a CNT, se deve ao período de isolamento social que aconteceu no país quando a Covid-19 começou a infectar a população e, por consequência, houve uma diminuição no tráfego de veículos nas estradas.

Apesar da variação leve, os acidentes de 2021 geraram um custo extra para o poder público, em relação ao período de 2020. O custo anual em 2021 foi de R$ 249,54 milhões. Em 2020, o resultado foi R$ 207,83 milhões.

O ABC é o campeão do primeiro turno do Campeonato Potiguar.

O ABC é o campeão do primeiro turno do Campeonato Potiguar. O Alvinegro levou sufoco no fim, mas, com a vantagem do empate por ter feito a melhor campanha da primeira fase, segurou o 1 a 1 com o América (RN) na noite de ontem quinta-feira e garantiu o título da Copa Cidade do Natal (RN). Thiaguinho marcou para o Alvirrubro, e Allan Dias, de cabeça, deixou tudo igual no Estádio Frasqueirão.

A conquista do primeiro turno dá ao ABC uma vaga para a Copa do Brasil de 2023, além de colocá-lo na final do Campeonato Potiguar.

Pesquisa mostra caminhos para produção de anticoncepcional masculino.

Pesquisa da Universidade Estadual Paulista (Unesp) apontam caminhos que podem levar ao desenvolvimento de um anticoncepcional masculino. O estudo, publicado na revista Molecular Human Reproduction, mostra que a partir da proteína Eppin, que regula a capacidade de movimentação do espermatozoide é possível desenvolver medicamentos que controlem a fertilidade dos homens.

Segundo o professor do departamento de Biofísica e Farmacologia da Unesp, Erick José Ramo da Silva, a partir de experimentos feitos em camundongos foi possível identificar dois pontos da proteína que regulam a movimentação dos espermatozoides. “Ela tem um papel muito importante no controle da motilidade temática por interagir com outras proteínas que agora estão no sêmen. E essas proteínas, ao interagirem com a Eppin, promovem o ajuste fino da motilidade, o controle da motilidade”, explica o pesquisador que faz estudos na área há 20 anos.

Segundo Silva, foram usados anticorpos para descobrir quais são os pontos da Eppin, que tem função semelhante nos camundongos e nos seres humanos, responsáveis por regular a movimentação célula reprodutiva masculina. Após a ejaculação, o espermatozoide precisa nadar para chegar ao óvulo e fazer a fecundação.

Porém, antes da ejaculação, os espermatozoides não se movimentam. O estudo trabalhou em identificar justamente qual é a interação que faz com que as células fiquem paradas antes do momento certo. “Quem impulsiona o espermatozoide para dentro é o próprio processo de ejaculação. Somente depois de alguns minutos da ejaculação é que o espermatozoide vai adquirir a motilidade progressiva para seguir a jornada dele”, detalha o professor.

Prefeita de Ielmo Marinho/RN anuncia pagamento do piso dos professores.

Na terça, dia 08, a Prefeita Rossane Patriota surpreendeu os profissionais da rede municipal de ensino com o pagamento do valor de 33,24% correspondente ao reajuste do mês de janeiro. Um dia antes, a chefe do executivo havia anunciado a aprovação do reajuste junto à Câmara Municipal.

“Nossos professores já estão recebendo, oficialmente, um aumento que é seu por direito, uma vitória conquistada por professores de todo Brasil que foi prontamente respeitada pela nossa gestão aqui em Ielmo Marinho”, comemorou a prefeita Rossane.

quinta-feira, fevereiro 10, 2022

Caixa paga abono salarial para trabalhadores nascidos em fevereiro.

Os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em fevereiro recebem hoje (10) o abono salarial ano-base 2020. A liberação começou na última terça-feira (8) e seguirá até 31 de março, baseado no mês de nascimento do beneficiário.

O abono salarial de até um salário mínimo é pago aos trabalhadores inscritos no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo menos cinco anos. Recebe o abono agora quem trabalhou formalmente por pelo menos 30 dias em 2020, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.

Para servidores públicos, militares e empregados de estatais, inscritos no Pasep, o pagamento tem início em 15 de fevereiro e vai até 4 de março, pelo Banco do Brasil.

Vencedores de loterias ‘esqueceram’ de retirar R$ 586,8 milhões no Brasil em 2021.

Os prêmios de loterias não resgatados somaram mais de meio bilhão de reais em 2021. Segundo a Caixa Econômica Federal, os prêmios “esquecidos” e não retirados totalizaram R$ 586,8 milhões no ano passado, incluindo as apostas de todas as modalidades no país.

O valor representa um salto de 88% na comparação com os R$ 312 milhões não resgatados em 2020. O total em prêmios esquecidos em 2021 supera de longe o valor do prêmio principal da Mega da Virada 2021, que foi de R$ 378 milhões. Em 7 anos, o total em prêmios não resgatados em todas as modalidades das Loterias Caixa chega a R$ 2,5 bilhões em valores nominais.

Para onde vai o dinheiro?
Quando os ganhadores não retiram o prêmio em até 90 dias, os valores são repassados integralmente ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O Fies é o programa federal de financiamento para estudantes cursarem o ensino superior em universidades privadas, com a contrapartida de os beneficiários quitarem o financiamento após a formatura.

Consumo doméstico cresce 3,04% em 2021, mostra pesquisa.

O consumo nos lares brasileiros manteve trajetória positiva de crescimento e encerrou 2021 com alta acumulada de 3,04%. O índice é monitorado mensalmente pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e foi divulgado nesta quinta-feira (10) em entrevista online.

Em dezembro do ano passado, o consumo doméstico subiu 4,27% em relação ao mesmo período anterior. Na comparação entre dezembro e novembro de 2021, o consumo real foi mais acentuado e registrou alta de 22,47%.

Segundo a Abras, os indicadores já foram deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O monitoramento mensal do consumo nos lares Abras abrange todos os formatos operados pelo setor supermercadista, como lojas de vizinhança, minimercados, supermercados, hipermercados, atacarejos e e-commerce (comércio eletrônico).

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 72,5%.

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 72,5%, registrada no início da tarde desta quinta-feira (10). Pacientes com Covid-19 internados em leitos clínicos e críticos somam 279.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 70,7% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 81,1% e a Região Seridó tem 53,3%.

Até o momento desta publicação são 24 leitos críticos (UTI) disponíveis e 116 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 63 disponíveis e 163 ocupados.

Outros 20 leitos de UTI estão ocupados por pacientes ‘não Covid-19’ e também 33 leitos clínicos também estão ocupados por pacientes ‘não Covid-19’, com outras síndromes gripais.

COVID: RN possui 24 leitos críticos disponíveis e 25 de pacientes na lista de regulação; Leitos clínicos disponíveis são 63.

Conforme levantamento feito por volta das 12h50 desta quinta-feira (10), o RN possui mais pacientes necessitando de leitos críticos do que a quantidade disponível.

Neste período, havia 25 pacientes com perfil para leitos críticos na lista de regulação e 3 aguardavam avaliação.

Foram registrados disponíveis 24 leitos críticos e outros 63, sendo clínicos. Em relação aos leitos clínicos, havia 12 pacientes na lista de regulação até o momento desta publicação.

Mario Frias fez viagem de R$ 39 mil para NY para discutir produção audiovisual com lutador de jiu jitsu.

Mario Frias
nunca mediu esforços para a valorização da cultura nacional.

Mesmo que tenha que sentar em uma poltrona de classe executiva até Nova York, numa viagem de caráter" urgente", para discutir assuntos culturais com o lutador de jiu jitsu aposentado, e emérito bolsonarista, Renzo Gracie.

Pois foi exatamente isso que o secretário de Cultura fez entre os dias 14 e 19 de dezembro.

Se aboletou na classe executiva de um voo para Nova York, ao custo (para os cofres públicos; não para ele, claro) de R$ 26 mil ida e volta.

Motivo: Frias "foi convidado pelo senhor Renzo Gracie para apresentar um projeto cultural envolvendo produção audiovisual, cultura e esporte", segundo consta no Portal da Transparência em seu pedido de diárias. A propósito, Frias recebeu R$ 12,8 mil em diárias.

No total, a viagem custou R$ 39 mil para o contribuinte. Com certeza, a sétima arte não será a mesma depois que o projeto de "produção audiovisual" de Renzo Gracie estiver nas telas — e , quem sabe, com o apoio do governo Bolsonaro.

RN registra 09 óbitos por covid nas últimas 24 horas; Número de casos são 1.614.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta quinta-feira (10). São 450.878 casos totalizados. Na quarta-feira (9), eram contabilizados 448.501, ou seja, 2.377 novos casos em comparação, destes, 1. 614 confirmados nas últimas 24 horas.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.863 no total. Nove (09) óbitos foram registrados nas últimas 24 horas no RN (Santa Cruz, Dix-Sept Rosado, Cerá-Mirim, Boa Saúde, Mossoró, Caicó, Serra Negra do Norte).

Recuperados são 408.695. Casos suspeitos somam 4.470 e descartados são 880.571. Estimativa de casos em acompanhamento: 34.320.

Prefeitura de Canguaretama/RN concede reajuste de 33,23% nos salários dos professores.

A Prefeitura de Canguaretama vai conceder um reajuste de 33,23% no salário base dos professores da rede municipal de educação básica, conforme estabelece a Lei do Piso do Magistério (11.738/2008). A medida foi confirmada pelo prefeito, Wilsinho Ribeiro, em anúncio feito nesta quinta-feira (10) ao lado da secretária de Educação, Fátima Moreira. O aumento é o maior já registrado na história da cidade.

Wilsinho destacou que o reajuste é uma grande conquista para a classe e que sua gestão compartilha com a política de valorização da classe.

“É um direito dos professores que nós fazemos questão de honrar e fazer ainda mais. Nosso compromisso é com a valorização desses profissionais. O aumento já será comprovado no salário de fevereiro e ainda pagaremos o retroativo referente ao vencimento de janeiro. A educação é a porta para um mundo melhor e merece toda a atenção, reconhecimento e carinho da nossa gestão, comprometida com os nossos servidores”, disse Wilsinho.

Até a presente data, esse é o maior aumento salarial que os professores de Canguaretama receberam. Antes, o ajuste havia sido de pouco mais de 12%.

“Foi o maior piso já reajustado na história de nossa cidade e um dos maiores do Estado. A gestão optou por seguir o aumento estipulado pelo governo federal em respeito aos nossos profissionais. Valorizar o professor é um processo permanente. Educação de qualidade é o caminho da transformação real da vida e é esse caminho que procuramos trilhar em Canguaretama”, comentou a titular da pasta da educação, Fátima Moreira.

Setor de serviços cresceu 10,9% em 2021, informa o IBGE.

O setor de serviços cresceu 10,9% em 2021, após uma queda de 7,8% em 2020. De acordo com o Instituto Brasilerio de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou hoje (10) os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), a taxa do ano passado foi a maior para um fechamento anual desde o início da série histórica em 2012. Em dezembro o setor teve expansão de 1,4% frente a novembro.

Com esse desempenho, o setor de serviços ampliou o distanciamento com relação ao nível pré-pandemia e ficou 6,6% acima do nível de fevereiro de 2020. Além disso, atingiu o seu maior patamar desde agosto de 2015. No entanto, ainda se encontra 5,6% abaixo do recorde alcançado em novembro de 2014.

Na comparação com dezembro de 2020, o setor apresentou a décima taxa positiva consecutiva, com 10,4%. O acumulado nos últimos 12 meses é de 9,5% até novembro e de 10,9% até dezembro, o que significa que manteve a trajetória ascendente desde fevereiro de 2021, quando registrou queda de 8,6%.

Entre 2012 e 2019 o setor de serviços acumulou uma variação positiva de 0,1%. No biênio 2020-2021 cresceu 2,2%, e boa parte do crescimento acumulado de 2,3% dos últimos 10 anos se deve ao desempenho mais dinâmico de alguns segmentos de serviços em 2021.

Instituições de ensino são favoráveis ao retorno presencial no Rio.

Com a redução dos casos de covid-19 no Rio de Janeiro, 11 instituições de ensino e pesquisa lançaram uma nota se manifestando a favor do retorno imediato às atividades presenciais, por serem “fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem de qualidade”. O documento foi divulgado na noite de ontem (9).

Assinan a nota os reitores ou diretor-geral de 11 instituições: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo), Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), Instituto Federal Fluminense (IFF), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ) e Colégio Pedro II (CPII).

A nota destaca que o ensino remoto foi necessário para enfrentar a crise sanitária, e que a autonomia e planejamento de cada instituição pública de ensino, pesquisa e extensão do estado deve ser respeitada.

“A adoção do ensino remoto emergencial foi necessária e preparada com todo o cuidado didático, jurídico e institucional, com ampla discussão nos conselhos superiores, cuja reversão está ocorrendo de forma gradativa e planejada. Nossas ações nesses tempos de pandemia foram fundamentais para que vidas pudessem ser preservadas. Neste momento, temos convicção de que o retorno completo ao ensino presencial será fundamental para o processo de ensino-aprendizagem de qualidade”, diz o documento.

Os reitores destacam que nesses dois anos de emergência sanitária as instituições contribuíram com a sociedade, desenvolvendo ações essenciais para minimizar os efeitos da pandemia e proteger a saúde da população. A decisão de agora, segundo o documento, se baseia na taxa de transmissão do vírus Sars-CoV-2, no grau de letalidade da doença e na ocupação dos leitos nos hospitais. Eles defendem a cobrança da vacinação, mas quem pertence aos grupos de risco deve permanecer em trabalho ou ensino remoto.

“Não obstante, cientes e defensores da ciência e das políticas públicas geradas a partir de estudos comprovados cientificamente, nós defendemos e cobramos o esquema vacinal completo para o retorno presencial de toda a comunidade acadêmica. Todavia, vários membros das comunidades de nossas instituições fazem parte de grupo de maior risco para desenvolvimento de doença grave, mesmo quando vacinados, e precisam se manter afastados por determinação legal”.

Rio Grande do Norte tem menor custo médio por metro quadrado.

O custo por metro quadrado na construção civil no Rio Grande do Norte aumentou para R$ 1.337,76 em janeiro de 2022, iniciando o ano com um valor inferior ao nacional (R$ 1.525,48). Com o resultado, o Estado tem o menor custo de construção civil do país pelo sétimo mês consecutivo segundo dados do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices de Construção Civil (Sinapi) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Esse custo é composto pelo preço do componente material (R$ 831,25) e pelo preço da mão de obra (R$ 506,51). Em relação somente aos materiais, o estado potiguar teve o menor valor em comparação com os demais entes federativos. Na mão de obra, o estado potiguar aparece como o segundo menor valor do país, atrás apenas de Sergipe (R$ 479,61).

Houve estados em que uma parcela do custo total registrou diminuição no comparativo com o mês anterior. No componente material: Piauí, Sergipe, Rio Grande do Sul e Bahia. Na mão de obra: Distrito Federal, Maranhão e Rio de Janeiro.

O Índice da Construção Civil registrou, no primeiro mês do ano, crescimento de 1,41% no RN, número quase duas vezes maior que a média nacional de 0,72%. Dessa forma, o estado começa 2022 com a quinta maior variação mensal no Brasil. Esse índice monitora as mudanças do custo do metro quadrado em valores percentuais em comparação com o mês anterior.

Operação investiga fraudes envolvendo servidores do Dnit.

Servidores públicos do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) e empresas responsáveis pela execução e supervisão de obras contratadas pelo órgão no Paraná são o alvo nesta quinta-feira (10) Operação Rolo Compressor, da Polícia Federal (PF) em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU) e Receita Federal.

Em apenas um dos contratos sob investigação, com valor contratado superior a R$ 700 milhões, há constatação de prejuízo de mais de R$ 60 milhões para os cofres públicos, segundo auditoria da CGU.

A investigação, iniciada em 2015, diz respeito a fraudes em contratações e execução de obras públicas, incluindo superfaturamento e sobrepreço, visando o desvio de recursos públicos, além de atos de corrupção e lavagem de dinheiro, com indícios de que o esquema criminoso funcionava há mais de uma década.

Na ação, foram expedidos pela Justiça Federal em Curitiba mandados de prisão e de busca e apreensão em seis estados; Paraná, Mato Grosso, Santa Catarina, Distrito Federal, Minas Gerais e São Paulo. As buscas envolvem 125 policiais em 26 locais.

Ainda segundo a PF, um dos investigados foi preso e cinco servidores públicos foram afastados cautelarmente e tiverem seus bens bloqueados.

Delegados de Polícia do RN rejeitam nova proposta e se retiram da mesa de negociação.

A proposta apresentada pelo Governo do Estado na reunião de hoje (10) com os policiais civis foi considerada um desastre. Para as entidades, trata-se de uma versão piorada de uma proposta já feita no início da negociação e rejeitada com veemência por eles.

O formato apresentado desta vez, sob o pretexto de incorporar os valores recebidos como Adicional por Tempo de Serviço (ADTS), acabaria inviabilizando progressões na carreira, além de gerar disparidade salarial entre integrantes de uma mesma classe, e, finalmente, não atacar a inconstitucionalidade questionada sobre o anuênio.

Vale salientar que a Associação de Delegados de Polícia Civil do RN (Adepol/RN), em conjunto com as demais entidades, estão buscando o governo desde abril do ano passado, para solucionar a questão, mas só foram recebidos para iniciar as negociações após a paralisação. “Até agora, o governo não se debruçou sobre a proposta apresentada pelas classes e só trouxe soluções absurdas que acabam com uma carreira construída por anos”, afirmou a presidente da associação, delegada Taís Aires.

Além da proposta, os representantes das entidades não aceitaram a postura desrespeitosa do vice-governador, Antenor Roberto, que chegou a chamá-los de irresponsáveis e afirmou que não havia motivo para a reivindicação. Desta forma, os policiais se retiraram da mesa de negociação.

Senado aprova medida provisória que beneficia pacientes de câncer.

O Senado aprovou ontem (9) a Medida Provisória (MP) que obriga planos de saúde a cobrirem tratamento oral contra o câncer. A MP já havia passado pela Câmara e perderia a validade amanhã (10), se não tivesse sido votada. Agora, segue para a Câmara para uma reanálise. Isso ocorre porque os senadores alteraram trechos do texto.

A MP 1.067/2021 incorpora às coberturas obrigatórias de planos a oferta de tratamentos antineoplásicos domiciliares de uso oral, incluindo medicamentos para o controle de efeitos adversos relacionados ao tratamento. Ela foi editada pelo governo em resposta a um projeto de lei do Senado com o mesmo tema. A manutenção do veto presidencial ao projeto ontem, na sessão do Congresso, teve, inclusive, como argumento a existência dessa MP.

O texto da MP aprovado pelo Senado diz que a cobertura do tratamento é obrigatória caso as medicações já tenham aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além disso, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) terá 120 dias para inclui-lo no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde. É possível ainda uma prorrogação por mais 60 dias. Os processos referentes a tratamentos orais de câncer deverão ser priorizados pela ANS.

Para os demais tratamentos, o prazo é de 180 dias, prorrogável por mais 90. Em todos os casos, se a ANS não se manifestar dentro do prazo, o tratamento será automaticamente incluído no Rol de Procedimentos até a decisão definitiva.

De acordo com a MP, os medicamentos orais contra o câncer devem ser fornecidos ao paciente ou a seu representante legal em dez dias após a prescrição médica. O provimento poderá ser fracionado por ciclo de tratamento. Será obrigatório comprovar que o paciente ou seu representante legal recebeu as devidas orientações sobre o uso, a conservação e o eventual descarte do medicamento.

A Câmara precisa aprovar a MP até amanhã (10). Caso isso não ocorra, ela perderá a validade.

Ainda com interino, Corinthians recebe o invicto Mirassol hoje.

Corinthians e Mirassol entram em campo nesta quinta-feira, às 21h30, na Neo Química Arena, em confronto válido pela quinta rodada do Campeonato Paulista.

O Corinthians faz o segundo jogo sob o comando do interino Fernando Lázaro. Na estreia, ele venceu o Ituano por 3 a 2, em um jogo emocionante que contou com o primeiro gol de Paulinho em sua volta ao Timão. Enquanto isso, nos bastidores, a diretoria segue em busca de um técnico para assumir o time.  

Semifinalista nas últimas duas edições do Paulistão, o Mirassol vem fazendo novamente uma boa campanha. Em quatro jogos, foram duas vitórias e dois empates. Com oito pontos conquistados até aqui, o Leão seria líder em qualquer um dos outros três grupos, mas é o vice-líder do C, atrás do Palmeiras.

Suspeito de produzir e compartilhar pornografia infantil é preso em Parnamirim/RN.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou nesta quinta-feira (10) a operação Locard. Um homem suspeito de produzir, armazenar e compartilhar material com pornografia infantil foi preso preventivamente em Parnamirim. A investigação do MPRN aponta indícios de que o suspeito possua diversos vídeos e fotos com cenas de sexo envolvendo crianças e adolescentes, alguns possivelmente produzidos por ele próprio.

A operação Locard contou com o apoio da Polícia Militar. Ao todo, dois promotores de Justiça, três servidores do MPRN e seis policias militares participaram da ação. O nome da operação é uma alusão ao francês Edmond Locard, um estudioso da criminologia que cunhou o Princípio de Locard.

Durante a investigação, o Ministério Público apurou que o suspeito, de 19 anos, mantém diversas contas de telefonia celular, de e-mails e ainda perfis em redes sociais – todos usados para receber e compartilhar conteúdo com pornografia infantil.

O MPRN já localizou quase 200 fotos ou vídeos que foram compartilhados ou recebidos pelo homem preso. Há fortes indícios de que ele também produziu conteúdo pornográfico e compartilhou na internet.

Além do mandado de prisão preventiva, a operação Locard também cumpriu mandado de busca e apreensão na casa do suspeito. O MPRN já obteve autorização judicial para analisar celulares, computadores e outras mídias apreendidas. Além disso, o MPRN também pediu e conseguiu na Justiça que operadoras de telefonia celular e empresas de redes sociais disponibilizem os conteúdos compartilhados pelo homem preso.

Carioca: com Nenê artilheiro, Vasco derrota Portuguesa e vira líder.

O Vasco derrotou a Portuguesa por 1 a 0, ontem quarta-feira (9) no estádio de São Januário, pela 5ª rodada da Taça Guanabara do Campeonato Carioca. Com este resultado o Cruzmaltino assumiu a liderança da competição com 13 pontos.

Após um primeiro tempo de pouca produtividade, o Cruzmaltino melhorou após o intervalo e garantiu a vitória aos 30 minutos, quando Nenê cobrou pênalti com eficiência. Com este gol o veterano meio-campista se isolou na artilharia da competição com 4 gols marcados.

O próximo desafio do Vasco na competição será o clássico com o Botafogo, no domingo (13). No mesmo dia a Portuguesa mede forças com o Fluminense.

Ameaças de bomba forçam retirada em sete escolas de Washington.

Sete escolas predominantemente negras em Washington foram esvaziadas nessa quarta-feira (9), devido a ameaças de bomba, e depois liberadas. A ação inclui uma unidade de ensino médio que foi ameaçada um dia antes, durante visita do marido da vice-presidente norte-americana Kamala Harris, disseram autoridades.

O Departamento de Polícia do Distrito de Columbia informou que quatro escolas públicas de ensino médio e três charters (independentes) receberam ameaças.

A polícia de Washington disse que a Dunbar High School - onde o marido de Harris, Douglas Emhoff, foi levado às pressas pela segurança após ameaça de bomba na terça-feira - e outras foram "esvaziadas, mas nenhum material perigoso foi encontrado".

As autoridades não indicaram conexão entre a enxurrada de ameaças, e a polícia disse que o incidente de terça-feira não parecia direcionado a Emhoff, que estava visitando Dunbar para um evento do Mês da História Negra.

Os incidentes, no entanto, aumentaram ainda mais o medo entre as comunidades, já abaladas por série de ameaças de bomba feitas na semana passada a pelo menos uma dúzia de faculdades e universidades historicamente negras, ou HBCUs, em todo o país.

Nenhum explosivo foi encontrado em nenhuma das instituições, mas as ameaças estão sendo investigadas pelo FBI.

Vôlei Natal faz 3 a 2 fora de casa e é o primeiro time a vencer o Minas, líder da Superliga Masculina.

O Funvic Educacoin Natal tirou a invencibilidade do líder Fiat/Gerdau/Minas na noite desta quarta-feira (09) em Belo Horizonte. A partida finalizou com 3 sets a 2, com parciais de 25/20, 25/23, 15/25, 16/25 e 16/14. Com o resultado, o Funvic Natal somou dois pontos e segue na sétima colocação, mas com boa vantagem para o oitavo colocado.

O time natalense começou a partida diante do líder inspirado, confirmando a evolução destacada pelo técnico interino Adalberto Jorge. Errando menos e sendo bastante efetivo nos ataques, venceu a primeira série por 25/20. Já na segunda parcial, bem mais equilibrada, seguiu com ritmo forte e ampliou a vantagem com 25/23, garantindo mais um ponto na classificação da Superliga 21/22. O destaque do time potiguar nas duas primeiras parciais foi o central norte-americano Pat.

Atrás no placar, fato que não tinha acontecido ainda nesta temporada, o representante mineiro voltou mais focado no terceiro set. O Fiat/Gerdau/Minas conseguiu impor seu jogo e ainda contou com a irregularidade do Funvic Educacoin Natal, que errou bastante, e cedeu 11 pontos para o adversário. Os donos da casa venceram por 25/15. O quarto set foi uma repetição do anterior. Aos poucos, o líder foi abrindo vantagem e levou a série para o tie-break com uma vitória por 25/16.

O quinto set foi emocionante. O Funvic Natal se recuperou e esteve todo o tempo na frente. No final, entretanto, o Fiat/Gerdau/Minas conseguiu encostar e salvou dois match-points. As duas equipes empataram em 14/14, e o time natalense conseguiu desempatar com a vitória por 16/14, marcando 3 a 2.

O próximo jogo é contra o Azulim/Gabarito/Uberlândia no Palácio dos Esportes, em Natal, no sábado (12), às 19h. Via T/N.

Polícia Federal e Exército combatem, no Rio, fraude na compra de armas.

A Polícia Federal (PF) cumpre hoje (10), no estado do Rio de Janeiro, 27 mandados de busca e apreensão contra suspeitos de fraudar documentos para adquirir, possuir e portar arma de fogo. Comerciantes são suspeitos de vender armas mesmo sem a documentação correta. A operação Confessio tem o apoio do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 1ª Região Militar do Exército.

Segundo a PF, a investigação começou depois de denúncia sobre a existência de sistemática falsificação e uso de Certificados de Registro de Arma de Fogo (CRAF) por pessoas que queriam ludibriar a fiscalização e portar livremente armas de fogo. Também eram falsificados certificados de registro (CR), guias de tráfego e requerimentos para aquisição de arma de fogo e acessório.

Flamengo pega o Audax e tenta recuperação após derrota para o Flu.

Depois da derrota para o Fluminense, o Flamengo volta a campo nesta quinta-feira, às 19h, em Volta Redonda, pela quinta rodada do Carioca. O adversário é o Audax. O técnico Paulo Sousa tem a missão de recolocar a equipe no caminho das vitórias.

O Flamengo inicia a rodada na quarta posição com sete pontos, atrás de Botafogo, Vasco e Fluminense. O Audax, que tem quatro pontos e fez seu primeiro gol na última rodada, está em nono lugar.

Com restrições, Cade aprova compra Oi Móvel por Tim, Claro e Vivo.

A compra dos ativos de telefonia móvel do grupo Oi pelas operadoras Tim, Claro e Telefônica Brasil, que detém a marca Vivo, foi autorizada, com restrições, pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A aprovação foi condicionada ao cumprimento de medidas que diminuam os riscos concorrenciais e que estarão contidas em um Acordo em Controle de Concentrações (ACC). A Oi vendeu a rede móvel em 2020 para pagar dívidas. A transação precisava de confirmação pelo órgão antitruste.

A decisão foi tomada em reunião da tarde dessa quarta-feira (9). As análises da operação mostraram que a saída da Oi do mercado de Serviço Móvel Pessoal (SMP) reduziria de quatro para três as operadoras que atuam no segmento, levando a uma concentração na oferta do serviço. O entendimento do Cade, no entanto, é de que a falência da Oi nesse mercado poderia aprofundar a concentração do setor, maior até do que a decorrente da transação, tendo em vista que os líderes do mercado iriam absorver os clientes atuais da empresa falida.

“Quando considerados em conjunto com as condicionantes da Anatel e a regulamentação setorial, os remédios do Cade têm o potencial de reduzir significativamente as barreiras à entrada e de aumentar a expansão de concorrentes, mitigando as preocupações concorrenciais identificadas ao longo da instrução do presente processo”, avaliou, segundo nota do Cade, a conselheira Lenisa Prado.

O presidente do conselho, Alexandre Cordeiro, e o conselheiro Luiz Hoffmann acompanharam o voto de Lenisa Prado. Já os conselheiros Luis Braido, relator do ato de concentração; Paula Azevedo; e Sérgio Ravagnani votaram pela reprovação da operação. A decisão foi tomada com base no voto de qualidade do presidente, pois a aprovação não alcançou maioria dos votos.

O ACC prevê medidas que “favorecem e facilitam a entrada de novos agentes econômicos e a expansão de competidores no mercado de SMP”. Entre elas, está a oferta pública a ser feita pelas compradoras de cerca de metade das estações de rádio base (EBRs) que foram adquiridas da Oi. Também está previsto o aluguel de parte do espectro da Oi, entre outras medidas.

Queiroga critica adoção da 4ª dose por Estados e municípios.

O ministro da Saúde Marcelo Queiroga criticou nesta 4ª feira (9.fev.2022) a decisão de governadores e prefeitos de aplicarem a 4ª dose da vacina contra a covid-19.

“É fundamental avançar na dose de reforço. A gente ouve ‘ah, tem que aplicar uma 4ª dose’. Tem que avançar na dose de reforço, isso sim, é o que devemos fazer: nos unir para aplicar a dose de reforço na população”, disse Queiroga.

A fala do ministro veio logo depois de o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), dizer que o Estado adotaria a 4ª dose “independentemente de haver ou não” uma recomendação do ministério. Além de São Paulo, municípios do Rio de Janeiro também optaram pela aplicação da dose extra.

“O governador de São Paulo e outros chefes de Executivos, seja de estado e município, muitas vezes eles interferem no processo decisório a respeito da imunização”, afirmou o ministro da Saúde.

Segundo Queiroga, ainda não há uma definição sobre o assunto. Ele defendeu que a questão da 4ª dose deve ser discutida no “âmbito” do Ministério da Saúde.

Lula volta a defender a regulamentação da imprensa.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a defender que exista algum tipo de “regulamentação da imprensa” no Brasil. A declaração foi durante uma entrevista concedida à Rádio Clube, de Pernambuco, ontem quarta-feira (9).

Para Lula, é preciso “estabelecer determinadas regras de civilidade nos meios de comunicação”, mas o petista negou que tal sugestão faça alusão à censura.

“Não falem de censura para mim, eu quero a liberdade de imprensa. Liberdade em que a imprensa fale o quiser, mas que também seja respeitado o direito de resposta”, argumentou.

O possível pré-candidato do PT nas eleições 2022 – e também líder das últimas pesquisas de intenções eleitorais – afirmou que a internet está virando uma “fábrica de fake news e provocações” e avaliou que o Brasil está “muito atrasado” em projetos do gênero em comparação com outros países.

“Não podemos deixar a internet do jeito que está, virando uma fábrica de fake news e provocações”, disse. “Estamos muito atrasados. Temos modelos na Inglaterra, na Alemanha, na França e em vários países”.

Essa não é a primeira vez que Lula menciona a regulamentação da imprensa. Mesmo que o ex-presidente ainda não tenha lançado oficialmente sua pré-candidatura, também há menções a outras propostas durante as entrevistas, como a revogação da reforma trabalhista.

Acesso ao e-Mec passa a ser feito exclusivamente pelo portal gov.br.

Os processos que regulam a educação superior no Brasil farão parte, a partir desta quinta-feira (10), do portal do governo federal gov.br. A migração faz parte do projeto de transformação digital dos serviços públicos, que unifica os canais do governo federal na mesma plataforma.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) utiliza as informações do sistema para avaliação in loco do Censo da Educação Superior e divulgação dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

Com a mudança, o acesso que até então era feito pelo e-MEC passará a ser realizado apenas por meio do login único cadastrado no portal gov.br, também utilizado para acessar diversos sistemas do governo federal. Dessa forma, os avaliadores e procuradores institucionais devem fazer o cadastro úncio para acessar o e-MEC, bem como para garantir o acompanhamento das avaliações em que as instituições de educação superior estejam designadas. Sem o cadastro, segundo o Ministério da Educação, a partir de hoje não será possível conectar-se ao sistema.

Cadastro

Para se cadastrar, os avaliadores e procuradores institucionais devem acessar o portal acesso.gov.br, informar o CPF, escolher a forma de fazer o cadastro - aplicativo gov.br, reconhecimento facial, bancos credenciados ou internet banking - preencher os campos solicitados e gerar a senha.

Sistema e-MEC

Na prática, todos os pedidos de credenciamento e recredenciamento de instituições de educação superior e de autorização, renovação e reconhecimento de cursos são feitos por meio do e-MEC. Além disso, o sistema inclui processos de aditamento, que são modificações de forma simplificada e transparente.

O e-MEC também informa dados como a situação de regulação das instituições e dos cursos por elas oferecidos, endereços de oferta e indicadores de qualidade obtidos nas avaliações do MEC.

quarta-feira, fevereiro 09, 2022

Policiais Civis protestam na Governadoria aos gritos de “fora Antenor”, pedindo a saída do vice-governador.

Após recusarem a proposta apresentada pelo Governo do Estado em negociação nesta quarta-feira (9), policiais civis protestaram subindo a rampa da Governadoria, pedindo a saída do vice-governador Antenor Roberto.

“Fora Antenor”, gritavam os manifestantes. Antenor Roberto tem sido o responsável por conduzir as negociações com os policiais civis que alegam que a proposta apresentada pelo Governo do Estado é inconstitucional e por isso seguem com as atividades paralisadas.

Nova York deixa de exigir máscaras em espaços fechados.

O governo de Nova York deixará de exigir o uso de máscaras em locais fechados a partir dessa quinta-feira (10), quando a medida implementada para combater a disseminação da variante ômicron do coronavírus está prevista para expirar. Após queda nos indicadores da pandemia no Estado, a governadora, Kathy Hochul, anunciou que não prorrogará a exigência em locais como bares, restaurantes e lojas.

Cidades do Estado de Nova York e empresas poderão agora definir suas próprias regras com base nos indicadores locais da pandemia — Foto: Amir Hamja/Bloomberg

A medida foi relaxada devido ao recuo da onda de contágios causada pela variante ômicron. Com a decisão, cidades do Estado de Nova York e empresas poderão agora definir suas próprias regras com base nos indicadores locais da pandemia.

EUA pressionam Irã e dizem que retomada de acordo nuclear é urgente.

