terça-feira, maio 16, 2017

Cólicas sem menstruação? Veja as possíveis causas.

Em primeiro lugar, as cólicas não são uma consequência única e exclusivamente feminina. Embora estejam amplamente associadas à menstruação e à tensão pré-menstrual (TPM), as cólicas podem afetar homens e mulheres e ser a consequência de outros fatores que nada têm a ver com o período menstrual.

À revista norte-americana Women’s Health, Niket Sonpal, docente na Touro College of Osteopathic Medicine, revela que as cólicas são bem mais frequentes do que as pessoas pensam e que prestar atenção à frequência e localização exata pode ser a forma mais eficaz de detectar a possível causa de forma mais rápida.

Mas além da menstruação, que outras doenças e condições podem desencadear as cólicas? Segundo Sonpal, são sete as possíveis causas e uma delas diz respeito à ovulação, especialmente se a dor ou cólica surgir cerca de 14 dias antes da nova menstruação.

A síndrome do intestino irritável, uma patologia cujos sintomas podem ser ainda piores em momentos de estresse pode ser também uma causa para o aparecimento de cólicas, assim como a doença inflamatória intestinal (doença em que o intestino fica vermelho, inchado e com úlceras) pode também dar origem a dor e desconforto.

O puxão muscular (causado por exercícios de tonificação mais intensos) pode igualmente ser a causa para a cólica ou sensação de desconforto abdominal, assim como a obstipação, uma condição bastante frequente e que se caracteriza pela incapacidade de defecar e inchaço abdominal. E por falar em inchaço e cólica, uma outra possível causa para estes dois fatores (que podem aparecer juntos ou isolados) é a flatulência.

De acordo com o especialista, a diverticulite pode ser um outro promotor do aparecimento de cólicas. Esta doença caracteriza-se pela presença de sacos nas paredes do cólon, podendo dar origem a vários episódios de inflamação. Via O Umarizalense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário