sábado, dezembro 01, 2018

Mapeamento geológico indica presença de ouro em região do Ceará.

Áreas dos municípios cearenses de Itapipoca, no norte, e Mombaça e Pedra Branca, nos sertões, apresentam indícios da presença de ouro no solo. A descoberta é resultado do trabalho de geólogos da Residência de Fortaleza do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

Segundo o gerente de geologia e recursos minerais da Residência de Fortaleza, Edney Smith Palheta, um projeto anterior, feito por uma empresa privada na região de Mombaça, a 300 quilômetros da capital, Fortaleza, abrangendo Pedra Branca e também o município de Independência, já indicava a presença de ouro no local. De acordo com Palheta, o dado apresentado pelo CPRM deixa esse indício mais forte.

“Nosso estudo aumentou a expectativa para condições de, no futuro, haver uma mina na região que seja interessante economicamente. Fizemos um enfoque para estudar mais as ocorrências de ouro, e isso aumentou o leque de potencialidade para a área”, acrescentou Palheta.

Além de ouro, o estudo da Residência de Fortaleza encontrou indícios de chumbo e prata em Irauçuba, a 160 quilômetros da capital, na região noroeste do estado.

Palheta disse que as informações são importantes para atrair investimentos para uma possível exploração comercial dos metais no estado. Ele ressaltou, porém, que o trabalho do CPRM é apenas básico e mostra a potencialidade da área, cabendo às empresas interessadas continuar os estudos verificar a viabilidade econômica do negócio.

O levantamento das áreas dos três municípios, chamada de folha pelos geólogos, faz parte da cartografia geológica básica, que está em processo de confecção há cerca de 10 anos e já mapeou 25 folhas, o que equivaleria à metade do território do Ceará. O documento, conforme o gerente da CPRM, é um instrumento que serve à gestão pública e à infraestrutura, pois dá suporte a qualquer tipo de exploração do solo.

“A água, por exemplo, é uma necessidade pública. Nem todo local que é perfurado tem água. O mapa geológico indica a presença de água subterrânea e dá condições para que essas áreas possam ser prospectadas”, explicou Palheta.

Ebola: Congo tem 380 casos confirmados e 248 mortes.

O número de casos de ebola ocorridos na República Democrática do Congo chega a 428, sendo 380 confirmados e 48 classificados como prováveis. De acordo com boletim epidemiológico divulgado hoje (1º) pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos 248 mortes pela doença foram contabilizadas no país africano.

Os números mostram também que 66 casos considerados suspeitos estão sendo investigados. De acordo com o vice-diretor-geral de Prontidão e Emergência da OMS, Peter Salama, este já o segundo maior surto de ebola registrado na história, com muitas famílias perdendo entes queridos.

“A OMS e seus parceiros seguirão trabalhando junto ao Ministério da Saúde da República Democrática do Congo e farão o que for necessário para pôr um fim a esse surto”, disse.

OMS: 37 milhões de pessoas vivem com HIV em todo o mundo.

No dia em que se comemora os 30 anos de luta contra a aids, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que cerca de 1 milhão de pessoas morrem todos os anos por não saber que estavam contaminadas pelo HIV ou por começarem tarde demais o tratamento contra a doença.

Para o diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, o mundo percorreu um longo caminho nas últimas três décadas, mas a epidemia de infecções não terminou. A estimativa é que 37 milhões de pessoas vivam com o vírus em todo o planeta, sendo que apenas 75% sabe de sua condição e 60% recebem tratamento.

Os dados mostram que cerca de 75% das novas infecções por HIV registradas fora da África subsaariana ocorre entre profissionais do sexo; homens que fazem sexo com homens; pessoas que usam drogas injetáveis; transgêneros; e presidiários, além dos parceiros sexuais de todos que integram o grupo.

Ações com o tema Conheça seu status, promovidas pela OMS, as pessoas recebem orientação para o acesso aos exames laboratoriais, métodos de prevenção ao HIV, medicamentos antirretrovirais e serviços de saúde. A entidade pede ainda políticas públicas que promovam saúde para todos, com foco no combate à aids e a doenças relacionadas, como tuberculose e hepatite.

Criança ferida na queda de avião em São Paulo deixa UTI.

Uma menina de oito anos, ferida ontem (30) na queda de um avião de pequeno porte na zona norte da capital paulista, deixou hoje a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Samaritano, onde estava internada. A criança ainda não tem previsão de ter alta.

“A paciente P. M. M, de 8 anos, recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na manhã deste sábado. Permanecerá internada para controle da dor e cuidados com os ferimentos. Seu quadro é considerado estável e ainda não tem previsão de alta”, diz o boletim médico divulgado pelo hospital.

O acidente com o avião de pequeno porte, que caiu em uma área residencial próxima ao Aeroporto Campo de Marte, deixou dois mortos e 12 feridos, segundo o Corpo de Bombeiros. As duas pessoas que morreram estavam a bordo da aeronave Cessna Aircraft C-210, prefixo PR-JEE. Ao menos, três casas foram atingidas.

O caso ainda está sendo apurado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que abriu processo de coleta de dados, com a retirada de partes da aeronave para análise. Também serão analisados documentos e relato de pessoas sobre o acidente.

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o avião pertencia a Fernando Matarazzo. Era um monomotor de seis lugares e estava com certificado de aeronavegabilidade e inspeção anual de manutenção regulares.

Contran dá novo prazo para implantação de placa do Mercosul em veículos do RN.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) deu um novo prazo para a implementação das placas padrão Mercosul no Rio Grande do Norte. O estado tem até o dia 17 de dezembro para começar a instalar as placas. O prazo anterior era 1º de dezembro. Agora, cada estado terá um prazo especifico

O Detran do RN informou que não conseguiria começar a instalação das placas em 1º de dezembro porque ainda não houve a integração dos sistemas do Detran com o do Denatran.

“O estado ainda não conta com um sistema de monitoramento das placas, como já acontecia em algumas partes do país. A partir de agora, a placa será fabricada com um código exclusivo. Através desse código, o Detran vai poder acompanhar tudo relacionado a ela: onde foi produzida, armazenada, quando e por quem foi vendida e por fim, em qual carro foi instalada”, informou o Detran do RN.

Ketchup à base de acerola, beterraba e abóbora é premiado em Paris.

Imagine um molho denso, vermelho e levemente adocicado para saborear com seu sanduíche favorito ou batata frita. Rapidamente pensamos em ketchup. Agora, imagine esse molho com as mesmas características, mas feito com frutas e legumes naturais e livre de aditivos químicos e corantes. Essa é a proposta do Natchup, desenvolvido pela Universidade Federal do Ceará (UFC). No lugar do tomate, são usadas a acerola, a beterraba e a abóbora, que são abundantes no Nordeste.

A professora Lucicléia Barros, chefe do Departamento de Engenharia de Alimentos da UFC, conta que a ideia nasceu em 2016, quando os estudantes de graduação Bárbara Denise, Carolinne Filizola e Thiago Tajra queriam desenvolver um produto saudável e funcional, rico em vitamina C e livre de defensivos agrícolas, como atividade da disciplina Aspectos Básicos do Processamento de Frutos Tropicais.

“Pensamos em fazer um molho parecido com o ketchup, que é muito popular principalmente entre os jovens, mas que fosse feito a partir de um fruto e tivesse as mesmas características sensoriais. De imediato, a acerola foi a primeira cotada por ser antioxidante e rica em vitamina C. A abóbora entrou no sentido de dar a consistência do produto e por ser rica em fibras. Ficou faltando a cor e chegamos à beterraba pelo potencial corante e por também ser rica em antioxidantes.”

A ideia virou projeto de pesquisa a partir de uma bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e passou por 21 formulações para resultar no produto atual. Os três estudantes se formaram, mas a pesquisa continuou com outros professores e estudantes da UFC.

Mortes de policiais caem 58% no Ceará e PM atribui a aumento de trabalho extra legalizado.

O número de policiais mortos vítimas de violência caiu 58% no Ceará. Entre janeiro e outubro, foram 24 casos em 2017 e dez em 2018 – todos esses dez estavam de folga. Em todo ano de 2017, 27 policiais foram mortos no Estado (sendo que 25 estavam de folga e dois de serviço). A Polícia atribui a diminuição à expansão da Indenização de Reforço Operacional, a chamada Irso.

A Irso é o trabalho extra do agente – o bico – formalizado, legal. A legislação foi aprovada em 2016 e garante gratificação ao policial que optar por trabalho extra. Isso, para a Polícia, é um dos fatores que fazem os agentes evitarem o serviço extra clandestino – o bico comum – e o risco que ele representa. A Irso é calculada de acordo com a gradução (soldado, cabo, sargento) ou pelo posto (de tenente a coronel) do policial.
 
O objetivo da Irso é ampliar a renda do profissional da segurança de uma maneira respaldada pela legislação e com apoio jurídico. Nos chamados “zigs”, o trabalho clandestino para empresas privadas de segurança, o policial complementa a renda, mas atua sem estrutura.

Ladrões sequestram idoso, param em bar para tomar cerveja e dão R$ 300 para vítima voltar pra casa.

Um engenheiro civil de 71 anos foi sequestrado em Mogi das Cruzes na tarde de quinta-feira (29). A vítima chegou a ser levada para uma favela em São Paulo. No caminho, os ladrões pararam em um bar para tomar cerveja e, depois, ainda deram R$ 300 para o engenheiro voltar para a casa.

A vítima contou à polícia que estava em um estacionamento de uma autoescola na Rua Santana por volta das 16h. O engenheiro afirmou que foi abordado por um homem armado que exigiu que ele fosse para o banco do passageiro e assumiu a direção do carro.
A vítima destacou que logo depois recebeu um golpe no rosto. O homem levou o engenheiro até uma rua deserta na Vila Industrial onde se encontrou com outro criminoso.

Esse segundo ladrão saiu para fazer compras com o cartão do engenheiro, mas, depois de uma hora, retornou dizendo que não conseguiu comprar nada. Então, os dois criminosos levaram o engenheiro civil para São Matheus, na capital, ainda segundo o depoimento à polícia.

A vítima foi obrigada a fazer dois saques no caixa eletrônico de um atacadista no valor de R$ 1 mil, cada um. Ele destacou que um dos criminosos o acompanhou durante todo o tempo.

Em seguida, os ladrões foram a um bar, onde tomaram cerveja. Depois disso, o engenheiro contou que foi levado para uma favela do bairro. Ele foi liberado às 20h30, em uma avenida em Sapopemba. Segundo o engenheiro, os ladrões não quiseram levar o celular dele e ainda deixaram R$ 300 para ele voltar para casa.

Além do dinheiro dos saques, os ladrões levaram o carro, dois relógios sendo um Apple Watch, vitaminas e diversas roupas.

O caso foi registrado no 1º Distrito Policial e será investigado pela Polícia Civil.

Campanha contra aids tem foco na ampliação de testes para diagnóstico .

No Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado ontem (30), o programa das Nações Unidas de Combate à Aids (Unaids), promove campanha com foco na ampliação do teste para diagnosticar a infecção pelo vírus HIV. Em todo o mundo, mais de 9,4 milhões de pessoas não sabem que estavam infectadas pelo vírus e necessitam de acesso urgente ao teste e serviços de tratamento, segundos levantamento feito pela organização na última semana.

O documento Conhecimento é Poder revela que 37 milhões de pessoas vivem com HIV no mundo, o maior número registrado na história. O relatório apontou ainda que, em 2017, 75% das pessoas que vivem o HIV sabiam da carga viral e 58,6% delas (21,7 milhões) tiveram acesso à terapia antirretroviral.

Há três anos, o percentual de pessoas que sabiam da sua condição viral era de 67% e mais da metade (59%) dos diagnosticados estavam se tratando da doença. A agência da ONU ressalta que saber do status de infecção traz muitas vantagens, como o acesso aos serviços de tratamento, prevenção, cuidado e apoio.

Chuva causa alagamento em SP e cancelamento de voos em Congonhas.

As fortes chuvas que atingiram a cidade de São Paulo na madrugada de hoje (1º) causaram alagamentos em vias importantes da capital paulista, como a Marginal Tietê, e ainda estão afetando o funcionamento do Aeroporto de Congonhas, que registra atraso e cancelamento de voos.

De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), até as 11h, ao menos 12 voos que partiriam do aeroporto estavam atrasados ou tinham sido cancelados. Durante a manhã, houve registro de filas no saguão e o tempo de espera para atendimento chegou a uma hora.

De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), as chuvas causaram alagamentos e interrupção de tráfego na Marginal Tietê, em ambos os sentidos, na zona Norte, durante a madrugada. O trânsito de veículos, no entanto, já foi normalizado.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da prefeitura, o volume de chuva médio acumulado na noite de ontem correspondeu a 45,1 milímetros, ou seja, aproximadamente 33% da média de novembro. Já na madrugada de hoje, a média pluviométrica foi de 21 milímetros, cerca de 11% da média de dezembro.

A previsão é de que, na tarde de sábado, novas áreas de instabilidade provoquem pancadas de chuva de moderadas a forte com potencial para formação de alagamentos. O CGE ressalta que o solo encharcado eleva o risco de deslizamentos de terra nas áreas de encosta.

Secretaria prorroga prazo para matrículas na rede estadual.

A Secretaria de Educação do RN prorrogou as matrículas escolares da rede estadual para os estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) e para as vagas no ensino médio em tempo integral até o dia 9 de dezembro. A iniciativa se deu a fim de possibilitar às pessoas um maior tempo para realizarem as suas matrículas.

Somente o prazo dedicado a Chamada Escolar – para pessoas fora da sala de aula, não sofreu alteração em seu prazo estimado e expirou nessa sexta-feira (30).

As matrículas podem ser feitas, sem enfrentar filas, através da plataforma SIGEduc (sigeduc.rn.gov.br) e do aplicativo “Matrícula Escolar RN” (disponível gratuitamente no sistema Android). Após a confirmação do sistema, os estudantes e/ou responsáveis terão quatro dias úteis para efetivá-la na escola pretendida, apresentando a documentação exigida do aluno.

Caso o estudante e/ou responsável não consiga fazer a matrícula através dessas plataformas, é possível ir na própria escola ou até a sede da Diretoria Regional de Educação (DIREC) na qual a escola pertence e na Central de Matrículas, que fica localizada no andar térreo da Secretaria de Educação, no Centro Administrativo do Estado.

PRF prende no Rio motorista com 200 quilos de pasta base de cocaína.

Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreenderam, na noite de ontem sexta-feira (30), um carregamento de 200 quilos de pasta base de cocaína escondida no fundo falso de uma caminhonete, que abasteceria comunidades da capital fluminense. O flagrante foi feito na BR-393, em Barra do Piraí, sul do estado.

Equipes da PRF fiscalizavam veículos suspeitos quando abordaram o carro de transporte de passageiros, sem ninguém sendo transportado. Isso fez com que os policiais rodoviários desconfiassem do motorista, de 42 anos. Interrogado, ele não soube explicar direito o motivo da viagem e acabou entrando em contradição.

Em uma consulta aos sistemas de segurança pública, os policiais verificaram que o motorista já tinha sido preso por tráfico de entorpecentes e sequestro.

Em uma revista mais detalhada, centenas de tabletes de pasta base de cocaína foram encontrados. O motorista acabou confessando que trazia a droga de São Paulo. Ele contou ainda que faria a entrega numa comunidade do Rio de Janeiro, mas não deu mais detalhes.

Os agentes da Polícia Rodoviária Federal encaminharam o motorista à sede da Superintendência da Polícia Federal, na Praça Mauá, centro do Rio. O motorista foi autuado por tráfico de entorpecentes e será encaminhado a um presídio do estado, onde ficará à disposição da Justiça Federal, aguardando julgamento.


Banco do Nordeste inicia financiamento de energia solar para uso residencial.

Pessoas físicas já podem acessar recursos do FNE Sol para financiamento de projetos de energia solar com fins residenciais, incluindo moradores de condomínios. A expansão da linha de crédito do Banco do Nordeste foi autorizada pela Portaria Interministerial 461, de 12/11/18, publicada nesta sexta-feira (30), no Diário Oficial da União. Nos últimos anos, o Banco do Nordeste consolidou-se, por meio do FNE Sol, como um dos principais financiadores de energias renováveis do Brasil, tendo aplicado mais de R$ 8,5 bilhões em projetos para atendimento empresarial.

Os clientes poderão financiar com o BNB até 100% do investimento, com limite de até R$ 100 mil, prazo de pagamento de até oito anos e carência de até seis meses. Para valores até R$ 50 mil, a garantia necessária será aval somado à alienação dos equipamentos; acima deste valor, será garantia real mais alienação dos equipamentos.

A linha de crédito utiliza recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), fundingoperado exclusivamente pelo BNB. “Com essa conquista, completamos o ciclo de  atendimento a todos osplayers interessados em energia sustentável. Faltava apenas pessoa física, mas a partir de agora este público passa a acessar o FNE Sol, com os juros mais atrativos do mercado, a partir de 0,39% a.m. e parcelas equivalentes à redução projetada na conta de energia, após a implantação do sistema de compensação”, destaca o presidente do BNB, Romildo Rolim.

Os equipamentos podem ser adquiridos e financiados sem impacto nos gastos do cliente, que passa a consumir a própria energia renovável e limpa. Depois de quitado o financiamento, ficam apenas os benefícios da redução da conta. O modelo de atendimento à pessoa física contará com cadastro e conta corrente digital e apresentação de documentos nas agências nessa primeira fase, evoluindo para a solicitação de crédito via internet banking, no primeiro semestre de 2019.

Mercado de trabalho enfrenta desafios com o envelhecimento da população.

A população brasileira deve começar a reduzir a partir de 2047. Os dados, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que o Brasil, que hoje tem população total de 208,5 milhões, alcançará 233,2 milhões em 2047 e, a partir daí, reduzirá a 228,3 milhões. Ainda segundo o IBGE, a partir de 2039, haverá mais idosos que crianças no país. Neste ano, um a cada quatro brasileiros terá mais de 65 anos.

O envelhecimento da população traz consequências como o aumento com gastos de saúde e aposentadorias e impactos no mercado de trabalho, que enfrenta uma espécie de conflito. Isso porque as pessoas, mesmo envelhecendo, desejam ou necessitam continuar trabalhando, e as empresas, por sua vez, não estão preparadas para manter esses trabalhadores.

“Hoje, nesse contexto laboral, muitas vezes nós já temos três gerações trabalhando de forma conjunta, às vezes quatro. Nós temos esse impacto de conflitos dentro das nossas casas ou o não entendimento de diferentes gerações. Imagine isso no contexto industrial… acaba tendo impacto voltado à produtividade”, explica a coordenadora do Centro de Inovação SESI em Longevidade e Produtividade, Noelly Mercer.
 
Outra previsão do IBGE é de que, em 2040, a maior parte das equipes de trabalho será de pessoas com mais de 45 anos. O Centro de Inovação SESI em Longevidade e Produtividade cria soluções para evitar a geração de custos com saúde e perdas de produtividade. Segundo a coordenadora do centro, o objetivo é fazer com que “as pessoas construam hábitos saudáveis para que elas cheguem aos 70 anos com capacidade produtiva e qualidade de vida, podendo continuar contribuindo no ambiente de trabalho”.

Parabéns ao casal Katiuscia Bezerril e Igor Barbalho pelas Bodas de Rosa.

Katiuscia Bezerril e Igor Barbalho quando um homem e uma mulher se unem em um altar diante de Deus, oferecem o seu amor, a sua dedicação e união um ao outro. São duas pessoas que se unem em uma só intenção: a de construir uma família segundo manda Deus.
 

Quando um casal se forma sob os olhos de Deus e a Ele pede a sua bênção, compromete-se a seguir as suas palavras e orientações para ter uma vida feliz e plena. A vida de vocês, ao longo destes anos de casamento, é o reflexo do que Deus nos ensina que é o casamento, um dos mais importantes sacramentos da Igreja.
 

Hoje vocês comemoram mais um ano de casados, mais um ano de vida ungida pelas mãos de Deus. Que esta data se repita por muitos e muitos anos, até que chegue a eternidade! Um abraço forte a esse casal que tem fé no amor.

Parabéns ao casal.

MPF pede às forças de segurança do Rio medidas contra crimes de ódio.

O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) encaminharam recomendação ao interventor federal, general Walter Souza Braga Netto, e ao secretário de segurança pública do Rio, general Richard Nunes, para que sejam adotadas providências de prevenção e repressão de crimes de ódio de cunho ideológico e contra grupos minoritários, no Rio de Janeiro.

O documento sugere a adoção de medidas que promovam a pacificação das manifestações de intolerância e orienta as forças de segurançaa ampliar canais de denúncia disponíveis para a população. Também recomenda o estímulo à pacificação social por meio de pronunciamentos públicos, se possível por meio dos veículos de imprensa, para fazer frente ao elevado número de atos de intolerância e violência decorrentes do processo eleitoral de 2018.

O texto é assinado pelos procuradores regionais dos direitos do cidadão Ana Padilha de Oliveira, Sergio Gardenghi Suiama e Renato de Freitas Souza Machado, em conjunto com a promotora de justiça Liana Barros Cardozo.

Morre o ex-presidente americano George Bush.

Morreu o ex-presidente americano George Herbert Walker Bush, aos 94 anos.

A informação foi confirmada no Twitter por seu porta-voz Jim McGrath.

As causas da morte não foram divulgadas.

Em João Câmara/RN, visite o The Grill Restaurante.


Casas lotéricas são arrombadas em três cidades do Agreste potiguar.

Cofres de casas lotéricas de três cidades da região Agreste potiguar foram arrombados na madrugada deste sábado (1º). Segundo a Polícia Militar, os crimes aconteceram em Várzea, Arez e Brejinho. Ninguém foi preso.

A PM acredita que se trata de uma mesma quadrilha, já que nas três cidades os moradores viram uma caminhonete preta em fuga.

O primeiro arrombamento aconteceu na cidade de Várzea. Na sequência, foram arrombadas as lotéricas de Arez e Brejinho. Nesta última, ainda de acordo com a PM, os criminosos quebraram a vidraça e ainda usaram uma marreta para abrir um buraco na parede.

Ainda não há informações sobre os valores levados pelos bandidos.
Ainda em Brejinho, criminosos usaram uma marreta para abrir um buraco na parede da lotérica.

Agente de saúde morre atingida por tiro na cabeça durante tentativa de assalto.

A violência não dar trégua e nem piedade na região polarizada por Catolé do Rocha (PB). E mais um crime de natureza cruel foi praticado pelos bandidos que aterrorizam as cidades desta regional.

A mais recente vítima da fúria da bandidagem foi a agente de saúde brejo-santense Aline Naiara da Costa Freitas, 28 anos, morreu após ser baleada na cabeça em uma tentativa de assalto na saída de Brejo dos Santos para a cidade de Bom Sucesso. A morte da mesma foi confirmada às 5h10 deste sábado (01 de dezembro).

Segundo informações, Aline se deslocava com seu esposo, por volta das 22h desta sexta-feira (30 de novembro), para sua casa que fica situada no sítio Umburanas, na zona rural de Brejo dos Santos, Sertão da Paraíba, e na saída da zona urbana da cidade, indivíduos mandaram o esposo de Aline parar a moto (o que se prova um assalto), porém, com medo, o esposo da vítima seguiu e não parou.
Com raiva, um dos indivíduos atirou, acertando brutalmente a cabeça de Aline. Após o ocorrido, a vítima foi transferida para Campina Grande, mas não resistiu devido o estado muito grave.

Homem morre após intoxicação por cloro em academia de natação em SP.

Morreu na noite de ontem sexta-feira (30) um dos três alunos de uma academia de natação em Campinas (SP) que sofreram intoxicação aguda por inalação de cloro. Samuel Rodrigues Squarisi, de 38 anos, estava internado na UTI do HC da Unicamp desde a quinta (29), depois que um funcionário da HydroCenter misturou, de forma involuntária, dois tipos de cloro, usados tradicionalmente para tratamento de piscinas de maneira individual.

De acordo com o médico Eduardo de Capitani, do Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox) da Unicamp, a junção provocou a produção de um gás extremamente tóxico para os pulmões. A substância não chegou nem a ser jogada na água. “Essas substâncias têm de ser usadas separadamente. A junção delas, mais a água, fez uma reação química que liberou uma quantidade muito grande de cloro, livre, que é um gás, o cloro livre é uma das substâncias mais tóxicas para o pulmão”, explicou Capitani.

Pelo menos nove pessoas foram afetadas pela reação química. Uma mulher de 51 anos segue internada no Hospital de Clínicas da Unicamp, enquanto um homem de 37 anos está no Hospital Vera Cruz. Eles ainda correm risco de morte.
 
De acordo com o Ciatox, as outras seis pessoas que inalaram a substância passam bem, mas estão recebendo atendimento por telefone e foram orientadas a procurar atendimento médico por existir a possibilidade do efeito aparecer mesmo após 48 horas.

Reajuste para o judiciário começa em 1º de janeiro.

O Supremo Tribunal Federal (STF) editou nesta sexta-feira, 30, uma portaria para esclarecer que os efeitos financeiros do reajuste nos salários do Judiciário valerão a partir de 1º de janeiro de 2019. A publicação foi feita em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

A portaria é necessária porque a lei que elevou a remuneração dos ministros de R$ 33,7 mil para R$ 39,2 mil mensais (valor que serve de teto remuneratório para o funcionalismo público) não estabeleceu data de início de vigência.

Com isso, o aumento em tese poderia ser aplicado imediatamente. No entanto, nenhum poder da União tem dotação orçamentária para aplicar os reajustes já em 2018. A Constituição prevê que nenhum reajuste pode ser implementado sem preencher esse requisito.

O acordo político firmado entre o STF e o presidente Michel Temer para a sanção do reajuste previa o início de vigência do aumento a partir do ano que vem. Em troca, os integrantes do Judiciário deixarão de receber o auxílio-moradia que vinha sendo pago com base em liminar do ministro do STF Luiz Fux.

FMI: investimento público no Brasil foi menor que em países emergentes.

O investimento público do Brasil ficou abaixo da média dos países emergentes e da América Latina, nas duas últimas décadas. É o que conclui relatório com avaliação da gestão do investimento público no Brasil, divulgado hoje (30) pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

No período de 1995 a 2015, o investimento público no Brasil foi, em média, de 2% do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país. Já os países emergentes registraram 6,4% e os países da América Latina, 5,5%.

Em 2015, o estoque de capital público era de apenas 35% do PIB, em comparação com a média de 92% das economias emergentes e 86% da América Latina.

O relatório ressalta que há uma grande margem para aumento da eficiência do investimento público no Brasil. O hiato de eficiência do Brasil em relação aos países mais eficientes é de 39%. Esse resultado é maior do que a média observada nos demais países emergentes (27%) ou da América Latina (29%).

O documento propõe um plano de ação que recomenda, entre outros pontos, fortalecer a priorização estratégica do investimento público e desenvolver um banco de projetos de alta qualidade; padronizar os procedimentos de avaliação e seleção de projetos; e o aperfeiçoamento das análises e da estrutura dedicada às concessões e parcerias público-privadas.

O relatório é resultado de uma missão do FMI, solicitada pela Secretaria do Tesouro Nacional, realizada ao longo do segundo semestre de 2017. Foram avaliados 15 temas chaves, relacionados às fases de planejamento, alocação de recursos e implementação de projetos.

Bolsonaro diz que não vai prorrogar intervenção federal no Rio.

O presidente eleito, Jair Bolsonaro disse nesta sexta-feira (30) que não vai prorrogar a intervenção federal no Rio de Janeiro. “Eu assumindo, não a prorrogarei”, enfatizou após participar da formatura de sargentos da Aeronáutica em Guaratinguetá, interior paulista. Bolsonaro disse que só permitirá que forças federais continuem a atuar na segurança pública se houver garantias que dificultem que esses agentes sejam processados por mortes em ações.

Conforme o decreto em vigor, a intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro deverá se encerrar em dezembro. Uma eventual prorrogação dependeria de um novo decreto a ser assinado por Bolsonaro após sua posse.

“Eu quero uma retaguarda jurídica para as pessoas que fazem a segurança em nosso Brasil. Não posso admitir que os integrantes das Forças Armadas, da Polícia Federal, depois do cumprimento da missão respondam a um processo”, acrescentou ao dizer que só dará suporte federal dentro da previsão da Garantia da Lei e da Ordem com apreciação do Congresso Nacional.

Mais tarde, em uma entrevista a emissoras católicas na sede de Canção Nova, Bolsonaro detalhou o que pensa sobre o assunto. “O que é a retaguarda jurídica? É a certeza que o homem que tem uma arma à sua disposição, caso seja obrigado a utilizá-la, no final da missão ele tenha a paz e a tranquilidade que não será submetida a uma auditoria ou tribunal do juri”, disse ao ser perguntado sobre o tema.

O presidente eleito destacou que a segurança será um dos temas caros ao seu governo. “A segurança indo bem, o Brasil vai bem nos demais setores: economia, turismo, entre outros. E o que nós temos que fazer é uma legislação que iniba realmente as pessoas de cometer crime”, acrescentou.

Governo do RN anuncia pagamento da folha de novembro.

O Governo do Estado paga hoje (30) os salários de novembro do funcionalismo. Recebem dentro do mês trabalhado os servidores da Educação, DETRAN, IPERN, IDEMA, JUCERN, DEI e ARSEP.

No próximo dia 07 recebem novembro os servidores da área de segurança: SESED, SEJUC, PC, PM, CBM, ITEP e policiais do GAC e da Vice-Gov (ativos e reformados).

Até o dia 11 recebem novembro os servidores ativos da saúde e demais servidores ativos e inativos que ganham até R$ 5 mil.

Para o pagamento de novembro da faixa acima de R$ 5 mil, o Governo acompanha as receitas para anunciar a data em breve.

Por fim, a pequena parcela remanescente de outubro será paga amanhã (01).

TRT-RN não reconhece vínculo de emprego de motoboy com pizzaria.

O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) não reconheceu vínculo de emprego de motoqueiro entregador de pizza que prestava serviço em veículo de sua propriedade.

A decisão manteve julgamento anterior da 7ª Vara do Trabalho de Natal.

No processo, o motoboy alegou que trabalhou, sem carteira, para a E C S Silva – ME (Mercatis Pizzaria), de junho de 2016 a março de 2018. Durante esse período, ele fazia entregas de pizza e diversos tipos de lanche nos bairros da zona norte da cidade. Seu deslocamento era feito em motocicleta própria, sendo que ele arcava com os custos de combustível e manutenção da motocicleta.

O motoboy afirmou, ainda, em sua reclamação que recebia salário mensal da pizzaria no valor de R$ 1.100,00. A empresa não negou a prestação de serviços, mas afirmou que o trabalho se deu por “parceria e de forma autônoma, sem qualquer subordinação”. O pagamento dos serviços prestados pelo motoboy, segundo a empresa, era feito diariamente, no valor de R$ 8,00 por entrega.

O relator do processo no TRT-RN, desembargador Carlos Newton de Souza Pinto, destacou que a prova juntada ao processo favorece a tese da empresa, “no sentido de que as atividades prestadas pelo reclamante não dão ensejo ao reconhecimento do vínculo de emprego”

Carlos Newton destacou trechos da decisão da Vara, concluindo que, pelo depoimento do ex-entregador, “não havia a vinculação direta do trabalho, haja vista que as entregas poderiam ser feitas por terceiros e que, ao se ausentar por faltas, não teve descontos procedidos pela empresa”.

Para o Carlos Newton, no caso, não ficou provada a “subordinação jurídica, habitualidade e pessoalidade típicas dos contratos de emprego e, nesse diapasão, não se fazem presentes todos os requisitos indispensáveis para a configuração da relação de emprego”.

Economistas defendem inserção de idosos no mercado de trabalho.

A maioria das empresas no Brasil ainda resiste a contratar pessoas com mais de 50 anos, mas essa realidade terá de mudar porque a tendência é de aumento gradativo da população idosa e de faltarem jovens para o mercado de trabalho. A  afirmação foi feita hoje (30) pelo presidente do Conselho de Emprego e Relações do Trabalho da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (FecomercioSP), José Pastore, durante encontro que discutiu a atual e a futura situação do idoso no mercado.

Segundo o economista, por enquanto, a sociedade não se deu conta da desproporção entre o envelhecimento dos profissionais e a oferta da mão de obra juvenil. Porém, à medida que a economia for retomando o crescimento, isso será mais facilmente constatado, já que “haverá dificuldade em preencher vagas”.

Pastore manifestou preocupação com o fato de os parlamentares federais estarem postergando a reforma da Previdência. “As pessoas estão envelhecendo muito depressa no Brasil e, daqui a alguns anos, vamos ter mais idosos do que jovens, e a Previdência não vai ter condições de sustentar as pessoas idosas, que vão durar mais tempo. Isso é inexorável, e temos de acompanhar o que já ocorre em sociedades avançadas: fazendo com que o idoso trabalhe por mais tempo.”

Bolsonaro não repassará recursos de multas ambientais para ONGs.

O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), criticou hoje (30) parte da comunidade de ambientalistas, acusando-a de achar que é dona do meio ambiente. Ele também afirmou que a decisão sobre quem será o futuro ministro do Meio Ambiente ainda não foi tomada e há “meia dúzia” de nomes sendo avaliados.

O presidente eleito disse que o futuro ministro terá de ser afinado com o Ministério da Agricultura e  estar disposto a enfrentar o que voltou a chamar de “indústria da multa” . "Quero preservar, mas não dessa forma que vêm fazendo nos últimos anos. Dessas multas no campo, 40% vai para ONG. Isso vai deixar de existir”.

As declarações foram concedidas em Resende (RJ) em um food truck de cachorro quente que Bolsonaro costuma visitar sempre que está na cidade.

Ele viajou ao município fluminense para acompanhar a formatura de aspirantes a oficial na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), cerimônia que acontece amanhã (1º). Bolsonaro se formou nesta instituição em 1977, há 41 anos.

Edital de concurso da Prefeitura de Macaíba é publicado, mais de 600 vagas.

O edital do novo concurso público da Prefeitura de Macaíba foi publicado no final da tarde desta sexta-feira (30/11). A empresa que venceu a licitação para realizar o certame é a Consulpam Consultoria. São mais de 600 vagas sendo ofertadas juntando os níveis médio e superior, principalmente para as áreas de Saúde, Educação e Assistência Social. Os salários variam de R$1.082,24 a R$10.573,50.

As inscrições começam na próxima segunda-feira (03/12) e custarão R$ 85,00 para nível médio e R$105,00 para nível superior. Essas inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, após o candidato ler e aceitar as condições do edital. As provas deverão ser realizadas em fevereiro de 2019.

A realização de um concurso público vem para reorganizar o quadro funcional do município, após a criação e adequação de cargos aprovada na Câmara Municipal e sancionada pelo Executivo, objetivando otimizar o atendimento à população. Macaíba hoje é considerada uma cidade promissora situada na região da Grande Natal, bem administrada e que paga os salários rigorosamente em dia.

Justiça mantém prisão de massoterapeuta que causou morte de modelo.

O juiz Aylton Cardoso Vasconcellos, da 2ª Vara Criminal de Jacarepaguá, negou o pedido de revogação da prisão preventiva da massoterapeuta Valéria dos Santos Reis, que está foragida. O magistrado escreveu na decisão que “não surgiu fato novo que justificasse a soltura da acusada, conforme reivindicava a defesa de Valéria”.

Valéria, que se apresentava como biomédica, é acusada de ter aplicado silicone industrial na modelo Mayara da Silva Santos, de 24 anos, no dia 20 de julho último, vinda da Dinamarca, onde morava, para fazer um preenchimento nos glúteos e acabou morrendo horas depois. A modelo passou mal, após o procedimento, e morreu quando era transferida de ambulância para o hospital, depois de sofrer três paradas cardíacas.

Na decisão, o juiz designou uma audiência de instrução e julgamento para o dia 10 de janeiro de 2019, quando serão ouvidas testemunhas de defesa e acusação.

Black Friday cresce até 23% em vendas na internet.

Os dados variam de acordo com a metodologia e a empresa responsável pela estatística, mas uma coisa é fato: apesar da crise econômica que ainda assola o Brasil, a Black Friday de 2018 cresceu no País em relação ao ano passado, sobretudo no e-commerce. Segundo estudo recente divulgado por Ebit/Nielsen, no período da temporada de promoções houve um aumento de mais de 20% nas vendas. De acordo com o levantamento, foram R$ 2,6 bilhões no período, o que representa uma alta de 23% em relação a 2017. O número de pedidos cresceu 13%, para 4,27 milhões, enquanto o tíquete médio (valor de compra) teve alta de 8%, para R$ 608.

Líder nacional em soluções digitais para os mercados de comunicação e marketing, o Grupo Comunique-se encerra nesta sexta-feira, 30, sua Black Friday. São duas megapromoções: a primeira com desconto de até 40% na assinatura anual da plataforma Influency.me. Com base composta por mais de 250 mil influenciadores digitais, agrupados em micro (de 5 mil a 10 mil seguidores), mezo (de 10 mil a 100 mil), macro (de 100 mil a 1 milhão) e mega (a partir de 1 milhão), a tecnologia proprietária do Grupo combina inteligência artificial, reconhecimento facial e taxonomia na ativação de campanhas de marketing de influência de grandes, médias e pequenas marcas.

As empresas que contratarem a solução até da Black Friday ganharão consultoria estratégica 360º em marketing de influência, além de disparo master no DINO, plataforma que transforma automaticamente conteúdo em notícia.

A segunda superpromoção é a Black Friday Comunique-se, uma oportunidade para alavancar ações de comunicação, estreitar o relacionamento com a mídia e economizar até R$ 5 000,00 em 2019. São dois planos criados exclusivamente para o período. Focado em empresas com maior necessidade de envios de e-mail de marketing, e que buscam segmentação de mailing jornalístico ilimitado, a nível nacional, o Plano Gold garante 600 mil envios por ano.

Durante a Black Friday, o investimento mensal cairá de R$ 799,00 para R$ 399,00, gerando economia anual de R$ 4.788,00. O Plano Silver, por sua vez, é dedicado a marcas com menor demanda de envios de e-mails marketing, e que almejam segmentações mais específicas. Com até 10 editorias e 120 mil envios anuais, o investimento na Black Friday terá desconto de 50%, caindo de R$ 500,00 para R$ 250,00 por mês. A economia anual será de R$ 3.000,00.

“Aos gestores que estão planejando 2019, este é o momento ideal para obter descontos relevantes, boas ofertas e um excelente mix de soluções. Vimos nesta temporada de Black Friday, que termina hoje, uma oportunidade ideal para oferecer soluções que tornem mais proveitoso o relacionamento entre marcas e seus ‘stakeholders’”, destaca Rodrigo Azevedo, CEO do Grupo Comunique-se.

Robinson Faria não vai pagar o 13º salário de 2018.

O governador do Rio Grande do Norte Robinson Faria não tem dinheiro para pagar o 13º salário de 2018, segundo informou nesta sexta-feira (30) a secretária do Gabinete Civil do Rio Grande do Norte, Tatiana Mendes Cunha.

Apostador da Mega-Sena perde ‘bolada’ de R$ 22 milhões ao não retirar prêmio.

Um apostador de São Sebastião (SP) perdeu uma ‘bolada’ de R$ 22 milhões na Mega-Sena. Ele acertou as seis dezenas sorteadas no concurso 2.074, do dia 1° de setembro, mas ficou sem a quantia milionária por não ter retirado o prêmio no prazo, que se encerrou nesta sexta-feira (30). A informação foi confirmada pela Caixa Econômica Federal.

O ‘sortudo não encontrado’ virou assunto e gerou grande expectativa na cidade nos últimos dias. O clima era de curiosidade e muitos moradores arriscaram palpites de que o apostador havia perdido o bilhete ou esquecido de conferir os números jogados.

Na lotérica A Milionária, onde foi feita a aposta simples e vencedora, o dono chegou a colocar uma faixa alertando que a aposta havia sido feita ali.

O sorteio do concurso foi feito em Santa Catarina e as dezenas sorteadas foram 08 – 18 – 23 – 37 – 42 – 58. Além da aposta de São Sebastião, um sortudo de Passos (MG) também acertou os números. O apostador de Minas Gerais já retirou o prêmio.

Com R$ 22 milhões, o apostador poderia comprar itens como cerca de 450 carros populares de R$ 49 mil; 44 apartamentos de R$ 500 mil; ou 2.750 aparelhos de celular de última geração de R$ 8 mil. Na poupança, o valor renderia R$ 81 mil mensais.

A situação é muito pior, desabafa Fátima Bezerra.

Da futura governadora do Rio Grande do Norte Fátima Bezerra:

“Não temos ainda os dados precisos no que diz respeito ao desequilíbrio fiscal-financeiro no Estado do Rio Grande do Norte. No entanto, as informações preliminares apontam que a situação é mais grave ainda do que nós imaginávamos”.

Sobre o ‘rombo’ nos salários atrasados que Robinson Faria deixará como herança pra ela.

ANS suspende venda de 17 planos de saúde de três operadoras.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou hoje (30) a suspensão de 17 planos de saúde de três operadoras, por reclamações na cobertura assistencial. Segundo a ANS, os 156,6 mil beneficiários dos planos suspensos não são afetados, porque a medida impede apenas a realização de vendas para novos clientes.

A decisão foi tomada depois da análise trimestral do Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento, que avalia as reclamações registradas pelos beneficiários e a resolução das queixas.

Os planos só poderão ser comercializados novamente quando forem comprovadas melhorias na cobertura do plano. Foi o que aconteceu com 19 planos de oito operadoras, que haviam sido suspensos anteriormente e receberam hoje autorização para voltar a ser comercializados a partir de 7 de dezembro.

No último trimestre do Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento, foram analisadas 16.442 queixas de clientes de planos de saúde, das quais 95,62% foram resolvidas através de mediação feita pela ANS.

sexta-feira, novembro 30, 2018

Conta de luz terá bandeira verde em dezembro, sem cobrança extra.

A bandeira tarifária para o mês de dezembro será verde, ou seja, sem custo extra para os consumidores de energia elétrica. Desde maio deste ano, a bandeira estava nos patamares amarelo ou vermelho.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), apesar de os reservatórios ainda apresentarem níveis reduzidos, a expectativa é a de que a estação chuvosa continue aumentando o nível de produção de energia pelas hidrelétricas e a recuperação do fator de risco hidrológico (GSF), fatores que impulsionam a queda no Preço de Liquidação de Diferenças (PLD). O GSF e o PLD são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira tarifária a ser acionada.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado para sinalizar aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica. A adoção de cada bandeira, nas cores verde (sem cobrança extra), amarela e vermelha (patamar 1 e 2), está relacionada aos custos da geração de energia elétrica.

A Aneel alerta que, mesmo com a bandeira verde, é importante manter as ações relacionadas ao uso consciente e combate ao desperdício de energia elétrica.

Hospital Giselda Trigueiro terá programação de combate à Aids.

Em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, comemorado há 30 anos no dia 1º de dezembro, o Hospital Giselda Trigueiro (HGT), referência no atendimento de doenças infectocontagiosas, promoverá atividades com foco na prevenção, na adesão das pessoas que vivem com HIV-PVHIV ao tratamento e continuidade do cuidado e nos deveres e direitos dos usuários que vivem com HIV.

As ações terão início nesta segunda-feira (3) e seguirão até o dia 29 de dezembro. Para mobilizar todos os envolvidos nessa questão, a programação contará com rodas de conversa com trabalhadores sobre Aids, sala de espera no Serviço de Atendimento Especializado (SAE)/Hospital Dia, atividade cultural/musical através do coral de trabalhadores e usuários do HGT, além de literatura de cordel.

As ações marcam o Dezembro Vermelho, cujo objetivo é chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos das pessoas infectadas pelo HIV. A iniciativa é fruto de uma parceria com o Hospital Dia, Núcleo de Educação Permanente, Coral do HGT, Coordenação Estadual das IST/Aids e Hepatites Virais, usuários, trabalhadores e gestores.

PROGRAMAÇÃO
03/12
9h – Abertura
Acolhida da direção
Coral Vozes da Vida e Saúde (Em frente ao HGT)
Apresentação de cordel- Ivan Umbelino da Silva – técnico de enfermagem HGT
Horário: 10h às 12h – “Vamos conversar sobre Aids?”
Facilitadores: Roberta Lacerda – coordenadora do Hospital Dia /Serviço de Atendimento Especializado – HGT e Francisco Junior (farmacêutico HGT).
Local: Sala 01- Departamento de infectologia

10/12
Debate: Construindo o ser homem e o ser mulher: experimentando a dor e a delicia de ser o que é.
Facilitador: Profº Doutor João Bosco Filho – Doutor em Educação da UERN
Local: sala 01
Horário: 10h às 12h

17/12
Pensando e avaliando a questão da AIDS – Movimentos Sociais e Serviço de Saúde
Facilitadoras: Acácia Cândido, Sheylla Rodrigues e Teresa Freire. (Psicólogas do HGT)
Local: sala 01- Departamento de infectologia
Horário: 9h30 às 12h

Sala de espera no ambulatório do Hospital Dia:
Diariamente a partir do dia 04/12 até 29/12/2018
Manhã: das 8h30 às 9h30.
Tarde: das 14h às 15h

Dentista que matava concorrentes em série é preso após 4 anos de investigações.

O dentista Flávio do Nascimento Graça, de 39 anos, suspeito de ser responsável pelas mortes de três pessoas ligadas a uma clínica dentária de Santos, no litoral de São Paulo, foi preso na manhã desta quinta-feira (29). A motivação dos crimes foi vingança, já que o profissional não aceitava a concorrência de outro consultório odontológico na mesma rua, situação que teria levado o dentista à falência. O homem, considerado ‘serial killer’ pela polícia, estava foragido e tinha a prisão temporária decretada há quatro anos.

De acordo com as investigações da polícia, o ‘serial killer’ matou três irmãos proprietários da Clínica Americana: Agilson Corrêa de Carvalho, Aldacy Correa de Carvalho e Arnaldo Correa de Carvalho. As vítimas foram mortas a tiros por vingança pois o dentista mantinha duas clínicas no Centro de São Vicente quando, em meados de 2007, os irmãos abriram um consultório ao lado e acabou ficando com a clientela de Fábio, que veio a falir. Segundo o depoimento de uma ex-funcionária de Flávio na época, ele sequer assistia canais que divulgavam comerciais da clínica dentária ‘rival’. Segundo apurado pelo G1, Flávio foi preso em Santos e se encontra nas dependências da Delegacia Especializada Antissequestro (Deas) da cidade. A localização do dentista ocorreu após um ‘longo e paciente’ trabalho de monitoramento não só do acusado, como também de pessoas que eram ligadas a ele.

Com a prisão preventiva decretada, o dentista era considerado o procurado da Justiça número 1 no litoral de São Paulo, pela quantidade dos crimes em série cometidos e também em razão da sua aparente frieza na execução dos ataques às vítimas. A captura do ‘maníaco da peruca’, como o acusado ficou conhecido, fecha a investigação iniciada na madrugada de 23 de dezembro de 2014, data do primeiro crime.
Investigações
 
As suspeitas sobre Flávio aumentaram após o terceiro crime, onde uma funcionária da clínica foi baleada. Os policiais ouviram depoimentos de colegas de faculdade do dentista, que reconheceram ele por meio das câmeras de monitoramento.
 
Durante as investigações, a polícia detectou que após os crimes, o dentista apagava as pistas. No final de 2015, o suspeito apagou todos os seus registros, como contas bancárias e e-mails. Ele também tentou suspender seu registro no Conselho Regional de Odontologia (CRO), mas não conseguiu pois tinha débitos com a entidade.


Bebê é ressuscitado após cair em piscina e ficar 2h sem sinais vitais.

Um bebê de apenas 10 meses engatinhou até a piscina de uma casa no Bairro Jardim Universitário, em Cuiabá, caiu na água e se afogou, permanecendo sem sinais vitais por cerca de duas horas.

Familiares, a Polícia Militar, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros conseguiram fazer o bebê voltar à vida depois de inúmeras tentativas de reanimação.

De acordo com o boletim de ocorrência, ao qual o ‘G1’ teve acesso, o bebê estava em casa com a mãe e a avó, quando, após um momento de desatenção, o menino foi engatinhando para o quintal e depois para a piscina.

As mulheres sentiram falta do bebê e foram procurá-lo pela casa, até que a avó o encontrou desmaiado dentro da piscina. A avó iniciou o procedimento de reanimação, seguida por um tio, que foi chamado por elas.

A Polícia Militar chegou ao local nesse momento e iniciou uma reanimação cardiopulmonar (RPC) de 20 minutos, até que uma viatura do Samu chegasse e desse continuidade ao procedimento de reanimação. Instantes depois, mais duas viaturas do Samu chegaram, juntamente com uma equipe do Corpo de Bombeiros. Todos se revezaram para reanimar o bebê.
 
Cerca de duas horas depois, os sinais vitais do menino foram restabelecidos. Ele foi levado para o Pronto-Socorro de Cuiabá, onde permanece internado sob cuidados médicos.

Potiguar é campeã brasileira de Paraciclismo em SP.

A potiguar Ana Raquel, atleta da Sociedade Amigos do Deficiente Físico (Sadef) acabou de voltar de São Carlos, interior de São Paulo, com mais duas medalhas no paraciclismo. Uma de ouro e uma de prata, no Brasileiro de Paraciclismo de Estrada.

O ouro veio na prova de resistência, na qual o atleta dá voltas em um circuito de 2.800 metros. Ana Raquel deu 12 voltas no circuito, pedalou 33 quilômetros em 1 hora e 14 minutos. “Essa prova já foi no segundo dia de disputas. Eu estava cansada e para piorar, chovia. Mas fui para a largada muito concentrada e durante a prova foi tudo dando certo”, avalia Ana Raquel.

A prova conta pontos nos rankings brasileiro e mundial, e consequentemente, ajuda na luta pela classificação para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. “No ciclismo, a vaga é do país, e ainda não sabemos quantas o Brasil terá direito. Mas tenho treinado muito e acumulado pontos para seguir nessa briga”, diz confiante a atleta da Sadef.

A Confederação da modalidade ainda vai divulgar o ranking atualizado. Mas 2018 ainda tem calendário esportivo. Na próxima semana, entre os dias 5 e 9, Ana disputa o Brasileiro de Paraciclismo de Pista, no velódromo de Indaiatuba, São Paulo.

Compras com cartões cresceram 14,7% no terceiro trimestre do ano.

As compras com cartões de crédito, débito e pré-pagos cresceram 14,7% no 3º trimestre de 2018 em comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo dados da Associação das Empresas Brasileiras de Cartão de Crédito e Serviços (Abecs), o resultado é o maior desde o 2º trimestre de 2014, quando o setor avançou 15%.

O levantamento mostra que os brasileiros movimentaram R$ 391,1 bilhões em transações, com maior peso para os cartões de crédito, que registraram R$ 244,4 bilhões e crescimento de 14,8%. Os cartões de débito somaram R$ 143,8 bilhões (13,7%) e os cartões pré-pagos, R$ 2,9 bilhões (67%).

O estudo aponta ainda que a região Sudeste concentra a maior quantidade de uso de cartões, que detém 60,4% de todo o volume movimentado. No entanto, os crescimentos mais expressivos no período vieram das regiões Norte, com alta de 16,4%, e Nordeste, com 15%. Em seguida estão Sudeste (14,7%), Centro-Oeste (14,6%) e Sul (13,9%).

No acumulado do ano, o uso dos cartões chegou a R$ 1,11 trilhão, com crescimento de 14% em relação ao mesmo intervalo de 2017. A projeção da Abecs é que o valor transacionado supere R$ 1,5 trilhão em 2018.

As compras internacionais realizadas por brasileiros com cartão de crédito somaram R$ 8 bilhões, avanço de 7% em relação ao mesmo período do ano passado. Já os gastos de estrangeiros no Brasil com cartões cresceram 20,4%, chegando a R$ 3,6 bilhões.

Metade dos pacientes internados no HWG são motociclistas acidentados.

Continua preocupante o número de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas no Hospital Walfredo Gurgel (HWG). Somente de janeiro a junho de 2018, já foram contabilizadas 3.199 vítimas, média de 17,7 atendimentos diários. No ano passado, 8.010 motociclistas deram entrada no maior hospital do Rio Grande do Norte, média de 21 acidentados por dia.

Segundo estatísticas do HWG, em 2004, a instituição obteve a média mais baixa de acidentes envolvendo motociclistas, quase 5 vítimas por dia. De lá para cá, o índice vem subindo a cada ano. Em 2014, 7.380 pessoas deram entrada no HWG com algum trauma sofrido em trânsito. No entanto, a situação em 2015 foi considerada a mais crítica, com 10.411 acidentados, uma média de 29 pessoas atendidas diariamente no hospital.

Para o chefe de Cirurgia Geral do Hospital Walfredo Gurgel, Ariano Oliveira, quase metade dos pacientes que se encontram internados nos corredores são vítimas de acidentes com motocicleta. A maioria com idade entre 17 e 45 anos, do sexo masculino. “As lesões geralmente são graves, como amputações e fraturas expostas, já que o corpo é o próprio contato com o trauma. São pacientes de custo social e previdenciário elevado já que ficam sofrendo por muito tempo com as sequelas, que podem levar, inclusive, à inviabilidade do exercício profissional”.

De acordo com o inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Roberto Cabral, a principal causa dos acidentes de trânsito, de forma geral, é a imprudência do condutor, que se traduz em falta de atenção, excesso de velocidade, ultrapassagens indevidas e uso de bebida alcoólica antes de dirigir. “Nas nossas estatísticas, mais da metade das mortes registradas nas rodovias federais do RN são de motociclistas”.

RN tem melhor expectativa de vida do Norte e Nordeste, revela IBGE.

Quem nasce no Rio Grande do Norte tem a melhor expectativa de vida entre os estados do Norte e do Nordeste. O dado foi revelado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nas Tábuas Completas de Mortalidade e equivale ao ano de 2017.

De acordo com o estudo, o potiguar tem a esperança de viver 76 anos, em média. O número é o mesmo da média do Brasil. O RN está a frente de todos os estados do Norte e do Nordeste, ficando atrás do Sul, do Sudeste e do Distrito Federal.

Na análise da expectativa de vida por gêneros, a diferença no RN é de 8 anos, a quinta mais alta do país. Em média, as mulheres vivem 80 anos enquanto os homens vivem 72 anos.

Essas e outras informações estão disponíveis nas Tábuas Completas de Mortalidade do Brasil de 2017, que apresentam as expectativas de vida às idades exatas até os 80 anos e são usadas como um dos parâmetros para determinar o fator previdenciário, no cálculo das aposentadorias do Regime Geral de Previdência Social.

A presente edição traz comparações com 1940, ano a partir do qual foi verificada uma primeira fase de transição demográfica, caracterizada pelo início da queda nas taxas de mortalidade.

Bélgica segue no topo do ranking da Fifa, mas Brasil reduz diferença.

A seleção da Bélgica segue na primeira colocação do ranking da Fifa, na atualização divulgada pela entidade nesta quinta-feira. A França continua em segundo lugar, seguida pelo Brasil, em terceiro. Mas a vantagem das duas equipes europeias sobre o time brasileiro foi reduzida no ranking deste mês.

Os belgas somam agora 1727, contra 1726 dos franceses. A seleção brasileira exibe 1676 pontos, reduzindo de 64 para 51 pontos a distância para a equipe da Bélgica, sua algoz nas quartas de final da Copa do Mundo da Rússia. Os belgas terminaram o Mundial na terceira colocação, enquanto os franceses foram os campeões.

A queda na diferença entre os europeus e o Brasil se deve à derrotas das duas equipes na Liga das Nações da Uefa. No mesmo período, o time comandado pelo técnico Tite venceu amistosos contra Uruguai e Camarões, neste mês, na Inglaterra. A seleção ainda não perdeu desde a Copa, acumulando seis vitórias consecutivas em amistosos.

O Brasil está sendo seguido de perto pela Croácia, que tem 1634 pontos e ocupa o quarto posto. Depois dos vice-campeões mundiais vêm as seleções de Inglaterra, Portugal, Uruguai, Suíça, Espanha e Dinamarca. A única mudança no Top 10 foi a troca de posições entre portugueses e uruguaios, que caíram para o sétimo posto.

A Argentina, por sua vez, galgou uma posição e aparece agora em 11º. Assim, empurrou a Colômbia para a 12ª colocação. Ainda dentro do Top 20, Suécia e Holanda também ganharam posições. Os suecos subiram três degraus e figuram agora em 14º, mesma colocação dos holandeses.

Entre as equipes que mais subiram no ranking, o maior destaque foi o Sudão, com oito posições (127º). Gâmbia galgou sete postos (166º), enquanto Moçambique (117º), Angola (125º) e Comoros (143º) ganharam cinco colocações cada.

O próximo ranking da Fifa será divulgado no dia 20 de dezembro. Será a última lista do ano.

Confira a lista dos 20 primeiros colocados do ranking da Fifa:
1º – Bélgica, 1.727 pontos
2º – França, 1.726
3º – Brasil, 1.676
4º – Croácia, 1.634
5º – Inglaterra, 1.631
6º – Portugal, 1.614
7º – Uruguai, 1.609
8º – Suíça, 1.599
9º – Espanha, 1.591
10º – Dinamarca, 1.589
11º – Argentina, 1.582
12º – Colômbia, 1.575
13º – Chile, 1.565
14º – Suécia, 1.560
14º – Holanda, 1.560
16º – Alemanha, 1.558
17º – México, 1.540
18º – Itália, 1.539
19º – País de Gales, 1.525
20º – Polônia, 1.518
20º – Peru, 1.518