A Casa Branca pressionou publicamente o Irã nesta quarta-feira (9) a retomar rapidamente o acordo nuclear de 2015, dizendo que será impossível retornar ao pacto se um acerto não for fechado em semanas.

"Nossas conversas com o Irã chegaram a um ponto urgente", disse a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, a repórteres, observando que o enviado especial dos EUA ao Irã, Rob Malley, retornou a Viena para negociações indiretas com o país asiático.

"Um acordo que aborda as principais preocupações de todos os lados está à vista, mas, se não for alcançado nas próximas semanas, os avanços nucleares em andamento no Irã tornarão impossível retornarmos ao pacto", disse Jen Psaki.

Os comentários da porta-voz repetem os de uma autoridade graduada do Departamento de Estado dos EUA, que disse a repórteres em 31 de janeiro que "restavam apenas algumas semanas" para retomar o acordo.

Sob o acordo, o Irã restringiu seu programa nuclear para dificultar a obtenção de material físsil para fazer uma bomba, uma ambição que Teerã nega. Em troca, os Estados Unidos e outras nações aliviaram as sanções que prejudicam a economia do Irã.

O ex-presidente dos EUA Donald Trump abandonou o acordo em 2018, argumentando que este não conseguiu impedir o apoio do Irã a aliados regionais e deu a Teerã muito alívio nas sanções pelas restrições nucleares. Trump então restaurou as sanções dos EUA, levando o Irã a começar a violar os limites nucleares do acordo um ano depois.

MPRN recomenda que Polícia Civil mantenha unidades de plantões em pleno funcionamento.

Diante da paralisação de policiais deflagrada no Estado, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou à Delegacia Geral de Polícia Civil que mantenha em funcionamento as delegacias de plantões em Natal, Mossoró e Caicó, a Central de Flagrantes da Capital e a 15ª Delegacia de Plantão de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP). A recomendação será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (10).
 
As medidas indicadas na recomendação devem ser observadas com vistas a restabelecer o funcionamento das unidades.
 
O documento é fruto de um inquérito civil que apura os prejuízos ao direito difuso à segurança pública e eventual dano moral coletivo decorrente da greve desencadeada por policiais civis no dia 7 de fevereiro de 2022, seguindo a linha de que a greve é expressamente proibida a todos os policiais no país, conforme jurisprudência consolidada do Supremo Tribunal Federal (STF).
 
Para emitir a recomendação, o MPRN ainda considerou os fatos ocorridos nas noites dos dias 7 e 8 de fevereiro de 2022, noticiados pela imprensa local: as delegacias de plantão de Natal foram impedidas de funcionar em razão da greve realizada por policiais civis, com a interrupção de serviço de interesse e utilidade pública, sendo necessário improvisar o serviço numa unidade da Polícia Militar.

Neymar sofre golpe bancário e tem R$ 200 mil furtados da conta.

O atacante Neymar, do Paris Saint-Germain e da Seleção Brasileira, foi vítima de um golpe bancário e teve R$ 200 mil furtados de sua conta corrente. Um homem que era funcionário terceirizado de um banco foi preso pelo crime.

Após a prisão, o valor foi devolvido ao atleta. O delegado Fábio Pinheiro Lopes, diretor do Departamento Criminal de Investigações Criminais (Deic) de São Paulo, informou que o suspeito realizou furtos em contas de outras pessoas famosas.

De acordo com os investigadores, os valores foram subtraídos em pequenas quantias para que a vítima não percebesse. Em entrevista à Band, Lopes explicou que o suspeito tinha acesso a senhas que podiam fazer algumas movimentações bancárias.

O que este rapaz preso fez? Pegou a senha do seu companheiro de sala, para não usar a dele, e começou a fazer pequenos furtos de dinheiro de pessoas famosas e com um poder aquisitivo alto, muito dinheiro nas contas. E essas pessoas não perceberam. Ele fez uma de R$ 10 mil, depois outra de R$ 10 mil, depois R$ 20 mil, depois R$ 50 mil. E aí totalizou R$ 200 mil — afirmou o delegado.

Lopes disse ainda que o dinheiro foi furtado de uma conta provavelmente usada pelo pai de Neymar. Quando as vítimas descobriram, prosseguiu o delegado, elas procuraram o banco e tiveram os danos ressarcidos. A assessoria do atacante ainda não se manifestou.

Resultado do Enem foi antecipado dois dias, diz ministro da Educação.

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, revelou hoje (9) em entrevista ao programa A Voz do Brasil que os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 já foram processados e estão disponíveis para estudantes que buscam ingressar no ensino superior.

Segundo Ribeiro, a antecipação de dois dias se deu pela celeridade no cumprimento do cronograma estabelecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo certame. “Diminuímos dois dias de ansiedade no coração dos estudantes brasileiros”, afirmou o ministro.

Ribeiro também falou sobre o aumento do piso salarial de professores da educação básica em todo o Brasil. Outro tópico abordado foi a renegociação de dívidas do Programa de Financiamento Estudantil (Fies) do governo federal. O presidente Jair Bolsonaro já havia adiantado, na semana passada, a iniciativa de facilitar a quitação de dívidas do programa. Milton Ribeiro também falou sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e outras iniciativas e planos da pasta para 2022.