sexta-feira, junho 03, 2011

Ataque a bomba pode ter ferido presidente do Iêmen.

O presidente do Iêmen, Ali Abdullah Saleh, teria ficado levemente ferido em um ataque ao complexo presidencial na capital do país, Sanaa, na manhã desta sexta-feira (3). Pelo menos duas bombas atingiram o complexo, em meio aos conflitos entre as forças do governo e membros de um dos clãs mais poderosos do país.

Um porta-voz oficial disse as bombas atingiram uma mesquita no complexo e que pelo menos três pessoas ficaram feridas e quatro guardas foram mortos.

No entanto, oficiais do governo dizem que Saleh não foi ferido e que deverá falar à nação ainda hoje.

Horas antes, soldados bombardearam a residência de Hamid Al Ahmar, irmão de Sadeq Al Ahmar, líder do poderoso clã Hashid, cujos partidários enfrentam o governo.

Também nesta sexta-feira, centenas de pessoas compareceram ao funeral de 50 mortos nos conflitos entre o governo e os tribais. Os dois lados haviam negociado um cessar-fogo na última sexta-feira.

Os Estados Unidos mandaram um enviado para o Golfo, para discutir maneiras de parar a violência, que ameaça levar o país a uma guerra civil.

Mais de 350 pessoas foram mortas desde o início dos conflitos em janeiro. Nos últimos dias, 135 morreram.

Governos regionais e ocidentais pressionam para que o presidente Saleh assine um acordo de cooperação com os países do Golfo, que prevê sua renúncia em troca de garantias de que não será processado. Saleh concordou em assinar o acordo em diversas ocasiões, mas desistiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário