quarta-feira, fevereiro 08, 2017

Autoescolas descumprem sistema de aulas e Detran não fiscaliza.

O Detran/RN não sabe explicar o porquê de não ter posto em prática ainda a fiscalização do novo sistema de aulas de direção veicular nas autoescolas do estado.

O novo formato, que deveria estar em vigor desde o último sábado (4), estabelece que, além da biometria digital, as aulas práticas passarão a ser monitoradas por sistema de GPS acoplado aos veículos das autoescolas.

O sistema conta ainda com um conjunto de câmeras que capturam, de modo randômico, imagens do trajeto da aula, do instrutor e do candidato, garantindo a efetiva aplicação das aulas aos pretendentes da CNH.

A questão é que o próprio órgão chegou a publicar, no dia 4 de janeiro, uma resolução no Diário Oficial do Estado (DOE), dando prazo de 30 dias para que os Centros de Formação de Condutores se adequassem à novidade.

Porém, tendo se encerrado o período, nem o sistema foi implantado, muito menos o Detran parece estar interessado em que seja cumprida a fiscalização, permitindo que as autoescolas continuem sem aplicar as novas regras.

De acordo com informações da assessoria de imprensa do órgão, “questões burocráticas”, as quais não foram esclarecidas à reportagem do portalnoar.com dificultaram a efetiva fiscalização das novas regras.
O novo formato está definido na Portaria nº 238/14 do Departamento Nacional de Trânsito – Denatran, Resolução 493/2014 do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN.

A medida tem como objetivo auxiliar na formação de condutores melhores, consequentemente mais preparados para o trânsito, visto que há relatos de alunos que estariam apenas batendo o ponto e não frequentando devidamente as aulas. Via PnoAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário