terça-feira, maio 23, 2017

Aumenta consumo de café fora de casa.

Comemorado na próxima quarta-feira (24), o Dia do Café marca a preferência cada vez maior por essa bebida tão brasileira: estamos entre os principais produtores e exportadores do grão do mundo.  De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Café (Abic), o consumo médio per capita da bebida é de 3,45 kg ao ano no Brasil.

Outra pesquisa realizada pela Euromonitor Internacional aponta que, atualmente, o volume de consumo do café no Brasil concentra-se 68% no varejo e 32% no food service. No entanto, segundo o estudo, a projeção é de que esse dado aumente até 2019, quando haverá crescimento do food service para 36% e redução do varejo para 64%, ou seja, o consumidor buscará mais o consumo do café fora do lar.

Os números crescentes têm estimulado a abertura de cafeterias, atraindo um consumidor que aprecia fazer reuniões de negócios ou simplesmente encontrar os amigos em torno de uma xícara de café.  Os potiguares seguem a tendência das cidades mais cosmopolitas e também têm se rendido ao charme de degustar um bom café.

Para atender a esse consumidor cada vez mais exigente, o mercado tem investido em ambientes confortáveis e aprimorado o cardápio com um mix de opções e acompanhamentos, indo além do tradicional café expresso. Além disso, se a busca é por conforto e segurança, nos últimos anos a opção são os cafés nos shoppings. No Natal Shopping, por exemplo, há seis opções de cafeterias com cardápios diferenciados: Café do Ponto, Café da Praça, Kopenhagen, Mercatto, Freddo e São Braz.

Com ambientação clássica, a aposta do Café São Braz é um amplo cardápio regional e claro, várias receitas criativas preparadas à base de café. Já para os que preferem a clássica bebida numa versão mais refrescante, uma boa alternativa é a grife argentina Freddo, que conta com deliciosos cafés gelados, com o Cappuccino Doce de Leite e Mocha Freddo.

Na Kopenhagen são as combinações de chocolate com café que atraem os amantes deste casamento perfeito. Já o Café da Praça oferece um cardápio variado, com cartas de cafés, chás, sucos, sanduíches e salgados. No Café do Ponto, estão entre os mais pedidos os clássicos macchiatos (mistura de café expresso com leite), cappuccinos e os aromatizados nas opções amêndoas, avelã, baunilha com nozes ou chocolate com trufas.

Além de saboroso, o café consumido moderadamente tem, entre suas vantagens o favorecimento das atividades cerebrais, do sistema digestivo e até do coração. Diante de tantas qualidades, como resistir a uma xícara de café quentinho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário