sábado, maio 22, 2021

Tripulante de navio com variante indiana internado no MA apresenta piora e é intubado.

O indiano de 54 anos que foi internado na UTI de um hospital de São Luís com sintomas da variante indiana do coronavírus (chamada de B.1.617) foi intubado após apresentar piora no quadro clínico neste sábado (22). O paciente está internado desde o dia 14 de maio, quando o navio do qual era tripulante, MV Shandong da Zhi, chegou ao litoral maranhense vindo da Malásia. A confirmação da nova cepa foi feita nessa sexta-feira (21).

A piora do quadro clínico do indiano foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) nessa sexta-feira (22). O navio em que estava o indiano navegava com 24 tripulantes no total. Desses, nove testaram negativo para Covid-19, mas os outros 15 apresentaram testes positivo para o vírus. Do total de infectados, seis foram confirmados com a cepa indiana.

A secretaria afirma, ainda, que 100 pessoas tiveram contato com os infectados. Os testes estão sendo feitos pelo hospital particular em São Luís, onde os pacientes foram infectados foram atendidos.

Entretanto, a secretaria não informou quantos testes foram feitos até o momento e quem são essas pessoas. A testagem está sendo sendo monitorada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além do Maranhão, o Ceará monitora dois casos suspeitos da cepa indiana.

Surfe: Brasil garante presença na final em Rottnest Search.

O Brasil estará na final da etapa de Rottnest Search, a quinta parada do Circuito Mundial de Surfe (a quarta realizada em território australiano), e que é disputada nas ondas de Strickland Bay. Isto porque os campeões mundiais Gabriel Medina e Italo Ferreira garantiram, na madrugada deste sábado (22), a presença em uma das semifinais da competição. A outra disputa será entre os australianos Morgan Cibilic e Liam O´Brien.

Italo Ferreira alcançou as semifinais ao derrotar outro brasileiro nas quartas de final, Yago Dora (o triunfo foi por 13,94 a 11,97). Antes, nas oitavas, o potiguar também superou outro atleta do Brasil, Adriano de Souza (que faz sua temporada de despedida do circuito mundial), por 14,70 a 14,27.

O caminho de Medina para as semifinais também não foi fácil. O bicampeão mundial venceu nas quartas de final o norte-americano Conner Coffin (por 13,80 a 13,60) e, antes, nas oitavas, o australiano Owen Wright (por 14,50 a 11,00).

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 95,5%.

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 95,5%, registrada no início da tarde deste sábado (22). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 666.

Até o momento desta publicação são 18 leitos críticos (UTI) disponíveis e 381 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 127 disponíveis e 285 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 93,2% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 99,1% e a Região Seridó tem 100%.

RN tem 63 pacientes com Covid-19 na fila por UTI.

O Rio Grande do Norte registrou início da tarde deste sábado (22) oitenta e um (81) pacientes com Covid-19 com perfil de leito de UTI, de acordo com o portal Regula RN, que monitora em tempo real a ocupação de leitos públicos no estado. O levantamento foi feito às 12h50.

Diante do número de leitos disponíveis (18), o número de pacientes em espera até a publicação desse post, com a devida subtração de números, registra 63 pessoas na fila por leitos críticos. A maioria dos pacientes em espera da Região Oeste.

RN contabiliza 12 óbitos por covid nas últimas 24h; novos casos são 1.362.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus neste sábado (22). Foram mais 1.362 casos confirmados, totalizando 257.139. Até sexta-feira (21) eram 255.777 infectados.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 5.967 no total, sendo 12 mortes registradas nas últimas 24h: Natal (02), Apodi (04), Parnamirim (01), São José de Mipibu (01), Nova Cruz (01), Campo Grande (01), Santo Antônio (01) e Assu (01).

A Sesap ainda registrou outros 05 óbitos ocorridos após a confirmação de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.237. Na sexta-feira (21) o número total de mortes era 5.950.

Casos suspeitos somam 84.885 e descartados 501.262.

Comissão da Covid-19 ouvirá ministro da Ciência e Tecnologia na segunda (24).

A Comissão Temporária da Covid-19 vai promover uma audiência pública remota, nesta segunda-feira (24), às 10h, para ouvir o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes.

A audiência tem o objetivo de discutir o impacto do corte no orçamento do Ministério da Ciência e Tecnologia sobre as pesquisas em andamento no país. A pasta teve R$ 272 milhões bloqueados no Orçamento de 2021. O encontro virtual também vai permitir atualizar as informações sobre investimentos em pesquisa e tecnologia para alternativas de vacinação contra a covid-19. A audiência foi solicitada pelo relator da comissão, senador Wellington Fagundes (PL-MT).

Presidida pelo senador Confúcio Moura (MDB-RO), a Comissão Temporária da Covid-19 foi criada para acompanhar as ações do governo nas questões de saúde pública relacionadas ao coronavírus. A comissão tem previsão de funcionamento até 30 de junho.

Covid-19: Ministério da Saúde discute ações para conter novas cepas.

O Ministério da Saúde e as prefeituras da capital paulista e de Guarulhos estão discutindo ações conjuntas para tentar evitar que novas variantes da covid-19 se espalhem pelo país.

Segundo o Ministério da Saúde, as cidades de Guarulhos, sede do aeroporto internacional mais movimentado do país, e de São Paulo são focos de maior preocupação em relação a uma possível disseminação de mutações do vírus causador da covid-19, em particular, a cepa recentemente identificada na Índia (B.1.617)

Neste sábado (22), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, conversou, conjuntamente, por videochamada, com o prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa, e com o secretário municipal de Saúde de São Paulo, Edson Aparecido. Também participaram da conversa técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da coordenadoria de Vigilância em Saúde da capital paulista, além do secretário-executivo da secretaria estadual de Saúde, Eduardo Ribeiro Adriano .

Aparecido apresentou ao ministro o plano de ações municipais para tentar prevenir, identificar e controlar a disseminação de eventuais novas variantes do novo coronavírus na cidade de São Paulo. O plano prevê medidas como a tentativa de identificar pessoas com sintomas da doença em aeroportos, terminais rodoviários e rodovias de acesso a São Paulo. Uma vez identificadas por meio da aferição da temperatura, as pessoas sintomáticas serão testadas e, em caso positivo para covid-19, deverão ser isoladas.

Brasil registra 1.899 óbitos e 76 mil novos casos de COVID-19 nas últimas 24h.

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil neste sábado (22):

– O país registrou 1.899 óbitos nas últimas 24h, totalizando 448.208 mortes;

– Foram 76.490 novos casos de coronavírus registrados, no total 16.047.439 milhões pessoas já foram infectadas.

A média móvel de óbitos nos últimos 7 dias continua abaixo de 2 mil ao registrar 1.928, e está em queda; a média móvel de novos casos é de 65.844, e está em alta.

Fla x Flu decide campeão carioca neste sábado no Maracanã.

O Fla-Flu de número 433 vai decidir quem fica com o Campeonato Carioca de 2021. O Rubro-Negro luta pelo sexto tricampeonato da história do clube. Já o Tricolor tenta levantar o campeonato depois de nove anos. Mesmo sem a presença da torcida por conta da pandemia, a dupla vai ao campo do Maracanã, neste sábado (22) à noite, com a promessa de manter a tradição de decisões emocionantes entre os clubes.

“Sempre fizeram grandes jogos”, pontua o comentarista Mario Silva, da Rádio Nacional, que vai transmitir a partida, a partir das 20h30 (horário de Brasília), com narração de André Luís Mendes. “Ainda como repórter em 1983, o Fla ia levando a faixa com o empate sem gols, quando nos acréscimos, Delei lançou e Assis venceu Raul com um chute rasteiro”, lembra Mario, recordando ainda um embate com Zico em campo no ano de 1986. “Foi uma espécie de reestreia do maior ídolo da Gávea, porque ele tinha ficado meses fora do gramado, por conta de uma lesão no joelho. Não valeu título, mas o Fla goleou por 4 a 1 e o camisa 10 marcou três vezes”.

A memória do jornalista esportivo também destaca o gol de barriga de Renato Gaúcho (1995) pelo Flu e a despedida de Zico em confrontos oficiais com a camisa flamenguista (1989), na cidade de Juiz de Fora-MG, com a vitória por 5 a 0 sobre a equipe de Laranjeiras. Na história do campeonato, as duas equipes já duelaram dez vezes em finais, com cinco vitórias para cada lado. O Fla pode chegar ao título de número 37, enquanto o Flu alcançaria o 32º título Estadual do Rio.  Depois de empatar o primeiro jogo por 1 a 1, Fla e Flu voltam a se encontrar sem nenhuma vantagem. Em caso de novo empate, a decisão vai para os pênaltis

Fiocruz recebe hoje insumos para produção de 12 milhões de doses de vacina da AstraZeneca.

A Fiocruz (Instituto Oswaldo Cruz) recebe neste sábado (22) novo lote de IFA (ingrediente farmacêutico ativo) para a produção de vacinas Oxford/AstraZeneca contra covid-19, no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos. A remessa, que chega da China às 17h50, no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, será suficiente para produzir 12 milhões de doses.

Além disso, a chegada do novo carregamento vai permitir que a fundação retome a produção da vacina na terça-feira (25), após ficar paralisada desde quinta-feira (20) por falta de insumos, o que deve impactar as entregas a partir da segunda semana de junho.

Nesta sexta-feira (21), foram entregues mais 6,1 milhões de doses. Com a remessa, a fundação chegou a 41,1 milhões de vacinas disponibilizadas ao PNI (Programa Nacional de Imunizações), do Ministério da Saúde, das quais 37,1 milhões de doses processadas pela instituição e 4 milhões de doses importadas da Índia.

Na semana que vem, serão mais 4,9 milhões, e, na semana encerrada em 5 de junho, 5,1 milhões. Ao todo, estão previstas a entrega de 100,4 milhões de doses previstas na primeira fase de produção, no primeiro semestre deste ano.

RN arrecada mais de R$ 2 bilhões no 1º quadrimestre de 2021; 15% a mais que no mesmo período do ano passado.

No primeiro quadrimestre de 2021, a arrecadação total do Rio Grande do Norte é 15% maior que a do mesmo período do ano passado, totalizando R$ 2,234 bilhões em 2021 contra R$ 1,95 bi em 2020.

Do total deste ano, R$ 2,1 bilhões vieram do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS, segundo dados da Secretaria Estadual de Tributação do Rio Grande do Norte (SET-RN).

Uma das principais fontes desses recursos é o setor da indústria. Ele é responsável pela arrecadação de R$ 276 milhões em 2021, valor que corresponde a 13,14% de todo o arrecadado pelo Estado no período.

Em comparação com o mesmo período de 2020, quando o setor arrecadou R$ 239 milhões, a alta foi de 15,48%.

Os contínuos resultados favoráveis faz a confiança da indústria potiguar voltar a subir depois de dois meses de queda. O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), medido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), mostra uma alta de 4,6 pontos para maio, que chega a 55,7 em uma escala que pode chegar até 100.

Líder nas pesquisas, Lula supera Bolsonaro também em popularidade digital.

Líder nas pesquisas de intenção de voto, Lula também tomou de Jair Bolsonaro a dianteira no ranking de popularidade digital de pré-candidatos à Presidência da República. A troca de posições entre os dois adversários ocorreu no mesmo período em que a CPI da Pandemia colheu os depoimentos do ex-secretário de Comunicação Fabio Wajngarten, do ex-chanceler Ernesto Araújo e do ex-ministro Eduardo Pazuello, em sessões que desgastaram a imagem do governo.

Batizado de Índice de Popularidade Digital (IDP), o ranking é elaborado diariamente pela Quaest Consultoria, que coleta dados em redes sociais e buscadores -- como Twitter, Instagram e Google Search -- e leva em consideração indicadores como número de seguidores, capacidade de promover engajamento e quantidade de reações positivas às mensagens postadas. Com essas informações, a Quaest confere uma pontuação de 0 a 100 a cada presidenciável.

Em 11 de maio, um dia antes do depoimento de Wajngarten à CPI da Pandemia, Bolsonaro estava em primeiro lugar, com 83,38 pontos, e Lula aparecia em segundo, com 57,35 pontos. A partir daí, a popularidade digital do presidente começou a cair, enquanto a do antecessor passou a subir. Em 18 de maio, quando Ernesto Araújo falou à comissão, Lula marcou 73,52 pontos e superou Bolsonaro, que registrou 72,89 pontos. No dia seguinte, quando Pazuello prestou depoimento  pela primeira vez aos senadores, o petista ainda manteve pequena vantagem, de 72,23 a 70,22.

“Lula continua sendo o candidato de oposição com melhor desempenho digital entre os concorrentes porque seu legado econômico foi forte, variável definitiva nas eleições presidenciais”, diz o cientista político Felipe Nunes, diretor da Quaest. Desde o início do ano, foi apenas a segunda vez que o petista desbancou o atual presidente do topo do ranking. A primeira ocorreu durante um período de cerca de dez dias, em março, mês que registrou recordes sucessivos de mortes por Covid-19 e no qual o pagamento do auxílio emergencial ainda não havia sido retomado.

Como ocorre nas pesquisas de intenção de votos, os nomes de centro patinam no universo digital. A exceção é Luciano Huck, que figura geralmente em terceiro lugar no ranking, mas já tomou de Lula a segunda posição em algumas ocasiões. A força de Huck, no entanto, decorre principalmente de sua popularidade como apresentador de televisão. Os outros postulantes centristas não têm esse ativo e penam até aqui para ganhar pontos e se beneficiar do derretimento de Bolsonaro. Em 19 de maio, Huck anotou 40,5 pontos, Ciro Gomes (PDT) 29,15 pontos, João Doria (PSDB) 23,77 pontos e Henrique Mandetta (DEM) 15,91 pontos.

Caixa paga hoje auxílio emergencial a nascidos em junho.

Os trabalhadores informais nascidos em junho recebem hoje (22) a segunda parcela da nova rodada do auxílio emergencial. O benefício terá parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo da família.

O pagamento também será feito a inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos no mesmo mês. O dinheiro será depositado nas contas poupança digitais e poderá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem. Somente de duas a três semanas após o depósito, o dinheiro poderá ser sacado em espécie ou transferido para uma conta-corrente.

No dia 13, a Caixa anunciou a antecipação do pagamento da segunda parcela. O calendário de depósitos, que começou no dia 16 e terminaria em 16 de junho, teve o fim antecipado para 30 de maio.

Ao todo, 45,6 milhões de brasileiros serão beneficiados pela nova rodada do auxílio emergencial. O auxílio será pago apenas a quem recebia o benefício em dezembro de 2020. Também é necessário cumprir outros requisitos para ter direito à nova rodada.

Covid-19: vacinas de Oxford e da Pfizer protegem da variante de origem indiana, diz jornal.

Estudo do governo britânico aponta que duas doses da vacinas de Oxford e da Pfizer fornecem forte proteção contra infecção sintomática da variante do coronavírus identificada pela primeira vez na Índia. As informações são do jornal Financial Times. 

A variante já chegou ao Brasil. O Maranhão registrou os primeiros da cepa chamada de B.1.617 em seis pessoas que chegaram ao estado a bordo do navio MV Shandong da Zhi, atracado no litoral do estado.

De acordo com reportagem do Financial Times, duas doses de vacina forneceram 81% de proteção contra a variante B.1.617 encontrada na Índia e 87% contra a cepa B.1.1.7, identificada pela primeira vez em Kent, no sudeste da Inglaterra. O jornal ouviu duas pessoas que tiveram acesso a dados apresentados no Grupo de Aconselhamento sobre Ameaças de Vírus Respiratórios Novos e Emergentes do Public Health England (PHE), agência do Departamento de Saúde britânico. 

No entanto, apenas uma dose apresenta proteção de apenas 33% contra infecção sintomática da cepa B.1.617 e 51% contra a B.1.1.7.

O governo britânico reduziu na semana passada o intervalo entre as doses da vacina de Oxford para maiores de 50 anos de 12 para oito semanas, em uma tentativa de garantir que os mais vulneráveis no Reino Unido recebam proteção total da vacina o mais rápido possível. Também ampliou a vacinação em locais com mais casos da variante indiana. 

A cepa B.1.617, considerada uma "preocupação global" pela Organização Mundial de Saúde, foi identificada em seis tripulantes do navio Mv Shandong Da Zhi, com bandeira de Hong Kong, ancorado em alto-mar próximo ao litoral do Maranhão. O estado monitora cerca de cem pessoas que tiveram contato com pelo menos três pacientes que precisaram sair da embarcação para serem atendidos.

A Secretaria municipal da Saúde de São Paulo solicitou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que sejam feitas barreiras sanitárias nos aeroportos de Congonhas, na capital paulista, e de Cumbica, em Guarulhos, para controlar a chegada de passageiros que possam estar contaminados com a variante indiana do coronavírus.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que os casos no Brasil estão isolados e acompanhados pela Secretaria de Vigilância em Saúde, do ministério.

Atleta potiguar é campeão brasileiro sub-20 nos 100m rasos.

O potiguar Igor Clemente, de 19 anos, é o homem mais veloz do Brasil abaixo dos 20 anos. Ele conquistou na sexta-feira a medalha de ouro dos 100m rasos no Campeonato Braseiro Sub-20 de Atletismo. A competição está sendo realizada no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), na cidade de Bragança Paulista, em São Paulo.

O representante do Clube Potiguar de Atletismo venceu a prova com a marca de 10s58, obtendo o índice para o Campeonato Mundial Sub-20, que será realizado em Nairóbi, no Quênia, no período de 17 a 22 de agosto.

Igor só pôde comemorar após o anúncio do resultado pelo sistema de som do estádio.

Não esperava a vitória. A prova estava muito forte e com vários atletas em condições de ganhar. Consegui fazer a minha melhor marca pessoal e comemorar o resultado mais expressivo da minha carreira – disse o velocista.

Igor mora em Natal e treina no Caic de Lagoa Nova com o professor Lucas Diego.

A pista da UFRN está fechada, mas eu consegui me virar na pandemia e treinar na praia. Moro a 500 metros do mar – completou.

A delegação do RN no Campeonato Brasileiro Sub-20 conta com 19 integrantes, sendo 14 atletas (10 homens e quatro mulheres) e cinco treinadores. A equipe tem representantes de Natal, Passagem, Serra Caiada, Cerro Corá, Santa Cruz, Nova Cruz, Currais Novos e Baía Formosa.

Gabriel Medina e Italo Ferreira se encontram na semifinal brasileira em Rottnest Island.

Gabriel Medina e Italo Ferreira estarão frente a frente em uma das semifinais da etapa de Rottnest Island. Nas quartas disputadas neste sábado, os dois primeiros do ranking garantiram a presença do Brasil na decisão da 5ª da temporada do Circuito Mundial de Surfe. Líder do campeonato, Medina venceu sua batalha contra o americano Conner Coffin, enquanto Italo despachou Yago Dora em outra disputadíssima bateria.

O embate decisivo será contra a Austrália, que emplacou dois de seus representantes. Morgan Cibilic tirou do caminho o compatriota Julian Wilson, e Liam O'Brien eliminou no finzinho o brasuca Miguel Pupo. 

Medina teve trabalho, mas confirmou o favoritismo registrando um total de 13,80 (7,00 e 6,80) e faturando a terceira bateria. Registrando 13,60 (6,83 e 6,77), Coffin tentou jogar pressão, sem, no entanto, conseguir virar o placar.

Já Italo carimbou seu passaporte na sequência em um duro duelo com Yago. O campeão mundial de 2019 obteve o total de 13,94 (6,77 e 7,17) contra 11,97 (7,07 e 4,90) e levou a quarta e última batalha do dia.

Covid-19: vírus primitivo pode aumentar mortes em UTIs, diz Fiocruz.

Um vírus primitivo, presente nos humanos há milhares de anos, pode estar sendo ativado pelo coronavírus e provocando aumento de mortes em pacientes graves. A hipótese faz parte de um estudo coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que pode ajudar a compreender por que alguns pacientes graves submetidos à ventilação mecânica conseguem deixar a UTI, enquanto outros não sobrevivem à covid-19.

A pesquisa indica que a presença do retrovírus endógeno humano da família K (HERV-K) está associada não só ao agravamento da doença como também à mortalidade precoce. De março a dezembro de 2020, o estudo “Ativação do Retrovírus Endógeno Humano K no Trato Respiratório Inferior de Pacientes com Covid-19 Grave Associada à Mortalidade Precoce” acompanhou 25 pessoas em estado crítico que necessitaram de ventilação mecânica. Com idade média de 57 anos, elas estavam internadas no Instituto D’Or e no Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer.

“A progressão de casos brandos para graves vinha sendo associada à hipoxia, inflamação descontrolada e coagulopatia. No entanto, os mecanismos envolvidos com a mortalidade em casos muito graves ainda não são bem conhecidos. Para isso, o estudo buscou compreender o viroma do aspirado traqueal de indivíduos em ventilação mecânica — isto é, os vírus presentes na amostra. Os testes mostraram níveis altos de HERV-K, em comparação com exames de pacientes com casos brandos e de não infectados”, explicou a Fiocruz.

O coordenador do estudo foi Thiago Moreno, do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS/Fiocruz). “Verificamos o viroma de uma população com uma altíssima gravidade, em que a taxa de mortalidade chega a 80% para ver se algum outro vírus estava coinfectando esse paciente que está debilitado, imunossuprimido. A nossa surpresa foi encontrar esses altos níveis de retrovírus endógeno K. É o tipo de pesquisa que parte de uma abordagem completa não enviesada. Isso dá muita força, muita credibilidade ao achado”, explicou o cientista.

Desaprovação de governo Bolsonaro se mantém recorde há dois meses, aponta pesquisa.

Para 50% dos brasileiros, o governo do presidente Jair Bolsonaro é ruim ou péssimo. O dado é da mais recente pesquisa EXAME/IDEIA publicada pelo site da revista Exame ontem sexta-feira (21). Segundo o levantamento, o valor está neste patamar há dois meses, período em que oscila dentro da margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa ainda aponta que a avaliação da gestão está no seu pior momento desde que começou, em janeiro de 2019. Para 24%, o governo é ótimo ou bom. Outros 22% o classificam como regular. O levantamento ouviu 1.200 pessoas entre os dias 19 e 20 de maio.

Segundo a publicação, “a principal insatisfação da população é a morosidade no processo de vacinação contra a covid-19”. Na última quinta-feira (20), o Brasil atingiu a marca de 40 milhões de vacinados contra a Covid-19 com ao menos uma dose da vacina. No total, 40.365.246 pessoas receberam a primeira dose da vacina, de acordo com os dados do consórcio dos veículos de imprensa. O número equivale a 19,06% da população.

A aprovação do governo Bolsonaro também caiu entre os evangélicos, grupo que representa forte apoio. Em janeiro, 45% avaliavam a gestão como boa ou ótima. No levantamento desta sexta, o número caiu para 39%.

Covid-19: mais da metade dos internados em UTI tem menos de 60 anos.

As notificações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) aumentaram, informa o Boletim Observatório Covid-19, divulgado nesta sexta-feira (21) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os casos de SRAG são responsáveis por incidências graves de doenças respiratórias, que demandam hospitalização ou levam a óbito. São atualmente, em grande parte, devido a infecções por Sars-CoV-2.

Conforme o boletim, outro dado preocupante é que, pela primeira vez no Brasil, a mediana da idade de internações em unidades de terapia intensiva (UTIs) de todo o país ficou abaixo de 60 anos.

O ano de 2021 vem, a cada semana, apresentando rejuvenescimento da pandemia, alertam os pesquisadores. “Diferentemente das últimas semanas, mais da metade dos casos de internação hospitalar e internação em UTI ocorreram entre pessoas não idosas. Em relação aos óbitos, embora a mediana ainda seja superior a 60 anos, ao longo deste ano, houve queda num patamar de 10 anos. Os valores de mediana de idade dos óbitos foram, respectivamente, 73 e 63 anos”, diz o boletim.

A análise comparou a Semana Epidemiológica 1 (3 a 9 de janeiro) e a 18 (2 a 8 de maio) de 2021 e verificou que a mediana da idade das internações hospitalares (idade que delimita a concentração de 50% dos casos) foi de 66 anos na SE 1 para 55 anos na SE 18. Já a mediana de idade de internações em UTI foi de 68 anos na SE 1 para 58 anos na SE 18.

Governo do Maranhão multa Bolsonaro por aglomerar e não usar máscara.

O Governo do Maranhão multou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) após ele ter provocado aglomerações e não fazer uso de máscara de proteção durante um evento realizado em Açailândia, ontem sexta-feira (21). O valor da multa por infração sanitária deve ser definido após apresentação da defesa, que tem prazo de 15 dias para ocorrer.

A punição foi aplicada pela Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa), que diz que Bolsonaro “descumpriu a obrigação de uso de máscara como medida farmacológica destinada a contribuir para a contenção e prevenção da Covid-19 em locais de uso coletivo, ainda que privados”.

Mais cedo, o presidente do diretório estadual do PCdoB no Maranhão, o deputado federal Márcio Jerry, disse que iria pedir a abertura de uma investigação por uso de dinheiro público para promover a candidatura bolsonarista à reeleição em 2022 e ataques a adversários durante sua visita ao Estado.

“Bolsonaro fez hoje, em Açailândia, nova propaganda eleitoral negativa antecipada. Usando dinheiro público para campanha eleitoral antecipada, o que é absolutamente ilegal. Farei em nome do PCdoB Maranhão representação contra ele à Procuradoria Regional Eleitoral”, afirma Jerry, que pediu licença da cadeira na Câmara dos Deputados para assumir o comando da Secretaria das Cidades e do Desenvolvimento Urbano no governo Flávio Dino (PCdoB), uma das principais lideranças de oposição a Bolsonaro.

Mais cedo, em seu segundo dia de agenda no Maranhão, o presidente fez a entrega simbólica de títulos de terra em Açailândia, município localizado a 526 quilômetros da capital São Luís. Durante o discurso, criticou e fez ataques a Dino, a quem comparou ao ditador Kim Jong-un, da Coreia do Norte, e ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

A chegada da comitiva presidencial em Açailândia causou aglomeração. Sem máscara, Bolsonaro caminhou entre correligionários. Ele viajou acompanhado dos ministros do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, da Agricultura, Tereza Cristina, do Turismo, Gilson Machado, e do filho, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ).

Mega-Sena pode pagar R$ 48 milhões neste sábado.

O concurso 2.374 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 48 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre às 20h deste sábado (22) no Espaço Loterias Caixa, no terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo. A aposta mínima custa R$ 4,50 e pode ser realizada pela internet.

Brasil aplicou a 1ª dose de vacina contra a covid-19 em 41,6 milhões de pessoas.

O Brasil aplicou a 1ª dose de vacinas contra a covid em 41.656.502 pessoas até as 21h30 desta 5ª feira (20.mai.2021). Dessas, 20.462.430 receberam a 2ª dose. Ao todo, 62.118.932 doses foram administradas no país. Os dados são das plataformas coronavirusbra1 e covid19br, que compilam dados das secretarias estaduais de Saúde.

O número de vacinados com ao menos uma dose equivale a 19,5% da população, conforme a projeção para 2021 de habitantes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os que receberam as duas doses são 9,6%.

Dos que tomaram a 1ª dose, 49% já receberam também a 2ª e estão imunizados. As vacinas que estão sendo aplicadas no Brasil são a CoronaVac, Oxford-AstraZeneca e a da Pfizer. Todas requerem duas doses para uma imunização eficaz.

sexta-feira, maio 21, 2021

Covid-19 criou condições para surgimento de ‘superfungo’ no Brasil.

Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) lotadas e equipes de saúde trabalhando no limite da exaustão física e mental. Esse contexto de caos hospitalar imposto pela pandemia de covid-19 criou no Brasil condições ideais para a emergência da Candida auris, microrganismo que ganhou a alcunha de “superfungo” pela rapidez com que desenvolve resistência aos principais medicamentos usados em seu combate.

Os dois primeiros casos confirmados em dezembro, em um hospital de Salvador (BA), foram recentemente descritos no Journal of Fungi por um grupo de pesquisadores liderado por Arnaldo Colombo, que coordena o Laboratório Especial de Micologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O trabalho conta com apoio da Fapesp.

“Já foram identificados outros nove casos no mesmo hospital, entre colonizados (quando o fungo está no organismo sem causar danos) e infectados. Embora ainda não exista registro desse agente em outros centros no país, há motivos para preocupação: estamos monitorando as características evolutivas de isolados de C. auris de pacientes internados naquele hospital baiano e notamos que já há amostras exibindo menor sensibilidade ao fluconazol e às equinocandinas, estas últimas pertencentes à principal classe de fármacos usada no tratamento de candidíase invasiva”, revela Colombo,

Como explica o pesquisador, os fungos do gênero Candida (com exceção da C. auris) fazem parte da microbiota intestinal humana e só costumam causar problemas quando há um desequilíbrio no organismo. O mais comum é o surgimento de infecções superficiais na mucosa da vagina (candidíase) ou da boca (sapinho), geralmente associadas à espécie C. albicans.

Em alguns casos, porém, o fungo invade a corrente sanguínea e desencadeia um quadro de infecção sistêmica – conhecido como candidemia – semelhante ao da sepse bacteriana. A invasão da corrente sanguínea e a resposta exagerada do sistema imune ao patógeno podem causar lesões em diversos órgãos e até mesmo levar à morte. As evidências científicas apontam que, quando a candidemia ocorre em pacientes infectados pela C. auris, até 60% não sobrevivem.

O pesquisador destaca que vários países estão relatando a emergência da C. auris no contexto da covid-19 e alerta para a necessidade de intensificar as ações para controle de infecção hospitalar em todo o país, bem como de promover o uso racional de medicamentos antimicrobianos em unidades de terapia intensiva. Desde o início da pandemia, antibióticos como a azitromicina têm sido amplamente prescritos – a grande maioria das vezes sem qualquer necessidade.

Em Currais Novos, acidente envolvendo viatura da PRF deixa patrulheiro morto.

Um acidente envolvendo uma viatura da Polícia Rodoviária Federal, na curva da Mina Acauã, na BR-427, em Currais Novos, no final da tarde desta sexta-feira (21), deixou um patrulheiro morto e outras duas pessoas, sendo um PRF e o motorista do caminhão, feridos.

De acordo com as informações, o acidente uma colisão frontal com um caminhão “mercedinha”.

Policial ficou preso às ferragens. Via Sidney Silva.

CBF planeja retorno do público em jogos do Brasileirão em setembro.

O Brasileirão 2021 já bate à porta, e mais uma vez o principal torneio do país vai começar sem a presença de torcida nos estádios. No Redação SporTV desta sexta, o doutor Jorge Pagura, presidente da Comissão de Médicos do Futebol da CBF, deu detalhes sobre a expectativa da entidade para o retorno do público pelo país.

– Sei que todo mundo está ansioso por isso, mas em saúde e medicina você não pode entrar na ansiedade nem do paciente, nem da situação. Tem que ter critério. A gente ainda está um pouco longe (do panorama ideal). Quando a gente fala em setembro… Toda vez que você fala em pandemia e crava uma data, você erra. É como uma série, um episódio por dia. Recebemos atualizações todo dia – afirma.

Segundo a CBF, há quatro índices considerados para o retorno do público. A lista abaixo mostra quais são e os parâmetros ideais pela entidade, comparados com a atual situação da pandemia no Brasil.

– Incidência de casos
Ideal para a CBF: 100 casos por 100 mil habitantes;
Hoje: 417 casos por 100 mil habitantes.

– Índice de retransmissão (R0)
Ideal: Abaixo de 1
Hoje: 0,91

– Porcentagem da população vacinada
Ideal: 50% vacinada com a segunda dose
Hoje: 9,5% vacinada com a segunda dose

– Taxa de ocupação de unidades de terapia intensiva (UTIs)
Ideal: Abaixo de 80%
Hoje: 82,2% (com base em dados da Fiocruz no dia 10 de maio).

Covid-19: mortes caem mais, mas casos seguem subindo, diz ministério.

A curva de mortes em função da pandemia do novo coronavírus continuou sua trajetória de queda, enquanto a de casos voltou a subir em percentuais pequenos semana após semana. É o que mostra o novo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, que analisa a Semana Epidemiológica 19, de 9 a 15 de maio.

Nesta semana, foram registradas 13.399 mortes, enquanto na semana anterior o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde trouxe 14.879 vidas perdidas para a pandemia do novo coronavírus.

O resultado representa uma queda de 10% entre as duas semanas epidemiológicas. Especialistas consideram as variações até 15% como quadros de estabilidade. Na semana anterior a redução havia sido de 12%. A média móvel de mortes (total de vidas perdidas durante a semana dividida pelo número de dias) na SE 19 baixou dos 2 mil, ficando em 1.914.

 A curva de mortes durante a pandemia segue o movimento de reversão da tendência de alta da 2ª onda registrada neste ano, iniciada por um aumento intenso a partir do fim do mês de fevereiro. A inflexão teve início na semana epidemiológica 14, na 1ª quinzena de abril.

Os boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde sobre o coronavírus reúnem a avaliação da pasta sobre a evolução da pandemia, considerando as semanas epidemiológicas, tipo de mediação empregada por autoridades de saúde para essas situações. A semana epidemiológica é um recorte temporal adotado por autoridades de saúde para analisar esses movimentos.

Bahia e Maranhão apresentam novos documentos para importar a Sputnik V.

Os governos da Bahia e do Maranhão apresentaram à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) novos documentos dentro de um  processo de pedido de importação de doses da vacina Sputnik V.

Os dois estados entraram com a solicitação baseados na legislação que permite a importação pelo Brasil, em caráter excepcional, de vacinas permitidas por outras autoridades sanitárias. A Sputnik V já foi autorizada em diversos países, entre eles, a Rússia.

A nova requisição foi apresentada depois que um pedido anterior, feito pelos governos do Maranhão, da Bahia, do Ceará, de Sergipe e de Pernambuco, foi negado pela Diretoria Colegiada da Anvisa em abril. Segundo a diretoria da agência, não houve comprovação de segurança e eficácia, especialmente que não houve evidência de que o adenovírus usado na fabricação do imunizante não teria capacidade de replicação no corpo dos pacientes.

Os representantes da Sputnik V, o Instituto Gamaleya e o Fundo de Investimento Direto da Rússia, questionaram a decisão. Eles afirmaram que há segurança e eficácia e que o imunizante não possui risco de replicação do adenovírus.

Governadores de diversos estados que participaram da negociação das doses reuniram-se com os responsáveis pela fabricação da vacina para ter mais informações e discutir como atender às demandas da Anvisa, viabilizando a importação.

Fiocruz entrega mais 6,1 milhões de vacinas contra a covid-19.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está entregando hoje (21) mais 6,1 milhões de doses da vacina contra a covid-19, produzidas no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos). Desse total, 374 mil doses ficaram para imunização no estado do Rio de Janeiro e o restante foi enviado para o almoxarifado designado pelo Ministério da Saúde.

Esses novos lotes possibilitaram um aumento de 800 mil doses no quantitativo de vacinas contra a covid-19 entregues nesta sexta-feira. A entrega prevista anteriormente era de 5,3 milhões de doses.

A Fiocruz alcança com mais essa remessa a marca de 41,1 milhões de vacinas disponibilizadas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), das quais 37,1 milhões de doses processadas pela instituição e 4 milhões de doses importadas da Índia.

RN contabiliza 18 óbitos por covid nas últimas 24h; novos casos são 1.298.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta sexta-feira (21). Foram mais 1.298 casos confirmados, totalizando 255.777. Até quinta-feira(20) eram 254.479 infectados.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 5.950 no total, sendo 18 mortes registradas nas últimas 24h: Natal(02), Mossoró(02), Itaú(01), São José do Mipibu(01), Almino Afonso(01),Assu(01), Macau(01), Venha Ver(01), Goianinha(01), Jucurutu(01), Felipe Guerra(01), Cruzeta(01), Caicó(01), Tibau(01), São José do Seridó(01) e Afonso Bezerra(01).

A Sesap ainda registrou outros 09 óbitos ocorridos após a confirmação de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.227. Na quinta-feira(20) o número total de mortes era 5.923.

Casos suspeitos somam 85.358 e descartados 499.438. Recuperados são 150.649.

Fifa realizará estudo sobre viabilidade de Copa do Mundo a cada 2 anos.

A Fifa realizará um estudo de viabilidade sobre a realização da Copa do Mundo e da Copa do Mundo Feminina a cada dois anos, depois de apoiar uma proposta em seu congresso anual nesta sexta-feira (21).

Atualmente, as duas competições são realizadas a cada quatro anos, mas a Federação de Futebol Saudita (Saff) apresentou uma proposta de um estudo sobre o impacto de um evento bienal.

"Acreditamos que o futuro do futebol está em uma conjuntura crítica. As muitas questões que o futebol enfrenta são ainda mais exacerbadas agora pela pandemia em curso", disse o presidente da Saff, Yasser Al-Misehal. "É hora de rever como o esporte global está estruturado e considerar o que é melhor para o futuro de nosso esporte. Isto deveria incluir se o ciclo atual de quatro anos continua sendo a base ideal para como o futebol é administrado tanto da perspectiva da competição quanto da comercial", acrescentou ele.

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, a classificou como "uma proposta eloquente e detalhada", e 166 federações nacionais votaram a favor e 22 contra. 

Infantino disse que o estudo analisará os sistemas de classificação dos torneios.

UE e China prometem doar vacinas e apoiar países em desenvolvimento.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou, nesta sexta-feira (21), que a União Europeia pretende doar ao menos 100 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 para países de baixa e média renda até o fim de 2021.

O anúncio foi feito esta manhã, durante a abertura da Cúpula Global de Saúde do G20, da qual participam, remotamente, representantes dos países que integram o G20 (grupo das 20 maiores economias mundiais) e de organismos multilaterais, como a Organização Mundial de Saúde (OMS) e Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. E no qual o governo chinês prometeu doar US$ 3 bilhões a países em desenvolvimento.

Ursula confirmou a intenção da Comissão Europeia em sua conta pessoal no Twitter, onde classificou a realização da cúpula como um “novo capítulo na história da saúde pública global”.

Organizado pelo governo italiano, que, atualmente, preside o G20, e pela Comissão Europeia, o evento propõe que os líderes globais discutam maneiras de garantir que as vacinas contra a covid-19 cheguem rapidamente a todo os países. Não à toa, pedidos por mais cooperação e solidariedade deram o tom dos discursos de abertura do evento.

Militar do Exército, natural do RJ, morre durante treinamento em rio do Pantanal de MS.

O tenente do Exército Brasileiro, Gustavo Gregolin, de 29 anos, morreu na manhã desta sexta-feira (21), durante treinamento no rio Paraguai, em Corumbá, a 415 quilômetros de Campo Grande, na região de fronteira entre Brasil e Paraguai.

Em nota encaminhada à imprensa, o Comando Militar do Oeste informa que instaurou Inquérito Policial Militar para apuração do fato e "presta todo apoio espiritual e administrativo necessário aos familiares do militar".

Segundo informações do boletim de ocorrência, o treinamento era feito no ponto conhecido como Canal do Tamengo quando o militar teria tido uma mal súbito e se afogado.

Ele foi retirado da água, recebeu reanimação cardiorrespiratória e foi levado para a Santa Casa de Corumbá. Lá, recebeu mais 30 minutos de tentativas de reanimação, mas não resistiu.

O caso foi registrado pela Polícia Civil como morte a esclarece. O Comando Militar do Oeste instaurou Inquérito Policial Militar para apuração do fato.

O Comando Militar do Oeste informou que presta "todo apoio espiritual e administrativo necessário aos familiares do militar".

Gustavo Carneiro, 29 anos, era solteiro e natural de Resende-RJ. Incorporou às fileiras do Exército em 11 de fevereiro de 2012 e se formou pela Academia Militar das Agulhas Negras, sendo declarado Aspirante-à-Oficial da Arma de Comunicações em 2016. Atualmente servia no 9º Batalhão de Guerra Eletrônica, sediado em Campo Grande. 

"O Exército Brasileiro, neste momento de luto, se solidariza com os familiares e amigos do Tenente Gustavo Carneiro. 

Empresa aérea inicia operação e abre venda de voos; Natal terá rotas.

A Itapemirim Transportes Aéreos (ITA), companhia aérea do Grupo Itapemirim, abriu nesta sexta-feira (21) a venda de passagens em seu site.

O voo inaugural acontecerá no dia 29 de junho, entre os aeroportos de Guarulhos e Brasília, com renda revertida para instituições beneficentes. Até junho de 2022, a ITA atenderá em sua malha 35 destinos. Em Natal, os voos começam no dia 1º de agosto (veja no fim da matéria as cidades onde haverá operação da empresa).

Os voos da ITA serão realizados por aeronaves Airbus A320, com capacidade para transportar confortavelmente até 162 passageiros. São 18 assentos a menos em relação à configuração máxima do modelo. As aeronaves da ITA foram customizadas e reconfiguradas para possibilitar mais espaço entre as poltronas.

Assim, todas as fileiras de assentos estão dentro dos padrões da categoria A do selo ANAC de conforto. Os passageiros terão entre 79 cm e 107 cm de espaço, dependendo da localização do assento dentro da aeronave.

Além do conforto, a companhia ainda vai oferecer serviços diferenciados, como despacho gratuito de bagagem para todas as classes tarifárias e marcação de assento sem custo adicional. Quando possível (por conta da pandemia), os passageiros também terão à disposição serviço de bordo diferenciado.

Oito estados mostram aumento de casos de covid-19.

Muitos estados, que tiveram redução do número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nas semanas anteriores, apresentam tendência de reversão ou aumento. O alerta é dado pelo novo Boletim InfoGripe, divulgado hoje (21) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os dados se referem à Semana Epidemiológica (SE) 19, que compreende o período de 9 a 15 de maio.

De acordo com o boletim, a incidência de doenças respiratórias, que demandam hospitalização ou até mesmo resultam em óbitos, nos casos de maior gravidade, se deve em grande parte, atualmente, a infecções por Sars-CoV-2, o novo coronavírus, que causa a covid-19. Todas as regiões do país encontram-se na zona de risco, com ocorrência de casos muito alta.

A análise mostra que oito das 27 unidades da Federação apresentam sinal de crescimento. É o caso do Amazonas, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Tocantins, Distrito Federal e Rio de Janeiro. Entre os demais, há indícios de interrupção da tendência de queda na Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo. Foi verificada também tendência de estabilização em Minas Gerais e Piauí, embora os indícios não sejam muito claros nos dois estados.

Avião com 106 brasileiros deportados do EUA pousa hoje em BH.

Chega na tarde de hoje (21), no Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, o voo fretado pelo governo dos Estados Unidos para trazer de volta ao Brasil 106 brasileiros deportados daquele país. Todos teriam sido detidos após entrarem de forma ilegal em território norte-americano. É o primeiro voo que deporta brasileiros desde que Joe Biden assumiu a presidência dos EUA.

A política de deportação dos EUA foi intensificada em 2019 pelo então presidente norte-americano Donald Trump que endureceu a legislação contra imigrantes ilegais. Segundo o Itamaraty, “o processo de deportação ocorre integralmente sob as leis e a jurisdição soberana dos Estados Unidos”.

A deportação ocorre quatro meses após o presidente dos EUA, Joe Biden, assumir como chefe de governo e enviar, ao Congresso, uma proposta de reforma das leis de imigração que, se aprovada, permitirá ao governo, futuramente, implementar ações de regularização da condição de milhões de imigrantes que vivem sem documentos no país.

Secretaria de Saúde suspende início de vacinação de professores no RN.

O início da vacinação dos professores da rede pública do Rio Grande do Norte, que era previsto para a próxima segunda-feira (24), foi suspenso e não tem nova data, por causa de uma decisão da Justiça Estadual.

A informação foi dada pelo secretário de Saúde do RN, Cipriano Maia, em entrevista ao Bom Dia RN, da Inter TV Cabugi, nesta sexta-feira (20).

“Essa era nossa vontade, era o que estava planejado, usando a reserva técnica da vacina Oxford. No entanto, nós temos uma ação civil pública no estado, já com decisão, que proíbe qualquer gestor estadual ou municipal de fazer a aplicação de vacinas fora do que tá preconizado no plano nacional de operacionalização da vacinação contra a Covid. E com isso não poderemos implementar esse plano até que tenhamos uma reversão dessa decisão judicial ou uma outra decisão do plano nacional de operacionalização”, afirmou Cipriano Maia.

“Nós temos trabalhado para que o Conass proponha essa adoção mas não temos ainda essa definição. Então com isso, não tem anúncio de início dessa vacinação dos professores até que resolvamos ou a questão jurídica ou a decisão na câmara técnica nacional da vacinação Covid”, acrescentou.

A decisão apontada pelo Estado foi publicada no plantão judiciário de 1º de abril e determina que o estado se abstenha de incluir ou modificar a ordem dos grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de imunização sem prévia autorização do Ministério da Saúde.

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 95%.

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 95%, registrada no fim da manhã desta sexta-feira (21). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 654.

Até o momento desta publicação são 20 leitos críticos (UTI) disponíveis e 377 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 139 disponíveis e 277 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 92,4% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 100% e a Região Seridó tem 97,5%.

RN tem 50 pacientes com Covid-19 na fila por UTI.

O Rio Grande do Norte registrou no fim da manhã desta sexta-feira (21) setenta (70) pacientes com Covid-19 com perfil de leito de UTI, de acordo com o portal Regula RN, que monitora em tempo real a ocupação de leitos públicos no estado. O levantamento foi feito às 12h10.

Diante do número de leitos disponíveis (20), o número de pacientes em espera até a publicação desse post, com a devida subtração de números, registra 50 pessoas na fila por leitos críticos. A maioria dos pacientes em espera da Grande Natal.

Índia volta a ultrapassar 4 mil mortes por covid-19 em um só dia.

A Índia registrou 4.209 mortes provocadas por covid-19 nas últimas 24 horas, voltando a ultrapassar os 4 mil óbitos diários, informou o Ministério da Saúde indiano.

O número de mortes voltou a subir depois de, na véspera, o país ter registrado 3.874 mortos, após quatro dias consecutivos acima dos 4 mil por dia.

Nas últimas 24 horas, a Índia contabilizou ainda 259.551 infeções, menos 16.559 que na véspera, confirmando a redução gradual do número de casos, após os mais de 400 mil contágios diários, no início deste mês.

Os números oficiais poderão, no entanto, estar subavaliados, alertaram especialistas, devido à falta de testes e à crescente propagação do novo coronavírus nas zonas rurais, onde a cobertura sanitária é menor.

A Índia enfrenta a segunda fase da doença, com impacto sem precedentes no sistema de saúde, com falta de oxigênio e de leitos, tendo atualmente mais de 3 milhões de casos ativos.

As autoridades também estão preocupadas com infecções por fungos, que atacam doentes com imunidade baixa, detectadas em vários estados.

Os médicos suspeitam que o súbito surto de mucormicose, ou infeção por "fungos negros", pode estar ligado ao uso de esteroides para tratar a covid-19.

A infecção pode afetar as mucosas nasais, os pulmões e o cérebro, podendo levar à morte de doentes imunodeprimidos.

Com 291.331 óbitos desde o início da pandemia, a Índia é o terceiro país no mundo com mais mortes provocadas pelo novo coronavírus, depois dos Estados Unidos e do Brasil.

Lula e Fernando Henrique se reuniram em São Paulo para discutir democracia e crise sanitária.

Os ex-presidentes Lula (PT) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB) se reuniram em um almoço na semana passada. O encontro foi promovido pelo ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Nelson Jobim em sua casa, em São Paulo.

A conversa durou três horas e girou em torno de temas como a defesa da democracia e a atual crise sanitária.

Nos últimos dias, os dois têm trocado gentilezas em declarações depois de anos de ataques mútuos. Em entrevista ao programa “Conversa com Bial”, da Rede Globo, o tucano disse que se tivesse que optar entre Lula e Bolsonaro votaria no petista.

Em 2018, Fernando Henrique anulou o voto no segundo turno entre Fernando Haddad (PT) e Bolsonaro. Lula, por sua vez, respondeu que teria o mesmo tipo de atitude com o seu antecessor.

Os dois não se encontravam desde que Fernando Henrique visitou a ex-primeira dama Marisa Letícia no hospital quando ela sofreu um AVC, em 2017. Marisa morreu em fevereiro daquele ano. 

Presidente fecha a Argentina por 9 dias.

O presidente argentino, Alberto Fernández, anunciou nesta quinta-feira, 20, um confinamento total por nove dias, no momento em que o país atravessa o pior momento da Pandemia de Coronavírus, com um registro diário de cerca de 35 mil casos e 450 mortos.

“A medida entrará em vigor a zero hora do dia 22 de maio e ficará até a meia-noite de 30 de maio”, informou o presidente, em pronunciamento na TV. Apenas três desses são dias úteis, devido aos feriados de 24 e 25 de maio. A partir do dia 31, as restrições atuais serão retomadas, com um novo confinamento total no fim de semana de 5 e 6 de junho.

“Não devemos naturalizar tanta tragédia. Temos de assumir a gravidade. Não é o momento de especulações, ninguém tem o direito de querer tirar vantagem disso, devemos nos unir para superar esta catástrofe”, declarou o presidente.

Empresa concede intervalo de 30 minutos para funcionários se masturbarem.

A Empresária Erika Lust, de 44 anos, adotou uma medida diferenciada para aliviar o stress em seus funcionários causado pelo lockdown implementado devido à Covid-19 – diariamente, os trabalhadores têm um intervalo livre de 30 minutos para se masturbarem. A empresa produz curtas-metragens adultos em Barcelona, Espanha.

A medida ocorreu em celebração ao “mês da masturbação”, Maio, e será mantida até o final deste ano, ao mesmo. São 36 funcionários na empresa.

Conforme reportado pelo jornal britânico “The Sun” na sexta-feira (14), Erika notou que seus funcionários estavam “agitados” e “atuando com menos energia” devido à pandemia. Por isso, pensou que a melhor maneira de ajudar era oferecer pausas para promover o bem-estar da equipe.

“Valorizo meus funcionários e sei que quando eles se sentem bem, fazemos um bom trabalho. Com a pandemia e a enorme mudança na forma como vivemos nossas vidas, comecei a perceber que meus funcionários tinham ficado um pouco agitados e estavam se apresentando com menos energia do que antes. Então, sabendo que só há uma coisa que fará todos se sentirem bem, preparei uma ‘estação privada de masturbação’ para eles desfrutarem”, contou.

“Imagine isso: uma equipe de funcionários felizes com suas capacidades criativas fluindo e sendo produtivos porque eles tiveram algum tempo programado para se sentirem bem. Uma pausa na masturbação no trabalho pode resultar em mais, menos agressividade, mais produtividade e melhor trabalho em equipe”, defende. Via O Tempo.

Pesquisa: 56,7% dos brasileiros defendem pena de morte para assassinos bárbaros.

Levantamento nacional exclusivo do Paraná Pesquisa para o Diário do Poder revela que a maioria (56,7%) dos brasileiros é favor da pena de morte para assassinos bárbaros, enquanto 37,3% são contra a pena capital e 6% preferem não opinar.

Em todos os recortes da pesquisa, por sexo, região, escolaridade etc., a maioria defende a pena de morte nesses casos, revelando inconformismo com a impunidade. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Uma das maiores diferenças no apoio à pena capital está entre homens, dos quais 61,8% são favoráveis, e mulheres (52,1%).

Entre aqueles com ensino superior completo, 49,4% são a favor da pena capital e 46,7% contra. Apenas 3,8% desse grupo subiram no “muro”.

Entre as regiões, a pena de morte tem o maior apoio no Sul (60,4%) e Sudeste (59,8%). No Nordeste o apoio é de 51,3% dos entrevistados.

O Paraná Pesquisas ouviu 2,5 mil eleitores em 228 municípios, entre 14 e 19 de maio, em entrevistas pessoais telefônicas, não robotizadas.

Fátima Bezerra confirma pagamento de parcela do 13º salário atrasado de 2018.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, confirmou na noite de ontem quinta-feira (20) que efetuará o pagamento da parcela do 13º salário atrasado do ano de 2018 nesta sexta-feira (21). Dessa vez, serão pagos integralmente os servidores que recebem até R $ 4,5 mil íquido.

Além disso, os servidores que ganham acima receberão R $ 2 mil linearmente. “Os servidores da segurança já recebeu no último dia 15. Seguimos trabalhando e se Deus quiser vamos quitar esse passivo em breve”, escreveu nas redes sociais a governadora.

No último mês de janeiro, o Governo do Rio Grande do Norte já havia pago o salário integral do 13º de 2018 para uma faixa salarial de até R $ 3,5 mil. No próximo dia 31, o Governo do RN quita a Folha de maio, dentro do mês trabalhado, com o pagamento dos 70% restantes para quem recebe acima de R $ 4 mil e o salário integral para servidores lotados em massas com recursos próprios, totalizando quase R $ 494 milhões.

Em junho de 2019, o Governo Fátima quitou o 13º de 2017, no valor total de R $ 30 milhões, com recursos próprios oriundos dos royalties. Ainda em 2019, em agosto, vendeu a conta da folha de pagamento dos servidores ao Banco do Brasil, descontando R $ 102 milhões não repassados ​​pela última gestão. 

Em fevereiro de 2020 quitou a folha de novembro de 2018, no total de R $ 95 milhões, também com os recursos próprios de arrecadação do ICMS e repasses constitucionais do Fundo de Participação do Estado. Em janeiro de 2021, recursos arrecadados do Super Refis para iniciar o pagamento do 13º de 2018, destinando R $ 90 milhões aos servidores que ganham até R $ 3,5 mil líquidos.

PRF prende homem que se passava por policial militar da Paraíba.

A Polícia Rodoviária Federal prendeu, na quarta-feira (19), no km 94 da BR 101 em Natal/RN, um homem de 20 anos por usurpação de função pública e apreendeu um simulacro de pistola. Por volta das 19h30, uma equipe PRF recebeu denúncia de que haveria um Ônix de cor preta cometendo assaltos no bairro de Potilândia. Um veículo com características semelhantes foi abordado pelos policiais.

O condutor do veículo alegou ser motorista de ônibus, o que surpreendeu a sua namorada que seguia como passageira no veículo. A passageira informou para a equipe PRF que namorava há pouco mais de um mês com o condutor, e que ele a teria dito que era policial militar na Paraíba, apresentando aos policiais registros fotográficos dele fardado. Alegou ainda que já fora ameaçada por ele com uso de arma de fogo.

Questionado sobre as alegações da namorada, o homem confirmou que realmente havia se apresentado como policial, reclamando que a equipe PRF estaria atrapalhando o “esquema” dele.

Diante das contradições, os policiais realizaram uma busca minuciosa no veículo, encontrando um simulacro de pistola no banco de motorista. Em consulta aos sistemas operacionais, os policiais verificaram que o homem respondia criminalmente por lesão corporal dolosa sob o escopo da Lei Maria da Penha. Ocorrência encaminhada à Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher em Natal/RN.

Com casos no Maranhão, Brasil é o 52º país a detectar a variante indiana da Covid-19, o segundo na América Latina.

Com a confirmação pelo governo do Maranhão de seis casos de Covid-19 causados pela variante indiana entre a tripulação de um navio que está ancorado no litoral do estado, o Brasil se tornou o 52º país a identificar a cepa. Na América Latina, ela só havia sido detectada até então na Argentina. Não há transmissão local no território maranhense da mutação, considerada uma “preocupação global” pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O governo do Maranhão confirmou nesta quinta-feira (20) os primeiros casos de Covid-19 no Brasil provocados pela variante do novo coronavírus que emergiu na Índia. A cepa foi identificada em tripulantes do navio Mv Shandong Da Zhi, com bandeira de Hong Kong, que chegou ao país vindo da África do Sul. Dos 24 ocupantes da embarcação, 15 foram diagnosticados com a doença. Foi feito o estudo genônimo de seis destes casos e todos tiveram resultado positivo para a B.1.617.2, uma das linhagens da variante da Índia.

Carlos Lula, secretário de Saúde do Maranhão e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), destacou que o navio não tem permissão para atracar no Maranhão — a embarcação está ancorada em alto-mar desde o último dia 7. Ele confirmou, no entanto, que pelo menos três tripulantes desembarcaram para receber atendimento médico na capital São Luís. Cerca de 100 pessoas que tiveram contato com estes pacientes estão sendo rastreadas, serão isoladas e testadas.

No último domingo (16), o governo do Maranhão informou que havia sido notificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre um paciente indiano de 54 anos, um dos passageiros do navio, que dera entrada em um hospital da rede privada de São Luís com a doença na semana passada. Ele está internado em uma UTI.

Segundo as informações divulgadas no domingo, um teste já havia confirmado o diagnóstico de Covid-19 no paciente, mas ainda não havia sido identificada a cepa causadora da doença. Uma amostra do vírus foi enviada ao Instituto Evandro Chagas, no Pará, onde foi feito o sequenciamento genômico. Depois disso, foram realizados testes PCR nos outros passageiros do navio.

Receita cria assistente virtual para orientar preenchimento de IRPF.

Com o prazo para entrega da declaração de imposto de renda chegando ao fim e a alta procura para tirar dúvidas, a Receita Federal criou um assistente virtual para orientar o preenchimento do documento.

O Assistente Virtual da Receita Federal está disponível nas versões do aplicativo Meu Imposto de Renda para celulares e tablets. Quem já tem o aplicativo instalado, precisa atualizá-lo nas lojas virtuais Google Play ou Apple Store. Depois da atualização, basta clicar no ícone e digitar a dúvida.

A Receita explica que o assistente virtual, que também é conhecido como ChatBot, usa uma inteligência artificial que vai tentar responder diretamente à pergunta, ou então vai direcionar o contribuinte para o menu de assuntos sobre o tema.

O órgão explica que como toda ferramenta de inteligência artificial, o assistente virtual precisa de um tempo para aprender as informações e isso vai acontecer no dia a dia. Algumas questões podem ficar sem uma resposta no início, e quanto mais usuários, mais exatas serão as informações com o tempo.

O prazo para a entrega da declaração vai até o dia 31 deste mês. A expectativa da Receita é que sejam entregues cerca de 32 milhões de documentos.

Quem perder o prazo estará sujeito ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.

Conmebol anuncia que Colômbia não sediará mais a Copa América.

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciou na noite desta quinta-feira (20) que a Colômbia não sediará mais a próxima edição da Copa América em conjunto com a Argentina. A competição está programada para começar no dia 13 de junho e terá transmissão exclusiva do SBT.

“Tendo em vista a solicitação formal do governo colombiano de reprogramar a Conmebol Copa América para o mês de novembro, a Conmebol informa o seguinte: Por razões relacionadas ao calendário internacional de competições e à logística do torneio, fica impossível transferir a Copa América 2021 para o mês de novembro; A Conmebol agradece o entusiasmo e o compromisso do Presidente da República da Colômbia, Iván Duque, e seus colaboradores, assim como do Presidente da Federação Colombiana de Futebol, Ramón Jesurún, e de sua equipe”, diz a nota da entidade máxima do futebol sul-americano.

A Conmebol também informou que a realização da competição está garantida, e que “informará nos próximos dias a realocação dos jogos que deveriam ser disputados na Colômbia”.

A decisão foi tomada horas após o ministro do Esporte da Colômbia afirmar que pediria o adiamento da competição até que o público pudesse entrar nos estádios.

A Colômbia atravessa uma crise política, econômica e social, além de enfrentar a pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Prazo para entregar declaração do Imposto de Renda acaba em 10 dias.

A dez dias da data final para a entrega da Declaração de Imposto de Renda, os contribuintes precisam se agilizar para não enfrentar os problemas mais comuns para quem deixa para a última hora: a falta de documentação e a instabilidade no sistema da Receita Federal. O prazo final, que seria 30 de abril, foi prorrogado por causa da pandemia de covid-19.

A primeira providência é deixar todos os documentos separados para evitar imprevistos. “No caso da perda de algum informe, é preciso contatar empresas e fornecedores o mais rápido possível. E tenha em mente que, durante a pandemia, houve mudanças nos modelos de atendimento”, explica Richard Domingos, diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil.

Mesmo com tudo à mão, evite deixar para o último dia. “Quanto mais tarde for a entrega, maior a chance de o contribuinte enfrentar congestionamento no sistema da Receita”, diz Domingos. “Além disso, é muito arriscado perceber a falta de algum documento ou descobrir um dado inconsistente na última hora”, afirma o especialista.

O contribuinte que deixa de entregar a declaração do IR está sujeito a pagamento de multa pelo atraso, com valor mínimo de R$ 165,74, e máximo de 20% sobre o imposto devido, mais juros de mora de 1% ao mês.

Após 4 meses, apenas 39% dos idosos tomaram duas doses da vacina no Brasil; especialistas temem 3ª onda.

Após quatro meses de vacinação contra a Covid-19 no Brasil, apenas 39% dos idosos acima de 60 anos foram vacinados com as duas doses, considerando todas as vacinas. Isso revela um desafio ainda maior para que o país consiga imunizar a maior parcela da população: a formada pelos adultos até 59 anos. Especialistas estimam a conclusão da vacinação só em 2023 e temem uma terceira onda da doença.

Os dados foram tabulados pelo G1 a partir da base de vacinados do OpendataSUS, sistema do Ministério da Saúde em que estão registradas todas as doses aplicadas (veja metodologia ao final da reportagem).

"A distribuição etária deixa claro que temos um longo caminho pela frente", afirma o físico Marcelo Gomes, especialista em modelos de propagação de doenças da Fiocruz.

O gráfico abaixo indica o tamanho da população em cada faixa de idade e que parcela dela já recebeu só a primeira dose da vacina, as duas doses ou que ainda não recebeu dose nenhuma.

Ao ampliar a análise para todo o grupo prioritário, que totaliza pouco mais de 78 milhões de pessoas segundo a última atualização do Plano Nacional de Vacinação, vê-se que 45% receberam a 1ª dose e somente 20% podem ser consideradas imunizadas, pois receberam também a 2ª dose.

Entende-se como grupo prioritário os profissionais de saúde, os idosos acima de 60 anos, as grávidas, os indígenas, entre outras categorias incluídas recentemente.

O desafio é: como vacinar tanta gente ainda se, após 4 meses, o país não conseguiu cobrir nem os grupos prioritários?