sábado, novembro 28, 2015

Após 26 anos, Maria Joaquina, Cirilo e elenco de "Carrossel" se reencontram.

Após 26 anos, boa parte do elenco de "Carrossel", novela mexicana exibida pelo SBT nos anos 1990, se reencontrou na noite desta quinta-feira (26)  durante a realização de uma peça de teatro na Cidade do México. A imagem foi publicada pela atriz Ludwika Paleta, que eternizou a vilã mirim Maria Joaquina.

Nas imagens, Paleta está ao lado de seus colegas, o ator Pedro Javier Rivero, que interpretou Cirilo, Hilda Chávez (Laura), Christel Klitbo (Valéria), Jorge Granillo (Jaime), Joseph Birch (David), Gabriel Castañon (Mário), Rafael Omar (Jorge), Abraham Pons (Daniel) e Gina Castro (Marcelina).

Segundo informações do jornal El Universal, outros atores como Mauricio Armando (Paulo) e Silvia Guzmán (Alicia) também foram ao encontro. Os dois são os únicos que moram fora do México, atualmente.

"Carrossel", remake mexicano baseado em uma novela original argentina, foi um dos maiores sucessos do SBT, exibido em 1991 e reprisado por inúmeras vezes ao longo do tempo. De olho nesse sucesso, o canal do Silvio Santos decidiu produzir recentemente a sua própria versão e com audiência e repercussão absolutamente razoáveis. 

Dilma chega a Paris dois dias antes da COP-21.

A presidente Dilma Rousseff chega a Paris, França, para participar da 21ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-21)
A presidente Dilma Rousseff chega a Paris, França, para participar da 21ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-21)(Roberto Stuckert Filho/PR/Divulgação)
Em meio à crise política, a presidente Dilma Rousseff cancelou as visitas que faria na próxima semana ao Vietnã e ao Japão. A viagem que fará a Paris, no entanto, para a 21º Conferência das Partes da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, está mantida. Dilma e a comitiva de 17 pessoas chegaram a Paris dois dias antes do evento, no início desta tarde, quando ainda não tinha compromissos previstos na agenda oficial. No final da tarde, a presidência informou que quatro reuniões bilaterais foram marcadas para o domingo, com a primeira-ministra da Noruega, Erna Solberg, com os presidentes do Equador, Rafael Correa, e da Bolívia, Evo Morales, e com o representante da Comunidade do Caribe (Caricom).

O roteiro inicial previa a saída da presidente de Paris na próxima segunda (30) diretamente para cumprir agenda com empresários no Vietnã na terça (1º) e quarta-feira (2). Depois, seguiria para o Japão, onde pretendia, entre outros temas, conversar sobre a retomada da venda de carne processada bovina brasileira, que está embargada pelos japoneses desde 2012. Dilma também tinha agendado um encontro com o imperador japonês Akihito, no dia 4.

É a segunda vez que a presidente brasileira suspende uma visita ao Japão. Em 2013, a presidente cancelou a viagem por causa das manifestações que tomaram as ruas do país no período.
 
Dilma e a delegação brasileira estão hospedados no hotel Bristol.

Papa Francisco pediu fidelidade aos sacerdotes e religiosas.

Após visita à Casa de Caridade, em Uganda, neste sábado, 28, Papa Francisco se encontrou com sacerdotes, religiosas e seminaristas na catedral de Kampala. Durante o encontro, o Santo Padre destacou aos consagrados três atitudes importantes para que sejam verdadeiros missionários de Cristo: memória, fidelidade e oração.

Francisco frisou, em seu breve discurso, que é preciso ser fiel à vocação, pois “se um sacerdote ou religioso para de orar por causa de muito trabalho, ele começou a perder sua memória”. O Santo Padre recordou os mártires que testemunharam o amor de Cristo pela África e disse que, a exemplo deles, todos os vocacionados devem seguir sua missão.

SBT e Record jogam o “É de Casa” para o terceiro lugar.

O programa matinal “É de Casa” tem péssima audiência novamente na manhã deste sábado, 28 de novembro, e está perdendo, mais uma vez, para a emissora de Silvio Santos na Grande São Paulo.

Esse programa matinal gosta de perder mesmo para o SBT, que com sua programação infantil, registra a liderança isolada na capital paulista com uma ampla vantagem sobre o canal da Família Marinho.

Já não bastasse isso, o programa apresentado por Cissa Guimarães, Zeca Camargo, Patrícia Poeta, Tiago Leifert, André Marques e Ana Furtado também está sendo derrotado também pela Rede Record. Essa atração global amarga o terceiro lugar. Vale dizer que, em determinados momentos, a emissora dos bispos chegou a assumir a liderança.

Presos promovem quebra-quebra em dois pavilhões de Alcaçuz.

Detentos do Pavilhão 1 e 4 da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, realizam um quebra-quebra nos dois setores, no início da tarde deste sábado (28). De acordo com os agentes, os presos não estariam satisfeitos com a forma que está sendo feito o trabalho.

Isso porque, nesta sexta-feira, agentes da unidade e do GOE retiraram alguns aparelhos das celas, como TVs para fazer uma catalogagem do material. A partir daí, os presos ameaçaram um quebra-quebra.

Já neste sábado, mesmo depois que o material foi devolvido para as celas, os detentos decidiram realizar a rebelião. O Grupo de Operações Especiais do Sistema Penitenciário e o BPCHoque já foram acionados para controlar a situação em Alcaçuz.

Oswaldo de Oliveira deixa o comando do Flamengo.

Após uma semana inteira de treinamentos, Oswaldo de Oliveira não vai comandar o Flamengo na penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. O treinador e a diretoria, em comum acordo, acertaram na manhã deste sábado a saída do técnico, que inicialmente deveria ficar até o fim da temporada, mas tinha contrato até dezembro de 2016. O Flamengo só cumpre tabela até o fim do Brasileirão e será comandado interinamente pelo auxiliar Jayme Oliveira.

“Como já havia sido combinado entre clube e treinador, Oswaldo ficaria à frente do time pelos dois últimos jogos. Após conversa entre todos nós, hoje (sábado) ficou decidido pela interrupção do trabalho, mas ele é um grande profissional e seguirá a carreira com a mesma seriedade. Agradecemos pelo empenho e dedicação neste tempo juntos”, disse o presidente Eduardo Bandeira de Mello ao site oficial do Flamengo

“Conversamos e decidimos, juntos, que eu e o clube seguiremos nossos caminhos. Entendemos que, neste momento, era o mais certo a fazer. Já haviam falado comigo na segunda-feira e o combinado era ficar até o final do campeonato, mas chegamos a este acordo” afirmou Oswaldo de Oliveira, também ao site do Fla.

Ainda que as duas partes falem que o rompimento foi consensual, fica claro que partiu do Flamengo a iniciativa de liberar Oswaldo antes do fim da temporada, permitindo ao clube começar a pensar em 2016 com um novo treinador. O substituto de Oswaldo, entretanto, só deverá ser apontado pela diretoria que será eleita em 7 de dezembro. Bandeira de Mello é favorito à reeleição.

Governo do RN encaminha projeto para criar Divisão de Homicídios.

A apuração de crimes dolosos e violentos pode ganhar um reforço do Governo do Estado. O governador Robinson Faria encaminhou mensagem à Assembleia Legislativa nesta sexta-feira (27) com o projeto de lei complementar no qual propõe a criação da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Com essa lei complementar, a Delegacia Geral da Polícia Civil terá autorização para criar e disciplinar um procedimento operacional padrão, por meio de atos normativos internos e que respeitem os direitos dos investigados. “Estamos buscando excelência no que se refere a oferecer segurança pública ao cidadão potiguar. Os números de crimes violentos têm diminuído se comparados há anos anteriores, mas sabemos que precisamos avançar ainda mais. Portanto, essa é mais uma medida que estamos tomando para que as investigações de crimes de mortes sejam ainda mais céleres, com a criação de uma Divisão específica para esse fim”, disse o governador.

Após aprovação na Assembleia, a Divisão de Homicídios vai requerer uma pequena reestruturação de carreira, sem elevação de despesas ou quaisquer atos que descumpram a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Essas mudanças preveem a extinção no Quadro Geral de Pessoal do Estado de nove gratificações e de dois cargos, sendo um de Subsecretário e outro de Subcoordenador, de provimento em comissão; esses serão substituídos por dezenove funções gratificadas, a serem exercidas, exclusivamente, por servidores de carreira, ocupantes de cargos de provimento efetivo.

“Domingo Show” (29/11/2015) Mara Maravilha participa do programa e esclarece polêmicas.

A eliminada do reality “A Fazenda 8” na noite da última quarta-feira (26), Mara Maravilha estará no palco do programa de Geraldo Luís, “Domingo Show”. No programa ela irá esclarecer as polêmicas dentro do reality.

Mara foi eliminada por ter alcançado apenas 42,54% dos votos, contra os 57,46% de Marcelo Bimbi lembrando que o pessoal de casa vota em quem deve continuar no jogo. Por ter sido a peoa mais briguenta de “A Fazenda”, ela recebeu o apelido de ‘Mara MaraBecker’.

Inclusive foi ela que protagonizou junto com Thiago Servo, a primeira briga da temporada, criando logo inimizades no jogo. Mas ela também fez grandes amizades, com Amaral, Ana Paula Minerato, Ovelha e Luka Ribeiro.

Governo lança campanha contra surto causado por mosquito da dengue.

O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira (24) uma campanha nacional de combate ao Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus – esta última pode ser a causa do aumento de casos de microcefalia no Nordeste. O objetivo da campanha, de acordo com o ministro Marcelo Castro, é alertar a população para a necessidade de fazer um “combate sem trégua ao mosquito da dengue”, depois que o País passou a enfrentar um aumento de 176% de casos prováveis da doença. A estimativa é de 1,5 milhão de casos em 2015, contra 555,4 mil no ano passado.

Ao todo, 199 cidades do País estão em situação de risco de dengue e 655 em alerta, incluindo sete capitais: Aracaju, Belém, Cuiabá, São Luís, Porto Velho, Recife e Rio de Janeiro. O dado consta do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), divulgado hoje pela pasta da Saúde. Por isso, a campanha terá como slogan “Se o mosquito da dengue pode matar, ele não pode nascer. Ele agora transmite também chikungunya e zika”.

Festival Halleluya acontece de 4 a 6 de dezembro no anfiteatro da UFRN.

O Halleluya  é o maior festival de artes integradas da América Latina. Com origem em Fortaleza, a Comunidade Católica Shalom realiza o evento desde 1995 quando esse ainda era conhecido como Trifest. O Halleluya já foi realizado em outras capitais brasileiras (São Luís, Salvador, Aracaju) e em outros países como Inglaterra, França, Israel e Itália.

Os shows são a grande atração das noites do evento. Já subiram ao palco do Halleluya nomes como: Rosa de Saron , Cosme, Missionário Shalom e Adriana Arydes. No Halleluya também é possível curtir dança, grafite e teatro em estandes montados ao longo do anfiteatro do campus universitário. Há ainda espaço para os praticantes de esportes radicais como skates, bmx e patins.

Além das atrações artísticas, no Festival Halleluya, haverá também missa, confissão e adoração. Outra marca do evento é a solidariedade, no ano passado foi arrecadado uma tonelada de alimentos, já em 2015 a campanha fica por conta da doação de material escolar. Os pais podem ficar despreocupados porque as crianças têm um espaço exclusivo, o Halleluya Kids.

Confira as atrações para o Halleluya 2015
Sexta-feira (04): Rosa de Saron e Cosme
Sábado (05): Missionário Shalom e Tony Allison
Domingo (06): Ana Gabriela e Adoração e Vida
Entrada: Franca

RN tem dia D de Vacinação Antirrábica neste sábado.

Neste sábado (28), a maioria dos municípios do Rio Grande do Norte realiza o Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica canina e felina, quando os postos estarão abertos das 8h às 17h. A capital do estado, Natal, realiza seu dia D somente em 12 de dezembro. Em todo o RN a campanha prossegue até 15 de janeiro de 2016. A vacina é gratuita e direcionada para cães e gatos, a partir de dois meses de idade.

O Programa Estadual de Controle da Raiva da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) estima que no Rio Grande do Norte a população de cães atinja 512.379 animais e a de gatos 206.130, totalizando 718.509 animais. A expectativa é vacinar no mínimo 80% deste número.

Em Natal está sendo agendada a vacinação nos locais com mais de três animais, assim como em condomínios. Os telefones de contato para o agendamento são (84) 3232-9788/3232-8235.


Ator de "Chaves" descobre oito tumores e tranquiliza fãs.

O ator mexicano Ricardo de Pascual, conhecido no Brasil por atuar na série "Chaves", tranquilizou os fãs em sua rede social ao revelar que retirou oito tumores nesta semana. Ele comemorou no Facebook que todos não eram malignos e recebeu mensagens de apoio de seus seguidores.

"Já me entregaram os resultados dos tumores que me retiraram. Foram oito (seis lipomas, um angiolipoma e um elastofibroma). Felizmente são benignos, sem evidências de que são malignos. Obrigado, meu Deus", escreveu o ator na rede social. Ricardo de Pascual está se recuperando bem e já voltou a trabalhar.

Os três tipos de tumores retirados do corpo de Ricardo de Pascual não são considerados cancerígenos. Lipoma e angiolipoma são constituídos de células de gordura e se localizam no tecido subcutâneo. Já o elastofibroma, mais comum em pacientes de meia-idade e idosos, ficam na região dorsal.

Ricardo de Pascual fez personagens pequenos, porém fundamentais em "Chaves". No episódio "A Venda da Vila" (1976), interpretou Sr. Calvillo, que tentou comprar a vila do Sr. Barriga (Edgar Vivar).

No episódio "O Ladrão da Vila" (1976), deu vida a Sr. Furtado, morador que roubava objetos da vizinhança. Os moradores acusaram Chaves (Roberto Gómez Bolaños) de ter cometido os crimes e gritaram "ladrão!". Ele também interpretou o garçom de Dona Florinda (Florinda Meza) e o anão Soneca na releitura de "Branca de Neve" em "Chapolin".

Governo extingue 7 secretarias e suprime 346 cargos.

O Governo extinguiu hoje (27) sete secretarias e suprimiu 346 cargos comissionados do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, da Casa Militar e da Secretaria de Governo da Presidência da República. Segundo o Ministério do Planejamento, as alterações representarão redução de despesas de R$ 16,1 milhões ao ano. As mudanças dão continuidade à chamada reforma administrativa que, no início de setembro, reduziu em oito o número de ministérios.

Com as alterações desta sexta-feira, cai de 50 para 34 o número de cargos de Direção e Assessoramento Superior (DAS) na Casa Militar. Na Secretaria de Governo, a redução de cargos foi de 545 para 431 e, no Ministério do Planejamento, de 1.263 para 1.047.

Já as secretarias extintas hoje eram subordinadas à Secretaria-Geral da Presidência da República, à Secretaria da Micro e Pequena Empresa e à Secretaria de Assuntos Estratégicos. As três tinham status de ministério e foram suprimidas na reforma de setembro. Também foi extinta nesta sexta-feira a Assessoria Especial para Modernização de Gestão, ligada ao Ministério do Planejamento.

A nova estrutura passa a valer a partir de 17 de dezembro para a Casa Militar e a Secretaria de Governo. No caso do Ministério do Planejamento, as mudanças também entrarão em vigor no dia 17 e foi criada uma comissão de transição, para iniciar hoje a transferência de competências da ex-Secretaria de Assuntos Estratégicos para o órgão. O Planejamento absorveu as atribuições da secretaria extinta. Todas as alterações estão previstas em decretos publicados no Diário Oficial da União.

Dilma decretará na 2ª feira redução de R$ 10 bilhões em gastos do governo.

A presidenta Dilma Rousseff vai publicar na próxima segunda-feira (30) um decreto de contingenciamento de R$ 10 bilhões. A medida tornou-se necessária devido à não aprovação da nova meta fiscal deste ano pelo Congresso Nacional.

De acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência, o mais recente posicionamento do Tribunal de Contas da União obrigou o governo a contingenciar as verbas discricionárias em caso de não aprovação da revisão da meta.

A secretaria informou que este não é um problema financeiro, e sim orçamentário. Segundo o Palácio do Planalto, esta é uma situação “absolutamente momentânea”, e uma vez que a revisão da meta for aprovada, a utilização de despesas poderá voltar ao normal.

“Na segunda-feira o governo publicará um decreto de contingenciamento de pouco mais de R$ 10 bilhões”, disse o comunicado, informando que uma nota técnica será divulgada dando detalhes e explicações sobre a medida.

No início do ano, o governo tinha estipulado meta de superávit primário – economia para pagar os juros da dívida pública – em R$ 55 bilhões.

No entanto, as dificuldades para cortar gastos e aumentar as receitas fizeram a equipe econômica revisar a meta fiscal de 2015 para déficit primário de R$ 51,8 bilhões. Devido ao reconhecimento dos atrasos nos repasses a bancos públicos, o valor do déficit subirá para R$ 119,9 bilhões caso seja aprovado pelos parlamentares.

Escola pública de Natal é eleita a melhor do RN em gestão escolar.

Localizada no bairro de Mãe Luíza, região Leste de Natal, a Escola Municipal Antônio de Campos contrariou preconceitos sobre o ensino público e a comunidade em que está instalada e alcançou um feito notável. A instituição de ensino representará o RN, em Brasília, no prêmio concedido as melhores escolas do Brasil em gestão escolar. A premiação é feita pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação.

Em um total de 19 escolas do estado inscritas no prêmio, a escola de Mãe Luíza foi eleita a instituição referência no RN, quanto à gestão escolar e receberá não apenas o reconhecimento nacional, mas também uma quantia no valor de R$ 6 mil a ser utilizada em benefício da própria escola.

Para a diretora da instituição, Raquel Marinho, a premiação reconhece um trabalho feito com o esforço de uma equipe dedicada e com vontade de fazer a diferença.

“O trabalho coletivo e de equipe é que faz a diferença na busca por uma educação de qualidade. Procuramos dar o melhor para que nossas crianças aprendam, não só a ler e escrever, mas também noções de cidadania” declarou.

Superação.
A diretora conta que entre os principais critérios para que o prêmio fosse concedido estava a capacidade da escola de driblar os problemas e transformá-los em solução e melhorias para a comunidade escolar.

A avaliação deste e de outros critérios se deu através do envio de um formulário contendo as principais informações sobre a escola, seguida de posteriores visitas de especialistas em educação para verificar no local a realidade vivenciada na escola.

“Graças a Deus conseguimos mostrar que não é porque existem dificuldades que vamos cruzar os braços. Nosso maior desafio agora é manter a qualidade do nosso trabalho”, observou.

Entre os alunos, o prêmio concedido a escola também veio em clima de muita comemoração. É o caso de João de Pedro, de 11 anos. Aluno do 5º ano ele se diz parte desse resultado.

“Creio que assim como os meus amigos colaboramos para que a escola conquistasse esse prêmio, pela dedicação das nossas professoras e também da nossa, através do nosso esforço e dedicação”, disse ele.

A Escola Municipal Antônio de Campos conta atualmente com 349 alunos distribuídos em dois turnos, com idade entre 6 e 10 anos. Ao todo são 6 salas de aula e 12 turmas do 1º ao 5º ano. Via PnAr.

Estão abertas as inscrições para o 1º Seminário de Educação Profissional.

As inscrições para o 1º Seminário de Educação Profissional do RN, que ocorrerá de 9 a 11 de dezembro, estão abertas e poderão ser feitas no endereço eletrônico http://www.rn.senai.br/1seminarioeprn . O evento acontecerá na Casa da Indústria a as vagas são limitadas à lotação do auditório, que tem capacidade para 200 pessoas.

O evento será realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/RN) em parceria com o Sebrae, Senar, Senac, UnP, IFRN, Secretaria de Educação estadual e Sest/Senat, e tem como principal objetivo propiciar conhecimentos e reflexões no âmbito da educação profissional na perspectiva da política pública, do contexto econômico regional, da interface com o mundo do trabalho, ciência, inovação e das referências metodológicas para os processos de ensino e aprendizagem.

Ao final será divulgada uma carta de intenções em favor da educação profissional, assinada pelos presidentes de Federações patronais, instituições que são parceiras no evento, e pelo IFRN e UnP. Também será criado um fórum de educação profissional, como espaço de discussão de uma agenda permanente de diálogo entre educação e trabalho, com participação de instituições públicas e privadas.

Estão confirmadas palestras de importantes autoridades ligadas à educação, como Marcelo Machado Feres, Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, José Pastore, economista e consultor, José Paulo da Rosa, diretor regional do Senac-RS e Felipe Esteves Pinto, Gerente da Unidade de Educação Profissional do Departamento Nacional do SENAI, entre outros.

O presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, participará como mediador da mesa de José Pastore, que debaterá o “Mundo do trabalho e educação profissional: elos e paralelos”.

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas tem dois tetracampeões.

A lista dos estudantes, professores e escolas premiados na 11ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) já está disponível no site da competição. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (27) pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), que organiza a olimpíada. Individualmente, a Obmep 2015 tem dois tetracampeões: Bernardo Teixeira de Amorim Neto, da Escola Estadual Nossa Senhora de Guadalupe, de Lagoa da Prata (MG); e Bruno Barros de Sousa, da Escola Paroquial São Miguel, de Xambioá (TO). Os dois também dividiram o primeiro lugar geral no nível 2, para os 8º e 9º anos.

Foram 6.501 medalhistas, distribuídos entre 500 de ouro, 1.500 de prata e 4.501de bronze, além de 42.283 premiados com menção honrosa. Todos os medalhistas são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica de 2016.

A edição 2015 da Obmep bateu recorde de escolas e municípios inscritos, com 47.582 escolas de 5.538 cidades, o que corresponde a 99.48% dos municípios do país. O número de estudantes chegou a 17.970.745. O estado de São Paulo teve o maior número de inscritos, com 3.373.019 de participantes.

Considerando o resultado geral, as escolas que apresentaram melhor desempenho foram a Escola Estadual Augustinho Brandão, de Cocal dos Alves (PI); Escola Estadual José Américo Barbosa, de Mato Verde (MG); Escola Estadual Terezinha Pereira, de Dores do Turvo (MG); Unidade Escolar Teotônio Ferreira Brandão, também de Cocal dos Alves (PI); e Escola Municipal Pastor Hans Muller, de Joinville (SC).

Trade turístico prevê ocupação média de 85% durante alta estação no RN.

A expectativa para o fluxo de turistas no Rio Grande do Norte é das melhores para a temporada 2015-2016. A confirmação de mais de 200 voos para o estado durante a alta estação, animou o trade turístico para a ocupação hoteleira na alta temporada.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RN (ABIH/RN), José Odécio Rodrigues, acredita que a ocupação alcançará um média de 85%. Porém, ele ressaltou que alguns hotéis podem ultrapassar a marca, alcançando 90% e até 100% da ocupação.

“São voos de várias cidades do país, Belo Horizonte, Brasília, São Paulo, cheio de pessoas que querem aproveitar a cidade. As programações de festas de Natal e Reveillon influencia a vinda de turistas, ajudando a vender o destino, anunciando os eventos”, comentou.

Rodrigues afirmou que o número de turistas poderia ser maior, caso as programações para as festas, como Natal em Natal e Carnaval, fossem fechadas com antecedência.

“Há uma necessidade de definir no início do ano a programação das festas do final do ano, um planejamento futuro para divulgar nas feiras”, ressaltou.

O secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde), Fred Queiroz, também mostrou otimismo com a alta estação para a capital. Ele acredita que a partir do dia 26 de dezembro, a cidade estará mais movimentada com turistas e oferecerá um crescimento na movimentação econômica.

“O Natal em Natal agrega para os turistas que além de procurar o sol, a praia, tem as festas, outras programações culturais, que é um diferencial. Os feriados demonstram essa procura pelo destino”, encerrou.

Vendas de celulares lideraram da Black Friday 2015 do MercadoLivre.

O MercadoLivre, maior marketplace da América Latina, registra até o início desta tarde de Black Friday um crescimento de 65% em produtos vendidos comparando com o mesmo período em 2014. Este crescimento equivale para nossos vendedores uma média de vendas seis vezes maior que em dias normais em apenas 24 horas. As quatro principais categorias de produtos mais vendidas nessas primeiras horas são:

Categoria Celulares e Telefone: Smartphones, Categoria Eletrônicos, áudio e vídeo: Tablets e Smart TV, Categoria Casa, móveis e decoração: Lâmpadas de LED, Categoria Moda – Saúde e beleza: Perfumes. Outras categorias: Informática, Eletrodomésticos, Acessórios para Veículos e Games.

OAB: 3 x 2 contra o impeachment.

OAB: conselheiros divergem sobre impeachment
OAB: conselheiros divergem sobre impeachment

Por 3 votos a 2, uma comissão criada pela OAB concluiu que as pedaladas fiscais não devem levar ao impeachment da presidente Dilma Rousseff.

A maioria entendeu que somente o parecer do TCU, sem votação do Congresso, e o fato de as pedaladas terem acontecido no mandato passado, salvam a presidente.

A minoria, no entanto, fez questão de fazer um voto em separado. Diz que a mera existência das pedaladas, mesmo sem parecer do TCU, já levaria ao impeachment. E que, como Dilma foi reeleita, não há de se falar em mandato passado, mas numa continuidade do governo.
 
Os 81 conselheiros federais da OAB se reúnem na quarta-feira para definir se pedirão ou não o impeachment de Dilma.

RN tem 55 arrombamentos a caixas eletrônicos.

O número de caixas eletrônicos arrombados em 2015 está próximo de alcançar o patamar do ano passado. Em 2014, foram 63 caixas eletrônicos violados por bandidos, uma média mensal de seis casos. Neste ano, já são 55 até ontem. Desse total, 15 foram ataques em que os arrombadores não conseguiram levar dinheiro, mas causaram dano ao patrimônio do banco. Portanto, neste ano, acontece uma média de cinco arrombamentos por mês.

No mais recente caso, dez criminosos utilizaram ontem explosivos para ter acesso ao dinheiro do caixa eletrônico de um banco na agência dos Correios e do Bradesco, na cidade de São Rafael. Segundo a Polícia Militar, eles estavam fortemente armados e atiraram em prédios da cidade. Depois do arrombamento, o grupo fugiu e abandonou um dos carros no município de Angicos.

Essa tem sido a estratégia mais utilizada pelos bandidos. Em 28 casos, os criminosos escolheram levar os caixas pelos ares. Em outros nove casos, preferiram ser mais silenciosos: usaram maçaricos. Os números da Segurança do Estado registram ainda que em outras três situações o meio empregado foi diverso.

XVIII Exame de Ordem: prova será aplicada domingo (29).

O Conselho Federal da OAB, por meio da banca organizadora Fundação Getúlio Vargas (FGV), irá aplicar, a partir das 13h, no horário oficial de Brasília (DF), neste domingo (29), a 1ª fase (prova objetiva) do XVIII Exame de Ordem Unificado. Os portões dos locais de provas serão abertos com antecedência de uma hora, ou seja, às 12h (horário de Brasília).

No Rio Grande do Norte, farão prova 1.612, sendo 1.276 em Natal (UnP – Roberto Freire) e 336 em Mossoró (UnP). O presidente da Comissão de Exame de Ordem, Mirocem Júnior, ressalta que os candidatos devem se programar para chegar cedo ao local já que a aplicação da prova segue o horário de Brasília.

O examinando deverá comparecer ao local designado munido somente de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente, do Cartão de Informação (comprovante de inscrição) e do documento de identidade original. O candidato terá cinco horas para fazer a prova que será composta por 80 questões de diferentes áreas de conhecimento. O gabarito preliminar será divulgado até a meia noite da mesma data. Já a data provável para a publicação do resultado preliminar é 10 de dezembro de 2015.

Robinson Faria prestigia abertura da Conferência Estadual de Políticas para Mulheres.

Confer--ncia Mulher_Demis Roussos (6)
O governador Robinson Faria participou na manhã da última quinta-feira (26), na Escola de Governo, da solenidade de abertura da 4ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres do Rio Grande do Norte. A Conferência, que tem como tema “Mais Direito, Poder e Participação para as Mulheres”, tem por objetivo estimular a criação e o fortalecimento dos Conselhos Municipais dos Direitos das Mulheres e discutir a definição de subsídios e recomendações para a construção do Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres.

Para o governador Robinson Faria a implantação da Secretaria de Estado de Políticas Públicas para as Mulheres foi uma das medidas mais importantes de sua gestão. “O Governo do Estado valoriza e está diariamente fortalecendo as ações voltadas para o público feminino. Com a criação da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres foi possível dar a oportunidade da mulher participar mais efetivamente da nossa gestão”.

Para a secretária de Estado de Políticas Públicas para as Mulheres, Teresa Freire, ao criar a Secretaria, o governador assumiu e confirmou o seu compromisso com a luta das mulheres.

A secretária de Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres da Presidência da República, Tatau Godinho, disse que “desenvolver políticas públicas para as mulheres é uma tarefa árdua, mas o Governo Federal reconhece o esforço da equipe do Rio Grande do Norte e está orgulhoso, pois o estado tem participado ativamente nas conferências municipais e territoriais”.

Prefeito de Macau/RN é preso em nova etapa da Operação Maresia.

O prefeito de Macau, Kerginaldo Pinto do Nascimento, foi preso nesta sexta-feira em cumprimento de mandado de prisão preventiva.

A prisão é desdobramento da Operação Maresia e o mandado foi expedido pela Desembargadora Judite Nunes a pedido do PGJ.

A prisão foi efetuada na cidade de Pendências por agentes da Polícia Militar na tarde desta sexta-feira.

A desembargadora ressaltou a necessidade da prisão como medida para preservar a ordem pública e a investigação criminal.

De acordo com o mandado, mesmo afastado, Kerginaldo Pinto continua usando do poderio político para interferir nos meios de provas.

Ainda segundo o mandado, ele ainda poderia estar praticando, inclusive, novos delitos.

sexta-feira, novembro 27, 2015

“Rei Davi” garante novamente a vice-liderança isolada no Rio e em SP.

A minissérie Rei Davi, dirigida por Edson Spinello, com texto de Vivian de Oliveira, conquistou a vice-liderança isolada na quinta-feira 26/11.

Na faixa das 20h35 às 21h40, a produção marcou média de 14 pontos, três pontos a mais que o SBT que exibia “Cúmplices de um Resgate” e  registrou 11 pontos no horário em São Paulo. O pico foi de 16  pontos e share de 21%.

No Rio de Janeiro, a minissérie  marcou 15 pontos de média, 58% a mais que a terceira colocada, 16 pontos de pico e share de 22%. Ficou na vice-liderança isolada.

Inca: Brasil deve ter quase 1,2 milhão de novos casos de câncer em dois anos.

Quase 600 mil brasileiros desenvolverão novos casos de câncer em 2016, estima o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca). Para o ano seguinte, a previsão é que esse número se repita, chegando a quase 1,2 milhão de casos em dois anos.

A estimativa para os anos de 2016 e 2017 foi divulgada hoje (27), como parte da campanha do Dia Nacional de Combate ao Câncer. De acordo com o instituto, 300.870 mulheres e 295.200 homens devem apresentar a doença por ano.

O câncer de pele não melanoma deve ser o de maior incidência no país para ambos os sexos, com 175.760 casos previstos por ano, número que corresponde a 29% dos casos estimados.

O segundo câncer mais incidente em mulheres deve ser o de mama, com 57.960 casos em cada ano. Em homens, o de próstata deve vir em seguida, com 61.200 casos.

As mulheres terão ainda entre os tipos mais incidentes o de cólon e reto, com 17.620, o de colo do útero, com 16.340, e pulmão, com 10.860.

Para os homens, o câncer de pulmão será o terceiro mais incidente, com 17.330, seguido do de cólon e reto, com 16.660, e do de estômago, com 12.920 novos casos estimados para cada ano.

Mestrado em Sistemas e Computação recebe inscrições até o dia 30.

O Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Computação (PPGSC), do Departamento de Informática e Matemática Aplicada (DIMAp), está com inscrições abertas até a próxima segunda-feira, 30, para a seleção do mestrado em Sistemas e Computação.

São 17 vagas, distribuídas nas seguintes subáreas: Algoritmos Experimentais (2), Engenharia de Software (7), Fundamentos de Computação (1), Linguagens de Programação e Métodos Formais (3), Processamento Gráfico e Inteligência Computacional (1), Sistemas Distribuídos (2) e Sistemas Integrados (1).

A seleção é destinada a portadores de certificado de conclusão do ensino superior em cursos de Computação ou áreas afins. Estudantes que têm previsão de conclusão do curso antes do início do próximo período letivo também podem participar do processo.

Os candidatos devem preencher e submeter eletronicamente o formulário online de inscrição e enviar toda a documentação exigida pelo edital do processo. O edital e demais informações podem ser acessadas por meio do link: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/processo_seletivo/view.jsf.

Romário admite já ter tido conta em banco suíço.

(Foto reprodução/Google)

O ex-jogador de futebol e senador Romário (PSB-RJ) admitiu que já teve conta no banco suíço BSI. No entanto, segundo ele, a conta foi encerrada ainda durante o período que atuava em clubes europeus, entre 1980 e 1990. Em julho, ele foi envolvido em polêmica com a revista Veja, que disse ter obtido documentos que comprovavam que o parlamentar possuía R$ 7,5 milhões na instituição financeira. Logo depois, o próprio banco divulgou documento que informava que Romário não era o titular da conta indicada pela semanal.

Em entrevista concedida ao O Globo, Romário diz que não se lembra exatamente o ano em que a conta foi fechada. “Mas, se tem conta no banco e não movimenta, acho que fecha automaticamente”, disse ele.

O assunto voltou à tona com a divulgação de áudio que levou a prisão o líder do governo no Senado, Delcídio do Amaral (PT-MS). Em conversa gravada entre o parlamentar, o advogado e o filho do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, o senador sul-mato-grossense afirma que Romário é proprietário de conta no banco europeu. Via Congresso em Foco.

Ministério da Saúde começa Campanha Nacional de Doação de Sangue.

Com o objetivo de sensibilizar novos doadores e fidelizar os já existentes, o Ministério da Saúde começou ontem (26) a Campanha Nacional de Doação de Sangue de 2015. Em 2014, cerca de 1 milhão de pessoas doaram sangue pela primeira vez, o que representa 38% do total de aproximadamente 2,6 milhões de doações registradas no ano.

Com o slogan “Doar sangue é compartilhar vida”, a campanha terá material veiculado em emissoras de rádio e televisão e nas redes sociais. No Brasil, pessoas entre 18 e 60 anos que tiverem mais de 50 quilos e estiverem em bom estado de saúde podem doar sangue. O candidato deve estar descansado, não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação, não pode fumar e nem estar em jejum. É imprescindível levar documento de identidade com foto.

Também podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade entre 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal, e pessoas de 60 a 69 anos, se já tiverem doado antes dos 60. Quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade, mulheres grávidas ou amamentando não podem doar sangue.

Fábio Porchat ganha programa diário nos fins de noite da Record.

A Record finalmente terá um programa nos moldes do “Programa do Jô” (Globo) e “The Noite” (SBT), nos seus fins de noite. De acordo com a colunista Cristina Padiglione, do Estadão, a atração será de terça a sexta, depois da meia-noite.

Segundo a publicação, o programa valerá como uma transição da programação comercial para a da religiosa, da Igreja Universal do Reino de Deus, que hoje é ocupada por seriados internacional. O acordo deve ser fechado ainda hoje.

A estreia do programa está prevista para depois da Olimpíada, na metade do ano. As noites de segunda, reservadas a Xuxa, ficarão para o humorista reservar para outros compromissos comerciais, como os seus shows pelo Brasil.

Em janeiro, ele começa a rodar Contrato Vitalício, primeiro longa-metragem do Porta dos Fundos. Ainda na TV, Porchat já acertou com o Multishow, das Organizações Globo, uma 3ª temporada do “Tudo Pela Audiência”, com Tatá Werneck.

Senai/RN tem vagas abertas para cursos no RN.

Já tem projetos para 2016? Que tal começar aprendendo uma profissão ou até mesmo se especializando? Se estudar está nos seus planos, então você deve procurar o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Várias escolas do Senai estão com vagas abertas para cursos técnicos e de aprendizagem industrial que começam no primeiro semestre de 2016. Agora, se você quer iniciar algum curso ainda este ano, também há diversas opções.

O Senai do Rio Grande do Norte está com inscrições abertas de cursos profissionalizantes como Treinamento em Segurança na Operação de Caldeiras – NR13, Primeiros Socorros e Soldagem Básica. Para mais informações acesse o site do Senai do Rio Grande do Norte.
Veja mais aqui.

Buffet Rosy Paz em João Câmara/RN.


Papa Francisco chega a Uganda, segunda etapa da viagem à África.

O papa Francisco chegou nesta sexta-feira (27) a Uganda, segunda etapa de sua primeira viagem ao continente africano, depois de ter visitado o Quênia. Ao som de tambores, o pontífice desembarcou no aeroporto de Entebbe, a cerca de 40 quilômetros da capital, Kampala, e foi foi recebido pelo presidente Yoweri Museveni, que está no poder há quase 30 anos.

Muitos ugandeses, de todas as idades, estiveram concentrados ao longo do trajeto do aeroporto ao palácio presidencial, local onde o pontífice terá um encontro com Museveni. Francisco fará, então, o primeiro discurso desta viagem, que durará um dia e meio no país, que tem um passado trágico de guerras, violência e ditaduras, mantendo ainda uma alta taxa de vítimas da aids.

O papa terminará o dia em Munyonyo, perto de Kampala, onde em 1886 o rei ugandês Mwanga condenou à morte jovens cristãos que se recusaram a renegar a sua fé e tornarem-se escravos sexuais.

Antes de deixar o Quênia, Francisco denunciou, numa das muitas favelas em Nairóbi, “a injustiça atroz” contra os moradores das favelas africanas e dirigiu-se ainda aos jovens quenianos em um grande estádio da cidade, pedindo-lhes para não ceder à corrupção, ao tribalismo e à radicalização.

As forças de segurança de Uganda estão presentes em vários pontos da rota do papa, em um país, como o Quênia, que fornece contingente militar para a força da União Africana na Somália e que recentemente frustraram vários ataques do grupo radical islâmico Shebab.

Cerca de 47% dos ugandeses (17 milhões) são católicos.

No domingo (29), o papa viaja para Bangui, capital da República Centro-Africana, país que desde 2013 vive um conflito entre milícias cristãs e muçulmanas. Está será a última etapa da viagem de Francisco, considerada a mais arriscada, ao continente africano.

Apesar de raro no Brasil, câncer de pênis é problema de saúde pública.

No mês da saúde do homem vale lembrar que, além do câncer de próstata, há outro tipo da doença que atinge a população masculina de forma dramática: o câncer de pênis.

Embora estima-se que a incidência seja muito menor do que o da próstata, esse câncer exige, muitas vezes, a amputação do pênis. A metástase também costuma ser frequente nesses homens já que eles tendem a demorar para procurar tratamento. E o aumento de casos de câncer de pênis no Nordeste do país faz sua incidência ser considerada um problema de saúde pública. 

Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), o tumor peniano representa apenas 2% dos casos de câncer entre os homens brasileiros, enquanto o de próstata é o segundo câncer mais prevalente entre eles (só perde para o de pele não-melanoma). Em 2013, o câncer de pênis matou 396 homens no país, enquanto o de próstata tirou a vida de 13.772.

"O número de casos no Brasil é alto e subnotificado. Deve ter muito mais, mas não se sabe nada de estatísticas nacionais. São mil amputações por ano no Brasil, número semelhante só ao de Uganda", diz o urologista José de Ribamar Calixto, secretário da Sociedade Brasileira de Urologia, que atua no Maranhão. O Inca não confirma o total de amputações no país.

Falta de higiene

A doença é causada principalmente pela falta de higiene no órgão sexual e tem forte prevalência em homens com fimose (quando o estreitamento na abertura do prepúcio, a pele que reveste a glande, impede que ela seja exposta). Estudos científicos sugerem que a doença também está associada a infecção pelo vírus HPV.

O tumor no pênis acomete principalmente homens que vivem em regiões rurais, com pouca cultura e que só procuram ajuda quando o pênis já está muito ferido, às vezes com o tumor exposto, saindo sangue e pus.

"É um flagelo porque esses homens procuram tratamento quando o pênis já está apodrecendo. Temos que amputar, mas às vezes a doença já se espalhou pela região genital e perfurou artérias. É um grande problema sócio-econômico e cultural no Brasil, principalmente no Nordeste", diz Franz Campos, chefe da sessão de Urologia do Inca.

Para Campos, medidas simples como a circuncisão evitaria o câncer de pênis. Ele sugere que a técnica seja adotada nas maternidades do país, embora saiba que isso geraria um custo ao SUS. 

Outra forma de melhorar o diagnóstico e o tratamento seria aumentar a atenção sobre a doença cujo número de casos não é relatado com rigor, o que trava investimentos em pesquisa e remédios.

"Como não sabemos a real incidência de casos porque não há notificação compulsória, a doença é muito pouco estudada e o tratamento não avança. Usamos as mesmas drogas e o mesmo tratamento há 30 anos", diz Costa.

Maranhão: 3 amputações por semana

Segundo Calixto, mais de 60 amputações de pênis foram feitas em São Luís (MA) em oito meses deste ano, o que é considerado um "número altíssimo". 

"Sabemos que é um câncer frequente no Nordeste, principalmente no Maranhão, na Bahia, no Piauí e em Pernambuco. Em São Luís (MA) são três amputações por semana, em média", afirma.

Calixto que é professor da UFMA (Universidade Federal do Maranhão), onde estuda a doença há 20 anos, montou um ambulatório no hospital da universidade para tratar pacientes com esse tipo de câncer, devido ao número crescente de casos.

"Os homens com câncer de pênis aqui no Maranhão vêm de cidadezinhas onde trabalham no campo, têm pouca instrução e não lavam o pênis com regularidade, mantendo por muito tempo feridas na cabeça do pênis. A grande maioria chega ao SUS com grau avançado da doença, que exige amputação porque o tumor já corroeu pelo menos metade do órgão", diz Calixto.

Além do ambulatório, Calixto e uma equipe de oncologistas e geneticistas fazem um estudo na UFMA que procura encontrar as causas genéticas do câncer de pênis, já que a incidência de metástase (quando o câncer se espalha) é alta.

O estudo ainda em fase inicial pretende analisar 200 homens com a doença até 2017 e analisar os marcadores genéticos que podem indicar as causas da metástase. Entre um grupo de 60 homens já participantes da pesquisa, 54 tiveram o pênis amputado.

Causas, sintomas e tratamento

O câncer de pênis inicialmente não apresenta sintomas, mas tem como causa principal o acúmulo de secreções na glande. Essa 'sujeira' pode evoluir para uma infecção que se transforma em ferida. Se não curada, vira um tumor que aos poucos vai lesionando a região.

Mas sua prevenção é simples, bastando lavar a cabeça do pênis com água e sabão, puxando a pele, na hora do banho, depois da masturbação e depois de ter relações sexuais, além de usar camisinha para evitar a infecção pelo HPV.

Outro problema é que a quimioterapia e a radioterapia pouco funcionam nestes casos, por isso a amputação parcial ou total é frequente.

Por isso, em caso de vermelhidão ou feridas no pênis, o ideal é procurar um urologista. Se o tumor for pequeno, o câncer pode ser eliminado com cirurgia.

RN será palco do mais importante torneio de futebol feminino das Américas.

O Rio Grande do Norte receberá a sétima edição do mais importante torneio internacional de seleções de futebol feminino das Américas. A Arena das Dunas será o grande palco da Copa CAIXA deste ano. Seleções nacionais de Brasil, Canadá, México, além da convidada Croácia farão a disputa entre os dias 9 e 20 de dezembro, neste que é o último campeonato antes das Olimpíadas Rio 2016.

A presidente da Emprotur, Aninha Costa, negociou o campeonato desde abril junto ao Ministério dos Esportes, em parceria com a senadora Fátima Bezerra. Inúmeras reuniões foram promovidas e o projeto do evento em Natal foi entregue durante audiência pública realizada em Brasília. O governador Robinson Faria se comprometeu a disponibilizar toda a logística para realização do torneio junto à empresa promotora do evento, a Sport Promotion.

RN pode ganhar em breve 30 santos católicos de uma só vez.

O Brasil deverá ganhar em breve 30 novos santos potiguares de uma vez só. O arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, pediu ao papa Francisco que canonize logo dois padres e 28 fiéis que foram massacrados em Cunhaú e Uruaçu, no interior do Rio Grande do Norte, por tropas a serviço dos calvinistas em 1645, durante a ocupação holandesa.

“O papa manifestou interesse na canonização, que poderá ser feita por decreto, sem exigência de milagres, porque os mártires foram mortos por confessarem a fé católica”, disse Dom Jaime após uma audiência com Francisco em Roma. O arcebispo informou que o papa confirmou seu interesse em conversa com o cardeal d. Cláudio Hummes, prefeito emérito da Congregação para o Clero.

Os mártires de Cunhaú e Uruaçu foram beatificados por João Paulo II em 2000, na Praça de São Pedro, no Vaticano, com a presença de cerca de mil brasileiros. O papa chamou os novos beatos de protomártires e afirmou que eles eram um exemplo de fé cristã e defensores da fé católica.

“Consta, pelos relatos da época, que foram assassinadas mais umas 70 pessoas, mas a Congregação para as Causas dos Santos só reconhece o martírio daqueles cujos nomes foram identificados”, disse o arcebispo de Natal.

Os massacres ocorreram em 15 de julho de 1645 em Cunhaú, atualmente município de Canguaretama, e no dia 3 de outubro, em Uruaçu, município de São Gonçalo do Amarante. Além dos padres André de Sandoval e Ambrósio Ferro, foram massacrados 28 leigos, cujos nomes são conhecidos.

Os massacres foram executados por índios tapuias e potiguares e tropas holandesas, sob o comando de Jacob Rabbi, um alemão violento e sanguinário contratado pela Companhia das Índias Ocidentais Holandesas. Os mártires de Cunhaú foram mortos num domingo durante a missa celebrada pelo padre Ambrósio Ferro. Após a consagração da hóstia e do vinho, os soldados holandeses trancaram as portas da igreja e, a um sinal de Rabbi, os índios tapuias chacinaram os fiéis.

Com a notícia das atrocidades em Cunhaú, o medo se espalhou pelo território do Rio Grande do Norte e capitanias vizinhas. Com razão, porque outra vez sob as ordens de Jacob Rabbi um grupo calculado em 80 pessoas, entre as quais padre André de Soveral, foi massacrado. Emissários do governo holandês enviados para investigar os massacres constataram a prática de violência, atrocidade e crueldade.

A história dos massacres foi pesquisada na Torre do Tombo, em Portugal, e no Museu de Ajax, na Holanda. “Segundo documentos sobre o episódio, os holandeses sob o comando de Jacob Rabbi ofereceram aos católicos a opção de salvar a vida, se eles se convertessem aos calvinismo, mas eles se recusaram”, disse o padre Júlio César Souza Cavalcante, da Arquidiocese de Natal.

Os relatos são contraditórios e parciais, o que dificultou a apuração da história para a beatificação e canonização. O martírio dos católicos coincidiu com uma de revolta de brasileiros e portugueses contra as ocupação holandesa. O papa recomendou que a Congregação para as Causas dos Santos dê andamento ao processo para depois ele assinar o decreto que vai declarar santos os 30 mártires do Rio Grande do Norte.

D. Jaime levanta a hipótese de a canonização ser feita em outubro de 2017, quando Francisco pretende vir ao Brasil por ocasião da comemoração dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba. Se o papa não puder ir ao Rio Grande do Norte, como seria desejável, a cerimônia poderia ser feita no Vaticano, em outra data.

Governo do RN paga folha dias 30 de novembro e 1º de dezembro.

O Governo do Estado paga a folha dos servidores nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro. Os servidores aposentados e pensionistas receberão segunda-feira (30), enquanto os ativos terão seus vencimentos depositados na terça-feira (1º).

Apesar das frustrações de receita terem ultrapassado R$ 500 milhões em comparação ao orçamento previsto em 2015, o Governo segue focado e acompanhando diariamente a arrecadação do Estado para honrar todos os compromissos assumidos até dezembro, incluindo a segunda parcela do 13º salário e a folha de dezembro. Por enquanto ainda não é possível confirmar datas nem firmar um calendário de pagamento para os próximos vencimentos.

Com apenas 40 quilos, Marília Pêra segue na luta contra o câncer.

Considerada uma das maiores atrizes brasileiras, Marília Pêra segue o seu tratamento contra o câncer. A família não se manifesta sobre o assunto e chegou a desmentir a notícia, mas o tratamento está surtindo efeito.

A veterana, aos 72 anos, foi diagnosticada com câncer de pulmão e está se cuidando para voltar em breve aos trabalhos. Hoje, o maior problema é o desgaste no fêmur, motivo pelo qual ficou afastada da TV em 2014.

De acordo com informações do portal R7, a atriz está mais magra do que o normal. Ela, que tem 1,60m de altura, está pesando apenas 40 quilos, peso inferior ao de quando tinha 17 anos, quando mantinha 47 quilos.

Para manter esse peso, ao longo da sua vida, ela contava com uma alimentação balanceada e caminhadas de até 15 quilômetros. O último trabalho de Marília na Globo foi na série “Pé na Cova”, que já está toda gravada.

A trama está com as duas últimas temporadas gravadas e irá ao ar no ano que vem.

Paralimpíadas Escolares: RN é ouro no judô e na natação.

A delegação do Rio Grande do Norte conquistou duas medalhas de ouro nas provas disputadas durante o período da tarde das Paralimpíadas Escolares, fechando o primeiro dia de disputas com quatro pódios. O primeiro ouro veio na natação com Camila Kethelyn, da Escola Estadual Professor Anísio Teixeira, que venceu os 100m costas (Classe S9). O outro primeiro lugar foi conquistado no judô com Pablo Cruz, da Escola Municipal Luiz Maranhão, na categoria até 73kg.

As primeiras medalhas do dia vieram pelo período da manhã nas provas do atletismo, realizadas na pista do Campus da UFRN. Jhennyfa Lavínia foi medalha de prata no salto em distância (Classe T20), e depois Jussier Anselmo ganhou a medalha de bronze nos 400m (Classe T46). A quarta-feira (25) ainda teve Iuri Tauãn vencendo na primeira rodada da bocha, pelo placar de 9 a 1 sobre Andreza Vitória, de Pernambuco, na categoria B.

Desembargadora nega habeas corpus e Fernando Freire segue preso.

A desembargadora Zeneide Bezerra negou ao ex-governador Fernando Freire pedido de habeas corpus apresentado no início da semana. A decisão foi tomada no fim da tarde dessa quinta-feira.

Em sua negativa, Zeneide resgata os depachos dos magistrados que já haviam determinado a prisão de Fernando Freire para destacar que, por mais de uma vez, o ex-governador esteve em local incerto, não podendo ser localizado pela Justiça.

A defesa de Freire alegou que sua prisão constitui “coação ilegal” e pediu que a desembargadora considerassem em sua decisão o fato de o Superior Tribunal de Justiça já ter se manifestado em favor de Fernando Freire. Em outubro, o STJ concedeu habeas corpus contra um dos quatro mandados de prisão do ex-governador.

“Em relação à decisão do Superior Tribunal de Justiça, esta diz respeito a processo diferente, e, por óbvio, não posso estender, de plano, seus efeitos para este Habeas Corpus”, anotou a desembargadora, antes de arrematar: “Desse modo, não vislumbro, à primeira vista, nenhuma ilegalidade na custódia cautelar do paciente, razão pela qual INDEFIRO o pleito liminar”.

Fernando Freire está preso desde o fim de julho. Ele foi capturado no Rio de Janeiro. Transferido para o Rio Grande do Norte, está à disposição da Justiça no comando da Polícia Militar.