quarta-feira, março 28, 2018

Software da Fiocruz auxilia gestores públicos a lidar com mudanças climáticas

Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apresentaram hoje (28), em Brasília, o software Sistema de Vulnerabilidade Climática (SisVuClima), capaz de prover técnicos, prefeitos e governadores com informações qualificadas que auxiliem na redução de efeitos de mudanças climáticas, protegendo, assim, a população de seus territórios de abrangência e subsidiando decisões quanto a priorizações no orçamento.

O SisVuClima , já disponível no site do Ministério do Meio Ambiente (MMA), inicialmente beneficia 1.020 cidades de seis estados (Paraná, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Maranhão e Amazonas), devendo ser estendido, posteriormente, a todo o país.

O diretor do Departamento de Políticas em Mudança do Clima do MMA, José Domingos Miguez comentou que, em uma fase preliminar, através de um levantamento feito pelo estado de Santa Catarina, se pôde observar que nem sempre o orçamento municipal é condizente com as necessidades dos habitantes. "Aumentar o gasto público nas áreas corretas significa ampliar a resiliência da população aos fenômenos", pontuou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário