sexta-feira, março 30, 2018

Nossa inteira solidariedade a Lula e ao povo brasileiro.

Tentaram contra a vida do nosso ex-presidente, a nova etapa do golpe talvez seja matar Lula. Isso é uma imbecilidade que só os nazistas podem concordar. Essa direita atrasada, grupo de ruralista e de pessoas do mal, que plantam o ódio contra o eterno presidente do povo. Vamos defender Lula, vamos defender milhões de nordestinos. Somos muitos Lula's que a casa grande não tolera. Vamos lutar pela liberdade de Lula no dia 4 de abril. Lula livre, Lula inocente, Lula pelo Brasil, Lula presidente outra vez ! Contra o coronelismo, contra os escravocratas, é Lula com a força do povo, é Lula de novo !

Acidente com ônibus mata pelo menos 20 pessoas na Tailândia

Pelo menos 20 pessoas morreram hoje (30), na Tailândia, quando um ônibus que transportava trabalhadores de Mianmar pegou fogo após uma colisão. As informações são da agência de notícias EFE.

Além disso, ficaram feridos no acidente três passageiros do ônibus, no qual viajavam 49 pessoas, que foram transferidas para um hospital.

O ônibus caiu durante a madrugada na estrada 12, quando viajava de Mae Sot, na fronteira com Mianmar, para um polígono industrial em Pathum Thani, ao norte de Bangcoc, completou Kollawat.

Além do motorista tailandês e sua esposa, o veículo transportava 47 birmaneses que tinham completado o longo e dispendioso processo para obter a licença de trabalho que as autoridades tailandesas impõem aos empregados imigrantes.

O acidente ocorreu uma semana depois que 18 pessoas morreram em outro acidente de um ônibus com turistas tailandeses no nordeste do país.

Os acidentes de trânsito são frequentes na Tailândia devido ao pouco respeito às normas de trânsito.

Fraudes na venda de pescado chega a 21% em 12 estados e no DF

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento flagrou, em fevereiro deste ano, irregularidades em 21,8% das amostras de peixe vendidos em 12 estados e no Distrito Federal (DF). Batizada de Operação Semana Santa, a fiscalização envolveu a participação de mais de 50 auditores fiscais federais agropecuários e agentes de inspeção do ministério.

Além de produtos vendidos no DF, foram examinadas amostras de pescado oriundas de Alagoas; do Ceará; de Minas Gerais; de Mato Grosso; do Pará; de Pernambuco; do Paraná; do Rio de Janeiro; do Rio Grande do Norte; de Santa Catarina; de São Paulo e do Tocantins.

Das 133 unidades analisadas pelo Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro), em Goiânia, 29 apresentaram não conformidade, que ocorre quando a espécie de peixe declarada no rótulo não condiz com o produto contido na embalagem. É como, por exemplo, quando o consumidor compra pescada cambucu pensando tratar-se de robalo congelado.

A identificação do pescado foi feita por meio de exame de DNA. Segundo a amostra, uma em cada cinco embalagens de peixe vendidas no varejo desses estados apresenta fraude. O índice é ainda maior nos estabelecimentos que estão sob fiscalização estadual ou municipal: em 36 embalagens analisadas, 20 apresentaram não conformidade, o que representa 55,6% do total. No caso dos estabelecimentos sob inspeção federal, que inclui os estrangeiros, o número de fraudes é menor. Das 97 amostras analisadas nesse grupo, um total de 9 resultou em não conformidade (9,3%).

A substituição de espécies de peixe nas embalagens ocorreu entre produtos de maior valor de mercado para outros de menor valor. Entre as fraudes encontradas pelos fiscais agropecuários estão embalagens vendidas como sendo robalo congelado, mas que, na verdade, continham pescada cambucu, ou surubim substituído por bagre. Também houve flagrantes de filé de linguado trocado por albaote dente-curvo e de sardinha substituída por peixe cavalinha, entre outros.

Acidente com lancha deixa dois mortos e dois feridos em Ilha Grande (RJ)

Uma lancha atropelou quatro pessoas por volta das 12h de hoje (30) na localidade da Lagoa Azul, em Ilha Grande, no sul fluminense, deixando dois mortos e dois feridos. De acordo com a prefeitura de Angra dos Reis, uma pessoa morreu no local. Outras três foram socorridas por pessoas que estavam no local e levadas em uma lancha particular até o cais de Santa Luzia, no centro da cidade de Angra.

Já no cais, eles receberam os primeiros atendimentos do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil municipal. Os feridos foram encaminhados para o Hospital Geral de Japuíba. Mas um deles, que estava em estado grave, morreu. As outras duas vítimas têm apenas ferimentos leves.

Segundo a prefeitura de Angra, as vítimas eram turistas que tinham saído em um passeio de saveiro a partir da Vila do Abraão, em Ilha Grande. O saveiro parou na Lagoa Azul, para que os turistas pudessem nadar no mar. Foi quando a lancha os atropelou.

O condutor da embarcação que atropelou os banhistas já foi encaminhado para a Delegacia de Angra dos Reis.

Natal/RN deve registrar chuvas acima da média até domingo

O secretário do Gabinete do Prefeito, Homero Grec, reuniu nesta quinta-feira (29) diversas secretarias e órgãos públicos que fazem parte do grupo de acompanhamento de desastres da Prefeitura do Natal. A reunião que foi acompanhada pelo prefeito Carlos Eduardo definiu providências em caso de as chuvas se intensificarem no feriado e final de semana, como previsto pela meteorologia. Até o momento, a Defesa Civil não registrou maiores problemas na cidade, mas o secretário municipal de Obras, Tomaz Neto, recebeu um alerta do Ministério da Integração Nacional de que até domingo Natal, Fortaleza e João Pessoa devem registrar chuvas acima da média, com previsão também de ondas acima de três metros no litoral.

Ficou definido um plantão durante o período para acompanhar a evolução das chuvas e foram tomadas providências para deixar em alerta equipe de isolamento de áreas, corte e recolhimento de árvores que venham a cair, desvios de trânsito e estrutura no caso de haver necessidade de abrigar pessoas atingidas pelas chuvas. “Estamos agindo por prevenção, diante das previsões meteorológicas e vamos nos manter acompanhando a evolução climática, mas até agora não há motivos para a população se alarmar”, afirma o prefeito Carlos Eduardo.

Inadimplência das empresas acelera pelo quinto mês e cresce 6,76% em fevereiro

O volume de empresas com contas em atraso e registradas em cadastros de inadimplentes cresceu 6,76% em fevereiro na comparação com o mesmo período do ano passado. É a quinta vez consecutiva que o indicador acelera na base anual de comparação. Na comparação mensal, isto é, entre fevereiro e janeiro de 2018, o indicador cresceu 0,90%.

Os dados são do Indicador de Inadimplência da Pessoa Jurídica apurado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

“O momento econômico vivido no biênio 2015-2016 impôs severas dificuldades para empresas e consumidores, afetando a capacidade de honrarem todos os seus compromissos. Ainda há efeitos da crise, mas também há sinais de retomada da economia. Para este ano, espera-se que, à medida que os negócios se recuperem, a capacidade de pagamento das empresas que têm essa dificuldade também melhore”, afirma o presidente da CNDL, José César da Costa.

Temer reúne-se hoje com advogado no Palácio da Alvorada

O presidente Michel Temer reúne-se hoje (30) com o advogado Antônio Claudio Mariz de Oliveira no Palácio da Alvorada. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Presidência. O Subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil e ministro dos Direitos Humanos, Gustavo do Vale Rocha, também está no Palácio do Alvorada.

Da agenda não constam compromissos oficiais. Temer passaria o feriado em São Paulo, mas decidiu ficar em Brasília.

Ontem (29), a Polícia Federal prendeu, em caráter temporário, o advogado José Yunes, ex-assessor da Presidência da República.

As medidas foram determinadas pelo ministro Luis Roberto Barroso, relator do chamado Inquérito dos Portos, no Supremo Tribunal Federal (STF).

Além de Yunes, foram presos o ex-ministro da Agricultura e ex-presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Wagner Rossi, e o presidente do Grupo Rodrimar, Antônio Celso Grecco.

A empresária Celina Torrealba, uma das proprietárias do Grupo Libra, que também atua no ramo portuário, foi detida em seu apartamento, no Rio de Janeiro.

O inquérito apura o suposto favorecimento da empresa Rodrimar S/A por meio da edição do chamado Decreto dos Portos (Decreto 9.048/2017), assinado por Temer em maio do ano passado.

Marun diz que existe “complô” contra Temer

O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, disse hoje (29) acreditar que existe um complô contra o presidente Michel Temer. Ao comentar a prisão, na manhã desta quinta-feira, de pessoas próximas ao presidente, Marun relacionou o fato à possibilidade de Temer tentar a reeleição. Foram presos temporariamente na Operação Skala, deflagrada pela Polícia Federal (PF), José Yunes, ex-assessor do presidente, e Wagner Rossi, ex-ministro da Agricultura, entre outros.

“Entendemos que a decisão do presidente de colocar a possibilidade de vir a disputar a reeleição faz com que novamente se dirijam contra nós os canhões da conspiração. […]. Eu, sinceramente, entendo que isso faz parte de um enredo, de um complô. […]. Eu não acredito em coincidências. Sempre que o Brasil dá uma reagida, surgem flechas envenenadas dirigidas ao presidente Temer”, disse o ministro, em entrevista no Palácio do Planalto.

Marun citou a denúncia de corrupção contra o presidente, em maio do ano passado, quando o governo articulava na Câmara dos Deputados a aprovação da reforma da Previdência. A reforma acabou parando enquanto Temer e a base aliada concentraram esforços na derrubada da denúncia, que foi rejeitada. O governo perdeu força e a reforma da Previdência não foi votada.

As prisões de hoje foram feitas no âmbito de investigações sobre um suposto favorecimento a empresas do setor portuário, em especial a Rodrimar, na edição do Decreto dos Portos. Perguntado sobre quem articularia esse “complô”, o ministro evitou dizer nomes, mas falou em “ódio” que faz com que “operadores do direito e da Justiça se sintam à vontade para atuar como se neste país Constituição Federal não existisse”.

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), os mandados de prisão temporária e de busca foram cumpridos pela PF a pedido da procuradora-geral da República, Raquel Dodge. A Operação Skala foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, relator do chamado Inquérito dos Portos.

Marun disse que, com a medida, Barroso extrapolou seu poder, mas não fez críticas à procuradora. “Não vejo alguém de dentro do gabinete da procuradora Raquel recebendo dinheiro para orientar gravações ou qualquer coisa nesse sentido”. O ministro Marun já havia criticado Barroso quando este determinou a quebra do sigilo bancário do presidente Temer, também no Inquérito dos Portos.

O ministro admitiu que as prisões de hoje “constrangem” o governo, que, no entanto, tem capacidade de superar os problemas. “A capacidade de um governo não se encontra na inexistência de problemas, e sim na capacidade de superá-los. Já superamos muito e temos capacidade de superar mais este.”

quinta-feira, março 29, 2018

Feriado de Semana Santa será com chuvas em todo estado

As fortes chuvas que caíram em todo estado nesta quarta-feira (28) se manterão durante todo feriado de Semana Santa. Segundo a previsão do tempo da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado (Emparn) entre a sexta-feira (30) e sábado (31) será de chuvas fortes na capital e algumas regiões do interior.

Uma das avenidas mais movimentadas de Natal a Avenida Felizardo Moura, na zona Norte, alagou com as chuvas desta quarta-feira e a expectativa é de que os pluviômetros marquem 30mm em Natal.

Sexta-feira e sábado, a precipitação se mantém, mas em menor intensidade. Por dia, a água acumulada deve chegar a 15mm e 10mm, respectivamente. Já no domingo, volta a chover com mais intensidade e a água acumulada chega a 35mm.

Nas demais áreas do Rio Grande do Norte, a previsão é de sol com nebulosidade e pancadas de chuva a qualquer instante.

Menino de 6 anos lança segunda-feira o primeiro livro dele

Ícaro Cóbe Nogueira tem apenas seis anos e já está lançando seu primeiro livro: O Menino que Queria Correr. A história ilustrada conta sobre Pedro, uma criança que amava correr, mas vivia em uma família que não tinha condições de sustentar os custos da prática esportiva. Sem desistir dos sonhos, Pedro vende castanhas para arrecadar dinheiro e pagar a inscrição de uma competição, enquanto seu pai fabrica um tênis de presente para ele. O livro será lançado na próxima segunda-feira (02), data em que é comemorado o Dia Internacional do Livro Infantil. O evento acontece às 19h, na varanda gourmet do Shopping Cidade Jardim, em frente à Creperie84, e contará com sessão de autógrafos do escritor.

Segundo o pai de Ícaro, Tiago Cóbe, a história contada no livro é inspirada na própria vivência da criança. Os dois correm juntos há dois anos e Ícaro já acumula, orgulhosamente, 12 medalhas por participações em eventos. A ideia de escrever um livro também surgiu da necessidade de levantar fundos para atingir alguns objetivos de Ícaro. “Sempre quis estimular no Ícaro o senso de responsabilidade e que ele precisar cooperar para ganhar o que quer. Ele queria um tablet e vendeu amendoins caramelizados. Ele queria uma bicicleta e vendeu brigadeiros. Quando já havia juntado o valor da bicicleta, conversamos e decidimos investir na produção do livro, que possibilitaria realizar mais desejos posteriormente”, relata Tiago.

Leitor assíduo, Ícaro ainda está na fase de alfabetização, mas criou toda a história que foi apenas colocada no papel pelo pai. Todo o processo de criação iniciou em meados de julho de 2017 e, atualmente, com a conclusão, os dois demonstram muita empolgação para o lançamento. O Cidade Jardim, que cedeu espaço para a realização do evento de lançamento, defende a valorização dos pequenos artistas do nosso estado. “Ícaro é tão jovem e já podemos observar tanto talento. Ficamos lisonjeados em sediar esse acontecimento tão importante, que estimula o acesso a literatura e o reconhecimento da nossa cultura”, argumenta a gerente de marketing do mall, Amélia Dutra. A publicação infantil estará a venda no local por R$ 20.

SERVIÇO
Lançamento do livro “O Menino que Queria Correr”
Data: Segunda-feira, 2 de abril, às 19h
Local: Shopping Cidade Jardim
Valor do livro: R$ 20

Pouco mais de 30% dos consumidores dizem que tiveram oferta ao pagar em dinheiro

A oferta de descontos para pagamento em dinheiro ou cartão de débito ainda não é uma prática na maioria dos estabelecimentos comerciais. É o que conclui um estudo, divulgado no Relatório de Inflação, publicado hoje (29) na internet, pelo Banco Central (BC).

Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) da Fundação Getulio Vargas (FGV), feita a pedido do BC, apenas 32,4% dos consumidores afirmaram que houve oferta de desconto caso o pagamento fosse feito em dinheiro ou cartão de débito. Esse percentual aumentou para 42,6% entre consumidores de renda mais alta.

A pesquisa foi incluída em questionários de sondagens do Consumidor, Comércio e Serviços. Foram consultadas 1.128 empresas comerciais, 1.883 de serviços e 1.607 consumidores, em fevereiro de 2018.

A Medida Provisória nº 764 de dezembro de 2016, convertida na Lei nº 13.455 de julho de 2017, autorizou os estabelecimentos comerciais a oferecerem preços diferentes em função do meio de pagamento.

O pagamento feito em dinheiro ou débito reduz o custo dos lojistas e o prazo para receber os recursos das instituições financeiras, quando comparados com o pagamento feito com o cartão de crédito.

“Os dados revelam que parcelas importantes do comércio e do setor de serviços não oferecem a possibilidade de desconto em função da forma de pagamento. Esse fato indica que há potencial para intensificação da prática de diferenciação de preços, o que potencializaria os benefícios propiciados pela nova legislação”, afirma o BC.

De acordo com o relatório, a maioria dos consumidores (63,9%) tem conhecimento da possibilidade de diferenciação de preços conforme o tipo de pagamento. “Importante observar, adicionalmente, que mais de um terço dos entrevistados respondeu que houve elevação da frequência com que o desconto foi oferecido na comparação com o ano passado”, acrescentou o BC.

Taxa de Juros de Longo Prazo cai de 6,75% para 6,60% ao ano

A Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) para o segundo trimestre de 2018 será de 6,60% ao ano, informou hoje (29), em Brasília, o Banco Central (BC). A taxa atual é 6,75% ao ano.

A partir de agora, o cálculo da TJLP passa a ser automático e divulgado trimestralmente. Essa decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN) foi publicada na edição do último dia 19 no Diário Oficial da União.

A TJLP, por determinação legal, não pode mais ser utilizada em novos contratos de financiamento, valendo apenas para as operações já contratadas. Para substituir a taxa, foi criada no ano passado a Taxa de Juros de Longo Prazo (TLP).

A ideia é que a nova taxa fique mais próxima dos juros praticados pelo mercado financeiro, resultando em pagamento de menos subsídios por parte do governo federal. A nova taxa entrou em vigor em janeiro.

A resolução do CMN tem o objetivo de automatizar o cálculo da taxa TJLP, com base na meta de inflação e um prêmio de risco. Anteriormente, a TJLP era definida trimestralmente pelo CMN.

A meta de inflação será calculada tendo como referência 12 meses seguintes ao primeiro mês de vigência da taxa. Já o prêmio de risco será calculado a partir da média de seis meses da taxa de rendimento das Notas do Tesouro Nacional, Série B (NTN-B) para o prazo de três anos.

PC prende cinco pessoas e apreende adolescente suspeito na participação de homicídio em Parelhas/RN

Agentes da Delegacia Municipal de Parelhas prenderam, nesta quinta-feira (29), seis pessoas suspeitas de estarem envolvidas no homicídio de João Paulo de Araújo, de 20 anos, em 19 de julho de 2017, na cidade de Parelhas.

Na ocasião, João Paulo estava trabalhando como servente de pedreiro em uma obra, quando dois homens em uma motocicleta se aproximaram, e efetuaram vários tiros contra a vítima.Após o crime, as investigações da Polícia apontaram que os mandantes do crime foram Jeferson Henrique Pereira, vulgo “Boyzão”, 23 anos, e Robeto Johnson de Medeiros Filho, 25 anos, ambos são líderes de uma organização criminosa da cidade de Parelhas. O executor do assassinato teria sido um adolescente de 17 anos.

Outras três pessoas são suspeitas de participaram da ação, Francisco de Souza Silva, vulgo “Neguinho de Biá”, 23 anos, prestou auxilio material aos executores. Nicivaldo Fernandes da Silva, vulgo “Zeca Urubu”, que teria apoiado o adolescente para a execução. Outro suspeito de participação é Felipe Ícaro da Silva Valentim, vulgo “Felipinho”, 19 anos, foi responsável pelo levantamento do local e que a vítima estaria.

Preste atenção em suas pintas! Elas podem sinalizar que algo não vai bem

Pintas são sinais que aparecem em nossa pele como lesões, planas ou elevadas, pretas ou acastanhadas, arredondadas distribuídas por toda a parte do corpo. Os médicos dermatologistas denominam as pintas de nevos melanóciticos e diferenciam os mesmos das verrugas e fibromas.

As pintas são formadas por células semelhantes aos melanócitos que são células produtoras do pigmento denominado melanina. Porém, as pintas podem sinalizar desde o início que são um tipo de câncer de pele muito agressivo e perigoso chamado melanoma. Por este motivo é importante, além de proteger a pele do sol diariamente, prestar atenção nas características das suas pintas.
Para ajudar no cuidado com as pintas existe a regra do ABCD:
A – Assimetria: quanto mais assimétrica a pinta mais perigosa.
B – Borda: quando a borda é muito irregular a pinta é mais perigosa.
C – Cor: quanto mais irregular a coloração da pinta com nuances de preto, marrom acinzentado e branco mais perigosa é a pinta.
D – Diâmetro: quanto maior o tamanho da pinta mais grave será a mesma.

Sendo assim, é interessante que todos os dias você observe suas pintas e procure um médico dermatologista para avaliação caso elas estejam mudando de cor e tamanho. “Além da regra ABCD também é importante saber que existem outros riscos. As pessoas de pele, olhos e cabelos claros tem mais chance de ter câncer pele. Se algum parente de 1º grau já teve melanoma que é o câncer de pele mais agressivo, também tem um risco bem mais alto de desenvolve-lo”, explica a dermatologista Denise Steiner.

As pessoas com qualquer destes critérios de risco, e também aquelas com mais de 50 pintas no corpo, devem fazer um exame com um aparelho específico que permite visualizar as pintas com mais detalhe e usa um banco de dados que permite a comparação para avaliar o risco específico de cada pinta.

Para finalizar enfatizamos que o diagnóstico precoce do melanoma pode evitar a morte de qualquer individuo acometido. Isto ocorre, porque o melanoma pode estar crescendo na profundidade sem sinalizar sua gravidade. Quando o melanoma é retirado de forma integral e com margens adequadas o indivíduo fica curado! O melhor caminho ainda é a prevenção. Por isso, fique atento à mudanças em suas pintas e proteja-se do sol com filtro solar e roupas adequadas.

Estudo aponta que América Latina fez reformas para incluir mulher na economia

Oito países da América Latina fizeram reformas jurídicas nos últimos dois anos com o objetivo de ampliar a inclusão das mulheres na economia. A maioria delas expandiu benefícios como licença-maternidade, como ocorreu na Colômbia, em El Salvador, no Paraguai e na República Dominicana. No Panamá, a licença-paternidade de três dias foi introduzida. Os dados são do relatório Mulheres, Empresas e o Direito 2018, que monitora 189 países e foi lançado hoje (29) pelo Banco Mundial.

Na Colômbia, por exemplo, o relatório cita que a Justiça reviu uma legislação que restringia o trabalho de mulheres no setor de mineração e em áreas consideradas perigosas. Já o Equador igualou os direitos de propriedade entre os gêneros – até então, decisões do marido prevaleciam sobre as da esposa em caso de discordância quanto à administração dos bens.

O relatório identificou áreas em que houve avanço, como uso da propriedade e acesso às instituições, já que a maior parte das economias não diferencia homens e mulheres em interações públicas como registro de negócios, abertura de conta bancária ou obtenção de documento de identidade. No entanto, os dados revelados hoje também destacam lacunas com relação a leis que promovam acesso a crédito e a emprego e que protejam mulheres contra a violência doméstica e o assédio sexual em lugares públicos.

Excluindo-se as economias de alta renda dos países da Organização para Cooperaçao e Desenvolvimento Econômico (OCDE), os países da América Latina são os que menos impõem restrições ao emprego de mulheres em todos os setores da economia. “Quanto mais as mulheres conseguirem realizar plenamente o seu potencial econômico como trabalhadoras e proprietárias de negócios, maiores serão os benefícios para as economias e sociedades da região”, disse Rita Ramalho, Gerente Sênior do Grupo de Indicadores Globais do Banco Mundial, que produz o relatório.

Assembleia Legislativa entrega 50 viaturas que vão beneficiar todas as regiões do RN

A Segurança Pública do Rio Grande do Norte ganhará reforço com a doação de 50 novas viaturas policiais pela Assembleia Legislativa. A entrega acontece na próxima terça-feira (3), em Brasília Teimosa, e vai beneficiar todas as regiões do Estado. De acordo com o presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), essa é mais uma ação concreta do Legislativo Estadual objetivando a diminuição dos índices locais de violência.

“A Assembleia Legislativa foi além do seu dever de legislar e transformou economias com o seu custeio em benefícios para a população norte-rio-grandense. Demos a nossa colaboração para a Saúde, com 85 ambulâncias, e agora faremos o mesmo pela Segurança, com as 50 viaturas. No total, serão 135 veículos a serviço dos potiguares”, explica Ezequiel Ferreira.

Depois de completar a doação das ambulâncias a municípios do interior do Rio Grande do Norte, as 50 viaturas serão entregues ao Sistema Estadual de Segurança Pública, beneficiando o Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar (PM), Polícia Civil e o Sistema Penitenciário. O investimento da Assembleia foi na ordem de R$ 5 milhões e a compra realizada com recursos próprios.

Concurso da Liquigás abre vaga na Paraíba com salário que pode chegar a R$ 6,3 mil

O concurso da Liquigás Distribuidora oferece vaga na Paraíba com salário inicial de R$ 3.583,26 que, somado a comissão, pode chegar a R$ 6.309,26. O edital divulgado na quarta-feira (28) prevê uma vaga direta e mais cinco em cadastro de reserva para “profissional de vendas júnior” em João Pessoa. O processo seletivo organizado pela Fundação Cesgranrio prevê 99 vagas imediatas e formação de 695 cadastros de reserva para cargos de ensino fundamental, médio/técnico e superior.



As inscrições foram abertas na quarta-feira (28) e seguem até 17 de abril, às 23h59 (horário de Brasília). As taxas custam R$ 37 para concorrer aos cargos de nível fundamental, R$ 47 para os nível médio e R$ 67 para os de nível superior. O pagamento do boleto pode ser feito até 19 de abril.

Artesanato do RN terá selo ‘Potiguar Sou Eu’

O artesanato do Rio Grande do Norte ganhará nos próximos dias uma importante ferramenta para sua valorização: o “Selo de Qualidade Artesanal Potiguar” – instituído pela Lei nº 10.173, de 21 de fevereiro de 2017, proposta pela deputada estadual Márcia Maia.
 
O selo “Potiguar Sou Eu”, criado pouco mais de um ano da aprovação da lei, valoriza o estilo de arte nordestina representada pelos traços em xilogravura. A iniciativa exalta o orgulho dos produtos potiguares de origem artesanal e busca o reconhecimento do artesão local a partir da qualidade e procedência do artesanato potiguar que circula pelo Brasil e pelo mundo.
 
A proposta, originalmente, havia sido aprovada no plenário da Assembleia Legislativa do RN, mas foi vetada pelo Governo do Estado. Contudo, após a apreciação dos vetos pelos deputados, o projeto se tornou lei e inclusive, passou a integrar posteriormente a Lei do Artesão. À época, Márcia foi responsável pela articulação do diálogo entre artesãos, comerciantes e o Governo do Estado para aprimoramento do texto da Lei complementar Nº 599, de 31 de julho de 2017.
 
“É uma vitória para os artesãos do nosso estado. O nosso propósito de reforçar a identidade da produção artesanal do nosso estado é importante para garantir a autoestima desses profissionais, atestar qualidade daquilo que é produzido e comercializado, mas consegue ir além. É a defesa da nossa cultura, da nossa identidade enquanto povo, da nossa economia e do artesão”, defendeu.
 
A parlamentar tem, de maneira recorrente, discutido com o segmento possíveis iniciativas que possam oferecer condições melhores para impulsionar a produção e difusão do artesanato produzido no estado e até mesmo no país.
 
Números da Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social (Sethas) apontam para mais de 10 mil artesãos cadastrados no RN, mas grande parte dos profissionais que atuam no setor ainda trabalha de maneira totalmente desassistida. Para Márcia, o investimento em artesanato garante não apenas emprego e renda, mas também oferece a chance de divulgação da cultura do Rio Grande do Norte para o país e o mundo.
 
O setor movimenta R$ 50 bilhões por ano no Brasil, beneficiando mais de 8,5 milhões de pessoas envolvidas com a atividade no país e quase metade da produção está no Nordeste, com aproximadamente 3,5 milhões de pessoas atuando na região.
 
“É importante ainda, para colaborar com a comercialização dos produtos artesanais do estado, a criação de um calendário anual oficial de feiras e eventos ligados ao artesanato em que a arte e cultura possam ser expostas. Além disso, a criação de uma Escola do Artesão também surge como uma necessidade para que possamos atender a demanda de consumo pelos produtos de nosso estado”, sugeriu a deputada.

Prefeito Maurício Caetano confirma pagamento para os trabalhadores em educação.

O prefeito Maurício Caetano da cidade de João Câmara/RN, ligou para a coordenadora do Sinte,  Egivânia Santos e confirmou o pagamento referente ao mês de março de 2018, Para os trabalhadores/as em educação.

Está previsto para o  final da tarde de hoje 29/03/2018. 

SINTE-RN

"Cheiro de gol!" Eliminação do Fla para Botafogo rende piadas na web

Não tem chororô... Nem cheirinho! O Botafogo venceu o Flamengo por 1 a 0 no Maracanã e se classificou para a final do Campeonato Carioca. 

Autor do gol da vitória, Luiz Fernando comemorou segurando o nariz, provocando os rivais com o "cheirinho". A eliminação rubro-negra, claro, rendeu zoações na internet. O próprio twitter do Alvinegro tirou onda.

Prefeitura de Natal/RN efetua pagamento de março nesta quinta

Os salários referentes ao mês de março de todas as categorias do funcionalismo público municipal entre ativos, inativos e pensionistas serão pagos nesta quinta-feira, 29. Os arquivos serão enviados ao Banco do Brasil no início do dia e o dinheiro estará disponível para ser movimentado a noite. Desta forma, o executivo municipal segue quitando a folha dos pouco mais de 21 mil servidores municipais dentro do mês trabalhado. O pagamento representa mais de R$ 55 milhões em circulação na economia da capital potiguar.

O prefeito Carlos Eduardo reforçou que o pagamento da folha em dia só está sendo possível graças ao trabalho incansável da gestão no corte de custos administrativos, contenção de despesas e incremento de receitas: “O servidor merece receber seu salário em dia e esta vem sendo a nossa prioridade. Aqui em Natal temos uma gestão responsável”, pontuou.

Ônibus circulam com Tarifa Social nesta sexta-feira

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), informou que nesta sexta-feira (30) será aplicado o benefício da Tarifa Social no Sistema de Transporte Público de Passageiros da cidade.

De acordo com a pasta, com esta medida, a tarifa cai de R$ 3,35 para R$ 1,70. Contudo, o benefício só é válido para os pagamentos em dinheiro. Quem utilizar os cartões NatalCard para o pagamento da tarifa inteira terá R$ 3,35 descontados dos créditos.

HORÁRIOS DOS ÔNIBUS
Além da mudança na tarifa, os horários dos ônibus também mudam. Na sexta-feira (30) e no domingo (1º) os ônibus circularão com os horários programados para os domingos e feriados. No sábado (31), circularão com os horários previstos para os sábados. Na segunda-feira (02), o sistema funcionará normalmente.

Desemprego cresce e atinge 12,6%; país tem 13,1 milhões de desempregados

A taxa de desocupação voltou a crescer no trimestre encerrado em fevereiro deste ano, atingindo 12,6%, uma alta de 0,6 ponto percentual em relação ao trimestre encerrado em novembro do ano passado. O país passa a ter 13,1 milhões de desempregados, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad-C), divulgada hoje (29), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o IBGE, em números absolutos, o resultado representa mais 550 mil pessoas em busca de emprego, entre um trimestre e outro. Na avaliação do coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE, Cimar Azeredo, no entanto, o movimento de aumento na taxa de desemprego já era esperado e é comum nesta época do ano.

“Nesta época do ano, o crescimento da taxa é um movimento esperado. Sempre no primeiro trimestre do ano a taxa tende a subir, pois existe a dispensa dos trabalhadores temporários contratados para as festas de final de ano", justificou.

Sem estudo: veja como Cássio se preparou para ser o herói do Corinthians em pênaltis

Herói da classificação do Corinthians à final do Paulistão, o goleiro Cássio disse não ter estudado os batedores de pênaltis do São Paulo antes da decisão desta quarta-feira, quando defendeu duas cobranças.

O camisa 12 do Timão pegou os chutes de Diego Souza e Liziero, garantindo o a equipe na decisão do campeonato estadual contra o Palmeiras.

– Eu não gosto de ver pênaltis antes do jogo, a gente perde um pouco da concentração, na minha opinião. Eu já não vejo tanto. Mas, quando acabou o jogo, o Mauri (Lima, preparador de goleiros) me passou alguns dados, algumas coisas, a grande maioria dos cantos foi ele quem me passou. Mas muitas vezes é no "feeling", né? Você vai e na hora sente que é aquele canto e vai para tentar defender – explicou Cássio. 

– Fui feliz, acho que isso é um trabalho em conjunto. Muitas vezes só se fala do goleiro, o CIFUT não aparece, mas são pessoas que contribuem muito para a gente fazer o melhor – complementou o goleiro.

Cássio ainda minimizou o reencontro com Diego Souza. Ele ficou marcado por uma defesa nas quartas de final da Libertadores de 2012, quando evitou um gol do meia em jogada cara a cara.

– O Diego é um cara super bacana, trabalhei com ele quando subi para o profissional do Grêmio. Isso é mais questão da imprensa e da torcida, que pega no pé dele quando ele joga aqui.

Indagado se as polêmicas com o São Paulo antes do segundo jogo da semifinal serviram como motivação ao Corinthians, Cássio negou.

– Se você leva isso para dentro de campo, fica com raiva, irritado e acaba sendo ruim, a gente faz coisas erradas e não fica concentrado. Se falou, a gente sabia de muitas coisas que aconteceram, mas o time manteve a concentração. O importante é manter a humildade, sabíamos que seria um jogo difícil. Teve organização, em nenhum momento achamos que seria fácil. Martelamos, martelamos e conseguimos fazer o gol e, nos pênaltis, conseguir a classificação – analisou.

Para o goleiro, não há favorito na final do Paulistão. Porém, ele destacou que o Palmeiras terá a vantagem de decidir o título diante de sua torcida.

O camisa 12 vai em busca de seu oitavo título pelo Corinthians. Em seis anos de clube, ele já conquistou dois Paulsitas (2013 e 2017), dois Brasileiros (2015 e 2017), uma Recopa Sul-Americana (2013), uma Libertadores (2012) e um Mundial (2012).

Ataque a escola reabre debate sobre porte de armas nos Estados Unidos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nessa quarta-feira (28) em uma mensagem postada no Twitter que a segunda emenda da Constituição do país – que garante aos cidadãos norte-americanos o direito ao porte de armas – nunca será revogada.

"A segunda emenda jamais será revogada!", afirmou Donald Trump. O texto foi publicado com letras maiúsculas, o que na internet tem um valor de grito ou uma forte afirmação. No texto, ele disse que isso não vai acontecer, "embora os democratas queiram" . A declaração foi feira depois que, na terça-feira (27), o juiz aposentado da Suprema Corte John Paul Stevens afirmou que a "eliminação da emenda seria a solução para combater e eliminar a violência armada no país".

"De jeito nenhum [apesar das palavras do juiz]. Precisamos de mais republicanos em 2018 e esperamos mais da Suprema Corte", destacou.

Debate sobre mudanças nas regras
Mudanças nas regras, aumento do controle de armas e até mesmo uma discussão sobre a retirada da emenda permeiam o debate para combater a violência armada no país, principalmente após casos de tiroteios, como o que matou 17 pessoas em uma escola de ensino médio em Parkland, na Flórida, em fevereiro passado.

Desde então, estudantes da escola, pais, professores e entidades ante armas têm realizado frequentes marchas em protesto, várias delas em Washington. No último sábado (24), uma multidão se reuniu na capital americana, em uma das maiores demonstrações de que parte da sociedade civil quer mudanças.

O governo Trump está discutindo mudanças, como por exemplo o aumento da idade para compra de armas, para 21 anos, bem como a proibição de venda de dispositivos que aumentam a capacidade de disparos, transformando um revólver em uma arma mais potente, com disparo automático.

PF prende José Yunes, amigo e ex-assessor de Temer

A Polícia Federal (PF) prendeu no início da manhã desta quinta-feira, 29, em São Paulo, o empresário José Yunes, amigo e ex-assessor do presidente Michel Temer. A ordem de prisão temporária (cinco dias) é do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal.

A Polícia Federal informou que, por determinação do STF, “não se manifestará a respeito das diligências realizadas na presente data”. Além do advogado e empresário José Yunes, a Polícia Federal também prendeu nesta quinta-feira, 29, um dos donos da empresa Rodrimar, Antonio Celso Grecco, que foi detido no interior de São Paulo. A ordem de prisão de Yunes é temporária (cinco dias).

As ordens de custódia são do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal no âmbito do inquérito que apura o Decreto dos Portos. O presidente Michel Temer é um dos alvos da investigação e está sob suspeita de beneficiar a empresa Rodrimar na edição do decreto voltado ao setor portuário. A PF também vasculha a sede da Rodrimar, em Santos.

José Yunes é amigo de Temer há mais de 50 anos. O empresário foi assessor do emedebista na Presidência – e pediu demissão do cargo após a revelação do conteúdo da delação premiada do ex-executivo da Odebrecht Claudio Melo Filho.

O empresário também foi citado na delação do doleiro Lúcio Funaro, que afirmou que José Yunes era um dos operadores de Michel Temer.

A Polícia Federal informou que por determinação do STF “não se manifestará a respeito das diligências realizadas na presente data”.

Defesas
O advogado José Luis Oliveira Lima, que defende Yunes, divulgou nota para comentar a prisão do seu cliente. “É inaceitável a prisão de um advogado com mais de 50 anos de advocacia, que sempre que intimidado ou mesmo espontaneamente compareceu à todos os atos para colaborar. Essa prisão ilegal é uma violência contra José Yunes e contra a cidadania”, escreveu.

Operação Semana Santa da PRF reforça fiscalização em 5 BRs no RN

A Polícia Rodoviária Federal inicia, a partir da 0 hora desta quinta-feira (29), a Operação Semana Santa. No Rio Grande do Norte, cinco BRs (101, 304, 226, 427 e 406) terão a fiscalização reforçada até as 23h59 do domingo (1º).

A estratégia da PRF é oferecer reforço concentrado no policiamento preventivo em locais e horários de maior incidência de acidentes graves e de criminalidade, além de diminuir o fluxo dos veículos de carga em horários de maior circulação.

Durante os quatro dias de operação, a PRF contará com atividades para diminuir a incidência de acidentes relacionados ao excesso de velocidade, à alcoolemia ao volante, ao uso inadequado do cinto de segurança e às ultrapassagens indevidas.

Ações de Educação para o Trânsito também serão implementadas no feriado para conscientização dos motoristas da sua importância para redução de acidentes. O foco da atividade será nos comportamentos que geram maior risco de acidentes ou que aumentam a gravidade para os envolvidos em caso de sinistro como excesso de velocidade, alcoolemia, ultrapassagens indevidas, falta do uso de cinto de segurança e falta do uso das cadeirinhas para crianças.

Tornei de Vôlei na AABB de João Câmara/RN.


Dias Toffoli concede prisão domiciliar ao deputado Paulo Maluf

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli concedeu hoje (28) prisão domiciliar ao deputado federal Paulo Maluf (PP-SP), que cumpre pena definitiva, no Presídio da Papuda, em Brasília, por ter sido condenado pelo crime de lavagem de dinheiro. O benefício foi concedido após o deputado dar entrada nesta manhã em um hospital de Brasília, onde continua internado.

Na decisão, o ministro entendeu que exames protocolados pelos advogados do deputado mostram que Maluf passa por graves problemas de saúde e não pode continuar na prisão.

“A notícia divulgada na manhã desta quarta-feira de que ele foi internado às pressas em hospital no fim da noite passada, por complicações no seu estado de saúde, corroboram os argumentos trazidos à colação pela defesa, bem como reforçam, pelo menos neste juízo de cognição sumária, a demonstração satisfatória, considerando os documentos que instruem este feito, da situação extraordinária autorizadora da sua prisão domiciliar humanitária”, decidiu o ministro.

A defesa de Maluf tentava a concessão da prisão domiciliar desde a primeira instância da Justiça em Brasília. Antes de chegar ao STF, todos os pedidos dos advogados para que o deputado fosse solto foram negados.

Em janeiro, o juiz Bruno Aielo Macacari, da Vara de Execuções Penais (VEP) do Distrito Federal, disse que Paulo Maluf se recusou a receber atendimento odontológico na Papuda pelo fato de a consulta não ter sido realizada na hora marcada. O deputado chegou a assinar um termo no qual recusou atendimento.

O magistrado também destacou que Maluf não estava se alimentando corretamente por conta própria e “tem passado os dias à base de minipizza, refrigerante, café e água”, itens que não fazem parte da alimentação servida no presídio e que são custeados por ele na cantina da Papuda.

Macacari lembrou ainda que há cerca de 16 mil presos na Penitenciária da Papuda, sendo mil com doenças graves, dentre os quais 485 hipertensos, quatro cardiopatas e sete cadeirantes.

Condenação
Maluf foi condenado no ano passado pela Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) pelo crime de lavagem de dinheiro.

Ele foi acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) de ter recebido propina em contratos públicos com as empreiteiras Mendes Júnior e OAS quando era prefeito de São Paulo (1993-1996). Os recursos foram desviados da construção da Avenida Água Espraiada, hoje chamada Avenida Roberto Marinho, de acordo com a denúncia. O custo total da obra foi cerca de R$ 800 milhões.

As investigações se arrastaram por mais de 10 anos desde a instauração do primeiro inquérito, ainda na primeira instância da Justiça. Os procuradores responsáveis pelo caso estimaram em US$ 170 milhões a movimentação total de recursos ilícitos. O Supremo assumiu o caso após a eleição de Maluf como deputado federal

Venda de aparelhos celulares no Brasil aumenta 9,7% em 2017

As vendas de aparelhos smartphones no país totalizaram 47,7 milhões de unidades em 2017. O resultado é 9,7% (43,48 milhões) superior ao registrado em 2016. Apesar do aumento, o número representa queda de 12,5% (6,8 milhões de unidades) na comparação com 2014 – até agora o melhor ano de vendas de smartphones no país. Os dados, divulgados hoje (28), são da IDC Brasil, empresa do ramo de inteligência de mercado.

“A liberação de saques das contas inativas do FGTS injetou dinheiro e ânimo ao consumidor, que vinha protelando a troca do aparelho e, com esse recurso extra na conta, foi às compras”, destacou Leonardo Munin, analista de pesquisa da IDC.

Em relação ao sistema operacional dos celulares, o resultado apresentou pouca alteração em comparação a 2016:  95,1% dos aparelhos vendidos tinham sistema operacional Android, e 4,9% IOS.  Segundo a IDC, essa média se mantém desde 2014.   

Já as vendas dos computadores pessoais, notebooks e máquinas de mesa somados, totalizaram 5,19 milhões de unidades, 15,3% a mais que o comercializado em 2016. A venda de tablets chegou a 3,7 milhões de unidades, 4,8% a menos do registrado em 2016.

Base curricular do ensino médio será entregue ao CNE na semana que vem

O governo deverá entregar na próxima terça-feira (3) a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio ao Conselho Nacional de Educação (CNE). A informação foi confirmada hoje (28) pelo ministro da Educação, Mendonça Filho. O conselho tem de analisar e aprovar o documento antes de começar a valer. Também deverá ser lançada uma plataforma de consulta pública para colher sugestões para a nova base.

O documento, que servirá para orientar os currículos da educação básica, estabelecerá conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam. A expectativa é que esse currículo esteja pronto para ser aplicado nas escolas no ano que vem. A BNCC para a educação infantil e o ensino fundamental foi aprovada e homologada no fim do ano passado.

Despedida
A entrega da BNCC ao Conselho Nacional de Educação deve ser um dos últimos atos de Mendonça Filho à frente da pasta da Educação. Deputado federal (DEM-PE) licenciado, o ministro deve deixar o cargo na próxima semana para concorrer às eleições de outubro. Mendonça não quis adiantar o nome de seu substituto no MEC.

“A discussão com relação ao nome do meu substituto ou substituta será definida na próxima semana pelo presidente Michel Temer. É evidente que ele poderá me ouvir, e acho que ouvirá a respeito do que eu tenho a agregar com respeito ao caminho do Ministério da Educação, que produziu mudanças durante a nossa gestão, e tenho convicção de que os programas principais serão preservados pelo novo ministro ou nova ministra”, disse Mendonça.

Justiça do Rio determina que Facebook exclua publicações que caluniam Marielle

Uma decisão liminar do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) publicada hoje (28) concede prazo de 24 horas para que o Facebook retire do ar publicações que caluniam a vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco (PSOL), assassinada no dia 14 de março. Caso não acate a determinação, a rede social poderá ser multada em R$ 500 mil e ter suas atividades temporariamente suspensas.

"O descumprimento das ordens poderá levar à suspensão temporária das atividades do réu como previsto no Artigo 12 da Lei que criou o Marco Regulatório Civil da Internet, até que cumpra esta integralmente", escreveu o juiz Jorge Jansen Counago Novelle.
A ação atende pedido da irmã e da viúva da vereadora, Anielle Franco e Mônica Benício. Defendidas pelas advogadas Samara Castro, Evelyn Melo e Juliana Durães, elas já haviam processado o Google na semana passada e obtiveram decisão judicial favorável para que 16 vídeos fossem eliminados de sua plataforma de vídeos, o Youtube. De acordo com elas, a internet não deve ser tratada como “terra sem lei” e a liberdade de expressão não pode se sobrepor a outras garantias constitucionais, entre elas o princípio da dignidade da pessoa humana.

Dias após o assassinato de Marielle, as advogadas ajudaram a impulsionar uma campanha pedindo que as pessoas denunciassem os perfis de redes sociais que estavam veiculando informações falsas. Quase 20 mil e-mails foram recebidos, contendo denúncias de mensagens que propagam calúnias, discursos de ódio e notícias falsas, as chamadas fake news.

Na ação, são listadas diversas postagens no Facebook, incluindo textos, vídeos e imagens onde Marielle é acusada de ser "engajada com o tráfico", "eleita pelo Comando Vermelho", "envolvida com criminosos", "usuária da maconha", "integrante de partido que reúne bandidos", "um lixo", "marmita de ladrão" e "ex-mulher do traficante Marcinho VP". A decisão determina que o Facebook exclua todas as publicações mencionadas e que atue para filtrar e coibir novas postagens.

De acordo com o magistrado, o Facebook foi omisso e conivente com as publicações, permitindo a propagação de crimes contra alguém que já não tem como se defender. Em sua argumentação, as postagens já deveriam ter sido excluídas, tendo em vista que afrontam a Constituição da República e são consideradas atos ilícitos no Código Penal e no Código Civil. "Não se há de permitir que a memória da excelentíssima senhora vereadora Marielle Franco continue a ser vilipendiada por facínoras e canalhas, iguais àqueles que a trucidaram", escreveu.

Jorge Novelle avaliou que os autos trazem muitas provas e que as agressões verbais abalam as atividades, até mesmo profissionais, dos membros da família da vereadora, incluindo sua companheira. Além disso, ele considerou que os autores das publicações tentam se esconder nas redes sociais e também atrás do anonimato, como se a internet estivesse atrás de uma cortina.

O juiz determinou ainda que o Facebook informe os perfis e pessoas responsáveis pelas publicações, mesmo aquelas que já tenham apagado as mensagens. A identificação dos usuários é solicitada pela irmã e pela companheira de Marielle para que possam futuramente ingressar com ações de reparação civil e criminal.

Uma das postagens já excluídas pelo próprio perfil é a da desembargadora Marília de Castro Neves, também do TJRJ. Ela acusou Marielle de estar "engajada com bandido" e de ter envolvimento com a facção criminosa Comando Vermelho. O caso ganhou repercussão devido ao cargo ocupado pela autora do texto. Posteriormente, a magistrada fez nova postagem na rede social admitindo não ter provas que subsidiem as alegações e disse ter se precipitado. O PSOL, partido da vereadora, apresentou uma representação no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pedindo da punição da desembargadora.

Brasil ocupa 161° lugar em ranking da presença de mulheres no Poder Executivo

O Brasil ocupa a 161ª posição no Ranking de Presença Feminina no Poder Executivo, dentre os 186 países analisados pelo Projeto Mulheres Inspiradoras (PMI) – 2018. O ranking é baseado em um índice que sintetiza dados que medem a representatividade feminina nas chefias de governo; a representatividade nas chefias de Estado; o número e a proporção de habitantes governados por mulheres e a proporção de cargos em ministérios ocupados por lideranças femininas.

Os dados do projeto são baseados em informações das Nações Unidas, do Banco Mundial e do instituto de pesquisas The Heritage Foundation. A análise considerou 186 países reconhecidos pela ONU. Também foram coletados dados específicos em consulados e espaços oficiais dos países participantes. No caso do Brasil, foram considerados dados primários e públicos do Tribunal Superior Eleitoral, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Sead).

Dez primeiros colocados
Segundo o ranking atual, os dez primeiros países com presença política de lideranças femininas no Executivo são: Nova Zelândia, Chile, Reino Unido, Suíça, Ilhas Marshall, Myanmar, Islândia, Noruega, Peru e Alemanha. Todos eles tinham mulheres como chefes de Governo, sendo que cinco dessas nações também contam com mulheres chefes de Estado. Mas, mesmo nesses dez países mais bem colocados, a média de mulheres em ministérios é de 28,5%, o que está longe de representar o percentual de mulheres na população mundial, que é de pouco menos da metade do total. De acordo com as Nações Unidas, existem no mundo 101,8 homens para cada 100 mulheres.

Quando comparados continentes, o que está melhor posicionado é a Europa, onde as mulheres ocupam 20,4% das cadeiras de chefias de Governo totais. O mesmo ocorre com a proporção média europeia de mulheres ocupantes de cargos político-administrativos de primeiro escalão: elas estão em 24,7% dessas posições no continente. As Américas juntas estão na segunda posição, seguida pela Ásia e pela África subsaariana, conforme divisão territorial estabelecida na pesquisa. Em último lugar, está o Norte da África, onde não há mulher como chefe de Governo.

