terça-feira, março 01, 2011

Metade dos homens está infectada pelo HPV

Um estudo feito no Brasil, no México e nos Estados Unidos indicou que cerca de 50% dos homens estão infectados com o HPV (papilomavírus humano). O resultado do trabalho surpreendeu os especialistas, pois revelou uma prevalência muito maior que a encontrada em estudos semelhantes com mulheres, entre as quais o porcentual de infecção pelo vírus não ultrapassa 20%.

Esse vírus tem mais de 200 tipos diferentes, capazes de provocar lesões de pele ou em mucosas pelo contato entre genitais e relações sexuais sem o uso de preservativo. Na maior parte dos casos, as lesões podem regredir espontaneamente, mas em outros podem causar lesões associadas ao câncer.

O HPV pode causar câncer em ambos os sexos, mas, nas mulheres, a evolução para displasias (quadro prévio ao tumor) é mais comum. O contágio ocorre principalmente por via sexual, mas, ao contrário do que acontece com o HIV, o uso de preservativo não é tão eficaz.

O estudo analisou 1.159 homens com idades entre 18 e 70 anos. Todos estavam saudáveis ao ingressar no estudo, diz Luisa Villa, coautora do artigo e pesquisadora do Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer e coordenadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do HPV (INCT-HPV), na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Os voluntários não podiam apresentar histórico de câncer no ânus ou no pênis, bem como a presença de verrugas genitais. Também não podiam registrar infecção pelo HIV. Todos residiam na cidade de São Paulo, no sul da Flórida ou em Cuernavaca, no México.

Nenhum comentário:

Postar um comentário