sexta-feira, outubro 20, 2023

Rotavírus pode ser evitado com imunização pela vacina Rotateq.

Popularmente conhecido pelos pais de crianças até cinco anos de idade, o rotavírus é o agente viral causador de diarreia aguda e, muitas vezes, grave. Mesmo sendo mais diagnosticada nas crianças, adultos também podem ser acometidos pela doença, que apresenta uma série de sintomas relacionados ao sistema digestivo.

Segundo o Ministério da Saúde, os sintomas variam de acordo com a idade. Por exemplo, nas crianças de seis meses aos dois anos as ocorrências são o aparecimento repentino de vômitos, podendo ocorrer ao mesmo tempo diarreia com aspecto aquoso, gorduroso e explosivo; além de febre alta. Já nos adultos ele se manifesta nas formas leves e subclínica.

Para evitar que seu filho seja alvo da infecção viral, alguns cuidados podem ser tomados, como a administração da vacina Rotateq. A Vacina Clínica dispõe do imunizante, que é administrado por via oral em uma série de três doses. A primeira deve ser aplicada entre 6 e 12 semanas de idade. As doses subsequentes devem ser administradas com intervalo mínimo de 4 semanas entre cada dose.

As duas unidades da Vacina Clínica, Natal Shopping e Midway Mall, abrem de segunda a sábado, das 10h às 20h, e das 14h às 20h nos domingos e feriados. Acesse o Instagram @vacinaclinica, ou através do WhatsApp (84) 99912.3181, para mais informações.

Peixe descoberto no RN ganha nome de “lulai” em homenagem ao presidente;

Para quem dúvida do perfil partidário dos cientistas das universidades públicas do Rio Grande do Norte e da Paraíba, mais um exemplo foi adicionado a discussão: o peixinho Hypsolebias lulai, descoberto recentemente pelo Instituto Peixes da Caatinga, conforme apontou a Abori Agência.

Sim, o “peixe das nuvens” ou, agora, “lulinha”, foi uma homenagem dos cientistas das universidades federais da Paraíba (UFPB) e do Rio Grande do Norte (UFRN), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e da Universidade de Taubaté ao presidente da república, mesmo a notícia tendo sido divulgada depois do corte milionário em recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Segundo a notícia do Abori, a espécie foi vista pela primeira vez em agosto de 2022 por um agricultor em um assentamento no Rio Grande do Norte, que fotografou o peixe e enviou a imagem para Telton Ramos, biólogo do Instituto Peixes da Caatinga e da UFPB. O pesquisador reuniu uma equipe e organizou uma expedição financiada pelos seguidores das redes sociais do Instituto Peixes da Caatinga para coletar amostras da espécie na região.

A decisão de nomear o peixe em referência ao presidente Lula foi para dar mais visibilidade aos grupos de peixes das nuvens. “Estamos aquém do que deveríamos no conhecimento da diversidade e conservação desse grupo de peixes, sabemos muito pouco ainda, e o que não tem nome, não é protegido”, afirma Ramos.

O grupo de pesquisadores espera prosseguir monitorando a população do Hypsolebias lulai com a ajuda de moradores da região onde foi encontrado e continuar preservando as poças para avaliar melhor o estado de conservação da espécie.

No Egito, chefe da ONU pressiona por entrega de ajuda a palestinos.

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, voou para a Península do Sinai, no Egito, nesta sexta-feira (20), em um esforço para que a ajuda humanitária chegue ao território palestino sitiado da Faixa Gaza. Ainda não está claro quando a entrega dos materiais de socorro estocados no Egito começará.

Em Genebra, o escritório humanitário da ONU disse que estava em negociações avançadas com todas as partes do conflito entre Israel e Hamas para garantir que uma operação de ajuda possa ser realizada em breve em Gaza.

Os Estados Unidos disseram que os detalhes de um acordo para o envio de ajuda através da passagem de Rafah, entre o Egito e Gaza, ainda estavam sendo acertados.

Anteriormente, Washington afirmou que um acordo havia sido alcançado para a passagem dos primeiros 20 caminhões, mas as autoridades da ONU dizem que qualquer entrega de ajuda precisa ser feita em escala e de forma sustentada.

Antes do atual conflito entre Israel e o Hamas, que governa Gaza, cerca de 450 caminhões de ajuda chegavam ao local diariamente.

A maioria dos 2,3 milhões de habitantes de Gaza depende de ajuda humanitária. O enclave (termo da geografia, que se refere a um território totalmente cercado por outro, com características políticas, sociais e culturais distintas) está sob um bloqueio imposto por Israel e Egito desde que o Hamas assumiu o controle do local em 2007.

"Estamos em negociações profundas e avançadas com todos os lados relevantes para garantir que uma operação de ajuda em Gaza comece o mais rápido possível e com as condições certas", disse Jens Laerke, porta-voz do Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU (Ocha), a repórteres em Genebra.

MEC prorroga pactuação do Escola Integral para locais em calamidade.

O Ministério da Educação prorrogou até 24 de outubro o prazo para pactuar metas do Programa Escola em Tempo Integral nos municípios e estados que decretaram estado de calamidade pública. A medida foi publicada nesta sexta-feira (20) no Diário Oficial da União.

Na etapa de pactuação, cada unidade federativa que aderiu ao Programa Escola em Tempo Integral precisa entrar no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec) para indicar o total de matrículas. Também deverá informar em que segmentos serão criadas: creche, pré-escola, ensino fundamental, ou ensino médio - esse último para rede estadual. Também é necessário apresentar a Política de Educação Integral, nos municípios que já a tenham criado.

O prazo previsto para essa segunda etapa do programa foi encerrado no dia 15 de outubro, quando municípios dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Amazonas enfrentavam eventos climáticos, como chuvas intensas, seca e queimadas, ou os efeitos causados por eles. Na primeira etapa, todos os estados brasileiros e 86% das cidades do país aderiram ao programa.

Atualmente, o programa está na terceira etapa, que prevê a redistribuição das matrículas não pactuadas até o dia 31 de outubro. Essa fase é para as secretarias de educação que tenham interesse em ampliar a quantidade de matrículas inicialmente pactuadas manifestem o interesse. O decreto para locais em estado de calamidade pública não altera o prazo.

O Programa Escola em Tempo Integral foi criado em agosto deste ano com o objetivo de ampliar as vagas em tempo integral em todo o ensino básico, tendo como meta para 2023, 1 milhão de matrículas nessa modalidade e 3,2 milhões de matrículas até 2026.

A Lei nº 14.640/2023 que cria o programa estabelece um mínimo de sete horas diárias, ou 35 horas semanais de atividades escolares, em dois turnos, para que uma vaga escolar seja considerada ensino de tempo integral.

Sem água: ação de vândalos compromete abastecimento em oito cidades do Agreste potiguar.

Oito municípios da Região Agreste do Rio Grande do Norte estão sem abastecimento de água nesta sexta-feira (20), por causa da ação de vândalos, que na nessa madrugada furtaram cabos da Estação de Bombeamento 15 (EB-15) da Adutora Monsenhor Expedito, em Tangará. Os municípios afetados são Tangará, Santa Cruz, Lages Pintadas, Japi, São Bento do Trairi, Coronel Ezequiel, Jaçanã e Campo Redondo.

A Caern está fazendo levantamento dos danos e providenciando o reparo. A previsão é que esse serviço seja concluído no final da tarde deste sábado (21), com a retomada do abastecimento. Após o sistema ser religado, será necessário aguardar um prazo de até 72 horas para a completa normalização do fornecimento.

Lula deve vetar marco temporal, mas sancionar regras para demarcação de terras indígenas.

Termina nesta sexta-feira (20) o prazo para sanção do projeto que define a promulgação da Constituição em outubro de 1988 como marco temporal para demarcação de novas terras indígenas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve vetar o marco temporal, mas buscará um meio-termo, sancionando pontos incluídos no projeto pela bancada ruralista que definem regras para demarcação de terras indígenas.

Na avaliação da equipe jurídica do Planalto, o Supremo Tribunal Federal (STF) já decidiu que o marco temporal é inconstitucional. 

Ou seja, para o governo, a aprovação pelo Congresso definindo o marco temporal, depois da decisão do STF, é inconstitucional e o texto precisa ser vetado. Mas Lula vai buscar o meio-termo para evitar um conflito direto com a bancada ruralista.  

Para contemplar esse grupo, a ala do governo ligada ao agronegócio está negociando com o Palácio do Planalto a aprovação no Congresso de um projeto regulamentando o voto do ministro Alexandre de Moraes: ele foi contra o marco temporal, mas definiu que a União precisa indenizar os produtores rurais que perderem suas terras para reservas indígenas.

Essa saída é defendida por auxiliares do presidente Lula e deve ser negociada após o veto ao marco temporal.

PF faz operação que apura crimes praticados por policiais civis do Rio.

A Polícia Federal (PF) faz nesta sexta-feira (20), pelo segundo dia consecutivo, operação relacionada à participação criminosa de policiais civis do Rio de Janeiro no tráfico de drogas no estado. A Operação Déjà Vu apura também crimes de peculato e organização criminosa praticados pelos agentes, incluindo um delegado de polícia.

As investigações indicam que os envolvidos traficaram cerca de 280 kg de cocaína de uma quantidade de 500 kg da droga que tinham sido apreendidos.

Na ação de hoje, cerca de 50 policiais federais estão nas ruas para cumprir oito mandados de busca e apreensão, expedidos pela 5ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.

De acordo com a PF, os mandados são cumpridos em endereços ligados aos criminosos, na capital fluminense e em Araruama, na Região dos Lagos, e na 33ª Delegacia de Polícia Civil, em Realengo, zona oeste do Rio. Na casa de um dos alvos, no bairro de Vargem Grande, também na zona oeste, os agentes encontraram R$ 43,1 mil e US$ 5.350, em espécie.

Além dos mandados, a Justiça Federal determinou o afastamento dos policiais dos respectivos cargos, a proibição de se ausentar da circunscrição, e uso de tornozeleira eletrônica. Também foi pedido o sequestro patrimonial de quantia equivalente a R$ 5 milhões de reais.

Corinthians de Mano esboça coragem, mas revive sufoco e precisa estar alerta.

Poderia ter sido bem melhor, mas também poderia ter sido pior. O empate em 3 a 3 contra o Fluminense, na última quinta-feira, joga o Corinthians em um caldeirão de sentimentos conflitantes: bom início e primeiro tempo honesto, mas com um resultado preocupante e mais próximo da zona do rebaixamento. 

No Maracanã, o Corinthians mostrou em poucos minutos o que ainda não tinha mostrado a temporada inteira: marcação compacta no campo de ataque, pressionando até dentro da área. O time passou a Data Fifa inteira treinando movimentações deste tipo e conseguiu colocar em prática.  

Com o ponto conquistado no Maracanã, o Corinthians chega a 32 no Brasileirão e fica dois acima do Santos, que abre a zona de rebaixamento. Na próxima rodada, o Timão terá confronto contra o América-MG, lanterna, em casa.

PF prende dois da Abin por grampo de celulares e intimidação durante governo Bolsonaro.

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta sexta-feira, 20 a Operação Última Milha para prender dois servidores da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) que usaram indevidamente o sistema de geolocalização de celulares do órgão para coerção. As ordens já foram cumpridas no Distrito Federal.

Agentes ainda vasculham nesta manhã 25 endereços em Brasília (18), Alexânia (GO – 1), São Paulo (1), São José dos Campos (SP – 1), Curitiba (1), Maringá (PR-1), Florianópolis (1), São José (SC – 1) e Palhoça (SC – 1).

As ordens foram expedidas pelo ministro Alexandre de Moraes, que determinou ainda o afastamento de cinco servidores da Abin.

A ofensiva mira supostos crimes de invasão de dispositivo informático alheio, organização criminosa e interceptação de comunicações telefônicas, de informática ou telemática sem autorização judicial ou com objetivos não autorizados em lei.

De acordo com a PF, o grupo sob suspeita teria usado o sistema da Abin – um “software intrusivo na infraestrutura crítica de telefonia brasileira” – para rastrear celulares “reiteradas vezes”. Os crimes teriam sido praticados sob o governo Jair Bolsonaro. À época, o órgão era comandado por Alexandre Ramagem.

Os servidores presos nesta manhã teriam usado o “conhecimento sobre o uso indevido do sistema como meio de coerção indireta para evitar a demissão” em processo administrativo disciplinar do qual eram alvo.

Prefeitura de Parazinho/RN realiza campanha de Multivacinação neste sábado (21).

A prefeitura de Parazinho/RN, realiza neste sábado (21) através da Secretaria Municipal de Saúde, a campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes ficarem em dia com o cartão de vacina.

As equipes de vacinação estarão atuando na sede do município (UBS Centro) e no distrito de Pereiros das 8h às 15h. A Secretaria de Saúde pede para que as mães não deixem de levar os filhos para serem vacinados em uma unidade básica mais próxima de sua casa.

Lembrando que a equipe de multivacinação está realizando vacinas em microáreas que mais necessitam, conforme planejado pela equipe de gestão da saúde do município. Não esqueça de levar documentos com foto, CPF, cartão do SUS e cartão de vacina.

Em meio a crise econômica, argentinos escolhem presidente no domingo.

O eleitorado argentino prepara-se para ir às urnas escolher um novo presidente no próximo domingo (22), em meio à maior crise cambial das últimas décadas e a uma disparada da inflação. São mais de 35 milhões de cidadãos aptos a votar.

Determinante na escolha do eleitor, a situação econômica tem se agravado na reta final da campanha, que se encerra amanhã (20). A inflação chega aos 138,3% anuais, de acordo com a divulgação mais recente, realizada em 12 de outubro. Desde o início do ano, o preço dos alimentos subiu mais de 150%.  

O peso argentino também tem acentuado seu declínio ante o dólar. Dois dias antes dos dados oficias de inflação serem divulgados, o valor de um dólar americano rompeu pela primeira vez o patamar de 1 mil pesos no câmbio paralelo, aquele que verdadeiramente vigora nas ruas do país, pela primeira vez.  

Desde então, o câmbio tem se mantido próximo da marca histórica, pressionando ainda mais a inflação e jogando famílias inteiras na pobreza, flagelo que já atinge mais de 40% da população do país.  

Ainda que a piora da crise sem dúvida impacte a opinião pública, especialistas ouvidos pela Agência Brasil destacam que os problemas vividos pelos argentinos remontam há pelo menos duas décadas, e que as experiências dos últimos dez anos devem ser determinantes na hora de depositar o voto na urna, sobretudo entre o eleitorado jovem.  

Isso porque as duas correntes predominantes da política argentina – o peronismo e o antiperonismo – se alternaram nos últimos dois governos, sem que nenhum dos lados conseguisse conter a deterioração da economia, frisou Miriam Saraiva, professora de Relações Internacionais na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

“Tivemos dois governos sequenciais – o primeiro do partido do Mauricio Macri, o outro do Partido Socialista, de Alberto Fernandez e Cristina Kirchner – e os dois não conseguiram controlar a situação econômica”, ressaltou Saraiva. “O que a gente vê é um certo desgaste das duas alternativas tradicionais na Argentina”.  

Foi na esteira desses dois fracassos que cresceu o nome do economista Javier Milei, mais votado nas primárias de agosto, quando os argentinos escolheram quem seriam os candidatos da corrida presidencial. 

Brasil surpreende e bate Venezuela na estreia no beisebol no Pan.

A estreia da seleção brasileira de beisebol nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, foi com uma surpresa altamente positiva. Ontem quinta (19), o Brasil derrotou a Venezuela por 3 a 1 e largou na frente na classificação do grupo B, que também tem Colômbia e Cuba.

O Brasil - que não tem tradição na modalidade - voltou a disputar uma partida no Pan depois de 16 anos. A última vez foi em 2007, quando foi país-sede do Pan realizado no Rio de Janeiro. Em Guadalajara (2011), Toronto (2015) e Lima (2019), ficou de fora.

A Venezuela, embora não tenha levado o que tem de melhor, é uma potência mundial na modalidade. Alguns nomes do país atuam na MLB, a liga dos Estados Unidos, tida como a melhor do planeta. O país tem um ouro e dois bronzes no beisebol em Jogos Pan-Americanos. No entanto, chegou a Santiago com um time considerado da segunda prateleira que a Venezuela tem à disposição.

No duelo de estreia, o Brasil abriu 3 a 0 na segunda entrada, a Venezuela diminuiu a desvantagem na quinta entrada mas não conseguiu evitar a derrota.

Após o triunfo, o arremessador Felipe Natel, conhecido como Pelé, falou sobre as expectativas para o torneio.

"Viemos nos preparando para o Pan para conquistar medalha. E para isso sabíamos que teríamos que enfrentar potências como Venezuela, Cuba e Colômbia. Não foi nada surpreendente. O pessoal nem comemorou tanto, porque nosso objetivo é medalha. Queremos ganhar de todos e vamos conquistar essa medalha para o beisebol brasileiro", disse o jogador, em depoimento ao Comitê Olímpico do Brasil (COB).

O próximo compromisso do Brasil é diante da Colômbia, no domingo (22).

 

 

Alerta: Conta do instagram do blogdeassis foi kacheada.

Estão usando imagem do instagram do blog com anúncio falso.
Informamos aos leitores do blog que a conta do ‘blogdeassis’ foi kacheada e está sendo usada indevidamente com anúncio inverídico. Fiquem em alerta. Diante do ocorrido tivemos que desativa-la. Breve retornaremos.

Botafogo dispara para 90% de chances de título; Vasco tem 68% de possibilidades de ficar na Série A.

Veio a segunda vitória seguida do líder Botafogo, desta vez diante do América-MG, e a desconfiança do período Bruno Lage se transformou em esperança sob o comando de Lúcio Flávio. As chances estavam em 62% após a 25ª rodada e subiram para 89,6% (90% se arredondarmos para dois dígitos) após dois triunfos em sequência. A contagem regressiva para a taça está de volta, e o próximo desafio será em casa contra o Athletico-PR, que vem de boa vitória atuando como visitante frente ao Grêmio.

Os seus perseguidores Bragantino e Flamengo até tiveram bons resultados nesta rodada de meio de semana. No entanto, o bom momento do Alvinegro carioca não deixa que as possibilidades dos rivais cresçam demais. O Massa Bruta caiu de 9,4% de chances de título para 7,2%, enquanto o Rubro-Negro foi de 1,1% para 1,4%. 

Chances de permanecer na Série A

Foi uma boa rodada para o Vasco, que deixou o Z-4 do Brasileirão ao derrotar o Fortaleza e aumentou suas chances de permanência na Série A de 54% para 68,3%. Fôlego importante para a equipe cruz-maltina, que terá o clássico contra o Flamengo no próximo domingo para consolidar sua recuperação no campeonato. 

Na zona de rebaixamento após uma amarga derrota na Vila Belmiro para o Bragantino, o Santos estava com 70,5% de possibilidades de ficar na elite e caiu para 61,3%, mas segue dependendo de suas forças para sair da difícil situação em que se encontra. Se em casa foi mal, a recuperação precisa começar fora contra um rival direto na briga contra o rebaixamento. O Peixe vai ao Beira-Rio encarar o Internacional, que tem 81,9% de chances de permanência e dois pontos a mais que a equipe santista. 

Caixa paga novo Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 3.

A Caixa Econômica Federal paga nesta sexta-feira (20) a parcela de outubro do novo Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 3. Neste mês, o benefício terá um adicional para mães de bebês de até seis meses de idade.

Chamado de Benefício Variável Familiar Nutriz, o adicional corresponde a seis parcelas de R$ 50 para garantir a alimentação da criança. Com o novo acréscimo, que destinará R$ 14 milhões a 287 mil mães neste mês, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome informa que está concluída a implementação do novo Bolsa Família.

Além do novo adicional, o Bolsa Família paga um acréscimo de R$ 50 a famílias com gestantes e filhos de 7 a 18 anos e outro, de R$ 150, a famílias com crianças de até 6 anos.

O valor mínimo corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 688,97. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, neste mês o programa de transferência de renda do Governo Federal alcançará 21,45 milhões de famílias, com gasto de R$ 14,67 bilhões.

Desde julho, passa a valer a integração dos dados do Bolsa Família com o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Com base no cruzamento de informações, 297,4 mil famílias foram canceladas do programa neste mês por terem renda acima das regras estabelecidas pelo Bolsa Família. O CNIS conta com mais de 80 bilhões de registros administrativos referentes a renda, vínculos de emprego formal e benefícios previdenciários e assistenciais pagos pelo INSS.

Em compensação, outras 241,7 mil famílias foram incluídas no programa em outubro. A inclusão foi possível por causa da política de busca ativa, baseada na reestruturação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e que se concentra nas pessoas mais vulneráveis que têm direito ao complemento de renda, mas não recebem o benefício. Desde março, 2,39 milhões de famílias passaram a fazer parte do Bolsa Família.

São Paulo anuncia candidatura a sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031.

A prefeitura de São Paulo anunciou ontem quinta (19) que enviará uma carta à PanAm Sports - organização responsável pelos Jogos Pan-Americanos - reiterando a intenção de sediar a edição de 2031 do evento. O documento será entregue pelo secretário municipal de Esportes da capital paulista, Cacá Viana. O dirigente se reunirá com o presidente da entidade internacional, o chileno Neven Ilic, em Santiago, onde serão inaugurados amanhã os Jogos de 2023.

A prefeitura também anunciou que, durante o evento em Santiago, funcionará o Espaço Cidade de São Paulo - Casa Brasil, com atrações que fazem referência à cultura brasileira, como shows de música e dança, dentre outras atividades.

A maior cidade do país se considera preparada para receber o evento pela estrutura e experiência adquiridas quando foi uma das sedes da Copa do Mundo de futebol, em 2014. No comunicado, aliás, a cidade se coloca como uma das possíveis sedes da Copa feminina, em 2027, caso o Brasil seja escolhido como o país que vai receber a competição.

Os Jogos Pan-Americanos, que chegam agora à sua 19ª edição, já tiveram o Brasil como sede por duas vezes. A primeira foi justamente em São Paulo, em 1963 e a segunda no Rio de Janeiro, em 2007.

Por enquanto, ainda não há notícias de outras candidaturas para sediar a edição de 2031. Entre a edição atual e a que São Paulo pleiteia o direito de ser sede, acontecerão os Jogos Pan-Americanos de 2027, em Barranquilla (Colômbia).

Avião da FAB decola nesta sexta para resgatar brasileiros em Israel.

A Operação Voltando em Paz, do governo federal, realiza o nono voo de repatriação de brasileiros em Israel. A aeronave KC-30 (Airbus A330 200), da Força Aérea Brasileira (FAB), tem previsão de decolagem da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, às 17h (horário de Brasília) desta sexta-feira (20). O destino é Tel Aviv, em voo direto.

O retorno está previsto para o domingo (22) à tarde, com pouso do KC-30 na madrugada da segunda-feira (23), no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio.

Um avião da Força Aérea Brasileira KC-30, procedente de Tel Aviv, pousou na madrugada de ontem quinta-feira (19) no Rio com 219 brasileiros repatriados da zona de guerra no Oriente Médio. Eles trouxeram 11 animais de estimação no sexto voo de repatriação. Com isso, chegou a 1.135 o número de brasileiros atendidos pela Operação Voltando em Paz.

O problema ocorre com o grupo de brasileiros na Faixa de Gaza, pois não há previsão para saída de pessoas do enclave palestino. Um avião presidencial já está no Cairo, capital do Egito, aguardando autorização para tirar os brasileiros pela fronteira com o Egito. 

Macau/RN realiza dia D de vacinação antirrábica neste sábado (21).

A Secretária de Saúde de Macau realiza neste sábado (21) o Dia D de Vacinação Antirrábica. Serão cinco pontos de vacinação em toda cidade, sendo eles: a Secretaria de Saúde (Praça das Mães), Praça Dinarte Mariz (Centro), CRAS (Rua Angicos), UBS de Navegantes e CEM (Rua Pe. João Clemente).

Técnicos da Secretaria estarão atuando das 8h às 17h para receber tutores e seus animais na campanha, que será encerrada também neste sábado. A vacinação antirrábica 2023 tem como objetivo imunizar cães e gatos a partir de três meses de vida.

A raiva é uma zoonose infecciosa grave que pode ser transmitida entre os animais e seres humanos e sua melhor forma de prevenção é a vacinação. Casos de raiva diagnosticados em humanos e animais podem ser letais.

Presidente da Câmara de Ceará-Mirim/RN, flagrado furtando escova de dentes elétrica, é solto após pagar fiança.

O presidente da Câmara Municipal de Ceará-Mirim/RN, vereador Kaio César, que foi preso na tarde desta quinta-feira (19), foi solto por volta das 17h30 após pagar uma fiança no valor de R$ 1.300. Na delegacia, o parlamentar foi autuado em flagrante por furto qualificado.

Segundo informações da Polícia Civil, Kaio César Carneiro, conhecido como Kaio Amigo, foi detido após ser flagrado realizando o furto do item de higiene por meio do sistema de videomonitoramento do estabelecimento.

O vereador entrou no local com uma sacola de farmácia e seguiu em direção aos produtos eletrônicos. Neste setor, ele pegou o utensílio e rapidamente colocou dentro da sacolaEm seguida, tentou sair do estabelecimento sem pagar pelo item que, segundo a Polícia Civil, custa R$ 130.

Ao perceberem a ação, os seguranças do supermercado abordaram o suspeito e conseguiram comprovar o furto. A Polícia Militar foi acionada e o conduziu para a Central de Flagrantes da Polícia Civil.

Petrobras anuncia alta de 6,57% no preço do diesel e redução de 4,09% na gasolina a partir de sábado (21).

A partir de sábado, a Petrobras reduzirá em R$ 0,12 por litro o seu preço médio de venda de gasolina A para as distribuidoras, que passará a ser de R$ 2,81 por litro. Será uma queda de 4,09%. O último movimento da gasolina feito pela estatal foi no dia 16 de agosto, quando o preço subiu de R$ 2,52 para R$ 2,93.

“Considerando a mistura obrigatória de 73% de gasolina A e 27% de etanol anidro para a composição da gasolina comercializada nos postos, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor será, em média, R$ 2,05 a cada litro vendido na bomba”.

Para o diesel, a Petrobras aumentará em R$ 0,25 por litro o seu preço médio de venda de diesel A para as distribuidoras, que passará a ser de R$ 4,05 por litro. O último aumento ocorreu no dia 16 de agosto, quando o valor do litro do diesel passou de R$ 3,02 para R$ 3,80.

Considerando a mistura obrigatória de 88% de diesel A e 12% de biodiesel para a composição do diesel comercializado nos postos, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor será, em média, R$ 3,56 a cada litro vendido na bomba.

No ano, a variação acumulada dos preços de venda tanto da gasolina A como do diesel A da Petrobras para as distribuidoras acumula redução. No caso da gasolina, uma redução de R$ 0,27 por litro no ano. Enquanto no diesel, a redução acumulada é de R$ 0,44 por litro no ano.

Diretor-geral do Idema no RN pede exoneração.

O diretor-geral do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), Leonlene de Sousa Aguiar, comunicou que, por motivos pessoais, pediu exoneração do cargo de dirigente do órgão ambiental.

Em comunicado oficial foi dito que: “A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, acatou o pedido na quinta-feira 19, reconhecendo o empenho colocado à frente da gestão do Meio Ambiente potiguar, durante os últimos quatro anos e dez meses.”

Leon Aguiar foi aprovado em um concurso público da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF).

ABC perde para o Atlético-GO por 3 a 1 e pode terminar rodada oficialmente rebaixado.

O ABC sofreu sua 19ª derrota dentro da Série B do Brasileiro e vai chegando perto de confirmar uma das piores campanhas de todos os tempos da competição nacional. Neste momento o Alvinegro possui o segundo pior aproveitamento, atrás apenas do Duque de Caxias.

O baque dessa vez foi diante do Atlético-GO, que dominou completamente as ações dentro de campo e chegou ao placar de 3 a 1, com gols de Kelvin, Gustavo Coutinho e Daniel Baralhas, enquanto Paulo Sérgio marcou o gol de honra dos potiguares. Com o resultado, a noite foi de festa no estádio Antônio Accioly, em Goiás, onde o dragão tem uma invencibilidade de onze partidas.

O Atlético-GO chega a 59 pontos e vai pulando para a segunda posição, mas ainda pode ser ultrapassado pelo Sport. Já o ABC estaciona nos 20 e estará rebaixado em caso de vitória da Chapecoense, que visita justamente o Leão da Ilha nesta sexta-feira.

Na rodada seguinte, o Alvinegro recebe o Avaí, quinta-feira, às 19h, no Frasqueirão.

Ajuda humanitária está prevista para entrar na Faixa de Gaza nesta sexta-feira (20).

A entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza está prevista para esta sexta-feira (20), segundo a Casa Branca. Cerca de 100 caminhões com mantimentos aguardam na passagem de Rafah, na fronteira com o Egito, pela autorização para entrarem no território.

Inicialmente, o governo de Israel havia bloqueado a entrada de água, alimentos, eletricidade e combustível em Gaza. No entanto, apelos da comunidade internacional e, principalmente, um encontro com Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, em Tel Aviv, convenceram Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro israelense, a autorizar o envio de ajuda humanitária para o território.

Um porta-voz da Presidência egípcia disse na quarta-feira (19) que estava coordenando, junto com os norte-americanos e com organizações humanitárias internacionais sob a supervisão da ONU, uma forma de garantir a chegada de ajuda.

Num comunicado, o gabinete de Netanyahu afirmou que “não impedirá” as entregas de alimentos, água e medicamentos, desde que os fornecimentos não cheguem ao Hamas. Não houve menção a combustível, que é essencial para abastecer os geradores dos hospitais locais.

Mega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 45 milhões.

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso 2646 da Mega-Sena, sorteadas ontem quinta-feira (19).

Os números sorteados foram 18 - 28 - 30 - 39 - 41 - 58

Com isso, o prêmio da faixa principal para o próximo sorteio, no sábado (21), está estimado em R$ 45 milhões. 

A quina teve 30 apostas ganhadoras, e cada uma vai receber R$ 100.459,57. Já a quadra registrou 2.705 apostas vencedoras, e cada ganhador receberá um prêmio de R$ 1.591,64. 

As apostas para o próximo concurso podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.

O jogo simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 5.

Governo do RN quer arrecadar mais R$ 700 milhões com ICMS em 20%.

Com a proposta de manter a alíquota do Imposto de Circulação Sobre Mercadorias e Serviços (ICMS) em 20% no próximo ano, o Governo do Rio Grande do Norte estima arrecadar R$ 700 milhões a mais, comparando-se ao cenário em que o imposto voltaria aos 18%.

O dado foi apresentado pelo Secretário Estadual da Fazenda (Sefaz/RN), Carlos Eduardo Xavier, em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (19). É o mesmo valor da perda de receita de ICMS prevista, caso os deputados estaduais rejeitem o projeto de lei que mantém a alíquota em 20% e que foi encaminhado nesta semana pela governadora Fátima Bezerra à Assembleia Legislativa.

O aumento em dois pontos percentuais foi aprovado no final de 2022 pelos parlamentares e passou a vigorar a partir do dia 1º de abril de 2023, com duração até 31 de dezembro, devendo retornar aos 18% em janeiro de 2024.

Isso contribuiu com o aumento das receitas neste ano, mas Xavier, aponta que outras medidas foram adotadas. “A gente trabalhou no ano passado com algo na ordem R$ 900 milhões (a mais para 2023), passando de 18% para 20%. Temos um bom resultado do ponto de vista de receitas, graças a essa alíquota, mas também a outras ações que fizemos, como abertura de postos fiscais, desenvolvimento do refinanciamento de débito”, disse.

Bolsonaro é condenado a indenizar jornalistas por danos morais.

Transitou em julgado a decisão que condenou o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, a pagar indenização coletiva a jornalistas por danos morais em R$ 50 mil.

A decisão foi promulgada pela 4ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo. O valor da multa será revertido ao Fundo Estadual de Defesa dos Direitos Difusos de São Paulo.

A ação do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo alegou que Bolsonaro atacava sistematicamente a categoria de forma agressiva em seus pronunciamentos e na rede social.

O sindicato registrou 175 agressões de Bolsonaro contra a imprensa em 2020. A fonte é o relatório “Violência contra jornalistas e liberdade de imprensa no Brasil, da Federação Nacional dos Jornalistas.

O relatório apresenta exemplos, como os ataques homofóbicos, xingamentos, agressões às mulheres jornalistas durante entrevistas e até a ameaça de dar socos em um profissional.

Tentamos contato com a assessoria do ex-presidente Bolsonaro, mas não conseguimos contato até o fechamento dessa reportagem.

quinta-feira, outubro 19, 2023

TSE rejeita duas ações de Bolsonaro contra campanha de Lula.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou nesta quinta-feira, por unanimidade, duas ações contra a campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições do ano passado. Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin eram acusados de abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação. 

As duas ações foram apresentadas pela coligação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Os ministros seguiram a posição da Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE), que havia defendido que os dois processos fossem rejeitados.

O primeiro caso analisado questionava o fato da campanha de Lula ter patrocinado resultados em buscas no Google sobre termos negativos envolvendo o então candidato. Por exemplo, quando era pesquisado sobre "Lula condenação", um anúncio exibia um texto afirmando que o petista foi "absolvido".

PF diz que deputado Girão cometeu ‘crimes’ ao estimular seguidores por golpe e citar, sem provas, fraude nas urnas.

A Polícia Federal (PF) concluiu que o deputado federal General Girão (PL-RN) cometeu “crimes” ao estimular seus apoiadores a pedir uma intervenção das Forças Armadas. Essa incitação teria ocorrido por meio de declarações de Girão questionando o sistema eleitoral e a atuação do Poder Judiciário.

A conclusão consta em relatório apresentado nesta quarta-feira em um inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) que investiga a participação de Girão nos atos golpistas do dia 8 de janeiro. De acordo com o delegado Victor Emanuel Brito Menezes, há “suficientes elementos para formação de convicção acerca da existência dos crimes e da possibilidade de responsabilização do representado por seu cometimento”. Em depoimento, o parlamentar negou ter cometido crimes e afirmou que, ao citar militares, estava falando de forma genérica, “nos limites da Constituição”.

O inquérito foi aberto em julho, por decisão do ministro Alexandre de Moraes, atendendo a um pedido feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Girão é suspeito de associação criminosa, incitação ao crime, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.

No relatório, o delegado também afirma que “fica clara a continuidade da conduta do representado de acusar a existência de fraude no processo eleitoral e a desonestidade do Poder Judiciário e seus membros, de modo a incitar seus seguidores a protestar por intervenção das Forças Armadas”.

Em dezembro do ano passado, Girão discursou para manifestantes que estavam em frente a um batalhão do Exército em Natal (RN). Na ocasião, ele afirmou que “o Estado brasileiro entrega aos militares o direito de usar a violência em seu nome para a defesa do Estado brasileiro”.

Para a PF, ele reconheceu como “legítimo o movimento que contestava o resultado da eleição e pedia intervenção das Forças Armadas” e estimulou as pessoas a “permanecer concentradas em frente aos quartéis pressionando por essa intervenção”.

Em depoimento, Girão afirmou que sua passagem no local foi “ocasional” e que só falou após ser reconhecido pelos presentes. O parlamentar disse que, em sua fala sobre militares, “estava se referindo a um direito genérico de utilização da violência, nos limites postos na Constituição Federal”. O deputado ainda alegou que “não teve envolvimento ou conhecimento prévio sobre os atos violentos e criminosos ocorridos”.

Em nota, Girão afirmou que “confirma seu depoimento constante no relatório da Polícia Federal, sendo apenas mais uma etapa do processo”.

Banco de sangue Hemovida está precisando da ajuda de doadores.

O banco de sangue Hemovida está precisando da ajuda de doadores para reestabelecer seu estoque. De acordo com os responsáveis, a demanda pelos tipos “O” negativo e “A” negativo tem sido a prioridade no momento.

A instituição fica localizada na avenida Nilo Peçanha, número 199, Petrópolis. O telefone para contato é o (84) 3202-4289.

Policial penal suspeito de vazar operações à facção criminosa é preso em Natal/RN.

Policiais civis da Divisão Especializada em Investigações e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) prenderam, nesta quarta-feira (18), um policial penal suspeito de ligação com uma facção criminosa. O mandado de prisão foi cumprido no bairro Pitimbú, Zona Sul de Natal.

Até agora, as investigações apontam para o vazamento de operações e informações para integrantes de organização criminosa por parte do agente público. A Polícia Civil, por meio da DEICOR, seguirá com o trabalho investigativo para identificar a participação de outros responsáveis, além de produzir provas que norteiem as decisões do Poder Judiciário.

A ação contou com o apoio da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SEAP) e também do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO).

Nota de esclarecimento da SEAP

A Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP) esclarece que o policial penal preso por força de mandado de prisão, na quarta-feira (18), em operação da Polícia Civil, estava cedido desde o dia 06 de maio de 2021 para o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO), órgão do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte. Portanto, sem lotação em unidade prisional.

TSE aprova regras para restringir live eleitoral em residência oficial.

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quinta-feira (19), por unanimidade, estabelecer regras para restringir a realização de transmissões ao vivo pela internet (live) de dentro de residências oficiais.

A nova regra vale para prefeitos, governadores e presidente da República. A medida havia começado a ser discutida na última terça-feira (17), quando o TSE absolveu o ex-presidente Jair Bolsonaro da acusação de abuso de poder político durante a campanha à reeleição, no ano passado, por ter realizado lives de cunho eleitoreiro de dentro do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência. 

O entendimento, no caso específico, foi de que não houve gravidade bastante para configurar abuso de poder, pois o alcance das lives de Bolsonaro foi restrito por uma liminar (decisão urgente e provisória) ainda durante a campanha. 

Nesta quinta (19), entretanto, os ministros retornaram ao caso já com um consenso formado. O objetivo é estabelecer regras a tempo de disciplinar esse tipo de conduta para as eleições municipais do ano que vem e evitar o problema antes que ele ocorra.

Todos os ministros referendaram texto trazido pelo relator, o corregedor-geral eleitoral, ministro Benedito Gonçalves. Pelas regras aprovadas, qualquer prefeito ou governador, bem como o presidente, só pode utilizar a residência oficial para a transmissão de “live eleitoral” se: 

a. Tratar-se de ambiente neutro, desprovido de símbolos, insígnias, objetos,  decoração ou outros elementos associados ao Poder Público ou ao cargo ocupado.

b. A participação for restrita a pessoa detentora do cargo. 

c. O conteúdo divulgado se referir exclusivamente à sua candidatura.

d. Não forem empregados recursos materiais e serviços públicos, ou aproveitados servidoras e servidores da administração pública direta e indireta. 

e. Houver o devido registro na prestação de contas de todos os gastos efetuados das doações estimáveis relativas a live eleitoral, inclusive a recursos e serviços de acessibilidade.

Tal entendimento deverá nortear os julgamentos da Justiça Eleitoral em todo o território nacional. 

Pesquisa: Janja é aprovada por 49,4% da população.

O Instituo Paraná Pesquisas divulgou um levantamento sobre a aprovação da participação da primeira-dama Janja nas viagens e reuniões políticas do governo.

A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais.

O número de entrevistados que desaprova a conduta de Janja se aproxima dos que aprovam, sendo a maioria os que veem as ações de maneira positiva.

Veja o resultado:

Pergunta: A Primeira-Dama Janja Lula da Silva tem participado de viagens e reuniões políticas importantes junto ao Presidente Lula. O(A) Sr(a) aprova ou desaprova esse papel que a Primeira-Dama vem desempenhando junto ao Presidente?

  • Aprova: 49,4%
  • Desaprova: 43,8%
  • Não sabe/ não opinou: 6,8%.

Tentativa de roubo de equipamentos elétricos deixa mais de 4 mil pessoas sem energia em Natal/RN.

Homens tentaram roubar equipamentos elétricos no prédio onde ficava o antigo Bom Preço na avenida Alexandrino de Alencar durante a manhã desta quinta-feira (19). Durante a ocorrência, um deles tomou um choque e acabou sendo encaminhado ao hospital em estado grave.

Segundo a Cosern, a situação deixou 4.530 clientes que possuem imóveis entre os cruzamentos das avenidas Alexandrino e Prudente de Morais, no bairro Tirol, sem energia por volta das 09h08.

Equipes técnicas da Cosern atuaram no local e o fornecimento foi reestabelecido em 28 minutos.

Operação investiga contrabando de produtos vindos do Paraguai.

Polícia Federal e Receita Federal deflagraram nesta quinta-feira (19) a Operação Grade A, na qual apuram um esquema de contrabando de eletrônicos que entraram no país a partir do Paraguai. Segundo os investigadores, as mercadorias teriam sido adquiridas por vendedores atacadistas para, após entrarem irregularmente no Brasil, serem revendidas.

Cerca de 350 policiais federais e 53 servidores da Receita participam da operação de repressão a crimes de descaminho, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Setenta mandados de prisão preventiva e 95 mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Paraná, no Mato Grosso do Sul, em Minas Gerais, Rio Grande do Sul e no Piauí.

Os eletrônicos eram trazidos ao Brasil por meio de “entradas secundárias” na fronteira entre Mato Grosso do Sul e o Paraguai. Na sequência, eram armazenados em pontos de apoio ali perto para e então serem transportados para outras regiões do país.

“Esse trânsito se dava mediante a atuação de frenteiros, que eram os responsáveis pela transposição da fronteira e entrega das mercadorias ao adquirente. O transporte até o destino era realizado mediante uso de veículos de pequeno porte equipados com compartimentos ocultos ou através de caminhões, casos em que os volumes eram acondicionados em meio a cargas lícitas (frios, grãos, etc.)”, informou em nota a PF.

Segundo a PF, “milhões em mercadorias” teriam entrado no país desde o início da pandemia, quando houve um fechamento prolongado de fronteiras com o Paraguai.

Libertadores feminino: Corinthians bate Inter nos pênaltis e chega à final.

O Corinthians superou o Internacional por 4 a 3 na disputa de pênaltis, após um empate de 1 a 1 no tempo regulamentar, para se garantir na grande decisão da Copa Libertadores de futebol feminino, onde protagonizará um Derby histórico com o Palmeiras pelo título da competição. A classificação das Brabas do Timão foi garantida em partida disputada ontem quarta-feira (18) no Estádio Olímpico Pascual Guerrero, em Cali.

Esta será a segunda final brasileira da história da competição continental, após o Corinthians conquistar o seu segundo título da Libertadores Feminina em 2019 ao derrotar a Ferroviária por 2 a 0 na decisão disputada no Equador.

Apostando em um jogo reativo, no qual tinha os contra-ataques como maior arma, o Internacional chegou primeiro ao gol. Aos 31 minutos do primeiro tempo Belén Aquino lançou Priscila em profundidade. A camisa 19 partiu em velocidade e bateu na saída da goleira Lelê. Porém, aos 33 minutos da etapa final Vic Albuquerque marcou um golaço de cabeça para deixar tudo igual e forçar a disputa de pênaltis.

Nas penalidades máximas as Brabas do Timão foram mais eficientes do que as Gurias Coloradas para fecharem a disputa em 4 a 3 e se garantirem na decisão.

Caixa paga novo Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2.

A Caixa Econômica Federal paga nesta quinta-feira (19) a parcela de outubro do novo Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 2. Neste mês, o benefício terá um adicional para mães de bebês de até 6 meses de idade.

Chamado de Benefício Variável Familiar Nutriz, o adicional corresponde a seis parcelas de R$ 50 para garantir a alimentação da criança. Com o novo acréscimo, que destinará R$ 14 milhões a 287 mil mães neste mês, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome informa que está concluída a implementação do novo Bolsa Família.

Além do adicional, o Bolsa Família paga um acréscimo de R$ 50 a famílias com gestantes e filhos de 7 anos a 18 anos de idade e outro, de R$ 150, a famílias com crianças de até 6 anos.

O valor mínimo corresponde a R$ 600, mas com o adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 688,97. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, neste mês o programa de transferência de renda do governo federal alcançará 21,45 milhões de famílias, com gasto de R$ 14,67 bilhões.

Desde julho, passa a valer a integração dos dados do Bolsa Família com o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Com base no cruzamento de informações, 297,4 mil famílias foram canceladas do programa por terem renda acima das regras estabelecidas pelo Bolsa Família. O CNIS conta com mais de 80 bilhões de registros administrativos referentes a renda, vínculos de emprego formal e benefícios previdenciários e assistenciais pagos pelo INSS.

Em compensação, outras 241,7 mil famílias foram incluídas no programa em outubro. A inclusão foi possível por causa da política de busca ativa, baseada na reestruturação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e que se concentra nas pessoas mais vulneráveis que têm direito ao complemento de renda, mas não recebem o benefício. Desde março, 2,39 milhões de famílias passaram a fazer parte do Bolsa Família.

Mega-Sena sorteia nesta quinta prêmio acumulado em R$ 40 milhões.

As seis dezenas do concurso 2.646 da Mega-Sena serão sorteadas a partir das 20h (horário de Brasília) desta quinta-feira (19) no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo, com transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa.

O prêmio da faixa principal está acumulado em R$ 40 milhões. Caso apenas um apostador vença e aplique todo o valor na poupança, receberá R$ 245 mil de rendimento no primeiro mês.  

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.

Neymar sofre ruptura do ligamento cruzado e do menisco do joelho esquerdo e passará por cirurgia.

O atacante Neymar, do Al Hilal e da seleção brasileira, terá que passar por cirurgia no joelho esquerdo após se lesionar na última terça-feira (17), durante partida contra o Uruguai.

Em comunicado divulgado de forma conjunta pelo clube saudita e pelo departamento médico do Brasil, foi confirmado que a contusão do atleta é grave, com necessidade de intervenção cirúrgica.

Ele teve ruptura de ligamento cruzado anterior e também ruptura do menisco. Com isso, o camisa 10 será desfalque por longo período, voltando a jogar somente em 2024.“Exames médicos revelaram que o jogador Neymar Jr. sofreu ruptura do ligamento cruzado e da cartilagem. Ele será submetido a uma cirurgia posteriormente e será determinado um programa de tratamento para o período pós-operatório”, escreveu o Al Hilal.Ainda não há data marcada para o procedimento, que será realizado pelo médico do Brasil, Dr. Rodrigo Lasmar.

Já é certo, portanto, que o astro será desfalque para o técnico Fernando Diniz nos próximos compromissos da seleção, contra Colômbia e Argentina, nas Datas Fifa de novembro.

Neymar se machucou na última terça-feira (17), no final do 1º tempo da derrota por 2 a 0 do Brasil para o Uruguai, em Montevidéu, pelas eliminatórias da Copa do Mundo 2026.

Após sentir o joelho e cair no gramado do Estádio Centenário, ele foi imediatamente retirado de maca, demonstrando bastante dor e chorando.

O craque deixou o estádio de muletas e caminhando com muita dificuldade. Nesta quarta, veio o triste diagnóstico, com a lesão grave no joelho sendo confirmada.

Dos 30 problemas físicos de Neymar na carreira, esse foi o primeiro no joelho esquerdo. Até então, o craque não havia sofrido lesões na região.

Confira a nota da CBF sobre Neymar

O atacante Neymar Jr. da Seleção Brasileira e do Al-Hilal, da Arábia Saudita, passou por exames clínicos e de imagem nesta quarta-feira (18), que confirmaram a ruptura do ligamento cruzado anterior e do menisco do joelho esquerdo. Na noite desta terça-feira (17), Neymar sofreu entorse do joelho durante jogo da Seleção Brasileira contra o Uruguai, em Montevideo pelas Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA 2026.

O atacante passará por procedimento cirúrgico, em data ainda a ser definida, para correção das lesões. O departamento médico da Seleção Brasileira, sob a supervisão do Dr. Rodrigo Lasmar, e do Al Hilal, estão em contato permanente e alinhados na recuperação do atleta.

PF apreende maconha enviada via postal para o RN; Droga seria distribuída em Natal e Caicó.

Aproximadamente 1,07 kg de maconha foi apreendida pela Polícia Federal do RN ontem quarta-feira (18), no Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas, na Zona Oeste de Natal. De acordo com a PF, a droga chegou via encomendas.

Segundo as autoridades, o entorpecente chegou na capital potiguar com endereços para destinatários em Caicó e Natal. A droga foi encontrada devido ao trabalho do trio de cães detectores da PF: Ice, Iron e Kiara.

Após apreendida, a substância será periciada e a Polícia Federal vai instaurar inquérito para apurar as circunstâncias do fato.

Prefeitos e governadores devem oferecer transporte público gratuito em dia de eleição, decide STF.

Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira, 18, que prefeitos e governadores devem oferecer transporte público gratuito em dia de eleição. A mudança começa a valer nas eleições de 2024.

Os ministros determinaram que o Congresso edite uma lei para regulamentar a gratuidade. Enquanto a legislação não for aprovada, valem as regras estabelecidas pelo STF. O tribunal definiu que o transporte urbano, municipal e intermunicipal, deve ser oferecido nos dias de votação em frequência compatível com dias úteis.

A decisão foi tomada em uma ação movida pela Rede Sustentabilidade. O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF, é o relator e defendeu que o passe livre ajuda a promover a participação.

“A democracia é um projeto de auto-governo coletivo que deve integrar todas as pessoas e é muito importante integrá-las porque quem se sente excluído também não se sente comprometido em preservar a democracia e vira presa fácil dos projetos autoritários e demagógicos”, argumentou.

Barroso defendeu ainda que a gratuidade do transporte é importante para incluir eleitores de baixa renda. “A ausência de gratuidade produz uma grande exclusão eleitoral no Brasil”, afirmou. “Sem esta possibilidade muitas pessoas deixam de votar pelo custo de comparecer às seções eleitorais.”

A Justiça Eleitoral vai fiscalizar os planos de transporte apresentados pelos prefeitos e governadores para evitar que redutos eleitorais sejam privilegiados.

O passe livre começou a ser implementado no segundo turno das eleições de 2022, por uma decisão provisória de Barroso. Foi a primeira eleição em que a abstenção no segundo turno foi menor do que no primeiro.

Sexto avião da FAB chega ao Brasil trazendo brasileiros repatriados de Israel.

O sexto avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que resgata brasileiros de Israel pousou no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, às 3h desta quinta-feira (19).

Desta vez, 219 brasileiros estão sendo repatriados, incluindo seis bebês. Eles somam-se às 916 pessoas e 24 animais de estimação que já foram trazidos de volta ao país.

A aeronave decolou pouco depois das 12h30 do Aeroporto Internacional Ben Gurion, em Tel Aviv.

Todos os voos da FAB com o objetivo de repatriação no Oriente Médio estão sendo acompanhados por uma equipe com médicos, psicólogos e enfermeiros.

O governo brasileiro calcula quantas brasileiros ainda precisariam de ajuda para deixar a zona de guerra e, segundo apuração da CNN, seriam cerca de mil pessoas.

Inicialmente, a embaixada do Brasil em Israel havia recebido o número de 2.700 pessoas, mas alguns nomes poderiam estar repetidos

TSE julga nesta quinta ações contra Lula e Alckmin por supostas irregularidades nas eleições.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julga nesta quinta-feira (19) duas ações sobre supostas irregularidades cometidas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice, Geraldo Alckmin (PSB-SP), nas eleições do ano passado.

As ações são de autoria da coligação Pelo Bem do Brasil e de Jair Bolsonaro. Em uma delas, a acusação afirma que, ao se utilizar as palavras-chave “Lula condenação”, “Lula Triplex”, “Lula corrupção PT”, entre outros, encontrava-se em ferramenta de busca na internet uma página repleta de anúncios pagos pela coligação Brasil da Esperança.

Segundo a ação, o buscador retornava conteúdos patrocinados favoráveis ao então candidato Lula, que citavam uma suposta perseguição da qual ele teria sido vítima e uma pretensa “absolvição”.

A ação diz ainda que a coligação adversária praticou abuso do poder econômico e dos meios de comunicação ao, respectivamente, violar a igualdade de oportunidades e promover “notícias fraudulentas” para “omitir informações do eleitorado”.

Outra ação aponta a suposta prática de uso indevido dos meios de comunicação. A acusação alega que o então candidato Lula difundiu propaganda eleitoral irregular com o indevido apoio de uma das maiores emissoras de televisão do país e com amplo alcance, com o objetivo de atingir de forma massiva os eleitores, além de pedir votos.

quarta-feira, outubro 18, 2023

Prefeitura de João Câmara/RN transformando a saúde com as PICS.

Prefeitura de João Câmara/RN, por meio da Secretaria de Saúde, implantou um projeto revolucionário para cidade em 2019.

Com o compromisso de proporcionar o melhor atendimento à população camarense, passou a disponibilizar gratuitamente 29 técnicas incríveis recomendadas pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde.

Trata-se das práticas da acupuntura auricular, acupuntura sistêmica, ventosaterapia, craniopuntura, reflexologia podal e muito mais, serviços disponibilizados nas Unidades Básicas de Saúde.

“Atualmente são atendidas mais de 3.000 pessoas por mês e estamos felizes em poder ajudar cada uma delas a cuidar do corpo e da mente”.

Prefeitura de Mossoró/RN cria 1º plano de cargos e carreiras para servidores da Assistência Social com reajuste de até 51,7%

Nesta quarta-feira (18), a Prefeitura de Mossoró apresentou o 1º Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração da Assistência Social. O projeto de lei apresentado aos servidores da área garante reajustes que variam de 10% a 51,7%, além disso, o plano prevê uma série de avanços para a categoria.

No auditório da Estação das Artes Elizeu Ventania, o prefeito Allyson Bezerra e secretários municipais apresentaram aos servidores detalhes do projeto de lei que será enviado à Câmara Municipal.

O primeiro plano da Assistência Social prevê a implementação de gratificação de incentivo à qualificação para servidores dos níveis médio e superior, promovendo especialização e avanço na carreira. Conforme a tabela de adicional de incentivo à qualificação, o adicional parte de 10% para servidores com graduação; 15% para pós-graduação; 25% para mestrado e 30% para doutorado.

“Estamos concedendo aos servidores a oportunidade de eles terem um plano de carreira que possa dar um incentivo de qualificação. O reajuste vai de 10% a 51,7% direto e também o incentivo que estamos concedendo para o plantão. O plantão terá um reajuste de 10% aos servidores da Assistência Social. É um reconhecimento importantíssimo para esses servidores com um projeto de lei que traz correções históricas e que está sendo enviado à Câmara Municipal”, destacou o prefeito Allyson.

Outro avanço é a atualização dos cargos conforme as normas do Conselho Nacional da Assistência Social. O primeiro plano da categoria traz o enquadramento dos Técnicos de Nível Superior conforme tempo de efetivo exercício, passando do nível 1 para o nível 5, com reajuste direto de 21,7%.

Libertadores: Palmeiras derrota Atlético Nacional para chegar à final.

O Palmeiras derrotou o Atlético Nacional (Colômbia) por 3 a 1, na noite desta terça-feira (17) no estádio Metropolitano de Techo, em Bogotá, para garantir a classificação para a decisão da Copa Libertadores de futebol feminino. Com isso as Palestrinas protagonizarão uma final brasileira (com Internacional ou Corinthians) para buscarem o bicampeonato da competição.

O Verdão é o atual campeão da Libertadores feminina, após triunfar na última edição por 4 a 1 na final diante do Boca Juniors (Argentina). Agora a decisão será contra uma equipe brasileira: Corinthians ou Internacional, que medem forças a partir das 21h30 (horário de Brasília) da próxima quarta-feira (18) no Estádio Olímpico Pascual Guerrero, em Cali.

Esta será a segunda final brasileira da competição, após o Corinthians conquistar o seu segundo título da competição em 2019 ao derrotar a Ferroviária por 2 a 0 na decisão disputada no Equador.

A vitória desta terça teve uma protagonista, Amanda Gutierres, que marcou dois gols para o Palmeiras. Bia Zaneratto completou o placar com um gol em cobrança de pênalti. A lateral Montoya fez o de honra do Atlético Nacional.

A final da Libertadores feminina será disputada no próximo sábado (21).

Avião que trará brasileiros de Gaza decola para o Egito.

O avião que fará a repatriação de cerca de 30 brasileiros que estão em Gaza decolou nesta quarta-feira (18) com destino ao Egito. O VC-2 (Embraer 190), da Força Aérea Brasileira (FAB), estava parada em Roma, na Itália, desde a última sexta-feira (13), aguardando autorização para pousar em território egípcio.

A aeronave também leva 40 purificadores de água portáteis, além de dois kits de medicamentos e insumos enviados pelo governo brasileiro, para atender à situação de emergência na Faixa de Gaza, que vem sendo bombardeada por Israel desde 7 de outubro. 

Segundo a FAB, cada kit tem 48 itens, incluindo antibióticos, anti-inflamatórios, ataduras, entre outros. Já os purificadores têm capacidade para produzir água pura e atender até 13,5 mil pessoas por dia. 

O VC-2 inicialmente pousará no Aeroporto Internacional de El-Arish, localizado a cerca de 60 quilômetros do posto de fronteira de Rafah, que separa Gaza do Egito. 

Depois de descarregar o material, o avião da FAB será deslocado para o Cairo, capital egípcia, onde aguardará instruções sobre a retirada dos brasileiros que estão em Gaza. 

Nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores nessa terça-feira (17), informava que o grupo de cerca de 30 brasileiros e seus familiares diretos estavam abrigados nas localidades de Khan Younis e Rafah, no sul de Gaza, aguardando a abertura do posto de fronteira de Rafah.

Inmet alerta para baixa umidade em 87 cidades do RN; veja lista.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de baixa umidade para 87 cidades do Rio Grande do Norte. O aviso vale até 22h de sexta-feira (20).

O alerta é da cor amarela, que representa perigo potencial, o primeiro nível de três possíveis no grau de severidade do órgão. Os outros dois são da cor laranja (perigo) e da cor vermelha (grande perigo).

De acordo com o órgão, nesse tipo de alerta a umidade relativa do ar varia entre 30% e 20% e “há baixo risco de incêndios florestais e à saúde”.

Entre as recomendações do Inmet estão: beber bastante líquido, evitar desgaste físico nas horas mais secas e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

Mais informações devem ser buscadas com a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Veja cidades que serão atingidas pelo alerta:

Acari
Açu
Água Nova
Alexandria
Almino Afonso
Angicos
Antônio Martins
Apodi
Augusto Severo
Baraúna
Bodó
Caicó
Campo Redondo
Caraúbas
Carnaúba dos Dantas
Cerro Corá
Coronel Ezequiel
Coronel João Pessoa
Cruzeta
Currais Novos
Doutor Severiano
Encanto
Equador
Felipe Guerra
Fernando Pedroza
Florânia
Francisco Dantas
Frutuoso Gomes
Governador Dix-Sept Rosado
Ipanguaçu
Ipueira
Itajá
Itaú
Jaçanã
Janduís
Jardim de Piranhas
Jardim do Seridó
João Dias
José da Penha
Jucurutu
Lagoa Nova
Lajes Pintadas
Lucrécia
Luís Gomes
Major Sales
Marcelino Vieira
Martins
Messias Targino
Mossoró
Olho d’Água do Borges
Ouro Branco
Paraná
Paraú
Parelhas
Patu
Pau dos Ferros
Pilões
Portalegre
Rafael Fernandes
Rafael Godeiro
Riacho da Cruz
Riacho de Santana
Rodolfo Fernandes
Santa Cruz
Santana do Matos
Santana do Seridó
São Bento do Trairi
São Fernando
São Francisco do Oeste
São João do Sabugi
São José do Seridó
São Miguel
São Rafael
São Tomé
São Vicente
Serra Negra do Norte
Serrinha dos Pintos
Severiano Melo
Taboleiro Grande
Tenente Ananias
Tenente Laurentino Cruz
Timbaúba dos Batistas
Triunfo Potiguar
Umarizal
Upanema
Venha-Ver
Viçosa.

RN decreta emergência e determina monitoramento para prevenção de gripe aviária.

O Rio Grande do Norte decretou, nesta quarta-feira (18), estado de emergência Zoossanitária devido ao risco de proliferação da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade, a chamada gripe aviária. Por determinação da governadora Fátima Bezerra, também ficou instituído o Sistema de Monitoramento, Avisos e Ações para fins de prevenção à ocorrência da doença.

O Governo do Estado explicou que o decreto cumpre determinação do Governo Federal e que não houve casos no Rio Grande do Norte. No documento que determina a emergência, o Executivo explica que o decreto leva em consideração protocolos sanitários estabelecidos no país tomados desde maio deste ano, quando foi identificada a presença vírus da influenza aviária H5N1 de alta patogenicidade (IAAP) em aves silvestres no Brasil. No Rio Grande do Norte, porém, não há a confirmação sobre casos.

Pela norma do Ministério da Agricultura, houve a suspensão em todo território nacional da realização de exposições, torneios, feiras e demais eventos com aglomeração de aves, assim como também ficou suspensa a criação de aves ao ar livre, com acesso a piquetes sem telas na parte superior.

Ainda pelo decreto do Rio Grande do Norte, caberá ao Idiarn, em consonância com a Secretaria de Agricultura, em consonância com outras pastas, “agir para a eliminação de eventual foco no menor espaço de tempo, menor custo e menor impacto ao setor produtivo”. Além disso, também caberá ao Idiarn e ao Comitê Estadual de Enfrentamento à Influenza Aviária de Alta Patogenicidade executar rotinas de comunicação, coletar informações e esclarecimentos nas secretarias municipais de agricultura ou nos órgãos correspondentes aos conselhos municipais de saúde animal.

O decreto terá vigência de 180 dias.

Caixa começa a pagar parcela do Bolsa Família de outubro.

A Caixa Econômica Federal começa a pagar a parcela de outubro do novo Bolsa Família. Recebem nesta quarta-feira (18) os beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 1. Neste mês, o benefício terá adicional para mães de bebês de até seis meses de idade.

Chamado de Benefício Variável Familiar Nutriz, o adicional corresponde a seis parcelas de R$ 50 para garantir a alimentação da criança. Com o novo acréscimo, que destinará R$ 14 milhões a 287 mil mães neste mês, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome informa que está concluída a implementação do novo Bolsa Família.

Moradores de 98 municípios do Rio Grande do Sul e de 160 municípios de Santa Catarina, afetados pelas chuvas e pelos ciclones extratropicais, recebem o pagamento nesta quarta, independentemente do NIS. O governo também antecipou o pagamento para 55 municípios do Amazonas afetados pela seca.

Além do novo adicional, o Bolsa Família paga um acréscimo de R$ 50 a famílias com gestantes e filhos de 7 a 18 anos e outro, de R$ 150, a famílias com crianças de até 6 anos.

O valor mínimo corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 688,97. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, neste mês o programa de transferência de renda do governo federal alcançará 21,45 milhões de famílias, com gasto de R$ 14,67 bilhões.

Desde julho, passa a valer a integração dos dados do Bolsa Família com o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Com base no cruzamento de informações, 297,4 mil famílias foram canceladas do programa por terem renda acima das regras estabelecidas. O CNIS conta com mais de 80 bilhões de registros administrativos referentes a renda, vínculos de emprego formal e benefícios previdenciários e assistenciais pagos pelo INSS.

Em compensação, outras 241,7 mil famílias foram incluídas no programa em outubro. A inclusão foi possível por causa da política de busca ativa, baseada na reestruturação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e que se concentra nas pessoas mais vulneráveis que têm direito ao complemento de renda, mas não recebem o benefício. Desde março, 2,39 milhões de famílias passaram a fazer parte do Bolsa Família.

Biden chega a Israel para visita de alto risco durante protestos após explosão em hospital de Gaza.

O presidente dos EUA, Joe Biden, chegou a Tel Aviv nesta quarta-feira (18) para iniciar uma viagem extraordinária de alto risco a Israel, em meio a protestos após a explosão mortal no Hospital Batista Al-Ahli, em Gaza, enquanto autoridades israelenses e palestinas trocavam acusações sobre o culpado pelo ataque.

A explosão marca uma nova fase perigosa na guerra de Israel com o Hamas, que ameaça repercutir-se a nível regional.

Com a sua visita, Biden procura demonstrar apoio firme a Israel enquanto o país trabalha para eliminar o grupo radical islâmico Hamas, ao mesmo tempo que pressiona por formas de aliviar o sofrimento humanitário em Gaza.

Biden desembarcou do Air Force One às 11h01 (5h pelo horário de Brasília), cumprimentando o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu e o presidente israelense Isaac Herzog com abraços antes de apertar a mão da encarregada de negócios da embaixada dos EUA, Stephanie Hallett.

Brasil leva “olé” e volta a perder para o Uruguai depois de 22 anos.

Uma noite para a Seleção Brasileira esquecer em Montevidéu, com direito a “olé”. Ontem terça-feira (17), o Brasil perdeu para o Uruguai por 2 a 0, na primeira derrota brasileira no confronto em 22 anos.

A partida era válida pela quarta rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026.

Os gols do Uruguai foram marcados por Darwin Núñez e De La Cruz, um em cada tempo. A Seleção Brasileira praticamente não deu sustos ao goleiro Rochet, do Uruguai e do Internacional.

O Brasil termina a Data Fifa com apenas um ponto em seis disputados, o que pressiona Fernando Diniz no cargo. A Seleção não perdia um jogo de Eliminatórias há oito anos.

Com o resultado, o time brasileiro cai para a terceira posição, ultrapassado pelo próprio Uruguai, que chega aos mesmos sete pontos do Brasil, mas supera nos gols pró.

Novo golpe do Voa Brasil rouba dados e dinheiro de vítimas; saiba como funciona.

Golpistas estão usando o nome do programa Voa Brasil, que o governo federal ainda nem lançou, para roubar dados e dinheiro de vítimas.

O esquema usa o nome do programa que terá venda de passagens aéreas por até R$ 200 e direciona as vítimas a sites fraudulentos, cujos links são divulgados em vídeos e anúncios em redes sociais e patrocinados em mecanismos de busca na internet.

COMO FUNCIONA O GOLPE DO VOA BRASIL

Os criminosos enganam o consumidor ao anunciar que o programa já começou. Ao clicar no site, a vítima é levada a um chat para fazer um cadastro, fornecendo dados pessoais como nome completo e CPF.

O portal informa a vítima que seu CPF “cumpre os requisitos para aderir ao Voa Brasil”. “Os contemplados do programa vão ter direito a quatro passagens áreas por ano pagando apenas R$ 200, com ida e volta. Lembrando que você só precisará renovar a adesão ao programa de cinco em cinco anos”, diz. Os critérios do programa ainda não estão definidos pelo governo federal.

Ao seguir adiante, o cidadão é convidado a gerar uma “guia de pagamento”. “O pagamento deve ser realizado em até 30 minutos. O não pagamento da taxa irá cancelar a sua solicitação e sua vaga será liberada para outro cidadão brasileiro”, informa o site. As taxas seriam referentes a “impostos, fiscalização da aviação civil e taxa de contribuição ao turismo brasileiro sustentável”.

A vítima é direcionada a outro portal que traz o nome do Voa Brasil em destaque, além da frase “uma iniciativa federal em parceria (sic) ao turismo”. Neste site, o cidadão paga um valor adiantado, via Pix ou cartão de crédito, para supostamente se cadastrar.

CPMI vota hoje relatório com pedidos de indiciamento de Bolsonaro e de mais 60 pessoas.

Os parlamentares da CPMI do 8 de Janeiro votam nesta quarta-feira (18) o relatório da senadora Eliziane Gama (PSD-MA), que pede o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de mais 60 pessoas. No texto, Eliziane cita que Bolsonaro cometeu quatro crimes: associação criminosa, violência política, abolição violenta do Estado democrático de Direito e golpe de Estado, todos por condutas dolosas, ou seja, intencionais.

Por outro lado, a oposição apresentou um documento paralelo, no qual isenta o ex-presidente e acusa integrantes do governo Lula de omissão. Esse documento só será colocado em votação no caso de o relatório de Eliziane ser derrotado, o que é pouco provável, já que a ala governista tem maioria no colegiado.

Confirmada a aprovação, o documento é encaminhado à Procuradoria-Geral da República, que decide se aceita os pedidos de indiciamento.