quarta-feira, janeiro 06, 2016

'Estamos chocados', dizem irmãos de brasileiro detido nu no Vaticano.

Dois irmãos do brasileiro Luis Carlos Giampaoli, de 44 anos, que foi detido ao entrar pelado na Basílica de São Pedro, no Vaticano na segunda-feira (4), estão chocados. “Fiquei muito triste. A última vez que vi ele foi há seis meses e ontem [terça-feira, 5] fiquei sabendo. O sonho dele era morar em Roma, ele conseguiu cidadania italiana, mas acho que estragou tudo agora”, conta a irmã Claudia João Paulo, que mora em Laranjal Paulista (SP). Ela confirmou que o homem no vídeo é o irmão.

Outro irmão que se diz chocado é o eletricista Alexandre João Paulo, morador de Cerquilho (SP). Ele tenta contato com Luis desde terça-feira e ainda não sabe onde o irmão está. “Ninguém do Itamaraty [Ministério das Relações Exteriores] nos ligou, e o Consulado Brasileiro na Itália está sem plantão por ser feriado hoje [quarta-feira, 6] no país. Então, não sei se meu irmão está preso, se ele está em um hospital psiquiátrico ou se ele vai voltar ao Brasil”, questiona.

No vídeo, feito por um turista local, Luis parece desorientado, usa apenas meias, tênis e carrega uma mochila preta. Ele levanta os braços e grita que não há solidariedade em Roma, dizendo que demorou 17 anos para conseguir a esperada cidadania italiana e agora teve que dormir nas ruas.

Como os irmãos ainda não tiveram contato com Luis, não sabem o motivo para ele ter entrado nu na igreja. Alexandre confirma que o irmão não estava hospedado em nenhum lugar. “Recebi há alguns dias atrás fotos dele mostrando as passagens. Fiquei muito feliz por ele, mas achei que ele estaria com uma quantia maior de dinheiro para ficar lá. Pelo que sei, mas não é certeza, ele ficou um dia hospedado em um hotel, ao custo de 30 euros [aproximadamente R$ 120] e gastou tudo o que tinha. Mas não sei se ele dormiu na rua, porque ouvi dizer que não deixam a pessoa dormir na rua, principalmente com o frio que faz lá”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário