quarta-feira, agosto 30, 2017

Harvey volta a tocar o solo nos EUA; número de mortos aumenta.

A tempestade tropical Harvey voltou a tocar o solo, agora em Cameron, na Louisiana, nesta quarta-feira (30), levando fortes chuvas para região vizinha do estado do Texas. O Centro Nacional de Furacões afirmou que a previsão é de enfraquecimento da tempestade, que deve se tornar depressão tropical na noite desta quarta, segundo a Reuters.

No Texas, Harvey, que chegou na sexta-feira como o furacão mais forte a atingir o estado em mais de 50 anos, deixou um rastro de destruição. 

A tempestade provocou inundações catastróficas, matou ao menos 17 pessoas, forçou retiradas em massa e paralisou Houston, a quarta maior cidade dos EUA. Pelo menos 13 mil pessoas precisaram ser resgatadas e milhares ainda tentam sair de pontos que estão alagados em Houston.

O prejuízo foi estimado em dezenas de bilhões de dólares, fazendo da tempestade um dos desastres naturais mais custosos da história dos Estados Unidos. 

Há previsão de alívio para Houston. Meteorologistas disseram que os cinco dias de chuvas torrenciais podem chegar ao fim à medida que a tempestade ganha velocidade e deixa a região do Golfo do México no final desta quarta-feira.

Na terça-feira (29), os moradores de um raio de 2,4 km distante da planta química de Arkema precisaram deixar suas casas por precaução. A indústria química notificou os bombeiros por conta do risco de reações químicas que poderiam acarretar em um incêndio no local.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, visitou o Texas na terça e prometeu que o governo dará uma resposta completa à devastadora tempestade que é o maior desastre natural ocorrido desde que assumiu a Casa Branca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário