terça-feira, março 27, 2018

França baixará para três anos idade de escolarização obrigatória

A França baixará para três anos a idade de escolarização obrigatória - que é atualmente de seis anos - a partir do período letivo 2019-2020, anteciparam nesta terça-feira (27) fontes do Palácio do Eliseu.

O presidente francês, Emmanuel Macron, que fará o anúncio, tem a intenção de "fazer da escola o lugar da igualdade real", ao mesmo tempo que pretende que essa formação prévia à entrada no ensino fundamental "não seja considerada uma forma de creche universal".
"O objetivo é afirmar a identidade própria da escola maternal como uma verdadeira escola, dirigida à aquisição da linguagem", disseram as mesmas fontes.

Atualmente, a escolarização na França é obrigatória desde os 6 até os 16 anos.

No entanto, a taxa de crianças já escolarizadas aos 3 anos é muito alta, superior a 97%, o que levou alguns especialistas a qualificarem a medida de "gesto simbólico", sem grande conteúdo real.

Os veículos de imprensa franceses lembram hoje que a taxa de escolarização nessa essa idade varia muito segundo o local, já que cai até 70% nos territórios de ultramar e 87% na ilha da Córsega, enquanto em Paris chega próximo aos 93%.
 
O governo calcula que a entrada da medida em vigor, a partir do começo do ano letivo de 2019, criará 800 novos postos de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário