O Facebook apresentou nesta terça-feira (20) uma
nova ferramenta para que seus usuários possam controlar seus dados
obtidos pelo grupo fora da rede social, em uma tentativa de se mostrar
mais pró-ativo na proteção de informações pessoais.
A menos de uma semana, foram reveladas novas práticas cometidas pelo
Facebook, que reconheceu ter transcrito escutas de trechos sonoros de
conversas de alguns usuários, algo que a primeira rede social do mundo
havia negado por muito tempo.
Com a nova ferramenta apresentada nesta terça-feira, o grupo explicou
que deseja “devolver o controle” de seus dados aos usuários da rede.
Na prática, os usuários poderão decidir, a partir de agora, se os
dados que o Facebook obtém por meio de aplicativos ou de sites de
terceiros que consultam (como serviços de vendas on-line) podem ou não
ser vinculados às suas contas na rede social.
“Em geral, usamos esses dados para propor publicidade relacionada aos
dispositivos, ou às informações que foram pesquisadas na Internet. Mas
sabemos que é importante fornecer mais transparência e controle aos
nossos usuários sobre esse tipo de dado”, explicou Stephanie Max,
responsável pelos produtos do Facebook, em uma coletiva de imprensa
on-line.
As novas funções de confidencialidade foram lançadas nesta terça em
formato de teste na Irlanda, Espanha e Coreia do Sul, antes de serem
disseminadas mundialmente “nos próximos meses”. Permitirão que os
usuários decidam se o total, ou parte, dos dados que o Facebook obtém em
outros portais podem ser associados à sua conta pessoal.
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