segunda-feira, maio 15, 2017

Semana Nacional de Museus tem 3 mil atividades em todo o país até domingo.

Mais de 480 cidades de todo o país iniciam hoje (15) as cerca de 3 mil atividades da 15ª Semana Nacional de Museus, que prossegue até domingo (21). Criado em 2003, o evento comemora o Dia Internacional de Museus, que ocorre nesta quinta-feira (18). Este ano, a semana nacional tem como tema Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus.

A ação, que tem como objetivo ampliar o acesso e o envolvimento da comunidade a esse tipo de equipamento, tem trazido resultados expressivos. A última edição registrou um aumento de 79% de público, em relação ao ano anterior. A adesão dos museus alcança 28,5%, com um total de 1.070 serão participantes. O país conta com 3.749 locais de natureza museológica, de acordo com a plataforma Museus BR, do Ministério da Cultura (MinC).

Os dados são especialmente relevantes ante a redução de recursos destinados às instituições dessa natureza. O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que elabora relatórios setoriais desde 2011, revela uma queda de R$ 40.928.821 nestes valores em 2015 com relação ao ano anterior.

Os valores analisados são relacionados aos captados pela Lei Rouanet ou a unidades orçamentárias de sistema do MinC, que abrange o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Agência Nacional do Cinema (Ancine), Fundação Casa de Rui Barbosa, Fundação Cultural Palmares, Fundação Nacional de Artes (Funarte) e Fundação Biblioteca Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário