sábado, outubro 20, 2018

Acidente com ônibus escolar deixa 21 pessoas feridas no interior do Piauí.

Um acidente com um ônibus escolar deixou ao menos 21 pessoas feridas, dez em estado grave, na tarde de sexta-feira (19), em Brasileira, município da região norte do Piauí, a 179 km de Teresina.

O superintendente da PRF (Polícia Rodoviária Federal) na capital, Welendal Leal Tenório, afirmou que a maioria das vítimas são crianças. De acordo com o UOL, o acidente aconteceu quando o ônibus retornada ao município de Boa Hora após passeio em um parque aquático de Piracuruca, em comemoração ao Dia do Professor.

O motorista contou que o veículo saiu da pista e capotou pouco depois de passar por um pontilhão, na BR-343. Ele teve a mandíbula fraturada ficou com dores no ombro. Outros 11 passageiros tiveram escoriações leves pelo corpo. Um passageiro saiu ileso do acidente.

As vítimas foram socorridas. Segundo a PRF, o número de vítimas pode ser maior, já que há informação de que o ônibus transportava 30 pessoas. “É prudente aguardarmos as informações que nos forem passadas pelas equipes [de saúde], pois é comum os dados de atendimento hospitalar apresentarem alguma divergência”, informou o Tenório. Os nomes das vítimas e o estado de saúde delas não foram divulgados. A polícia informou que dará mais detalhes sobre o acidente na manhã deste sábado (20).

Representante do Bairro São José Lara Gyovanna é eleita Miss João Câmara/RN 2018.

Ficou para a jovem estudante Lara Gyovanna o título de Miss João Câmara/RN 2018. O concurso aconteceu na última sexta-feira (19), no ginásio poliesportivo Francisco Canindé Serafim da escola municipal Cícero Varela em João Câmara. Realização Prefeitura Municipal de João Câmara, Prefeito Manoel Bernardo, vice-prefeita Ana Catarina, Secretaria Municipal de Educação e Cultura - secretário de educação, Silvano Carlos e secretária adjunta Lilian Caetano e equipe.

Quem esteve presente pode comprovar que a tarefa do júri não foi fácil, na passarela desfilaram 17 meninas lindíssimas, cada uma representando um bairro da cidade.

De início apresentaram um desfile de moda da coleção da loja Bela Chick e moda praia da loja Atraente Modas, patrocinada pelo empresário Eder Fábio, pôr último o desfile de traje de gala, o estilista Di Carlos foi o responsável pela coroa da Miss eleita na noite. No 3º lugar ficou Marina Eloisa, 2º lugar Shara Hemelly e em 1º lugar Lara Gyovanna. A vencedora agora tem a tarefa de nos representar no Miss Mato Grande 2017.

A locução profissional que animou a torcida das candidatas a miss foi de Adilson Brito que abrilhantou o evento, o cerimonial foi realizado por José Aldo e Katiane Nicassio. Via Marco Montoril.

Alguns registros. 





 

‘OPERAÇÃO DOLOS’ “Servidores de bancos orientavam criminosos”, revela Polícia Federal.

A Polícia Federal informou, neste sábado (20), que funcionários de bancos estavam trabalhando como orientadores de criminosos investigados pela ‘Operação Dolos’, que cumpre 146 mandados judiciais no Acre e outros 11 estados brasileiros.

A operação deflagrada neste sábado e visa combater organizações criminosas e o tráfico de drogas. São 53 mandados de prisões temporárias, 22 mandados de prisões preventivas e 71 mandados de busca e apreensões, algumas delas no interior de presídios acreanos.

“Inclusive, com a prisão de pessoas do sistema bancário que ajudavam essas organizações criminosas. São servidores que cometeram ilícitos, mas as instituições prestaram total apoio no esclarecimento dessa situação”, explicou o delegado responsável pela ação, Fares Feghali, durante entrevista coletiva da PF.

Entretanto, ele não revelou os nomes das instituições onde estavam acontecendo as operações financeiras.

Ao todo, a polícia diz que prendeu 16 pessoas na operação, entre elas os funcionários dos bancos. A policia acredita que em um ano foram movimentados cerca de  R$ 10 milhões por três facções envolvidas em lavagem de dinheiro e tráfico de drogas.

Robinson Faria reafirma neutralidade.

Nota oficial do PSD:

“O PSD reafirma sua posição de neutralidade no segundo turno da eleição estadual, conforme já declarou o presidente do seu partido, governador Robinson Faria, em entrevistas em diversos de comunicação ao longo dessa semana”.

Condutor perde o controle e vira camionete na RN 032 em Felipe Guerra/RN.

Uma camionete F4000, capotou na tarde desta quinta-feira 18, por volta das 14h20min na RN 032, entrada do município de Felipe Guerra, região oeste do RN.

A camionete estava carregada com farinha de trigo, saiu de Mossoró e veio ao município fazer entrega da massa para panificadoras. Na cabine da F4000 PLACA DE MOSSORÓ QGA7944 viajava o motorista e dois ajudantes. A carga ficou espalhadas na pista e acostamento.

O motorista nada sofreu e permaneceu no local, os outros dois ocupantes foram socorridos por uma ambulância para a unidade hospitalar. Um dos ajudantes será encaminhado para Mossoró para exames pois este reclama de dores em uma das costelas. As causas do acidente segundo poderá ter sido um cochilo.

Criminosos rendem frentistas e assaltam posto de combustíveis em Ceará-Mirim/RN.

Um posto de combustíveis foi assaltado na madrugada de quinta-feira (18), na região de Massaranduba, Zona Rural de Ceará-Mirim. Os criminosos chegaram em um carro do tipo Palio Weekend e anunciaram o roubo. Os funcionários do local ficaram sob a mira das armas durante toda a ação, um dos frentistas foi agredido com uma coronhada na cabeça.

Os suspeitos levaram dinheiro do caixa e quebraram uma vidraça para pegar um computador do posto. A polícia está trabalhando para identificar e prender os suspeitos, que ainda estão foragidos.

Potiguar Ítalo Ferreira vence mundial de surf em Portugal.

O surfista potiguar Ítalo Ferreira venceu o MEO Rip Curl Portugal, penúltima etapa do circuito mundial de surf.

Ele venceu o francês Joan Duru por um placar de 15,93 a 10,77. É a terceira etapa ganha por Ferreira na temporada.

Com o resultado, o potiguar se consolida na quarta colocação no ranking.

Líder do ranking, o brasileiro Gabriel Medina tem grande probabilidade de ser o campeão mundial de surf em 2018.

Se ele vencer ou ficar com a segunda colocação na última etapa do circuito mundial de surf, em Pipeline, Havaí, garante o título se depender do resultado de seus adversáriios.

Encerrando a etapa na terceira colocação, seus adversários Julian Wilson e Filipe Toledo terão de ganhar para garantirem o título.

Medina ficando entre a quinta e a 25ª colocação na etapa havaiana, Wilson garante o título com uma segunda colocação e Toledo, vencendo.

PPS (RN) vai anunciar apoio a Fátima.

O PPS/RN deverá anunciar até a segunda-feira o apoio à candidatura do governo do RN da senadora petista, Fátima Bezerra. A oficialização do apoio estava prevista para acontecer nesta sexta-feira, 19, mas foi adiado devido a candidata esta em viagem ao interior.

O ex-deputado estadual Wober Júnior, que preside a legenda, fez parte da equipe do ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves.

Anvisa aprova novos tratamentos contra o câncer.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou esta semana três novos tratamentos para o câncer. Para pacientes com câncer de próstata, foi aprovado o registro do medicamento Erleada (apalutamida), que será comercializado na forma farmacêutica de comprimido revestido, na concentração de 60 miligramas (mg).

De acordo com a agência, o remédio, com dose de 240 mg (quatro comprimidos revestidos de 60 mg), em combinação com terapia de privação androgênica (castração medicamentosa ou cirúrgica), é indicado para o tratamento de pacientes adultos com câncer de próstata não metastático resistente à castração.

Auditorias em urnas no PR, RS e SC reafirmam confiabilidade do voto eletrônico.

Os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do concluíram nesta sexta-feira (19) as auditorias realizadas em urnas eletrônicas dos estados, que comprovaram o perfeito funcionamento dos equipamentos e reafirmaram a confiabilidade do voto eletrônico.

As auditorias são mecanismos utilizados desde a implantação do sistema eletrônico de votação, para comprovar a segurança do processo eleitoral brasileiro.

Polícia do Paraná apura se denúncia de estupro teve motivação política.

A Policia Civil paranaense investiga se há motivação política em uma denúncia de estupro no Centro Acadêmico de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A vítima, que se declara mulher transexual, de 22 anos, disse que o crime foi cometido por um grupo de garotos e que a motivação seria o fato de ela estar usar um adesivo da campanha #EleNão – contrária à candidatura de Jair Bolsonaro (PSL) à Presidência da República.

O relato foi postado no site do Mapa da Violência. A denúncia anônima é investigada pela Delegacia da Mulher de Curitiba. Nas redes sociais, o centro acadêmico informou quer tomou conhecimento do caso por meio da internet, mas que, até o início da semana, não havia sido contactado pessoalmente pela vítima.

“Não vamos colocar em descrédito o relato da vítima pois, o tempo todo, vítimas de estupro são culpabilizadas. Nos colocamos a serviço do acolhimento da vítima, mesmo que essa mulher não se sinta à vontade para a exposição do ocorrido. O corpo docente, juntamente com os estudantes, está articulando formas de lidar com o acontecido de forma a verificar os fatos.”

Mulheres fazem ato pelo país contra Bolsonaro e pela democracia.

Em várias cidades do país, manifestantes se reúnem neste sábado (20) contra o fascismo e a favor da democracia, pelos direitos humanos e em defesa da liberdade de expressão. O ato é organizado por movimentos de mulheres de distintos segmentos, entre eles Mulheres Unidas contra Bolsonaro. Já para o domingo (21) estão programadas manifestações em todo país contra o comunismo e o retorno do PT à presidência.

Em São Paulo, a manifestação lotou o vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp). A multidão chegou a extrapolar a área da praça e ocupou totalmente os dois sentidos da Avenida Paulista, na região central da capital. Ao som de tambores, centenas de pessoas gritavam “Ele não!”, “Ele Nunca!” e “Ele Jamais”, em referência ao candidato à presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro.

A articulação do ato na capital paulista é dos mesmos coletivos de mulheres que organizaram o protesto do último dia 29 no Largo da Batata, zona oeste paulistana, contra o candidato.

Faixas de diversas cores e tamanhos se posicionavam contra as declarações do presidenciável consideradas ofensivas às mulheres, aos homossexuais e negros. Também podiam ser vistas bandeiras de centrais sindicais e partidos políticos em meio à multidão.

Embora organizado por coletivo femininistas, o protesto contou com público diverso: havia pais com os filhos no colo, adolescentes, casais de idosos e artistas de diversas linguagens. Ao logo do protesto, que deve chegar até a Praça da Sé, no centro da cidade, estão previstas intervenções do grupo de música afro Ilu Oba de Min e da cantora transgênero Liniker.

Para Fábia Carmen, uma das participantes da organização, que reúne cerca de 30 coletivos de mulheres, a mobilização foi fundamental para evitar que Bolsonaro obtivesse uma vitória já no primeiro turno da eleição: “Se a gente não tivesse lutado como a gente lutou, talvez não tivesse nem segundo turno”, enfatizou.

Segundo ela, independente do resultado das urnas no próximo domingo (28), é preciso manter a articulação para evitar retrocessos. “A gente acredita que tem que continuar na rua e não só em atos, mas nas localidades, nas conversas. Tem que avançar o debate sobre o que é fascismo, esse avanço desse movimento de retirada de direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras”.

Anac emite certificação para avião cargueiro de uso militar.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou ontem (19) que emitiu a certificação do avião K-C-390. A emissão do certificado, emitido pela ANAC, permite que a aeronave possa ser comercializada e operada em todo o território brasileiro.

O avião cargueiro de transporte tático militar é o maior já fabricado no país. A produção da aeronave está sendo feita em Gavião Peixoto (SP).

O KC-390 pode transportar até 23 toneladas e será usado pela Força Aérea Brasileira (FAB) para substituir os veteranos Hércules C-130 no transporte de tropas e cargas.

No dia 10, a Embraer realizou o voo inaugural da aeronave. Além do transporte de cargas e tropas, o KC-390 pode ser usado para transporte de paraquedistas, para o abastecimento de outras aeronaves no ar, missões de busca e salvamento com equipamentos especiais, combate a incêndios florestais e até voos para a Antártida.

Cada unidade da aeronave é avaliada em U$ 85 milhões. A expectativa é que a FAB comece a receber os primeiros cargueiros até junho de 2019, seis meses depois do que havia sido planejado originalmente. A encomenda total é de 28 aeronaves. A Embraer também está negociando a venda do cargueiro para Portugal, Chile, Argentina, Colômbia e República Tcheca.

A certificação é emitida pela agência quando o projeto de aeronave demonstra ter cumprido todos os requisitos operacionais e de segurança e de proteção ambiental obrigatórios para a operação. "O programa de certificação deste modelo teve duração de sete anos de trabalho, com a verificação de mais 2,5 mil requisitos, e envolveu a participação de cerca de 200 profissionais credenciados pela Anac, além de engenheiros e técnicos da Agência", disse a agência. Via Agência Brasil.

Convite: Aniversário da Igreja de Cristo no Brasil em João Câmara/RN.


SP: Defensoria Pública cria Observatório da Violência por Intolerância.

A Defensoria Pública do Estado de São Paulo inaugurou ontem (19) uma central virtual para receber denúncias de violência motivadas por preconceito e intolerância. O Observatório da Violência por Intolerância funcionará no endereço www.defensoria.sp.def.br.

O site disponibiliza um formulário que as vítimas preenchem descrevendo as informações sobre agressão, especificando se a violência ocorreu por meio presencial ou digital, qual o tipo de violência (agressão física, ameaça, ofensa verbal ou dano patrimonial) e qual a razão e contexto (discriminação racial, homofóbica, por origem ou xenofobia, de gênero, ou intolerância política ou religiosa).

O sistema permite também que as vítimas indiquem os agressores e forneçam provas do ocorrido. Apenas deverão ser registrados casos ocorridos no estado de São Paulo. O sigilo das informações pessoais coletadas é garantido.

“Pensamos no observatório como uma ferramenta de mapeamento da violência decorrente das diversas formas de intolerância, inclusive permitindo a identificação mais rápida e segura de eventuais alterações na sociedade sobre esse fenômeno, que exige um olhar atento do estado, tanto no aspecto de prevenção quanto de repressão. A ideia da Defensoria é contribuir para uma ação conjunta e articulada de órgãos públicos sobre o tema”, destacou a 1ª Subdefensora Pública-Geral, Juliana Belloque.

De acordo com a Defensoria, os registros recebidos vão servir para consolidar dados e casos que possam subsidiar políticas públicas de prevenção e enfrentamento a episódios de intolerância. O órgão irá ainda orientar as vítimas juridicamente e acompanhar casos graves relatados.

Índice que reajusta aluguéis chega perto de 11% no acumulado em 12 meses.

O Índice Geral de Preços-Mercado, usado no reajuste de contratos de aluguel, subiu 0,97% na segunda prévia de outubro, com essa medição feita este mês a inflação acumulada em 12 meses chega a 10,88%.

De acordo com a Fundação Getúlio Vargas, a queda da taxa de setembro para outubro foi puxada pelos preços no atacado, já que o Índice de Preços ao Produtor Amplo caiu de 1,95% para 1,24% na passagem entre os meses.

Confira ordem de votação no segundo turno no RN.

Passado o primeiro turno das eleições 2018 com as seis telas de candidatos, agora vem a dúvida para ordem de votação no segundo turno, marcado para o dia 28 de outubro. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o eleitor potiguar votará primeiro para o cargo de governador e, em seguida, para presidente.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomenda que o eleitor digite o número de cada candidato com atenção e confira a foto do político antes de apertar a tecla “Confirma”. Em caso de erro na digitação, a tecla “Corrige” permite uma nova digitação.

O TRE espera concluir a apuração dos votos às 20 horas. No primeiro turno, o RN foi o primeiro estado do Nordeste e o 12º do Brasil a atingir 100% das urnas apuradas.

Outros estados
No segundo turno das Eleições 2018, que acontece no próximo dia 28 de outubro, a depender da localidade onde o eleitor se encontra, o número de candidatos a escolher e a ordem de votação serão distintos.

Em todo o Brasil, será realizada votação para a escolha do próximo presidente da República. O mesmo ocorrerá em 99 países no exterior. A definição para o cargo de governador ocorrerá no segundo turno em 13 estados e no Distrito Federal.

Além disso, em 19 municípios serão realizadas as chamadas eleições suplementares para escolha de novos prefeitos e vice-prefeitos.

Polícias do RN e da PB prendem foragidos de presídio paraibano.

Uma operação das polícias civis do Rio Grande do Norte e da Paraíba prendeu seis pessoas entre a tarde de sexta-feira (19) e a madrugada deste sábado (20). No grupo que foi preso, estavam dois foragidos do presídio PB1. Valdenor Xavier de Sousa Júnior, o Júnior dos Remédios, e Ernani Fernandes Brandão Neto foram detidos em um imóvel de luxo em Cidade Verde, Parnamirim.

A Deicor informou ainda que Júnior dos Remédios movimentou cerca de R$ 20 milhões com o tráfico de drogas no Rio Grande do Norte e na Paraíba, além de ser suspeito de cometer assaltos a bancos. Ele já havia sido preso na Operação Sualk.

As investigações apontaram que os fugitivos estavam nessa casa na Grande Natal. Além deles, mais duas mulheres foram detidas no local.

Na residência, os policiais civis apreenderam mais de R$ 2 milhões em produtos ilegais, cartões de crédito, cerca de R$ 12.500 em dinheiro, celulares, carro e relógios. Os outros dois presos foram localizados em uma granja no município de Nísia Floresta, também na Região Metropolitana de Natal.

Cosern suspende fornecimento de energia em ruas do Planalto neste domingo.

A Cosern vai suspender o fornecimento de energia em quatro ruas do Planalto, na zona Oeste de Natal/RN, neste domingo (21). A parada será das 8h às 13h.

Segundo a companhia energética, a suspensão do serviço é necessário para um serviço de melhoria na rede elétrica nas ruas Jardim do Éden, Primavera, Rainha do Mar e Santo Onofre. Outras ruas também podem ser afetados. Ao todo, 347 clientes serão atingidos pelo corte.

A Cosern informou ainda que o fornecimento será reestabelecido sem aviso prévio quando o serviço for concluído.

Cartões do Enem serão liberados na segunda-feira.

Os cartões de confirmação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018) de mais de 5 milhões de inscritos serão liberados na próxima segunda-feira (22) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Com o documento que pode ser obtido na página do participante será possível verificar o local onde cada candidato fará as provas.

A recomendação da pasta é que cada estudante conheça o melhor trajeto para chegar ao lugar sem imprevistos. Além do local, o cartão também indica número de inscrição, data e horários das provas, detalhes sobre atendimentos e recursos de acessibilidade – se foi solicitado –, e o idioma estrangeiro escolhido.

A assessoria do Inep afirmou que não há casos de inscritos que não encontram seus cartões ou de informações equivocadas. De acordo com o órgão, os dados preenchidos na inscrição são automaticamente inseridos nessa confirmação. De qualquer maneira, a orientação é que, havendo algum problema, o estudante entre em contato com os canais de atendimento do Ministério da Educação (MEC) pelo telefone 0800616161 ou pelo link Fale Conosco, no site da pasta, para que a demanda seja verificada.

É importante lembrar que o governo decidiu manter o início do horário de verão, que começará no primeiro dia de prova do Enem, 4 de novembro. O MEC recomenda que os estudantes entrem no ritmo do novo horário, dormindo uma hora mais cedo, cerca de uma semana antes, para não serem prejudicados na hora da prova.

As provas serão aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro em todo o país. No primeiro dia do exame (4/11), serão aplicadas as provas de linguagem, ciências humanas e redação. A aplicação terá cinco horas e meia de duração. No segundo dia (11/11), haverá provas de ciências da natureza e matemática. Os estudantes terão cinco horas para resolver as questões.

Haddad pede que simpatizantes multipliquem presença nas redes sociais.

Depois de passar o dia no Rio de Janeiro, o candidato do PT à Presidência, Fernando Haddad, viajou ontem (19) à noite para Fortaleza e foi recepcionado por simpatizantes. Ele passa o fim de semana no Nordeste com atos marcados em Fortaleza, Juazeiro do Norte e Crato, no Ceará, Picos, Piauí, e São Luís, no Maranhão.

Em Fortaleza, ao lado da mulher Ana Stela, o candidato afirmou ter o título de “cidadão cearense”. Segundo ele, o momento é de mobilização e entusiasmo a uma semana das eleições. Haddad se disse com mais energia nesta etapa. “Estou com uma disposição nesta reta final dez vezes maior do que a inicial.”

No momento em que Haddad e seu adversário Jair Bolsonaro (PSL) trocam acusações sobre a suposta existência de empresários que financiariam a disseminação de notícias falsas contra o PT, o candidato petista pediu aos simpatizantes que participem mais das redes sociais.

“Nós temos de multiplicar a nossa presença nas redes para conter a ‘mentirada’ que ele conta”, disse o candidato, informando que a Procuradoria Geral Eleitoral investiga as denúncias sobre a propagação de fake news contra o PT.

Segundo Haddad, a expectativa é que alguém seja preso até o final do processo. Ele não mencionou nomes, mas segundo as informações divulgadas o grupo suspeito reúne de 20 a 30 empresários. “Espero que haja alguma prisão preventiva para que denuncie o que houve na campanha.”

Nas redes sociais, Haddad voltou a cobrar de Bolsonaro sua participação nos debates. Ele sugeriu que as emissoras de televisão devem “abrir o microfone” para os candidatos que comparecerem ao debate marcado.

“É um direito dos cidadãos conhecer os candidatos à Presidência da República.” No entanto hoje Bolsonaro reiterou que não comparecerá a debates.

Silvio Bezerra é eleito presidente do Sinduscon-RN.

O empresário Silvio Bezerra foi eleito ontem sexta-feira, 19, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (SINDUSCON-RN), em chapa de consenso, para um mandato de quatro anos (2019/2022).

Silvio Bezerra retorna à presidência da entidade após os dois mandatos consecutivos do empresário Arnaldo Gaspar Júnior, que o sucedeu no cargo. O mandado de Arnaldo Júnior se encerrará no dia 19 de janeiro de 2019.

Bolsonaro grava programa eleitoral e intensifica campanha nas redes.

O candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, deve sair de casa hoje (20) apenas para gravar participação no programa do horário eleitoral. Nos últimos dias, ele tem permanecido no condomínio onde mora na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Ali, cuja segurança foi reforçada entre quinta e sexta-feira.

Porém, nas redes sociais, Bolsonaro e os filhos Flávio, senador eleito pelo Rio de Janeiro, e Carlos, recém-eleito por São Paulo para a Câmara dos Deputados, intensificam a campanha eleitoral. O presidenciável optou falar em educação, enquanto os filhos fizeram críticas ao PT.

Em um post fixo, o candidato do PSL ressalta que 40% dos universitários são “analfabetos funcionais”. Segundo ele, a alternativa para resolver o problema é fortalecer a educação de base, sem “doutrinação” ou orientação para a militância.

“Ninguém quer saber de aluno sendo doutrinado em sala de aula para se tornar militante. Queremos bons profissionais, isso que dará retorno à sociedade”, disse.

Aplicação do Enem terá quatro fusos horários diferentes.

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, que vão fazer a primeira prova em 4 de novembro, devem ficar atentos à entrada em vigor do horário brasileiro de verão. O fechamento dos portões no dia da prova está previsto para as 13 horas, pelo horário de Brasília. Com a entrada do novo horário, o país passará a ter quatro fusos horários diferentes.

À meia-noite de sábado, 3, para domingo, 4, os relógios dos estudantes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal, deverão ser adiantados em uma hora.

Com isso, a abertura dos portões às 12h e o fechamento às 13h ocorrerá no Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Já no Amapá, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, a abertura dos portões será às 11h e o fechamento às 12h, seguindo o horário local.

Nos estados do Amazonas, Rondônia e Roraima, a abertura dos portões nos locais de aplicação do Enem será realizada às 10h e o fechamento às 11h, seguindo o horário local. Já no Acre, único estado brasileiro cujo fuso horário tem três horas a menos em relação ao horário de Brasília, os portões serão abertos às 9h e fechados às 10h, também pelo horário local.

Confirmação – O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) alerta que o Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem estará disponível para consulta a partir de 22 de outubro pela página do participante. O documento informa o local de prova, data e horários de aplicação e os dados do participante. As provas serão aplicadas nos domingos 4 e 11 de novembro.

Haddad cobra providências sobre suposto financiamento para fake news.

O candidato à Presidência da República pelo PT, Fernando Haddad, afirmou,  em Fortaleza, que tem sido “o centro de calúnias” de seu adversário Jair Bolsonaro (PSL).

Ele cobrou providências para que sejam conduzidas investigações sobre o suposto grupo de empresários que financiaria o envio em massa de mensagens falsas anti-PT na plataforma WhatsApp.

"Esperamos que com o tranco [de anteontem, 18], essas denúncias tragam prisão preventiva de algum empresário, para que eles denunciem em delação o que que aconteceu na campanha dele", disse aos apoiadores que o aguardavam no Comitê Cultura, na Praia de Iracema.

Na capital cearense, Haddad  participou de um ato político ao lado da mulher, Ana Estela Haddad, dos deputados federais Luizianne Lins e José Guimarães, ambos do PT, e do candidato ao governo do Ceará pelo PSOL, Ailton Lopes. Ele reiterou as críticas ao adversário e ressaltou que “modéstia à parte, o Brasil precisa mais de um professor que de um miliciano”.

Inep vai treinar neste sábado quase 300 supervisores dos corretores da prova de redação do Enem 2018.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirmou que, neste sábado (20), realizará um encontro entre todos os 288 supervisores da correção da prova de redação da edição 2018 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os supervisores, que estão espalhados pelo Brasil, são os encarregados de fazer a capacitação presencial dos milhares de especialistas contratados para corrigir as provas de redação

América perde em estreia na Copa do Nordeste Sub-20.

O América não começou bem a Copa do Nordeste Sub-20. Na noite de ontem sexta-feira (19), o Alvirrubro foi derrotado por 1 a 0 pelo Fortaleza-CE. O jogo foi disputado na Arena das Dunas.

Aos 35 minutos do primeiro tempo, o atacante Juca marcou o único gol da partida.

O próximo jogo do time americano será no dia 3 de novembro, contra o Náutico-PE, fora de casa.

Casos de chikungunya no Mato Grosso aumentam 3,5 vezes este ano.

O número de casos de  chikungunya no Mato Grosso aumentou 3,5 vezes entre janeiro e outubro de 2018 em comparação ao mesmo período de 2017. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, entre  janeiro e outubro, 14 mil pessoas foram contaminadas pelo vírus da chikungunya. Nesta semana, a produtora cultural Naiane Vidal, 35 anos, morreu em Cuiabá vítima da doença.

A  coordenadora de vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Mato Grosso, Alessandra Moraes, explicou que a chikungunya pode potencializar outras doenças preexistentes nos pacientes. “Essa paciente [a produtora cultural que morreu], tinha uma diabetes. A chikungunya tende a potencializar esse quadro, o que acaba agravando a saúde da pessoa e pode levar a óbito”, disse.

Brasileiros podem ver chuva de meteoros na madrugada deste domingo.

O cometa Halley, ou Halley 1P, na designação científica, é um dos poucos corpos celestes que podem ser vistos a olho nu na Terra. Suas características podem ser definidas pela periodicidade. O Halley só passa pela Terra a cada 75 anos, e a próxima vez que poderá ser visto será em 2061. Os cometas, no entanto, deixam rastros em suas órbitas que podem durar dezenas ou até centenas de anos.

É o caso da chuva de meteoros Orionídeas, originada dos detritos das passagens do Halley e que poderá ser vista pelos brasileiros na madrugada deste domingo (21). A Terra passa duas vezes por ano por esses detritos. No segundo encontro, é possível observar esse fenômeno.

Simpatizantes de Bolsonaro e Haddad organizam atos em todo país.

A uma semana do segundo turno das eleições, movimentos políticos e de ativistas preparam uma série de manifestações em todo país.

Neste fim de semana devem ser realizados protestos em defesa e com críticas aos dois candidatos à Presidência da República – Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT).

Polícia Civil de João Câmara/RN elucida mais um crime de homicídio.

A Polícia Civil de João Câmara elucida mais um crime de homicídio, no qual foi vitimada Sônia Rodrigues da Silva, no dia 05/10/2018, em local ermo, na Zona Rural de João Câmara. Nesta data foi encontrado o corpo de uma mulher, com o rosto totalmente desfigurado, na mata próxima ao Povoado Assunção. Após imediatas diligências, foi descoberta a sua identidade e colhidos depoimentos de todos os familiares próximos.

Com a utilização de técnicas avançadas de interrogatório, José Eudes dos Santos da Silva (filho da sobrinha de Sônia) confessou a participação no crime, informando que Jailson Lopes da Silva (catimbozeiro) seria o executor do homicídio, o qual havia utilizado uma pequena marreta para cometer o referido crime, dando 14 golpes na cabeça de Sônia. Eudes informou também que sua mãe, Maria Elielma Rodrigues dos Santos (sobrinha da vítima), teria planejado também o homicídio da tia Sônia e participado do ato, no local do crime.

Com essas informações, a Polícia Civil de João Câmara iniciou novas diligências à procura de Jailson. Tendo a certeza da prisão, Jailson se jogou na frente de um ônibus escolar em movimento, na cidade de Jandaíra, morrendo no local.

A motivação do crime foi a encoberta da retirada, por parte dos acusados, de uma quantia grande em dinheiro que Sônia possuía no banco. A morte da vítima era necessária para que não fosse descoberto o furto e houvesse uma consequente punição para os acusados.

Em busca e apreensão realizada na residência de Elielma foram encontrados vários cartões com senhas e extratos bancários que comprovaram os saques na conta da vítima. Esse material estava enterrado junto à vasos de plantas. No mesmo local foi encontrada uma pequena marreta que pode ter sido utilizada como arma do crime, além de chave da porta da residência da vítima.

Após realizada diligência e comprovado que a chave em poder de Elielma realmente abria a casa da vítima, foi dada voz de prisão à Elielma. Ressalte-se tratar-se Elielma de autora intelectual do crime, fria e cruel, que a todo momento tentava desvirtuar o caminho da investigação, forjando inclusive uma suposta tentativa de homicídio para se passar por vítima da situação.

Mega-Sena pagará hoje prêmio de R$ 3 milhões.

Quem acertar as seis dezenas da Mega-Sena no concurso 2089, a ser realizado neste sábado (20), deverá receber um prêmio de R$ 3 milhões. As informações são do site da Caixa Econômica Federal.
A Mega-Sena paga milhões para o acertador dos 6 números sorteados.

Ainda é possível ganhar prêmios ao acertar 4 ou 5 números dentre os 60 disponíveis no volante de apostas.

Para realizar o sonho de ser o próximo milionário, o apostador deve marcar de 6 a 15 números do volante, podendo deixar que o sistema escolha os números (Surpresinha) e/ou concorrer com a mesma aposta por 2, 4 ou 8 concursos consecutivos (Teimosinha).

Após insucesso, senadores ficam distantes da campanha.

Os senadores José Agripino (DEM) e Garibaldi Filho (MDB) sentiram o golpe das urnas do último dia 7. Estão alheios e distantes do pleito no segundo turno, que tem ainda na disputa o candidato ao governo, Carlos Eduardo Alves (PDT), que ambos apoiaram (apoiam).

Agripino, apesar de inteligentemente ter procurado se salvar como candidato à Câmara Federal, em vez de tentar a reeleição que parecia inalcansável, terminou como segundo suplente da Coligação 100% RN.
Garibaldi, não.

Ele apostou que seria possível ser reeleito, mas acabou atropelado pelo Capitão Styvenson (Rede) e pela deputado federal Zenaide Maia (PHS), que conquistaram as duas vagas.

TSE abre ação para investigar suspeita contra campanha de Bolsonaro.

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Jorge Mussi abriu ontem sexta-feira (19) ação para investigar suspeitas de uso de sistemas de envio de mensagens em massa na plataforma WhatsApp custeados por empresas de apoiadores do candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL). O pedido foi feito pela campanha do candidato Fernando Haddad (PT).

Mussi rejeitou, no entanto, pedido de diligências como quebra de sigilo bancário, telefônico e de prisão dos supostos envolvidos, por entender que as justificativas estão baseadas em notícias de jornal e não podem ser decididas liminarmente.

na quinta (18), o jornal Folha de S. Paulo publicou reportagem segundo a qual empresas de marketing digital custeadas por empresários estariam disseminando conteúdo em milhares de grupos do aplicativo.

“Observo que toda a argumentação desenvolvida pela autora está lastreada em matérias jornalísticas, cujos elementos não ostentam aptidão para, em princípio, nesta fase processual de cognição sumária, demonstrar a plausibilidade da tese em que se fundam os pedidos e o perigo de se dar o eventual provimento em momento próprio, no exame aprofundado que a regular instrução assegurará”, decidiu o ministro.

Entre as diligências negadas estão a realização de busca e apreensão de documentos na sede da rede varejista Havan e na casa do dono da empresa e apoiador de Bolsonaro, Luciano Hang, além de determinação da prisão dele, caso fosse rejeitado acesso à documentação. O PT também queria que fosse determinado ao WhatsApp que apresentasse, em 24 horas, um plano contra o disparo de mensagens ofensivas em massa contra Haddad.

Apesar de negar as diligências, Jorge Mussi concedeu prazo para que a campanha de Bolsonaro possa apresentar defesa prévia. Com a decisão, os fatos serão investigados no decorrer normal do processo eleitoral no TSE.

sexta-feira, outubro 19, 2018

Brasil doa US$ 100 mil para vítimas de tsunami na Indonésia.

O governo do Brasil vai doar US$ 100 mil, em caráter de cooperação humanitária, às vítimas do terremoto e maremoto que atingiram a província de Sulawesi Central, na Indonésia. A iniciativa é uma resposta ao apelo internacional lançado pelo governo indonésio e pelo Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (Ocha).

A tragédia deixou mais de 2,1 mil mortos, 10 mil pessoas feridas em estado grave e 80 mil desabrigados.

No dia 28 de setembro, um terremoto de magnitude 7,5 na escala Richter, seguido de tsunami, sacudiu a região central da ilha de Celebes. Quase 2 mil pessoas morreram e 5 mil ficaram desaparecidas.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores informou que a doação será feita por meio do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA), que tem auxiliado o governo indonésio a coordenar a logística da assistência às vítimas.

O anúncio oficial da contribuição brasileira ocorreu em encontro, em Brasília, do ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, com os embaixadores de países da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean).

Estudo relaciona 12% das mortes por câncer de mama ao sedentarismo.

Uma pesquisa publicada na revista Nature e que contou com a colaboração do Ministério da Saúde revela que uma em cada dez mortes em decorrência de câncer de mama no Brasil – cerca de 12% – poderiam ter sido evitadas com a prática de atividade física regular. De acordo com a pasta, os números mostram que, em 2015, 2.075 mortes poderiam ter sido evitadas se as pacientes realizassem pelo menos uma caminhada de 30 minutos ao dia cinco vezes por semana.

Segundo o ministério, um dos fatores que causam o câncer de mama é o excesso de estrogênio no organismo, que pode levar à formação de mutações e carcinogênese estimulando a produção de radicais. A pasta destacou que a atividade física, por sua vez, diminui o estradiol e aumenta a globulina de ligação a hormonas sexuais, provocando uma redução de circulantes inflamatórios e aumentando as substâncias anti-inflamatórias.

Manifestantes criticam propostas de Bolsonaro para meio ambiente.

Ambientalistas, profissionais da área ambiental e integrantes do movimento indígena realizaram hoje (19), em Brasília, um protesto contra propostas e declarações do candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL), que os manifestantes classificam como ameaças à democracia e à preservação dos recursos naturais do país. Segundo os organizadores, 300 pessoas participaram do ato. A Polícia Militar estimou 70 pessoas.

O diretor adjunto da Associação dos Servidores do Ministério do Meio Ambiente (Assemma), André Jardim, disse que a mobilização teve como propósito a defesa da causa ambiental, o que pressupõe a manutenção de instituições que compõem o Sistema Nacional de Meio Ambiente, como os órgãos estaduais e municipais, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que foram chamados, recentemente, por Bolsonaro, de "indústria de multas". Para o capitão reformado, fiscais dos dois órgãos estariam impondo injustamente penalidades a autuados por crimes ambientais.

Outra pauta dos manifestantes é sobre a unificação dos ministérios do Meio Ambiente e o da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, proposta pelo candidato. Jardim esclarece que os ambientalistas não se opõem a uma interlocução entre os ministérios. "Essa integração sempre foi defendida por ambas as pastas. Nunca a gente foi contra a integração. A gente reconhece a importância de fazer políticas conjuntas. Entretanto, pelas suas próprias peculiaridades e pela abrangência das agendas dessas pastas, cada um tem que ter sua autonomia. Eles têm que continuar existindo por si só. E a fusão, pelo porte do Ministério da Agricultura, faz com que o do Meio Ambiente se subjugue a ele", afirmou.

Analista ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Jardim destacou ainda que uma eventual saída do Brasil do Acordo de Paris - tratado mundial de redução da emissão de gases estufa -, também pretendida por Bolsonaro, representará um grave retrocesso. "A adesão a esses acordos e convenções internacionais é importantíssima porque facilita a mobilização de organismos internacionais e de outros países preocupados com o meio ambiente em pressionar o governo brasileiro [a olhar] para a causa ambiental."

Coordenadora do Programa de Política e Direito Socioambiental, do Instituto Socioambiental (ISA), Adriana Ramos, ressaltou que, se adotada, a decisão poderá prejudicar até mesmo imagem do Brasil diante de parceiros comerciais. Ela avalia que o país conseguiu se consolidar como um líder em ações em prol do meio ambiente e que o projeto de Bolsonaro seria um "desmonte" dessa conquista. 

"É uma perda para o país, do ponto de vista para as condições de controlar o uso do seu patrimônio [ambiental] e uma perda para a visibilidade internacional do país, afetando, inclusive, as relações comerciais, porque o Brasil é um produtor de commodities, ele depende de conseguir vendê-las. E a negação dos compromissos ambientais tem, certamente, impacto para aqueles consumidores, principalmente na Europa, onde esses acordos são fundamentais para afiançar a venda de produtos originários de regiões de floresta", ponderou Adriana.

Albert Dickson e Carla Dickson com Bolsonaro.

Os diretórios estadual e municipal do PROS, representados, respectivamente, pelo deputado Albert Dickson e pela vereadora Carla Dickson, emitiram nota para orientar seus filiados que quiserem apoiar candidatos no segundo turno das eleições.

Na nota, os líderes do PROS pedem que seus apoiadores sigam candidatos que defendam os princípios em favor da família cristã.  

Confira a nota:
Em relação ao segundo turno das eleições, os dirigentes do PROS/RN, orientaram seus filiados e apoiadores a seguirem os candidatos que defendam os princípios em favor da família e que sejam contra as ideologias que desfavoreçam os valores cristãos.

Assim sendo… BOLSONARO!

João Câmara/RN na tele da Inter TV no programa Resenhas do RN.

A cidade de João Câmara/RN na telinha da interTV Cabugi, desta vez no programa “Resenhas do RN”. O programa trás muitas informações sobre a história do município, seu povo, seus costumes, a arte do pintor Messias e uma entrevista com o escritor  e advogado Aldo Torquato.

Vale a pena conferir, neste sábado(20) a partir das 8h.

MP Eleitoral orienta partidos sobre cuidados a serem adotados neste segundo turno no RN.

O Ministério Público Eleitoral repassou aos representantes do Partido Democrático Trabalhista (PDT), Partido dos Trabalhadores (PT) e Partido Social Liberal (PSL) orientações quanto ao segundo turno das eleições no Rio Grande do Norte. O objetivo é reforçar a mensagem de que o sistema de votação é plenamente confiável e também prevenir casos de violência, de fraudes e mesmo buscar formas para que tudo transcorra da maneira mais tranquila possível no dia 28.

Os três partidos possuem candidatos à Presidência (PT e PSL) ou ao Governo do Estado (PDT e PT) e seus representantes se reuniram com a procuradora regional eleitoral, Cibele Benevides, entre a quinta-feira, dia 11, e esta sexta-feira, 19. No primeiro dos encontros, com o PSL, também participou o procurador eleitoral auxiliar Kleber Martins.

Nas reuniões, os integrantes do MP Eleitoral reforçaram a segurança do sistema de votação que é utilizado pela Justiça Eleitoral brasileira e pediram que os partidos se esforcem no sentido de evitar aumentar ainda mais o clima de hostilidade entre seus militantes ou eleitores.

Também foram dados alertas quanto a ilegalidades repetidas por alguns candidatos e cabos eleitorais no dia 7 de outubro – quando da votação do primeiro turno – como a compra de votos, transporte ilegal de eleitores e o derramamento de santinhos próximo aos locais de votação, o chamado “Voo Noturno”.

Os procuradores se colocaram à disposição para receber denúncias de possíveis irregularidades que os fiscais de cada legenda observem, tanto durante a campanha, quanto especificamente no dia 28, e garantiram que o MP estará atento para assegurar o bom andamento da “festa da democracia”.

Petrobras anuncia que preço da gasolina cai 2% nas refinarias a partir deste sábado.

A Petrobras anunciou hoje (19), em sua página na internet, que o preço do litro da gasolina ficará 2% mais barato em média nas refinarias de todo o país a partir de amanhã (20). Com a decisão, valor cairá de R$ 2,1490 – preço que vigorava desde o último dia 12 – para os R$ 2,1060 anunciado pela estatal para vigorar neste sábado.

O preço do litro do combustível atingiu maior valor nas refinarias no dia 14 de setembro último, quando a estatal passou a cobrar pelo litro da gasolina R$ 2,2514, preço que se manteve por 12 dias, até o dia 22 do mesmo mês, portanto por doze dias consecutivos.

A partir de então, o preço do litro da gasolina passou a registrar quedas consecutivas. No dia 25 de setembro, a estatal reduziu o preço do litro do procuto para R$ 2,2381, mantendo desde então uma tendência de queda no preço do litro da gasolina.

A última movimentação no preço do produto se deu no último dia 12 de outubro, quando o preço médio do litro nas refinarias passou a custar R$ 2,1490, preço que ficou estável por quatro dias consecutivos até a mudança anunciada hoje e que passará a vigorar a partir de amanhã.

O óleo diesel cobrado nas refinarias está em R$ 2,3606, o litro, desde o dia 30 de stembro, quando foi reajustado. Antes custava R$ 2,2964.

WhatsApp remove contas de disparo em massa de notícias falsas.

O WhatsApp está tomando medidas contra empresas que atuam com envio em massa de mensagens com conteúdos falsos ou enganosos. A informação foi repassada hoje (19) à Agência Brasil pela assessoria da empresa. Ontem (18), o jornal Folha de S. Paulo publicou reportagem segundo a qual empresas de marketing digital custeadas por empresários estariam disseminando conteúdo em milhares de grupos do aplicativo.

De acordo com a nota da empresa, o WhatsApp está “tomando medidas legais imediatas para impedir empresas de enviar mensagens em massa via WhatsApp”. A companhia também informou que baniu contas associadas a estas empresas.

No comunicado, a assessoria da empresa informou que foram canceladas também “centenas de milhares de contas durante o período das eleições no Brasil”. “Temos tecnologia de ponta para detecção de spam que identifica contas com comportamento anormal para que não possam ser usadas para espalhar spam ou desinformação”, acrescentou a nota.

A reportagem da Folha de S. Paulo apontou uma rede de empresas de marketing digital contratadas para efetuar os disparos em massa. Os contratos, que chegariam até R$ 12 milhões, seriam bancados por empresários próximos ao candidato, como Luciano Hang, da rede de varejo catarinense Havan.

Na Bahia pai e filho são resgatados de trabalho escravo em fazenda.

Auditores fiscais do Ministério do Trabalho resgataram nesta semana um homem que era mantido em condições análogas às de escravidão com seu filho, na Fazenda Riachão, em Entre Rios (BA), durante uma operação da Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo (Coetrae-BA). A propriedade rural pertence a Manoelito Argôlo dos Santos, ex-prefeito de Entre Rios, dono de diversas fazendas de gado e pai do ex-deputado federal Luiz Argôlo, que cumpre pena de 11 anos e 11 meses em regime fechado após condenação na Operação Lava-Jato.

A equipe de fiscalização encontrou diversas irregularidades trabalhistas e o trabalhador que vivia com o filho em um alojamento com péssimas condições de saúde e higiene, sem água potável. Nenhum empregado das fazendas tinha carteira de trabalho assinada.Além da fazenda Riachão, a equipe foi ao Rancho Alegre, também em Entre Rios, e não encontrou o proprietário – que foi visto na região, mas não apareceu para falar com os agentes públicos. Ao fiscalizar os locais e entrevistar os 15 empregados, os auditores detectaram diversos ilícitos, que resultarão em autos de infração, com aplicação de multas. Os trabalhadores não tinham equipamentos de proteção, ninguém fazia exames médicos ocupacionais e alguns recebiam menos do que um salário mínimo. Também não era feito o recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e ninguém tirava férias. Os relatos dos trabalhadores falam de até 30 anos nessas condições de trabalho.

Ezequiel diz que o Rio Grande do Norte precisa unir as bandeiras em torno de Fátima.

O deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB), mais votado com 58.221 votos, anunciou apoio ao projeto governadora Fátima Bezerra (PT) e do vice-governador Antenor Roberto (PCdoB), nesta sexta-feira (19), no Hotel Arituba, em Natal, em ato político acompanhado por deputados federais, deputados estaduais, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças políticas.

Participaram do ato de apoio a candidatura de Fátima Bezerra os deputados estaduais, Galeno Torquato, Raimundo Fernandes, Marcia Maia e Dison Lisboa.  O deputado federal mais votado, Benes Leocadio e os deputados Estaduais eleitos Eudiane Macedo e Ubaldo Fernandes, o prefeito de Santana do Matos, Edivaldo Jr, o prefeito de Goianinha, Berg Lisboa, o vice-prefeito de Macau, Rodrigo Aladim, o ex-prefeito de Assú, Ivan Júnior, o presidente da Câmara Municipal de Natal, Raniere Barbosa, o presidente da Câmara Municipal de Ceará Mirim, Ronaldo Venâncio, o vereador em Mossoró João Gentil, o vereadores Ítalo e Rhalessa de Parnamirim, o vereador de Extremoz, Eduardo Motta e dezenas de lideranças e correligionários partidários da capital e do interior do Estado.

“O Rio Grande do Norte precisa unir as bandeiras. E bandeiras de todas as cores. Chega o momento de união de forças, definição e decisão. É preciso empenho das lideranças deste Estado. O projeto é o Rio Grande do Norte unido para superar as dificuldades que necessitam de soluções urgentes”, anunciou Ezequiel Ferreira, enfatizando que chega para arregaçar as mangas e assegurar a vitória de Fátima governadora do Estado.

Fátima Bezerra se mostrou fortalecida com a chegada dos novos apoios.  Disse que do fundo do coração reconhecia o ato de apoio de Ezequiel, do conjunto de deputados e lideranças que estavam se juntando ao projeto governamental como o mais importante fato político deste 2º turno.

“Ezequiel este ato de coragem nos estimula nesta reta final. Digo com toda sinceridade: Estes apoios somam para a busca de soluções para o Estado. Vamos governar em harmonia, serenidade e enfrentando os problemas. O RN quer paz, emprego, tranquilidade, gestão e governabilidade, sem pensamentos menores e contribuindo para a reversão de nossas dificuldades”, externou Fátima Bezerra ao valorizar e reconhecer que a chegada deste novo grupo de aliados representa a ampliação de alianças, a capacidade de fazer mais pelo povo do Rio Grande do Norte e o fortalecimento político na bancada federal e estadual.