segunda-feira, outubro 31, 2016

Aposentados que conquistaram revisão de vencimento devem se preparar para redução.

Desde que o Supremo Tribunal Federal (STF) barrou na quarta-feira a desaposentação, milhares de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que conseguiram na Justiça o direito de revisar o valor da aposentadoria – por terem voltado a trabalhar e a contribuir com o sistema previdenciário –, aguardam pelos próximos esclarecimentos da Corte. Ao mesmo tempo, o INSS se prepara para cobrar a devolução dos valores. Especialistas acreditam que a medida não seja viável e que pode não ser aprovada. No entanto, alertam para o fato de que os aposentados precisam se prevenir, já que a redução do benefício ao patamar anterior deve, de fato, ocorrer.

A notícia poderá representar queda considerável na renda proveniente da aposentadoria. Em Minas Gerais, quem conseguiu o benefício da desaposentação pode ter redução entre R$ 300 e R$ 3 mil no valor dos vencimentos mensais. Os cálculos foram feitos pelo Instituto de Defesa Coletiva, que tem mais de 500 ações ajuizadas sobre a matéria.

Segundo o Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), que participa como interessado na causa da desaposentação, uma vez que a Suprema Corte julgou que a medida não é legal os benefícios que haviam sido reajustados com aval do judiciário, vão ser reduzidos. “Não há o que fazer sobre a redução dos valores do benefício. Realmente as aposentadorias vão voltar ao valor anterior. Estamos trabalhando junto ao STF, que ainda irá decidir sobre a devolução de valores, para que isso seja rejeitado”, diz Jane Berwanger, presidente do Instituto.
Via Uai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário