sábado, maio 20, 2017

Navio-patrulha ‘Grauna’ sediado em Natal resgata pescadores que estavam à deriva.

A Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 3º Distrito Naval (Com3ºDN), informa que, no dia 17 de maio, o Navio-Patrulha “Graúna”, sediado em Natal, resgatou 6 tripulantes de uma embarcação pesqueira, a qual estava à deriva a cerca de 120 km da capital potiguar.

Em 16 de maio, o arrendatário do barco pesqueiro “Monte Sinai”, registrado na Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte, solicitou apoio deste SALVAMAR a fim de empreender buscas ao barco, em virtude de não conseguir contato com os tripulantes desde o dia 13 de maio.

Diante da informação, o Com3ºDN indicou o Navio-Patrulha “Graúna” para realizar as buscas nas proximidades do local informado pelo arrendatário. Além disso, solicitou ao Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) a emissão de “Avisos-Rádio Náuticos” dando ciência do ocorrido às embarcações em trânsito na região.
 
Já em 17 de maio, o Navio-Patrulha “Graúna” localizou a embarcação, que encontrava-se como eixo avariado e com embarque de água. Após constatação do bom estado de saúde de todos os tripulantes, foram transportados para o Porto de Fortaleza.

Após 13 anos, missão no Haiti comandada pelo Brasil se aproxima do fim.

Explodia a violência em Porto Príncipe, em 2004, quando o Brasil assumiu o comando militar da missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (Minustah). O país caribenho vivia em guerra civil, com gangues armadas, depois da renúncia do presidente Jean Bertrand Aristide. Passados 13 anos, a operação tem data para acabar: até 15 de outubro deste ano, todos os militares do Brasil e dos outros 15 países que compõem a missão deixarão o Haiti.

Em todo esse período, além da miséria extrema, a operação ganhou novos contornos e perfil principalmente depois do terremoto de 2010, que deixou 220 mil mortos. A par do desgaste de mais de uma década, militares passaram a ter papel social e humanitário, ajudando na reconstrução do país.

Até outubro, terão passado pela missão aproximadamente 37 mil militares dos 15 países, incluindo o último contingente de 950 profissionais. Foram 30.359 integrantes do Exército, 6.299 da Marinha e 350 da Aeronáutica. O Ministério da Defesa considera que os maiores desafios enfrentados pela tropa brasileira na Minustah foram a pacificação da comunidade de Cité Soleil, a atuação durante o terremoto em 2010 e a ação decorrente do Furacão Matthew.

“O comando militar da operação por parte do Brasil, por decisão da ONU [Organização das Nações Unidas], representa grande prestígio e experiência para o país, além de ser uma representação de projeção de poder muito importante”, analisa o professor de relações internacionais Antonio Jorge Ramalho, da Universidade de Brasília (UnB). Para ele, após tantos anos de operação, as forças policiais no Haiti precisam ter condições de manter a segurança de forma autônoma.

sexta-feira, maio 19, 2017

FMI projeta crescimento de 0,2% para o Brasil em 2017.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) projeta um crescimento de 0,2% para o Produto Interno Bruto (PIB) neste ano e uma expansão econômica de 1,7% para 2018.

“O crescimento em 2017 será sustentado pela safra de soja, pelo aumento do consumo, impulsionado pela liberação das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), uma retomada gradual do investimento e a alta dos preços do minério de ferro”, diz o relatório divulgado hoje (19) pelo fundo.

As projeções para o Brasil estão abaixo do crescimento esperado para a América Latina e o Caribe, uma expansão econômica de 1,1% para a região em 2017 e de 2% em 2018. Para as previsões, o relatório leva em consideração uma modesta queda dos preços das commotities e o aumento das incertezas políticas globais. Para os economistas da entidade, a América Latina passa por um processo de lenta retomada econômica, após um período de recessão.

No Brasil, o documento destaca que a inflação tem caído rapidamente, ficando dentro da meta ao fechar 2016 em 6,3%. O fundo ressalta ainda a emenda constitucional aprovada no fim do ano passado, que limitou os gastos do governo federal. “Essa emenda é bem-vinda, porque tem como objetivo garantir o retorno do superávit primário [economia para pagamento da dívida pública] e da sustentabilidade da dívida”, diz a análise do FMI.

As reformas propostas pelo governo e o progresso da incerteza política são fatores que, na avaliação do FMI, continuaram afetando as perspectivas brasileiras. Nesse sentido, o fundo enfatiza o papel da reforma da Previdência. “É um projeto muito importante. Há uma combinação de fatores no Brasil: Uma tendência demográfica das pessoas viverem mais e as famílias serem menores. O sistema que foi criado décadas atrás precisa ser modificado, atualizado, adaptado para essa nova realidade demográfica”, ressaltou o chefe de missão do FMI para o Brasil, Alfredo Cuevas.

Que Fazer uma Pós-graduação a totalmente a Distância, fale comigo.

Atenção você que já terminou a sua Graduação, Licenciatura ou Curso de Tecnólogo, eu estou trabalhando com Pós-graduação totalmente a distância, ao total são mas de 300 cursos nas áreas Educacional, Empresarial, Saúde, Social, Jurídica e Engenharia.

Mais detalhes entrar em contato comigo Valdemar Tibá, Telefones: (84) 98883-9346, 99158-6004, 99850-8331 ou e-mail: valdemartiba@bol.com.br

Após denúncias, oito pedidos de impeachment são apresentados no Congresso.

As denúncias feitas pelo empresário Joesley Batista, dono da JBS, contra o presidente Michel Temer desencadearam a apresentação de oito pedidos de impeachment para afastar o peemedebista da presidência da República. A delação premiada de Batista foi homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e o ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato na Corte, autorizou a abertura de inquérito para investigar Temer.

Os dois primeiros pedidos foram protocolados ainda na noite de ontem (17,) quando foi publicada pelo jornal O Globo a denúncia de que Temer teria dado o aval para o empresário pagar uma mesada ao ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ), preso em Curitiba, em troca de seu silêncio. Hoje (18), mais seis pedidos foram apresentados, sendo que o último foi assinado por representantes da sociedade civil e entregue com o apoio de todos os líderes de partidos da oposição, além de alguns parlamentares da base aliada. Ao todo, há 12 pedidos de impeachment apresentados contra Temer, sendo que quatro foram ainda em 2016.

O pedido protocolado nesta quinta-feira é assinado pelos professores universitários Beatriz Vargas e Marcelo da Costa Pinto, pela servidora pública Maria Perpétua de Almeida, pelo agricultor Alexandre José da Conceição, pelo advogado Carlos Siqueira, presidente nacional do PSB, e por Raimundo Luiz Silva Araújo.

O pedido afirma que o presidente cometeu crime de responsabilidade ao tomar ciência dos pagamentos a Cunha, “omitir-se, dar aval e, ainda, ordenar a continuidade de pagamentos de ‘mesada a Eduardo Cunha e Lúcio Funaro’ para que ambos não colaborem com o Poder Judiciário, no âmbito de investigações da Operação Lava Jato, constitui direta oposição ao livre exercício do Poder Judiciário”, diz a peça.

O documento afirma ainda que, ao tomar conhecimento diante dos fatos ilícitos, Temer deveria ter acionado os órgãos competentes para apurar os fatos e responsabilizar os envolvidos.   Caberá agora ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), aceitar ou não o pedido para dar início a abertura do processo de impeachment do presidente da República. Se for aceito, será criada uma comissão especial da Câmara que irá analisar a admissibilidade do impedimento.

“Queremos que presidente desta Casa dê despacho imediato nesse processo e constitua a comissão especial. Não é possível que o Brasil, que está chocado com todas estas revelações, continue desgovernado. Queremos que Maia abra imediatamente o processo”, disse o líder do PT, Carlos Zaratini (SP).

Mais cedo, o vice-líder do governo na Câmara , Darcísio Perondi (PMDB-RS), disse que os pedidos de abertura de impeachment do presidente Michel Temer “serão todos rejeitados” por Rodrigo Maia e desqualificou o movimento da oposição.  “Quem propôs [o impeachment] enterrou o país e agora quer, de novo, propor o impeachment para voltar toda aquela política que destruiu empregos, lojas, sonhos, que piorou o Brasil. É o mesmo pessoal”, disse o deputado.

João Câmara: Monsenhor Lucena fará 90 anos dia 5 de Junho.

thyutrsuhtujy.jpg 
O apóstolo do Mato Grande, Monsenhor Luiz Lucena Dias fará 90 anos de idade no próximo dia 05 de junho. Uma missa em Ação de Graças irá marcar a data. O convite a comunidade católica já circula nas redes sociais.

Novo piso salarial dos trabalhadores do comércio no RN fica em R$ 961 após acordo entre Sicomércio e sindical laboral.

As partes decidiram manter maioria dos pontos da convenção coletiva do ano passado, alterando apenas o valor dos salários

O Sindicato do Comércio Varejista do Rio Grande do Norte (Sicomércio RN), filiado à Fecomércio RN, aumentou para R$ 961 o piso salarial dos trabalhadores da categoria. A decisão foi tomada na em reunião realizada na quinta-feira (18), com representantes do Sindicato Intermunicipal dos Empregados do Comércio do estado.

Houve consenso para a manutenção da maioria dos pontos da convenção do ano anterior, modificando a cláusula do piso salarial. Sobre o aumento das demais faixas salariais, foi fixado o percentual de 5%. Além disso, a cláusula referente à cobrança da contribuição assistencial pelos sindicatos será acordada antes do envio da Convenção Coletiva de Trabalho 2017/2018 para o sistema mediador do Ministério do Trabalho e Emprego. Todos os efeitos decorrentes das obrigações assumidas retroagirão a 1º de abril deste ano.

O presidente do Sicomércio, George Ramalho, afirmou que estava impossibilitado de apresentar uma contraproposta aos trabalhadores devido às resoluções sobre a reforma trabalhista, que tramita no Congresso Nacional. Já o presidente do Sindicato Intermunicipal dos Empregados do Comércio do estado, Eduardo Martins de Moura, comentou que os trabalhadores vivem uma expectativa quanto ao aumento salarial, em virtude da data base da categoria, que é 1º de abril, e que foi bastante positivo o fato de as negociações não terem se estendido.

Ainda na reunião, ficou combinado que as negociações permanecem em aberto e que alterações para acréscimos ou supressões serão transformadas em termos aditivos. A nova rodada de negociações ficou agendada para a próxima semana, em data a ser definida.

Prefeitos do RN discutem com ministro implantação de internet gratuita nos municípios.

Com apoio do deputado federal Fábio Faria (PSD), prefeitos do Rio Grande do Norte que estão em Brasília foram recebidos nesta quarta-feira (17) pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, que tratou sobre um dos programas do Ministério, o Cidades Digitais. Kassab apresentou aos gestores detalhes do projeto que visa modernizar os municípios brasileiros por meio da tecnologia.

“Aproveitamos a facilidade de acesso aos ministérios para aproximar os prefeitos e estimulá-los a implantar programas que tragam desenvolvimento, como este apresentado, excelente para promover a inclusão digital”, afirmou Faria. O Cidades Digitais tem, entre seus principais objetivos, o de oferecer vários pontos de internet gratuita em áreas de grande circulação dos municípios, como praças, parques e rodoviárias. Os gestores ficaram de elaborar os projetos para apresentar no ministério.

Sem Neymar e com Gabriel Jesus, Tite convoca Rafinha, Rodriguinho e David Luiz.

O técnico Tite anunciou nesta sexta-feira, na sede da CBF, no Rio, uma lista de 24 jogadores convocados para a seleção brasileira que enfrentará a Argentina e a Austrália, respectivamente nos dias 9 e 13 de junho, em Melbourne, onde o time nacional tentará dar continuidade à excelente fase que vive As principais novidades desta lista foram as presenças de nomes como o meia Rodriguinho, em grande fase no Corinthians, o lateral-direito Rafinha, do Bayern de Munique, que ganhou sua primeira chance com o treinador no time nacional, e o zagueiro David Luiz, este retornando ao time nacional logo após ajudar o Chelsea a ser campeão inglês.

Nesta lista formulada por Tite também chamou a atenção a ausência de Neymar, que irá ganhar um descanso do time nacional depois de encerrar a sua temporada no Barcelona apenas no próximo dia 27, na final da Copa do Rei, contra o Alavés. O astro vinha sendo convocado de maneira consecutiva desde 2013 em listas que podiam contar com jogadores que atuam no futebol europeu.

Sem Neymar, Tite também confirmou nesta sexta-feira o retorno do atacante Gabriel Jesus, que desfalcou a seleção nos últimos jogos das Eliminatórias por causa de uma fratura no pé e vem jogando bem desde o seu retorno aos jogos do Manchester City.

Os outros três atacantes chamados por Tite para estes dois amistosos que acontecerão em solo australiano foram Diego Souza, do Sport, Douglas Costa, do Bayern de Munique, e Taison, do Shakhtar Donetsk. Entre eles, Douglas Costa é outro que desfalcou a seleção recentemente nas Eliminatórias por causa de lesão.

O goleiro Diego Alves, do Valencia, o zagueiro Jemerson, do Monaco, e o lateral Alex Sandro, da Juventus, foram outras novidades da lista anunciada nesta sexta por Tite. Entre os 24 convocados, apenas seis atuam hoje no futebol brasileiro. Além de Rodriguinho, Diego Souza, o treinador chamou Fagner (Corinthians), Rodrigo Caio (São Paulo) e Lucas Lima (Santos) entre os atletas que jogam no País.

Confira a convocação da seleção brasileira:
Goleiros – Diego Alves (Valencia), Weverton (Atlético-PR) e Ederson (Benfica).
Laterais – Alex Sandro (Juventus), Fagner (Corinthians), Filipe Luís (Atlético de Madrid) e Rafinha (Bayern de Munique).
Zagueiros – David Luiz (Chelsea), Gil (Shandong Luneng), Jemerson (Monaco), Rodrigo Caio (São Paulo) e Thiago Silva (Paris Saint-Germain).
Meio-campistas – Fernandinho (Manchester City), Giuliano (Zenit), Lucas Lima (Santos), Paulinho (Ghangzhou Evergrande), Philippe Coutinho (Liverpool), Renato Augusto (Beijing Guoan), Rodriguinho (Corinthians) e Willian (Chelsea).
Atacantes – Diego Souza (Sport), Douglas Costa (Bayern de Munique), Gabriel Jesus (Manchester City) e Taison (Shakhtar Donetsk).

Vinte pessoas morreram em um dia em epidemia de cólera no Iêmen, diz OMS.

A grave epidemia de cólera no Iêmen causou somente no dia de ontem (18) a morte de 20 pessoas e 3.460 novos casos, elevando o número total de mortos para 242 e o de afetados a 23.425 em três semanas, informou nesta sexta-feira (19) a Organização Mundial da Saúde (OMS).

"A doença se espalhou para 18 das 23 províncias e a taxa de mortalidade de 1% da que se fala é enganosa porque há áreas com pouco acesso, as pessoas chegam tarde aos hospitais. Ali a mortalidade é 4% ou 5%", disse em uma teleconferência de imprensa desde o Iêmen o representante da OMS neste país, Nevio Zagaria.

"Estamos surpresos com a rapidez com a qual ressurgiu esta epidemia. Estamos diannte de uma situação sem precedentes, que destaca a grave situação da economia por causa do conflito. Não há eletricidade e, como consequência, o fornecimento de água é intermitente", explicou Zagaria.

A gravidade da situação e a rapidez com a qual piora faz a OMS acreditar que em um prazo de seis meses o número de casos poderia chegar a 300 mil.

O pico da epidemia coincide com a temporada de chuvas, com o agravamento da situação econômica e o colapso do sistema de saúde, que faz com que a maioria dos trabalhadores do setor não tenha recebido seu salário nos últimos seis meses.

Para enfrentar esta crise de saúde, a OMS com outras agências humanitárias da ONU reabriram meia centena de centros de tratamento de cólera e cerca de 300 pontos de reidratação oral.

"Mas estes números não são suficientes para enfrentar esta epidemia", destacou o especialista da OMS.

TCE aponta que obras paralisadas no RN representam dano ao erário de R$ 308 milhões.

Num trabalho inédito, o Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) identificou um potencial dano de R$ 308 milhões investidos em 313 obras paralisadas e inacabadas no Rio Grande do Norte. Os dados integram um relatório sobre obras relevantes, com valores acima de R$ 50 mil, que não foram concluídas em 100 municípios do Estado.

O levantamento foi divulgado pelo conselheiro Tarcísio Costa, na sessão do Pleno desta quinta-feira (18/05). Ele determinou, em virtude das conclusões da equipe técnica do TCE, a análise das leis de diretrizes orçamentárias dos entes públicos com o intuito de detectar infrações à Lei de Responsabilidade Fiscal; realização de auditorias específicas em relação aos casos mais relevantes; entre outras medidas.

88% DOS BRASILEIROS QUEREM RENÚNCIA DE TEMER.

 
Pesquisa realizada pelo Instituto Paraná mostra que a esmagadora maioria dos brasileiros quer a renúncia de Michel Temer.

Segundo o levantamento, feito pela internet nesta quinta-feira 18 com cerca de 2.800 pessoas, 87% dos brasileiros querem a saída do peemedebista. A pesquisa tem margem de erro de 2%, segundo o instituto. Ainda de acordo com a pesquisa, 88% defendem a saída de Temer seja por renúncia, impeachment ou determinação do Supremo Tribunal Federal.

Somente 8% defendem a continuidade de Temer no poder e cerca de 5% não souberam opinar. Em pronunciamento na tarde desta quinta, Temer se recusou a renunciar. "Não renunciarei. Repito, não renunciarei", ressaltou.

Dia Nacional de Doação de Leite Materno: cada pote sustenta até dez recém-nascidos.

No Dia Nacional de Doação de Leite Materno, lembrado hoje (19), o Ministério da Saúde reforçou, por meio das redes sociais, que o ato pode salvar vidas, uma vez que cada 300 mililitros (mL) do alimento sustentam, em média, dez recém-nascidos.

Na última terça-feira (16), a pasta, em parceria com a Rede Global de Bancos de Leite Humano, lançou a Campanha Doe Leite Materno. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância da doação, além de incentivar a prática entre mães que amamentam.

A amamentação, segundo o ministério, é o principal fator de redução da mortalidade na infância. A campanha prevê o aumento do número de novas doadoras voluntárias e também do volume de leite coletado e distribuído a recém-nascidos prematuros e de baixo peso internados em todo o país.

Bancos de leite
Ainda de acordo com a pasta, o Brasil possui a maior rede de bancos de leite do mundo – 221 unidades em todos os estados, além de 186 postos de coleta. O alimento passa por controle de qualidade antes de ser distribuído e é fornecido de acordo com as necessidades de cada criança.

Dados do ministério indicam que, no Brasil, nascem cerca de 3 milhões de bebês por ano, sendo 332 mil prematuros ou com baixo peso (menor de 2,5 quilos). O recém-nascido, nesses casos, tem melhor chance de sobrevivência e recuperação quando a alimentação com leite humano é ofertada.

Baixo número de doações
A própria pasta admite que, apesar da mobilização, o número de doações no país ainda é baixo em relação à demanda. Atualmente, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano consegue suprir em torno de 60% da demanda para recém-nascidos internados em unidades de terapia intensiva.

“Isso significa que cerca de 40% dos bebês internados que precisam não podem contar com o leite humano na sua alimentação. Por isso, o Ministério da Saúde, em parceria com a rede, realiza todos os anos uma campanha para estimular quem amamenta a adotar a prática”, informou.

Como doar
Toda mulher que amamenta é considerada uma possível doadora de leite humano – basta estar saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira no processo. Quem estiver amamentado e quiser doar deve procurar o banco de leite mais próximo ou ligar para o Disque Saúde 136.

De acordo com o ministério, não existe quantidade mínima para fazer a doação. Já que um pote de 300 ml de leite humano pode alimentar até dez recém-nascidos internados, a mulher não precisa se preocupar em encher o pote para fazer a doação.

Antes da coleta, a orientação é que a doadora faça a higiene pessoal, cobrindo os cabelos com lenço ou touca, usando pano ou máscara sobre o nariz e a boca, lavando bem as mãos e os braços (até o cotovelo) com bastante água e sabão.

A doadora deve lavar as mamas apenas com água e, em seguida, secar com toalha limpa. O leite deve ser coletado em local limpo e tranquilo guardado em vidros com tampas de plástico de qualquer tamanho, devidamente esterilizados. O leite pode permanecer no freezer ou congelador da geladeira por até dez dias. Via PnoAR.

Cerca de 250 mil potiguares estão desempregados, diz IBGE.

O desemprego no Rio Grande do Norte no primeiro trimestre do ano bateu recorde histórico e alcançou 16,3% segundo a PNAD Contínua, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira (18).
 
O número representa que 250 mil pessoas estão desocupadas no Rio Grande do Norte. A massa de rendimento médio habitual dos potiguares que estão empregados teve leve alteração de R$ 1.638,00 para R$ 1.653,00.

Taxa de desemprego no RN sobe novamente e chega a 16,3%, diz pesquisa .

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) Contínua, divulgada nesta quinta-feira (18) pelo IBGE, a taxa de desemprego no Rio Grande do Norte em 2017 aumentou em 2% em relação ao mesmo período do ano passado. Essa é a pior taxa de desocupação desde 2014.

Segundo o estudo, a população em idade de trabalho no RN é de 2,834 milhões e registrou aumento de 55 mil pessoas sem trabalho, somando 2.889 milhões. A estimativa de pessoas desocupadas chega, então, a 283 mil. Com relação ao trimestre anterior, houve crescimento de 25 mil pessoas, uma variação de 11,2%.

O número de pessoas ocupadas não apresentou variação significativa em relação ao mesmo período do trimestre anterior. O rendimento médio real habitual de todos os trabalhos não apresentou variação significativa, mantendo-se em R$1.653.

O número de empregos no setor privado com carteira de trabalho assinada, estimados em 373 mil pessoas, não apresentou variação significativa em relação ao mesmo período do ano anterior, mas, em relação ao trimestre anterior, variou 5,6%. Já o número de trabalhadores sem carteira de trabalho assinada manteve-se em 187 mil.

ADOLESCENTE QUE ESTAVA DESAPARECIDO EM CERRO CORÁ FOI ENCONTRADO MORTO.

Recebemos a informação da polícia militar local, que o corpo de bombeiros encontrou sem vida o jovem Luiz Eduardo da Silva (Dudú), 17 anos, natural de Cerro Corá, no início dessa tarde de quinta-feira (19).
 
Dudú saiu na manhã da última terça feira (14) a cavalo para pegar um gado para vacinar, na comunidade conhecida por Lavagem, zona rural de Cerro Corá.
 
O corpo do mesmo estava sentado em uma pedreira na comunidade Pinga, o ITEP foi acionado e faz a remoção para os procedimentos de praxe.

Aécio decide largar presidência do PSDB.

O presidente do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) decidiu abandonar o cargo nesta quinta-feira, 18, horas após o escândalo das delações da JBS. Ele indicou o senador Tasso Jereissati, do Ceará, para assumir a vaga.

Veja nota na íntegra:
Em razão das ações promovidas no dia de hoje contra mim e minha família, quero afirmar que, a partir de agora, minha única prioridade será preparar minha defesa e provar o absurdo dessas acusações e o equívoco dessas medidas.

Me dedicarei diuturnamente a provar a minha inocência e de meus familiares para resgatar a honra e a dignidade que construí ao longo de meus mais de trinta anos de vida dedicada à política e aos mineiros em especial.

O tempo permitirá aos brasileiros conhecer a verdade dos fatos e fazer ao final um julgamento justo.

Para isso, decidi licenciar-me hoje da Presidência do PSDB que ocupo há mais quatro anos com extrema honra e dedicação. O Brasil precisa que o PSDB continue a ser o fiador das importantes reformas que vêm mudando o país.

Depois de ouvir inúmeros companheiros e seguindo o que determina o nosso Estatuto, estou apresentando à Executiva o nome do senador Tasso Jereissati, do PSDB do Ceará, para assumir nessa interinidade a presidência do partido.

Estou seguro de que, sob seu comando, com o apoio de nossos governadores e prefeitos, de nossas bancadas no Senado e na Câmara, dos nossos diretórios estaduais, de nossos líderes municipais e de todos nós, ele fará o partido seguir de forma firme e corajosa sua vitoriosa trajetória.

Aguardarei com firmeza e serenidade que as investigações ocorram e estou certo de que, ao final, como deve ocorrer num país onde vigora o Estado de Direito, a verdade prevalecerá e a correção de todos os meus atos e de meus familiares será reconhecida.

Senador Aécio Neves
Presidente Nacional do PSDB

Patrulha Maria da Penha vai ser implantada no Rio Grande do Norte.

Os bairros de Nossa Senhora da Apresentação e Mãe Luíza, em Natal, vão receber, de forma piloto, a Patrulha Maria da Penha. Em reunião convocada pela deputada Cristiane Dantas (PCdoB) nesta quarta-feira (19), e que contou com a participação de representantes da cúpula da segurança pública do Rio Grande do Norte, ficou definido que o projeto será implantado até o fim desse mês.

A Patrulha Maria da Penha foi criada pela Lei N° 10.097/2016, de iniciativa da deputada Cristiane Dantas. Para ela, a iniciativa será de grande importância para combater a violência contra as mulheres potiguares.

“O objetivo é manter o agressor afastado das vítimas como determina a medida protetiva. Então, a Patrulha Maria da Penha virá para fiscalizar isso porque é triste ver que uma mulher procurou a delegacia e a justiça, obteve a medida protetiva e, ainda assim, ser vítima de feminicídio”, disse a deputada.

Dois partidos deixam base do governo Temer.

PPS divulgou nota ontem (18) em que informa ter deixado a base aliada do presidente Michel Temer. Em nota, o partido diz que, diante da delação premiada “de sócios da JBS envolvendo o presidente Michel Temer e da gravidade da denúncia”, decidiu deixar o governo federal.

O partido, que detinha duas pastas no governo, informou que o ministro da Cultura, Roberto Freire, entregou ao presidente Temer seu pedido de afastamento do cargo. Já o ministro da Defesa, Raul Jungmann, que também é filiado ao partido, de acordo com a nota, “irá permanecer na função pela relevância de sua área de atuação de segurança do Estado brasileiro neste momento de crise e indefinições”.

Mais cedo, as bancadas do PPS na Câmara dos Deputados e no Senado Federal divulgaram nota em que afirmam que, se “for confirmado o teor da delação do empresário Joesley Batista, o presidente Michel Temer precisa renunciar imediatamente para a preservação dos interesses do Brasil, com a manutenção da recuperação da economia, a retomada do crescimento e a geração de empregos.” O PPS tem uma bancada de nove deputados e um senador.

Outro partido, o recém-criado Podemos (antigo PTN) divulgou nota dizendo que deixa a base aliada de Temer. Com 13 deputados, o Podemos integrava o bloco parlamentar do PP e do PTdoB, também da base aliada.

NEPP do Campus João Câmara lança edital para seleção de bolsistas.

A Direção-Geral do Campus João Câmara do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte faz saber aos interessados sobre a publicação do Edital Nº 011/2017-DG/JC, de seleção de 02 (dois) bolsistas para atuar nas diversas atividades do Núcleo de Extensão e Prática Profissional (NEPP).

Podem participar da seleção os discentes regularmente matriculados nos cursos de Tecnologia em Energias Renováveis e Técnico em Administração, conforme especificado no Edital. Os interessados podem se inscrever até as 12h desta sexta-feira (19), entregando presencialmente na sala da Coordenação de Extensão do Campus João Câmara toda a documentação especificada na Seção II do referido Edital. (IFRN – JC)

Termina hoje prazo para inscrição no Enem.

Hoje (19) é o último dia de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados têm até as 23h59, no horário de Brasília, para se inscrever pela internet, no site do Enem. Aqueles que já fizeram a inscrição têm até o fim do prazo para fazer alguma alteração no cadastro, como por exemplo, a cidade em que desejam fazer as provas.

Até a noite de ontem (18), segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 5,62 milhões haviam concluído a inscrição. A expectativa é que os inscritos cheguem a 7 milhões. As provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro.

Para concluir a inscrição, o candidato deve pagar a taxa de R$ 82. O prazo para pagamento vai até o dia 24 deste mês. Pelas regras do edital, estão isentos da taxa os estudantes de escolas públicas que concluirão o ensino médio este ano, os participantes de baixa renda que integram o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e os que se enquadram na Lei 12.799/2013 que, entre outros critérios, isenta de pagamento aqueles com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio, ou seja, R$ 1.405,50.

Os candidatos que solicitarem algum atendimento especializado ou específico, além da isenção da taxa do exame, deverão estar atentos aos documentos comprobatórios. Este ano, serão exigidos laudos médicos, que deverão ser enviados em formato digital pelo próprio sistema, além de outras informações, como o Número de Identificação Social (NIS), que comprove que o participante integra o CadÚnico.

O atendimento especializado é concedido àqueles que comprovarem, por informação do código de Classificação Internacional de Doenças (CID) e inserção de laudo médico, condições de autismo, baixa visão, cegueira, deficiência física, deficiência intelectual/mental, déficit de atenção, discalculia, dislexia, surdez, deficiência auditiva, surdocegueira e visão monocular.

Já o Atendimento Específico é garantido a gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar e, a partir de 2017, a outras condições específicas, para as quais deverá ser informado o CID. Um exemplo são os participantes diabéticos que usem bomba de insulina.

CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA DE PORTALEGRE- RN.

A PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PORTALEGRE, Estado do Rio Grande do Norte, no uso de suas atribuições legais, torna público, para conhecimento de todos os interessados, que ficam abertas, no período de 10h do dia 29 de maio até as 23h:59min do dia 18 de junho de 2017 (horário local), as inscrições do Concurso Público destinado ao provimento dos cargos da Prefeitura Municipal de Portalegre, proveniente de vagas atualmente existentes na PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTALEGRE, sendo os mesmos regidos pela LEI MUNICIPAL nº 219/2009, de 08 de maio de 2009; e demais legislações e alterações pertinentes, com sua respectiva denominação, número de vagas, pré-requisitos, carga horária de trabalho semanal e salário base inicial especificados neste Edital. O presente Concurso Público será regido de acordo com a Legislação pertinente a este Concurso, com as presentes instruções especiais e os anexos que compõem o presente Edital para todos os efeitos, a saber:
Confira o Edital AQUI

quinta-feira, maio 18, 2017

"Não renunciarei", diz Michel Temer em pronunciamento.

O presidente Michel Temer disse hoje (18) que não irá renunciar ao cargo e exigiu uma investigação rápida na denúncia em que é citado, para que seja esclarecida. "Não renunciarei. Repito não renunciarei", afirmou em pronunciamento, no Palácio do Planalto.

“Sei o que fiz e sei da correção dos meus atos, e exijo investigação plena e muito rápida para os esclarecimentos ao povo brasileiro. Essa situação de dúvida não pode persistir por muito tempo”, disse Temer, em pronunciamento. 

Foi a primeira fala do presidente após divulgação na noite de ontem (17) de reportagem do jornal O Globo em que é citado. A reportagem diz que em encontro gravado, em áudio, pelo empresário Joesley Batista, o presidente teria sugerido que se mantivesse pagamento de mesada de Batista ao ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e ao doleiro Lúcio Funaro para que estes ficassem em silêncio. Cunha está preso em Curitiba.

Hoje, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin homologou a delação premiada dos irmãos Joesley Batista e Wesley Batista, donos do grupo JBS, firmada com o Ministério Público Federal (MPF) e abriu inquérito para investigar o presidente Michel Temer.

Segundo Temer, a investigação do Supremo Tribunal Federal (STF) será território onde surgirão todas as explicações e nunca autorizou ninguém a usar seu nome indevidamente. “No Supremo, demonstrarei não ter nenhum envolvimento com esses fatos”, disse.
No pronunciamento, Temer disse que seu governo "viveu nessa semana seu melhor e seu pior momento". "Indicadores de queda da inflação e números de retorno crescimento econômico e geração de empregos criaram esperança de dias melhrores”, disse ao iniciar o discurso.

Temer disse ter solicitado ao STF todas as gravações da delação premiada dos donos da JBS, que serviram de base para a denúncia. “Desde logo ressalto que só falo agora porque os fatos se deram ontem, e porque tentei conhecer primeiramente o conteúdo de gravações que me citam. Solicitei oficialmente ao STF acesso a esses documentos, mas até o presente momento não recebi”.

Em Jandaíra/RN homem comete suicídio as primeiras horas da manhã desta quinta-feira.

Um homem de 34 anos identificado por Nelho cometeu suicídio nas primeiras horas dessa manhã de quinta-feira (18), o corpo se encontra no local aguardando a chegada da policia e do ITEP.

Segundo familiares e amigos ele estava com depressão e estava com problemas psiquiátrico por causa da bebida alcoólica, o mesmo já teria tentado outras vezes se matar, no inicio dessa manhã a vitima pegou a faca e saiu correndo na rua e seu corpo foi encontrado na esquina do bar do João Maria. A rua é conhecida em Jandaíra como a rua do forró dos velhos.

Se comenta no local que foram 3 perfurações de faca, arma usada pela a vitima está uns três metros de distancia do seu corpo. Via Eurípedes Dias.

Países africanos comemoram 54 anos de organização que unificou continente.

No próximo dia 25 de maio, as embaixadas africanas residentes em Brasília irão celebrar os 54 anos da União Africana. O Dia da África foi instituído pelas Nações Unidas, em 1972, ao reconhecer a importância da Organização da Unidade Africana (OUA), atualmente substituída pela União Africana, fundada em 25 de maio de 1963, em Adis Abeba, na Etiópia.

A organização foi criada com os objetivos de coordenar e intensificar a cooperação entre os países africanos e de defender sua soberania, sua integridade territorial e sua independência.

Na manhã de hoje (18), em Brasília, 35 embaixadores se reuniram em evento preparatório à celebração. Na ocasião, o superintendente da TV Brasil, emissora da Empresa Brasil de Comunicação - EBC, Caique Novis, discorreu sobre o lançamento da nova novela angolana, Jikulumessu – Abre o olho, que será transmitida pela TV Brasil a partir do dia 25 deste mês.

“Como televisão pública, a função que temos é de aproximar a África do Brasil e o Brasil da África, porque temos uma herança e uma identidade com os africanos que é inegável e pouco vista. É muito comum ir ao continente africano e ouvir músicas brasileiras, ver dramaturgia e cinema brasileiros, mas não vemos o que vem da África. E a função da televisão pública é dar visibilidade a essa produção”, disse Novis.
Esta é a segunda vez que a TV Brasil faz parceria com Angola. Em 2014 e 2015, foi ao ar a primeira novela africana a ser exibida no Brasil, Windeck – Todos os Tons de Angola. “O que esperamos é mais audiência. Jikulumessu é uma novela melhor, com maior qualidade de drama, melhor fotografia, e estamos fazendo o esforço de divulgação”, disse Novis. Segundo ele, a novela será lançada na celebração do Dia da África.

Para o embaixador de Angola no Brasil, Nelson Manuel Cosme, o país mostra sua ligação histórica e herança com o continente africano por meio dessas iniciativas. “O grupo ficou bastante satisfeito de saber que através da TV Brasil a África poderá ter maior visibilidade e ser vista de formas diferentes, saindo daquela imagem de uma África com visão de pobreza e de África sofredora”, disse. “A África poderá ser vista na sua grande potencialidade, como um dos continentes com maior crescimento e maior dinamismo e sendo um continente de esperança”, ressaltou.

Além de levar a mensagem aos brasileiros, para o cônsul geral de Angola no Rio de Janeiro, Rosario de Ceita, a novela será positiva também para os africanos que vivem no Brasil. “Ver esta novela com suas famílias, já que muitos são casais mistos, vai elevar sua auto-estima e, ao mesmo tempo, poderão mostrar aos amigos, companheiros e familiares que Angola também tem bons atores”, disse.

A partir do dia 25, Jikulumessu – Abre o olho será exibida de segunda a sexta-feira, às 20h, na TV Brasil.

Engenheiro sumido na BA foi morto pelo irmão por ciúmes e inveja, diz delegada.

Ciúmes e inveja teriam sido a motivação para Washington Brito assassinar o irmão, o engenheiro agrônomo Idione Silva Brito, de 24 anos, desaparecido desde o último dia 10, em Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, segundo informações da delegada Jaqueline Ferreira, titular da 2ª Delegacia Territorial de Conquista, em entrevista ao G1 nesta quinta-feira (18). O corpo do jovem foi achado no fim da tarde de quarta (17).

Em depoimento à delegada, o irmão da vítima confessou que cometeu o crime porque os pais davam mais atenção ao engenheiro do que a ele. “Ele pediu carona ao irmão no dia 10, quando Idione desapareceu, para ir a um povoado próximo. Ele conta que, ao chegar na localidade de Caiçara, pediu a Idione que parasse o carro e exigiu cartão de crédito e senha dele. Após a recusa, ele tirou a arma da mochila e desferiu três tiros, no tórax, na cabeça e outro no queixo”, disse ela.

A delegada conta ainda que não existiam motivos para Idione sumir. “Ele não se enquadrava em nenhuma razão que leva alguém a sumir. Não era envolvido com a criminalidade, não tinha problemas com os pais ou a namorada, não tinha inimigos. Com as nossas investigações, chegamos à conclusão de que a última pessoa que o viu, poderia estar envolvida no caso. Fomos atrás de Washington e, depois dele ter contado uma versão contraditória à polícia, ele acabou por dizer a verdade”, relatou Jaqueline.

De acordo com ela, a arma utilizada no crime foi encontrada na casa do suspeito. O corpo de Idione foi achado após Washington levar a polícia ao local onde matou o irmão. Ele será encaminhado ao Conjunto Penal de Vitoria da Conquista nesta quinta-feira e será indiciado por homicídio. O corpo de Idione foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica, onde será periciado.

Defesa de Aécio tentará reverter no STF afastamento do senador.

A defesa do senador Aécio Neves (PSDB-MG) vai buscar ainda nesta quinta-feira (18) no Supremo Tribunal Federal (STF) cópia do processo que resultou no seu afastamento do cargo na manhã de hoje e pedir para formular um requerimento de reconsideração da decisão ao ministro Edson Fachin.

A informação é do advogado de Aécio, José Eduardo Alckmin. Ele confirmou que Aécio pediu R$ 2 milhões ao dono da JBS, Joesley Batista. Mas, segundo o advogado, foi um pedido de empréstimo para custear a defesa do senador – investigado pela Operação Lava Jato. De acordo com José Eduardo Alckmin, foi uma transação particular, que não teve relação com o cargo de senador.

“Uma operação dessas é corriqueira na esfera civil, todos nós pedimos empréstimo, afinal de contas, os juros dos bancos, vocês sabem muito bem, nem sempre são aceitáveis. Então, quem tem a oportunidade de ter um amigo que pode ajudar pede ajuda. Foi o que aconteceu”, disse. O advogado ressaltou ainda que o dono da JBS estava monitorado pela Polícia Federal, que “foi quem ditou as regras de como as coisas ocorreram”.

De acordo com José Eduardo Alckmin, o senador ficou “surpreso e inconformado com o seu pedido de prisão, que, a seu ver, não está adequado à real versão dos fatos”. Para Aécio, segundo o advogado, o que houve foi uma descontextualização de sua conversa com alguém que era seu amigo.

Aécio Neves passou a manhã reunido com os advogados José Eduardo Alckmin e Rodrigo Alencastro, em sua casa, no Lago Sul, bairro nobre de Brasília. O tucano recebeu, no fim da manhã, integrantes da cúpula do PSDB no Senado. Estão reunidos com ele José Serra (SP), Antonio Anastasia (MG), o vice-presidente do Senado, Cássio Cunha Lima (PB), e o líder da bancada, Paulo Bauer (SC).

José Eduardo Alckmin falou com jornalistas ao deixar a casa de Aécio antes de seguir para o Supremo. O ministro da Corte Edson Fachin determinou o afastamento do senador, mantendo as prerrogativas, como o foro privilegiado, mas negou os pedidos de prisões preventivas do parlamentar. O pedido de prisão foi apresentado pela Procuradoria-Geral da República.

Alvo de seis inquéritos no STF, Aécio foi citado pelo empresário Joesley Batista na delação premiada que Fachin já homologou. Segundo o jornal O Globo, que afirma ter tido acesso ao depoimento de Joesley e do irmão dele Wesley, Joesley contou aos procuradores que Aécio lhe pediu R$ 2 milhões para pagar despesas com sua defesa na Lava Jato. Ainda de acordo com a reportagem, o empresário disse que, um primeiro pedido semelhante já lhe tinha sido apresentado pela irmão de Aécio, Andrea Neves – presa em caráter preventivo na manhã de hoje, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Linete Caetano é hoje a nossa aniversariante do dia.

Mãe, eu dou graças a Deus por sermos seus filhos, agradeço a Deus por sua vida. Que Deus sempre ilumine teu caminhar! Para o dia de hoje muitas FELICIDADES, para o sempre FÉ! Te amamos muito, e que esta data seja repleta de Paz, Saúde, Amor e Sucesso. 

De seus filhos, com muito carinho e amor. 

André Deodato,
Marta Yalla e 
Linecio Felipe

Natal/RN terá protesto contra Temer nesta quinta-feira.

Após o escândalo envolvendo o presidente da república Michel Temer, que teria comprado o silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha, os natalenses marcaram uma manifestação nas vias mais movimentadas de Natal.
 
O protesto, denominado ‘Vaza temer’ já ocorre hoje (18), as 17 horas, no cruzamento das avenidas Salgado Filho com Bernardo Vieira.

João Câmara: Convite reinauguração das instalações do programa "Integração AABB Comunidade".



Petrobras oferece 14 vagas de estágio no Rio Grande do Norte.

Começam no dia 25 de maio as inscrições para o Programa de Estágio de Estudante Petrobras 2017. No Rio Grande do Norte a Petrobras oferece seis oportunidades, sendo três para nível técnico e 11 para nível superior, as bolsas variam entre R$ 563,63 e R$ 1.646,56.O recrutamento e a seleção serão executados em conjunto com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) e o prazo final para inscrição é 6 de junho.

“Os estagiários oxigenam os ambientes e contribuem bastante para a companhia. É muito interessante ver que aprendem conosco também. Todos ganham com esse processo”, avalia o gerente executivo de Recursos Humanos, José Luiz Marcusso.

No total, a Petrobras está oferendo 340 oportunidades de estágio para todo o Brasil. Informações mais detalhadas sobre o processo estão disponíveis no edital do processo de recrutamento e seleção na página da Petrobras (www.petrobras.com.br) e na do CIEE (www.ciee.org.br), onde as inscrições podem ser efetuadas.

O processo oferece oportunidades de estágio para diversas formações de níveis médio, técnico e superior, distribuídas pelas unidades da companhia, em várias cidades do país. Os candidatos deverão optar, no ato da inscrição, pela localidade e formação para as quais desejam concorrer, sendo somente possível uma inscrição por CPF.

Seleção e contratação
Todos os candidatos inscritos serão submetidos à prova on line de conhecimentos. A avaliação será composta de 45 questões objetivas, sendo 15 de Língua Portuguesa, 15 de Raciocínio Lógico e 15 de Conhecimentos Gerais. A previsão é que os resultados finais estejam disponíveis nos sites da Petrobras e do CIEE no dia 18/07. Farão parte do cadastro os candidatos aprovados dentro das classificações abrangidas por até 10 vezes o número de oportunidades de estágio oferecidas por localidade e formação.

Carga horária e bolsas
A carga horária do estágio poderá ser de 20 ou 30 horas semanais (condicionado aos requisitos dispostos em cada oportunidade). Confira a tabela abaixo para saber sobre valores de bolsas oferecidas aos estagiários. A Petrobras também fornecerá transporte diário, assim como auxílio alimentação no valor de R$ 550,70 (apenas se não existir restaurante nas instalações da unidade).

Presidente do PSB pede entrega do cargo do ministro de Minas e Energia.

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, defendeu na manhã desta quinta-feira (18) que o ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Filho, entregue imediatamente o cargo. Bezerra filho é deputado federal de Pernambuco licenciado pelo PSB.

Para o dirigente, o governo Michel Temer acabou nessa quarta-feira (17) após a divulgação da notícia de que o presidente foi gravado pelo empresário Joesley Batista, dono da JBS, mandando comprar o silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

As cenas que provam a entrega de propina aos indicados de Temer e AécioAs cenas que provam a entrega de propina aos indicados de Temer e Aécio.

A delação da JBS, a mais dura em três anos de Lava-Jato, merece este título em grande parte devido às cenas a seguir. Nelas, o deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), destacado pelo presidente Michel Temer para tratar com Joesley Batista dos interesses de seu grupo empresarial, é flagrado pegando R$ 500 mil em propina — a primeira parcela de um montante prometido de R$ 480 milhões. As cenas abaixo mostram esta entrega, ocorrida em 28 de abril deste ano.

As cenas também são devastadoras para o presidente do PSDB, o senador mineiro Aécio Neves. A Polícia Federal filmou o primo de Aécio, Frederico Pacheco de Medeiros, pegando, a mando de Aécio, R$ 1,5 milhão em propina — três quartos dos R$ 2 milhões que Aécio pediu, sem saber que era gravado, para Joesley. As cenas abaixo mostram a primeira entrega, ocorrida em 12 de abril deste ano. Via g1.

Polícia Federal faz operação de combate à pedofilia em 17 estados e no DF.

A Polícia Federal deflagrou hoje (18) a Operação Cabrera, para reprimir o compartilhamento e a posse de imagens e vídeos de pornografia infantil na internet. No total, cerca de 370 agentes cumprem 93 mandados de busca e apreensão, dois mandados de prisão preventiva e um de condução coercitiva em 17 estados e no Distrito Federal.

A operação está em andamento no Acre, Amazônia, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal.
 
A Polícia Federal em Brasília reuniu informações de escritórios estaduais da PF, não diretamente relacionadas entre si, mas que tratam da disseminação de pornografia infantil por meio de redes sociais, e-mail e aplicativos de mensagens e vídeo.

Fachin autoriza abertura de inquérito para investigar Temer.

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou abertura de inquérito para investigar o presidente Michel Temer. O pedido de investigação foi feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Com a decisão de Fachin, Temer passa formalmente à condição de investigado na Operação Lava Jato.

O pedido de abertura de inquérito foi feito após um dos donos do grupo JBS, Joesley Batista, dizer em delação à Procuradoria-Geral da República (PGR) que gravou, em março deste ano, o presidente dando aval para comprar o silêncio do deputado cassado e ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A informação foi divulgada pelo jornal “O Globo”.

A delação de Joesley e de seu irmão, Wesley Batista, foi homologada, segundo o Supremo.

O presidente poderá ser investigado pela PGR porque os supostos crimes imputados a ele foram cometidos durante o mandato de presidente.

Prazo para inscrição no Enem termina nesta sexta-feira.

Hoje (18) é o penúltimo dia de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições poderão ser feitas até as 23h59, no horário de Brasília, desta sexta-feira (19), no site do Enem. Aqueles que já fizeram a inscrição têm até o fim do prazo para fazer alguma alteração no cadastro, como por exemplo, a cidade em que deseja fazer as provas.

Até a noite de ontem (17), segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 4,8 milhões haviam concluído a inscrição. As provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro.

Para concluir a inscrição, o candidato deve pagar a taxa de R$ 82. O prazo para pagamento vai até o dia 24 deste mês. Pelas regras do edital, estão isentos da taxa os estudantes de escolas públicas que concluirão o ensino médio este ano, os participantes de baixa renda que integram o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e os que se enquadram na Lei 12.799/2013 que, entre outros critérios, isenta de pagamento aqueles com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio, ou seja, R$ 1.405,50.

Os candidatos que solicitarem algum atendimento especializado ou específico, além da isenção da taxa do exame, deverão estar atentos aos documentos comprobatórios. Este ano, serão exigidos laudos médicos, que deverão ser enviados em formato digital pelo próprio sistema, além de outras informações, como o Número de Identificação Social (NIS), que comprove que o participante integra o CadÚnico.
O atendimento especializado é concedido àqueles que comprovarem, por informação do código de Classificação Internacional de Doenças (CID) e inserção de laudo médico, condições de autismo, baixa visão, cegueira, deficiência física, deficiência intelectual/mental, déficit de atenção, discalculia, dislexia, surdez, deficiência auditiva, surdocegueira e visão monocular.

Já o atendimento específico é garantido a gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar e, a partir de 2017, a outras condições específicas, para as quais deverá ser informado o CID. Um exemplo são os participantes diabéticos que usem bomba de insulina.

O resultado das provas poderá ser usado em processos seletivos para vagas no ensino público superior, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas de estudo em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Em caso de problema na hora da inscrição, os candidatos podem ligar para o Inep pelo telefone 0800 616161. O atendimento é das 8h às 20h, no horário de Brasília.

Servidores públicos estaduais do RN farão protesto nesta quinta na Governadoria.

Nesta quinta-feira, 18 de maio, as entidades que compõem o Fórum dos Servidores Estaduais do RN vão promover o dia de luta e paralisação. A mobilização acontecerá a partir das 9h, com concentração às 8h30, na frente da sede da Governadoria, no Centro Administrativo, localizado no bairro de Lagoa Nova.

Na pauta de reivindicações unificada está a atualização imediata do pagamento dos ativos, aposentados e os pensionistas; um calendário de pagamento que seja cumprido pelo Governo do RN, a revisão geral dos salários dos servidores públicos e combate ao assédio moral nas instituições.
 
Entre os representantes de classe que fazem parte do Fórum estão: Sinsp, Sindfern, Sinai, Sindsaúde, Sinpol, Adepol, Associação dos Oficiais Militares, Sindesp, entre outros.

Aécio Neves é afastado; irmã tem mandado de prisão.

O senador Aécio Neves foi afastado de seu mandato no Senado na operação da Polícia Federal nesta quinta-feira.

A decisão é do ministro-relator no STF Edson Fachin.

Já a irmã dele, Andrea Neves, teve mandado de prisão expedido. Ela está em Londres.

Marina cobra renúncia de Temer.

A ex-senadora Marina Silva (Rede) afirmou à Folha que o presidente Michel Temer “sabotou a República” e não tem mais legitimidade para permanecer no cargo.

Ela defendeu a renúncia de Temer e a realização de eleições diretas para presidente.

“Temer não tem credibilidade, não tem legitimidade e vai para zero de popularidade”, disse Marina, na noite desta quarta (17).

“A renúncia é a única coisa que resta ao presidente, se ele não quiser preservar por apenas alguns dias o foro privilegiado”, afirmou.

Marina ressaltou que a sociedade não pode cruzar os braços caso Temer não tome a decisão voluntária de sair.

“A renúncia é um ato unilateral. Mas não podemos ficar esperando a consciência dele. Temos que apelar às instituições”, afirmou.

A ex-senadora disse que Temer “sabotou a República” ao dar aval ao pagamento de propina a Eduardo Cunha, segundo gravação feita pelo empresário Joesley Batista.

Imprensa internacional repercute reportagem que cita gravação de Temer.

A imprensa internacional repercute nesta quarta-feira (17) a reportagem do jornal “O Globo” que cita a gravação do presidente Michel Temer, na qual o presidente teria dado seu aval para comprar o silêncio do deputado cassado e ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ), depois que ele foi preso na operação Lava Jato.

Nos Estados Unidos, o “The New York Times” informou que o presidente brasileiro endossou propina de empresários em fita secreta, enquanto o “Washington Post” reportou que o líder brasileiro nega relato de que endossou pagamento de propina para ex-deputado.

No Canadá, o “The Globe and Mail” escreveu que a crise política brasileira se aprofunda e que o presidente Temer foi supostamente gravado combinando propina.

Confrontos entre militares e Estado Islâmico matam 49 na Síria.

Pelo menos 49 pessoas morreram nas últimas 24 horas, em confrontos entre as forças do governo da Síria e o grupo terrorista Estado Islâmico (EI), no nordeste da província de Aleppo, informou hoje (18) o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Os mortos são 17 membros das forças leais ao governo de Damasco e 32 integrantes do EI.

Nos combates, as tropas do governo contaram com o apoio de milicianos de elite do grupo xiita libanês Hezbolá e da artilharia russa.

As hostilidades se intensificaram na região, por onde os apoiadores do presidente sírio Bashar al-Assad tentam avançar e tomar o controle de Maskanah, no extremo leste de Aleppo, e de outras localidades.

Nas últimas horas, as autoridades sírias conquistaram 12 cidades e zonas dos arredores do aeroporto militar de Al Yarah e se aproximaram de Maskanah.

Quatro dias atrás, as tropas do governo tomaram o controle desta área, que estava nas mãos dos jihadistas.

Por outro lado, há confrontos semelhantes no nordeste da cidade de Salamiyah, na província de Hama, vizinha a Aleppo, onde nove membros das forças do governo e 15 do Estado Islâmico morreram.
Além disso, há combates perto da estrada que une as cidades de Salamiyah, Azariya, Janasir e Aleppo. Esta rodovia é considerada estratégica, pois liga as províncias de Hama, Al Raqqa e Aleppo.

ADOLESCENTE DESAPARECIDO EM CERRO CORÁ/RN, FAMÍLIA ESTÁ AFLITA

Familiares estão a procura de um adolescente identificado como Luiz Eduardo de 17 anos de idade que está desaparecido desde ontem saiu pra prender um gado e se perdeu dos outros 3 vaqueiros que estavam com ele no Cedro, zona rural de Cerro Corá/RN.
 
Várias buscas foram feitas por parentes e amigos, sem êxito até o momento.
 
O local tem vários garimpos, a família acredita que ele tenha caído em algum buraco. Qualquer Informação que ajude a localizá-lo pode ser repassada para (84)9 9620-6882 recepção do hospital de Cerro Corá ou para viatura da PM (84)99948-8617.

Aécio pediu R$ 2 milhões a magnatas da Friboi.

Executivos do grupo J&F, proprietário da marca JBS, afirmam que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) foi gravado pedindo R$ 2 milhões a um dos donos da empresa, Joesley Batista, para pagar sua defesa na Operação Lava Jato.

A afirmação, divulgada pelo jornal “O Globo”, foi confirmada pela Folha.

Em nota, o senador afirmou que sua relação com Joesley era “estritamente pessoal”.

Segundo os executivos da JBS, a quantia foi entregue a um primo do tucano, em ação filmada pela PF.

A gravação que supostamente compromete o senador Aécio Neves tem 30 minutos e foi entregue à Procuradoria-Geral da República (PGR). Deve integrar acordo de delação premiada, que aguarda homologação do ministro do Supremo Edson Fachin.

Os investigadores colocaram chips em um de quatro pacotes de cédulas que integravam os R$ 2 milhões supostamente pedidos pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG) para pagar seu advogado, e seguiram as notas eletronicamente.

Como os chips emitem sinais, a PF conseguiu monitorar o caminho das malas de São Paulo até Belo Horizonte, onde as cédulas foram depositados em uma empresa do senador Zezé Perrela (PMDB-MG), aliado político e amigo de Aécio