sexta-feira, outubro 28, 2022

Assédio eleitoral: MPT-RN já emitiu 48 notificações e realiza plantão no próximo final de semana.

No Rio Grande do Norte, o aumento de denúncias de assédio eleitoral mobilizou o Ministério Público do Trabalho (MPT) a priorizar esse tipo de demanda e a realizar plantão no próximo final de semana, dias 29 e 30, quando ocorre a votação do segundo turno das Eleições 2022, com os candidatos à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL).

O assédio eleitoral é verificado quando o empregador tenta coagir funcionário a votar em algum candidato ou até mesmo a participar de manifestações político-partidárias, sob ameaça de demissão ou promessas de benefícios.

Trinta e seis empresas, órgãos públicos e pessoas foram denunciados e 29 investigações abertas, gerando 48 recomendações no estado e alguns arquivamentos. O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT-RN), Luis Fabiano Pereira, explica que em cada procedimento pode haver mais de uma recomendação, que pode ser ainda remetida a pessoas físicas ou jurídicas distintas.

“Em uma empresa que tenha filiais, pode sair uma recomendação para cada gerente de filial ou para cada diretor”, detalha, ao explicar que após recebidas as denúncias, são feitas autuações para que as investigações sejam abertas e distribuídas entre os procuradores. As notificações recomendatórias, segundo Luis Fabiano, consistem em comunicados ao denunciado, mais lista de atos que devem ser adotados para correção da eventual conduta ilícita.

Nenhuma investigação no Rio Grande do Norte resultou ainda em ajuizamento de ação, o que se deve em parte à materialidade das denúncias.

Estudo diz que RN tem menor tempo de espera para início do tratamento do câncer de mama.

Na pauta sobre o câncer de mama, além da relevância do diagnóstico precoce, outro ponto primordial é a assistência à mulher após o estágio de descoberta da doença. Segundo dados dos Registros Hospitalares de Câncer(RHC) do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Rio Grande do Norte é o estado do país com o menor tempo de espera entre o diagnóstico e o início do tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, as pacientes aguardam em média 120 dias, número positivo em relação à média nacional de 174 dias.

Na sequência ao estado potiguar, Goiás e Piauí apresentam o melhor tempo de espera com, respectivamente, 125 e 135 dias. Por outro lado, o cenário fica negativo em três estados do Nordeste, Norte e Sul, são eles: Sergipe, com 273 dias em média de aguardo; Rondônia com tempo médio de 245 dias e Mato Grosso com 233 dias. Os dados correspondem ao período de 2015 a 2020 e foram analisados no estudo “Panorama da Atenção ao Câncer de Mama no Sistema Único de Saúde”, realizado entre o Instituto Avon e o Observatório de Oncologia.

De acordo com a sondagem, cerca de 62% das pacientes diagnosticadas levaram mais de 60 dias para iniciar seu tratamento no SUS. Quando considerado o panorama nacional, o estudo aponta que o Brasil possui baixa cobertura de mamografias, grande proporção de diagnósticos tardios e dificuldades no acesso ao diagnóstico e, principalmente, no tratamento do câncer de mama.

Ainda, segundo informações do INCA, o tempo para início do tratamento teve aumento significativo conforme o aumento da faixa etária da paciente. Enquanto mulheres entre 20 e 29 anos aguardaram em média 112 dias para começar o tratamento do câncer de mama, as que correspondem às idades entre 50 e 59 anos esperaram cerca de 179 dias. Já as com idade entre 60 e 69 anos esperaram em média 191 dias.

Apoiadores de presidente eleito poderão ocupar a Paulista domingo.

A Justiça de São Paulo determinou que o candidato vencedor das eleições presidenciais no domingo (30) terá direito a ocupar a avenida Paulista, na região central de São Paulo. Segundo a decisão, os apoiadores do candidato eleito não poderão ocupar o local antes do término da votação. A celebração pode ser iniciada apenas às 20h30. A decisão não considera o eleito a governador.

“A determinação segue o que havia sido acordado pelos dois grupos concorrentes antes do primeiro turno. Decide-se no sentido de que, quanto à intenção de manifestação mediante ocupação da Avenida Paulista por entes ou movimentos na data de 30 de outubro de 2022, depois do horário de votação, deverá dar-se conforme estritamente o resultado da eleição”, diz a decisão do juiz Randolfo Ferraz de Campos.

Sobre a hora de início, o juiz ponderou que “mesmo havendo término do horário de votação, cumpre considerar a movimentação, a partir de então, de recursos humanos e materiais afetos à logística da máquina judiciária eleitoral visando ao resguardo de equipamentos e dados usados ou gerados no pleito, sendo que, tanto na Avenida Paulista como nas imediações, é sabido haver numerosas seções eleitorais. Assim, prudentemente, deve-se aguardar ao menos até 20 horas e 30 minutos para início das manifestações”.

Confira a agenda dos candidatos à Presidência para esta sexta (28/10).

Esta é a agenda dos dois candidatos à Presidência para esta quinta-feira (28). Candidatos participam de debate na TV. O segundo turno da eleição será no dia 30 de outubro.

Jair Bolsonaro (PL): às 21h30, participa de debate na TV Globo. 

Lula (PT): às 21h30, participa de debate na TV Globo.

Vasco perde e desperdiça chance de garantir o acesso à Série A.

O Vasco desperdiçou uma oportunidade de ouro de garantir o acesso antecipado à Série A do Campeonato Brasileiro ao ser derrotado por 3 a 2 pelo Sampaio Corrêa, na noite de ontem quinta-feira (27) no estádio de São Januário, pela 37ª, e penúltima, rodada da Série B.

Após este resultado, o Cruzmaltino permanece na 3ª posição com 59 pontos. Já a Bolívia Querida alcançou a 5ª posição com 55 pontos.

Empurrado pelos mais de 21 mil torcedores presentes em São Januário, o Vasco conseguiu abrir o placar cedo, aos 3 minutos da etapa inicial, quando Figueiredo cruzou para o capitão Anderson Conceição conferir de cabeça.

Mas antes do intervalo a Bolívia Querida deixou tudo igual. O lateral Pará dominou a bola aos 17 minutos e partiu até a entrada da área, de onde acertou um chute de curva para superar o goleiro Thiago Rodrigues.

A partir daí o jogo fica aberto, com oportunidades de lado a lado. Porém, aos 21 minutos do segundo tempo, Gabriel Poveda aproveitou rebote dado por Thiago Rodrigues para colocar o Sampaio Corrêa na frente.

Já aos 51 minutos o jovem volante Andrey Santos conseguiu empatar para o Vasco, enchendo a torcida de esperança de uma virada no final. Mas, no último lance, aos 54, o zagueiro Joécio subiu mais do que todo mundo para dar a vitória final ao Sampaio Corrêa.

Bolsonaro e Lula se enfrentam no último debate do segundo turno.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participam nesta sexta-feira, 28, às 21h30, do debate na TV Globo com os candidatos à Presidência no segundo turno. Será o último encontro antes da eleição, domingo, 30. Mediado pelo jornalista William Bonner, o evento será transmitido ao vivo pela TV Globo, pela GloboNews e pelo g1, direto dos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro. As regras foram definidas pela organização em parceria com representantes dos partidos.

O debate será dividido em cinco partes. A ordem em que os candidatos farão as perguntas em cada bloco, assim como as considerações finais, foi definida por sorteio com a presença de representantes das campanhas de Lula e Bolsonaro. 1º e 3º Blocos O primeiro e o terceiro serão de temas livres, com duração de 30 minutos. Cada candidato terá 15 minutos e deverá administrar seu tempo entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. Bolsonaro abre o primeiro bloco e Lula, o terceiro bloco.

2º e 4º Blocos

O segundo e o quarto blocos serão de temas determinados e terão duração total de 20 minutos, com dois debates de 10 minutos. Os temas serão escolhidos pelos candidatos entre os seis oferecidos pela TV Globo em um telão. Cada candidato terá cinco minutos para debater e deverá administrar seu tempo entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. Cada tema só poderá ser escolhido uma única vez, sem repetição. No segundo bloco, Lula inicia as perguntas. No quarto bloco, quem começa é Jair Bolsonaro.

5º Bloco

No quinto bloco, cada candidato fará as suas considerações finais. Luiz Inácio Lula da Silva é o primeiro e Jair Bolsonaro, o segundo.

e-Título pode ser baixado ou atualizado até sábado.

Termina neste sábado (29), véspera do pleito do dia 30, o prazo para que os eleitores baixem ou atualizem o e-Título, versão digital que substitui o título de eleitor em papel nas eleições de 2022.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) orienta o eleitorado a seguir regras de utilização e baixar ou atualizar o e-Título o quanto antes, “para evitar dificuldades que possam surgir ao deixar a emissão para a última hora”.

Implementado em 2018, o e-Título pode ser baixado nos celulares para serem apresentados no momento da votação, caso esteja atualizado e com foto. Ele pode ser utilizado também para consultas sobre local de votação, bem como para justificar ausência às urnas, emitir certidão de quitação eleitoral e nada consta criminal, entre outros serviços.

Segundo o TSE, até as vésperas do primeiro turno cerca de 30 milhões de eleitores ativaram o aplicativo no Brasil e no exterior. Desse total, 13 milhões de ativações foram feitas em 2022.

Passo a passo

O download do e-Título é gratuito e pode ser feito em celulares e tablets, para os sistemas Android e iOS, via App Store e Google Play.

“É preciso que você já tenha um registro na Justiça Eleitoral para liberar o título digital, que pode ser acessado a qualquer momento. Após baixá-lo, basta inserir os dados pessoais solicitados e responder a algumas perguntas. Para validar o acesso, as informações são cruzadas com as que constam no sistema da Justiça Eleitoral”, explica o TSE.

Aegundo o tribunal, eleitores que já têm o e-Título devem verificar se está tudo certo, mantendo o app atualizado. Dificuldades costumam ser resolvidas com a reinstalação do aplicativo. “Porém, a orientação é que eleitores não deixem para a última hora, pois no dia da eleição não será possível resolver eventuais problemas com o uso do app”.

Boca de urna: pedir voto no dia da eleição pode render prisão de seis meses a um ano.

Segundo o Código Eleitoral, pedir voto no dia da eleição é crime de boca de urna e pode render prisão de seis meses a um ano, mais multa com valor entre R$ 5 mil e R$ 15 mil, além da suspensão do título de eleitor. O alerta é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No primeiro turno das eleições, realizado em 2 de outubro, foram apreendidos R$ 137 mil, e 352 foram presas pelos crimes de boca de urna, compra de votos e de violação do sigilo do voto, segundo balanço do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Ao todo, a pasta registrou 1.378 crimes eleitorais.

A boca de urna é caracterizada pelo ato de convencer ou induzir um eleitor a votar em determinado candidato. No dia das eleições, também é proibida a distribuição de panfletos e santinhos, o uso de alto-falantes ou qualquer propaganda eleitoral nos meios de comunicação.

Após reunião com TRE, PF e PM, Flamengo se compromete a não comemorar possível título durante o domingo de votação.

O Flamengo se comprometeu ontem quinta-feira (27), caso vença a Taça Libertadores da América, no sábado (29), no Equador, a não promover aglomerações para celebrar a conquista durante a votação de domingo (30), dia em que a delegação retorna ao Rio.

O compromisso foi firmado em resposta a um ofício do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). No documento, o clube listou ações que pretende tomar ao retornar, sem promover situações que atrapalhem o segundo turno eleitoral da disputa presidencial.

O documento, assinado pelo presidente do clube, Rodolfo Landim, informa que, após reunião realizada com representantes da Polícia Militar, da Polícia Federal e do próprio TRE-RJ, alinhou medidas para mitigar impactos viários e garantir a ordem e segurança pública.

“O Flamengo entende a particularidade da coincidência da data de retorno, neste ano, com a data de realização do segundo turno das eleições presidenciais, razão pela qual não pretende promover nenhum evento oficial para a recepção dos jogadores, que possa estimular a aglomeração de torcedores para celebração de uma eventual conquista”, diz o documento.

Assembleia Legislativa lança campanha de conscientização sobre o Alzheimer.

Uma das doenças mais preocupantes do nosso tempo, que desafia a comunidade científica e afeta gravemente os pacientes, seus familiares e a própria sociedade, o Alzheimer é o tema da nova campanha da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (RN). A campanha de conscientização sobre a doença foi lançada oficialmente na manhã desta quarta-feira (26), pelo presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), com a presença de especialistas, representantes de entidades médicas e de associações relacionadas ao tema.

“Eu me sinto muito honrado por trazermos à pauta desta Casa Legislativa a conscientização sobre o Alzheimer e mais que isso, por lançarmos a campanha Alzheimer: a dor de quem não esquece, disse Ezequiel Ferreira. O paciente de Alzheimer necessita de contemplação, de atenção e de afeto. E a humanidade precisa de compaixão pelo próximo”, afirmou.

O presidente do Legislativo do RN lembrou outras campanhas feitas pela Casa durante a sua gestão, como a que foi realizada para aumentar o número de doadores de sangue, a campanha para adoção, autismo, alienação parental, entre tantas outras. “A Assembleia tem se destacado em campanhas que mostram a preocupação com a vida das pessoas, algumas delas de temas que pouco se falavam no Rio Grande do Norte, mostrando a percepção não apenas dos colegas parlamentares, mas dos seus servidores também”, afirmou.

quinta-feira, outubro 27, 2022

Moraes converte prisão em flagrante de Jefferson em prisão preventiva.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), converteu a prisão em flagrante do ex-deputado Roberto Jefferson em prisão preventiva.

A prisão preventiva não tem um prazo específico para deixar de vigorar. A saída do preso depende de nova decisão judicial.

Jefferson foi preso no domingo (23), após disparar tiros de fuzil contra policiais federais e atirar granada nos agentes. 

Na decisão da prisão preventiva, Moraes afirmou que, após ter sido verificado que Jefferson tem um vasto arsenal de armas e munição, a detenção dele é necessária para a garantia da ordem pública.  

"Conforme já destacado, o preso se utilizou de armamento de alto calibre (fuzil 556), para disparar uma rajada de mais de 50 (cinquenta) tiros, além de lançar 3 (três) granadas contra a equipe da Polícia Federal. O cenário se revela ainda mais grave pois, conforme constou do auto de apreensão, foram apreendidos mais de 7 (sete) mil cartuchos de munição (compatíveis com fuzis e pistolas)", escreveu o ministro.

"Essa conduta, conforme ampla jurisprudência desta Suprema Corte, revela a necessidade da custódia preventiva para garantia da ordem pública", completou Moraes.

Pescadores encontram cocaína em praia do litoral potiguar.

Mais de 6kg de cocaína, divididos em cinco tabletes, foram apreendidos ontem quarta-feira (26) pela Polícia Militar na Praia da Redinha, no litoral norte potiguar.  A droga foi encontrada por pescadores, que acionaram a polícia, e está avaliada em mais de R$ 150 mil. Todo o entorpecente estava na faixa de areia quando foi localizado.

Em alguns dos tabletes foram encontradas marcas que identificavam uma facção criminosa que atua no Rio Grande do Norte. De acordo com a Polícia Militar, esse fato pode indicar tráfico internacional de drogas.

O material apreendido foi encaminhado para a superintendência da Polícia Federal que irá investigar a origem do material. Uma das hipóteses apontadas é a de que a droga estaria sendo transportada no casco de alguma embarcação, e teria se desprendido, boiando até a areia da praia.

Ainda durante a tarde da quarta, policiais militares voltaram ao local onde a droga foi localizada e realizou diligências em busca de possíveis vestígios. Os policiais não descartaram a possibilidade de que mais droga seja encontrada pela região.

RN não terá restrição à venda de bebidas alcoólicas no segundo turno das eleições.

O governo do Rio Grande do Norte anunciou que não vai publicar decreto limitando a venda de bebidas alcoólicas ao longo do próximo domingo (30), quando ocorrerá o segundo turno das eleições em 2022.

A medida apelidada como “lei seca”, e que acontece nos dias de eleição em várias partes do país, chegou a ser decretada no primeiro turno, mas foi derrubada por decisão da Justiça Estadual.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) disse que “não editará portaria restringindo a comercialização e/ou consumo de bebidas alcoólicas em território potiguar” no próximo domingo (30).

Partidos e candidatos têm até terça para prestar contas do 1° turno.

Partidos políticos e candidatos a cargos eletivos que disputaram o primeiro turno das eleições gerais deste ano têm até a próxima terça-feira (1°) para prestar contas à Justiça Eleitoral sobre gastos de campanha.

Os partidos que concorreram isoladamente, em coligação ou que integram federação partidária devem apresentar o detalhamento da movimentação financeira de forma individualizada, nos níveis municipal, regional e nacional. Devem ser informados inclusive as receitas e os gastos relativos a candidatos a vice e suplentes, quando houver.

Apesar da proximidade do prazo final, apenas 9,74% dos candidatos e 1,43% das agremiações tinham prestado contas à Justiça Eleitoral até a manhã de hoje (27).

Em nota, o TSE aconselhou os responsáveis por repassar as informações partidárias a agilizar o envio, não deixando para fazê-lo na última hora. Principalmente porque, devido à realização do segundo turno, no próximo domingo (30), os sistemas eletrônicos do tribunal estarão indisponíveis a partir das 18h de 28 de outubro até as 8h de 31 de outubro.

As legendas que deixarem de prestar contas à Justiça Eleitoral podem perder o direito às cotas dos fundos Partidário e Especial de Financiamento de Campanha até que a irregularidade seja resolvida. Também pode haver a suspensão do registro ou da anotação do órgão partidário, após decisão, com trânsito em julgado, precedida de processo regular que assegure ampla defesa.

Sete missões internacionais monitoram segundo turno das eleições.

Sete missões de Observação Eleitoral (MOEs) internacionais monitoram a realização do segundo turno das eleições no Brasil, que ocorre no próximo domingo (30). De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta quinta-feira (27) as equipes cumprem agendas em cidades como Brasília e São Paulo.

As missões em questão são da Organização dos Estados Americanos (OEA), do Parlamento do Mercosul (Parlasul), da Rede dos Órgãos Jurisdicionais e de Administração Eleitoral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (Roaje-CPLP), Carter Center, Unión Interamericana de Organismos Electorales (Uniore), International Foundation for Electoral Systems (IFES) e Transparencia Electoral.

Nesta quinta-feira (27), por exemplo, o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, participa de reunião com a delegação da OEA, e a Uniore se encontrará com a Procuradoria-Geral Eleitoral e técnicos do TSE.

Todas as MOEs que participam do segundo turno foram credenciadas pelo TSE em procedimento prévio e já participaram da observação no primeiro turno. Elas  divulgaram relatórios preliminares em que não apontaram irregularidades e elogiaram a Justiça Eleitoral pela condução do processo eleitoral em 2 de outubro.

Relatórios preliminares sobre o segundo turno devem ser divulgados pouco após o domingo de votação, embora os relatórios finais possam levar meses para ficar prontos, informou o TSE.

A Corte Eleitoral esclareceu ainda que as MOEs são compostas por mecanismos multilaterais regionais, transnacionais ou mundiais, bem como por organizações não governamentais, governos estrangeiros e instituições de ensino estrangeiras. As missões são representadas por diplomatas ou personalidades de reconhecida experiência e prestígio internacional.

“Em relação à urna eletrônica, os integrantes das MOEs analisam os programas e a totalização dos votos, para que, assim, emitam relatório técnico acerca da segurança e da integridade do sistema de votação do Brasil”, disse o TSE.

Neste ano, foi criada também a primeira Missão de Observação Eleitoral Nacional, composta por entidades, organizações da sociedade civil ou instituições de ensino superior nacionais.

Nesse caso, as instituições credenciadas pelo TSE foram: Associação Brasileira de Juristas Pela Democracia (ABJD); Associação dos Juízes para Democracia (ADJ); Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep); Faculdade de Direito de Vitória (FDV); Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE); Transparência Eleitoral Brasil; Universidade de São Paulo (USP); e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

FHC divulga vídeo pedindo voto em Lula no segundo turno.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso divulgou nesta quinta-feira (27), em sua conta no Twitter, um vídeo no qual pede voto em Lula (PT). Publicação acontece a dois dias do segundo turno, marcado para este domingo (30).

Nas imagens, FHC diz que a vida dos brasileiros será ainda melhor com Lula do que foi após o Plano Real. 

Três dias após o primeiro turno das eleições, que aconteceu em 2 de outubro, FHC declarou apoio a Lula (PT). Na ocasião, disse que votaria em Lula "voto por uma história de luta pela democracia e inclusão social".

Lula agradeceu o apoio de FHC após o primeiro turno em publicação no seu perfil do Twitter. "Obrigado pelo seu voto e confiança. O Brasil precisa de diálogo e de paz."

Apenas um dia antes da primeira declaração de FHC, o PSDB, partido do ex-presidente, liberou os diretórios estaduais para apoiarem Lula ou Jair Bolsonaro (PL).

Naquele dia 4 de outubro, o governador do estado de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB) —derrotado na disputa pela reeleição— pediu voto para o presidente Jair Bolsonaro, divergindo de outras lideranças do partido, como o senador Tasso Jereissati e o ex-ministro da Justiça de FHC, Aloysio Nunes. O ex-ministro da Saúde e senador José Serra também declarou apoio a Lula na reta final da eleição.

No primeiro turno, FHC havia defendido o voto em favor da democracia, mas não citou nenhum candidato. O PSDB fazia parte da chapa de Simone Tebet (MDB), terceira colocada na disputa presidencial e que também declarou apoio a Lula. 

Lula e FHC foram adversários nas eleições de 1994 e 1998. Nas duas ocasiões, o petista foi derrotado pelo tucano. 

No Amazonas, PF intensifica fiscalização contra crimes eleitorais.

De olho em crimes eleitorais, a Polícia Federal intensificou as fiscalizações de rotina no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, Aeroclube do Amazonas e Porto de Manaus, para reprimir a prática no estado.

A fiscalização, reforçada desde o último dia 21, deve ocorrer de forma intensa até o próximo domingo (30), dia em que será realizado o 2º turno das eleições. Ontem a operação da PF abordou uma aeronave que partiria do Aeroclube do Amazonas, localizado na capital do estado, para um município do interior.

Durante a ação, policiais federais localizaram mais de R$ 19 mil em espécie no interior de uma caixa de papelão lacrada. O malote de dinheiro estava sob posse de um empresário, que foi encaminhado à PF para prestar declarações. A caixa que continha o dinheiro estava identificada com o nome da empresa.

Na última terça-feira (25), um homem, servidor público comissionado, foi abordado pela Policia Federal com mais de R$ 5 mil em espécie, trocados em notas pequenas, sem justificativa de origem, no Aeroporto Eduardo Gomes. Ele viajava para interior do Amazonas. O indivíduo foi encaminhado à Superintendência da PF para prestar esclarecimentos.

No mesmo dia, a equipe de fiscalização do Porto de Manaus abordou um advogado durante fiscalização de rotina. Ele estava com R$ 33 mil em espécie, em cédulas de pequeno valor e também foi encaminhado à Superintendência da PF para prestar esclarecimentos.

Endrick se torna segundo mais jovem a marcar na história do Campeonato Brasileiro; veja top-10.

O jovem atacante Endrick, do Palmeiras, fez história na noite desta terça-feira contra o Athletico Paranaense. Além de ter se tornado o jogador mais novo a atuar e a fazer um gol pelo alviverde, ele também entrou para a seleta lista de mais jovens a marcarem pelo Campeonato Brasileiro. De acordo com um levantamento do site oGol, o brasiliense de 16 anos só fica atrás de Antônio Carlos Oliveira de Matos. Mais conhecido como Toninho de Matos, ele é dono do recorde desde 1978. 

Hoje com 60 anos, Toninho balançou as redes pela primeira vez aos 15 anos, 9 meses e 16 dias, durante uma partida entre Comercial (MS) e Mixto. O gol saiu já no final do confronto, que terminou empatado em 2 a 2.  

Confira ranking

1. Toninho de Matos

15 anos, 9 meses e 16 dias: pelo Comercial, no empate com o Mixto, em 1978

2. Endrick

16 anos, 3 meses e 5 dias: pelo Palmeiras, na vitória por 3 a 1 sobre o Athletico, em 2022 (marcou duas vezes)

3. Jô

16 anos, 5 meses e 4 dias: pelo Corinthians, na vitória por 3 a 1 do time sobre o Internacional, em 2003

4. Anderson

16 anos, 6 meses e 10 dias: atuando pelo Grêmio, na derrota por 3 a 1 no clássico com o Inter, em 2004

5. Reinaldo

16 anos, 7 meses e 25 dias: pelo Atlético-MG, na vitória sobre o Comercial (MS), por 3 a 1, em 1973

6. Odilon

16 anos, 8 meses e 28 dias: atuando pelo Sport, no empate em 2 a 2 com o Paysandu, em 1973

7. Marquinhos

16 anos, 9 meses e 14 dias: pelo Pinheiros-PR, no empate em 1 a 1 com o Vila Nova, 1985

8. Narcélio

16 anos, 9 meses e 31 dias: na derrota por 2 a 1 do Central-PE para o Ceará, em 1979

9. Victor Andrade

16 anos, 10 meses e 10 dias: na goleada do Santos por 4 a 2 sobre o Cruzeiro, em 2012

10. Tiquinho

16 anos, 10 meses e 21 dias: na vitória do Botafogo por 2 a 1 sobre o Guarani, em 1975.

Confira a agenda dos candidatos à Presidência para esta quinta (27/10).

Esta é a agenda dos dois candidatos à Presidência para esta quinta-feira (27). Ambos cumprem agenda na Região Sudeste. O segundo turno da eleição será no próximo domingo, dia 30 de outubro.

Jair Bolsonaro (PL): às 11h, faz  em carreata de Belford Roxo até São João do Meriti, onde realiza comício, e às 16h faz comício em Campo Grande, no Rio de Janeiro.

Lula (PT): às 8h, concede entrevista à rede de rádios Clube FM.

Palmeiras derrota America e está na final da Libertadores feminina.

O Palmeiras se classificou para a final da Taça Libertadores de futebol feminino após derrotar o America de Cali (Colômbia) por 1 a 0, na noite desta quarta-feira (26) no estádio Rodrigo Paz Delgado (Casa Blanca), em Quito (Equador).

O gol da vitória das Palestrinas saiu aos 9 minutos do segundo tempo, quando Byanca Brasil cruzou na área e Ary Borges se antecipou à defesa para marcar de cabeça.

Na grande decisão o Palmeiras medirá forças com o Boca Juniors (Argentina), a partir das 19h (horário de Brasília) da próxima sexta-feira (28).

Moraes rejeita investigar falta de inserções na campanha de Bolsonaro.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, negou ontem (26) pedido da campanha à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) para investigar supostas irregularidades na veiculação de programas eleitorais em emissoras de rádio.

Terça-feira (25), a campanha apresentou ao TSE uma auditoria realizada por empresas terceirizadas concluindo que rádios não estariam veiculando programas do candidato do PL no horário eleitoral gratuito no rádio. Segundo a campanha, cerca de 154 mil inserções não foram veiculadas no segundo turno.

Na decisão, Moraes disse que há “erros e inconsistências” nos dados apresentados pela campanha.

“Não restam duvidas de que os autores – que deveriam ter realizado sua atribuição de fiscalizar as inserções de rádio e televisão de sua campanha – apontaram uma suposta fraude eleitoral às vésperas do segundo turno do pleito sem base documental crível, ausente, portanto, qualquer indício mínimo de prova, em manifesta afronta à Lei n. 9.504, de 1997, segundo a qual as reclamações e representações relativas ao seu descumprimento devem relatar fatos, indicando provas, indícios e circunstâncias’, afirmou.

Na decisão, o presidente do TSE ainda determinou que o Ministério Público Eleitoral apure o possível cometimento de crime eleitoral com “a finalidade de tumultuar o segundo turno do pleito em sua última semana", além da apuração de suposto uso de recursos do fundo eleitoral para financiar a auditoria.

No último dia com comícios liberados, Lula dá entrevista e Bolsonaro faz atos no Rio.

Às vésperas do segundo turno da disputa presidencial, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) adotam estratégias diferentes nesta quinta-feira (27), último dia em que a Justiça Eleitoral autoriza a realização de atos públicos e comícios.

Enquanto Lula participa de uma entrevista, Bolsonaro estará presente em atos no Rio de Janeiro.

O ex-presidente concederá uma entrevista à rede de rádios Clube FM, às 8h.

Ele vai dedicar a quinta-feira à preparação para o último debate da campanha eleitoral, marcado para esta sexta-feira (28). Lula também deve fazer uma rápida celebração de aniversário. O petista completa 77 anos nesta quinta.

Pela manhã, Bolsonaro vai a Belford Roxo, na Baixada Fluminense. A cidade é comandada pelo prefeito Waguinho (União Brasil), que declarou apoio a Lula neste segundo turno e promoveu um ato para o petista no último dia 11.

Está prevista para 11h uma motociata da campanha de Bolsonaro com início em Belford Roxo e encerramento na cidade vizinha de São João de Meriti, onde haverá um comício às 12h30. Às 16h, Bolsonaro fará seu comício final em Campo Grande, bairro mais populoso da capital fluminense.

Botafogo vence Bragantino e aumenta chances de vaga na Libertadores.

O Botafogo superou o Bragantino por 2 a 1, na noite de ontem quarta-feira (26) no estádio Nilton Santos, e assumiu a 8ª posição da Série A do Campeonato Brasileiro, entrando na zona de classificação para a fase prévia da próxima edição da Copa Libertadores. Já o Massa Bruta permaneceu com 41 pontos, na 13ª posição, após o revés.

O Alvinegro abriu o placar aos 17 minutos do primeiro tempo, quando o volante Gabriel Pires aproveitou bola viva na área para superar o goleiro Cleiton. Aos 16 da etapa final o Bragantino chegou a empatar com o lateral Luan Cândido. Mas, aos 25, Tchê Tchê garantiu a vitória final do Botafogo.

Na próxima rodada o time de General Severiano recebe o Cuiabá e o Massa Bruta visita o Avaí.

RN encerra setembro com saldo positivo de 4,1 mil postos de trabalho criados, aponta Caged.

O Rio Grande do Norte fechou o mês de setembro com saldo positivo de 4.181 postos de trabalho criados, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. O balanço é a diferença entre 18.234 pessoas contratadas e as 14.053 demissões registradas no período.

O resultado do setembro do Caged foi inferior ao registrado em agosto no Rio Grande do Norte, quando foram abertas 6.351 vagas com carteira de trabalho assinada. Entre janeiro e setembro deste ano, foram criados 19.510 empregos, considerando dados consolidados.

Em setembro, todos os segmentos produtivos potiguares apresentaram saldo positivo de empregos. O destaque foi setor da agropecuária, com 1.356 novas carteiras de trabalho assinadas. Aparecem em seguida serviços, que abriu 1.059 vagas, e o comércio, com 1.015. Na construção civil, foram criados 363 postos de trabalho e na indústria, 388.

Mega-Sena acumula e próximo concurso deve pagar R$ 130 milhões.

O concurso 2.533 da Mega-Sena, realizado ontem quarta-feira (26) no Espaço Loterias Caixa, em São Paulo, não teve acertadores das seis dezenas. Os números sorteados foram: 17 - 18 - 20 - 37 - 45 - 53.

O próximo concurso (2.534), no sábado (2), deve pagar prêmio de R$ 130 milhões.

A quina teve 134 ganhadores e cada um vai receber R$ 59.636,65. Os 11.048 acertadores da quadra receberão o prêmio individual de R$ 1.033,32.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal.

A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 4,50.

O sorteio é realizado às 20h, no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo.

Cano decide e Fluminense derrota Corinthians em Itaquera.

Cano mostrou mais uma vez porque é o grande nome do Fluminense na atual temporada. O argentino marcou os dois gols da vitória de 2 a 0 do Tricolor sobre o Corinthians, na noite de ontem quarta-feira (26) na Neo Química Arena, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.

A vitória levou o Tricolor das Laranjeiras à 4ª posição da classificação, com 58 pontos, um a mais do que o Timão, que caiu para a 5ª posição com o revés e viu acabar qualquer chance de continuar lutando pelo título da competição.

Em uma partida muito disputada, o Fluminense abriu o placar aos 11 minutos do primeiro tempo. Após cobrança de escanteio, Yago Felipe desviou a bola, que também bateu no lateral Fagner antes de Cano aparecer livre na área para escorar para o fundo do gol.

O segundo veio aos 24 minutos da etapa final, quando o lateral Calegari foi à linha de fundo e cruzou para a área, onde Cano bateu de primeira, cruzado, para marcar um golaço. Com este gol o argentino se isolou na liderança da artilharia do Brasileiro com 20 tentos, dois a mais do que Pedro Raul, do Goiás.

Na próxima rodada, o Tricolor das Laranjeiras visita o Ceará, na segunda (31), para prosseguir na busca por uma vaga para a próxima edição da Libertadores. Já o Timão volta a entrar em campo no sábado (29) para disputar partida atrasada da 32ª rodada contra o Goiás.

Todas as capitais irão oferecer gratuidade nos transportes públicos no segundo turno das eleições 2022.

Todas as capitais do país irão oferecer gratuidade nos transportes públicos no segundo turno das eleições, que ocorrerá neste domingo. A confirmação foi dada após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovar, na terça-feira, uma medida que garante que governadores e prefeitos não serão penalizados pela Lei de Responsabilidade Fiscal pelo emprego de dinheiro público para custear as passagens.

No primeiro turno, realizado no dia 2 de outubro, apenas 15 capitais liberaram as catracas dos ônibus para que os eleitores fossem às urnas votar. Além disso, duas tiveram tarifas “sociais” — Cuiabá (R$ 1) e Natal (R$ 2) — e Macapá concedeu a gratuidade apenas para mesários. As outras nove não adotaram a medida.

Gratuidade intermunicipal

Pelo menos nove estados vão oferecer gratuidade nos transportes intermunicipais, são eles: Amapá, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Tocantins.

No Amapá, por exemplo, a viagem gratuita só deve ser permitida com a apresentação do título de eleitor, do e-título ou outro documento que comprove a identidade e o local de votação do usuário.

Os municípios de Fortaleza e Região Metropolitana, Região Metropolitana do Cariri e Sobral, no Ceará, oferecerão gratuidade das 17h de sexta-feira às 8h de segunda-feira. Para isso, é necessário emitir a passagem de forma presencial, apresentando um documento oficial com foto junto ao título de eleitor ou comprovante de votação. A emissão já pode ser feita antecipadamente a partir de quarta-feira.

Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Tocantis também exigem documentos que comprovem a votação para disponibilizar o passe livre. Na compra da passagem, os eleitores devem levar um registro com foto, além de outro com o local de votação.

Mais de 14 mil passagens foram distribuídas no RN pra o 2º turno.

A Associação das Empresas de Transportes Intermunicipais do RN (Transpasse) distribuiu 14.712 passagens gratuitas para municípios do interior do Estado. A estimativa é que sejam distribuídas cerca de 30 mil passagens até as 22h da sexta-feira (28).

O benefício faz parte da medida implementada pelo Governo do Estado, divulgada no Diário Oficial do Estado dia 30, que oferece transporte gratuito no 2º turno das eleições, tanto para o interior, quanto para a Região Metropolitana. A decisão foi seguida pela Prefeitura de Natal, que anunciou transporte urbano gratuito na segunda-feira (24).

O número de bilhetes emitidos representa a quantidade de passagens de ida e volta, ou seja, mais de 6 mil pessoas foram beneficiadas, até o momento, de acordo com o diretor de comunicação da Transpasse, Wellington Barbosa.

Ainda de acordo com ele, a expectativa é atender entre 10 e 15 mil eleitores. “Apesar de haver alguns trechos suprimidos pela demanda, acreditamos numa demanda em torno de 20 a 30 mil bilhetes emitidos, ida e volta. Isso dá em torno de 10 a 15 mil passageiros que irão ser transportados durante esse período”, explica o diretor.

Brasileiro: Inter vence Ceará para continuar lutando pelo título.

O Internacional arrancou uma vitória de 2 a 1 de virada sobre o Ceará para continuar vivo na luta pelo título do Campeonato Brasileiro. Com o triunfo alcançado na noite desta quarta-feira (27) no estádio do Beira Rio, o Colorado permanece com uma pequena chance de ser campeão da competição.

Após vencer em casa, o time gaúcho reassumiu a vice-liderança, agora com 64 pontos, dez a menos do que o líder Palmeiras, quando faltam cinco rodadas a serem disputadas. Assim, basta ao Verdão derrotar o Fortaleza na próxima quarta (2) para levar o troféu da competição para casa sem depender de mais nenhum resultado.

Mesmo jogando em casa, a vida do Internacional não começou fácil, pois viu Lima abrir o placar para o Ceará em cobrança de pênalti aos 5 minutos de bola rolando. Mas o Colorado marcou duas vezes na etapa final para se manter vivo na competição. O primeiro veio com Edenílson, aos 19 minutos, e o segundo saiu dos pés de Alan Patrick em cobrança de pênalti, já aos 32 minutos.

Vasco recebe Sampaio Corrêa para tentar confirmar acesso à Série A.

Com o objetivo de confirmar o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro, o Vasco recebe o Sampaio Corrêa, a partir das 21h45 (horário de Brasília) desta quinta-feira (26), pela 37ª rodada da Série B.

Somando 59 pontos, o Cruzmaltino precisa de apenas mais uma vitória para retornar à primeira divisão nacional ainda na penúltima rodada da competição. Já para a Bolívia Querida, a motivação é de apenas terminar a disputa na melhor posição possível, pois não tem mais possibilidade de acesso, nem corre o risco de cair.

Diante de um panorama tão favorável, o técnico Jorginho falou, logo após a vitória de 2 a 1 sobre o Criciúma na última rodada, que vê o acesso muito próximo: “Desde que cheguei acreditava muito. Temos um grupo completamente comprometido, muito unido. Falta muito pouco para alcançar o nosso objetivo [o acesso]”.

Em uma partida tão importante, a equipe de São Januário tem uma certeza, contará com o apoio de sua apaixonada torcida, que esgotou os 22 mil ingressos colocados à venda.

Se o Vasco tem a conquista do acesso como o grande objetivo, o Sampaio sabe que vencer um adversário da estatura do Vasco pode servir de consolação para a equipe, que tem a permanência certa na Série B.

Guamaré (RN) realiza I Encontro de Bandas Filarmônicas em Baixa do Meio.

Dando continuidade aos festejos em homenagem aos 87 anos da nossa querida Baixa do Meio, a Prefeitura de Guamaré (RN) e a secretaria de Educação e Cultura realizaram o I Encontro de Bandas Filarmônicas de Guamaré. O evento ocorreu na Praça da Juventude na noite da terça-feira (25) e levou muita música, cultura e animação. A vice-prefeita Eliane Guedes, secretários municipais e vereadores prestigiaram o evento.

As bandas chegaram à Praça da Juventude em desfile tocando todas juntas! Um belo espetáculo que chamou a atenção de todos os presentes. “O Encontro de Bandas Filarmônicas era um sonho antigo e tem o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimento entre as bandas participantes e valorizar a cultura em nosso município”, explica o coordenador de Cultura de Guamaré, Caio Farias.

A Big Band Jerimum Jazz da Escola de Música da UFRN foi a convidada especial que abriu a programação da noite. As bandas que participaram do I Encontro de Bandas Filarmônicas de Guamaré foram: Filarmônica Monsenhor Onório – Macau; Filarmônica Flor de Cactus – Pendências; Filarmônica Adalto Lopes – Poço Branco; Banda Orqustra Jovem – Assu.

A programação alusiva aos 87 anos de Baixa do Meio encerra nesta quarta-feira (26), com o desfile cultural das escolas pelas ruas do distrito até o largo do estádio de futebol. O desfile terá como tema da Copa do Mundo 2022 no Catar.

Copa do Mundo pode gerar incremento de R$ 80 milhões no comércio do RN.

A Copa do Mundo de Futebol pode gerar um incremento para o comércio de até R$ 70 milhões em Natal (RN) e outros R$ 10 milhões em Mossoró (RN), segundo dados da pesquisa mais recente da Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomercio), divulgados ontem quarta-feira (26).

De acordo com a pesquisa do Instituto Fecomercio, em Natal, a estimativa é de que 480 mil consumidores devam ir às compras no mês da Copa do Mundo, com incremento de até R$ 70 milhões. Entre as 600 pessoas ouvidas pela pesquisa, 62,1% pretende fazer alguma compra; 87,9% pretende adquirir uma peça de vestuário ou acessório e 26% alimentos e bebidas.

Rio Grande do Norte terá 592 voos a mais na alta temporada.

O Rio Grande do Norte terá, entre pousos e decolagens, 592 voos a mais na alta temporada no comparativo com 2021/2022. São 864.734 assentos ofertados para o período de dezembro deste ano a fevereiro de 2023. Os números foram divulgados pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur).

O Aeroporto de Natal vai receber, por exemplo, 976 voos da companhia GOL Linhas Aéreas entre dezembro e fevereiro – 15% a mais que no ano anterior. As novidades são o voo direto com saída de Foz do Iguaçu e a retomada do voo direto de Buenos Aires, que estava desativado desde 2020.

As ligações com as cidades de Curitiba, Porto Alegre e Goiânia – que foram iniciadas em junho – terão incremento na alta temporada. Os voos oriundos dessas três cidades subiram de quatro para 12 chegadas mensais. A conexão com Belo Horizonte passará a contar no mês de dezembro com 25 pousos, e com 30 em janeiro.

“A alta temporada de verão 2022/2023 irá aumentar o fluxo de turistas vindos de mercados importantes no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, excluindo a necessidade de conexão para chegar ao Rio Grande do Norte, diminuindo o tempo de viagem e aumentando a atividade econômica e turística da região”, afirma Bruno Balan, gerente de Planejamento Estratégico de Malha Aérea da GOL.

De acordo com a Setur, no total de chegadas no RN, considerando todas as companhias aéreas, são esperados 2.632 voos.

quarta-feira, outubro 26, 2022

Transporte público de Natal funcionará com catraca livre até 19h no domingo de eleição.

A operação do transporte público de Natal para o próximo domingo de eleições (30) foi definida pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU). De acordo com o planejamento, 100% das linhas urbanas operadas por ônibus estarão disponíveis com um incremento de frota em torno de 40% de uma operação típica de um domingo. Quanto aos opcionais, 100% das linhas irão operar.

O horário da operação com transporte gratuito para toda população será das 06h às 19h, com catraca livre, conforme decisão e anúncio do prefeito Álvaro Dias nesta segunda-feira (24). Os horários das linhas da operação especial de domingo estarão disponibilizados no site www.natal.rn.gov.br/sttu na próxima quinta-feira (27).

Ainda na operação para o dia das eleições, a STTU definiu o efetivo de 60 agentes de mobilidade urbana que irão fiscalizar e garantir a fluidez no trânsito, além das equipes de manutenção semafórica que estarão de prontidão para atender qualquer ocorrência na nossa cidade.

Executiva nacional do MDB prorroga mandato de Walter Alves à frente do partido no RN.

A Direção Executiva do MDB prorrogou por mais um ano o mandato do deputado federal e vice-governador eleito Walter Alves à frente do partido no Rio Grande do Norte. A decisão tem validade a partir do dia 4 de novembro deste ano e foi publicada na última segunda-feira (24).

O MDB no Rio Grande do Norte é o partido com o maior número de filiados, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos. A sigla é presidida por Walter Alves e o vice-presidente é o ex-senador Garibaldi Filho.

Em publicação nas redes sociais, Walter Alves disse que vai continuar trabalhando para fortalecer o partido. “Ao lado do ex-senador Garibaldi, vamos continuar à frente do maior partido do estado. Agradeço a confiança de todos. Estamos juntos para fortalecer ainda mais o nosso partido”, escreveu.

Perícia da PF vê indícios de que Roberto Jefferson premeditou ataque a policiais.

Perícia realizada nesta segunda-feira (24) pela Polícia Federal aponta indícios de que Roberto Jefferson (PTB) premeditou a reação violenta contra o delegado e agentes que foram à sua casa no domingo cumprir uma ordem ministro Alexandre de Moraes.

A suspeita é a de que o ex-deputado montou o cenário após sua filha ter, na sexta (21), divulgado nas redes sociais vídeo em que ele xinga Cármen Lúcia, ministra do STF, associando-a a termos como “prostitutas”, “arrombadas” e “vagabundas”.

O laudo da perícia deve ficar pronto nos próximos dias. A PF ainda tenta identificar se Jefferson fez o vídeo de propósito para provocar sua prisão ou se a premeditação ocorreu após a repercussão. Entre os elementos encontrados está um tripé para gravação de imagens e fita adesiva utilizada nas granadas.

A perícia também encontrou marcas de 60 tiros de fuzil. Em depoimento, o político citou mais de 50, além de três granadas. Cumprindo prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica, o ex-deputado voltou a ser preso na noite deste domingo (23) após disparar tiros e atirar granadas contra policiais federais que foram à sua casa, em Levy Gasparian (RJ), cumprir ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

Ele feriu dois policiais e foi indiciado sob suspeita de quatro tentativas de homicídio contra policiais. A decisão de prisão foi dada porque o ex-deputado descumpriu medidas impostas pelo STF em uma ação penal em que ele é réu por sob acusação de calúnia, incitação ao crime de dano contra patrimônio público e homofobia. Ele estava proibido de dar entrevistas, receber visitar e usar redes sociais.

Em um primeiro momento, o presidente Jair Bolsonaro criticou tanto a reação de Jefferson como as decisões do STF. Horas depois, após a repercussão do caso, passou a chamar ok aliado de “bandido” e prestou solidariedade aos policiais feridos.

Internação de bebês por desnutrição atinge maior nível em 13 anos.

Em 2021, as internações de bebês com menos de 1 ano de idade chegaram ao maior nível em 13 anos, segundo estudo divulgado hoje (26) pelo Observatório de Saúde da Infância (Observa Infância), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os pesquisadores se basearam em dados do Sistema de Informações Hospitalares (SIH), que apontam 2.979 hospitalizações nessa faixa etária ao longo do ano passado, o que equivale a oito por dia.

A pesquisa alerta ainda para um possível agravamento da situação este ano, já que até 30 de agosto a taxa média diária de hospitalizações era de 8,7 por dia, o que representa um crescimento de 7% em relação ao patamar atingido no ano passado.

O coordenador do Observa Infância e pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), Cristiano Boccolini, aponta diversas causas que podem estar ligadas a essa piora na desnutrição de bebês, como a alta acumulada no preço dos alimentos, o aumento da informalidade no trabalho e a redução da renda dos trabalhadores. Ele avalia que esses problemas afetam o acesso aos alimentos e o aleitamento materno.

"Às vezes, a mulher tem que conseguir um bico ou um trabalho, um subemprego, ou um trabalho em condições informais ou mesmo formais, mas que não dispõe mais da licença maternidade de 4 meses, férias etc, ou não dispõe de nenhuma rede de proteção que ampare ela a manter o aleitamento materno, e acaba tendo que comprar leites ou fórmulas", explica o pesquisador.

"Tem uma situação também que é ambiental, de acesso a saneamento básico e a água potável, que não vem melhorando no país. Então, essas crianças estão expostas a esgoto a céu aberto, água em condições inadequadas para consumo, e isso expõe elas a infecções. E infecções como pneumonias e diarreias podem agravar um quadro já existente ou instalar um quadro de desnutrição",disse o pesquisador.

O estudo mostra ainda que, a cada três internações de bebês menores de 1 ano por desnutrição, duas são de bebês negros. Esse dado considera apenas as internações em que foi informada a raça/cor dos bebês e as hospitalizações que ocorreram entre janeiro 2018 e agosto de 2022. A pesquisa alerta que há problemas no registro dessa informação, já que uma em cada três internações não informa a raça/cor do bebê.

“Ainda precisamos melhorar muito a identificação por raça e cor nos nossos sistemas de informação, mas, com os dados que temos, é possível afirmar que temos uma proporção maior de crianças pretas e pardas internadas por desnutrição”, disse Boccolini.

O pesquisador lembra que a taxa de hospitalizações por desnutrição a cada 100 mil bebês nascidos vivos tem aumentado no Brasil desde 2016, e a alta acumulada em 2021 já representa um aumento de 51% em relação a 2011. Em 2021, o Brasil teve 113 internações para cada 100 mil bebês nascidos vivos, proporção que era de 75 por 100 mil em 2011.

Adolescente de 16 anos vítima de exploração sexual é resgatada de casa de prostituição em João Câmara/RN.

Uma adolescente de 16 anos vítima de exploração sexual foi resgatada de uma casa de prostituição em João Câmara, no Agreste potiguar, na noite de ontem terça-feira (25).

A operação foi conduzida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), que também prendeu a gerente do estabelecimento e conduziu os envolvidos para a Polícia Civil.

O caso aconteceu na altura do km 102 da BR 406. Os policiais não informaram há quanto tempo a vítima trabalhava no local.

Ainda de acordo com a corporação, a gerente do estabelecimento deverá responder pelo crime de submeter criança ou adolescente à prostituição ou à exploração sexual.

Selfie com rivais, gol "retirado" e presente de Weverton: Endrick tem noite inesquecível no Palmeiras.

O dia 25 de outubro de 2022 ficará marcado na vida de Endrick. Apenas em seu quarto jogo como profissional, o garoto foi decisivo para a vitória do Palmeiras de virada por 3 a 1 sobre o Athletico-PR, na Arena da Baixada. O resultado dá a chance de o Verdão conquistar o Brasileiro nesta quarta.

Após ir para o intervalo perdendo por 1 a 0, Abel Ferreira decidiu voltar de cara com o centroavante de 16 anos de idade. Ele nunca havia entrado tão cedo e teria de ajudar em um cenário adverso, já que o Verdão terminou o primeiro tempo afoito, sem criar tanto perigo aos reservas do Furacão.  

Antes dos dez minutos, Endrick já tentou uma jogada em que caiu pedindo pênalti, mas aos 13 começou a se tornar o nome do jogo. Ele aproveitou o vacilo de Pedro Henrique, que estava com a bola dominada, e iniciou o lance que resultou no empate e na "polêmica" da noite.

Endrick e Gustavo Scarpa praticamente dividiram na hora da finalização, e o atacante saiu festejando muito o que seria seu primeiro gol como jogador profissional. Mas ele acabou retirado minutos depois do jogo, já que o árbitro colocou na súmula Scarpa como o autor do gol. 

A partir da sua entrada na vaga de Mayke, o jovem atacante se tornou a referência, Dudu passou a jogar aberto pela direita, Rony saiu do meio e foi para a esquerda, de onde cruzou para então sem nenhuma dúvida o camisa 16 marcar o gol da virada.

Enfim, o recorde estava garantido: ele se tornara o jogador mais jovem a marcar na história do Palmeiras. 

Novamente muita festa para o novo xodó alviverde, abraçado por seus companheiros e membros da comissão técnica no banco de reservas da Arena da Baixada.

Gustavo Gómez ainda fechou o placar em 3 a 1, mas a noite era do menino que caiu nas graças até dos rivais. Após a vitória, ele parou para tirar selfies com torcedores do Athletico-PR, no gramado da Arena da Baixada.

TSE responsabiliza emissoras por inserções de propaganda.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) respondeu, na manhã desta quarta-feira (26), as denúncias que a campanha de Jair Bolsonaro fez de que rádios, especialmente no Nordeste, deixaram de veicular mais de 150 mil inserções de suas propagandas eleitorais. A Corte Eleitoral disse que não é ela quem faz a distribuição do conteúdo.

“Compete às emissoras de rádio e de televisão cumprirem o que determina a legislação eleitoral sobre a regular divulgação da propaganda eleitoral durante a campanha”, escreveu o TSE em comunicado. “É importante lembrar que não é função do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) distribuir o material a ser veiculado no horário gratuito. São as emissoras de rádio e de televisão que devem se planejar para ter acesso às mídias e divulgá-las.”

A Corte Eleitoral conclui ser papel dos canais de rádio e TV de todo o país manter contato com o pool de emissoras, recebe as mídias encaminhadas pelos partidos em formato digital e que gera os sinais para todo o país.

Mais cedo, o TSE exonerou o encarregado pelas inserções no horário eleitoral. Alexandre Gomes Machado, que trabalhava como assessor de gabinete da Secretaria Judiciária da Secretaria-Geral da Presidência, prestou depoimento à PF e disse acreditar que sua saída se deu às seguidas críticas às falhas da fiscalização e do acompanhamento destas inserções, que viriam ao menos desde 2018.

Cartilha traz orientações sobre proteção de dados de celular.

O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) disponibilizou, gratuitamente, na internet, uma publicação com dicas de segurança e orientações sobre o que fazer em caso de furto ou roubo de telefones celulares.

Lançado na última terça-feira (25), o fascículo Furto de Celular integra a Cartilha de Segurança para a Internet e orienta os usuários a configurar seus aparelhos de forma a dificultar o acesso de terceiros a dados sensíveis armazenados na memória do telefone, como senhas de acesso a bancos e redes sociais.

As recomendações vão do uso de senha para proteger o chip e da ativação da geolocalização à lembrança da importância de quem tem seu aparelho furtado, roubado ou extraviado solicitar à operadora telefônica que desative e bloqueie o telefone, além de fazer um boletim de ocorrência, notificar as instituições financeiras cujos aplicativos tenham sido instalados no aparelho.

Vinculado ao Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), o centro de estudos foi criado com a missão de realizar estudos e apresentar propostas que ampliem a segurança no uso de ferramentas tecnológicas de acesso à rede mundial de computadores. Além das cartilhas de orientação, o Nic.br também oferece, na internet, vídeos curtos com mais instruções sobre como reforçar a segurança e adotar boas práticas no ambiente digital. 

Com Libertadores como alvo, Corinthians e Fluminense jogam em Itaquera.

Corinthians e Fluminense medem forças, a partir das 21h45 (horário de Brasília) desta quarta-feira (26) na Neo Química Arena, em busca de importantes pontos para a classificação direta para a fase de grupos da próxima Copa Libertadores. A Rádio Nacional transmite a partida ao vivo.

Na verdade o Timão e o Tricolor protagonizam um reencontro, após as duas equipes disputarem uma das semifinais da atual edição da Copa do Brasil, disputa que foi vencida pela equipe do Parque São Jorge.

Ocupando a 4ª posição da classificação com 57 pontos, o Corinthians tem certo favoritismo na partida válida pela 34ª rodada da competição, em especial por contar com o apoio de sua fiel torcida.

Se o Corinthians vem de vitória, o Fluminense vem de empate com o Botafogo. O resultado deixou a equipe comandada pelo técnico Fernando Diniz na 5ª posição com 55 pontos. E o grande destaque do Tricolor na partida foi o atacante Matheus Martins, que tem grandes possibilidades de voltar a receber uma oportunidade na equipe titular. Caso isso aconteça, Fernando Diniz deve mandar a campo: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Manoel e Calegari (Cris Silva); André, Martinelli e Ganso; Matheus Martins (Yago Felipe), Arias e Cano.

TSE exonera servidor responsável por inserções da propaganda eleitoral.

Em meio à denúncia da campanha de Jair Bolsonaro sobre ter sido prejudicado em inserções nas rádios, o Tribunal Superior Eleitoral decidiu exonerar o servidor Alexandre Gomes Machado, assessor de gabinete da Secretaria Judiciária da Secretaria-Geral da Presidência.

Machado exercia a função de Coordenador do Pool de Emissoras, sendo o responsável pelo recebimento dos arquivos com as peças publicitárias e sua disponibilização no sistema eletrônico do TSE, para que sejam baixadas pelas emissoras de rádio e TV.

Mega-Sena sorteia nesta quarta prêmio acumulado em R$ 115 milhões.

A Mega-Sena sorteia, nesta quarta-feira (26), um prêmio acumulado e estimado em R$ 115 milhões.

As seis dezenas do concurso 2.533 serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, na cidade de São Paulo.

As apostas podem ser realizadas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.

A aposta simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.

A 4 dias das eleições, Papa pede: 'Que Nossa Senhora livre o brasileiro do ódio'.

O Papa Francisco se dirigiu ao Brasil, nesta quarta-feira, durante a tradicional audiência geral que acontece na Praça São Pedro, no Vaticano. Ao final do compromisso semanal com os fiéis, o pontífice afirmou que pede à Nossa Senhora Aparecida que livre os brasileiros do ódio. A declaração foi dada pelo chefe da Igreja Católica durante a tradicional saudação que faz, em vários idiomas, a peregrinos presentes no encontro.

Ao fazer referência à padroeira brasileira, Francisco afirmou rezar para que a santa livre a população da violência e do sentimento de intolerância. Apesar de não fazer declaração direta ao processo eleitoral do país, a fala do líder argentino acontece a quatro dias do segundo turno das eleições presidenciais, momento em que pelo menos dois ataques políticos são registrados por dia.  

Durante a campanha eleitoral, lideranças católicas têm sido alvo de episódios violentos motivados por convicções políticas. Na semana passada, um padre foi hostilizado por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro enquanto celebrava a missa, no Paraná. Nas redes sociais, o cardeal Dom Odilo Pedro Scherer também foi atacado por bolsonaristas por usar uma veste sacerdotal de cor vermelha.

Confira a agenda dos candidatos à Presidência para esta quarta (26/10).

Esta é a agenda dos dois candidatos à Presidência para esta quarta-feira (26). Ambos cumprem agenda na Região Sudeste. O segundo turno da eleição será no próximo domingo, dia 30 de outubro.

Jair Bolsonaro (PL): Pela manhã cumpre agenda no município mineiro de Teófilo Otoni, onde desembarca às 8h30. Em seguida tem encontro com lideranças políticas e, às 10h30 faz comício na Praça Tiradentes. De lá, o candidato à reeleição segue para Uberlândia, onde tem encontro, às 14h15, com prefeitos e lideranças no Sindicato Rural da cidade. Às 15h30, faz comício no Sindicato Rural.

Lula (PT): às 9h, concede entrevista à Rádio Mix Manaus 100.7 FM.

Homem é morto a tiros em via pública na zona Norte de Natal/RN.

Peter Frantton Horrara de Souza, de 33 anos, foi morto a tiros na rua Antônio Fausto de Oliveira, no bairro Lagoa Azul, zona Norte de Natal. Segundo o 4º Batalhão da Polícia Militar, acionado ao local, a vítima foi encontrada ao chão ao lado de uma moto após moradores locais ouvirem disparos de arma. O caso aconteceu na noite de terça-feira (25), por volta das 19h, e até o momento ninguém foi preso.

A Polícia Militar informou que a moto encontrada próximo ao corpo de Peter Frantton Horrara de Souza pertencia a um amigo da vítima. Em depoimento à PM, o dono do veículo, que teve sua identidade preservada, informou que Peter pediu sua moto emprestada no dia do crime para resolver um problema. Momentos depois, ocorreu o crime.

Ainda não há informações sobre as motivações da ação criminosa ou quantos suspeitos estão envolvidos. O Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) esteve na área do crime para realizar o recolhimento do corpo e demais procedimentos necessários. O caso foi encaminhado e será investigado pela Divisão Especializada em Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil.

terça-feira, outubro 25, 2022

Plataforma Gov.br apresenta instabilidade nesta terça-feira.

A plataforma Gov.br registra instabilidade na manhã desta terça-feira (dia 25). O acesso a serviços como o site e o aplicativo Meu INSS ou o app Carteira de Trabalho Digital — que exigem acesso com senha e login registrados no sistema do governo federal — estão fora do ar, assim como o aplicativo Conecte SUS.

No site Downdetector, que monitora falhas na internet, houve um pico de relatos de problemas em serviços como Dataprev, Ecac e Receita Federal por volta das 11h. A instabilidade do sistema continua durante a parte da tarde. Ao tentar efetuar o login na plataforma por volta das 14h, o site exibiu uma mensagem de manutenção. O governo federal ainda não esclareceu as razões do problema.

A Comissão de Direito Previdenciário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) emitiu um alerta nesta manhã relatando o problema. A entidade menciona um possível incidente de segurança.

PF abre novo inquérito para investigar ameaça de morte a Lula recebida por e-mail.

A Polícia Federal abriu um novo inquérito para apurar uma ameaça de morte ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT ao Palácio do Planalto. A investigação foi aberta a pedido da equipe de polícias federais que faz a segurança do petista na campanha, chefiada pelo delegado Andrei Rodrigues, a partir de um e-mail enviado ao Instituto Lula. 

Em mensagem recebida no e-mail do instituto no dia seguinte ao primeiro turno, em 3 de outubro, uma pessoa afirma que espera Lula na sede do instituto para matá-lo com oito tiros de revólver 357. O caso é apurado pela superintendência da PF em São Paulo.

A PF já havia aberto dois inquéritos anteriores para investigar ameaças feitas ao petista no primeiro turno. Um deles é apurado em Santa Catarina, onde o empresário bolsonarista Luiz Henrique Crestani usou seu perfil no Instagram para publicar um vídeo praticando tiro ao alvo a uma imagem de Lula. O caso foi relevado pela colunista Malu Gaspar. 

O terceiro tramita na Polícia Civil de São Paulo e verifica a conduta do empresário José Sabatini. Em um vídeo, Sabatini aparece lambendo o cano de uma arma longa enquanto está dentro de um carro e diz o nome do presidente Jair Bolsonaro (PL). O mesmo empresário foi investigado em 2021 por divulgar um vídeo na internet onde ameaçava Lula e atirava várias vezes contra alvos.

O andamento dos inquéritos é acompanhado pelos policiais que atuam na proteção de Lula durante a campanha.