sábado, outubro 02, 2021

Tremor de magnitude 5,9 é registrado no Acre.

Um terremoto de magnitude 5,9 foi registrado na manhã de hoje (2) a 165 quilômetros (km) de Tarauacá, no Acre, e detectado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). O tremor teve uma profundidade de 589,4 km, informou o órgão.

O tremor de terra também foi registrado pelo Centro Sismológico Europeu e Mediterrâneo (EMSC) e pela Rede Sismológica Brasileira.

“Para os eventos que costumam acontecer no Brasil essa magnitude é considerada alta porém sem grande potencial destrutivo devido a profundidade”, disse o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília em uma publicação nas redes sociais.

O município de Tarauacá fica próximo à fronteira com o Peru e é rodeado por reservas extrativistas. Até o momento, não há relatos de vítimas ou danos causados pelo tremor.

Pesquisadores de SC capturam exemplar raro de água-viva gigante com 4,6 quilos.

Pesquisadores de Santa Catarina capturaram um exemplar de água-viva da espécie Lychnorhiza lucerna, considerado o maior já registrado em comparação com dados brasileiros e argentinos. Com 39 centímetros de diâmetro e 4,6 quilos, o animal foi encontrado em Itajaí, no Litoral Norte, na quinta-feira (30).

A água-viva estava em uma saída de campo do projeto de Monitoramento de Águas-Vivas na costa norte, realizado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Pesquisadores do laboratório de Ecotoxicologia (Letox) da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia utilizaram uma rede de arrasto, comum na pesca artesanal de camarão, para capturar o animal.

Segundo o projeto, a espécie é comum na costa entre golfo do México e Argentina e oferece baixo perigo de envenenamento ou queimaduras. Ela também tem grande potencial de exploração na extração de colágeno e culinária asiática.

Durante a execução dos trabalhos de campo, os pesquisadores observam as espécies, o tamanho, velocidade de crescimento e como as populações aumentam e diminuem. Um dos focos do levantamento é prever se existirão águas-vivas com potencial de envenenamentos de banhistas durante o período de veraneio.

O material foi encaminhado ao laboratório de anatomia para procedimentos que permitam a preservação do espécime para futuras exposições.

Sem paciência para mensagens de voz? O WhatsApp terá uma nova opção; confira.

Se já esteve na situação de receber uma longa mensagem de voz quando não era conveniente e se viu sem tempo para a ouvir, então o WhatsApp está trabalhando em uma nova funcionalidade que vai te agradar.

Como conta o site WABetaInfo, o WhatsApp está desenvolvendo uma ferramenta que será capaz de transcrever o conteúdo do áudio e transformá-lo numa mensagem de texto. Aparentemente, esta transcrição será realizada pelo próprio dispositivo, pelo que não há qualquer risco de o Facebook ou o WhatsApp acederem aos conteúdos da mensagem.

A funcionalidade foi detectada na versão beta do WhatsApp para iOS, pelo que alguns utilizadores já podem experimentá-la à medida que a empresa continua a desenvolvê-la. Ainda nada foi dito em relação à chegada desta opção ao Android mas é possível que tal se venha a verificar eventualmente.

ZERO: RN não registra óbitos por Covid pelo 3º dia seguido; Novos casos são 50.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus neste sábado (2). São 368.935 casos totalizados. Na sexta-feira (1º) eram contabilizados 368.716, ou seja, 219 novos casos em comparação com o dia anterior, destes, 50 confirmados nas últimas 24h horas.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.340 no total, sem registro de óbitos ocorridos nas últimas 24 horas. Na sexta-feira (1º) eram 7.340 mortes. A Sesap também não registrou mortes após resultados de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.338.

Recuperados são 259.490. Casos suspeitos somam 176.762 e descartados são 736.954. Em acompanhamento, são 102.105.

COVID: RN possui 165 leitos críticos e 110 leitos clínicos disponíveis.

O RN permanece com fila zerada de pacientes para UTI Covid conforme levantamento feito por volta das 12h10 deste sábado (2).

Neste período, havia 02 pacientes com perfil para leitos críticos na lista de regulação e nenhum aguardava avaliação. Foram registrados disponíveis 165 leitos críticos e outros 110, sendo clínicos.

Ministério do Turismo anuncia retorno dos cruzeiros marítimos no Brasil.

O Ministério do Turismo anunciou neste sábado o retorno dos cruzeiros marítimos no Brasil. Segundo a pasta, uma portaria deverá ser assinada nos próximos dias. Informou ainda que, depois disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deverá definir os protocolos sanitários para que os cruzeiros possam ser realizados. A ideia é que os navios possam passar pela costa brasileira a partir de novembro. Os cruzeiros haviam sido suspensos em razão da pandemia.

A pasta informou que a Anvisa terá que definir questões relativas aos testes antes do embarque em todos os hóspedes, vacinação e testes dos tripulantes, uso de máscaras, distanciamento, ocupação reduzida, ar fresco sem recirculação, desinfecção e higienização constantes. Os cruzeiros terão que observar ainda as normas das cidades por onde passarem. Em 10 de setembro, a Anvisa havia se posicionado contra a realização da atividade no Brasil.

A expectativa do Ministério do Turismo é que a temporada de cruzeiros, que vai de novembro até abril do ano que vem, gere um impacto de R$ 2,5 bilhões e 35 mil empregos. Estão previstos sete navios que vão ofertar mais de 400 mil acomodações, informou a pasta.

Covid-19: nova remessa de vacinas da Pfizer chega ao país.

Uma nova remessa de vacinas contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech, com 1.140.750 doses, chegou ao país no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, na tarde deste sábado (2).

Esse é um dos lotes que a farmacêutica planejou entregar ao Ministério da Saúde entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro. Serão ao todo 10,5 milhões de doses.

Finalizadas essas entregas, terão sido enviadas ao país todas as doses do primeiro contrato de fornecimento da vacina, assinado em 19 de março, que corresponde a mais de 100 milhões de vacinas. Já o segundo contrato, assinado em 14 de maio, prevê a entrega de mais 100 milhões de doses entre outubro e dezembro.

Manifestantes vão às ruas em todos os estados para pedir o impeachment de Bolsonaro.

Manifestantes foram às ruas em vários pontos do país para protestar contra o governo do presidente Jair Bolsonaro neste sábado (2). Até a última atualização desta reportagem, haviam sido registrados protestos em 93 cidades (incluindo todas as 27 capitais) nos 26 estados e no Distrito Federal.

Entre as principais pautas e reinvindicações das manifestações, estão:

  • impeachment de Bolsonaro;
  • defesa da democracia;
  • críticas à gestão do governo federal na condução da pandemia de Covid;
  • e protestos contra a alta nos preços (sobretudo de alimentos, combustíveis e gás), a miséria e a fome.

As manifestações foram organizadas por entidades, movimentos sociais e centrais sindicais. Elas tiveram participação de 20 partidos políticos: Cidadania, DEM, MDB, PCB, PC do B, PCO, PDT, PL, Podemos, PSB, PSD, PSDB, PSL, PSOL, PSTU, PT, PV, Rede, Solidariedade e UP.

Padre é assaltado na porta de igreja em Natal e carro da paróquia é roubado.

Um padre foi vítima de assalto na manhã deste sábado (2), no conjunto Cidade Verde, no bairro de Capim Macio, na Zona Sul de Natal. A abordagem criminosa foi realizada assim que o sacerdote chegou à uma igreja da Paróquia de São Mateus Moreira.

De acordo com relatos, o criminoso desceu de um veículo e dirigiu-se até o padre, que teve pertences, como o celular, roubados. Além disso, o assaltante, que estava armado, tomou posse da chave do carro que estava com o padre, que faz parte de uma paróquia em Parnamirim, na Grande Natal.

O criminoso fugiu no veículo da igreja, e ainda não foi identificado. Não se sabe, também, quantos criminosos prestaram apoio à ação de dentro do carro que trouxe o criminoso que conduziu o assalto. Ninguém ficou ferido.

Brasil registra 468 óbitos e 13 mil novos casos de Covid nas últimas 24h.

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil neste sábado (2):

– O país registrou 468 óbitos nas últimas 24h, totalizando 597.723 mortes;

– Foram 13.466 novos casos de coronavírus registrados, no total 21.459.117.

O Ministério da Saúde calcula que 20.436.127 pessoas já se recuperaram da covid-19. Outras 425.267 estão em acompanhamento.

Média Movel de Casos (16.545) está em alta de +1,99% em relação a 7 dias atrás (16.222) e queda de -51,97% em relação a 14 dias atrás (34.452).

Média Móvel de Óbitos (503) está em queda de -4,55% em relação a 7 dias atrás (527) e -10,81% em relação à 14 dias atrás (564).

sexta-feira, outubro 01, 2021

Liga Inglesa: vacinados poderão viajar a países da lista vermelha.

Jogadores da liga inglesa que estiverem totalmente vacinados poderão viajar a países da lista vermelha do Reino Unido durante o intervalo para jogos de seleções e treinar ou jogar quando estiverem em quarentena na volta para casa, comunicou o governo nesta sexta-feira (1º).

Muitos clubes se recusaram a liberar jogadores para países da lista vermelha, como Brasil e Argentina, no mês passado, e a liga inglesa agora quer evitar uma situação semelhante, que revoltou federações nacionais.

As regras de quarentena rígidas da covid-19 exigem que aqueles que estiverem voltando à Inglaterra vindos de um país da lista vermelha se isolem em um hotel durante 10 dias, mas agora os jogadores podem cumprir a quarentena em "instalações sob medida" e poderão treinar ou jogar.

"Trabalhamos estreitamente com autoridades do futebol para chegar a um desfecho que equilibre os interesses tanto dos clubes quanto do país mantendo os níveis mais altos de saúde e segurança pública", disse um porta-voz do governo à Reuters. "Nossa melhor defesa do vírus é a vacinação, e estas medidas novas permitirão que jogadores totalmente vacinados possam cumprir suas tarefas internacionais da maneira mais segura e prática possível, ao mesmo tempo que lhes permitirão treinar e jogar com seus clubes o mais cedo possível após sua volta".

Jogadores voltando de compromissos no exterior serão totalmente segregados do público durante dez dias, e "mitigações e protocolos de saúde pública consideráveis" serão adotados quando eles deixarem a instalação para treinar e jogar com seus times.

Governo publica regras para retorno ao trabalho presencial de servidor.

Uma instrução normativa do Ministério da Economia, publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (1º), traz regras para o retorno seguro e gradual de servidores e empregados públicos ao trabalho presencial. Pelo documento, a volta deve ocorrer com a observação das medidas sanitárias recomendadas pelo Ministério da Saúde como uso de equipamentos de proteção individual e de medidas em relação aos casos suspeitos e confirmados do novo coronavírus.

A instrução normativa não se aplica aos servidores e empregados públicos que exercem atividades nas áreas de segurança, saúde ou outras consideradas essenciais pelo Decreto nº 10.282, de 20 de março 2020.

A mesma instrução normativa traz uma lista de casos nos quais os servidores e empregados deverão permanecer em trabalho remoto. Na lista estão, por exemplo, os que apresentem condições ou fatores de risco como idade igual ou superior a 60 anos; tabagismo; obesidade; insuficiência cardíaca, miocardiopatia isquêmica entre outras. Também figuram na lista de risco quem tem hipertensão arterial; doença cerebrovascular; pneumopatias graves ou descompensadas (asma moderada/grave), imunodepressão e imunossupressão; doenças renais crônicas em estágio avançado, diabetes melito, além de doenças cromossômicas com estado de fragilidade imunológica; neoplasia maligna, cirrose hepática, doenças hematológicas (incluindo anemia falciforme e talassemia); e gestação.

Além de casos de saúde, ficam liberados do trabalho presencialmente pais e/ou responsáveis legais de crianças em idade escolar e inferior, em locais onde aulas presenciais e serviços de creche ainda não tenham sido retomados.

Em todos esses casos a dispensa deverá ser solicitada pelo próprio servidor ou empregado público mediante uma autodeclaração enviada por e-mail à chefia imediata. A instrução normativa ressalta no entanto que quem fornecer informações falsas poderá sofrer sanções penais e administrativas. A chefia imediata do servidor deverá avaliar se o regime de trabalho remoto é compatível com a função desempenhada por cada um dos seus subordinados.

“Entende-se por trabalho remoto a execução das atividades fora das dependências físicas do órgão ou entidade pelos servidores e empregados públicos impossibilitados de comparecimento presencial ao trabalho, não se confundindo com o teletrabalho decorrente do programa de gestão a que se refere a Instrução Normativa nº 65, de 30 de julho de 2020”, ressalta a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia no documento.

Observatório Covid-19 mostra queda de 42,6% em óbitos.

O Boletim do Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) referente às semanas epidemiológicas 37 e 38 (de 12 a 25 de setembro) mostra que os avanços na vacinação vêm contribuindo para um cenário positivo. De acordo com a análise, há redução nos números absolutos de óbitos de 42,6% e de internações de 27,7%.

Segundo a Fiocruz, o quadro atual mostra que, uma vez que a população vem sendo beneficiada de forma mais homogênea com a vacinação, o grupo de idosos se consolida como mais representativo entre os casos graves e fatais, com 57% das internações e 79% dos óbitos. “Novamente, pela primeira vez desde o início da vacinação entre adultos, todos os indicadores (internações, internações em UTI e óbitos) passam a ter a média e a mediana acima de 60 anos”, dizem os cientistas.

Para os pesquisadores, apesar da queda dos indicadores, o momento ainda exige cuidado. A análise do número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) observa que, mesmo com a redução de incidência nas semanas anteriores, a grande maioria dos estados encontra-se ainda em níveis altos ou muito altos, acima de um caso por 100 mil habitantes. Isso, na avaliação dos pesquisadores, evidencia a necessidade de atenção, com ações de vigilância em saúde para evitar estes casos graves, com sintomas que levam a hospitalização ou a óbito. A incidência da síndrome é um parâmetro de monitoramento da pandemia de covid-19, uma vez que o SARS-CoV-2 é responsável por 96,6% dos casos virais de SRAG registrados desde 2020.

Outro indicador estratégico, a taxa de ocupação de leitos covid-19 adulto mostra que 25 unidades da Federação estão fora da zona de alerta com taxas inferiores a 60%.

RN não registra morte por Covid nas últimas 24 horas; novos casos são 38.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta sexta-feira (01). São 368.716 sendo destes, 38 confirmados nas últimas 24h horas.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.340 no total, sendo nenhum confirmada nas últimas 24 horas.  A Sesap ainda confirmou 03 mortes após resultados de exames laboratoriais de dias anteriores. Na quinta-feira(30 de setembro) eram 7.337 mortes. Óbitos em investigação são 1.334.

Recuperados são 259.490. Casos suspeitos somam 176.475 e descartados são 735.544. Em acompanhamento, são 101.886.


 

Enel vai parcelar conta de energia para famílias de baixa renda.

Famílias de baixa renda ou em dificuldade financeira de São Paulo e que estão cadastradas na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) poderão parcelar suas contas de luz em até 13 vezes. A medida vale para consumidores de baixa renda da Enel Brasil Distribuidora.

Segundo a Enel, o consumidor poderá pagar sua conta com uma entrada e mais 12 parcelas com isenção de encargos sobre atraso e 1% de juros do financiamento.

A negociação dessa dívida pode ser feita online por meio do portal de negociação da Enel São Paulo. Os clientes também podem negociar os débitos pela Central de Atendimento 0800 72 72 120 ou presencialmente, por meio de agendamento prévio.

Foragido da Justiça há 11 anos por estupro de enteada é preso na Grande Natal/RN.

Um homem de 39 anos que estava foragido da Justiça há 11 anos foi preso pela Polícia Militar na manhã desta sexta-feira (1), em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. Ele foi condenado pelo estupro da própria enteada, que tinha apenas 7 anos de idade, quando o crime aconteceu.

Segundo a PM, a prisão ocorreu durante patrulhamento do 11º Batalhão nos corredores de ônibus no bairro Santo Antônio, com objetivo de combater assaltos no transporte público.

Durante as abordagens, os militares verificaram que o homem tinha um mandado de prisão em aberto por estupro. Ele foi detido e levado à Delegacia de Plantão da Zona Norte.

O caso

De acordo com a PM, o crime aconteceu no ano de 2006, quando o homem, padrasto de uma menina de 7 anos, abusou sexualmente dela na casa da avó materna dela, no bairro Vale Dourado, zona norte da capital.

Ainda de acordo com a corporação, a criança foi forçada a ficar calada para não chamar a atenção da sua avó e ainda ameaçada para não contar o que havia ocorrido.

Porém, a avó percebeu sangramentos e o estado emocional da criança, e acionou a Polícia Militar, que prendeu o homem em flagrante. A menina recebeu atendimento médico em um hospital, local onde foi confirmado o estupro.

Os investigadores ainda teriam constatado que a criança já vinha sendo abusada há algum tempo. O homem foi indiciado pela Polícia Civil e condenado a uma pena de nove anos de reclusão em regime fechado.

Ele ainda chegou a recorrer, mas o Tribunal de Justiça confirmou a sentença em 2010 e ele permaneceu foragido até ser localizado nesta sexta (1º). Via G1RN.

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 22,9%.

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 22,9%, registrada no fim da manhã desta sexta-feira (1°). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 104.

Até o momento desta publicação são 165 leitos críticos (UTI) disponíveis e 49 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 104 disponíveis e 55 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 25,5% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 18,5% e a Região Seridó tem 13,3%.

Cocaína era exportada do Brasil para Europa dentro de mangas.

Três integrantes de uma quadrilha especializada em enviar  cocaína da América do Sul para a Europa foram presos ontem (30) em ação conjunta da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC), da Polícia Civil do Rio de Janeiro, e da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Polícia Federal (DRE), da Polícia Federal.

Segundo a Secretaria de Polícia Civil, os criminosos foram localizados em um galpão no município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, no estado do Rio. Lá, os agentes apreenderam mais de meia tonelada da droga escondida em mangas colocadas em caixas. Também foi apreendida uma pistola.

Mangas escondiam droga

Conforme as investigações, era por meio de um contêiner refrigerado que a quadrilha transportava a droga para a Europa. A cocaína saía de outros estados em fardos de açúcar e, posteriormente, era escondida em mangas exportadas para vários países.

As informações sobre a operação serão apresentadas ainda nesta manhã, em entrevista, na Cidade da Polícia, no Rio de Janeiro, pelo diretor do Departamento Geral de Polícia Especializada,  delegado Felipe Curi; pelo titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas, delegado Vinícius Domingos; e pela Polícia Federal.

Merck diz que seu comprimido contra Covid-19 reduz em 50% risco de internação e morte.

O medicamento oral experimental da Merck contra a Covid-19, o molnupiravir, reduziu em cerca de 50% a chance de hospitalização ou morte para pacientes em risco de doença grave, de acordo com os resultados dos ensaios clínicos provisórios anunciados nesta sexta-feira (1º). A Merck e a parceira Ridgeback Biotherapeutics planejam buscar a autorização de uso de emergência nos Estados Unidos para a pílula o mais rápido possível e enviar solicitações às agências regulatórias em todo o mundo.

Há dois dias, a Merck apresentou um estudo em uma conferência médica mostrando que seu antiviral experimental contra a covid-19 é ativo contra as variantes do vírus que provocam doença. O molnupiravir é um dos vários antivirais em desenvolvimento para tratar e mesmo impedir a Covid-19.

Ciclista de 26 anos morre após ser atropelado por caminhão caçamba na Zona Oeste de Natal/RN.

Um ciclista morreu após ser atropelado por um caminhão caçamba, na manhã desta sexta-feira (1º) no bairro Bom Pastor, na Zona Oeste de Natal. A vítima foi identificada como João Maria Belo do Nascimento, de 26 anos.

O caso aconteceu na avenida Bom Pastor, próximo ao entroncamento com a avenida Nascimento de Castro.

De acordo com testemunhas, o ciclista seguia de casa, no bairro Bom Pastor, para a metalúrgica onde trabalhava, no bairro Alecrim.

Ao passar pelo trecho, ele foi atingido pela caçamba, que trafegava no mesmo sentido e bateu nele. O homem morreu antes da chegada de socorro médico.

COVID: RN possui 165 leitos críticos e 104 leitos clínicos disponíveis.

O RN permanece com fila zerada de pacientes para UTI Covid conforme levantamento feito por volta de 12h desta sexta-feira(01 de outubro).

Neste período, havia 01 paciente com perfil para leitos críticos na lista de regulação. Nenhum aguardava avaliação. Foram registrados disponíveis 165 leitos críticos e outros 104, sendo clínicos.

Grupo do Brasil no Mundial de vôlei masculino é definido.

A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) realizou, ontem quinta-feira (30), um sorteio no qual definiu os grupos do Campeonato Mundial de vôlei masculino, que será disputado entre 26 de agosto e 11 de setembro de 2022, na Rússia.

O Brasil ficou no Grupo B ao lado de Japão, Cuba e Catar, e disputará a primeira fase da competição em Kemerovo.

O técnico da seleção, Renan Dal Zotto, acompanhou o sorteio e fez um comentário, à Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), após a definição da chave do Brasil: “O Japão é uma equipe que está crescendo muito nos últimos anos. Muitos jogadores estão indo jogar fora do país e têm participado de grandes ligas. Cuba é um adversário tradicional do voleibol brasileiro e tem o saque e o ataque como as suas principais caraterísticas. Já o Catar é uma equipe que também tem evoluído com a presença de técnicos brasileiros nas ligas locais”.

“O Mundial é o principal objetivo no próximo ano. Vamos ter a Liga das Nações para nos prepararmos e chegarmos no nosso melhor momento na Rússia”, declarou o treinador.

O Grupo A da competição é formado por Rússia, Sérvia, Tunísia e Porto Rico. Já o C conta com as equipes da Polônia, dos Estados Unidos, do México e da Bulgária. O Grupo D conta com as seleções de França, Eslovênia, Alemanha e Camarões. O E é formado por Itália, Canadá, Turquia e China, enquanto o F tem Argentina, Irã, Holanda e Egito.

Athletico-PR elimina Peñarol e Sul-Americana terá final brasileira.

Assim como a Libertadores, a Copa Sul-Americana terá uma final 100% brasileira. Ontem quinta-feira (30), o Athletico-PR superou o Peñarol (Uruguai) por 2 a 0, na Arena da Baixada, em Curitiba, pelas semifinais da competição. Há uma semana, no estádio Campeón del Siglo, na capital uruguaia Montevidéu, o Furacão já havia vencido por 2 a 1.

O Rubro-Negro paranaense retornará a Montevidéu no próximo dia 20 de novembro para decidir o título com o Red Bull Bragantino no Centenário. O tradicional estádio uruguaio também sediará a final da Libertadores uma semana depois, entre Palmeiras e Flamengo.

É a primeira vez que a Sul-Americana terá uma decisão envolvendo somente times brasileiros e a segunda em que a final reúne clubes do mesmo país. No ano passado, os argentinos Defensa y Justícia e Lanús fizeram o duelo que valeu a taça. O Defensa foi campeão ao vencer por 3 a 0 no estádio La Olla, em Assunção (Paraguai).

Campeão em 2018, o Athletico pode se igualar a Boca Juniors e Independiente e se tornar o maior vencedor do torneio ao lado da dupla argentina. O Bragantino, por sua vez, busca a primeira conquista continental na história. O Massa Bruta eliminou o Libertad (Paraguai) na outra semifinal.

Ninguém acerta a Mega-Sena e prêmio acumula em R$ 29 milhões.

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso 2.414 da Mega-Sena. O sorteio foi realizado na noite dessa quinta-feira (30) no Espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo.

De acordo com a estimativa da Caixa, o prêmio acumulado para o próximo sorteio, no sábado (2), é de R$ 29 milhões. As dezenas sorteadas foram: 04 - 05 - 06 - 14 - 29 - 38.

A quina registrou 39 apostas ganhadoras. Cada uma vai pagar R$ 47.324,83. A quadra teve 3.415 apostas vencedoras. Cada apostador receberá R$ 772,08.

As apostas para o concurso 2.415 podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo país ou pela internet. O volante, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.

 


Vazamento de 395 mil chaves Pix expõe dados telefônicos de clientes de bancos.

O vazamento de chaves Pix expôs os dados telefônicos de clientes de instituições financeiras. Segundo o Banco Central, o vazamento atingiu chaves Pix que estavam ‘sob a guarda e a responsabilidade do Banese (Banco do Estado de Sergipe), em razão de falhas nos sistemas da instituição financeira’. Foi o primeiro vazamento de chaves do Pix, novo sistema de pagamentos instantâneos.

O Banese informa que foram realizadas consultas indevidas 395.009 chaves Pix de não clientes da instituição. As consultas foram feitas a partir de duas contas bancárias de clientes do Banese.

Qual a quantidade de pessoas atingidas pelo vazamento? O número não foi informado, mas uma mesma pessoa pode ter mais de uma chave Pix (CPF, celular, e-mail ou número aleatório). E uma mesma pessoa também pode cadastrar mais de um telefone como chave Pix.

Que dados foram consultados? O Banese informa que foram consultados os dados telefônicos. “A companhia informa que o evento não afetou a confidencialidade de senhas, histórico de transações ou demais informações financeiras de seus clientes”, disse o Banese.

“As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”, diz o BC.

Chile encerra estado de emergência imposto desde março de 2020.

O Chile encerra nesta sexta-feira (1º) o estado de emergência decretado na sequência da pandemia, pondo fim ao recolher obrigatório imposto em todo o país desde março de 2020. Nas últimas 24 horas, o país registrou 895 casos, o número mais alto em seis semanas.

A mudança pode ser vista imediatamente nas principais ruas de Santiago, a capital do país sul-americano, onde as empresas prolongaram o seu horário de abertura, que permaneceu restrito durante toda a emergência.

A decisão do Executivo foi tomada segunda-feira (27). Um pouco antes, o governo anunciou a reabertura das fronteiras à entrada de estrangeiros vacinados a partir de hoje, após várias semanas em que se registrou uma diminuição significativa dos casos.

"Era necessário fornecer ao nosso país mais e melhores ferramentas para combater a pandemia de covid-19, permitindo a restrição da liberdade e mobilidade das pessoas por meio de medidas como quarentenas, cordões sanitários e recolher obrigatório. Esse estado de catástrofe permitiu que as Forças Armadas colaborassem no controle e supervisão das medidas de emergência que o governo teve de adotar", disse o presidente chileno, Sebastián Piñera, durante o anúncio.

Com o novo cenário, não haverá mais quarentenas regionais ou comunitárias em todo o país, embora medidas como o isolamento de positivos, contatos próximos, suspeitos e viajantes sejam mantidas, além das limitações de capacidade, dependendo da situação epidemiológica.

Até agora, 1,6 milhão de pessoas foram infectadas pelo SRA-CoV-2 no Chile e mais de 45 mil morreram, incluindo casos confirmados e suspeitos, segundo o Departamento de Estatística e Informação do Ministério da Saúde.

Setembro registra o menor número de mortes e casos de Covid no RN desde abril de 2020.

O mês de setembro deste ano registrou o menor número de mortes e casos de Covid-19 no Rio Grande do Norte desde abril de 2020. Foram 70 mortes e 3.568 novos casos da doença.

Em abril de 2020 foram registradas 56 mortes e 1.095 novos casos de Covid-19.

O levantamento foi feito com base nos boletins epidemiológicos da Secretaria Estadual de Saúde.

O Rio Grande do Norte registra desde o início da pandemia 7.337 mortes por Covid-19 e 368.619 casos da doença.

Na quarta-feira (29) o estado registrou a menor taxa de ocupação de leitos de UTI Covid desde o início da pandemia: 21,75%. Essa taxa já chegou a 99,01% em maio deste ano.

Segundo o governo, atualmente o estado tem 387 leitos destinados aos pacientes com Covid, sendo 225 leitos críticos e 162 leitos clínicos.

O estado atribuiu a baixa pressão do sistema de saúde à vacinação da população. De acordo com o RN + Vacina, o RN tem 1.435.585 de pessoas completamente imunizadas e 2.383.119 com a primeira dose.

Lotomania terá mais um sorteio semanal a partir desta sexta-feira.

A Lotomania terá mais um sorteio semanal a partir desta sexta-feira (1º). Os dias da semana dos concursos também mudam: passam de terças e sextas para as segundas, quartas e sextas-feiras, sempre a partir das 20h.

O concurso 2.218 ocorre hoje, iniciando o novo calendário com três sorteios semanais; o prêmio está acumulado em R$ 8 milhões.

De acordo com a Caixa, com a mudança, as pessoas terão mais uma chance para apostar na Lotomania, modalidade de aposta que completa 22 anos do primeiro sorteio neste sábado (2).

As apostas podem ser feitas até as 19h, nas casas lotéricas credenciadas de todo o país ou pela internet, no portal Loterias Caixa e no app Loterias Caixa. O valor da aposta única custa R$ 2,50.

Cresce procura pela adaptação de carros para o GNV no RN.

Com a alta no preço da gasolina, que já passou por 11 reajustes esse ano, aumentou a procura pelo gás natural veicular (GNV) no Rio Grande do Norte. As filas para abastecer com GNV voltaram a chamar atenção em Natal nos últimos meses. A demanda para adaptar os veículos também cresceu nas empresas convertedoras.

Dados do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) mostram que 28 veículos foram adaptados para abastecimento com GNV em agosto do ano passado. Em 2021, o número subiu para 250 no mesmo mês. Um crescimento de 793%.

O acumulado dos oito primeiros meses do ano também teve aumento de 41%. Foram 838 veículos convertidos para gás de janeiro a agosto de 2020, e 1.185 no mesmo período em 2021.

Lêda Silva, proprietária de uma empresa convertedora, revela que a procura dos clientes aumentou no último mês. “Houve realmente uma demanda em torno de 50% a mais de conversões para GNV”, falou. Ela destaca a importância de que as pessoas realizem a adaptação em convertedoras homologadas – são apenas duas em Natal – para garantir mais segurança para o motorista e a família.

Além de render mais, o preço do GNV nas bombas também é mais baixo – cerca de 40% a menos que a gasolina. Para cada R$ 1 gasto com gás natural, o motorista roda duas vezes mais que outros combustíveis.

Instalar o chamado kit-gás custa em média entre R$ 4 mil e R$ 4,5 mil. “Compensa, principalmente para quem trabalha com o veículo. Se você gasta R$ 1 mil por mês de combustível, você vai ter uma economia muito significativa, de 40% a 50%. O valor investido no equipamento, você tira em seis meses”, contou Lêda.


 

Caixa paga auxílio emergencial a nascidos em outubro.

Trabalhadores informais nascidos em outubro recebem hoje (1º) a sexta parcela da nova rodada do auxílio emergencial. O benefício tem parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo da família.

O pagamento também será feito a inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos no mesmo mês. O dinheiro é depositado nas contas poupança digitais e poderá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem. Somente de duas a três semanas após o depósito, o dinheiro poderá ser sacado em espécie ou transferido para uma conta corrente.

As datas da prorrogação do benefício foram anunciadas em agosto. Ao todo, 45,6 milhões de brasileiros estão sendo beneficiados pela nova rodada do auxílio emergencial. O auxílio é pago apenas a quem recebia o benefício em dezembro de 2020. Também é necessário cumprir outros requisitos para ter direito à nova rodada.

Retorno do horário de verão é descartado.

Após semanas de pressão e novos estudos, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, descartou ontem quinta-feira (30) a retomada do horário de verão, extinto em 2019 pelo presidente Jair Bolsonaro.

“O horário de verão não se faz necessário no que diz respeito à economia de energia”, disse o ministro em entrevista após inauguração de térmica em São João da Barra (RJ), a 320 quilômetros do Rio de Janeiro.

Começa hoje a campanha nacional de multivacinação.

Começa nesta sexta-feira (1º) a Campanha Nacional de Multivacinação, que disponibilizará, em 45 mil postos em todas as 27 unidades federativas e seus respectivos municípios, 18 tipos de vacinas que protegem crianças e adolescentes de doenças como poliomielite, sarampo, catapora e caxumba.

A campanha foi lançada oficialmente ontem (30) pelo Ministério da Saúde e vai durar até o dia 29 de outubro. O público-alvo é formado de crianças e adolescentes até 15 anos.

Embora o Sistema Único de Saúde (SUS) oferte imunizantes contra todas essas enfermidades, o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, alertou para a queda da cobertura vacinal nos últimos anos. “Percebemos que desde 2015 a cobertura vacinal no Brasil vem diminuindo - reflexo do próprio processo pandêmico nos últimos dois anos. Precisamos melhorar esta cobertura. Ampliar a cobertura vacinal e proteger a população é uma prioridade do governo federal. Manter a vacinação em dia é também um dever dos pais e responsáveis. Leve seu filho, sua criança e adolescente”, pediu o secretário.

O Brasil, que registrava índices de vacinação acima de 90% por décadas, viu esse patamar se reduzir nos últimos anos, baixando para cerca de 60% de cobertura vacinal, levando preocupação às autoridades sanitárias. Doenças que eram consideradas erradicadas no país, como sarampo, por exemplo, voltaram a registrar casos, o que tirou do Brasil a condição de país livre do sarampo pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em parte, a baixa cobertura, segundo autoridades do Ministério da Saúde, é explicado pela disseminação de notícias falsas (fake news) e pela atuação de grupos antivacinas.

Entre as vacinas que estarão disponíveis nos postos durante campanha estão: BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Estarão disponíveis para atualização da caderneta de adolescentes as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).

Projeto da UFRN lança foguetes caseiros nesta sexta-feira.

Um projeto de extensão da UFRN chamado Inserção de meninas no setor tecnológico espacial decidiu investir na formação de meninas da rede pública de ensino através de experimentos criativos como a construção de foguetes usando para isso materiais caseiros como corda de rede, tubo de mangueira, garrafas PET etc.

O experimento acontece nesta sexta-feira, 01 de outubro, das 8h30 às 10h30, no campo de futebol da UFRN, onde serão lançados os protótipos. A intenção é registrar a altura e distância percorrida após os lançamentos e também testar a eficiência dos pequenos paraquedas.

As treze meninas têm idades entre 15 e 18 anos, e são alunas das seguintes escolas: Escola Agrícola de Jundiaí, em Macaíba; Escola Tristão de Barros, em Currais Novos, Escola João XXIII, em Natal; e Escola Barão Geraldo, em Caiçara do Rio do Vento.

A coordenadora da iniciativa, a professora Mariana Almeida, diz que os experimentos conseguem encantar e atrair a atenção das meninas desses municípios para as disciplinas tecnológicas. “Algumas nunca tinham ouvido falar em experimentos assim e hoje já sonham em desenvolver projetos mais avançados”, diz Mariana.

Pelé recebe alta do hospital e continuará em tratamento quimioterápico.

O ex-jogador Pelé recebeu alta do Hospital Israelita Albert Einstein na manhã de ontem quinta-feira (30). Ele encontra-se estável e seguirá em tratamento quimioterápico, após a cirurgia de retirada de tumor suspeito no cólon direito em 04 de setembro.

O Rei do futebol chegou a ter estabilização após a recuperação da cirurgia, mas acabou retornando para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em 17 de setembro, depois de um quadro de instabilidade respiratória. Quando se recuperou, Pelé foi encaminhado para a unidade de tratamento semi-intensivo.

Durante o período de sua internação, sua filha Kely Nascimento postou várias atualizações sobre a evolução de seu quadro clínico. Sempre bem-humorado, Pelé apareceu fazendo fisioterapia, cantando o hino do Santos e assistindo ao jogo da Seleção Brasileira feminina.


 

Brasil registra 627 óbitos e 27 mil novos casos de Covid nas últimas 24h.

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil ontem quinta-feira (30):

– O país registrou 627 óbitos nas últimas 24h, totalizando 596.749 mortes;

– Foram 27.527 novos casos de coronavírus registrados, no total 21.427.073.

O Ministério da Saúde calcula que 20,4 milhões de pessoas já se recuperaram da covid-19.

quinta-feira, setembro 30, 2021

Petrobras cria programa para atender famílias em vulnerabilidade.

A Petrobras aprovou, ontem (29), a criação de um programa social de apoio a famílias em situação de vulnerabilidade social, para permitir o acesso a insumos essenciais, com destaque para o gás liquefeito de petróleo (GLP), o gás de bujão ou gás de cozinha. O programa contará com R$ 300 milhões.

De acordo com a Petrobras, a iniciativa visa ampliar a atuação social da companhia, alinhando-a às ações praticadas por outros atores do mercado, e se justifica pela situação excepcional e de emergência decorrente da pandemia da covid-19.

O presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, salientou que a companhia é “socialmente responsável e comprometida com a melhoria das condições de vida das famílias, particularmente das mais vulneráveis. A pandemia e todas as suas consequências trouxeram mais dificuldades para as pessoas em situação de pobreza. Tal fato alerta a Petrobras para que reforce seu papel social, contribuindo ainda mais com a sociedade”.

O programa se encontra em fase final de estudos. Estão sendo definidos os critérios de escolha das famílias em situação de vulnerabilidade e de busca de parceiros do setor que possam somar esforços e ampliar o valor a ser investido. 

De acordo com a estatal, a iniciativa reafirma o compromisso da Petrobras com o bem-estar da sociedade, particularmente das comunidades em sua área de influência.

Com vacinação e baixo impacto da Delta, América do Sul deixa de ser região do mundo com mais casos e mortes por Covid.

A América do Sul, duramente atingida pela Covid-19, está presenciando uma queda do número de casos e mortes, ao que tudo indica devido à vacinação rápida e ampla, na esteira de uma onda terrível que forneceu anticorpos para as pessoas que não morreram pela doença.

Considerando a média móvel de sete dias, a região agora responde por 5,3% dos casos e 9,6% das mortes no mundo, o menor nível desde o início da pandemia. No pico, no final de junho, a região representava 38% das infecções globais e 44% dos óbitos. Agora, a Ásia é a região que responde por mais contaminações no mundo, com 33% delas, e a América do Norte tem a maior proporção de mortes, 35%, puxada pelo aumento nos EUA, que voltaram a uma média diária de quase 2 mil mortes.

Uma peculiaridade da América do Sul é que a variante Delta, que atrapalhou os planos de reabertura da Ásia aos Estados Unidos, não causou o mesmo impacto. Também existe a presença de cepas contagiosas semelhantes, como Gama e Lambda, que podem estar mantendo a Delta à distância e ampliando a imunidade. A situação é diferente do México, da América Central e de Cuba, onde a Delta se consolidou e as outras duas variantes, não.

— A vacinação ocorreu em um ambiente onde já havia um alto nível de transmissão — disse Lyda Osorio, epidemiologista da Escola de Saúde Pública da Universidad del Valle em Cali, na Colômbia. — Portanto, uma hipótese que se poderia antecipar é que as vacinas se tornaram o "reforço" para pessoas que já haviam sido infectadas e que a imunidade pode durar um pouco mais.

Catar estreará na F1 em novembro e firma contrato de 10 anos.

A Fórmula 1 irá estrear no Catar em novembro e terá um contrato de 10 anos a partir de 2023, depois de sediar a Copa do Mundo do ano que vem, anunciaram a modalidade e os organizadores locais nesta quinta-feira (30).

A prova noturna, agendada para 21 de novembro no Circuito Internacional Losail, nos arredores de Doha, formará parte de um quarteto inédito de provas no Oriente Médio no calendário de 22 corridas de 2021.

O Bahrein acolheu a abertura do campeonato em março, a Arábia Saudita realizará sua primeira corrida no dia 5 de dezembro e Abu Dhabi encerra a temporada uma semana mais tarde.

A data do final de novembro estava vaga no calendário reformulado desde o cancelamento da prova japonesa em Suzuka, uma de várias corridas impossibilitadas pela pandemia de covid-19.

"O passo entre o gesto para ser útil à F1 em 2021 e uma estratégia de longo prazo foi curto e simples", disse a F1 em um comunicado. "A visão de a F1 ser a vitrine do Catar depois da Copa do Mundo da Fifa de 2022 foi a força propulsora deste acordo de longo prazo".

O Catar virá depois do México e do Brasil como parte de uma trinca de corridas em finas de semana consecutivos em novembro.

"A Federação e as Autoridades Automobilísticas e de Motociclismo do Catar foram incríveis e se movimentaram com grande velocidade para fazer com que a corrida possa acontecer nesta temporada no Circuito Losail", disse o executivo-chefe da F1, Stefano Domenicali.

ReceitaFederal faz operação no Alecrim e recolhe produtos sem nota fiscal

Equipes da Receita Federal, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, fazem operação nesta quinta-feira (30) no centro comercial do Alecrim, em Natal.

Estão sendo fiscalizadas lojas da área. O objetivo é recolher materiais e produtos irregulares, sem nota fiscal.

Cerca de 15 estabelecimentos foram vistoriados e, além disso, foram apreendidas entre 2 e 4 toneladas de produtos ilegais.

Todo o material que não possuir nota fiscal será incinerado.

Os produtos estão sendo recolhidos para três caminhões. Ao todo, 50 agentes da Receita e 18 policiais rodoviários federais participaram da ação.

RN não registra morte por Covid nas últimas 24 horas; novos casos são 39.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta quinta-feira (30). São 368.619 sendo destes, 39 confirmados nas últimas 24h horas.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.337 no total, sendo nenhum confirmada nas últimas 24 horas.  A Sesap ainda confirmou 01 morte após resultado de exames laboratoriais de dias anteriores. Na quarta-feira eram 7.336 mortes. Óbitos em investigação são 1.334.

Recuperados são 259.490. Casos suspeitos somam 176.291 e descartados são 735.021. Em acompanhamento, são 101.792.

Campanha Nacional de Multivacinação começa nesta sexta.

O Ministério da Saúde anunciou hoje (30) o início da Campanha Nacional de Multivacinação, que disponibilizará, em 45 mil postos de vacinação localizados em todas as 27 unidades federativas e seus respectivos municípios, 18 tipos de vacinas que protegem crianças e adolescentes de doenças como poliomielite, sarampo, catapora e caxumba.

Durante a cerimônia de lançamento da campanha, que se inicia amanhã (1º de outubro) e vai até o dia 29, as autoridades destacam o papel importante que pais e responsáveis têm para o sucesso da campanha com público-alvo de crianças e adolescentes até 15 anos.

Eles, no entanto, manifestaram também preocupação com a queda nos índices de vacinação que vêm sendo observados desde 2015. Segundo eles, em parte isso é explicado pela disseminação de notícias falsas (fake news) e pela atuação de grupos antivacinas.

De acordo com o secretario de Vigilância em Saúde do ministério, Arnaldo Medeiros, a campanha deste ano é “mais relevante” porque o governo vem identificando, desde 2015, uma “tendência de queda nos índices de vacinação”. Segundo ele, essa queda tem, entre suas causas, o “desconhecimento sobre a importância da vacina, as fake news, os grupos antivacinas e o medo de eventos adversos”. Aponta também como causa os horários de funcionamento das unidades de saúde que, às vezes, são incompatíveis com as novas rotinas da população.

Preocupação similar manifestou o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Wilames Freire. “A campanha publicitária é importante e urgente, porque temos de combater de forma dura as fake news e o movimento antivacina que vem estimulando a população a não procurar a vacina e, assim, ficar desprotegida”.

O ministro da Saúde substituto, Rodrigo Cruz, reiterou que a pandemia mostrou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS), e acrescentou que seu sucesso tem por base a unicidade que abrange os âmbitos federal, estadual e municipal.

“O Brasil tem cultura de vacinação, e isso tem se mostrados nos números da covid-19, em um patamar de 60% vacinados com as duas doses. Temos agora 30 dias para vacinar nossas crianças com idade de até 15 anos. São vacinas seguras, e a gente incentiva que os pais levem as crianças para que possamos erradicar essas doenças”, disse.

Segundo o ministro, que substitui Marcelo Queiroga, ainda em isolamento após diagnóstico de covid-19, o governo já trabalha com a possibilidade de ampliar o período inicial previsto para a Campanha Nacional de Multivacinação. “Sabemos que haverá mais tempo disponível porque o Brasil é muito grande, e que existem realidades diferentes no país”, antecipou.

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 24,1%.

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 24,1%, registrada no fim da manhã desta quinta-feira (30). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 106.

Até o momento desta publicação são 164 leitos críticos (UTI) disponíveis e 52 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 99 disponíveis e 54 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 26,9% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 20,4% e a Região Seridó tem 11,8%.

COVID: RN possui 164 leitos críticos e 99 leitos clínicos disponíveis.

O RN permanece com fila zerada de pacientes para UTI Covid conforme levantamento feito por volta de 11h50 desta quinta-feira(30).

Neste período, não havia paciente com perfil para leitos críticos na lista de regulação. Dois aguardavam avaliação. Foram registrados disponíveis 164 leitos críticos e outros 99, sendo clínicos.

Suspeito de aplicar golpes via pix e whatsapp é preso em Caicó/RN

Policiais civis da Delegacia Municipal (DM) de Caicó prenderam em flagrante delito, nesta terça-feira (28), Esley Kelvin Medeiros dos Santos, 18 anos. Ele foi preso, em Caicó, pela suspeita da prática do crime de estelionato. O caso foi divulgado ontem quarta-feira (29).

As investigações tiveram início após comerciantes da região sofrerem golpes financeiros, por meio do aplicativo WhatsApp. Segundo relatos das vítimas, o suspeito do crime demonstrava interesse em adquirir produtos oferecidos pelos estabelecimentos, mantendo diálogo com os comerciantes.

Esley Kelvin simulava uma transferência, via PIX, como forma de pagamento, gerando prejuízo às vítimas. Outros crimes com as mesmas características estão sendo investigados pela Polícia Civil. Ele foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A Polícia Civil orienta que a população possua comportamento cauteloso, ao realizar transações financeiras virtuais, e que confira, constantemente, se os pagamentos mediante transferências e PIX foram creditados de fato, visando prevenção aos golpes; além de solicitar que a população continue enviando informações, de forma anônimas, por meio do Disque Denúncia 181.

Petrobras anuncia programa de R$ 300 milhões para famílias de baixa renda comprarem gás.

A Petrobras anunciou na noite de ontem quarta-feira (29) que destinará R$ 300 milhões por 15 meses a um programa que atenderá famílias em vulnerabilidade social a fim de auxiliá-las na compra de “insumos essenciais”, como o gás de cozinha. A decisão foi tomada pelo Conselho de Administração da estatal.

A empresa justificou que a ação serve para alinhar a atuação social às atitudes de outras companhias no contexto da pandemia. “Somos uma empresa socialmente responsável e comprometida com a melhoria das condições de vida das famílias, particularmente das mais vulneráveis”, disse o presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna.

“A pandemia e todas as suas consequências trouxeram mais dificuldades para as pessoas em situação de pobreza. Tal fato alerta a Petrobras para que reforce seu papel social, contribuindo ainda mais com a sociedade”, completou.

No comunicado, a estatal revela que o programa está na fase final de estudos, etapa onde os critérios de escolha dos beneficiários estão sendo definidos. A empresa disse, também, que busca parceiros investidores para colocar a iniciativa em prática e “ampliar o valor a ser investido”.

Desemprego recua para 13,7% em julho, mas ainda atinge 14,1 milhões, aponta IBGE.

A taxa de desemprego no Brasil ficou em 13,7% no trimestre encerrado em julho, mas ainda atinge 14,1 milhões de brasileiros, informou nesta quinta-feira (30) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

O resultado representa uma redução de 1 ponto percentual em relação à taxa de desemprego dos três meses anteriores (14,7%) e a menor taxa de desemprego no ano. O dado também representa estabilidade em relação à taxa de desemprego em julho de 2020, que era de 13,8%.

Já entre os desocupados, a queda foi de 4,6% (menos 676 mil pessoas) em relação ao trimestre encerrado em abril, quando o IBGE estimou o número em 14,8 milhões de pessoas.

Os números fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad). No levantamento anterior, referente ao trimestre encerrado em junho, a taxa de desemprego ficou em 14,1%, atingindo 14,4 milhões de pessoas.

PRF libera, na Bahia, trecho da BR-101 onde acidente matou 12 pessoas.

Já está liberado o trecho da BR-101, na altura da cidade de Eunápolis, no sul da Bahia, onde, na noite de ontem (29), um acidente envolvendo um caminhão que carregava eucalipto, um ônibus e uma van deixou 12 mortos. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), entre as vítimas estão os motoristas do ônibus e da van e uma criança.

Na colisão, pelo menos 17 pessoas ficaram feridas, algumas em estado grave. Elas foram encaminhadas a hospitais em Eunápolis e Porto Seguro. O motorista do caminhão fugiu do local sem prestar socorro às vítimas e a expectativa é que ainda hoje ele se apresente à polícia de Eunápolis.

O acidente aconteceu por volta das 20h da última quarta-feira no km 703 da rodovia. Segundo a PRF, o caminhão ia em direção a Itabuna, na Bahia, quando, em uma curva, a última carroceria do veículo tombou e se soltou do veículo.

As toras de eucalipto atingiram o ônibus e a van que estavam no sentido contrário da pista. O ônibus fazia a linha Itacaré/Porto Seguro, e a van ia para a cidade de Itabuna.

Sobe para 12 nº de mortos em acidente entre ônibus, van e caminhão que transportava eucalipto na BR-101.

Subiu para 12 o número de mortos em um acidente envolvendo um ônibus, uma van e um caminhão bitrem que carregava eucalipto, na noite de ontem quarta-feira (29), na BR-101, trecho do distrito de Mundo Novo, que fica na cidade de Eunápolis, sul da Bahia. 

A pista só foi liberada na manhã desta quinta-feira (30). Segundo a polícia, entre as vítimas estão os motoristas do ônibus e da van, e uma criança, que não teve idade divulgada. A única vítima identificada até esta manhã foi o condutor do ônibus, Leandro Assunção.  

Outras 22 pessoas ficaram feridas, sendo que seis delas estão em estado grave. Três foram levadas para o Hospital Regional de Eunápolis e as outras três foram encaminhadas ao Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro. Uma delas tem estado mais delicado, e está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O acidente aconteceu no Km 703, por volta das 20h de quarta. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o caminhão bitrem ia em direção a Itabuna. Em uma curva, o ultimo vagão do veículo tombou, desprendeu e rodou na pista.

Vacinação contra a Covid: mais de 42% tomaram as doses necessárias de vacinas e estão totalmente imunizados.

Mais de 42% dos brasileiros tomaram as doses necessárias contra a Covid e estão totalmente imunizados. São 89.995.594 doses aplicadas (segunda dose ou dose única), o que corresponde a 42,19% da população.

Os que tomaram a primeira dose e estão parcialmente imunizados são 145.989.521 pessoas, o que corresponde a 68,44% da população.

A dose de reforço foi aplicada em 821.367 pessoas (0,39% da população).

Somando a primeira dose, a segunda, a única e a de reforço, são 236.806.482 doses aplicadas desde o começo da vacinação.

Os dados são do consórcio de veículos de imprensa divulgados às 20h desta quarta-feira (29).

Caixa paga auxílio emergencial a nascidos em setembro.

Trabalhadores informais nascidos em setembro recebem hoje (30) a sexta parcela da nova rodada do auxílio emergencial. O benefício tem parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo da família.

O pagamento também será feito a inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos no mesmo mês. O dinheiro é depositado nas contas poupança digitais e poderá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem. Somente de duas a três semanas após o depósito, o dinheiro poderá ser sacado em espécie ou transferido para uma conta corrente.

Também hoje, recebem a sexta parcela do auxílio emergencial os participantes no Bolsa Família com Número de Inscrição Social (NIS) de final 0. Para esse público, o pagamento da parcela termina hoje, último dia útil de setembro.

As datas da prorrogação do benefício foram anunciadas em agosto.

Ao todo, 45,6 milhões de brasileiros estão sendo beneficiados pela nova rodada do auxílio emergencial. O auxílio é pago apenas a quem recebia o benefício em dezembro de 2020. Também é necessário cumprir outros requisitos para ter direito à nova rodada (veja guia de perguntas e respostas no último parágrafo).

Brasil registra 676 óbitos e 17 mil novos casos de Covid nas últimas 24h.

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta quarta-feira (29):

– O país registrou 676 óbitos nas últimas 24h, totalizando 596.122 mortes;

– Foram 17.756 novos casos de coronavírus registrados, no total 21.399.546.

O Ministério da Saúde calcula que 20,3 milhões de pessoas já se recuperaram da covid-19.

Média Movel de Casos(16.568) está em queda de -53,52% em relação a 7 dias atrás(35.647) e alta de +8,79% em relação a 14 dias atrás(15.229).

Média Móvel de Óbitos(544) está em alta de +2,45% em relação a 7 dias atrás(531) e queda de -8,88% em relação à 14 dias atrás(597).

Governo do RN conclui pagamento de setembro nesta quinta (30).

O Governo do RN quita o salário do mês de setembro nesta quinta-feira (30), de acordo com o calendário de pagamentos acordado no início deste ano. Com isso, o Executivo Estadual conclui a folha de quase R$ 493 milhões deste mês.

Serão depositados R$ 127,4 milhões, correspondentes aos 70% restantes do salário de quase 35 mil servidores ativos, inativos e pensionistas que recebem acima de R$ 4 mil (valor bruto). Os 30% iniciais foram adiantados no último dia 15. Os 23 mil trabalhadores lotados em pastas com recursos próprios receberão o salário integral nesta quinta, num total de R$ 63,9 milhões.

Ainda neste mês de setembro, a governadora Fátima Bezerra depositou R$ 140 milhões para concluir o pagamento do 13º de 2018. Essa folha já foi quitada em janeiro deste ano para servidores que recebem até R$ 3,5 mil, e em maio para os que recebem até R$ 4,5 mil. Aos trabalhadores que recebem acima desse valor, foi depositado R$ 2 mil e o restante foi pago no último dia 15, encerrando a terceira das quatro folhas em atraso.

A quarta e última folha, no valor de R$ 316 milhões referente a dezembro de 2018, será quitada até maio de 2022, com pagamento iniciado em 31 de janeiro, com mais duas parcelas pagas em março e maio, totalizando um passivo de aproximadamente R$ 1 bilhão de salários atrasados deixados pela última gestão.

quarta-feira, setembro 29, 2021

Saúde vai abolir intervalo para vacinação contra covid-19 e gripe.

O Ministério da Saúde recomendou a suspensão do intervalo entre a aplicação das vacinas contra a covid-19 e contra o vírus Influenza, causador da gripe. A informação foi confirmada pelo titular da pasta, Marcelo Queiroga, em rede social.

“Proteção em dose dupla: a nova recomendaçao do @minsaude retira o intervalo entre as vacinas da influenza e da #Covid19. A vacina da gripe pode ser aplicada a partir dos 6 meses de vida. Toda população pode ir a um posto de saúde e garantir sua imunização contra a gripe!, disse Queiroga por meio de sua conta no Twitter. 

O ministro não informou quando a nova recomendação vai começar a valer. A decisão foi tomada após reunião da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) que recomendou ao Ministério da Saúde o fim do prazo mínimo para a aplicação entre as vacinas, com o objetivo de aumentar a vacinação contra as duas doenças.

Atualmente, o Programa Nacional de Imunização (PNI), diz que o intervalo entre a vacinação contra a covid-19 e o do imunizante contra a Influenza deve ser de no mínimo 14 dias. O intervalo também vale para as outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.

Cerveja ficará mais cara a partir de sexta-feira.

A cerveja ficará mais cara. A Ambev, dona de marcas como Skol, Brahma, Antarctica, Bohemia e Stella Artois, aumentou o preço de seus produtos e já repassou o reajuste a logistas e distribuidores. Para O Globo, a cervejaria confirmou que os ajustes vão variar “de acordo com as regiões, marca, canal de venda e embalagem”.

Via assessoria de imprensa, a empresa afirmou que os novos valores serão praticados já em outubro, a partir de sexta-feira, e que faz, periodicamente, ajustes nos preços de seus produtos. Não deu, no entanto, nenhum outro detalhe.

— Há uma pressão muito grande dos custos, tanto para a Ambev, neste caso específico, quanto para os bares e restaurantes. O combustível, a energia, os insumos, entre outros, estão mais caros. Por isso, acredito que este reajuste chegará ao consumidor final imediatamente — disse Paulo Solmucci, presidente da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), que cita dado de São Paulo sobre o mercado: — Cerca de 37% dos bares e restaurantes do país estão tendo prejuízo. Em São Paulo, essa porcentagem é de 50%. Por isso, acredito que o aumento da cerveja em São Paulo será de até 10%. No Rio, acredito que esse reajuste será menor, em torno de 7%.

Via nota, a associação comentou que “todo aumento de custo dificulta ainda mais a vida do setor, sobretudo em um momento em que se está pressionado por aumento no custo de alimentos, luz, aluguel e, inclusive, o combustível, que afeta diretamente o delivery”

Assim, “é mais um custo que vai pesar para o setor, o que certamente não é positivo, e que é muito difícil não repassar custos”.

Prefeitura de Natal/RN paga folha de setembro nesta quinta-feira.

Os salários do mês de setembro de todos os funcionários públicos entre ativos, inativos e pensionistas da administração direta, indireta, autárquica e fundacional da Prefeitura de Natal serão pagos nesta quinta-feira (30). Ao longo da própria quinta, a Secretaria Municipal de Administração (Semad) enviará os arquivos com os créditos bancários à instituição financeira responsável pelo repasse aos servidores que poderão movimentar o dinheiro em suas contas até o final do expediente bancário.

A quitação de 100% da folha da Prefeitura vai colocar R$ 69,3 milhões em circulação na economia da cidade. O prefeito Álvaro Dias ressalta que mais uma vez a gestão municipal cumpre o compromisso de pagar os servidores dentro do mês trabalhado, reforçando a prioridade do seu Governo de respeitar os homens e mulheres que compõem o quadro de funcionários do Município.

“O salário é sagrado e nós estamos cumprindo rigorosamente o compromisso com nossos servidores, mantendo em dia a folha desde quando assumimos a administração. Inclusive, pagando o salário dentro do próprio mês trabalhado. Tudo isso é fruto de muito trabalho, esforço e responsabilidade da nossa equipe”, afirma Álvaro.

Covid: Sesap distribui vacinas para aplicação de dose de reforço em idosos com 70 anos ou mais no RN.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) deu início, nesta quarta-feira (29), à distribuição de 79.136 doses de imunizantes contra a Covid-19 aos 167 municípios potiguares. Dessas, 61.656 são da Pfizer e 17.480 da AstraZeneca/Oxford.

Do total de doses da Pfizer, 18.150 são destinadas à aplicação da dose de reforço em idosos com 70 anos ou mais.

As demais unidades do imunizante são para vacinar adolescentes de 12 a 17 anos (3.510) e completar o esquema vacinal com a D2 (39.996). As doses da AstraZeneca/Oxford são destinadas à aplicação da segunda dose.


 

Fiocruz: atraso na segunda dose da vacina contra covid-19 está em 11%.

A Fundação Oswaldo Cruz lançou hoje (29) o primeiro Boletim VigiVac, que acompanha o cumprimento do esquema vacinal proposto contra a covid-19. Dessa forma, é verificada a efetividade das vacinas utilizadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) no Brasil.

Os primeiros resultados, feitos com base nos dados lançados até o dia 15 de setembro, mostram que a taxa de atraso nacional para todas as vacinas é de 11%, sendo de 15% para a Astrazeneca, 33% para a CoronaVac e 1 % para a Pfizer-BioNTech. A Fiocruz ressalta, no entanto, que a vacinação com o imunizante da Pfizer começou apenas em maio e que a quantidade de indivíduos em possível atraso ainda é pequena.

Para a AstraZeneca e a Pfizer, foram considerados 84 dias de intervalo para a segunda dose, e para a CoronaVac o prazo é 28 dias. O painel leva em conta os indivíduos que tomaram a primeira dose e que ainda não tomaram a segunda. A situação de atraso é caracterizada após 14 dias da data prevista para a segunda injeção.

Em um recorte estadual, o Ceará tem a maior proporção de pessoas em atraso para a segunda dose, com 33%, e o Rio Grande do Norte tem a menor proporção, com 5,4%. Em números absolutos, São Paulo está com 1,25 milhão de pessoas que tomaram a primeira dose e não voltaram na data prevista para a segunda, Rio de Janeiro tem 956,9 mil e Bahia tem 907,5 mil que não retornaram aos postos. Os menores números são em Roraima (21,5 mil), Acre (28,3 mil) e Amapá (31,1 mil).

COVID: RN possui 165 leitos críticos e 100 leitos clínicos disponíveis.

O RN permanece com fila zerada de pacientes para UTI Covid conforme levantamento feito por volta de 11h30 desta quarta-feira(29).

Neste período, não havia paciente com perfil para leitos críticos na lista de regulação. Três aguardavam avaliação. Foram registrados disponíveis 165 leitos críticos e outros 100, sendo clínicos.

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 23,6%.

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 23,6%, registrada no fim da manhã desta quarta-feira (29). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 106.

Até o momento desta publicação são 165 leitos críticos (UTI) disponíveis e 51 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 99 disponíveis e 55 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 27,6% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 14,8% e a Região Seridó tem 17,6%.

Prefeito Manoel participa de encontro do Programa FNE ITINERANTE do Banco do Nordeste.

O Prefeito Manoel Bernardo participou na manhã de ontem terça-feira (28) no auditório do SEST SENAT da apresentação do Programa FNE ITINERANTE, programa que é desenvolvido pelo Banco do Nordeste e que tem a parceria da Prefeitura Municipal de João Câmara.

O FNE ITINERANTE é um programa que oferece linhas de crédito através do Banco do Nordeste para apoiar o financiamento dos setores do comércio, indústria, serviços e produção agrícola/pecuária da região com abrangência em pelo menos oito municípios (João Câmara, Bento Fernandes, Caiçara do Norte, Parazinho, Pedra Grande, Jardim de Angicos, Jandaíra e São Bento do Norte).

Na ocasião, o Prefeito Manoel Bernardo abriu as apresentações do evento e agradeceu a parceria com Banco do Nordeste na pessoa do Sr. Osmar Batista Amorim (Agente de Desenvolvimento) junto aos municípios envolvidos. Além disso, relatou sobre a importância das linhas de crédito que irá trazer novos investimentos e crescimento econômico para os municípios beneficiando desde o comerciante na cidade ao pequeno agricultor na zona rural. Via Jadson Nascimento.

Confiança do comércio recua 6,8 pontos e atinge menor nível desde maio.

O Índice de Confiança do Comércio (Icom) do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) recuou 6,8 pontos em setembro, para 94,1 pontos, menor nível desde maio deste ano (93,7 pontos). Em médias móveis trimestrais, o indicador voltou a cair (0,6 ponto) depois de quatro altas consecutivas.

O coordenador da Sondagem do Comércio do Ibre/FGV, Rodolpho Tobler, disse que a confiança do comércio encerra o terceiro trimestre em queda. Segundo ele, o resultado negativo é fruto da combinação de piora tanto da percepção sobre o volume de vendas no presente quanto das expectativas, gerando dúvidas sobre o ritmo de retomada nos próximos meses.

“A maior cautela dos consumidores tem sido um obstáculo importante, assim como a inflação recente e o cenário ainda delicado do mercado de trabalho. A pandemia se mostra mais controlada, mas ainda é um elemento que adiciona incerteza na recuperação do setor nos próximos meses”, afirmou, em nota, Rodolpho Tobler.

Em setembro, a queda da confiança foi disseminada nos seis principais segmentos do setor. O resultado do mês foi fruto da combinação da piora tanto da percepção com o momento presente quanto das expectativas. O Índice de Situação Atual (ISA-COM) recuou 5,9 pontos para 99,1 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE-COM) caiu 7,3 pontos para 89,4 pontos.


 

RN registra 01 morte por Covid nas últimas 24 horas; novos casos são 35.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta quarta-feira (29). São 368.500 sendo destes, 35 confirmados nas últimas 24h horas.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.336 no total, sendo 01 ocorrido nas últimas 24 horas, no município de Parnamirim. Na terça-feira eram 7.335 mortes. Óbitos em investigação são 1.334.

Recuperados são 259.490. Casos suspeitos somam 176.172 e descartados são 734.408. Em acompanhamento, são 101.674.

40% das crianças com até 1 ano não tomaram vacina BCG no RN em 2021.

O Rio Grande do Norte não conseguiu cumprir as metas de cobertura de nenhuma das vacinas voltadas às crianças com até 1 ano de idade, entre janeiro e agosto de 2021. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde.

A BCG, que previne a tuberculose, não foi aplicada em 40% das crianças com até 1 ano de idade. Ela faz parte da lista de nove imunizantes que protegem os pequenos de diferentes doenças e fazem parte do calendário vacinal infantil. É o caso também da vacina do rotavírus, da pentavalente, da tríplice viral, hepatites A e B, poliomielite, entre outras.

Na maioria das campanhas, a meta de cobertura é de 95%, porém, nenhuma delas chegou sequer a 70% até agosto deste ano.

Dos 167 municípios potiguares, apenas 15 conseguiram alcançar as metas de cobertura em pelo menos três vacinas. No mesmo período, em 2020, pelo menos 42 cidades tinham conseguido alcançar essa cobertura. Ainda assim, os percentuais do estado são melhores que os apresentados em agosto de 2020, quando praticamente metade das crianças nascidas vivas não tinham tomado as vacinas.

Para a bióloga Iraci Nestor, técnica do programa de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde, um dos motivos para a baixa vacinação pode ser a pandemia da Covid-19, mas esse não seria o único problema.