De acordo com o PMI, a média mundial de representatividade feminina em chefias de Governo é de 7,53%. Já a proporção de mulheres que ocupam cargos em ministérios é de 18,4%. “Nós estamos mostrando que 92% dos chefes de Governo no mundo são do sexo masculino. A representatividade das mulheres é muito baixa”, enfatiza Marlene Machado, diretora executiva do projeto. Uma situação que encontra eco na história: desde 1940 até hoje, detalha o estudo, apenas 135 mulheres foram chefes de Governo, em 73 países.

Outro elemento histórico que ajuda a explicar a situação é o acesso ao voto. A Nova Zelândia, primeira colocada no ranking, é também a que detém o direito ao voto feminino há mais tempo: 125 anos. Lá, o direito foi garantido apenas quatro anos após os homens terem votado pela primeira vez. Austrália, Finlândia e Noruega vêm logo em seguida com 124, 112 e 105 anos de direito ao voto feminino, respectivamente. No Brasil, os homens votam desde 189, mas as mulheres só passaram a votar e poder serem votadas em 1932, há 86 anos. A diferença do tempo de homens e mulheres como votantes aqui é de 41 anos.

‘Não sou homem de correr de briga’, diz Lula sobre tiros em ônibus

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse em seu Face que “não é homem de correr da briga” e que os tiros disparados contra sua caravana não o intimidam. Nesta terça-feira, 27, atiradores alvejaram dois dos três ônibus do comboio do petista na estrada entre Quedas do Iguaçu e Laranjeiras do Sul, no interior do Paraná. Ninguém ficou ferido.

“O que estamos vendo agora não é política. Porque se quisessem derrotar o PT seria muito fácil. Lança candidato, vão para a urna, quem ganhar toma posse e quem perder vai chorar, como eu chorei quando perdi as eleições em 89, 94 e 98”, declarou Lula em vídeo no seu Facebook.

Quem disparou contra a caravana petista ainda não foi identificado. A Polícia do Paraná informou que investiga o caso e confirma que um ônibus foi atingido. Este ônibus levava jornalistas de blogs e sites independentes, que fazem a comunicação da caravana, e repórteres estrangeiros.

“Se eles acham que fazendo isso vai nos assustar, não vai”, disse o ex-presidente. “Isso vai motivar a gente a fazer muito mais coisa, porque nós não podemos permitir que depois do nazismo e do fascismo a gente permita grupos de fanáticos nesse país.”

“É inadmissível, ainda mais atacar um ônibus que tem a imprensa. Se fosse eu até ficariam felizes porque não querem que eu dispute as eleições, mas o que é que a imprensa tem com isso?”, perguntou.
Lula lançou um desafio. “Se querem brigar comigo, vamos brigar. Eu gosto da briga, eu não sou um homem de correr da briga. Mas vamos respeitar a democracia nesse país. Democracia pressupõe a convivência na adversidade. Cada um faz a opção que quiser”, finalizou o ex-presidente.

Governo Federal anuncia liberação de R$ 253 milhões para o Programa Mais Alfabetização

O presidente da República, Michel Temer, e o ministro da Educação, Mendonça Filho, anunciaram, nesta quarta-feira, 28, em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, a implementação do Programa Mais Alfabetização, que terá o investimento de R$ 523 milhões nos próximos dois anos. Em 2018, serão liberados R$ 253 milhões, sendo R$ 124 milhões de forma imediata para escolas de estados e municípios em todo o país. A segunda parcela será liberada no segundo semestre de 2018, de acordo com o monitoramento e avaliação da execução do programa.

Para Mendonça Filho, esses R$ 253 milhões servirão para que os municípios possam se planejar focando em qualidade e eficiência. “Será importante também agregar a figura do assistente de alfabetização, que vai auxiliar os professores nessa missão extremamente importante que é alfabetizar nossas crianças e jovens”, disse. “Precisamos melhorar urgentemente o processo de alfabetização. Hoje, mais da metade das crianças brasileiras não sabem ler ao final do terceiro ano. Com o Mais Alfabetização, o MEC fortalece o apoio às redes municipais e estaduais, além das próprias escolas, neste grande desafio”.

O ministro ainda falou sobre a desigualdade que prevalece na educação. “Como é que um filho de uma família de classe média ou rica no Brasil é alfabetizado aos seis anos de idade e o filho do pobre vai se alfabetizar, e mal, aos oito e até nove anos?”, questionou Mendonça Filho. “Para mim, isso é inaceitável. Eu acho até que a luta, ao médio e longo prazo, é que a gente possa assegurar a todas as crianças do Brasil as mesmas oportunidades em termos de alcançar alfabetização plena. Isso produz justiça e igualdade de oportunidade”, concluiu.

O presidente Michel Temer destacou todo o trabalho desenvolvido por Mendonça Filho desde que assumiu o Ministério da Educação, em maio de 2016. “Nos últimos dois anos, fizemos mais de 15 reuniões para apresentar as melhorias na área da educação brasileira”, afirmou o presidente da República. “Nós todos trabalhamos duro para oferecer não uma educação qualquer, mas uma educação de qualidade e sintonizada com o mundo moderno, voltada para o futuro”.

Durante a cerimônia também foi assinado termo de compromisso do Mais Alfabetização com prefeitos e secretários de educação. A assinatura foi feita por representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Presente ao evento, o presidente da Undime na região Centro-Oeste, Marcelo Ferreira da Costa, destacou que alfabetizar as crianças na idade certa é um desafio para o país. “É garantia de qualidade para a educação no futuro e, para isso, nós temos que ter política públicas adequadas”, disse. “Esse importante apoio às escolas, principalmente as mais vulneráveis, trará importante impacto para que nós possamos pensar a educação que nós queremos para o Brasil”.

O Mais Alfabetização vai fortalecer e apoiar as escolas no processo de alfabetização dos estudantes no 1º e 2º anos do ensino fundamental. A adesão ao Mais Alfabetização foi de 49 mil escolas, com atendimento de 3,6 milhões de estudantes em 156 mil turmas do 1º e 2º anos do ensino fundamental em todo o país.

Líderes das duas Coreias se reúnem dia 27 de abril

As duas Coreias acertaram nesta quinta-feira (29), durante uma reunião de alto nível na fronteira, que o encontro entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, será no próximo dia 27.

A cúpula entre Kim e Moon acontecerá em Peace House, um pavilhão do lado sul da Zona de Segurança Conjunta (JSA), o único ponto da fronteira militarizada entre os dois países vizinhos onde soldados norte-coreanos e sul-coreanos ficam frente a frente, informou a agência de notícias Yonhap.

Representantes dos dois países, tecnicamente ainda em guerra, voltarão a se reunir na própria fronteira, no próximo dia 4, para discutir detalhes sobre a primeira cúpula intercoreana em 11 anos.

O encontro será seguido de outro evento histórico, a reunião entre Kim e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, programado para maio, com o objetivo de discutir a possível desnuclearização do regime, sendo a primeira cúpula entre os líderes de Pyongyang e Washington.

No dia 27 de abril haverá a terceira cúpula intercoreana, depois das realizadas em Pyongyang em 2000 e 2007, entre o então líder do Norte, Kim Jong-il, e os líderes do Sul, Kim Dae-jung e Roh Moo-hyun.

As cúpulas de abril e maio desencadearam intensa atividade diplomática, que deixou de lado o isolamento do regime e que nesta semana culminou com a viagem-surpresa de Kim Jong-un a Pequim, onde se reuniu pela primeira vez com o presidente da China, Xi Jinping.