quarta-feira, fevereiro 08, 2017

Vírus que ataca sistema respiratório dos bebês começa a circular no Nordeste.

O Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é o mais prevalente em crianças de até 24 meses, hospitalizadas, no período do estudo, em quatro capitais nordestinas, por problemas respiratórios.  A “estação de circulação do vírus” coincide, no Nordeste, com a estação das chuvas, com picos de infecção já a partir de fevereiro – que demonstra um padrão sazonal específico e diferente das regiões sul e sudeste.

Veja três pontos sobre VSR:
  • Vírus Sincicial Respiratório é o mais frequente em bebês hospitalizados por problemas respiratórios, como indica estudo PREVINE (Prevalência dos vírus respiratórios no Nordeste).  
  • Este é um vírus “sazonal”, isto é, circula em cada região numa determinada estação do ano.  No Nordeste, geralmente é a partir de fevereiro.
  • Sociedade Brasileira de Imunização e o Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria recomendam imunização preventiva de bebês prematuros (nascidos na “estação do vírus”) e cardiopatas ou broncodisplásicos, por sofrerem mais o impacto da infecção pelo VSR·      
Estes são dois dos mais importantes achados do estudo inédito PREVINE (Prevalência, Fatores de Risco, Índices de Codetecção e Sazonalidade de rus Respiratórios em Crianças com Infecções no Trato Respiratório Inferior no NE do Brasil), que avaliou um total de 507 crianças, com o objetivo de medir a prevalência do VSR e de outros sete vírus respiratórios em bebês de zero a 24 meses no momento da internação, além de observar o período de circulação desses vírus e fatores de risco associados. O estudo PREVINE foi patrocinado pela AbbVie.

Imunização – “A imunização contra o VSR – Vírus Sincicial Respiratório é oferecida pelo Sistema Único de Saúde para bebês prematuros nascidos com até 28 semanas de gestação, durante o primeiro ano de vida, assim como para bebês com displasia broncopulmonar e cardiopatias congênitas, até os dois anos de idade, como recomenda calendário de imunização especifica, já editado pela Sociedade Brasileira de Pediatria e pela Sociedade Brasileira de Imunização”, informa Dr. Renato Kfouri, Presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria e Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações.
 
Mais sobre o VSR – O Vírus Sincicial Respiratório, ou VSR, é de caráter sazonal e geralmente circula nas estações de outono e inverno nos países de estações bem definidas, apesar de não estar relacionado a baixas temperaturas.  Para bebês prematuros, pode causar infecções respiratórias graves, hospitalizações recorrentes, com necessidade de ventilação mecânica; em crianças acima de dois anos e adultos saudáveis, causa sintomas semelhantes aos de um simples resfriado, mas pode ser fatal em caso de bebês prematuros ou com fatores de risco associados.

 Medidas Preventivas recomendadas
  • Lavar as mãos com frequência
  • Usar lenços descartáveis, em caso de tosse e coriza
  • Manter a casa arejada e as superfícies de objetos limpas
  • Evitar ambientes fechados e fumaça de cigarro na presença da criança. Via PnoAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário