quarta-feira, março 28, 2018

Trump diz que está ansioso para se encontrar com Kim Jong-un

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira em seu perfil do Twitter acreditar que o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, agirá corretamente com relação à desnuclearização. Ele disse ainda que foi boa a reunião de Kim com o presidente chinês, Xi Jinping, e que o norte-coreano está ansioso para o encontro com os EUA.

"Por anos e ao longo de muitas administrações, todos disseram que a paz e a desnuclearização da Península Coreana não era sequer uma pequena possibilidade. Agora há uma boa chance de que Kim Jong Un faça o certo para seu povo e para a humanidade. Ansioso para nosso encontro!", disse Trump na rede social.

Após dias de boatos, a China e o regime da Coreia do Norte confirmaram a visita — nada discreta — do líder norte-coreano, Kim Jong-un, a Pequim. Sob forte esquema de segurança, Kim fez parte de uma delegação secreta que chegou à capital chinesa de trem na segunda-feira e deixou o país na terça-feira. Segundo a agência norte-coreana KCNA, o presidente chinês, Xi Jinping, aceitou durante o encontro o convite para visitar Pyongyang.

"Recebi uma mensagem ontem à noite (terça-feira) de XI Jinping da China de que seu encontro com Kim Jong-un correu muito bem e que Kim está ansioso para seu encontro comigo. Enquanto isso, e infelizmente, sanções máximas e pressão devem ser mantidas a todo custo!", escreveu o presidente dos EUA, depois do encerramento dos três dias de reuniões secretas em Pequim entre o presidente Xi Jinping e seu homólogo de Pyongyang.

Nenhum comentário:

Postar um comentário