sexta-feira, novembro 25, 2022

Neymar e Danilo não jogam mais pela Seleção na primeira fase da Copa do Mundo.

O lateral-direito Danilo e o atacante Neymar estão fora dos próximos dois jogos da Seleção na primeira fase da Copa do Mundo do Catar. O Brasil enfrenta a Suíça na segunda-feira, às 13h (de Brasília) e Camarões, na sexta, às 16h.

A dupla fez exames de imagem na manhã dessa sexta-feira e já iniciou sessões de fisioterapia. Danilo sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo, enquanto o problema de Neymar foi no tornozelo direito.

PF apreende grande quantidade de cigarros contrabandeados no Rio Grande do Norte.

A Polícia Federal, com o apoio da Força-Tarefa de Segurança Pública de Mossoró e dos Grupos Táticos Operacionais da Polícia Militar de Mossoró e Assu, apreendeu grande quantidade de cigarros estrangeiros na manhã desta sexta-feira (25/11), em um atracadouro clandestino na cidade de Porto do Mangue/RN, na Micro Região do Vale do Açu. Não houve prisões.

Além do material contrabandeado, no local também foram apreendidas duas carretas, uma embarcação pesqueira e dois veículos automotores utilizados na atividade ilícita.

A estimativa inicial, uma vez que a totalização ainda não foi concluída, é de mais de 1,3 milhão de maços de cigarros recolhidos, se configurando uma das maiores apreensões ocorridas no Brasil. em 2022 

A mercadoria e os veículos serão encaminhados à Receita Federal. As investigações visando identificar a prender os autores da prática criminosa ficarão a cargo da Delegacia da PF em Mossoró.

Instituto de Medicina Tropical confirma circulação de novas variantes do vírus da Covid-19 no Rio Grande do Norte.

O Instituto de Medicina Tropical (IMT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) confirmou a circulação de duas novas variantes do vírus SARS-CoV-2, da Covid-19, no Rio Grande do Norte.

A análise de 32 amostras positivas para a doença nas cidades de Natal e Parnamirim, no período de 21 de outubro a 17 de novembro de 2022, apontou que mais da metade era de novos tipos de variantes, sendo 16 da BQ.1 e duas amostras da nova cepa BN.1.5.

“Há um indicativo de que as novas variantes são mais transmissíveis, se observarmos a quantidade de novas variantes nas amostras analisadas e o aumento recente da quantidade de pessoas com covid-19”, considera Selma Jerônimo, diretora do IMT-UFRN

Com o aumento de casos de covid-19, a médica reforça a importância de manter o calendário vacinal em dia, utilizar máscaras em locais fechados, além das demais medidas de biossegurança, como a higiene frequente das mãos.

O serviço de vigilância genômica realizado pelo IMT-UFRN ocorreu em parceria com o Instituto Butantã e o Getúlio Sales Diagnósticos. Além das novas cepas, 14 amostras apontaram para a circulação da variante BA.5, que já era encontrada no estado desde maio de 2022.

Os sequenciamentos e análises dos dados foram realizados pelos pesquisadores Francisco Freire Neto e Diego Gomes Teixeira, que detectaram a primeira amostra positiva para a nova variante BQ.1 em 8 de novembro.

Ataque em escolas deixa três mortos e nove feridos em Aracruz, no ES.

Um ataque a duas escolas deixou três mortos e outros nove feridos em Aracruz, no Espírito Santo, nesta sexta-feira (25).

Os disparos aconteceram por volta das 9h30 na Escola Estadual Primo Bitti e uma escola particular na mesma via que fica em Praia de Coqueiral, 22 km do centro da cidade. Aracruz, onde o ataque aconteceu, fica a 85 km ao norte da capital. 

A informação preliminar, segundo um policial militar que está no local, é de quem jovem seja o autor dos disparos. Não há informação da identidade do atirador.

Segundo a polícia, ele teria invadido a escola com uma pistola e feito vários disparos. Na ação, ele invadiu a sala dos professores, onde seguiu atirando. Na unidade, duas pessoas foram mortas. 

O atirador deixou o local de carro e seguiu para uma escola particular que fica na região. Na unidade, que não teve o nome divulgado, ele deixou cinco pessoas feridas e uma pessoa morta.

A identidade e idade das vítimas não foi divulgada. Segundo os bombeiros, uma delas teve de ser resgatada pelo helicóptero ao hospital.

Após o segundo ataque, o atirador fugiu em um carro. A polícia faz buscas na região.

Polícia usa tratores para retirar bolsonaristas golpistas que bloqueiam acesso a Aeroporto de Viracopos.

Manifestantes bolsonaristas que não aceitam o resultado das eleições presidenciais bloquearam o acesso ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), na manhã desta sexta-feira (25). A Polícia Militar foi acionada e utilizou uma retroescavadeira para remover o bloqueio ilegal e liberar a via.

Segundo o G1, “os manifestantes deixaram a via quando as viaturas chegaram e que as máquinas utilizadas na remoção da barricada da pista foram cedidas pelo aeroporto. De acordo com o terminal, não houve impacto nos voos por conta da ocorrência”.

De acordo com o UOL, o terminal aeroportuário “confirmou que a via foi bloqueada por volta das 4h30 com ‘barreiras de paletes pelos manifestantes golpistas’, mas que as barreiras tinham sido retiradas às 7h30”.

Diretor-Geral da PRF, Silvinei Vasques, vira réu por improbidade.

A Justiça Federal do Rio de Janeiro transformou em réu nesta sexta-feira (25), o diretor da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasques.

O pedido havia sido feito pelo Ministério Público para que ele respondesse por improbidade administrativa depois de fazer uso indevido do cargo durante as eleições e de, inclusive, ter pedido de forma irregular votos para o presidente derrotado Jair Bolsonaro (PL).

A decisão foi do juiz federal do Rio, José Arthur Diniz Borges, que atendeu pedido do procurador Eduardo Benones, do MPF. Em outro pedido, Benones pede ainda que Silvinei seja afastado do cargo por 90 dias. Com relação a isso, o juiz afirmou que primeiro quer ouvir o Diretor Geral, dar um prazo de 30 dias, para depois tomar uma decisão.

Mandado de citação

“Determino a expedição de mandado de citação da parte ré para oferecimento de defesa, no prazo de 30 (trinta) dias, nos termos do art. 17, §7º da Lei nº 8.429/92. Após, voltem-me conclusos, inclusive para apreciação da medida cautelar requerida”.

Prazo para pedir reaplicação do Enem termina nesta sexta (25).

Termina nesta sexta-feira (25) o prazo para pedir a reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Pode solicitar reaplicação quem perdeu alguma das aplicações dos dias 13 e 20 de novembro, por problemas logísticos, como falta de energia no local de aplicação, ou sintomas de doenças infectocontagiosas, como covid-19.

No caso de ausência por sintomas de doenças, o candidato vai ter que comprovar com um atestado médico. Em relação a problemas logísticos, as solicitações vão ser avaliadas de acordo com as possíveis intercorrências registradas.

Agora, quem faltou às provas por outras razões que não estão previstas no edital, não tem direito à reaplicação.

No caso de ausência por sintomas de doenças, o candidato vai ter que comprovar com um atestado médico. Em relação a problemas logísticos, as solicitações vão ser avaliadas de acordo com as possíveis intercorrências registradas.

Agora, quem faltou às provas por outras razões que não estão previstas no edital, não tem direito à reaplicação.

Polícia Civil deflagra 10ª fase da Operação “Sucata” contra receptação de fios de cobre no RN.

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN), em conjunto com o Corpo de Bombeiros e com a Secretaria de Tributação (SET/RN), deflagrou, nesta quarta-feira (23), a 10ª fase da Operação Sucata, com o objetivo de fiscalizar ferros-velhos e empresas de reciclagem, reprimindo a receptação de materiais comercializados nestes estabelecimentos, em especial os fios de cobre, alvos de furtos nos últimos meses no Estado. Ao longo das diligências, foram fiscalizados quatro estabelecimentos nas cidades de Natal e João Câmara. Em Natal, as ações ocorreram nos bairros de Cidade Nova, Cidade Alta e Felipe Camarão.

Durante as inspeções, dois homens foram conduzidos à delegacia, sendo lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência, por receptação culposa de material de cobre, e uma prisão em flagrante, por furto de energia. 

Também foram realizadas autuações administrativas, com aplicações de multas pelo Fisco Estadual e pelo Corpo de Bombeiros. Além das instituições públicas mencionadas, a operação também contou com a colaboração das empresas de telefonia móvel e Companhia Energética do Rio Grande do Norte.

A Operação Sucata, iniciada em 2019, já fiscalizou, até essa fase, 53 estabelecimentos, resultando na apreensão de 600 kg de fios de cobre furtados e na prisão de 15 suspeitos de receptação.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Nesta sexta (25) tem acendimento da Árvore de Mirassol em Natal (RN).

O maior projeto cultural do Estado dá sua largada oficial nesta sexta-feira (25) com o acendimento da árvore símbolo do Natal em Natal (RN), no Mirassol. Cultura, lazer e forte incremento à economia criativa da cidade são marcas do Natal em Natal, promovido pela Prefeitura do Natal, com programação de novembro a janeiro reunindo música, dança, gastronomia e artesanato em todas as regiões da cidade. As atrações vão desde a música erudita ao forró, passando pelo rock alternativo, hip hop, artes urbanas, samba, festivais e espetáculos.

Nesta sexta-feira (25), no acendimento da Árvore de Mirassol, às 19h, o Natal em Natal tem início oficialmente, com apresentação de Antônio Nóbrega (21h), comemorando 50 anos de carreira e 70 de idade. Além dele, tem apresentação do Pastoril Cabeceiras (20h) e os convidados Khrystal, Carlos Zens e o naipe de sopro da Banda Sinfônica do Natal, além da presença do cordelista Manoel Cavalcante. 

Durante todo o Natal em Natal, até o mês de janeiro, a  Feirinha da Árvore de Mirassol recebe shows, o melhor do artesanato potiguar e da gastronomia. Nesta sexta-feira tem apresentação dos Canguleiros, a partir das 19h. No sábado (26) tem shows de Aranha (Pirofagia) às 17h30 e fechando a programação musical tem Vic Kabulosa (19h). No domingo (27) é a vez do malabarista Xavier Ruiz (17h30) e Edja Alves (19h).  Na terça-feira (29), em homenagem ao Mês da Consciência Negra, tem o projeto Batalha do Coliseu, a partir das 16h.

Uso obrigatório de máscara em aviões e aeroportos começa nesta sexta (25).

A partir desta sexta-feira (25), o uso de máscaras volta a ser obrigatório em aeroportos e aviões no Brasil. A medida foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária na terça-feira (22) considerando o cenário epidemiológico do aumento da Covid-19 no país.

Caixa libera pagamento do Auxílio Brasil a beneficiários com NIS final 7.

A Caixa Econômica Federal libera, nesta sexta-feira (25) mais uma rodada de pagamentos do Auxílio Brasil. Hoje, recebem o recurso, no valor de R$ 600, os beneficiários com Número de Identificação Social (NIS) final 7.

O auxílio segue o calendário do extinto Bolsa Família, ou seja, sempre nos dez últimos dias úteis do mês e seguindo a ordem do número final do NIS. Assim que cair na conta, o dinheiro poderá ser sacado em terminais de autoatendimento, lotéricas ou agências bancárias da Caixa.

Para aqueles que preferirem, o valor também poderá ser movimentado virtualmente, por meio do aplicativo Caixa Tem. Nele, é possível realizar o pagamento de contas domésticas, boletos ou compras em estabelecimentos com QR Code, como supermercados e farmácias.

O Auxílio Brasil é destinado a famílias com renda per capita de até R$ 100,00, consideradas em situação de extrema pobreza, e aquelas com renda per capita de até R$ 200,00, consideradas em condição de pobreza. Todos os beneficiários são selecionados pelo Ministério da Cidadania através do CadÚnico.

Mutirão nacional permite negociar dívidas até 30 de novembro.

Até a próxima quarta-feira (30), consumidores podem negociar dívidas em atraso com condições especiais por meio do Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira. A ação é uma iniciativa conjunta da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), do Banco Central (BC), da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e de Procons de todo o país.

De acordo com a Febraban, instituições participantes do mutirão oferecem, por exemplo, parcelamentos, descontos no valor da dívida e taxas de juros reduzidas para refinanciamento.

Podem ser negociadas dívidas no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e nas demais modalidades de crédito que estejam em atraso e não possuam bens dados em garantia.

Governo do Estado do RN investe R$ 2,6 milhões para recuperar delegacias.

O Governo do Estado assinou, no dia 23 deste mês, o contrato para manutenção e recuperação das instalações físicas de todas as delegacias da Polícia Civil do Rio Grande do Norte. Com um valor de R$ 2,6 milhões, provenientes de recursos próprios do Estado, o contrato com a J&M Construtora tem vigência de 12 meses.

A governadora Fátima Bezerra avaliou a iniciativa como um passo importante para a Segurança Pública. “A atitude das senhoras e dos senhores à frente dessa área se mostrou assertiva”, disse ela à equipe do setor durante o ato de assinatura da ordem de serviço, na Governadoria.

“O setor de ônibus (transporte) e o de supermercados reconhecem a redução de assaltos. Não sou eu que estou dizendo, são os órgãos que medem os indicadores. Nós estamos diminuindo a violência. Seria muito frustrante para a governadora – e para vocês também – se diante de tudo o que tem sido feito, os índices não estivessem diminuindo”, observou a governadora.

A delegada geral da Polícia Civil do RN, Ana Cláudia Saraiva, informou que as primeiras delegacias contempladas com as obras já estão definidas: plantões Sul e Norte, de Natal, e Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Mossoró.

“Agradeço à governadora a prioridade, porque pela primeira vez é celebrado um contrato para manutenção predial. O governo nos traz a alegria de podermos assinar esse contrato, dentro do planejamento estratégico da polícia civil”, declarou Ana Cláudia, estendendo os cumprimentos ao procurador geral do Estado, Luiz Antônio Marinho; ao secretário de Estado da Infraestrutura, Gustavo Coelho; e ao secretário da Segurança Pública e da Defesa Social, Coronel Araújo.

Ainda da Polícia Civil, estavam presentes à mesa os delegados Herlânio Cruz, Paoulla Maués e Renê Lopes, a diretoria do DER, Natécia Nunes e representando a construtora, Aníbal Macedo.

A expectativa é que ainda em dezembro deste ano se iniciem as melhorias nas estruturas físicas de algumas unidades de Mossoró e Natal.

Estão em reforma a 1ª DP de Mossoró, Delegacia Regional de Currais Novos, 2ª DP de Natal, 7ª DP de Natal e a 1ª DP de Natal (que vai para novas instalações no Centro da Cidade).

Também foram mencionados os projetos da Cidade da Polícia do RN, complexo de delegacias especializadas, que será construído onde atualmente funciona a sede da Polícia Civil no estado (Degepol), no bairro Cidade da Esperança. E a ampliação do Departamento de Proteção a Grupos em Situação de Vulnerabilidade (DPGV), que sai de sete unidades para 19, já com equipes montadas a partir das novas contratações.

RN registra 774 novos casos de Covid nas últimas 24h.

O último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), ontem quinta-feira 24, aponta que 774 novos casos de Covid-19 foram confirmados nas últimas 24 horas, no Rio Grande do Norte.

O boletim ainda informa que não houveram óbitos em um intervalo de 24h.

Com esse novo levantamento, o estado soma 560.704 casos confirmados e 8.487 mortes referentes à Covid.

quinta-feira, novembro 24, 2022

Estado do RN tem 1,5 milhão com a terceira dose em atraso.

Em todo o RN, 1.550.935 pessoas ainda não foram tomar a D3, primeira dose de reforço da vacina contra a covid-19. O número representa 45% daqueles que estão aptos a se vacinarem contra a doença e que estão cadastrados na plataforma RN + Vacinas. A faixa etária para ser imunizado contra o coronavírus aumentou incluindo crianças até 2 anos de idade, sem comorbidades.

Ontem (23), o Rio Grande do Norte recebeu um total de 23 mil doses da vacina da Pfizer pediátrica, destinada à faixa etária de seis meses a 2 anos de idade, sem comorbidades. A boa notícia vem acompanhada de uma constatação considerada preocupante quando se observa o número daqueles que já tomaram as doses de reforço, importantes para fortalecer a imunidade e prevenir que novas variantes ganhem força e provoquem novos surtos.

No estado, 55% do público que já pode se vacinar tomou a 1° Dose Reforço, chamada D3. Eles somam 1.752.513, faltando ainda 1.550.935. Consequentemente, a quantidade dos que tomaram a 2ª Dose Reforço, ou quarta dose (D4), é menor: apenas 716.716 pessoas, o que equivale a 22%.

Tarifa de energia terá crescimento médio de 5,6% em 2023, aponta Aneel.

A tarifa de energia terá crescimento médio de 5,6% em 2023, de acordo com estimativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O número foi divulgado ontem quarta-feira (23/11), durante reunião com membros da equipe de transição de governo.

Segundo o relatório apresentado, que também foi publicado nas páginas oficiais da Aneel, o aumento médio na tarifa da energia elétrica será de 5,6%, mas também pode ser influenciado conforme as distribuidoras de energia.

Câmara endurece pena para uso de celular dentro de presídios.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (23) um projeto de lei que endurece as penas para o uso de celular dentro de presídios. Como o texto foi alterado, retornará para o Senado.

A proposta prevê pena de prisão de dois a quatro anos para quem, em regime de pena fechado, utilizar, possuir ou fornecer celular ou aparelho similar, como rádio.

Hoje, o Código Penal prevê apenas detenção de três meses a um ano para quem “ingressar, promover, intermediar, auxiliar ou facilitar a entrada de aparelho telefônico de comunicação móvel, de rádio ou similar, sem autorização legal, em estabelecimento prisional”.

O texto determina que a punição vale para o diretor da penitenciária ou o agente público que não proibir o acesso do preso ao aparelho telefônico.

Já o crime de ingressar, promover, intermediar, auxiliar ou facilitar a entrada de celular dentro da penitenciária terá punição de prisão de quatro a seis anos.

A proposta ainda altera a Lei Geral das Telecomunicações para exigir que prestadores de serviços de telecomunicações disponibilizem o acesso irrestrito às informações e às tecnologias para que os responsáveis pelos presídios possam impedir comunicação via rádio.

Caberá à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) regulamentar a medida.

Fórum de Secretários de Desenvolvimento Econômico do RN acontecerá dia 13 e discutirá situação dos municípios.

O Fórum de Secretários de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte vai se reunir no próximo dia 13/12, das 09h às 12h, na Escola de Governo – Centro Administrativo Estadual – em Natal.

Já confirmaram presença o Secretários Estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, o Superintendente do Banco do Nordeste e representantes de outras instituições do gênero.

Também participará a Senadora Zenaide Maia – membro da equipe de TRANSIÇÃO DE GOVERNO Federal que está tratando das áreas de Indústria, Comércio, Serviços e Pequenas Empresas.

A finalidade do encontro é reforçar a composição do Fórum que tem como pauta temas de grande relevância como:

  1. Qual o papel dos municípios na geração de empregos;
  2. Como potencializar as vocações econômicas de cada município;
  3. Novos temas econômicos: energia solar, eólica, o 5G, o empreendedorismo digital, o e-commerce, o turismo de experiência, a busca por produtos orgânicos;
  4. A implantação de distritos industriais nas regiões.

O Fórum Estadual de Secretários de Desenvolvimento Econômico – #DesenvolveRN – foi criado com os seguintes objetivos:

❖ Integrar políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável entre municípios e regiões;         

❖ Facilitar e fomentar a troca de experiências entre secretarias e órgãos municipais relacionados ao desenvolvimento econômico e social;

❖ Facilitar a cooperação para o desenvolvimento sustentável com medidas que tenham sinergia entre municípios – e destes com o Estado e a União;

❖ Mobilizar esforços para reivindicações e causas de interesse do desenvolvimento municipal;

❖ Analisar e discutir o ambiente econômico local e regional para o empreendedorismo, para os setores produtivos e para geração de emprego e renda.

❖ Acompanhar e discutir as políticas estadual e nacional de desenvolvimento.

Vereador Professsor Silvano na luta pela construção da Escola Municipal de Música.

O Vereador Professor Silvano Carlos, apresentou Projeto de Indicação para o Executivo Municipal Criar a Escola Municipal de Música da cidade de João Câmara/RN, conquistando aprovação na última sessão ordinária da Câmara Municipal.

O Parlamentar defende a Criação da Escola de Música, e ressalta “que a música não é uma oportunidade apenas para desenvolver a criatividade. O pensamento lógico e as áreas voltadas para as ciências exatas também   podem ser amplamente beneficiados pelo ensino deste tipo de habilidade nas escolas. E que os alunos que tocam instrumentos musicais frequentemente podem melhorar a coordenação de seu corpo de maneira considerável”.

A Indicação será encaminhada para o Prefeito Municipal, que irá fazer estudo de viabilidade técnica para possibilidade de criação e implantação.

Auxílio Brasil é pago hoje a beneficiários com NIS final 6.

A Caixa Econômica Federal paga hoje (24) a parcela de novembro do Auxílio Brasil aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 6. Essa é a quarta parcela com o valor mínimo de R$ 600, que vigorará até dezembro, conforme emenda constitucional promulgada em julho pelo Congresso Nacional.

A menos que uma nova proposta de emenda à Constituição (PEC) seja aprovada, o valor mínimo do Auxílio Brasil voltará a R$ 400 em janeiro. No último dia 16, o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, entregou PEC ao Congresso, prevendo exceção de R$ 175 bilhões no teto federal de gastos, que permitiria a manutenção do valor em R$ 600 e o pagamento de R$ 150 extras a famílias com crianças de até 6 anos. O programa voltaria a se chamar Bolsa Família.

A emenda constitucional aprovada em julho liberou a inclusão de 2,2 milhões de famílias no Auxílio Brasil. Com isso, o total de beneficiários subiu para 20,2 milhões neste semestre. Tradicionalmente, as datas do Auxílio Brasil seguem o modelo do Bolsa Família, que pagava nos dez últimos dias úteis do mês.

O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas em dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Mega-Sena sorteia hoje prêmio estimado em R$ 50 milhões.

A Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira (24) prêmio estimado em R$ 50 milhões. Este é o segundo concurso da Mega-Semana da República, que oferece oportunidade extra com três sorteios: um realizado na última terça-feira (22), um hoje e um no próximo sábado (26).

As seis dezenas do concurso. 2.542 serão sorteadas a partir das 20h (horário de Brasília) no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, em São Paulo, com transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) em casas lotéricas credenciadas pela Caixa em todo o país ou pela internet. A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 4,50.

PEC fura-teto deve ser protocolada na segunda-feira.

A PEC (proposta de emenda à Constituição) que permite ao presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), furar o teto de gastos para bancar promessas de campanha deve ser protocolada na segunda-feira (28.nov.2022). A expectativa é que o petista viaje a Brasília na próxima semana e ajude a destravar o projeto.

A aprovação da PEC no Congresso até o fim deste ano é a maneira escolhida pelo futuro governo para manter o valor do Auxílio Brasil em R$ 600, com adicional de R$ 150 para famílias com filhos de até 6 anos. A proposta também liberaria R$ 105 bilhões para recompor o orçamento da Farmácia Popular e outros programas.

Lula escalou alguns de seus aliados mais hábeis para articular a aprovação da PEC –entre eles, o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB). No Senado, as conversas são tocadas pelos senadores petistas Wellington Dias (que ainda não tomou posse), Paulo Rocha e Jaques Wagner.

No entanto, o Poder360 apurou que os congressistas querem negociar com quem terá a caneta na mão nos próximos anos. Por isso, o envolvimento de Lula pode ser fundamental para a aprovação.

Premiação da Copa do Mundo 2022: veja valores pagos pela Fifa.

Além do reconhecimento esportivo, muito dinheiro está em jogo na Copa do Mundo 2022. A Fifa vai pagar em premiações no Catar mais do que já pagou em qualquer outra edição da competição.

Os valores a serem pagos por exemplo ao país campeão, ao vice e ao terceiro colocado foram divulgados pela Fifa em um evento realizado em abril deste ano. A entidade vai desembolsar mais de R$ 2 bilhões em premiações, 10% a mais do que na Copa da Rússia.

O campeão da Copa do Catar vai receber um prêmio de US$ 42 milhões, o equivalente a cerca de R$ 226 milhões na cotação atual. O vice fica com US$ 30 milhões (R$ 161 milhões), enquanto o terceiro e quarto colocados levam US$ 27 milhões (R$ 15 milhões) e US$ 17 milhões (R$ 91,5 milhões).

Veja as premiações da Copa do Mundo 2022

  • Campeão: US$ 42 milhões (R$ 225 mi)
  • Vice: US$ 30 milhões (R$ 160 mi)
  • 3º: US$ 27 milhões (R$ 144 mi)
  • 4º: US$ 25 milhões (R$ 133 mi)
  • Quartas: US$ 17 milhões (R$ 90 mi)
  • Oitavas: US$ 13 milhões (R$ 70 mi)
  • Fase de grupos: US$ 9 milhões (R$ 48 mi).

Moraes nega o pedido do PL e condena o partido a pagar multa de quase R$ 23 milhões.

O presidente do TSE, Alexandre Moraes, indeferiu ontem quarta-feira (23) o pedido do PL para anular o segundo turno das eleições deste ano. Na decisão, o ministro condenou que o partido de Jair Bolsonaro a pagar uma multa de quase R$ 23 milhões. O PL apresentou na terça-feira (22) um relatório apontando supostas inconsistências em seis modelos de urnas usados no pleito e defendeu que parte dos votos fosse anulada.

“Ora, as mesmas urnas eletrônicas, de todos os modelos em uso, foram empregadas por igual tanto no Primeiro Turno como no Segundo Turno das Eleições 2022, sendo impossível dissociar ambos dos períodos de um mesmo pleito eleitoral”, disse Moraes na decisão divulgada nesta quarta-feira, ao argumentar que há uma inépcia inicial no pedido.

“Assim, nos termos do art. 81, caput, do CPC, CONDENO A AUTORA POR LITIGÂNCIA DE MÁFÉ, À MULTA DE R$ 22.991.544,60 (vinte e dois milhões, novecentos e noventa e um mil, quinhentos e quarenta e quatro reais e sessenta centavos), correspondentes a 2% (dois por cento) do valor da causa aqui arbitrado”, escreveu o presidente do TSE na decisão.

O presidente do TSE também determinou o bloqueio e a suspensão dos fundos partidários da coligação de Bolsonaro até o pagamento da multa, assim como a instauração de procedimento administrativo sobre “eventual desvio de finalidade na utilização da estrutura partidária, inclusive do Fundo Partidário, em especial no que se refere às condutas de Valdemar Costa Neto e Carlos Rocha” — autor do estudo do Instituto Voto Legal.

Brasil estreia na Copa nesta quinta; rodada ainda tem jogos de Uruguai, Suíça e Portugal.

Quatro partidas movimentam o quinto dia de Copa do Mundo do Catar nesta quinta-feira (24), com destaque para as estreias de Brasil, Uruguai e Portugal.

O dia começa com o jogo de abertura do Grupo G, entre Suíça e Camarões, às 7h (horário de Brasília), no Estádio Al Janoub. Às 10h (horário de Brasília), o Uruguai encara a Coreia do Sul no Estádio Cidade da Educação, em partida válida pelo Grupo H.

Liderada em campo por Cristiano Ronaldo, que nesta semana deixou o Manchester United, Portugal e Gana medem forças às 13h (horário de Brasília) no Estádio 974, no jogo restante do Grupo H.

Em busca do hexacampeonato, a Seleção Brasileira encara a Sérvia às 16h (horário de Brasília), no Estádio Lusail. A equipe que entrará em campo ainda é mistério, mas o técnico Tite dá indícios que optará por uma formação mais ofensiva.

Até o momento, o único anúncio feito pelo treinador sobre o time do Brasil diz respeito ao zagueiro Thiago Silva, que foi anunciado como capitão da equipe.

Com os jogos desta quinta, chega ao fim a primeira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo.

Escolas públicas de Natal e do RN não terão aulas em horários de jogos do Brasil na Copa do Mundo.

As escolas da rede pública municipal de Natal e estadual do Rio Grande do Norte não terão aulas nos horários dos jogos do Brasil na Copa do Mundo. A decisão foi comunicada pelas secretarias de educação.

Um ofício enviado pela pasta municipal comunica que as aulas matutinas permanecerão no horário normal e que os turnos vespertinos e noturno (EJA) não terão aulas, “cabendo aos professores encaminhar atividades pedagógicas para o estudante trazer em momento posterior”.

Segundo a pasta, a decisão é baseada no Decreto Municipal 12.682, publicado nesta quarta-feira (23), que estabelece critérios de funcionamento nas repartições públicas de Natal durante os jogos.

A Secretaria Estadual de Educação informou que as aulas do turno vespertino no dia dos jogos do Brasil estarão suspensas. “As escolas deverão buscar repor esse horário dentro do calendário letivo”, informou a pasta.

Os jogos do Brasil na fase de grupos da Copa do Mundo do Catar serão nesta quinta-feira (24), às 16h, na segunda-feira (23), às 13h, e no dia 2 de dezembro, novamente às 16h.

PM do RN é única ausente em encontro com Moraes.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, e comandantes da Polícia Militar dos estados se reuniram ontem, em Brasília. Por cerca de 5 horas, Moraes e os representantes de 26 das 27 unidades federativas discutiram as ações que as forças de segurança pública dos estados e do Distrito Federal realizaram durante as eleições gerais de 2022. Somente a PM do Rio Grande do Norte não foi e não mandou representante.

De acordo com a assessoria da Polícia Militar potiguar, o comandante, Coronel Alarico Azevedo, não foi a Brasília “por motivos pessoais, envolvendo uma situação de saúde familiar”.

Segundo o secretário-geral do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais (CNCG), tenente-coronel da Polícia Militar da Bahia, José Luís Santos Silva, a conversa transcorreu em um “clima bem tranquilo, amistoso”. Silva disse à Agência Brasil que o encontro foi solicitado por Moraes e também serviu para que fossem avaliadas “ideias para o planejamento de futuras eleições”.

quarta-feira, novembro 23, 2022

Casos graves de covid-19 crescem em todo o país.

O boletim semanal Infogripe - divulgado hoje (23), no Rio de Janeiro, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) - revela um aumento de casos de covid-19 entre os registros de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A situação é observada em todas as regiões do país.

A SRAG é uma complicação respiratória que demanda hospitalização e está associada muitas vezes ao agravamento de alguma infecção viral. O paciente pode apresentar desconforto respiratório e queda no nível de saturação de oxigênio, entre outros sintomas.

Os dados atualizados apontam que - nas últimas quatro semanas epidemiológicas - a covid-19 estava relacionada a 61,8% dos casos de SRAG com resultado positivo para alguma infecção viral. O vírus sincicial respiratório (VSR) representou 16,3% e a influenza A, 6,2%. No entanto, quando se observa apenas os quadros de SRAG que evoluíram a óbito, 93,3% estão associados à covid-19.

Novas unidades de Restaurante Popular já estão em funcionamento em 15 municípios.

Mais uma etapa do reordenamento do Programa Restaurante Popular, do Governo do Estado e executado pela Sethas, foi concluída dia 18 de novembro com o início de operação de oito novos contratos de prestação de serviços em quinze municípios.

Os novos contratos foram assinados para as unidades de Apodi, Areia Branca, Assu Canguaretama, Ceará-Mirim, Jardim de Piranhas, João Câmara, Jucurutu, Macau, Mossoró, Natal (bairros Pompeia e Planalto), Santa Cruz, Santo Antônio, São José de Mipibu, São Miguel.

A implementação desses novos contratos prevê uma economia anual de R$ 9,1 milhões aos cofres públicos. Tais mudanças já provocaram redução de gastos, movimentação da economia territorial do RN com a aplicação da Lei do Pecafes (Programa Estadual de Compras Governamentais da Agricultura Familiar e Economia Solidária do RN),  maior inclusão de pessoas em vulnerabilidade social além de  regionalização dos cardápios.

As novas licitações com contratos assinados e iniciados dia 18 passado permitem a operação dos serviços nas unidades e dão oportunidade para que novas empresas passem a atuar nos Programas Restaurante Popular, Sopa Cidadã e Café Cidadão.

Hoje (22/11), a secretária da Sethas, Iris Oliveira, e o secretário-adjunto da pasta, Adriano Gomes, participaram de reunião com empresas fornecedoras do Programa Restaurante Popular, cooperativas da agricultura familiar e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf) para tratar sobre a implementação da Lei do PECAFES nos contratos novos.

Participaram também da reunião, pela Coordenadoria Operacional de Desenvolvimento Social (CODES) da SETHAS, a subcoordenadora de Apoio Nutricional, Gilma Bezerra, e a chefe do Grupo Auxiliar de Nutrição, Lorena da Silva Leite.

A Lei do PEFAFES determina que, no mínimo, 30% (trinta por cento) das compras governamentais no RN devem ser oriundas da agricultura familiar e da economia solidária, sendo estes produtos selecionados por meio de chamada pública paralela.

Programas de segurança alimentar e nutricional do Governo do Estado, o Resturante Popular com os novos contratos cumprem uma determinação da governadora Fátima Bezerra em garantir a continuidade dos serviços direcionados à população em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar e nutricional.

Com estes novos contratos, a Sethas conclui 12 contratos licitados, sendo quatro finalizados em 2021 nas unidades de Pau dos Ferros, São Paulo do Potengi, Parnamirim (Santos Reis) e Parelhas. A licitação dos 16 contratos prevista inicialmente foi reordenada em 8 lotes.

Unidades com novos endereços:

– Apodi (Rua Nonato Mota, nº 90);
– Areia Branca (Rua Cel. Libera Lino, nº 12);
– Ceará-Mirim (Avenida Luiz Lopes Varela s/n);
– Macau (Rua Almirante Idelfonso Moura, nº 210);
– Natal (Rua Miramangue nº 1127, Planalto);
– Santa Cruz (Travessa Cosme Ferreira Marques, nº 191 – Centro);
– Santo Antônio (Rua Marechal Floriano, 189 – Centro na rua da Pedra);
– Jucurutu (RN 118, n° 20 (a lado do posto São João).

Hotel Parque da Costeira vai novamente a leilão.

A Justiça Federal do Rio Grande do Norte confirma um novo leilão para o hotel Parque da Costeira. No dia 30 de novembro, às 9h, será a primeira hasta e às 10h a segunda hasta do leilão.

No primeiro leilão, o valor mínimo do lance é o da avaliação R$ 139.268.130,69. Já na segunda praça, o empreendimento pode ser arrematado por qualquer valor superior a 50% da avaliação, ou seja, lances a partir de R$ 69.634.065,35.

 O leilão do Hotel Parque da Costeira é realizado em cooperação entre a Justiça Federal do Rio Grande do Norte e o Tribunal Regional do Trabalho da 21a Região, sendo o valor arrecadado com a venda utilizado para quitação de dívidas trabalhistas e fiscais.

Espanha dá aula e estreia na Copa com goleada por 7 a 0 sobre Costa Rica.

A Espanha desfilou ao estilo tiki-taka. Com valorização da posse de bola, troca de passes e contundência, a Fúria deu aula na estreia na Copa do Mundo do Catar. Aplicou 7 a 0 na Costa Rica, no estádio Al Thumama, pelo Grupo E – e poderia ter feito mais. Dani Olmo, Asensio, Ferrán Torres (2), Gavi, Soler e Morata marcaram os gols no “cartão de visitas” dos campeões de 2010.

Como fica

Com a goleada, a Espanha lidera o Grupo E com os mesmos três pontos do Japão, mas leva vantagem nos critérios de desempate. A Costa Rica está na lanterna. A segunda rodada da chave será disputada no domingo. A Costa Rica tenta reação logo no começo da manhã, às 7h, frente ao Japão, que surpreendeu a Alemanha na estreia. A Espanha encara os alemães às 16h.

O 100º da Espanha

Dani Olmo marcou o centésimo gol da Espanha na história dos Mundiais. Uma história que começou em 1934, com José Iraragorri, na vitória por 3 a 1 sobre o Brasil. O maior goleador é o ex-atacante David Villa (9 gols). A defesa mais vazada pela Espanha é a da Bulgária, que tomou seis, em um único jogo, na primeira fase da edição de 1998, na França.

Gols do genro

Ferrán Torres marcou o terceiro e o quarto gol da Espanha para a alegria do chefe e “sogro” Luis Enrique. O atacante do Barcelona, de 22 anos, namora Sira Martinez, filha do treinador da seleção espanhola. Na comemoração, o atacante fez o sinal de “S” para a torcida. Sira Martinez estava no estádio acompanhando a partida. Às vésperas da estreia espanhola na Copa, Ferrán Torres comentou sobre o relacionamento: “Eu e o treinador sabemos diferenciar quando somos família e quando somos treinador-jogador. Acho que devemos levar isso de forma natural, simplesmente isso. Estamos indo muito bem.”

Top 3 da juventude

Aos 18 anos e 110 dias, Gavi se tornou o terceiro jogador mais jovem a marcar na história das Copa. Quem lidera a lista é nada mais nada menos que Edson Arantes do Nascimento, Pelé, com 17 anos e 227 dias. Em segundo está o mexicano Manuel Rosas, com 18 anos e 92 dias.

Goleada histórica

O 7 a 0 desta quarta-feira entrou para a história. Foi a maior goleada aplicada pela Espanha em Mundiais. A marca anterior havia sido de 6 a 1 sobre a Bulgária, na Copa de 1998.

Fiscalização resgata trinta trabalhadores em condição análoga à escravidão no interior do RN.

O Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM), coordenado pela Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) encontrou, em inspeções realizadas em cidades próximas à região de Mossoró trinta trabalhadores submetidos a condições análogas à escravidão.

De acordo com dados do GEFM, os trinta trabalhadores foram resgatados em razão das péssimas condições de trabalho, vida e moradia encontradas. Parte deles estava alojada em barracos de lonas e outros em barracos de madeira; alguns pernoitavam em alpendres improvisados e a grande maioria ficavam no meio do mato, embaixo de árvores de qualquer forma, todos os locais disponibilizados não apresentavam condições de habitabilidade e conforto e desrespeitava frontalmente a dignidade dos trabalhadores.

Foram fiscalizadas ao todo, dez estabelecimentos, sendo duas frentes de trabalho de carnaúba, localizadas na cidade de Upanema; uma pedreira, na cidade de Felipe Guerra; duas salinas, na cidade de Grossos; e, ainda, quatro caieiras, na cidade de Governador Dix Sept Rosado.  Em quatro estabelecimentos fiscalizados foram constatados trabalhadores sujeitos à condição análoga a de escravos.

Segundo os dados apurados, não eram fornecidas camas, os trabalhadores dispunham de redes que trouxeram de suas casas, também não dispunham de armários. Nos locais encontrados ou nas frentes de serviços, não havia instalação sanitária, chuveiro, lavatório ou lavanderias; as necessidades fisiológicas eram feitas no mato. Não havia local para o preparo, guarda e cozimento dos alimentos, tampouco local adequado para a tomada de refeições. Não fora disponibilizada água potável para o consumo.

O GEFM  destaca que não foram tomadas medidas básicas e cuidados visando à Segurança e Saúde dos Trabalhadores,  como:  realização de exame médico admissional; ausência de material de primeiros socorros; falta de equipamento de proteção individual.

Além dos 30 trabalhadores em situação análoga à escravidão ainda foram flagrados ainda mais 35 trabalhadores que estavam sem o registro em carteira de trabalho.

A coordenadora do GEFM, a auditora-fiscal do trabalho Gislene Stacholski, informou que os responsáveis foram notificados a regularizar o vínculo dos trabalhos irregulares encontrados,  quitar as verbas rescisórias dos empregados resgatados, recolher o FGTS e as contribuições sociais previstas de todos os trabalhadores. Segundo ela, ontem e hoje já foram realizados parte dos pagamentos das verbas rescisórias dos trinta trabalhadores, em um montante que chega a aproximadamente R$ 70.000,00.

Os trinta empregados resgatados terão direito a três parcelas de seguro-desemprego especial de trabalhador resgatado e foram encaminhados ao órgão municipal de assistência social de suas cidades, para atendimento prioritário aos trabalhadores resgatados.

De virada, Japão vence a Alemanha em estreia na copa.

Assim como em 2018, a Alemanha estreou perdendo na Copa do Mundo novamente. Em partida eletrizante, os alemães foram derrotados por 2 a 1. O resultado do Japão foi construído de virada, já no segundo tempo do duelo.

Na primeira etapa da partida, a Alemanha controlou o jogo e, em uma penalidade convertida por Ilkay Gündoğan, saiu à frente do placar. Nos acréscimos, os alemães chegaram a anotar um segundo gol com Kai Havertz, mas a finalização foi anulada por impedimento.

No segundo tempo, o goleiro japonês anotou quatro defesas seguidas, segurando o ímpeto da seleção alemã. Momentos depois, após a entrada de Ritsu Doan e Takumi Minamino, o Japão chegou ao gol de empate, justamente com os jogadores que entraram na partida. Doan empatou a partida e, oito minutos depois, Takuma Asano virou o jogo, assegurando a vitória japonesa.

Vencedor do duelo, o Japão volta a campo no domingo, dia 27, em partida contra a Costa Rica. Já a Alemanha encara a Espanha, em clássico europeu, no mesmo dia.

Operação Pélagos: PF cumpre 34 mandados de prisão contra suspeitos de tráfico de drogas no RN e outros seis estados.

A Polícia Federal deflagrou uma operação na manhã desta quarta-feira (23) para desarticular um grupo de pessoas suspeitas de integrar uma organização criminosa, especializada no tráfico de drogas, além de outros crimes, com atuação principalmente região metropolitana de Natal.

A Operação Pélagos cumpre 42 mandados de busca e apreensão e 34 mandados de prisão preventiva, expedidos pelo Poder Judiciário do Rio Grande do Norte, em Natal e nos estados do Acre, Rondônia, Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio de Janeiro.

Além da PF, a ação conta com apoio de policiais militares, civis e penais do Rio Grande do Norte. Cerca de 240 agentes atuam no cumprimento dos mandados. Em Natal, o helicóptero Potiguar I também foi usado nas buscas.

Segundo a Polícia Federal, a operação é a continuidade a uma ação desenvolvida anteriormente pela mesma força-tarefa. Com a identificação de novos integrantes do grupo criminoso, a polícia fez os pedidos de medidas à Justiça, que expediu os mandados de prisão.

“O objetivo é desarticular uma facção criminosa local que traz e difunde grande quantidade de cocaína consumida na Grande Natal. O tráfico de drogas, como é notório, por sua natureza, desencadeia uma série de outros crimes, sobretudo crimes contra a pessoa e contra o patrimônio. As investigações continuarão com a devida autorização judicial a fim de se identificar e prender outros integrantes que até o momento não foram completamente qualificados”, afirma o delegado Wesley de Assis Urzedo, que coordenou a ação.

Áreas urbanizadas no Brasil equivalem a 0,54% do total.

As áreas urbanizadas no país equivalem a apenas 0,54% da área total, mostra o estudo Áreas Urbanizadas do Brasil (2019), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado hoje (23).

De acordo com o estudo, a distribuição geral das áreas urbanizadas do país demonstra que ainda há marcante concentração no litoral, seguindo o padrão histórico de povoamento desde o período da colonização.

Nos 443 municípios costeiros do Brasil, que ocupam aproximadamente 5% da área do território nacional, há uma extensão de 9.166,79 quilômetros quadrados (km²) de áreas urbanizadas, cerca de 19% do total do país.

Por outro lado, ao longo dos municípios da faixa de fronteira, com extensão de 2.265.046,64 km², cerca de 27% do território nacional, há 3.803,47 km² de áreas urbanizadas, cerca de 8% do total, nas quais é possível notar maiores concentrações nas zonas fronteiriças da Região Sul do país e do estado de Roraima.

De acordo com o estudo, as regiões urbanizadas equivalem a apenas 0,54% da área total do país. Segundo a gerente de Observação da Cobertura e Uso da Terra, Manuela Alvarenga, todas as áreas urbanizadas do país caberiam no estado do Espírito Santo. Por outro lado, a soma das áreas urbanizadas do país (45.945 km²) é maior que territórios de nações inteiras, como Dinamarca e Holanda.

Entre 2015 e 2019, houve aumento de 19% de áreas urbanizadas, o que indica expansão continuada das manchas urbanizadas.

“Fora da região litorânea, a maior parte das áreas urbanizadas segue, em grande medida, um alinhamento com vias de circulação, como estradas e cursos de rios, o que é refletido na forma das manchas urbanas e evidencia as tendências do processo de interiorização da urbanização”, diz o IBGE.

Segundo a pesquisa, na Floresta Amazônica e no bioma Pantanal, regiões conhecidas pelo predomínio de áreas naturais, é possível observar grandes extensões de terras com ausência de áreas urbanizadas, o que possivelmente está associado ao difícil acesso e a restrições legais à ocupação, como as unidades de conservação e as terras indígenas, e a outras formas, não urbanizadas, de ocupação, como ocas, sedes de fazenda, entre outras.

Em outras regiões de pouca concentração de áreas urbanizadas, como nos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, assim como nas áreas do Matopiba (região de grande crescimento no cultivo de grãos, cujo nome é a combinação das siglas dos estados que têm cidades na região: Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e do Triângulo Mineiro, tal distribuição se relaciona com o predomínio de áreas agrícolas caracterizadas por grandes propriedades de terra.

São Paulo é o estado com maior extensão de áreas urbanizadas, com 8.614,62 km², concentrando, sozinho, 18,39% do total de áreas mapeadas e ultrapassando em mais de 3 mil km² o estado de Minas Gerais, que ocupa a segunda posição em extensão de áreas urbanizadas do país (4.699,69 km²).

“Tal fato corresponde ao padrão de concentração histórico do estado no contexto nacional, caracterizando-se pela manutenção de contínuo crescimento do tecido urbano reforçado por sua centralidade e pujança econômica”, afirma o IBGE.

Inadimplência no país é a maior da série histórica, diz FecomercioSP.

O percentual de famílias brasileiras inadimplentes, ou seja, com contas em atraso, atingiu 29% no final do segundo semestre de 2022. O número, divulgado hoje (22), é o maior já registrado desde 2010, quando teve início a série histórica do levantamento realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). O índice é medido nas capitais do país.

De acordo com a entidade, o resultado mostra que pouco mais de 4,9 milhões de famílias das capitais tinham alguma conta em atraso ao fim do primeiro semestre deste ano, quase 600 mil a mais que no ano passado, quando 25,6% estavam inadimplentes.

Dentre as capitais com maior índice de inadimplência, estão Belo Horizonte (43%), Boa Vista (42%) e Porto Alegre (41%). “Um ponto em comum entre as capitais com maiores taxas de famílias com contas em atraso, que pode explicar parte deste comportamento, é a queda na renda familiar entre 2020 e 2022”, destacou a FecomercioSP, em nota. 

De acordo com o levantamento da entidade, ao fim do primeiro semestre de 2022, a renda média das famílias nas capitais brasileiras havia caído 3,9% em comparação ao mesmo período de 2020. O valor, que era de R$ 8.327, em junho de 2020, passou para R$ 8.031, em junho de 2021, e R$ 8.001, em 2022. 

“Considerando o mercado de trabalho aquecido; a retomada da atividade econômica; os números do Produto Interno Bruto (PIB) revisados para cima; a inflação – que iniciou um ciclo de queda no semestre; a maior injeção de renda via Auxílio Brasil; e o décimo terceiro mais robusto em dezembro, as expectativas para os níveis de inadimplência, endividamento e renda tendem a se mostrar menos preocupantes”, prevê a FecomercioSP.

Bolsonaro suspende fornecimento de água a famílias no semiárido nordestino.

Cerca de 1,6 milhão de pessoas foram prejudicadas no semiárido nordestino com paralisação do serviço de carro-pipa, que leva água potável às famílias há 20 anos. A operação Carro-Pipa, do governo federal, teve os recursos cortados neste mês, levando os caminhões a pararem o fornecimento do produto a moradores do interior no Nordeste.

A coluna de Carlos Madeiro no UOL apurou que o primeiro estado a ter o abastecimento suspenso, logo no início do mês, foi Alagoas. Já em Pernambuco, Paraíba e Bahia, a paralisação foi informada apenas na quinzena final de novembro, assim como vem ocorrendo nos demais estados, com os caminhões deixando de prestar o serviço à população.

A operação Carro-Pipa é financiada com recursos do Exército Brasileiro em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Ambos confirmaram à coluna que a suspensão ocorreu por falta de verbas para continuidade. O MDR diz que alertou o Ministério da Economia sobre a falta de recursos, sem retorno.

O UOL teve acesso a um documento do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado, com sede em Petrolina (PE), endereçado a Defesas Civis de municípios de Pernambuco e Bahia.

No documento do dia 14, assinado pelo coronel Paulo Francisco Matheus de Oliveira, o Exército informa que “o recebimento parcial de recursos financeiros para atender a execução do serviço será somente para até o dia 15 de novembro corrente”.

A suspensão, porém, pegou as Defesas Civis, pipeiros e moradores de surpresa. Pela regra, cada família tem direito a 20 litros de água por dia a cada integrante assistido. Ou seja, se a casa tem cinco moradores, são 100 litros diários. Eles já relatam prejuízos.

Rede privada será contratada para zerar a fila de cirurgias no RN.

A Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap/RN) vai contratar hospitais privados de Natal e de Mossoró para atender a demanda de cirurgias vasculares no estado. A intenção é que, em até três meses, seja zerada a fila de espera, que até a última sexta-feira (18) contabilizava 263 pacientes.

Serão, no mínimo, 100 cirurgias por mês e a secretaria diz que ainda nesta semana deverá detalhar quais hospitais realizarão os procedimentos e de qual forma os pacientes serão regulados.

Nos últimos três meses, a fila de pessoas aguardando procedimentos vasculares mais que dobrou no RN: passou de 147 para quase 300. Um deles, o aposentado José Alves de Souza, de 78 anos, acabou falecendo vítima de uma infecção generalizada no final de outubro, enquanto aguardava por uma cirurgia.

Diante da gravidade da situação, o Conselho Regional de Medicina do RN (Cremern) ajuizou ação civil pública e, em sessão de mediação realizada na última quinta-feira (17), pela Justiça Federal, ficou definida uma “força-tarefa” para a realização dos procedimentos e garantida a contratação dos hospitais privados por 90 dias, podendo o prazo ser prorrogado. Representantes dos Ministérios Públicos Estadual e Federal, além das Defensorias Públicas do Estado e da União, também acompanharam a audiência.

Atirador mata 6 em supermercado da Vírginia, nos EUA.

Um ataque armado dentro de um supermercado Walmart de Chesapeake, no Estado norte-americano da Virgínia, deixou ao menos 7 mortos na noite de 3ª feira (22.nov.2022), incluindo o atirador, segundo autoridades locais. A polícia não deu informações sobre a identidade do agressor. Os disparos teriam sido feitos em uma sala de descanso para funcionários por volta das 22h12 no horário local (00h12 em Brasília), segundo o jornal Washington Post. 

O atentado é realizado às vésperas do Dia de Ação de Graças, feriado nos Estados Unidos comemorado na última 5ª feira de novembro. Em um vídeo postado nas redes sociais, uma das testemunhas no local disse que o atirador era o gerente da loja do Walmart, mas a polícia não confirmou a informação. 

“Estou arrasado pelo ato de violência sem propósito que ocorreu na noite de ontem em nossa cidade. Minhas orações estão com todos os afetados –as vítimas, seus familiares, amigos e colegas de trabalho”, disse o prefeito de Chesapeake, Rick West, do Partido Republicano.

O porta-voz do departamento de polícia da cidade, Leo Kosinski, disse que a polícia chegou ao local momentos depois dos relatos de tiros. Ele não confirmou se o atirador atirou contra si próprio no local, mas disse acreditar que o tiro que o matou não tenha partido da polícia.

Beneficiários com NIS final 5 recebem hoje o Auxílio Brasil.

A Caixa Econômica Federal paga hoje (23) a parcela de novembro do Auxílio Brasil aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 5. Essa é a quarta parcela com o valor mínimo de R$ 600, que vigorará até dezembro, conforme emenda constitucional promulgada em julho pelo Congresso Nacional.

A menos que uma nova proposta de emenda à Constituição (PEC) seja aprovada, o valor mínimo do Auxílio Brasil voltará a R$ 400 em janeiro. No último dia 16, o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, entregou PEC ao Congresso, prevendo uma exceção de R$ 175 bilhões no teto federal de gastos. O programa voltaria a se chamar Bolsa Família.

A emenda constitucional aprovada em julho liberou a inclusão de 2,2 milhões de famílias no Auxílio Brasil. Com isso, o total de beneficiários atendidos subiu para 20,2 milhões neste semestre. Tradicionalmente, as datas do Auxílio Brasil seguem o modelo do Bolsa Família, que pagava nos dez últimos dias úteis do mês.

O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas em dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Receita abre consulta a lote residual de restituição do Imposto de Renda nesta quarta (23).

A Receita Federal libera para consulta, a partir das 10h desta quarta-feira (23), o lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de novembro.

Neste lote, serão contemplados 556.685 contribuintes. Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.

O crédito bancário, no valor total de R$ 1,2 bilhão, será realizado no dia 30 de novembro. Desse total, R$ 607,9 milhões referem-se a contribuintes que têm prioridade legal, sendo 15.889 idosos acima de 80 anos, 115.654 contribuintes entre 60 e 79 anos, 10.306 pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 47.774 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Foram contemplados ainda 367.062 contribuintes não prioritários.

O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX. Se o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 (um) ano no Banco do Brasil. Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de 1 (um) ano, a requisição deverá ser feita pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em  “Meu Imposto de Renda” e depois em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Copa tem estreias de Alemanha, Espanha, Bélgica e Croácia nesta quarta-feira (23); veja confrontos.

Quatro partidas movimentam a Copa do Mundo do Catar nesta quarta-feira (23), com destaque para as estreias de Alemanha, Espanha e Croácia.

O dia começa com o jogo de abertura do Grupo F entre Marrocos e Croácia às 7h (horário de Brasília) no Estádio Al Bayt. Às 10h (horário de Brasília), Alemanha e Japão abrem o Grupo E em confronto no Estádio Internacional Khalifa.

Às 13h (horário de Brasília), Espanha e Costa Rica fazem a outra partida do Grupo E. Para fechar o quarto dia de Copa do Mundo, Bélgica e Canadá medem forças às 16h (horário de Brasília) no Estádio Al Rayyan em partida válida pelo Grupo F.

Veja os jogos desta quarta-feira (23):

  • Marrocos x Croácia – 7h (horário de Brasília)
  • Alemanha x Japão – 10h (horário de Brasília)
  • Espanha x Costa Rica – 13h (horário de Brasília)
  • Bélgica x Canadá – 16h (horário de Brasília).

Gabaritos do Enem serão divulgados hoje.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulga hoje (23), às 18h, os gabaritos das provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. As provas foram aplicadas nos dois últimos domingos, dias 13 e 20 de novembro. Cerca de 2,5 milhões de estudantes participaram de pelo menos um dia de prova nas modalidades impressa ou digital.

Os gabaritos poderão ser acessados no portal do Inep. Os resultados finais serão divulgados no dia 13 de fevereiro de 2023, na Página do Participante

Mesmo com os gabaritos das provas em mãos, ainda não será possível saber qual foi a nota da prova. Isso porque o Enem utiliza como método de correção a chamada teoria de resposta ao item (TRI). As notas variam de acordo com os acertos e erros dos alunos em cada prova. 

O espelho da redação, com os detalhes das correções dessas provas, será divulgado apenas em abril, junto com as notas dos participantes treineiros, ou seja, daqueles que ainda não concluíram o ensino médio e fizeram o exame apenas para testar os conhecimentos. O tema deste ano foi Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil

Após a divulgação dos resultados do Enem, serão abertas as inscrições para os processos seletivos que utilizam a avaliação como forma de ingresso no ensino superior, em data ainda a ser divulgada. 

O Enem seleciona estudantes para vagas do ensino superior públicas, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), e serve de parâmetro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep.

Atual campeã, França leva susto no início, mas goleia Austrália por 4 a 1.

A atual campeã França venceu a Austrália, por 4 a 1, ontem terça-feira (22), no estádio Al Janoub Stadium, em Al Wakrahpelo, pelo grupo D da Copa do Mundo do Catar.

Os australianos abriram o placar, aos 8 minutos do primeiro tempo, com Craig Goodwin, após cruzamento de Mathew Leckie. Adrien Rabiot empatou para os franceses, aos 26 minutos, com uma forte cabeçada.

Oliver Giroud virou o jogo, aos 32 minutos, estando livre na entrada da área. O atacante passou a Copa da Rússia, onde foi campeão em 2018, toda sem marcar.

Kylian Mbappé fez o terceiro, de cabeça, aos 23 minutos do segundo tempo, em um ótimo cruzamento de Ousmane Dembélé.E Giroud, aos 26 minutos, fez o seu segundo e o quarto da seleção, em jogada de Mbappé, fechando o placar.

Os franceses voltam a campo no sábado (26), às 13h (de Brasília), contra a Dinamarca. Já os australianos pegam a Tunísia, no mesmo dia, mas às 7h.

Anvisa decide que uso de máscaras volta a ser obrigatório em aeroportos e aviões no Brasil.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu ontem terça-feira (22) determinar que o uso de máscaras em aviões e aeroportos seja novamente obrigatório no Brasil.

A exigência volta a ser aplicada pouco mais de 3 meses de ser derrubada pelos diretores. A adoção não é imediata e prevê um tempo de adaptação: a medida começa a valer na sexta-feira (25).

A obrigatoriedade esteve em vigor entre 2020 e 17 agosto de 2022. Quando decidiu abolir a exigência em votação unânime, os diretores justificaram que o cenário da pandemia permitiu que o uso compulsório fosse convertido em uma medida de proteção individual recomendada, mas não imposta aos viajantes.

Antes, em maio deste ano, a Anvisa liberou o serviço de bordo em aeronaves. À época, o retorno do uso da capacidade máxima para transporte de passageiros também foi autorizado. Não houve mudança nestas determinações.

O diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, explicou que o tema das máscaras em aviões voltou a ser debatido depois de a agência ter recebido manifestações de especialistas e entidades como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e o Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass).

Casos de covid crescem no Rio Grande do Norte.

O Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, trabalha para adequar espaços internos após pacientes serem diagnosticados com a covid-19.

Até esta terça-feira (22), de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap), 19 pessoas internadas na unidade estavam com a doença, apresentando quadros leves, em sua maioria. O surgimento dos casos no hospital acompanha um aumento de notificações para a covid-19 no Rio Grande Norte, mas que não tem representado aumento de internações, de acordo com a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, Diana Rêgo.

A Sesap explica que os pacientes com covid-19 do Walfredo Gurgel chegaram ao hospital devido a outros problemas de saúde, que não a doença infecciosa. A maioria acometida pelo coronavírus são pacientes ortopédicos, não graves e que deram entrada na unidade devido à acidentes de trânsito.

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde/RN) havia afirmado que, na ausência de leitos específicos para covid-19, pacientes diagnosticados com a doença ocupavam ambientes comuns com outros pacientes. A Sesap informou que, nesta terça-feira, todos aqueles testados positivo para a covid-19 estavam em isolamento dos demais.

terça-feira, novembro 22, 2022

Tite fecha treino e faz mistério sobre time titular na estreia da Copa.

A estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2022 diante da Sérvia se aproxima, mas o técnico Tite faz mistério sobre quem serão os 11 titulares. Continuando a preparação para o compromisso de quinta-feira (24/11), o treinador fechou o treino desta terça (22/11), o penúltimo antes da primeira partida.

Ontem segunda-feira (21/11), Tite ainda permitiu que a imprensa acompanhasse o aquecimento dos jogadores. Depois, os portões foram fechados. Na atividade desta terça, no entanto, a imprensa não teve nenhum tipo de acesso aos trabalhos desenvolvidos pela comissão técnica com os jogadores.

A medida é uma precaução, após um visitante vazar uma imagem do atacante Vinícius Júnior jogando entre os titulares. Na configuração, o meia Fred seria reserva. A escalação dos jogadores é a principal dúvida com relação ao time que deve entrar em campo contra os sérvios.

A especulação é de que a Seleção Brasileira estreie com a seguinte escalação: Alisson, Danilo, Thiago Silva, Marquinhos e Alex Sandro; Casemiro e Lucas Paquetá; Raphinha, Richarlison, Neymar e Vini Junior.

Caso Vini fique na reserva, Fred vai compor o meio de campo com Casemiro e Paquetá, enquanto Neymar reforça o ataque ao lado de Raphinha e Richarlison.

O Brasil encara a seleção sérvia nesta quinta, às 16h, em partida pelo grupo G.

16ª DIREC – COMUNICA: iniciada as Matrículas para Estudantes com Necessidades Educacionais Específicas.

Desde de ontem, 21/11/2022, inicia oficialmente o período de Matrículas Antecipadas para Estudantes com Necessidades Educacionais Específicas – NEE na Rede Estadual e nas Redes Municipais de Ensino com sistema próprio.

Realizada desde o ano de 2004, a Matrícula Antecipada garante mais tempo aos sistemas educacionais para o planejamento e a execução das melhorias necessárias para atender ao estudante com NEE, no que se refere à acessibilidade física, pedagógica, linguística, informacional, entre outros, garantindo a inclusão escolar.

O evento de lançamento da Matrícula Antecipada ocorreu em Natal na última quinta-feira, 17/11,  numa parceria entre a SEEC/RN (Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN) e a UNDIME (União dos Dirigentes Municipais de Educação do RN), ofertando mesas temáticas que debateram a respeito da Educação Especial, contando com a participação de Secretários de Educação do Estado e dos munícipios do RN, Gestores das Diretorias Regionais de Educação e Cultura – DIREC’s, Coordenadores Pedagógicos, Supervisores de Educação Especial e Diversidade e Técnicos da pasta de Educação Especial.

A Matrícula Antecipada pode ser realizada diretamente na Escola ou pela internet, através do Sistema Integrado de Gestão de Educação – SIGEduc, no período de 21 de novembro a 09 de dezembro. Em 2022, mais de 7.400 estudantes com NEE tiveram sua matrícula garantida na rede estadual de ensino.

Qualquer dúvida ou informação a respeito das Matrículas Antecipadas para estudantes com NEE, entre em contato com a 16ª DIREC pelos canais oficiais:

Telefone: (84) 3262-3963

E-mail: dired.joaocamara@gmail.com

Instagram: 16.direc_rn