sexta-feira, fevereiro 23, 2018

Rússia pede garantias para apoiar trégua humanitária em Ghouta Oriental

A Rússia disse que está disposta a aprovar uma resolução no Conselho de Segurança da ONU para estabelecer uma trégua humanitária em Ghouta Oriental, região controlada por rebeldes na periferia de Damasco, capital da Síria, se existirem garantias de seu cumprimento, declarou nesta sexta-feira (23) o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov. A informação é da EFE.

"Onde estão as garantias que os grupos armados vão respeitar esta trégua humanitária? E onde estão as garantias de que eles não vão continuar bombardeando os bairros residenciais de Damasco? Essas garantias não foram dadas", afirmou Lavrov durante uma entrevista coletiva em Moscou ao lado do chanceler do Uzbequistão.

Desde ontem  (22) o Conselho de Segurança da ONU examina emendas propostas pela Rússia a um projeto de resolução, apresentado pela Suécia e pelo Kuwait, visando o estabelecimento de uma trégua e um cessar-fogo de um mês em toda a Síria.

"Para que a resolução seja efetiva, estamos dispostos a pactuar o texto, que será assim: nós propomos uma fórmula que garanta que a trégua seja real e baseada nas garantias para todos os que estão dentro e fora de Ghouta Oriental", afirmou Lavrov.

Nenhum comentário:

Postar um comentário