sexta-feira, maio 19, 2017

Novo piso salarial dos trabalhadores do comércio no RN fica em R$ 961 após acordo entre Sicomércio e sindical laboral.

As partes decidiram manter maioria dos pontos da convenção coletiva do ano passado, alterando apenas o valor dos salários

O Sindicato do Comércio Varejista do Rio Grande do Norte (Sicomércio RN), filiado à Fecomércio RN, aumentou para R$ 961 o piso salarial dos trabalhadores da categoria. A decisão foi tomada na em reunião realizada na quinta-feira (18), com representantes do Sindicato Intermunicipal dos Empregados do Comércio do estado.

Houve consenso para a manutenção da maioria dos pontos da convenção do ano anterior, modificando a cláusula do piso salarial. Sobre o aumento das demais faixas salariais, foi fixado o percentual de 5%. Além disso, a cláusula referente à cobrança da contribuição assistencial pelos sindicatos será acordada antes do envio da Convenção Coletiva de Trabalho 2017/2018 para o sistema mediador do Ministério do Trabalho e Emprego. Todos os efeitos decorrentes das obrigações assumidas retroagirão a 1º de abril deste ano.

O presidente do Sicomércio, George Ramalho, afirmou que estava impossibilitado de apresentar uma contraproposta aos trabalhadores devido às resoluções sobre a reforma trabalhista, que tramita no Congresso Nacional. Já o presidente do Sindicato Intermunicipal dos Empregados do Comércio do estado, Eduardo Martins de Moura, comentou que os trabalhadores vivem uma expectativa quanto ao aumento salarial, em virtude da data base da categoria, que é 1º de abril, e que foi bastante positivo o fato de as negociações não terem se estendido.

Ainda na reunião, ficou combinado que as negociações permanecem em aberto e que alterações para acréscimos ou supressões serão transformadas em termos aditivos. A nova rodada de negociações ficou agendada para a próxima semana, em data a ser definida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário