sexta-feira, outubro 01, 2021

Vazamento de 395 mil chaves Pix expõe dados telefônicos de clientes de bancos.

O vazamento de chaves Pix expôs os dados telefônicos de clientes de instituições financeiras. Segundo o Banco Central, o vazamento atingiu chaves Pix que estavam ‘sob a guarda e a responsabilidade do Banese (Banco do Estado de Sergipe), em razão de falhas nos sistemas da instituição financeira’. Foi o primeiro vazamento de chaves do Pix, novo sistema de pagamentos instantâneos.

O Banese informa que foram realizadas consultas indevidas 395.009 chaves Pix de não clientes da instituição. As consultas foram feitas a partir de duas contas bancárias de clientes do Banese.

Qual a quantidade de pessoas atingidas pelo vazamento? O número não foi informado, mas uma mesma pessoa pode ter mais de uma chave Pix (CPF, celular, e-mail ou número aleatório). E uma mesma pessoa também pode cadastrar mais de um telefone como chave Pix.

Que dados foram consultados? O Banese informa que foram consultados os dados telefônicos. “A companhia informa que o evento não afetou a confidencialidade de senhas, histórico de transações ou demais informações financeiras de seus clientes”, disse o Banese.

“As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”, diz o BC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário