terça-feira, maio 31, 2011

Câncer: previna-se contra os tumores que mais ameaçam os brasileiros.

Ao longo dos anos, os avanços na luta de combate contra o câncer mostram que a doença pode ser tratada, controlada e curada. E, mais importante ainda, pode ser prevenida. Cerca de 60% dos casos de câncer podem ser evitados a partir de hábitos de vida saudáveis, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Em um estudo recente, O Inca mostrou que, entre todos os tipos de tumores, 19% poderiam ser evitados com uma vida mais saudável. A melhor estratégia para a prevenção do câncer é aliar um alimentação equilibrada, a prática de exercícios físicos regulares e manter o peso controlado., segundo consta na publicação Políticas e Ações para Prevenção do Câncer no Brasil: Alimentação, Nutrição e Atividade Física. Tais medidas são capazes de prevenir 63% dos casos de câncer de faringe, laringe e boca; 52% dos casos em que a doença atinge o endométrio (camada que recobre o útero internamente) e 60% dos tumores de esôfago.

O levantamento também concluiu que 41% dos tumores no estômago, 37% dos de cólon e reto (partes do intestino grosso) e 34% dos tumores de câncer no pâncreas não aconteceriam se houvesse a combinação desses três fatores. O controle do peso pode ser capaz de evitar 13% desses tipos de câncer. Entretanto, uma pessoa obesa que se alimenta bem tem menos riscos de desenvolver um câncer do que aquela que se alimenta mal.

Neste ano, o Inca estimou a incidência de quase meio milhão de novos casos de câncer no Brasil - sendo a predominância de casos para as mulheres, com quase 20 mil casos a mais que os homens. O câncer de pele do tipo não melanoma (114 mil casos novos) foi o mais comum na população brasileira, seguido pelos tumores de próstata (52 mil), mama feminina (49 mil), cólon e reto (28 mil) e pulmão (28 mil).

Nenhum comentário:

Postar um comentário